Вы находитесь на странице: 1из 3

A terra e os seus subsistemas em interaco

10 ano

Sistema qualquer parte do Universo constituda por massa e energia, e que se considere
separadamente com a finalidade de o observar. O sistema possui sempre uma fronteira (real ou imaginria) com o universo envolvente, que se pode designar por parede ou limite do sistema.

Sistema Composto - um sistema diz-se composto quando constitudo por vrios elementos
(subsistemas) que se relacionam. Existem trs tipos de sistemas: Sistema isolado no existe troca de matria nem de energia. Na Natureza no existem sistemas completamente isolados. Sistema fechado ocorre intercmbio energtico atravs dos seus limites, mas no h troca de matria. Sistema aberto ocorre intercmbio de energia e de matria atravs das respectivas fronteiras.

O caso da Terra: A Terra constitui um sistema composto e fechado, isto , um sistema dinmico que troca energia com o meio envolvente, mas cujas trocas de matria com o espao vizinho so pouco significativas. A Terra estabelece trocas energticas com o Universo. Recebe energia provinda do Sol, que utilizada em vrios processos biolgicos e geolgicos, e transfere energia para o Espao sob a forma de energia trmica. constituda por cinco subsistemas, que interagem entre si de forma dinmica e complexa: a atmosfera, a biosfera, a geosfera, a criosfera e a hidrosfera. Atmosfera camada gasosa que envolve o planeta e, actualmente, constituda por uma mistura de gases, dos quais o azoto, o oxignio, o rgon e o dixido de carbono constituem 99,98% do seu volume. O vapor de gua tambm um constituinte da atmosfera, cuja ocorrncia pode variar no espao e no tempo. H ainda a considerar uma quantidade considervel de partculas suspensas na atmosfera, constitudas por fumos, poeiras e matria orgnica, que podem ter uma origem natural ou ser causados pelo Homem. Este subsistema protege a Terra dos efeitos das radiaes solares e do bombardeamento das partculas slidas do espao. Muitos dos meteoritos inflamam-se devido ao atrito provocado pela sua entrada nas camadas que compem a atmosfera. Biosfera conjunto de seres vivos que habitam o planeta. A biosfera, cuja parte fundamental a biomassa, inclui a cobertura vegetal e a fauna da superfcie do globo, incluindo o prprio Homem, a flora e a fauna dos oceanos. A existncia de vida na Terra um facto nico no Sistema Solar. De facto, ao longo da sua Histria, o planeta terra foi criando condies para a origem e posterior manuteno das formas de vida, que foram surgindo. Actualmente, existem milhares de espcies Resumos de Geologia
1

A terra e os seus subsistemas em interaco

10 ano

diferentes de seres vivos, desde seres microscpicos at alguns de grandes dimenses. Deste modo, a Terra apresenta uma elevada biodiversidade. Geosfera fraco slida do planeta (massas continentais e fundos ocenicos) bem como os restantes materiais que se encontram no seu interior, separados em camadas, mais ou menos concntricas. As transformaes e movimentos que ocorrem na geosfera tornam a Terra um planeta geologicamente dinmico e em constante mutao. na geosfera que muitos dos seres vivos possuem o seu suporte, caminham e habitam. neste subsistema que o Homem constri e adquire materiais para as suas habitaes; retira rochas e minerais para fabricar utenslios e outros materiais de que necessita para sobreviver ou para simples prazer; obtm dele as fontes de energia fsseis mais usadas: gs, petrleo e carvo. Hidrosfera constituda pelos reservatrios de gua que existem o planeta. A hidrosfera compreende toda a gua no estado lquido, que se encontra na superfcie terrestre, incluindo os oceanos, os mares, os lagos, os rios, os ribeiros, os riachos, a gua existente no subsolo e a gua em estado slido. A gua o recurso natural mais importante da Terra, pois essencial para a existncia de qualquer forma de vida. As actividades humanas dependem da gua para a agricultura, indstria, produo de energia, sade, desporto, divertimento, etc. Se por um lado, a gua indispensvel ao Homem, por outro lado a sua falta ou o seu excesso, pode ser-lhe hostil ou at mesmo mortfera. Os oceanos absorvem a maior parte da radiao solar que atinge a superfcie do globo e, atravs das correntes ocenicas, esta energia distribuda por todo o planeta. A gua a substncia comum a todos os subsistemas da Terra. Criosfera Constituda pelas grandes massas de gelo das calotes polares, pelos glaciares, pelas camadas de gelo dos lagos/rios e pelos depsitos de neve. Este subsistema importante para o equilbrio climtico do planeta, bem como para as variaes do nvel do mar.

Atmosfera

Biosfera

Hidrosfera

Geosfera

Resumos de Geologia

A terra e os seus subsistemas em interaco

10 ano

Os quatro subsistemas da Terra Geosfera, Hidrosfera, Atmosfera, Biosfera e Criosfera no so subsistemas isolados nem fechados. Constituem subsistemas abertos que apresentam uma complexa rede de interaces entre si. O Homem, como elemento importante do subsistema Biosfera, aquele que um maior nmero de relaes consegue estabelecer entre todos os subsistemas. Como resultado da actividade humana, por exemplo atravs da obteno dos diferentes tipos de recursos at aos efeitos resultantes da utilizao dos mesmos, verifica-se que o Homem apesar da sua apario recente no planeta interfere negativamente no subsistema Biosfera, bem como em todos os outros subsistemas terrestres duma forma como nenhuma outra espcie o havia feito (e.g. poluio a vrios nveis, destruio de habitats de outras espcies, sobreexplorao de recursos naturais...).

Resumos de Geologia

Вам также может понравиться