Вы находитесь на странице: 1из 3

A estabilidade provisria da gestante tem durao desde a a) concepo at cinco meses aps o parto.

b) confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto. c) confirmao da gravidez at cento e vinte dias aps o parto. d) confirmao da gravidez at cento e oitenta dias aps o parto. e) concepo at cento e vinte dias aps o parto. ADCT Art. 10 - At que seja promulgada a lei complementar a que se refere o Art. 7, I, da
Constituio:

II - fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa: b) da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto.

A respeito da relao de emprego e dos seus sujeitos, INCORRETO afirmar: a) A relao de emprego se desenvolve com pessoalidade, ou seja, o empregado tem que prestar o servio pessoalmente, no podendo mandar qualquer pessoa trabalhar em seu lugar. b) Empregado sempre pessoa fsica. c) Entidade beneficente, sem finalidade lucrativa, pode ser empregadora. d) No haver distines relativas espcie de emprego e condio de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, tcnico e manual. e) Empregador sempre pessoa jurdica. CLT - Art. 3 - Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. c) Entidade beneficente, sem finalidade lucrativa, pode ser empregadora. - (Correto) CLT - Art. 2, 1 -Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. d) No haver distines relativas espcie de emprego e condio de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, tcnico e manual. - (Ctrl C + Ctrl V = correto) Em relao ao abono de frias, correto afirmar que a) dever ser requerido at trinta dias antes do trmino do perodo aquisitivo. b) no se aplica aos empregados que trabalham em condies perigosas ou insalubres. c) se caracteriza como a converso de dois teros do perodo de frias a que o empregado tem direito, em abono pecunirio, no valor que lhe seria devido no perodo correspondente. d) o pagamento do abono de frias deve ser feito at cinco dias antes do incio do perodo de frias. e) no se aplica aos empregados sob o regime de tempo parcial.

Art. 143. facultado ao empregado converter um tero do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, no valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes. 1 O abono de frias dever ser requerido at quinze dias antes do trmino do perodo aquisitivo. 2 Tratando-se de frias coletivas, a converso a que se refere este artigo dever ser objeto de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional, independendo de requerimento individual a concesso do abono. 3 O disposto neste artigo no se aplica aos empregados sob o regime de tempo parcial.

A Consolidao das Leis do Trabalho possui regras que disciplinam as atividades insalubres e perigosas, sendo correto afirmar que o adicional para o trabalho em condies de periculosidade de : a) 40%, 20% e 10% do salrio mnimo, segundo se classifiquem em grau mximo, mdio e mnimo. b) 25% sobre o salrio, sem os acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participaes nos lucros da empresa. c) 50% sobre a toda a remunerao global do empregado, envolvendo gratificaes e prmios. d) 30% sobre o salrio, sem os acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participaes nos lucros da empresa. e) 50%, 25% e 10% do salrio mnimo, segundo se classifiquem em grau mximo, mdio e mnimo.

1 - O

trabalho em condies de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salrio sem os acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participaes nos lucros da empresa.

O contrato individual de trabalho de Daniel estabeleceu adicional noturno de 35% sobre a hora diurna. Aps 2 anos de labor, a empresa urbana empregadora e Daniel acordaram expressamente a reduo do referido adicional noturno para 30%. Neste caso, essa reduo a) ilegal, uma vez que a alterao do contrato de trabalho de Daniel resultou prejuzo para o empregado. b) legal, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev o adicional noturno de no mnimo 30%. c) legal, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev o adicional noturno de no mnimo 25%. d) legal, uma vez que no se caracteriza como prejuzo para o empregado a reduo do adicional que no atingir o limite mnimo legal estabelecido na Consolidao das Leis do Trabalho. e) ilegal, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev o adicional noturno de no mnimo 35%.
Dispe o art. 468, caput, da CLT, in verbis: Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho s lcita a alterao das respectivas condies por mtuo consentimento, e ainda assim desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade da clusula infringente desta garantia.

Significa que os contratos de trabalho somente podem ser alterados, em regra, com o consentimento do trabalhador, e mesmo assim se da alterao no lhe resultarem prejuzos.

Вам также может понравиться