Вы находитесь на странице: 1из 3

Os direitos dos consumidores encontram-se consagrados na Constituio da Repblica Portuguesa e na Lei n 24/96, de 31 de Julho.

O artigo 60 da Constituio da Repblica Portuguesa elenca os direitos dos consumidores em termos de defesa da sua qualidade de vida, em relao boa qualidade dos bens e servios, ao seu preo competitivo e equilibrado, proteco da sade, segurana, eliminao do prejuzo e prpria formao e informao, que so meramente direitos instrumentais. Trata-se de direitos dos cidados enquanto consumidores, que obrigam a prestaes do Estado e se impem aos prprios operadores econmicos fornecedores de bens, desde a produo at distribuio final. A obrigao de formao e de informao dos consumidores tambm recai sobre o Estado e sobre os aludidos operadores econmicos. A matria da disciplina da publicidade encontra aqui a sua consagrao constitucional. A Lei n 24/96, de 31 de Julho, (Lei de Defesa do Consumidor) estabelece o novo regime jurdico aplicvel defesa dos consumidores.^ Deste regime destaca-se a noo de consumidor como todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados servios ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso no profissional, por pessoa que exera com carcter profissional uma actividade econmica que vise a obteno de benefcios. Consideram-se includos no mbito da mesma lei os bens, servios e direitos fornecidos, prestados e transmitidos pelos organismos da Administrao Pblica, por pessoas colectivas pblicas, por empresas de capitais pblicos ou detidos maioritariamente pelo Estado, pelas Regies Autnomas ou pelas autarquias locais e por empresas concessionrias de servios pblicos. Os Direitos do consumidor O consumidor tem direito: elencados na Lei de Defesa do Consumidor

qualidade dos bens e servios; Os bens e servios destinados ao consumo devem ser aptos a satisfazer os fins a que se destinam e produzir os efeitos que se lhes atribuem, segundo as normas legalmente estabelecidas, ou, na falta delas, de modo adequado s legtimas expectativas do consumidor. proteco da sade e da segurana fsica; proibido o fornecimento de bens ou a prestao de servios que, em condies de uso normal ou previsvel, incluindo a durao, impliquem riscos incompatveis com a sua utilizao, no aceitveis de acordo com um nvel elevado de proteco da sade e da segurana fsica das pessoas. formao e educao para o consumo; Educao - Incumbe ao Estado a promoo de uma poltica educativa para os consumidores, atravs da insero nos programas e nas actividades escolares, bem como nas aces de educao permanente, de matrias relacionadas com o consumo e os direitos dos consumidores, usando, designadamente, os meios tecnolgicos prprios numa sociedade de informao; Educao e Formao - Incumbe ao Estado, s Regies Autnomas e s autarquias locais desenvolver aces e adoptar medidas tendentes formao e educao do consumidor. A informao para o consumo; Informao em geral - Incumbe ao Estado, s Regies Autnomas e s autarquias locais desenvolver aces e adoptar medidas tendentes informao em geral do consumidor; Publicidade lcita a regulao da publicidade no protege unicamente os interesses do consumidor, mas do cidado.

Informao em especial - O fornecedor de bens ou prestador de servios deve, tanto nas negociaes como na celebrao de um contrato, informar de forma clara, objectiva e adequada o consumidor, nomeadamente, sobre caractersticas, composio e preo do bem ou servio, bem como sobre o perodo de vigncia do contrato, garantias, prazos de entrega e assistncia aps o negcio jurdico. Tm especial importncia nesta matria os seguintes aspectos: >Informao pr-contratual ->Direito de retractao >Direito de compensao proteco dos interesses econmicos; O consumidor tem direito proteco dos seus interesses econmicos, impondo-se nas relaes jurdicas de consumo a igualdade material dos intervenientes, a lealdade e a boa f, nos preliminares, na formao e ainda na vigncia dos contratos. Tm especial importncia nesta matria os seguintes aspectos: >Informao pr-contratual >Informao contratual >Clausulas contratuais gerais >Assistncia aps venda >Reteno gratuita de bens ou servios no solicitados >Mtodos de venda agressivos >Prticas comerciais desleais >Direito de retractao preveno e reparao dos danos patrimoniais ou no patrimoniais que resultem da ofensa de interesses ou direitos individuais homogneos, colectivos ou difusos; Aco inibitria de prticas ilegais ou lesivas - o direito de aco inibitria destinada a prevenir, corrigir ou fazer cessar prticas lesivas dos direitos do consumidor, acompanhada pela possibilidade de a sentena proferida em aco inibitria pode ser acompanhada de sano pecuniria compulsria. Este mecanismo est previsto, com as adaptaes e especialidades caractersticas de enquadramento jurdico nos seguintes regimes legais : >Lei >Clusulas >Acco de Defesa Contratuais do Consumidor; Gerais; Popular.

Aco compensatria de danos (Redress) Na Lei de Defesa do Consumidor - o consumidor tem direito indemnizao dos danos patrimoniais e no patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestaes de servios defeituosos; Tm legitimidade para intentar as aces: a) Os consumidores directamente lesados; b) Os consumidores e as associaes de consumidores ainda que no directamente lesados, nos termos da Lei n. 83/95, de 31 de Agosto; c) O Ministrio Pblico e a DGConsumidor, quando estejam em causa interesses individuais homogneos, colectivos ou difusos. Restantes casos Previstos na Lei de aco popular - Lei n. 83/95, de 31 de Agosto. proteco jurdica e a uma justia acessvel e pronta; Geral - Incumbe aos rgos e departamentos da Administrao Pblica promover a criao e apoiar centros de arbitragem com o objectivo de dirimir os conflitos de consumo. Especial - assegurado ao consumidor o direito iseno de preparos nos processos em que pretenda a proteco dos seus interesses ou direitos, a condenao por incumprimento do fornecedor de bens ou prestador de servios, ou a reparao de perdas e danos emergentes de factos ilcitos ou da responsabilidade objectiva definida nos termos da lei, desde que o valor da aco no exceda a alada do tribunal judicial de 1. instncia.

Os autores nos processos definidos na LDC ficam isentos do pagamento de custas em caso de procedncia parcial da respectiva aco. Em caso de decaimento total, o autor ou autores intervenientes sero condenados em montantes, a fixar pelo julgador, entre um dcimo e a totalidade das custas que normalmente seriam devidas, tendo em conta a sua situao econmica e a razo formal ou substantiva da improcedncia. participao, por via representativa, na definio legal ou administrativa dos seus direitos e interesses. Elenco dos direitos da associaes e regras gerais previstas em diplomas especficos, designadamente na prpria Lei de Defesa do Consumidor e na Lei n 23/96, relativa a servios pblicos essenciais. Por fim, a Lei assegura o carcter injuntivo dos direitos dos consumidores, isto , garante a sua prevalncia e indisponibilidade.

Вам также может понравиться