Вы находитесь на странице: 1из 3

COLGIO CONSTRUINDO ENSINO MDIO

Avaliao: Fsica Professor: Fabrcio Aluno: _________________________________________________N____ Srie: 3 EM Data:__ /12/2012 Lista de Exerccios Recuperao Final _____________________________________ 01. (UDESC) Aproximadamente 50% do peso corporal sustentado pela quinta vrtebra lombar. Qual a presso exercida sobre a rea de 20 centmetros quadrados dessa vrtebra, em um homem ereto de 800 N de peso? _____________________________________ 02. Suponha que tenha sido descoberto um novo planeta do Sistema Solar com raio orbital de . Sendo o valor da constante da 3 Lei de Kepler, qual o perodo de revoluo do novo planeta em segundos? _____________________________________ 03. O corpo M representado na figura pesa 80 N e mantido em equilbrio por meio da corda AB e pela ao da fora horizontal de mdulo 60 N. Considerando g = 10 m/s 2, qual a intensidade da trao na corda AB, suposta ideal, em N? 05. (UNICAMP) Uma das aplicaes mais comuns e bem sucedidas de alavancas so os alicates. Esse instrumento permite amplificar a fora aplicada (Fa), seja para cortar (Fc), ou para segurar materiais pela ponta do alicate (Fp).

a) Um arame de ao tem uma resistncia ao corte de N/m2, ou seja, essa a presso mnima que deve ser exercida por uma lmina para cort-lo. Se a rea de contato entre o arame e a lmina de corte do alicate for de 0,1 mm2, qual a fora Fc necessria para iniciar o corte? b) Se esse arame estivesse na regio de corte do alicate a uma distncia dc = 2 cm do eixo de rotao do alicate, que fora Fa deveria ser aplicada para que o arame fosse cortado? (da = 10 cm) _____________________________________ 06. (Unicamp-SP) Um aluno necessita de um resistor que, ligado a uma tomada de 220 V, gere 2 200 W de potncia trmica. Ele constri o resistor usando um fio constantan nmero 30, com rea de seo transversal de e condutividade eltrica de ( ) a) Que corrente eltrica passar pelo resistor?

_____________________________________ 04. No modelo de Brh do tomo de hidrognio, o eltron, em dado estado, executa revolues por segundo ao redor do prton, numa trajetria circular. Sendo a carga do eltron igual a , calcular a intensidade da corrente eltrica em um ponto qualquer da rbita. _____________________________________

b) Qual ser a sua resistncia eltrica? c) Quantos metros de fio devero ser utilizados? _____________________________________ 07. (UFPE) Um cubo de ferro de 5,0 cm3 de volume est ligado por um fio a um balo cheio de gs hlio. O cubo est em equilbrio, imerso em um recipiente com gua. Qual a tenso no fio em unidades de 10 2 N? (Dados: g = 10 m/s2, )

A ddp entre os pontos A e B desse campo eltrico de: a) 1.500 V b) 3.000 V c) 7.500 V d) 8.500 V e) 9.000 V _____________________________________ 10. Um calormetro, de equivalente em gua de 30 g, contm 270 g de gua a 0C. Colocam-se, no interior do calormetro, 200 g de cobre (c = 0,09 cal/gC), temperatura de 224C. Determine a temperatura de equilbrio trmico, considerando cgua = 1,0 cal/gC. _____________________________________ 11. (FGV-SP) Colocam-se 900 g de gelo, a 0C, no interior de um forno micro-ondas de 1.200 W para serem transformados em gua tambm a 0C. Admitindo-se que toda a energia fornecida pelo forno ser absorvida pelo gelo, devemos programa-lo para funcionar durante: a) 3 min b) 4 min c) 6 min d) 12 min e) 0,5 min _____________________________________ 12. Duas foras horizontais, perpendiculares entre si e de intensidade 6 N e 8 N, agem sobre um corpo de 2 kg que se encontra sobre uma superfcie plana e horizontal. Desprezando os atritos, determine o mdulo da acelerao adquirida. _____________________________________ 13. (UFSC) Uma partcula, efetuando um movimento retilneo, desloca-se segundo a equao x = 2 4t + 2t2, em que x medido em metros e t, em segundos. O mdulo da velocidade mdia, em m/s, dessa partcula, entre os instantes t = 0s e t = 4s, ? _____________________________________ 14. (UFES) Um carro freia bruscamente e o passageiro bate com a cabea no vidro parabrisa. Trs pessoas do as seguintes explicaes sobre o fato: 1 O carro foi freado, mas o passageiro continuou em movimento. 2 O banco do carro impulsionou a pessoa para a frente no instante da freada.

_____________________________________ 08. Um vaso comunicante em forma de U possui duas colunas da mesma altura h = 42,0 cm, preenchidas com gua at a metade. Em seguida, adiciona-se leo de massa especfica igual a 0,80 g/cm3 a uma das colunas at a coluna da direita estar totalmente preenchida, conforme a figura B. Considere . Qual ser o comprimento da coluna de leo?

_____________________________________ 09. (Mackenzie-SP) Um corpsculo de 0,2 g eletrizado com carga de varia sua velocidade de 20 m/s para 80 m/s ao ir do ponto A para o ponto B de um campo eltrico.

3 O passageiro s foi jogado para frente porque a velocidade era alta e o carro freou bruscamente. Podemos concordar com: a) a 1 e a 2 pessoa. b) apenas a 1 pessoa. c) a 1 e a 3 pessoa. d) apenas a 2 pessoa. e) as trs pessoas. _____________________________________ 15. O movimento de um motoqueiro encontrase registrado no grfico abaixo:

a) Qual o mdulo da acelerao do motoqueiro durante a frenagem? b) Qual o deslocamento do motoqueiro entre t = 0 e t = 100 s? _____________________________________ 16. (UNESP) Dispem-se de uma tela, de um objeto e de uma lente convergente com distncia focal de 12 cm. Pretende-se, com auxlio da lente, obter na tela uma imagem desse objeto cujo tamanho seja 4 vezes maior que o do objeto. a) A que distncia da lente dever ficar a tela? b) A que distncia da lente dever ficar o objeto? _____________________________________ Bons Estudos!

Вам также может понравиться