Вы находитесь на странице: 1из 27

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Aula 01 Ol!

! Como voc j deve saber, esta a aula que sustenta a base de sua discursiva nos concursos da FCC. muito importante que voc leia esta aula com cuidado e anote tudo o que considerar estrategicamente essencial para fazer o efeito desejado, de acordo com a sua caracterstica textual. H alunos, por exemplo, que tm mais dificuldades para levar ao texto mais informaes. Ou seja, so objetivos demais e precisam aprender a ganhar linhas. H outros que fazem justamente ao contrrio: escrevem muito e, com isso, no conseguem emitir informaes claras e objetivas. Na aula, o norte seguir o que sempre gerou resultados positivos nas provas da FCC e atualiz-los sobre as cobranas dos examinadores hoje. Sim, as cobranas mudam de perfil ano a ano. So sutilezas que definem os cinco pontos a mais que seu concorrente conseguiu e, talvez, voc, no. Ento, concentre-se nesta leitura, anote o que for significativo e j v esquematizando a estrutura dos sonhos para que a prova da FCC possa ser feita de maneira gil, porm segura.

TRADIO NA DISCURSIVA DA FCC ACERTAR OS SEGUINTES PONTOS 1 - Ser bem objetivo e apresentar solues logo no incio do texto muito importante. No retarde resposta alguma; seja bem objetivo! 2 - Escrever com clareza: evite brincar com o vocabulrio para no criar incoerncias entre a linguagem e seus argumentos. Quanto mais voc simplifica a linguagem, menos voc se arrisca. 3 - letra legvel: no importa se voc usa letra cursiva, letra de forma, se suas letras se misturam. O importante deixar os sinais grficos bem s claras e cuidar da aparncia das letras para evitar confuses. Os

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE examinadores da FCC no costumam se esforar para entender que seu A no um O. 4 - Alm da introduo e da concluso, no desenvolvimento prefira trabalhar com trs pargrafos argumentativos. Raramente algum consegue nota boa com dois ou com um pargrafo. 5 - Jamais escolha o meio termo quando houver uma polmica. Adote uma posio e a defenda com rigor e com comprovaes. 6 - Ttulo opo. A maioria das pessoas nem o empregam nas suas redaes. 7 - A folha definitiva costuma ser menor do que a folha de rascunho. quase imperceptvel, mas uma estratgia comum da banca para desespero dos candidatos que correm contra o tempo. Assim, para uma redao cujo mximo so trinta linhas, faa um rascunho com vinte e sete para que o contedo caiba na folha definitiva. AS COBRANAS ATUAIS DA FCC: O QUE 2012 RESERVA NAS AVALIAES. 1 - Seja bem objetivo e claro, ainda nas primeiras linhas da introduo. Quanto mais rpido voc se posicionar diante do tema, melhor. E isso deve ser feito j nas linhas 01 e 02. 2- No faa pargrafos com menos de quatro linhas, principalmente na introduo e na concluso. O ideal que eles meam entre 4 a 8 linhas. 3 - No se arrisque! Trabalhe com a estrutura padro: introduo + trs defesas (trs pargrafos) + concluso. 4 - Cuidado com a redao do A maisculo. Seja ele cursivo ou feito em letra de forma, use a forma maiscula correta. Assim, no use o a minsculo grandinho, para que ele possa simbolizar o maisculo.

Amanh...
5- no escreva menos de 26 linhas quando o mximo for 30. Nas ltimas correes, os examinadores valorizaram redaes que aproveitaram mais o papel.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE AS ESCOLHAS DE TEMAS DA FCC HOJE Retirando os cargos cujas discursivas se voltam para o desenvolvimento de respostas que atestam a habilidade dos candidatos para a confeco de textos pautados em conhecimentos especficos, as escolhas temticas da FCC, quando so pertinentes aos conhecimentos gerais, permeiam duas searas: 1 - De cunho filosfico: estimulam a formao do discurso analtico que avalia a conduta humana, nos tempos modernos, a mudana nos costumes, nas leis etc. 2 - De cunho atual: trata-se de temas mais fceis, mais objetos, que tendem a recortar acontecimentos bem recentes que foram notcias em diversas reas: as inovaes nas leis, a vida e as novas tecnologias, a crise econmica, o papel social da mulher, o poder e a corrupo, a sustentabilidade etc. A banca bem objetiva na oferta de temas: geralmente, h um pequeno texto-base, seguido de uma frase que ser o mote para a proposta temtica.

LEIA O TEMA CUIDADOSAMENTE! O fato de a FCC ser muito objetiva no quer dizer que seus temas no possam oferecer armadilhas. certo que estas no ocorrem sempre, mas vez ou outra surpreendem quem compreende erroneamente o que foi proposto. Para estender este cuidado, vou me valer de temas feitos pela FCC e at os elaborados por outras bancas, cujos enunciados tambm confundiram alguns redatores. Vejamos: h duas formas comuns para um concurso cobrar atualidades. Uma forma, a mais tradicional, compor um tema em frase ou expresso nica. Este tema pode ser precedido de um texto informativo. Mas, cuidado! Muita gente no prioriza o tema e fica, por isso, presa ao texto informativo. Veja o exemplo seguinte:

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE TEMA 01 No Brasil, trabalho infantil qualquer trabalho exercido por criana e adolescente com menos de 16 anos, exceto na condio de aprendiz, e proibido por lei. Os programas de aprendizagem, cujo objetivo facilitar a formao tcnico-profissional de adolescentes a partir dos 14 anos, devem atender a uma srie de condies especficas, de modo a garantir que esse trabalho no prejudique o cotidiano e a vida escolar do jovem. (Fundao Promenino) Considerando o texto acima como meramente motivador, disserte, de modo fundamentado e claro, sobre o seguinte tema: Formas degradantes de explorao da fora de trabalho no sculo XXI Observando bem a proposta acima, notamos que o texto informativo aborda o conceito de trabalho infantil e explica como esse trabalho pode ser feito de modo legalizado. Mas o tema no bem este! O tema pede formas degradantes de...trabalho. Veja que o tema est no plural formas, ou seja, se fizermos uma redao cuja abordagem seja o trabalho infantil, por certo, no teremos uma boa redao, pois nos centramos sobre uma nica forma de trabalho. Compreendeu? O texto, nesse caso, foi proposto para iludir o redator. Desatento, o redator vincula o trabalho degradante ideia nica de trabalho infantil. Nesse caso, ele abordar parcialmente o tema, j que explorou apenas uma forma de trabalho degradante. O que seria o correto? Abordar, pelo menos, duas formas de trabalho degradante. Assim, se temos duas formas, j estamos cumprindo o plural. Concorda comigo? Mas, voc j sabe que na FCC, como os examinadores gostam, melhor mesmo abordar TRS formas de trabalho degradante. Assim, no ficamos em dvida com a argumentao. Por exemplo: poderamos abordar o trabalho infantil sim. Quanto a isso, no haveria problemas; mas poderamos tambm abordar o trabalho anlogo ao escravo ou, simplesmente, o trabalho escravo. J teramos a o cumprimento mnimo do tema.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Ento, regra n1: no confunda texto informativo com tema! O tema a frase ou expresso que segue este texto. Vamos a mais um exemplo: Tema 02

Elabore um texto dissertativo, objetivo e fundamentando, inspirando-se na charge acima. D a seu texto o seguinte ttulo: Controle dos Poderes: abuso competncia ou necessidade democrtica? Lembro-me deste tema como se fosse hoje: muita reclamao de alunos que juraram ter elaborado uma boa redao. Mas no o fizeram. Por qu? O tema se volta para controle de poderes. Mas, como poca, ficou muito famosa a briga do CNJ, representada por Eliana Calmon, com alguns juzes, que queriam diminuir os poderes do Conselho, muita gente fez a redao, pensando no caso CNJ. Mas leia atentamente o tema... Ele fala alguma coisa especfica sobe o Conselho Nacional de Justia? No! Ele vai alm!

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Ora, como o CNJ um rgo de controle, ele poderia ser um dos exemplos da redao, mas no o motivo da redao inteira. Vamos a mais problemas referentes aos riscos de m leitura do tema...

Tema 03 - PRF/2009

Veja bem, a banca enrolou, contou uma histria, etc. e tal, mas o pedido ocorre mesmo a partir do grifo que expus no texto. Perceba que ali, no grifo, que aparece o verbo no imperativo (redija), solicitando o pedido temtico. Ento? Era para se fazer uma histria da vtima, em primeira pessoa? No!!! Mas, por que, Jnia, ele nos pede para ocuparmos o

posicionamento argumentativo da vtima? Por exemplo, voc contrata um advogado para falar por voc em juzo. Ele fala em primeira pessoa? bvio que no!

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Ele transforma os seus sentimentos, os seus desejos em um linguajar jurdico, ele contextualiza, a partir dos instrumentos de comunicao dele, seu ensejo. Compreende? Assim, o que os redatores daquele concurso deveriam ter feito abordar o Respeito s leis, como via de mo nica, a partir da linguagem e da modalidade do concurso, que, pelo enunciado, se v claramente que texto dissertativo. Viu? Ningum falou em narrao. O que deveria ter ocorrido seria o desenvolvimento de uma dissertao que defendesse o respeito s leis. Ora, no lugar de uma vtima de acidente, o que se faz defender o respeito s leis como nica sada para se evitar os excessos no trnsito. Concorda? Por exemplo, se o redator optasse por falar que no, h outras vias... para se conter a violncia no trnsito... ou no, nem sempre preciso obedecer s leis..., ele no se posicionaria no lugar da vtima para defender suas ideias. como aquele caso do advogado de que falei. O advogado dar vontade de seu cliente um linguajar jurdico, prprio para aquele mbito. Ele no ir incorporar a alma do cliente como numa sesso esprita e narrar tudo em primeira pessoa. Portanto, se voc no quer deslizar por esta falha, grife o pedido temtico. Assim, voc redigir exatamente sobre o que consta no imperativo: o respeito s leis como via de mo nica. Vamos a outro perigo temtico: Tema 04 - FCC/ TRF 5 R

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE

Quero que voc tenha muito cuidado na FCC, ao se posicionar. Quando a banca propuser duas opinies e pedir seu ponto de vista, JAMAIS concorde com as duas, mesmo que parcialmente. Escolha um caminho a seguir e o defenda eficazmente. Muita gente erra a escolha e faz um posicionamento neutro, porque no sabe a diferena entre as modalidades textuais seguintes: a dissertao expositiva e a dissertao argumentativa. um assunto srio, que despertou certa polmica na semana passada, por exemplo, a partir da divulgao das notas provisrias da redao pertinente ao concurso do ISS-BH. Vou contar o caso e entro no assunto. Como de praxe, logo que se divulgam os resultados provisrios de um concurso, minha caixa de e-mails enche. H quem venha agradecer, feliz, por ter passado no concurso e h quem venha pedir socorro, por conta de uma nota da qual discorda. A recebo mensagens de ex-alunos e de outros candidatos que seguem em busca de uma resposta para saber o porqu de uma reprovao indesejada. Bom, o tema da redao do ISS foi muito simples e posso resumilo da seguinte forma: Ambio: boa ou m? Era isso! Muita gente foi desclassificada. Por que isso aconteceu? A maioria dos redatores, como de costume, apostou no meio termo, ou seja, a ambio tem seu lado ruim, mas pode tambm ser benfica.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Pois bem, quem ficou em cima do muro errou. Perdeu nota em argumentao, no obstante o excelente texto que possa ter desenvolvido. A banca errou em sua avaliao? No! No enunciado do tema, havia o pedido para se desenvolver uma dissertao argumentativa (=opinativa) sobre o tema. Vejamos: o que argumentar? Argumentar tomar partido, defender uma tese, uma opinio. Se argumentar isso, ento, eu, como redatora, NO posso ficar em cima do muro. Se opto pelo meio termo, eu no argumento, mas apenas exponho conhecimento. Da haver outro tipo de dissertao: a expositiva ou informativa. Esta ocorre naquelas situaes em que o enunciado no quer saber minha OPINIO, meu POSICIONAMENTO, minha ARGUMENTAO. Na dissertao expositiva, sou livre para dissertar livremente sobre o caso apresentado. Posso apresentar um lado da moeda ou at mesmo os dois. Mas na dissertao ARGUMENTATIVA, maioria das escolhas das bancas, tenho de eleger um caminho e ser fiel a ele, em todo o texto. No posso em nenhum momento abrir possibilidades de o lado B ser verdadeiro, se quero defender, com eficcia, o lado A. Noutros tempos, na era colegial ou vestibular, muitos professores diziam o seguinte: escolha o meio termo, pois assim voc no ser radical em sua defesa... Alto l! Radicalismo outra coisa: defender o indefensvel. acreditar no lado A, sem ter como provar isso. A radicalismo, porque voc no convence. Agora, pensemos num exemplo corriqueiro: um advogado, ao defender seu cliente, cria a prova de que este , por exemplo, inocente. Imaginemos: pode este advogado assumir num s momento que ele poderia ser culpado? De modo algum!!!

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Ele inocente, por causa de X e Y. Ou seja, a tese esta e as provas esto sobre a mesa. Ento, cuidado com enunciados que querem a POSIO, a ARGUMENTAO, a DEFESA, a OPINIO de vocs. Escolham um lado da questo e defendam-no com rigor de provas cabveis e convincentes. Bom, vimos que s vezes o texto, a imagem, as frases podem servir de pretexto para que tenhamos nossa leitura desviada do tema. Mas, mais raramente, existem temas que podem, sim, se centrar sobre o texto informativo. No muito comum esta prtica. Mas, para no deixarmos nada passar em branco, vale analisar um caso desses: TEMA 05 - FCC Considere a situao abaixo descrita: Alguns funcionrios de uma empresa combinam almoar juntos. Sentamse mesa do restaurante, fazem seus pedidos e cada um tira seu celular do bolso ou da bolsa. Conversando ao celular, fazem sua rpida refeio, pagam estendendo o carto ao garom e lado a lado, ainda ao celular, retornam empresa. Essa situao pode ser vista, ou no, como emblemtica da vida contempornea. Redija um texto dissertativo acerca dessa questo. Veja que a frase em negrito que comanda a questo est vinculada, por meio do pronome demonstrativo essa, situao descrita no texto acima. Nesse caso, o texto vai alm do papel meramente informativo. Ele um dos componentes do tema, sobre o qual o redator ir se debruar para compor um texto dissertativo. Alis, mais adiante, vamos compreender exatamente o que um texto dissertativo, o que ser importante at para se compreender exatamente como desenvolver uma redao a partir desse tipo temtico. A concluso que se extrai desse trecho da aula a seguinte: s vamos aproveitar o texto informativo se o enunciado da questo nos pedir claramente para aproveit-lo. Por outro lado, a informao texto meramente motivador j deixa bastante claro que no podemos nos remeter situao textual. Nesse caso, nosso tema ser exposto, por exemplo, em forma de frase ou expresso que seguir o referido texto.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE COMO INTRODUZIR O ASSUNTO Afora do estudo de caso, que pede um resumo logo na entrada do texto, h formas diversificadas de o aluno compor uma introduo. Aqui no curso, como o ideal ser objetivo, vou mostrar uma que seria a mais eficaz: a introduo feita com o mximo de objetividade possvel. Para tal, cada introduo que eu mostrar aqui ser precedida de um tema. Vamos a elas! Tema 07 As manias feias do brasileiro so vistas por muitos sob ticas diversas. H quem diga que a malandragem, apoiada no intento de sempre levar vantagem, caracterstica de um povo que nasceu colonizado, explorado e formado por culturas tambm problemticas. Tambm h quem veja este aspecto da brasilidade como um efeito comum a qualquer homem, que em muito pouco ou em nada se deve a aspectos de colonizao ou de formao tnica. Tendo o texto acima como motivador, disserte, de modo fundamentado, dando sua opinio sobre o seguinte tema: A malandragem no tipicamente brasileira Introduo 01 fato que a malandragem no tipicamente brasileira. Ela faz parte da condio humana, no sendo, por isso, exclusiva de um povo. Aes que desobedecem moralidade e tica para que um leve alguma vantagem sobre os demais sempre existiram na histria da humanidade. Isso explica as guerras, os variados tipos de crime e a corrupo. Introduo 02 Cada povo tem sua caracterstica. Italianos so vistos como emotivos, os alemes, como frios e racionais. J para os brasileiros sobrou a malandragem. Esta caracterstica traz aspectos bons e ruins. Ora est para situaes em que o brasileiro fere o direito alheio, ora est para ocasies que a esperteza sinal de sobrevivncia num pas de contradies socioeconmicas.
Profa. Jnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE ***** Percebam que cada uma dessas introdues traz um ponto de vista sobre o fato de a malandragem ser tipicamente brasileira: o primeiro discorda do tema, e o segundo concorda com ele. No entanto, ambos tm um ponto em comum: so objetivos. O que comprova isso o fato de eles apresentarem ainda para as primeiras linhas do texto o termo central do tema - malandragem. Comparando os dois tipos de introduo, notamos que a primeira mais objetiva que a segunda. Naturalmente, por isso a primeira um tipo de introduo mais eficiente. Aqui chegamos ao ponto central do assunto: objetividade. Sempre que for introduzir um assunto, comece pelas palavras do prprio tema. Posicione-se com relao a ele, se houver um pedido de temtico para esse fim, exponha, mesmo que indiretamente, um claro ponto de vista, conforme fez nosso redator da introduo 01: fato que a malandragem no tipicamente brasileira. Depois estenda o assunto. Voc pode ganhar linhas na introduo, j que ela no pode se reduzir a duas ou trs linhas, com o adiantamento de parte do que ir desenvolver. Isso faz com que o texto apresente palavras que no sero vs. Assim, voc aproveita o texto mais objetivamente, sem sair do assunto em si. Alm desses fatores, bom cuidar do seguinte: Hoje, as bancas no aceitam introdues gerais: preciso ir direto ao ponto temtico. Portanto, nada de fazer um histrico sobre o tema a ser tratado pelo texto. A FCC no perdoa redaes com introduo que no seja objetivamente elaborada para atender o assunto principal. Introdues curtas ou longas tambm no so bem-vindas: procure montar pargrafos dosados, que ocupem entre 4 a 7 linhas, por exemplo. J falamos isso, mas repito, porque uma das falhas mais comuns em concurso. Comear o texto com perguntas: evite isso. Apesar de ser uma prtica comum nos vestibulares, a FCC no v com bons olhos a proposio ou a reiterao de perguntas.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Assim, quando for introduzir um texto, v diretamente ao tema, recuperando palavras-chaves do tema. Evite trabalhar com sinnimos ainda na abertura do texto. Vejamos parte a parte da introduo 01: fato que a malandragem no tipicamente brasileira. Posicionamento claro e objetividade quanto abordagem temtica. Ela faz parte da condio humana, no sendo, por isso, exclusiva de um povo. Perodo seguinte: explicao para o posicionamento inicial. Aes que desobedecem moralidade e tica para que um leve alguma vantagem sobre os demais sempre existiram na histria da humanidade. Extenso da explicao sobre o posicionamento. Isso explica as guerras, os variados tipos de crime e a corrupo. Concluso sobre as explicaes dadas anteriormente.

COMO DEFENDER UMA IDEIA Depois da introduo, viro elementos tpicos da defesa textual. Para fazer um bom desenvolvimento, o ideal que

esquematizemos as ideias de defesa e as provas para tal, antes mesmo de rascunhar o texto. Como ser feito isso? Devemos anotar em frases simples as ideias que empregaremos para defender nossa tese introdutria. Por exemplo: suponhamos que nos cobrem aquele tema sobre formas degradantes de trabalho. Assim, num cantinho da prova (no na folha definitiva), podemos anotar algumas sugestes de desenvolvimento: o trabalho infantil como forma de explorao da fora de trabalho.
Profa. Jnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE O trabalho anlogo condio de escravo que ainda existe no Brasil. A explorao da mo de obra feminina a que atribuda um salrio menor que o do homem, no desempenho da mesma funo. De posse dessas ideias, vamos acrescentar ao nosso esquema mecanismos de comprovao. O que so esses mecanismos de comprovao? Nos concursos, no podemos dissertar livremente sobre um assunto, a partir de nossas ideias, exclusivamente, pessoais.

importante que elas possam estar aliadas a uma fonte de comprovao. Esta pode ser executada a partir dos seguintes tipos argumentativos: Exemplos so estratgias excelentes de defesa. Mas

exemplificar significa citar um fato singular, ocorrido. O exemplo pode ser extrado da mdia escrita ou televisiva. Ele no pode ser uma suposio. Ele deve ter sido ou deve ser um acontecimento real. Ex.: O trabalho anlogo condio de escravo ainda existe no Brasil. Em So Paulo, em 2011 a fiscalizao encontrou pessoas, trabalhando em condies subumanas. Tais

trabalhadores costuravam por horas extenuantes peas de roupas para lojas de renome, como as do grupo Zara. Percebam que no grifo foi introduzido um exemplo, citado amplamente pela mdia. Com a exemplificao, o texto adquire um carter mais formal, mais cientfico.
Profa. Jnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Autoridade: este um tipo argumentativo bastante

empregado em redaes para concursos. Por autoridade, compreendem-se as leis ou aspectos de uma determinada legislao, referncias ao ponto de vista de especialistas ou de professores especialistas sobre o que tratado no texto. Ex.: H tambm no Brasil a explorao da mo de obra feminina a que atribuda um salrio menor que o do homem, no desempenho da mesma funo. Para a professora Dborah Paiva, especialista em Direito do Trabalhado, essa realidade est sendo transformada, pois cada vez mais o Estado tem criado mecanismos que garantem a igualdade entre homens e mulheres. Poderamos ter tambm o seguinte: H tambm no Brasil a explorao da mo de obra feminina a que atribuda um salrio menor que o do homem, no desempenho da mesma funo. Essa realidade est sendo transformada, pois a Constituio Federal, ao igualar homens e mulheres, tem servido de instrumento para que o Estado crie mecanismos que possibilitem o cumprimento dessa igualdade.

Veja que montei um exemplo originrio de uma autoridade pessoal e um exemplo originrio de uma autoridade legal. Na FCC, trabalhar com defesa baseada em autoridade faz muito bem redao. Muita gente se queixa de que no consegue comprovar ideias durante a prova. Mas, o mecanismo para isso muito simples. Veja quantas autoridades sobre, por exemplo, educao h no pas!
Profa. Jnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Poderamos nos referir ao Ministro da Educao, ao Secretrio da Educao do nosso estado; a um pedagogo importante, ao prefeito, ao governador e mesmo Presidente da Repblica, visto que todas essas autoridades tm alguma opinio manifestada sobre educao. E a voc talvez se pergunte: mas como vou lembrar algo que tenha sido dito por qualquer dessas autoridades sobre educao. Veja bem o seguinte: voc no vai copiar e colar algo que tais autoridades tenham dito. Voc ir compor com suas ideias algo que tenha pertinncia com a filosofia ou com o ponto de vista sobre a educao dessas autoridades. Por exemplo: ficaria estranho dizer que a Presidente da Repblica considere pertinente o fato de o homem ganhar mais que a mulher na sociedade atual. Mas, se voc diz que a Presidente da Repblica considera necessrio que mulheres e homens tenham seus vencimentos equiparados na sociedade atual, voc compe algo coerente com a posio pblica da Presidente Dilma. Prova concreta: este tipo de argumento requer pesquisa. Ele se baseia na apresentao de nmeros, resultados de pesquisa, de preferncia oficiais. Trata-se de uma forma argumentativa altamente eficaz, pois a informao mais precisa, mais concreta. A nica liberdade que o redator tem, ao optar por essa forma argumentativa, arredondar os nmeros, por meio de um cerca de, perto de, por exemplo. Ex.: O trabalho infantil uma das formas de explorao da fora de trabalho. Apesar de proibido por lei, estima-se que no Brasil cerca de 5 milhes de crianas e adolescentes estejam sendo exploradas como fora de trabalho.
Profa. Jnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Conforme expliquei, bom que voc use no seu texto algum mecanismo de comprovao. E acrescento que voc deve comprovar o mximo de ideias do desenvolvimento que puder. Assim, voc poder optar por exemplos, autoridades e provas. No importa de quais formas se valer para compor sua defesa. O importante que sua redao estar firmemente desenvolvida e muito bem argumentada. Mas, Jnia? E assuntos especficos? Se forem objeto de alguma proposta temtica, eles seguem essa mesma linha de defesa? Seguem sim! O que voc far ser empregar esses mecanismos de comprovao a cada resposta que der sobre determinado assunto. Por certo, diante de um tema que aborde, por exemplo, Direito Constitucional, ser comum o candidato recorrer s leis ou prpria Constituio Federal. Assim, para esse tipo temtico o argumento de autoridade o mais indicado. Ex.:
No caso em tela, no h que se discutir a competncia da Polcia Civil para realizar a ao. Mas, havendo necessidade de represso uniforme desses crimes, j que eles transpassam vrios entes federados, vlido esclarecer que poder o Departamento de Polcia Federal (DPF) investigar tais delitos. Essa competncia do DPF est claramente presente no art. 144 da Constituio Federal. Segundo a referida norma, alm de o DPF apurar crimes contra a Unio, caber ao Departamento tambm apurar prticas criminosas

interestaduais que exijam represso uniforme.

COMO CONCLUIR O TEXTO Num texto especialmente feito em concursos para a ocupao de vagas pblicas, a confeco da concluso deve levar em conta dois aspectos importantes: a confirmao do ponto de vista inicial (se este foi pedido pelo tema) e o resumo das ideias principais do texto.
Profa. Jnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE exatamente isso que deve haver numa concluso. bvio que voc possa pensar que o texto ficaria um tanto repetitivo. Mas h como contornar a cansativa repetio: para tal, basta apenas mudar as palavras, troc-las por sinnimos. Na concluso, essa prtica saudvel. Voc s no deve fazer isso na introduo, porque neste parte reside o resgate temtico. O que no pode haver numa concluso? Perguntas em aberto. Jamais! Subjetividade, ou seja, frases de efeito, ou frases que pendem para o emocional. Exemplo: Portanto, para se alcanar a to sonhada paz, ser preciso... O termo a to sonhada imprprio para a concluso, porque remete ao emocional, ao potico. O certo usar a formalidade e a simplificada que cabe a este tipo textual: Portanto, para se alcanar a paz, ser preciso... ***** Na aula 02, voc ir notar como tudo o que explicamos aqui funciona em textos inteiros. Ser uma aula que conter praticamente o mapa do desenvolvimento textual. Por isso, deve ser estudada com carinho! Bom, agora ns vamos abordar os aspectos gramaticais mais importantes para a composio textual. bom voc compreenda que alguns aspectos mencionados aqui so pertinentes ao texto, ou seja, no contexto as palavras ganham outra dimenso e importncia. Por isso, determinadas regras que so vistas em cursos de portugus para a prova objetiva, aqui podem ser propostas tambm no plano estilstico, ou seja, no plano das escolhas acerca do que seria melhor para o tipo de texto que vamos desenvolver. GRAMATICALIDADE TEXTUAL Aqui, minha meta no lecionar gramtica como fao nos cursos em que trabalho com portugus para a prova objetiva.
Profa. Jnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE A gramtica aqui tem a funo precpua de ter suas regras contextualizadas e adaptadas para a exigncia de cada banca examinadora. No quero com isso dizer que existe uma gramtica para A ou B. Mas fato que examinadores da FCC, por exemplo, tm suas manias, enxergam mais determinados erros cometidos numa rea do portugus. J examinadores do Cespe so versados, por exemplo, em verificar a coeso entre as partes textuais, por isso valorizam tanto o uso de conectores e outros nexos frasais. Assim, o que vamos estudar aqui so aquelas falhas comuns, que alunos da seara dos tribunais sempre cometem e que, por essa razo, tornam suas falhas presas comuns para o olhar hbil dos examinadores da FCC. Os Aspectos Formais

1 - Letra: precisa ser legvel. No importa se cursiva, se escrita em forma ou se vocs misturam letras. Elas precisam ser legveis. 2 - acentos e demais sinais grficos: tambm devem ser todos muito claros. Assim, desenhe a vrgula com correo e os acentos tambm. No deixe dvidas quanto ao emprego dos sinais grficos. 3- rasura: basta riscar a palavra incorreta e redigir em seguida sua grafia correta. 4 - diviso silbica: se for dividir slabas, use hfen. A gente no usa underline (trao abaixo da slaba) no portugus. muito importante evitar a cacofonia: aquela diviso silbica que gera uma leitura desagradvel ou que induz o leitor a compreender um significado prvio, diferente do que se quer escrever ao final. Exemplo: Cu-

riosidade. a. Tambm no deixe sobrar apenas uma vogal na diviso. a-

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE manhece.

5 letra maiscula: no usamos letra maiscula aps dois pontos ou aps ponto e vrgula, ressalvados os casos em que o nome for prprio. Cargos e rgos especificados so grafados com maisculas: Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal de Contas da Unio, Presidente Dilma Rousself etc. Siglas so grafadas com todas as letras maisculas e sem pontinhos entre elas: TST, TRE, ONU etc. Acrnimos (siglas que viraram palavras) so grafados apenas com inicial maiscula: Petrobras, Mdic, Ibama, Cemig etc. J que falamos em siglas, evite us-las sem, num primeiro uso, acompanh-las do nome extensivo. A melhor forma de empregar siglas a seguinte: Tribunal Superior do Trabalho (TST) Depois desse acompanhamento, usa-se normalmente a sigla, ao longo do texto.

Os Aspectos Gramaticais

Aqui est o maior nmero de erros gramaticais facilmente cometidos em prova: Concordncia Verbal SUJEITO DISTANTE DO VERBO Prefira fazer frases curtas, que ocupem no mximo apenas trs linhas. Isso ajudar voc a perder a relao sujeito e verbo. Exemplo: a) O desfrute dos amigos e da famlia, na sociedade contempornea, coisa rara hoje.

Perceba que o ncleo desfrute, mas, sem querer, envolvidos pela conjuno aditiva E, poderemos no distrair e levar o verbo para o plural.

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE VERBOS TER E VIR O plural desses verbos sempre confunde os redatores. Sua forma de expresso correta Eles tm/eles vm

VERBOS IMPESSOAIS Se forem usar o verbo HAVER ou FAZER, indicando tempo decorrido ou fenmeno natural, usem-nos no singular. Exemplos: Faz anos que o pas deixou de investir com seriedade em educao. A reforma do Estado comeou h alguns anos. Vale uma observao: se empregarem o verbo HAVER no sentido acima, vocs devem tomar o devido cuidado para no empregarem a forma redundante atrs. Esse advrbio s pode ser empregado, quando no h o verbo haver. O verbo TRATAR-SE outro impessoal que deve ser empregado apenas no singular. Mas, como se trata de um verbo que induz vocs a erro, recomendo usar sinnimos dele. Assim, usem CONSISTE, SIGNIFICA, etc. Mas no usem trata-se.

Verbos pronominais So aqueles verbos que possuem partcula SE. Numa dissertao, a gente usa muito tais formas verbais. Sendo assim, preciso ter cuidado com a concordncia. Portanto, um teste simples ajudar a perceber se a aplicao do verbo foi correta: vale tentar reescrever a frase. Se for possvel, estabeleceremos a concordncia. Se no o for, o verbo dever obrigatoriamente ficar no singular. Exemplos: Constroem-se prdios de luxo na capital

= Prdios de luxo so construdos (apareceu o plural!)


Profa. Jnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Portanto, a frase original estava correta (constroem-se)

Vive-se bem nas urbes pequenas.

Nesse caso, a gente no consegue reescrever a frase. O verbo, ento, ficar no singular.

Concordncia nominal Alguns casos de concordncia nominal, situao em que, geralmente, o adjetivo concorda com o substantivo da frase, geram dvidas. Vamos a eles:

bom, necessrio, proibido, etc. Tais expresses estabelecero concordncia, se o substantivo vier precedido de artigo. Do contrrio, permanecero invariveis. Exemplos: a. necessrio crase neste a. b. necessria a crase neste a.

Caso 2 alerta Alerta advrbio; por isso, dever ser empregado sempre no singular. Exemplo: os candidatos devem estar alerta para a mudana da data da prova.

Caso 3 milhar Milhar e milho so expresses masculinas. Assim, dizemos alguns milhares de mulheres protestaram.

Regncia verbal Vez ou outra ocorre de o candidato ter dvidas quanto ao emprego da preposio para alguns verbos.
Profa. Jnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Nas redaes para concursos, os verbos que geram tal dvida so praticamente estes: assistir, visar, lembrar, implicar, acarretar. Assistir Quando tal verbo traz o sentido de ver, presenciar, ele dever ser empregado com preposio a. Ex.: assiste-se hoje a manifestaes contra o governo. Visar Com o sentido de desejar, almejar, o verbo visar solicita preposio: A Polcia visa contratao de novos agentes. Mas, se for seguido de outro verbo, o verbo visar poder dispensar a preposio: A Polcia visa contratar novos agentes.

Lembrar/esquecer sem o pronome, tais verbos no recebem preposio. Exemplo: lembramos a regra durante a prova. Com o pronome, tais verbos exigiro preposio. Exemplo: lembramo-nos da regra durante a prova.

Implicar/acarretar o verbo acarretar nunca dever ser seguido de preposio. E o verbo implicar, quando indica o mesmo sentido de acarretar, tambm no poder vir preposicionado. Exemplo: as leis acarretam segurana social./as leis implicam segurana social. Numa boa, recomendo usar um sinnimo no lugar de implicar e acarretar. Se sentirem insegurana quanto regncia desses verbos, use o verbo GERAR ou RESULTAR, pois a regncia sempre mais simples e mais popular do que a dos demais verbos.

Emprego da Crase

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Aqui vamos fazer uma pequena reviso sobre o uso da crase, o que comum tanto para provas objetivas quanto para provas discursivas: casos de ocorrncia da crase Como a crase , na maioria dos casos, fruto de uma relao de regncia. O primeiro que devemos fazer observar se h algum nome, exigindo a preposio A. Em seguida, devemos observar a possibilidade de existir outro A, ao qual a preposio A ir se fundir, para formar o que chamamos crase. Exemplos: a. No combate prtica de crimes... (o combate A + A (artigo def. feminino) b. ...destinado quele mesmo padro. (destinado A + A do pronome AQUELE) Casos em que no deve haver crase Vale lembrar que no se usa crase nos seguintes casos: a. Antes de verbo: a partir de hoje,... b. Antes de masculino: a prazo, a despeito de, ... c. Entre palavras repetidas: dia a dia, cara a cara, ponta a ponta,... d. Antes de artigo indefinido: refere-se a uma lei... e. Antes de pronomes indefinidos: cada, toda, nenhuma, alguma, certas, qualquer etc. f. Antes de pronomes em geral: esta, essa, ela, V. Exa., etc.

Casos em que a crase possui emprego facultativo Antes de possessivos femininos no singular: refere-se a sua ideia = refere-se sua ideia. Se a palavra feminina estiver no plural, haver crase somente se antes dela vier o artigo definido tambm no plural. Exemplo: refere-se a leis federais/refere-se s leis federais. Reiterando: cuidado com UMA, TODA, CADA, ESTA, ESSA. Tais formas no recebem crase!

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Emprego de pronomes

a. O pronome ONDE empregado apenas para referncia a lugar. Sendo assim, como seu uso restrito, recomendo um sinnimo seguro: EM QUE. b. MESMO: no use o mesmo, a mesma. jargo!!! Usem ELE, ELA, ESTE, ESTA.

Colocao de pronomes oblquos tonos

a. Quando antes do verbo houver outro pronome, advrbio ou conjuno subordinativa, antecipe o oblquo para que ele possa estar em posio de prclise. Exemplos: Estes se dividem em dois grupos. No se deixou abater pelas denncias. Certamente se comprometeria... Embora se opusesse ao grupo,... b. No use pronome oblquo tono aps qualquer futuro ou no incio de frases. Exemplos: Conquistaria-se o poder...(errado) Assim, se manifestando....(errado)

Correto: conquistar-se-ia o poder... / Assim, manifestando-se...

Pontuao Faa frases curtas. Isso ajuda voc a no gastar vrgula em vo. Sempre que aplicar a vrgula, ressalvados os casos a seguir, faa o seguinte teste: leia frase e pare na vrgula. Se o que leu possuir sentido, a vrgula est correta. Se interromper o sentido, vrgula errada.

Agora, legal empregar vrgula depois de expresses adverbiais, tais como as seguintes: Alm disso, ...; Portanto (e outras conclusivas),...; No entanto,...Sendo assim,...

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Se empregar a expresso POR EXEMPLO, use uma vrgula antes e depois dessa expresso. Jamais use o sinal de dois pontos, sem antes empregar um pronome catafrico, ou seja, um pronome que anuncie a enumerao ou explicao. Exemplos: ...como o seguinte:... ou ...como estas:... Agora, jamais use ponto final antes de POIS e de GERNDIO, principalmente quando o gerndio estiver continuando a frase.

Os Aspectos Textuais

Agora vamos abordar um conjunto de erros gramaticais que podem at alterar o sentido do que o candidato previa para o texto. Para este ltimo aspecto, vale manter o gs e centrar-se nos estudos:

As conjunes

Causais: na medida em que e porquanto so conjunes com o valor de PORQUE. O problema que muita gente se equivoca com a grafia delas. Assim, recomendamos que voc use os bons e velhos porque, pois, j que. a. Concessivas: posto que concessiva. Jamais use posto que para dar sentido de porque!!! b. Finais: para e a fim de (que) so as duas, praticamente, nicas conjunes finais. O cuidado est no uso da final a fim de que, cuja grafia correta essa, em que o a fica separado do fim. c. Adversativas (mas, porm, no entanto, entretanto, contudo, todavia): no h problemas srios com o uso de adversativas. No entanto, bom usar vrgula depois delas! d. Usem conjunes conclusivas para finalizar a redao! Essas conjunes deixam bem claro para o examinador que seu texto entrou na reta final. So conclusivas as seguintes conjunes: portanto, conseguinte, logo, por isso etc. Usem vrgula depois delas, ok. por

Diante do exposto tpico de texto narrativo. Essa expresso deve ser evitada nas dissertaes!

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

DISCURSIVA PARA O TST DISCURSIVA I PROFA. JNIA ANDRADE Pronomes anafricos

Assunto de extrema importncia! Sempre que forem se remeter frase (ideia anterior), usem as formas pronominais esse, essa, isso, fazendo-se a devida concordncia. Exemplo: interrupo. houve crticas ao programa social. Isso gerou sua

Por outro lado, se forem fazer referncia a nome isolado, usem este, esta. Exemplo: houver crticas ao programa social. Este no atendia efetivamente as camadas mais pobres.

Vocabulrio

Pessoal, evitem usar estes termos, porque vocs podem cometer erros, por desconhecimento ou por desateno: onde, o mesmo, tratar-se, carta magna, dentre, posto que, diante do exposto, acima, abaixo, mister, hodiernamente. Se forem usar termos latinos ou estrangeiros, usem aspas.

Bom, com isso, vimos os aspectos principais da microestrutura. Nosso trabalho agora ser aplicar os conhecimentos na redao. Abrao a todos e at mais! Jnia Andrade

Profa. Jnia Andrade

www.pontodosconcursos.com.br

Вам также может понравиться