Вы находитесь на странице: 1из 7

Semitica da Cultura Alguns conceitos semiticos e suas fontes Ivan Bystina

No sculo XIX, o escritor austraco Johann Nestroy, clebre por suas peas engraadas e cmicas, assim se expressou a respeito do progresso da cincia: na minha juventude, os sacerdotes nos ensinaram que sempre que ouvimos um trovo, ficamos sabendo que deus e os santos esto jogando bolo no cu. Os nossos eruditos e sbio dizem que de vez em quando deveramos escutar os gritos de alegria e entusiasmo de deus e do santos, cada vez que um deles acerta nas nove figuras de bolo, cada vez que deles derruba as nove figuras. No entanto, como isso no acontece, ns devemos admitir que a velha teoria foi derrotada pelo progresso da cincia. H algum tempo, ns tambm acreditvamos que uma srie de teorias poderiam ser derrotadas pelo progresso cientfico. Essa introduo nos ajuda a tratar de alguns conceitos genricos no campo da semitica. A maioria dos cientistas define semitica como a cincia dos signos. Acreditamos que, do ponto de vista pragmtico, seria mais interessante defini-la como a cincia que trata dos signos e dos textos. Sem dvida, a semitica da Cultura constitui uma importante disciplina parcial da Semitica Geral. Podemos lembrar Yuri Lotman, cientista e semioticista sovitico, que nos lembra: no por acaso que a semitica da Cultura e a Semitica dos Textos Artsticos so consideradas disciplinas parciais da Semitica Geral. Assim, a Semitica da Cultura pode ser definida como a cincia que trata dos signos e dos textos da cultura. Se a Antropologia Cultural fosse concebida, em princpio, como uma cincia semitica, ela deveria coincidir com a Semitica da Cultura, tamanha as afinidades que unem as duas disciplinas. Em relao a suas tarefas, a Semitica da Cultura se aproxima dos representantes mais

importantes da antropologia social da Escola de Manchester; em especial se aproxima de Victor Turner. Progressos sensveis e de importncia essencial foram conquistados atravs dos trabalhos da Escola de Tartu (Estnia) e da Escola de Moscou, especialmente com trabalhos de cientistas como Lotman, Yvanov, Toporov e outros. Esta escola liga-se tambm rica tradio do estruturalismo e sobretudo tradio do Crculo Lingstico de Praga (Jakobson, Mukarovsky e outros), concebido para ser o sucessor do Formalismo Russo, muito bem representado por Viktor Chklovski. Por outro lado, o Circulo Lingstico de Praga herdou muitas idias de alguns dos maiores pensadores russos do formalismo, tais como Mikhail Backhtin e Vigostky. Porm, tais pensadores no podem ser considerados formalistas, pois atuaram num espectro mais amplo. Os estruturalistas ocidentais, tais como Levi Strauss, Roland Barthes e tambm Michael Foucault ao menos no incio de sua obra tambm merecem ser lembrados pela grande colaborao que proporcionaram aos estudos de Semitica da Cultura. Nos ltimos tempos podemos constatar que vrios jovens semioticistas da cultura esto sucubindo enorme influncia do ps-estruturalismo francs ou mesmo do ps-modernismo. Na Alemanha, onde existem vrias escolas de Semitica da Cultura, podemos mencionar, a ttulo de exemplo, um grupo dos pesquisadores unidos em torno da figura de Walter Koch, que desenvolve uma semitica da cultura marcadamente evolucionista. Podemos ainda mencionar o grupo de Stuttgart, formado em torno de Max Bense e E. Walther, grupo que, depois de grande e interessante produo cientfica, perdeu o entusiasmo e no se mostra mais to ativo quanto antes. Podemos constatar muitos grupos pesquisando sob o prisma da Semitica da Cultura em Berlin. Observamos tambm que os clssicos da Semitica, como Charles Sanders Peirce e Ferdinand Saussure, que estabeleceram, por assim dizer, as bases filosficas e lingsticas da semitica moderna, esto sendo muito pouco estudados, ou estudados apenas marginalmente s teorias da cultura propriamente ditas. Apesar disso, alguns semioticistas da cultura procuram construir teorias com base nas premissas de Charles Sanders Peirce. Trata-se, no entanto, de um projeto bastante difcil e problemtico, marcado pela preponderncia de procedimento especulativos.

Os behavioristas, como Charles Morris, tm uma importncia muito maior para a Semitica da Cultura, sobretudo se paramos para estudar suas anlises do discurso cosmolgico, mtico e potico. Os resultados das pesquisas dos cientistas que trabalham na rea zoosemitica, entre os quais o mais importante e conhecido Thomas Sebeok, tambm servem de material importante para o embasamento da semitica da cultura. Nessa altura, devemos fazer um comentrio a respeito da transio da qual nem sempre nos damos conta da expresso cincias do esprito para cincias da cultura. Tradicionalmente, na Alemanha, as cincias humanas eram chamadas cincias do esprito. A traduo da cincia do esprito para cincia da cultura, que podemos constatar hoje em dia, no significa que o esprito esteja sendo exorcizado das cincias. Significa que a traduo somente pode acontecer hoje porque os termos mtico, mgica, esprito devem ser entendidos num sentido mais rigoroso da evoluo da cultura. Alguns semioticistas e antroplogos, em vrios campos das atividades humanas, estudaram o conceito de cultura. Isso vale, por exemplo, para Taylor, que estudou esse tema em 1873. Yuri Lotmann foi o primeiro cientista na histria da semitica que definiu a cultura como a totalidade dos textos, e a entendeu como uma totalidade de funes inerentes a esses textos. Com isso, Lotmann torna coerente tanto a anlise sistmica-esttico, sincrnica, quanto as anlises dinmico / diacrnicas do fenmeno cultural. De acordo com Lotmann, o sistema total de textos contm a totalidade de toda a informao que no se veicula atravs de carga gentica e que tambm no pode ser veiculada atravs da tradio social. Toda a totalidade das informaes est presente no sistema de textos da cultura, juntamente com os procedimentos de organizao e armazenamento. Assim, podemos conceber a cultura como uma simbiose dinmica. A partir dessas consideraes, podemos avanar para alguns comentrios sobre meus conceitos de cultura e tcnica. No podemos negar, com bons argumentos, que exista uma diferena essencial e profunda entre um martelo e um prego, entre uma dana ritual e uma imagem que tem, ao mesmo tempo, uma funo mgica e esttica. Podemos lembrar aqui a definio do termo semitico signo. Concordamos com o uso que se faz desse termo na linguagem coloquial e com o uso que ns podemos reconhecer numa concepo realista evolucionista do mundo. Signo para mim um sistema/objeto material energtico que pode ser apreendido sensorialmente.

Trata-se de um objeto que contm uma informao sobre um objeto referencial; informao esta que surgiu de quem convencionou seu sentido. No romantismo, por exemplo, uma lmpada acesa atrs de uma janela costumava ser interpretada como signo da pessoa amada. Apesar disso, a lmpada no , em sua origem, nenhum signo. Ela um objeto de uso comum que, no romantismo europeu, adquiriu uma funo adicional secundria, a funo sgnica. Podemos dizer que quase todos os objetos de uso na atualidade tm uma funo esttica secundria; cada objeto tem uma funo de design que revela sua funo esttica. Podemos, pois, definir texto como um complexo de signos que tm sentido. Backhtin j definia texto como um complexo coerente de signos. De acordo com Lotmann, um texto se apresenta relativamente fechado em si, limitado por um comeo e por um fim e contm uma mensagem que pode ser recebida pelo destinatrio. Podemos dividir os textos em trs categorias, de acordo com a funo dominante, lembrando que tambm podem existir, na realidade, tipos mistos de textos. Em primeiro lugar, temos de pressupor a existncia de termos instrumentais, j existentes no reino animal. Essa pressuposio importante para entendermos as etapas mais elementares da histria do homem. Existem os textos imaginativos/criativos, que j eram documentados numa fase muito antiga da histria da humanidade, anterior inveno da escrita. Eles aparecem na pintura rupestre das cavernas, nas estatuetas e nos objetos que encontramos nos tmulos. Conhecemos tambm textos nos quais existe uma dominncia da dimenso racional. Esses textos, ns os conhecemos apenas com referncia aos perodos posteriores do desenvolvimento humano, as denominadas culturas avanadas. Podemos citar, como exemplo, a filosofia grega e a filosofia chinesa. Normalmente, o cientista sabe que nenhum fenmeno da natureza ou da cultura pode ser explicado suficiente ou exaustivamente quando sua origem no elucidada. Infelizmente, o nmero de semioticistas da cultura que se ocupam com a questo da origem muito reduzido. comum que os semioticistas da cultura transfiram a soluo do problema da origem para os antroplogos culturais, para os que estudam as cincias das religies e para os filsofos.

Precisamos, pois, rastrear as condies subculturais ou pr-culturais para estudarmos a cultura. Necessitamos pesquisar as condies externas situacionais que permitiram a emergncia sbita da cultura enquanto fenmeno caracterizado por signo e textos. Para isso, temos de admitir a ocorrncia de profundas transformaes na esfera da nossa ancestralidade, transformaes essas que tiveram conseqncias profundas na anatomia, na fisiologia, na psicologia e no modo de agir de nossos ancestrais. A maioria dos arquelogos e antroplogos compartilham a opinio de que as mudanas climticas ocorridas na frica e, eventualmente, no mundo inteiro, fizeram com que nosso ancestrais se vissem motivados a mudar seu habitat: desceram das rvores, saram das mata virgens e foram viver nas savanas. Sabemos que toda transformao no meio ambiente acarreta uma adaptao biolgica de alta instabilidade. Podemos admitir, praticamente com certeza, que a mudana de habitat dos primeiros seres que precederam a chegada dos homens trouxe a sensao de perda do abrigo e da segurana que sentiam na mata virgem, dando lugar s sensaes de medo e a insegurana. Na medida em que o homem se tornava mais humano, mais se tornava passvel de viver em profundo medo existencial. Assim, podemos admitir e supor que, na sua fase pr-histrica, o homem se tornou extremamente sensvel, se tornou extremamente vulnervel. Parece-nos que o elevado grau de autonomia na auto-avaliao dessas aes, a perda do nexo perceptvel com a vida que rodeia, a valorizao do significado na aparente superficialidade das atividades comuns fizeram com que comeassem a surgir os fenmenos culturais. Portanto, j no incio da cultura humana podemos constatar a existncia das atividades imaginativo/criativa, fantsticas, narrativas, potica, irnica, grotescas e absurdas. Num determinado perodo da histria humana, na sua infncia filogentica, os homens se viram desafiados pela presso da sobrevivncia fsica e tambm da sobrevivncia psquica. Para responder a esses desafios no era apenas necessrio que se afastassem da realidade imediata, a realidade apreendida pelos rgos dos sentidos. Era tambm preciso inventar, como nica alternativa, uma segunda realidade. Essa segunda realidade se apresenta intimamente ligada a todos os homens desde o incio da histria humana. Existe no crebro e realizada no mundo circundante, coexistindo primeira realidade. Ela se constri a partir daquele

material da primeira realidade que sofre reestruturaes modificadoras. Assim, a cultura surgiu para operar como significante no plano da segunda realidade. Surgiu ao lado do profano e da tcnica material que definem o comportamento dos homens no mundo circundante. Desde ento, podemos afirmar que fazem parte da vida humana o mito, o canto popular, o rito, a arte, a utopia e a ideologia. Para que pudessem inventar a segunda realidade, uma das maiores invenes da histria humana, e para obterem ao menos uma poltica cultural, os homens se viram na dependncia de desenvolverem a conscincia de si mesmos a autoconscincia e sentiram necessidade de desenvolver maior conhecimento sobre seu fim, adquirindo assim a conscincia da morte. Podemos encontrar estruturas relativamente invariveis dos cdigos culturais nas diferentes culturas de todos o mundo, que so conhecidas como razes da cultura. Como exemplo de esquemas estruturais universais, podemos citar o sonho, o jogo, os desvios psquicos, a embriaguez e o xtase. No dispomos de espao suficiente para explicitarmos com detalhes todas estas razes culturais, mas penso que, a guisa de elucidao, podemos afirmar que o incio da histria da cultura foi marcado por uma catstrofe. Essa catstrofe consistiu, provavelmente na mudana forada das savanas para a estepe. Podemos ento dizer que, no inicio da cultura, constatamos simultaneamente a catstrofe e sua superao. Tanto catstrofe quanto superao foram vivenciadas e experimentadas como traumas no trabalhados pelos homens. A neurose pode ser definida pela ausncia do trabalho psquico e esse trabalho s possvel pelos instrumentos de rejeio e soluo que cada cultura desenvolve. No plano da psicologia individual, podemos constatar que a ausncia do trabalho psquico corresponde a um desvio psquico. J a existncia de um trabalho psquico esconde a superao da crise, como acontece por exemplo, quando a cura feita por um paj. A virada da modernidade para a ps-modernidade, a virada rumo ao irracional, a transformao do exoterismo em esoterismo certamente est condicionada psiquicamente por ondas e respostas a essas ondas, tal como acontece com a seqncia de perodos iluminismo/romantismo, positivismo/estruturalismo, etc. Por isso, acreditamos que em toda cultura contempornea, na cincia e na poltica, podemos ir e voltar. A volta corresponde a uma nova valorizao do

mito, do ritual e de aes que tm carter quase mgico. Acreditamos que no estamos aqui diante de um fenmeno que poderia ser descrito como fuga do mundo. Estamos diante de uma espcie de busca de respostas possveis s perguntas novas, de respostas a perguntas que ainda no foram formuladas. A motivao de querer devorar tudo, qual j acenamos, somente revelou a verdadeira extenso dessa voracidade nas ltimas dcadas. Estamos aqui no referindo catstrofe ecolgica, onipotncia e crueldade das ditaduras, ao fanatismo e f acrtica que caracterizam nosso sculo. Podemos constatar, antes do incio do terceiro milnio, o retorno do sonho, o retorno da busca de procedimentos prprio do jogo, o retorno do entusiasmo e o retorno da viso utpica.

Palestra proferida na Ps-graduao em Comunicao e Semitica da PUC-SP 17/10/1990

Ivan Bystina esteve em So Paulo em 1990 e em 1995, a convite do CISC e com o apoio do CNPq, da Secretaria da Cultura do Municpio de So Paulo, da Folha de So Paulo e do Instituto Goethe. . Em 1990 participou do Seminrio A imprensa perdeu o p da histria? Em 1995 ministrou curso de Semitica da Cultura no CISC/PUCSP.

CISC - CENTRO INTERDISCIPLINAR DE SEMITICA DA CULTURA E DA MDIA

Вам также может понравиться