Вы находитесь на странице: 1из 14

04/12/2013

Propriedades eletrolticas
Substncia solvel: se dissolve em grande quantidade em determinado solvente Substncia insolvel: normalmente no dissolve mais que 0,01mol/L As solues aquosas - tm o potencial de conduzir eletricidade. A habilidade da soluo em ser um bom condutor depende do seu nmero de ons. Uma substncia que se dissolve para dar uma soluo que conduz eletricidade chamada eletrlito. Um no eletrlito se dissolve para dar uma soluo que no conduz eletricidade Um eletrlito forte uma substncia que forma uma soluo em que o soluto est presente quase totalmente como ons. Um eletrlito fraco forma uma soluo em que o soluto se ioniza incompletamente.

04/12/2013

Compostos inicos em gua


Os ons se dissociam em gua. Em soluo, cada on rodeado por molculas de gua. O transporte de ons atravs da soluo provoca o fluxo de corrente.

Compostos moleculares em gua


Compostos moleculares em gua, por exemplo, o CH3OH, no formam ons. Se no existem ons em soluo, no existe nada para transportar a carga eltrica.

04/12/2013

Eletrlitos fortes e fracos


Eletrlitos fortes: ionizam-se completamente em soluo. Por exemplo:

HCl(aq)

H+(aq) + Cl-(aq)

Eletrlitos fracos: produzem uma pequena concentrao de ons quando se ionizam. Esses ons existem em equilbrio com a substncia no-ionizada. Por exemplo:

HC2H3O2(aq)

H+(aq) + C2H3O2-(aq)

Reaes de precipitao
Quando duas solues so misturadas e um slido formado, o slido chamado de um precipitado.

AgNO3a(aq) + NaCl(aq) AgCl (s)+ NaNO3(aq) Pb(NO3)2 (aq) + KI(aq) PbI2(s) + KNO3(aq)
6

04/12/2013

Reaes de dupla troca (metteses)


As reaes de mettese envolvem a troca de ons em soluo: AX + BY AY + BX. As reaes de mettese levaro a uma alterao na soluo se um dos trs eventos abaixo acontecer: forma-se um slido insolvel (precipitado), formam-se eletrlitos fracos ou no-eletrlitos ou forma-se um gs insolvel.

04/12/2013

Equaes inicas
Equao molecular: todas as espcies so listadas como molculas: HCl(aq) + NaOH(aq) H2O(l) + NaCl(aq) Equao inica completa: lista todos os ons: H+(aq) + Cl-(aq) + Na+(aq) + OH-(aq) H2O(l) + Na+(aq) + Cl-(aq) Equao inica simplificada: lista somente ons nicos (omite espectadores): H+(aq) + OH-(aq) H2O(l)

Equao molecular: Pb(NO3)2(aq)+ 2KI(aq) PBI2(s) + 2KNO3(aq) Equao inica: Pb2+(aq) + 2NO3- (aq)+ 2K+(aq) + 2I-(aq) PbI2(s) + 2K+(aq) +2NO3-(aq) Equao inica simplificada: Pb2+(aq) + 2I-(aq) PbI2(s)

10

04/12/2013

Reaes cido-base
cidos
Ionizao = uma substncia neutra forma ons em soluo. cido = substncias que se ionizam para formar H+ em soluo (por exemplo, HCl, HNO3, CH3CO2H, limo, lima, vitamina C). cidos com um prton cido so chamados monoprticos (por exemplo, HCl). cidos com dois prtons cidos so chamados diprticos (por exemplo, H2SO4). cidos com muitos prtons cidos so chamados poliprticos.

11

Bases
Bases = substncias que reagem com os ons H+ formados por cidos (por exemplo, NH3, Drano, Leite de Magnsia).

12

04/12/2013

cidos e bases fortes e fracos


cidos e bases fortes so eletrlitos fortes. Eles esto completamente ionizados em soluo. cidos e bases fracas so eletrlitos fracos. Eles esto parcialmente ionizados em soluo.

13

Identificando eletrlitos fortes e fracos


Inico e solvel em gua = eletrlito forte . Solvel em gua e no-inico, mas um cido (ou base) forte = eletrlito forte. Solvel em gua e no-inico, e um cido ou uma base fraca = eletrlito fraco. Caso contrrio, o composto provavelmente um no-eletrlito.

14

04/12/2013

Identificando eletrlitos fortes e fracos

15

16

04/12/2013

Reaes de neutralizao e sais


A neutralizao ocorre quando uma soluo de um cido e a de uma base so misturadas: HCl(aq) + NaOH(aq) H2O(l) + NaCl(aq) Observe que forma-se um sal (NaCl) e gua. Sal = composto inico cujo ction vem de uma base e o nion de um cido.

17

Reaes cido-base com formao de gs


Os ons sulfeto e carbonato podem reagir com H+ de uma maneira similar ao OH 2HCl(aq) + Na2S(aq) H2S(g) + 2NaCl(aq) 2H+(aq) + S2-(aq) H2S(g) HCl(aq) + NaHCO3(aq) NaCl(aq) + H2O(l) + CO2(g) Os dois reagem com cidos e formam gases com baixa solubilidade em gua

18

04/12/2013

Reaes de oxirreduo
Oxidao e reduo
Quando um metal sofre corroso, ele perde eltrons e forma ctions: Ca(s) +2H+(aq) Ca2+(aq) + H2(g) Oxidado: o tomo, a molcula ou o on torna-se mais carregado positivamente. A oxidao a perda de eltrons. Reduzido: o tomo, a molcula ou o on torna-se menos carregado positivamente. Reduo o ganho de eltrons.
19

Oxidao e reduo

Captulo 03

20

10

04/12/2013

Nmeros de oxidao
O nmero de oxidao para um on: a carga no on. O nmero de oxidao para um tomo: a carga hipottica que um tomo teria se fosse um on. Os nmeros de oxidao so determinados por uma srie de regras: 1. Se o tomo estiver em sua forma elementar, o nmero de oxidao zero. Por exemplo, Cl2, H2, P4. 2. Para um on monoatmico, a carga no on o estado de oxidao.

21

Nmeros de oxidao
1. Os no-metais normalmente tm nmeros de oxidao negativos: a) O nmero de oxidao do O geralmente 2. O on perxido, O22-, tem oxignio com um nmero de oxidao de 1. b) O nmero de oxidao do H +1 quando ligado a nometais e 1 quando ligado a metais. c) O nmero de oxidao do F 1. 2. A soma dos nmeros de oxidao para o tomo a carga na molcula (zero para uma molcula neutra).

22

11

04/12/2013

Oxidao de metais por cidos e sais A + BX AX + B


Os metais so oxidados por cidos para formarem sais: Mg(s) +2HCl(aq) MgCl2(aq) + H2(g) Durante a reao, 2H+(aq) reduzido para H2(g). Os metais tambm podem ser oxidados por outros sais: Fe(s) +Ni2+(aq) Fe2+(aq) + Ni(s) Observe que o Fe oxidado para Fe2+ e o Ni2+ reduzido para Ni.

23

Srie de atividade
Alguns metais so facilmente oxidados; outros, no. Srie de atividade: uma lista de metais organizados em ordem decrescente pela facilidade de oxidao. Quanto mais no topo da tabela estiver o metal, mais ativo ele . Qualquer metal pode ser oxidado pelos ons dos elementos abaixo dele.

24

12

04/12/2013

2005 by Pearson Education

Captulo 03

25

Li,K,Rb, Cs,Ba,Sr,Ca,Na,Mg,Al,Mn,Zn,Fe,Co,Ni,Pb,H,Cu,Ag,Pd,Pt,Au

Maior reatividade, Menor nobreza

26

13

04/12/2013

Exemplo 1: Determine qual precipitado se forma quando as solues de BaCl2 e K2SO4 so misturadas. Escreva a equao qumica balanceada para a equao. Exemplo 2: Escreva a equao qumica completa balanceada para a reao entre solues aquosas de cido actico (HC2H3O2) e hidrxido de brio (Ba(OH)2). Escreva a equao inica simplificada Exemplo 3: Determine o estado de oxidao do enxofre em cada um dos compostos: H2S, S8, SCl2, Na2SO3, SO42-.

27

Exemplo4 Exemplo4: Escreva a equao molecular e a equao inica simplificada para a reao de alumnio (Al) com cido bromdrico (HBr).

Exemplo5 Exemplo5: Uma soluo de cloreto de ferro(II) oxidar o magnsio metlico? Se a reao ocorrer, escreva a equao molecular e a equao inica simplificada, ambas balanceadas, para a reao.

28

14

Вам также может понравиться