Вы находитесь на странице: 1из 11

INSTITUTO FEDERAL DO PAR PLANO NACIONAL DE FORMAO DE PROFESSORES CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

LELIANE CONCEIO GALO

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO EM GESTO E ORIENTAO ESCOLAR NO ENSINO MDIO

BUJARU - PAR 2013

LELIANE CONCEIO GALO

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO EM GESTO E ORIENTAO NO ENSINO MDIO

Relatrio de estgio apresentado como requisito curricular e de avaliao na disciplina Estgio Supervisionado em gesto e orientao no Ensino Mdio, sob a orientao da professora especialista Maria Idalina de Barros Faanha, da turma de pedagogia do Plo de Bujaru, campus de Castanhal.

BUJARU - PAR 2013

LELIANE CONCEIO GALO

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO EM GESTO E ORIENTAO NO ENSINO MDIO


Relatrio de estgio apresentado como requisito curricular e de avaliao na disciplina Estgio Supervisionado em gesto e orientao no Ensino Mdio, sob a orientao da professora especialista Maria Idalina de Barros Faanha, da turma de pedagogia do Plo de Bujaru, campus de Castanhal.

Data: _____ / _____ / __________. Nota: ______________. Avaliado por: ______________________


Prof. Maria Idalina de Barros Faanha

BUJARU - PAR 2013

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO


Este relatrio referente ao estgio da disciplina Estgio Supervisionado em Gesto e Orientao no Ensino Mdio, orientado pela professora especialista Maria Idalina de Barros Faanha. O estgio ocorreu na Escola Estadual de Ensino Mdio Prof. Deuzalina da Cunha e Souza Carneiro, cujo nome escolhido uma homenagem a uma professora leiga que muito contribuiu para a educao no Municpio de Acar, a mesma est localizada na Trav. Severino n 951, no Bairro So Judas Tadeu, tem como unidade mantenedora o fundo rotativo (SEDUC) e recursos de eventuais programaes realizadas pelo Conselho Escolar e comunidade em geral. A escola foi fundada no ano de 2005. A Escola Estadual de Ensino Mdio Deuzalina da Cunha e Souza Carneiro, possui terreno prprio, com uma rea toda murada e estrutura fsica adequada realidade do clima de nossa regio. Essa rea construda com as seguintes dependncias: sete salas de aula, banheiros incluindo um para portadores de necessidades especiais, uma secretaria, uma sala de vdeo, uma sala de vice direo, uma sala de orientao educacional, uma sala de professores, uma quadra de esporte coberta, uma sala de direo, refeitrio, dois laboratrios, sendo um de informtica e outro multidisciplinar, um deposito de merenda, copa, cozinha, uma biblioteca, auditrio, uma sala de arquivo, uma sala de almoxarifado e uma sala de vdeo. Atualmente a escola tem como diretora, Veina do Socorro Isidoro Damasceno e vice diretor Jos Martins da Silva Junior, conta ainda com o apoio de dois orientadores pedaggicos, 18 professores e com um total de 45 funcionrios, incluindo servidores de apoio. A escola atende um total de 711 alunos neste ano (2013), distribudos em trs turnos assim discriminados: turno da manh: 07h s 11 h; turno da tarde: 13h s 17 h; turno da noite: 19h s 23 h. A escola disponibiliza de alguns recursos materiais para corresponder e garantir um servio educacional de qualidade, distribuindo os mesmos em espao adequado, em sala de aula para alunos e professores, tornando-se um ambiente mltiplo: sala de recursos didticos, auditrios, mobilirio escolar e mais, quadro

branco, reto-projetor, aparelho de som, aparelho de DVD, televisores, mapas, globo, data-show, computadores (com internet). A mesma trabalha baseada no calendrio e no PPP (Projeto Poltico Pedaggico) que foi estruturado e desenvolvido de acordo com o consenso de todos, dessa forma a direo da escola busca desenvolver suas atividades colhendo as opinies do corpo docente, discente e de todos os funcionrios do referido estabelecimento de ensino, outro fator importante da gesto democrtica o regular funcionamento do Conselho Escolar, com representatividade das diversas categorias e da comunidade social onde a escola est inserida. A escola aponta para uma filosofia de educao que possa contemplar s mltiplas dimenses do homem, enquanto sujeito inserido em um determinado contexto, salientando o papel do professor, do aluno na consolidao do conhecimento, dentro de uma concepo scio-interacionista, trabalhando a interdisciplinaridade e transversalidade, com o objetivo de criar condies para a construo coletiva, dos educadores e dos educandos, do referencial terico que possibilite a elaborao de um quadro explicativo do mundo que os situe face s implicaes decorrentes da aplicao e utilizao deste referencial terico, na prtica, como condio bsica para a integrao na sociedade, no mercado de trabalho, que oportuniza a continuidade e/ou aprofundamento deste saber elaborado, resultado do esforo da garantia do acesso e da permanncia da classe trabalhadora escola, tendo em vista as necessidades no contexto econmico, poltico e cultural. Proporcionando uma educao de qualidade atravs de um trabalho de parceria entre pais, alunos e profissionais da educao, num processo cooperativo de formao de indivduos plenos e aptos a construir a sua prpria autonomia e cidadania, reconhecendo-se, recomendando-se no s como ser nico, mas tambm coletivo, valorizando a educao como instrumento de humanizao e de interao social. O estagio de observao iniciou no dia 06 (seis) de maio de 2013, com o objetivo de buscar experincia no trabalho da coordenao pedaggica e gesto no ensino mdio. No perodo que eu passei estagiando foi possvel constatar a importncia da atuao do pedagogo no mbito escolar e que ser pedagogo na escola de ensino mdio ainda um grande desafio, mas este vem desenvolvendo

um trabalho muito satisfatrio, pois vem contribuindo muito para melhorar a aprendizagem dos alunos, por meio de elaborao de projetos que estimulam a autonomia de professores e alunos e tambm com orientao para os professores para que estes possam superar as dificuldades encontradas seja em relao s metodologias de trabalho, na relao professor X aluno, aluno X aluno, ou ainda como auxiliar dos professores para fazer uso de alguns recursos materiais.
Diante destas informaes, possvel a constatao que o coordenador pedaggico um profissional de extrema importncia na escola, ele o responsvel pelo trabalho em equipe junto aos professores, com os pais e alunos, comunidade e escola, responsvel tambm pela formao continuada dos professores e na manuteno da parceria entre pais, professores e alunos. Portanto, o coordenador precisa saber lidar com diversas situaes e sabendo lidar com inmeras pessoas (SILVA, 2011).

Em relao gesto da escola importante destacar que a diretora tem uma participao maior resolvendo as questes burocrticas da escola, cuida de documentos como, por exemplo: ofcios e viabiliza a comunicao entre a escola e (SEDUC), mas eu observo que esta no se envolve com as questes voltadas para o bem estar e aprendizagem dos alunos. Esse um ponto negativo, pois, gesto escolar e coordenao pedaggica devem caminhar juntos organizando reflexes educativas com os demais educadores.
O diretor deve ser um bom ouvinte. Precisa escutar as idias, conhecer as necessidades e expectativas de seus professores, funcionrios, estar sintonizados com as aspiraes de seus alunos e, para que no se perca no meio da diversidade de desejos e convices, o diretor precisa de lucidez e firmeza nos objetivos e constancia de proposto. Servir no fazer o que o outro quer, mas empenhar-se na realizao do que necessrio para o bem de todos (BORGES, 2004, p.7).

Neste perodo foi possvel acompanhar reunies com docentes, chefes de turma e hora pedaggica, em todas essas atividades percebo que o pedagogo tem destaque, tanto na organizao, quanto em sua participao no decorrer e desenvolvimento das atividades. Observo ainda que o corpo docente da escola ainda deixa muito a desejar,pois falta professores para atuarem em algumas disciplinas e para amenizar a situao o coordenador procura solucionar esses problemas, sendo que uma de suas funes garantir a execuo do planejamento.

Percebo uma flexibilidade em relao hora de entrada e sada dos alunos, pois a escola procura levar em considerao a realidade dos alunos principalmente no turno da noite que grande parcela dos alunos vem do espao rural, dependendo de transportes para chegar escola. Para essas questes gestor e orientador devem ter um olhar diferenciado e levar em considerao a realidade dos alunos. No ms de Junho a escola promoveu a gincana junina esta gincana teve um cunho pedaggico e integrou os alunos dos trs turnos e estes foram motivados a estudar alguns contedos para participar da gincana e fazer uma prova com os conhecimentos especficos com bom desenvolvimento, houve ainda a festa junina que realizada todos os anos na escola. Quero ressaltar que essas atividades aconteceram com a organizao dos professores, orientadores, participao dos alunos e demais funcionrios da escola e o apoio da direo. Ao termino do estgio quero ratificar aimportancia do mesmo para mim e o perodo que passei observando a gesto e a orientao no ensino mdio contribuiu muito com a minha formao, pois por meio do estgio de observao tive a oportunidade de vivenciar esse trabalho, partindo da importncia da atuao de um pedagogo, da pedagogia de projetos e da gesto escolar. Para trabalhar na rea da gesto e coordenao preciso compreender a escola na sua totalidade, no basta apenas cuidar das questes burocrticas, mas fundamental entender os alunos, os professores, os servidores de apoio, em fim toda a comunidade escolar deve estar em harmonia e dessa forma gestores e coordenadores devem estar unidos, realizando um trabalho em conjunto, contribuindo para transformar o espao escolar em um ambiente atrativo para os alunos, orientando os professores para que estes desenvolvam suas atividades de forma que motivem os alunos, elaborando projetos para que os educandos possam participar construindo conhecimentos junto com os professores e contribuindo com o bem estar no apenas da comunidade escolar e sim da sociedade em geral.
Ao elaborar um trabalho com projetos, busca-se superar as prticas habituais, montonas, descontextualizadas do processo educacional por uma prtica mais dinmica, prazerosa e contextualizada,proporcionando situaes de aprendizagem em que os alunos aprendam fazer errando, acertando, pesquisando,levantando hipteses,experimentando, investigando, refletindo, construindo, intervindo, concluindo com contedos diversificados, contextualizados, gerando situaes de aprendizagem reais e significativas, trabalhando

os contedos de forma interdisciplinar e contextualizada (VASCONCELLOS, 2004, p20)

Em fim, observando o trabalho do coordenador pedaggico no Ensino Mdio, conclui-se que a escola como uma instituio de ensino necessita realmente de um pedagogo, visto que o papel do mesmo d suporte no s na teoria de uma perspectiva de vida profissional, mas na prtica de uma vida digna de ser vivida em uma sociedade contempornea, onde os avanos da tecnologia chegaram ao mbito escolar e isso exige um novo olhar por parte dos educadores,uma nova forma de ensinar e aprender junto com os alunos e nesse contexto que deve entrar o saber fazer pedaggico para contribuir com a formao de alunos em uma sociedade que exige ser crtico,criativo e reflexivo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BORGES, Pedro Faria. Gesto Escolar: Guia do diretor em dez lies. Disponvel em: www.drb- assessoria.com. br/1 Gesto Escolar Plano Estratgico.pdf.Acesso em: 21 de julho de 2013 s 14 e 38 h. CARNEIRO, Deuzalina da cunha e Souza. Projeto Poltico Pedaggico. Acar, 2013 SILVA, Ivaneide Bezerra. Coordenador Pedaggico e Suas Atribuies. Disponvel em: www.slideshare.net/Ivaneide Bs/a_atuao-do-coordenadorpedaggico.Acesso em: 21 de julho de 2013 as 18: 13 h. VASCONCELOS, Celso. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e projeto Poltico Pedaggico. 12 ed. So Paulo: Libertad, 2004.

ANEXOS

Figura 1. Gincana junina, ministrada pelos tcnicos pedaggicos nas dependncias da E.E.E. M.Prof. Deuzalina da Cunha e Souza Carneiro. Fonte: Arquivo Pessoal.

Figura 2. Gincana junina, ministrada pelos tcnicos pedaggicos nas dependncias da E.E.E. Deuzalina da Cunha e Souza Carneiro. Fonte: Arquivo Pessoal.

M.Prof.

Figura 3 Orientao do tcnico pedaggico a estagiaria. Fonte: Arquivo Pessoal.

Figura 4 Gincana junina, ministrada pelos tcnicos nas dependncias da E. E. E. M. Deuzalina da Cunha e Souza Carneiro. Fonte: Arquivo Pessoal

Вам также может понравиться