Вы находитесь на странице: 1из 11

Instituto Brasileiro do Concreto

Patologia das Argamassas de Revestimento


Helena Carasek
Doutora em Engenharia, Programa de Ps-Graduao em Geotecnia e Construo Civil PPG-GECON Universidade Federal de Gois e-mail: hcarasek@eec.ufg.br

A deteriorao prematura dos revestimentos de argamassa decorrente de diferentes formas de ataque, as quais podem ser classificadas em fsicas, mecnicas, qumicas e biolgicas. No entanto, essa distino entre os processos meramente didtica, pois, na prtica, os fenmenos freqentemente se sobrepem, sendo, portanto, necessrio considerar tambm as suas interaes. Alm disso, geralmente, os problemas nos revestimentos se manifestam atravs de efeitos fsicos nocivos, tais como, desagregao, descolamento, vesculas, fissurao e aumento da porosidade e permeabilidade. A Figura 1 apresenta uma classificao dos processos de deteriorao dos revestimentos de argamassa, apresentando exemplos de causas tpicas associadas a eles.

DETERIORAO DOS REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

PROCESSOS

FSICOMECNICOS Ex.: retrao plstica devido rpida evaporao de gua, levando fissurao; movimentao da base (alvenaria/estrutura) causando fissurao do revestimento; movimentaes de origem higrotrmica podendo levar fissurao, desagregao e descolamento dos revestimentos.

QUMICOS

BIOLGICOS

Ex.: hidratao retardada do xido de magnsio da cal levando empolamento e desagregao do revestimento; oxidao de impureza presente na areia (pirita) levando formao de vesculas, manchamento e fissurao.

Ex.: crescimento de microorganismos (fungo e bolor) produzindo manchamento e desagregao devido produo de cidos orgnicos que atacam os aglomerantes (este problema caracterstico de reas midas).

Figura 1 - Processos de deteriorao dos revestimentos de argamassa.


Livro Materiais de Construo Civil 1

Instituto Brasileiro do Concreto

Uma outra forma de classificao dos problemas refere-se origem da fonte causadora. Assim, a deteriorao das argamassas tanto pode ser originada por fatores externos ao revestimento como por causas internas prpria argamassa. Nessa linha, podem ser citados como fatores que interferem na durabilidade dos revestimentos de argamassa: a qualidade dos materiais constituintes da argamassa; a composio (ou trao) da argamassa; os processos de execuo; os fatores externos (p.ex. exposio s intempries, poluio atmosfrica, umidade de infiltrao, etc.). Todos esses fatores so muito importantes e, muitas vezes, se no quase sempre, as causas de deteriorao so provenientes da associao de mais de um fator. Apesar de todos estes fatores serem importantes, este captulo tem como objetivo discutir mais detalhadamente a influncia dos materiais na durabilidade dos revestimentos de argamassa 1 . Assim, a seguir, sero abordados os aspectos ligados influncia dos materiais constituintes das argamassas de emboo ou camada nica: cimento, cal, agregados, adies, aditivos e gua, na durabilidade dos revestimentos. 1. Cimento O cimento Portland um material industrializado, com um bom controle de qualidade, o que o torna, geralmente, pouco responsvel pelas manifestaes patolgicas observadas nos revestimentos de argamassa. Algumas vezes problemas nos revestimentos atribudos ao cimento, na realidade so provenientes do trao adotado e no da baixa qualidade dos materiais. Por exemplo, um trao muito rico em cimento pode levar a uma alta rigidez, retrao, fissurao e descolamento do revestimento; ou, por outro lado, um trao muito pobre, desagregao do revestimento. Em princpio, qualquer cimento pode ser empregado no preparo de argamassas para revestimento (emboos ou revestimentos de camada nica), tendo-se apenas ateno com a sua finura. Cimentos muito finos podem produzir maior retrao plstica levando formao de fissuras com configurao em mapa (como ilustrado na Figura 2), as quais permitem a entrada de gua, comprometendo totalmente a durabilidade dos revestimentos. Nesse sentido, deve-se ter cuidado especial com o cimento CP V ARI, que devido sua elevada rea especfica possui alta velocidade de hidratao e maior retrao inicial do que os demais tipos de cimento, geralmente resultando em fissurao do revestimento nas primeiras idades. Igualmente os cimentos de maior classe de resistncia (40 MPa) devem ser empregados com cautela, uma vez que tambm so mais finos do que os das classes mais baixas (25 e 32 MPa).
1

importante lembrar que grande parte dos aspectos abordados a seguir serve tambm para a compreenso das manifestaes patolgicas que ocorrem com outras argamassas aplicadas, por exemplo as juntas de assentamento e contrapiso.

Livro Materiais de Construo Civil

Instituto Brasileiro do Concreto

Figura 2 Revestimento apresentando fissurao em mapa, tpica de argamassas com alta retrao, fissuras estas que posteriormente tornam-se pontos de movimentao devido s aes trmicas e higroscpicas sobre os revestimentos.

Outra manifestao patolgica que pode ser atribuda ao cimento, porm de menor incidncia, a formao de eflorescncias, conforme ser melhor discutido no item 7. Cimentos com elevados teores de lcalis (Na2O e K2O) podem ser responsveis por eflorescncias nas argamassas. Durante a hidratao do cimento, esses xidos, transformam-se em hidrxidos e, em contato com o CO2 da atmosfera, transformam-se em carbonatos de sdio e potssio, altamente solveis em gua. 2. Cal Diferentemente do cimento, apesar de no Brasil serem produzidas cales de tima qualidade, ainda existem tambm muitos produtos de baixa qualidade sendo comercializados como cal hidratada. Desta forma, deve ser tomado cuidado para no se adquirir uma cal inadequada 2 que um produto de origem duvidosa, normalmente resultado de um processo de fabricao com baixo controle de produo, ou mesmo de uma mistura rudimentar de cal com outros materiais. O principal problema observado com a cal hidratada a presena de xidos no hidratados em teor excessivo (ver Quadro 1). Nesses casos, esses xidos podem reagir com a umidade aps a aplicao e endurecimento da argamassa. A reao de hidratao expansiva, levando a um aumento de volume do material de 100% para o CaO e de 110% para o MgO. Assim, quando ocorre a hidratao retardada, no existe espao para os produtos formados levando deteriorao dos revestimentos. Quando o problema ocorre com o xido de clcio, que se apresenta na forma de gros grossos, a conseqncia observada a formao de vesculas, que nada mais so do que pequenos pontos do revestimento que inchando progressivamente acabam por destacar a pintura (CINCOTTO, 1983). Por outro lado, quando se trata da hidratao retardada do xido de magnsio, presente na cal do tipo magnesiana ou dolomtica, esta reao bem mais lenta e ocorre simultaneamente carbonatao do Ca(OH)2, nessa situao, o principal problema observado na atualidade a desagregao do emboo ou mesmo, no caso de revestimentos cermicos, o destacamento das peas cermicas, com ruptura no interior da camada de emboo (CINCOTTO, 1976; CARASEK, CASCUDO, 1999).
2

A Associao Brasileira dos Produtores de Cal (ABPC) mantm, desde 1995, o Programa da Qualidade da Cal Hidratada para a Construo Civil, que monitora a qualidade das marcas de cal existentes no mercado, sendo fornecidos relatrios, a cada trs meses, para o Ministrio das Cidades, que gerencia o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H). Os resultados destes relatrios podem ser obtidos em: www.abpc.org.br.
3

Livro Materiais de Construo Civil

Instituto Brasileiro do Concreto

Quadro 1 - Manifestaes patolgicas nos revestimentos de argamassa provenientes da hidratao retardada dos xidos de clcio e magnsio. Hidratao retardada do Manifestao patolgica observada Perodo mdio de aparecimento dos problemas Ilustrao

xido de clcio

Vesculas de interior branco

Nos primeiros meses aps a aplicao da argamassa

Fotos de Priori Jr. et al. (2006)

xido de magnsio

Desagregao de emboos/camada nica Empolamento da camada de reboco (casos antigos)

Aps vrios meses ou at anos

3. Agregados Tambm os agregados devem ser escolhidos com cuidado, pois eles representam cerca de 60 a 80% do consumo dos materiais da argamassa pronta, resultando em significativa influncia no seu comportamento no estado fresco, bem como no desempenho do revestimento. Geralmente o agregado empregado para argamassas de revestimento a areia natural constituda essencialmente de quartzo e extrada de leitos de rios e cavas. Alternativamente tm sido empregadas tambm areias artificiais obtidas pela britagem das rochas, principalmente o calcrio e o dolomito, constitudas, neste caso, por carbonatos de clcio e magnsio. As areias, por vezes escolhidas pelo construtor apenas em funo do custo e do acabamento desejado para o revestimento (por exemplo, so empregadas areias mais finas para obteno de uma textura menos rugosa o que leva a uma economia de massa corrida quando da execuo da pintura), podem ser uma sria fonte de manifestaes patolgicas. Os problemas dos revestimentos atribudos s areias podem ser separados em dois grupos:
Livro Materiais de Construo Civil 4

Instituto Brasileiro do Concreto

relacionados composio qumica e mineralgica, sendo de grande importncia a presena de impurezas; e relacionados granulometria, devendo ser considerada a distribuio granulomtrica, alm do teor e da natureza dos materiais pulverulentos. Com relao ao primeiro grupo, as areias devero ser isentas, ou possuir um teor inexpressivo, de torres de argila, carvo, matria orgnica, pirita, concrees ferruginosas, sais solveis, mica e argilominerais 3 . Os Quadros 2 e 3 resumem os principais problemas oriundos da presena dessas impurezas no agregado. Salienta-se que grande parte das impurezas das areias pode ser eliminada com a sua lavagem e o seu peneiramento e que a freqncia dos problemas no revestimento proporcional ao teor dessas impurezas. Ainda quanto composio mineralgica do agregado, deve-se ter ateno quanto reatividade das areias, evitando assim, a deteriorao dos revestimentos pela reao lcali-agregado (RAA). A RAA uma reao lenta e complexa que ocorre entre os lcalis (Na2O e K2O), provenientes do cimento ou de fontes externas, e algumas fases mineralgicas reativas da areia 4 . Esta reao, em condies favorveis, principalmente de umidade, gera expanses que podem comprometer a durabilidade dos revestimentos de argamassa devido sua fissurao e desagregao. Apesar de j bem conhecida na tecnologia do concreto, at o momento no se tem registro de caso diagnosticado em revestimento de argamassa no Brasil, sendo conhecidos alguns casos relatados apenas no exterior.
3

Salienta-se que o efeito dos argilominerais ser discutido no prximo subitem, adies, pois so um dos principais constituintes do saibro. 4 Exemplos de fases mineralgicas reativas: opala, calcednia, cristobalita, quartzo deformado, clorofeta, vidro, etc.

Livro Materiais de Construo Civil

Instituto Brasileiro do Concreto

Quadro 2 Principais impurezas das areias e suas conseqncias nas argamassas e revestimentos. Impureza presente Manifestao patolgica produzida no agregado no revestimento/argamassa Torro de argila Desagregao do revestimento; Vesculas. Inibe a pega e o endurecimento da argamassa; Mecanismos / Observaes Os torres de argila so gros de baixa resistncia mecnica (friveis), absorvem muita gua e desagregam, originando vazios. A desagregao do revestimento pode ser produzida pela baixa aderncia entre gros ocasionada pela presena de cidos dos hmus que neutralizam a gua alcalina da argamassa. Fontes provveis Podem apresentar-se em agregados de mina. Areia lavada insuficientemente, contendo resduos de animais e vegetais (folhas, razes e caules) em decomposio; poluio de rios (detergentes).

Matria orgnica em decomposio Vesculas com interior escuro; (hmus) Intumescimento; Vesculas com interior preto; Intumescimento;

Desagregao do revestimento. Carvo O carvo um gro de baixa resistncia mecnica (frivel) e instvel quimicamente. ---

Manchas escuras escorridas na superfcie do revestimento ou pintura. Concrees ferruginosas Manchas escorridas de cor ferrugem; Desagregao do revestimento; Vesculas com interior escuro. Gipsita e Anidrita Fissurao; Desagregao do revestimento. Liberam SO4-- que reage com os compostos hidratados Ocorrem frequentemente em rochas sedimentares e do cimento (aluminatos e hidrxido de clcio) formando carbonatos. produtos expansivos, a etringita e a gipsita. A gipsita possui alta solubilidade; se a areia ficar armazenada por um longo perodo ao ar livre ela ser lixiviada. J a anidrita menos solvel e mais deletria Reao de oxidao, formando compostos expansivos hidrxidos de ferro e xidos de ferro hidratados. ---

Livro Materiais de Construo Civil

Instituto Brasileiro do Concreto

Quadro 3 Principais impurezas das areias e suas conseqncias nas argamassas e revestimentos. (continuao) Impureza presente Manifestao patolgica produzida no agregado no revestimento/argamassa Manchas escorridas de cor ferrugem; Desagregao do revestimento; Sulfeto de ferro FeS2 (genericamente Vesculas com interior escuro. chamado de pirita) Mecanismos / Observaes Fontes provveis

Formao de compostos expansivos resultantes da dissociao em ons Fe++ e S- e oxidao desses ons Freqentemente encontrada formando xido de ferro (expanso e manchas de em rochas vulcnicas, ferrugem) e sulfatos que reagem com os produtos metamrficas e sedimentares. hidratados do cimento gerando etringita e gipsita (expanso). Um teste prtico que pode ser realizado: colocar a areia em uma soluo saturada de cal, se ela for reativa, forma-se, em poucos minutos um precipitado gelatinoso verde-azulado, que exposto ao ar transformase em hidrxido frrico marrom. Existem vrios tipos de sulfetos: pirita, marcassita, pirrotita, calcopirita, etc.

Sais solveis

Eflorescncias (e criptoflorescncias); Acelera a pega e o endurecimento da argamassa (cloretos); Desagregao (sulfatos) Desagregao;

Os sais so dissolvidos pela gua e levados superfcie Areia da regio litornea e de do revestimento formando depsitos pulverulentos, esturios* geralmente brancos.

Mica (muscovita, biotita, sericita)

Ocorre com freqncia nas A mica um mineral que se cristaliza em forma de rochas gneas e metamrficas, lminas delgadas (placas). Assim, durante o Esfoliao; sarrafeamento e desempeno da argamassa as placas de sobretudo micaxisto, granito e gnaisse. mica presentes podem se orientar paralelamente Descolamento do revestimento; superfcie da base, atuando como superfcies diminutas Aumento da demanda de gua de de descolamento, reduzindo a aderncia no interior da amassamento. massa (esfoliao) ou na interface argamassa/substrato (descolamento do revestimento).

* Esturio: desembocadura longa e ampla, escavada pelo rio, que d entrada s guas do mar e serve como ponto de encontro entre as guas fluviais e martimas.

Livro Materiais de Construo Civil

Instituto Brasileiro do Concreto

Com relao ao segundo grupo, relacionado composio granulomtrica do agregado, o grande problema est associado com a retrao e conseqente fissurao das argamassas, j discutido no item 4.2 (do Captulo 26 do livro). Outro efeito prejudicial dessas partculas muito finas que elas podem recobrir os gros de areia e prejudicar a adeso entre a pasta aglomerante e a areia, reduzindo a coeso interna da argamassa, deixando o revestimento pulverulento (SELMO, 1986). Nesse caso, para evitar essa manifestao patolgica especfica, a pulverulncia, poderia ser especificado um aumento do teor de aglomerantes, principalmente do cimento. Isto, no entanto, apesar de corrigir a pulverulncia, seria um desastre para o revestimento, uma vez que a argamassa com excesso de finos totais (pulverulentos do agregado e dos aglomerantes), alm de apresentar uma plasticidade acima da adequada (argamassa gorda) desenvolveria altssima retrao e fissurao. 4. Adies Segundo a NBR 13529 (ABNT, 1995), adies so materiais inorgnicos naturais ou industriais finamente divididos, adicionados s argamassas para modificar as suas propriedades e cuja quantidade levada em considerao no proporcionamento. Dentre as adies para argamassas est o saibro, o solo fino, o filito cermico e o p calcrio. As adies minerais geralmente so empregadas como substitutivos da cal hidratada, visando garantir a plasticidade da massa, com um custo mais reduzido. Os saibros foram amplamente empregados no Brasil com essa finalidade, recebendo as mais variadas designaes regionais, tais como: tagu, arenoso, caulim, massara, piarra, salmoro, argila de goma, barro, areia de reboco, areia de meia liga, areia rosa, etc. Este material, constitudo em parte por argilominerais, empregado indiscriminadamente causa freqente de manifestaes patolgicas nos revestimentos de argamassa, sendo as principais: fissurao, pulverulncia, eflorescncia e descolamento. O Quadro 4 apresenta um resumo dos problemas associados aos saibros com uma breve explicao. Salienta-se que nem todo saibro deletrio, mas que este material deve ser empregado com grande cautela, pois alm dos inconvenientes listados anteriormente, ele um material proveniente de decomposio de rochas, muito heterogneo e, portanto, de difcil controle para a dosagem em obra.

Figura 3 Exemplo de problemas em revestimento feito com argamassa de saibro.

Livro Materiais de Construo Civil

Instituto Brasileiro do Concreto

Quadro 4 - Problemas tpicos em revestimentos pelo emprego de argamassas contendo saibros. Problema Fissurao mapeada Causa/explicao O excesso de partculas finas, de argila, leva ao aumento do consumo de gua para garantir a trabalhabilidade adequada. A sada dessa gua causa a retrao e a conseqente fissurao do revestimento. Como o saibro entra na composio das argamassas para substituir a cal hidratada (efeito plastificante no estado fresco) pode ocorrer da argamassa ser proporcionada com pouco aglomerante (pois esta adio no possui efeito cimentante), gerando um revestimento pulverulento. Por outro lado, as partculas de argila podem recobrir os gros de areia e prejudicar a adeso entre a pasta aglomerante e a areia, reduzindo a coeso interna da argamassa. Os gros muito finos de argila podem penetrar no interior dos poros do substrato tomando o lugar de produtos de hidratao do cimento que se formariam na interface e produziriam o travamento mecnico da pasta nos poros. Alguns saibros possuem alto teor de lcalis que favorecem ao aparecimento das eflorescncias. A presena de sais no saibro torna os revestimentos mais higroscpicos ficando midos por mais tempo.

Desagregao e Pulverulncia

Descolamento

Eflorescncia Bolor e Mofo

Fissurao Alguns argilominerais (como a montmorilonita) apresentam variaes cclicas de aps o volume como conseqncia de variaes da umidade ambiente, produzindo endurecimento contraes ou expanses na argamassa endurecida, levando ao aparecimento ou alargamento de fissuras.

5. Aditivos Um dos aditivos mais empregados para argamassas, seja de revestimento seja de assentamento, o incorporador de ar. Trata-se de um produto que, adicionado em pequena quantidade argamassa, capaz de formar microbolhas de ar, homogeneamente distribudas na argamassa, conferindo-lhe principalmente melhor trabalhabilidade e reduo do consumo de gua de amassamento, o que pode ajudar a reduzir o risco de fissurao. No entanto, estes aditivos devem ser empregados com cautela, pois, se o ar for incorporado em teores muito elevados, isto pode prejudicar a aderncia da argamassa com o substrato (ver Figura 4) ou mesmo gerar um revestimento com baixa resistncia superficial. Geralmente, argamassas com teores de ar acima de 20%-25% podem representar problemas para os revestimentos; abaixo desse valor crtico, o ar incorporado at melhora a aderncia, devido ao ganho na trabalhabilidade da argamassa, que permite molhar melhor a superfcie do substrato, resultando em um aumento na extenso da ligao.

Livro Materiais de Construo Civil

Instituto Brasileiro do Concreto


0,4

. argamassa

Resistncia de aderncia (MPa)

0,38
0,3

0,3 0,26

0,2

0,17
0,1

0 20 22 24 26 28 30 32

a)

Teor de ar incorporado (%)

b)

bloco

Figura 4 - (a) influncia do teor de ar incorporado na resistncia de aderncia de revestimentos de argamassa (ALVES, 2002); (b) imagem na lupa estereoscpica mostrando a presena de vazios (bolhas de ar) na interface (CARASEK, 1996).

Outro problema relacionado aos aditivos, no entanto, bem menos freqente, so os pigmentos de baixa qualidade, os quais podem reagir com os lcalis ou com a cal dos aglomerantes, produzindo sais solveis coloridos ou no, que ocasionam manchas ou descolorao nos revestimentos. 6. gua de amassamento Com relao gua, o principal problema est relacionado presena de sais solveis, que podero gerar as eflorescncias nos revestimentos e tambm acelerar a pega da argamassa. Por outro lado, a presena de matria orgnica pode retardar a pega e o endurecimento da argamassa. Assim, no se pode empregar gua do mar e outras guas com alto teor de sais solveis e outras substncias nocivas. Deve-se, portanto, utilizar a gua potvel da rede pblica de abastecimento ou no caso da necessidade de utilizao de gua no tratada realizar testes para verificar a sua qualidade. 7. Eflorescncias Eflorescncias so manchas de sais precipitados na superfcie ou em camadas superficiais dos revestimentos que, alm de comprometerem o aspecto esttico, contribuem para a desagregao do revestimento. Para que ocorram eflorescncias trs fatores so esseciais e devem existir concomitantemente: presena de sais solveis, presena de gua e presso hidrosttica para propiciar a migrao da soluo. Didaticamente o fenmeno pode ser dividido em eflorescncia e criptoflorescncia, conforme o local de cristalizao dos sais, no entanto, genericamente este problema chamado de eflorescncia. Caso exista uma rede de capilares bem formada na argamassa endurecida, quantidade de gua suficiente para levar os sais e condio de evaporao moderada, os sais iro se cristalizar essecialmente na superfcie do revestimento, sendo o fenmeno denominado de eflorescncia. Mas, quando os poros capilares no esto bem conectados formando uma rede, existe pouca gua ou ainda a evaporao muito intensa, os sais precipitam a uma certa distncia da superfcie, em depsitos que exercem presso devido hidratao e cristalizao dos sais produzindo a desagregao da argamassa, fenmeno denominado de criptoflorescncia. Se estes sais
Livro Materiais de Construo Civil 10

Instituto Brasileiro do Concreto

cristalizarem na regio de interface argamassa-substrato, o fenmeno pode causar o descolamento da camada de revestimento. Diversas so as fontes de eflorescncias nos revestimentos, podendo ser tanto dos materiais constituintes da argamassa, como apresentado nos itens anteriores, quanto de fontes externas, como por exemplo dos blocos cermicos ou mesmo o solo (que aparecero devido problemas de impermeabilizao). As eflorescncias podem ser devidas a qualquer sal solvel, mas as mais freqentes so produzidas por sulfatos, nitratos e cloretos. (VALDEHITA ROSELLO, 1976) Como para que ocorram as eflorescncias necessria a presena de gua, a primeira medida para resolver o problema a eliminao da infiltrao de umidade.

Referncias ALVES, N.J.D. Avaliao dos aditivos incorporadores de ar em argamassas de revestimento. Braslia: UnB, 2002. 175 p. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Braslia, Braslia, 2004. CARASEK, H. Aderncia de argamassas base de cimento Portland a substratos porosos: avaliao dos fatores intervenientes e contribuio ao estudo do mecanismo da ligao. So Paulo: USP, 1996. 285 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Construo Civil e Urbana), Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, So Paulo, 1996. CARASEK, H. ; CASCUDO, O. Manifestaes patolgicas em revestimento oriundas do uso da cal inadequada nas argamassas - Estudo de caso. In: V CONGRESO IBEROAMERICANO DE PATOLOGIA DE LAS CONSTRUCCIONES - CONPAT, 1999, Montevideo - Uruguai. Proceedings, 1999. v. 1. p. 219-226. CINCOTTO, M. A. Danos de revestimentos decorrentes da qualidade da cal hidratada. Associao Brasileira dos Produtores de Cal, So Paulo, nota tcnica n 64, p. 22, 1976. CINCOTTO, M. A. Patologia das argamassas de revestimento anlise e recomendaes. 1983. 25 f. Monografia 8 Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo S/A IPT, So Paulo, 1983. PRIORI Jr., L.; BRENNAND, F. ; SILVA, A.J.C. ; OLIVEIRA, R.A. Estudo sobre a qualidade da cal produzida em Pernambuco e sua influncia nas argamassas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUDO, 11. Florianpolis, 2006, ANTAC, 2006, p. 4299-4311. SELMO, S.M.S. Agregados midos para argamassas de revestimento. In: SIMPSIO NACIONAL DE AGREGADOS, 1., 1986. Anais.So Paulo, EPUSP, 1986. p.27-43. VALDEHITA ROSELLO, M.T. Morteros de cemento para albailera. Madrid, Instituto Eduardo Torroja de la Construccin y del Cemento, 1976. 55p. (Monografias, 337)

Livro Materiais de Construo Civil

11

Вам также может понравиться