Вы находитесь на странице: 1из 15

Revista eletrnica de crtica e teoria de literaturas

Artigos da sesso livre


PPG-LET-UFRGS Porto Alegre Vol. 02 N. 02 jul/dez 2006

Boitempo: a recordao em Carlos Drummond de Andrade


Juliana Santos*
Resumo: Este artigo apresenta uma leitura da obra Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade, publicada em trs volumes nos anos de 1968, 1973 e 1979. Considerada como testemunho biogrfico do poeta, esta poesia analisada principalmente sob a luz das obras Conceitos fundamentais da potica, de Emil Staiger, e Le sens de la mmoire, de Jean-Yves e Marc Tadi, como forma de destacar o trabalho com os cinco sentidos e o carter lrico dessa produo fundamentada no sentimento da recordao. Abstract: This article presents a reading of Boitempo, by Carlos Drummond de Andrade, published in three volumes in the years 1968, 1973 and 1979. Considered to be the poets biographical testemonial, this poem is analyzed especially under the perspective of the works Conceitos fundamentais da potica, by Emil Staiger, and Le sens de la mmoire, by JeanYves and Marc Tadi, as a way to highlight the work that is developed involving the five senses and the lyric feature of this production, based on the feeling of memory.

Palavras-chave: Carlos Drummond de Andrade; Boitempo; memria.

Keywords: Carlos Drummond de Andrade; Boitempo; memory.

Le souvenir dune certaine image nest que le regret dun certain instant; et les maisons, les routes, les avenues sont fugitives, hlas, comme les annes (Marcel Proust, Du ct de chez Swann).

Para iniciarmos uma anlise sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade, podemos afirmar que a figura paterna ou a cidade natal so presenas constantes na produo lrica do poeta, inclusive em obras como Sentimento do mundo ou A rosa do povo, marcadas pela contundente crtica social. Mas somente com a maturidade que o poeta mineiro recupera os elementos de sua vivncia pessoal e utiliza-os como matria por excelncia do seu fazer potico. Nas trs obras que receberam o nome de Boitempo, Drummond reune um conjunto de memrias e nos deixa como herana. O primeiro volume, Boitempo I (In) Memria, foi publicado em 1968, seguido por Boitempo II Menino antigo (1973) e por Boitempo III Esquecer para lembrar (1979).

Juliana Santos aluna do PPG-Letras da UFRGS. Entre seus trabalhos destaca-se: Frase fonolgica e choque de acento, com a co-autoria de Gisela Collischonn, nos Anais do 5 Encontro do CelSul Crculo de Estudos Lingsticos do Sul, Curitiba, 2003 .

Boitempo: a recordao em Carlos Drummond de Andrade

Nau Literria
Ao organizar a coletnea de suas poesias para a Nova Aguilar, Drummond agrupou esses trs volumes sob o ttulo Boitempo e dividiu a obra em nove partes, com os seguintes ttulos: Pretrito-mais-que-perfeito; Fazenda dos 12 Vintens, ou do Pontal, e terras em redor; Morar nesta casa; Notcias de cl; O menino e os grandes; Repertrio urbano; Primeiro colgio; Fria Friburgo e Mocidade solta. Os poemas, como os ttulos j indicam, tratam das lembranas de sua infncia; da fazenda; dos amores e descobertas da adolescncia; do difcil perodo escolar; dos objetos, histrias e pessoas que marcaram a sua vida passada. A partir desse conjunto, interessante destacar a existncia de um nmero bastante expressivo de poemas que se referem a memrias da primeira infncia e que so marcados pelo lirismo e pela musicalidade. Segundo Jean-Yves e Marc Tadi (1999, p. 300), la forte charge affective de ces souvenirs denfance montre que celle-ci est vraiment la priode o nous sommes le plus rceptifs, le plus sensibles, le plus vulnrables O poema a seguir faz parte das composies lricas que tratam das mmrias de infncia do poeta:
Aquele crrego To alegre este riacho. Riacho? Gota dgua em tacho. [...] Pois , qual riacho qual nada. Ele mesmo corgo ou nem isso. meu desejo de gua que no me afogue e onde eu veja minha imagem me descobrindo, indagando: Que menino esse a? Que menino este aqui? No sei como responder. A aginha treme, trotina sob o calhau atirado por meu irmo. Ou por mim? Melhor deixar o corgo brincar de ser rio e ir passeando lambaris (ANDRADE, 2002, p. 914-915)1.

Nele percebemos o menino que procura descobrir a prpria identidade e o homem que, ao recuperar pela memria este momento, percebe a impreciso de suas lembranas (Ou por mim?). Conforme Tadi (1999, p. 213), que destaca esse carter fragmentrio, impreciso do ato de relembrar, tout souvenir est entach dimprcision, deffacement, de lacune, cest-Todas as citaes da obra de Drummond foram retiradas da obra ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa conforme as disposies do autor. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002. A partir daqui sero indicadas apenas as pginas.
1

Juliana Santos

Vol. 02 N. 02

jul/dez 2006

dire de formes doubli Drummond, por sua vez, tambm pe essa caracterstica em destaque nos versos do poema (In) Memria uma espcie de poema-programa da obra Boitempo , j que o poeta o coloca ao lado de outras duas composies como uma espcie de abertura para os nove captulos mencionados anteriormente.
(In) Memria De cacos, de buracos de hiatos e de vcuos de elipses, psius faz-se, desfaz-se, faz-se uma incorprea face, resumo de existido [...] (p. 882).

Ao tentar resgatar, reconstruir essa(s) incorprea(s) face(s), Drummond aproxima-se, reencontra-se com os outros eus que ele foi e passa a re-sentir o mundo como naqueles tempos. Com isso, atreladas s suas lembranas, emergem as percepes sensveis, corporais que experimentara em cada ocasio. Poder-se-ia afirmar ainda que os episdios ficaram guardados na memria em razo da impresso sensorial que os acompanhou.
Pour conserver [les souvenirs], il faut avoir peru: notre corps est notre organe de perception, incontournable intermdiaire entre le monde extrieur et notre mmoire; cest lui qui va recueillir par le biais des cinq sens: vision, audition, olfaction, got et toucher, la matire premire de nos souvenirs (TADI, 1999, p. 103).

Um nmero considervel de poemas em Boitempo incorpora a percepo sensorial lembrana que est sendo apresentada. Primeiramente, destacamos a experincia ttil presente nas composies. notrio que, quando aparece esse tipo de percepo, ela est vinculada ao aspecto da dor. Vejamos abaixo os fragmentos do poema Surpresa:
Surpresa [...] Meu cavalo me sabe seu irmo, seu rei e seu menino. Por que, no vo estreito (por baixo de seu pescoo eis que eu passava) os duros dentes crava em minhas costas, grava este protesto? Coro fazendeiro: O cavalo mordeu o menino? Por acaso o menino ainda mama? Vamos rir, vamos rir do cretino, e se chora, que chore na cama (p. 909).

Nesses versos, podemos perceber o entrelaamento que se estabelece entre a dor fsica, provocada pela mordida do cavalo, e a dor psquica da humilhao causada pela fala dos mais velhos. Esta ltima parece ser a dor que mais fere o menino. A ltima frase proferida, e se

Boitempo: a recordao em Carlos Drummond de Andrade

Nau Literria
chora, que chore na cama, nos remete expresso popular que diz Pois que v dormir na cama, que lugar quente, o que fortalece a sua condio de inferioridade diante de uma voz que coletiva. Ainda um outro poema se destaca ao trazer tona uma lembrana envolta no sentimento da dor. Vejamos:
O beijo Mandamento: beijar a mo do Pai s 7 da manh, antes do caf e pedir a beno e tornar a pedir na hora de dormir. [...] Cresce demais, vira estudante De altas letras, no Rio de outras normas. Volta, no beija o Pai Na mo. A mo procura A boca, d-lhe um tapa, Maneira dura de beijar O filho que no beija a mo sequiosa De carinho, gravado Na tbuas da lei mineira de famlia. [...] a boca di que di e l dentro na alma [...] (p. 948-949).

Nesses versos, vislumbramos a recorrente imagem da severidade do pai e dos costumes conservadores de Minas, recuperados a partir da rememorao do tapa, que haveria de ficar gravado para sempre em sua memria. Tadi (1999, p. 26) afirma que un choc qualitatif peut compter davantage que la quantit des rptitions para que uma vivncia seja fixada na memria. A explorao de imagens e da visualidade em seus poemas motivo de destaque na obra de Drummond. Affonso Romano de SantAnna, ao referir-se produo potica que vai de Claro enigma a Boitempo, chegou a afirmar que entre o sentidos, a viso parece ser o mais empregado nessa poesia, e funciona como sinnimo de conscincia (1972, p. 206). Poderemos observar, no decorrer deste artigo, inmeros poemas construdos a partir de um trabalho cuidadoso com a dinmica e a composio das imagens. Destacaremos por ora o poema Bota para fazermos a anlise:
Bota A bota enorme rendilhada de lama, esterco e carrapicho regressa do dia penoso no curral, no pasto, no capoeiro. A bota agiganta seu portador cansado mas olmpico. Privilgio de filho e ser chamado a fazer fora para descal-la, e a fora tanta

Juliana Santos

Vol. 02 N. 02

jul/dez 2006

que caio de costas com a bota nas mos e rio, rio de me ver enlameado (p. 906).

A imagem da enorme bota enlameada do pai vista pelo filho ao descal-la oferece ao leitor a possibilidade de ver a relao entre pai e filho, a partir da perspectiva com que o filho percebe o prprio pai. A imagem do menino, pequeno e aos ps de seu pai, nos d a dimenso da fora e do magnetismo que a figura paterna exerce sobre a criana. Aqui, mais prxima da figura do pai-heri. Alm disso, outro elemento se destaca: a apresentao de uma situao em que o eunarrador2 presentifica a sua lembrana e parece, ao final, reviver o momento enunciado e a fora tanta/ que caio de costas com a bota nas mos/ e rio, rio de me ver enlameado.. Tal caracterstica nos remete ao conceito de gnero lrico proposto por Emil Staiger. O terico qualifica a lrica como terreno da recordao e aponta o presente como tempo gramatical por excelncia do gnero. Nesse territrio, o passado no tratado como objeto de narrao, num simples movimento de memria, mas surge como desencadeador da experincia lrica, promove o re-sentir, o recordar. O passado como tema do lrico o tesouro da recordao. (cf. STAIGER, 1975, p. 54-55) A ressonncia sonora tambm faz parte dessa memria em versos3, arquitetada por Drummond. O relgio da Matriz ou o sino Elias ficaram gravados na memria e, mais que isso, na pulsao do poeta. Vejamos o poema a seguir:
O relgio Nenhum igual quele. A hora no bolso do colete furtiva, a hora na parede da sala calma, a hora na incidncia da luz silenciosa. Mas a hora no relgio da Matriz grave como a conscincia. E repete. Repete. Impossvel dormir, se no a escuto. Ficar acordado, sem sua batida. Existir, se ela emudece. Cada hora fixada no ar, na alma, continua sonhando na surdez. Onde no h mais ningum, ela chega e avisa Utilizo eu-narrador em detrimento de eu-lrico neste fragmento apenas com a inteno de chamar a ateno do leitor para o carter narrativo desses versos de tendncia autobiogrfica. Raquel Rolando Souza apresentou, em 1997, a tese Boitempo: a poesia autobiogrfica de Drummond, em que problematiza esta questo (Referncia completa ao final). A tese j est publicada pela editora da Furg . 3 Expresso utilizada por Pedro Nava ao falar de Boitempo e referida por Davi Arrigucci Jr. (2002, p. 15-16)
2

Boitempo: a recordao em Carlos Drummond de Andrade

Nau Literria
varando o pedregal da noite. Som para ser ouvido no longilonge do tempo da vida. Imenso no pulso este relgio vai comigo (p. 1034).

Este som, ao se repetir, imprimiu o seu ritmo na conscincia e na memria do poeta. Alm disso, a cadncia dos versos parece reproduzir a gravidade que provm do som produzido pelo relgio e, assim, o prprio leitor tocado por esse ritmo. Tal composio nos remete novamente a Staiger e ao seu conceito de disposio anmica. O terico afirma que o poeta lrico, ao compor seus versos, escuta sempre de novo em seu ntimo os acordes j uma vez entoados, recria-os, como os cria tambm no leitor (1975, p. 28). Ele entende o momento da criao lrica como um abandonar-se inspirao, em que o poeta inspira ao mesmo tempo clima e linguagem, sem dirigir-se nem a um nem a outro (ibid., p. 28). No entanto, Staiger no desconsidera o cuidadoso planejamento por trs de uma obra que, aparentemente, foi fruto de uma construo involuntria. Afirma ainda o terico:
A disposio [anmica Stimmung] no nada que exista dentro de ns; e sim, na disposio estamos maravilhosamente fora, no diante das coisas mas nelas e elas em ns. A disposio apreende a realidade diretamente, melhor que qualquer intuio ou qualquer esforo de compreenso. [...] Todo ente em disposio antes estado que objeto. Este ser estado o modo de ser do homem e da natureza na poesia lrica (ibid., p. 59).

No poema a seguir, Drummond justape diferentes sons que fizeram parte de sua vivncia na casa paterna para, ao fim, destacar o prprio silncio enquanto som a ser perseguido e rememorado:
Msica O monumento negro do piano domina a sala de visitas. [...] To bom que no falasse. Mas fala, fala. A casa caixa de ressonncia. Os pratos vibram. O ar som, o co reage, trava luta renhida com Czerny e perde. O pobre do silncio refugia-se no bico do canrio (p. 921).

A msica que provm do piano, o som dos pratos vibrando e o ladrar do co impedem que o silncio do campo e o canto do canrio se expressem. Podemos perceber nesses versos uma sutil crtica ao mundo civilizado, que impede que o silncio, a msica natural do campo se estabeleam.

Juliana Santos

Vol. 02 N. 02

jul/dez 2006

Muito recorrentes nessa obra de memrias, os sabores evocam as alegrias, o prazer simples e genuno da infncia vivida em Itabira. Lembra-nos Tadi que la mmoire gustative, plus archaque, a surtout t voque par Proust (1999, p. 192)4. No entanto, em Proust, como no memorvel episdio das madeleines, o sabor desperta involuntariamente memrias um tanto apagadas pelos anos e que sero aos poucos recuperadas. J em Drummond, no h construes poticas em que um passado fragmentrio refeito a partir da evocao de reminiscncias despertadas pelo paladar ou quaisquer outros canais de experincia sensvel. Em sua poesia, as lembranas, sensaes parecem ser revividas como se estivessem sendo degustadas no exato instante em que so mencionadas. Vejamos algumas amostras dessa memria gustativa liricizada pelo poeta mineiro:
Antologia Guardo na boca os sabores da guabiroba e do jambo, cor e fragrncia do mato, colhidos no p. Distintos. Araticum, ara, anans, bacupari, jatob... todos reunidos congresso verde no mato, e cada qual separado, cada fruta, cada gosto no sentimento composto das frutas todas do mato que levo na minha boca tal qual me levasse o mato (p. 913).

Podemos perceber, nesses versos, uma espcie de nostalgia, j que o prazer das frutas silvestres s pode ser experimentado nesse momento pela memria, mas no concretamente. Destacamos ainda a juno entre gosto, cor e fragrncia do mato elaborada pelo poeta e que ser exposta e melhor caracterizada no decorrer do ensaio. Vejamos ainda mais um poema que focaliza a memria gustativa:
Pas do acar Comear pelo canudo, passar ao branco pastel de nata, doura em prata, e terminar no pudim? Pois sim. E o que bia na esmeralda da compoteira: molengos figos em calda, e o que cristal em laranja, Jos Guilherme Merquior (1978, p. 131) chega a aproximar a poesia de Boitempo da obra proustiana ao afirmar que Drummond parece ter chegado a uma pausa em Boitempo: a pausa em que a dor do perdido e do espinho do desejo cede ao prazer imperturbado da degustao das madeleines itabiranas, em sbio sossego rememorativo.
4

Boitempo: a recordao em Carlos Drummond de Andrade

Nau Literria
pssego, cidra vidrados? A gula, faz tanto tempo, cristalizada (p. 927-928).

Nos versos acima, temos claramente diante de nossos olhos um menino em plena farra gastronmica, que logo nos remete experincia de Joo e Maria ao chegarem na casa de doces. A musicalidade do poema tambm nos encaminha para uma vivncia infantil. No entanto, os dois ltimos versos trazem tona a voz do adulto, distanciado da situao enunciada anteriormente. Adiante voltaremos a esta questo da perspectiva do eu-lrico em relao a suas memrias. O prximo poema tambm se desenvolve a partir de uma referncia ao paladar (e mesmo ao olfato) com o intuito de marcar sua origem. Dessa vez, como meio de impor a sua identidade mineira e itabirana:
Fazendeiros de cana Minha terra tem palmeiras? No. Minha terra tem engenhocas de rapadura e cachaa e acar marrom, tiquinho, para o gasto. Canavial se alastra pela serra do Ona, vai ao Mutum, ao Sarcundo, clareia Morro Escuro, Queixadas, Sete Cachoeiras. Capito do Mato enverdece de cana madura, tem cheiro de parati no Bananal e no Lava, no Piaro, nas Cobras, no Toco. no Alegre, na Mumbaa. Tem rolete de cana chamando para chupar nas Abboras, no Quenta-Sol, nas Botas. Tem cana caiana e cana crioula, cana-pitu, cana rajada, cana-do-governo e muitas outras canas e garapas, [...] (p. 885).

Drummond se utiliza dos versos clssicos de Gonalves Dias (e da imagem de Brasil um tanto estereotipada que veiculam) para reforar sua identidade e origem. Alm disso, o poema tambm apresenta um mapeamento bastante minucioso da regio a que pertence(u) e da variedade de canas que tal regio produz. O poeta parece querer, por intermdio da criao potica, imortalizar esses locais e produtos que to bem conheceu no passado e que, com a passagem dos anos, podem vir a desaparecer. Tal procedimento fica mais evidente ao nos depararmos com inmeros outros poemas com esse carter descritivo e/ou enumerativo. Em menor nmero, encontramos referncias memria olfativa. No poema anterior o cheiro de parati mencionado. Abaixo, temos fragmentos da composio em louvor ao capim-gordura, em que o aroma vai dar incio celebrao dos benefcios da planta. Vejamos:
Melinis minutiflora

Juliana Santos

Vol. 02 N. 02

jul/dez 2006

No mais seco terreno, o capim-gordura inunda o pasto de oleoso aroma, catingueiro de atrair vacas, afugentar cobras mais carrapatos. [...] [...] Que na minha frente ningum fale mal do santo capimgordura, criatura da maior fervura do meu peito amante! (p. 913-914).

Alm do perfume, outras percepes de campos sensveis distintos so recuperadas para sugerir o ambiente tranqilo e mesmo lrico da vida na fazenda. Vejamos:
Copo dgua no sereno O copo no peitoril Convoca os eflvios da noite. Vem o frio nevoso Da serra. Vm os perfumes brandos Do mato dormindo. Vem o gosto delicado Da brisa. E pousam na gua (p. 931).

O poema permite estabelecermos um sutil entrelaamento, uma possvel identidade entre o copo dgua e o prprio sujeito-lrico. este quem convoca os eflvios da noite e sente pousar sobre si a realidade imaterial percebida e construda por intermdio dos sentidos. O eu-lrico torna-se copo no peitoril a experimentar novamente o frio nevoso da serra, o perfume do mato e o gosto de brisa de um passado distante. Nesses versos, o que era objeto torna-se sujeito a partir do momento em que incorporado pelo eu-lrico.5 Em Copo dgua (assim como em Antologia, mencionado anteriormente), mais de um meio de percepo ativado para compor a vivncia evocada. Em Boitempo, encontramos ainda outras composies lricas que contm uma fuso de sentidos como forma de expresso. Abaixo temos alguns fragmentos do poema intitulado O licoreiro:
O licoreiro O gosto do licor comea na idia licoreiro. Digo baixinho: licoreiro. Que sabor no som, no conhecimento do cristal [...] O licoreiro, vejo-o delicioso em si, mesmo vazio Aproprio-me aqui das palavras de Paul Valry: Ce qui fut objet devient sujet car nous nous lincorporons. (apud TADI, 1999, p. 136)
5

Boitempo: a recordao em Carlos Drummond de Andrade

Nau Literria
espera de licor, de tal maneira na forma trabalhada habita o gosto perfumado e em cada prisma-luz se distribui ao paladar da vista j gozando. Que tem esse menino, a contemplar o tempo todo o licoreiro se dentro dele no h nada? [...] (p. 925).

Podemos observar em tais fragmentros que imagem, sabor e perfume se combinam e completam ao tornar vivo, por meio da lembrana, o apreciado objeto da vida passada. Tadi (1999, p. 137) afirma que un souvenir ne sera que rarement visuel uniquement, ou olfactif, ou auditif; il sera bien souvent au centre de ces sensations: quand jvoque un souvenir de mer em Bretagne, je la vois, je la sens et je lentends la fois. Temos ainda mais um exemplo dessa juno de sentidos ao recuperar uma emoo pretrita:
Chupar laranja A laranja, prazer dourado. A laranja, prazer redondo. [...] e a boca sorver, sensual, a lquida alma da laranja. [...] Geraes antigas sorriem neste mestrado de volpia (p. 927).

Nesses versos, as experincias visual, ttil e gustativa so presentificadas para compor uma cena repleta de sensualidade, gerada a partir de uma atividade cotidiana. O ato estabelece um elo, aproxima-o de seus ancestrais e da prpria humanidade como um todo. Os poemas que analisamos at o momento trazem tona as experincias dos sentidos, medida que esto vinculadas s memrias que o eu-lrico recupera. Por vezes, a vivncia sensorial est intimamente relacionada rememorao de acontecimentos marcantes do passado. Mas non seulement les vnements, mais les individus peuvent ainsi simprimer dans la mmoire (TADI, 1999, p. 116). Drummond tambm retira de seu ba de recordaes diversas pessoas, lugares, marcas culturais que fizeram e fazem parte da histria do homem que hoje ele . Ao relembrar todo esse universo, o poeta parece querer fix-lo, torn-lo patrimnio no apenas pessoal mas tambm coletivo. Seus versos imortalizam as mulheres que representaram a fora, a proteo e o amor aos homens do cl (Litania das mulheres do passado, p. 894), os vrios Carlos com quem se deparou e que o puseram frente-a-frente de si

10

Juliana Santos

Vol. 02 N. 02

jul/dez 2006

mesmo (Etiqueta, p. 979), a forte e constante presena de S Maria (Cantiguinha, p. 955; O preparado, p. 956; Anjo-guerreiro, p. 956-957) entre muitos outros. Os ambientes e os locais do passado tambm so motivos poticos para essa obra de memrias. No poema Fazendeiros de cana, pudemos ter acesso ao universo dos canaviais com o qual conviveu o poeta. Em outras composies, podemos nos aproximar de sua cidade, fazer um passeio de bonde e de dentro dele avistar os lugares que um dia conheceu (Hino ao bonde, p. 1135-1137), percorrer as ruas da cidade (A rua em mim, p. 1045), penetrar no universo de lugares amados como a Livraria Alves (p. 1096) ou o cinema Odeon (O fim das coisas, p. 1144-1145). Nesse ltimo poema, mais do que recordao individual, temos claramente o registro (e uma certa crtica) das mudanas culturais pelas quais passava (e ainda passa) o Brasil:
O fim das coisas [...] No aceito, por enquanto, o Cinema Glria, Maior, mais americano, mais isso-e-aquilo. Quero o derrotado Cinema Odeon, O mido, fora-de-moda Cinema Odeon. [...] (p. 1144)

Nesses versos, assim como em vrios outros em meio a tecedura das recordaes, temos uma ntida sensao de que este um conjunto de memrias que vai alm do plano ntimo para alcanar uma legitimidade de memria coletiva e histrica. Como afirma Jackson:
Une lecture est une construction, une criture est une construction. Construction de quoi? Construction de soi-mme, bien sr, dabord; construction de cet objet au statut si particulier quest um texte, ensuite; construction enfin dune profondeur mmorielle la fois littraire, culturelle et mme historique (1992, p. 94).

Tal afirmativa alia-se perfeitamente clebre conferncia sobre Lrica e sociedade, proferida por Theodor Adorno (1980):
em todo poema lrico a relao histrica do sujeito objetividade, do indivduo sociedade, precisa ter encontrado a sua materializao no elemento do esprito subjetivo, reverberado sobre si mesmo. Essa sedimentao ser tanto mais perfeita quanto menos a formao lrica tematizar a relao entre eu e sociedade, quanto mais involuntariamente cristalizar-se essa relao, a partir de si mesma, no poema (ADORNO, 1980, p. 197).

Ao adentrarmos nesse universo de recordaes, podemos participar um pouco dessa realidade histrica que nos pertence, mesmo que no vivenciada de forma plena. Ali podemos escutar as vozes que vm do povo e seu humor prprio (Os excntricos, p. 890-891; Enigma, p. 1108-1109), as brincadeiras e jogos da infncia, lusamente brasileiras,/ ou melhor, universais (A separao das casas, p. 1067-1069) e ainda vivenciar as msicas

Boitempo: a recordao em Carlos Drummond de Andrade

11

Nau Literria
(Verso proibido, p. 1107), filmes (A difcil escolha, p. 1140 e O grande filme, p. 11401141) e jornais (Imprensa, p. 1043-1044) que marcaram uma poca. Tratemos agora das estruturas que Drummond utilizou para apresentar seu conjunto de memrias. Destacamos dois tipos de construo, por aparecerem em maior quantidade no decorrer da obra em questo. Anteriormente, ao analisarmos o poema Pas do acar, pudemos observar um dos tipos de perspectiva em que se coloca o eu-lrico ao explorar seu universo de memrias. H nessa construo um corte entre o eu que vive a experincia e o eu que revive tal experincia por intermdio da memria. O menino, aps ter se deliciado com todas as guloseimas da infncia, d voz ao homem que, por sua vez, acabava tambm de sabore-las a gula, faz tanto tempo,/ cristalizada. O leitor tem diante de si, num mesmo poema, o menino presentificado, vivendo as experincias de um passado-presente, e o homem, consciente da distncia que o separa desse outro eu. H, em Boitempo, muitas construes poticas seguindo tal modelo, caracterizado pela ruptura e pela ciso do sujeito lrico no interior de um mesmo poema. Tambm em grande quantidade, encontramos composies em que cada uma das personagens, cada um desses outros eus presos a uma existncia pretrita assume uma unidade e uma voz autnoma no interior de uma criao lrica. Num dos trs poemas que introduzem a obra analisada, temos a indicao desse procedimento de presentificar os momentos vividos, dando voz a esses inmeros eus que constituiram a sua vida pregressa. Observemos o poema-programa intitulado Intimao:
Intimao Voc deve calar urgentemente as lembranas bobocas de menino. Impossvel. Eu conto o meu presente. Com volpia voltei a ser menino (p. 882).

Como amostra desse procedimento de dar vida e voz a um eu pretrito, presentificando-o, elegemos o poema a seguir:
Banho de bacia No meio do quarto a piscina mvel tem o tamanho do corpo sentado. gua t pelando! mas quem ouve o grito deste menino condenado ao banho? Grite vontade. Se no toma banho no vai passear. E quem toma banho em calda de inferno? Mentira dele, gua t morninha, s meia chaleira, o resto da bica. Arrisco um p, outro p depois.

12

Juliana Santos

Vol. 02 N. 02

jul/dez 2006

Vapor vaporeja no quarto fechado ou no meu protesto. A gua se abre faca do corpo e pula, se entorna em ondas domsticas. Em posio de Buda me ensabo, resignado me contemplo. O mundo estreito. Uma priso de gua envolve o ser, uma priso redonda. Ento me fao prisioneiro livre. Livre de estar preso. Que ningum me solte deste crculo de gua, na distncia de tudo mais. O quarto. O banho. O s. O morno. O ensaboado. O toda-vida. Podem reclamar, podem arrombar a porta. No me entrego ao dia e seu dever (p. 938).

quase impossvel que o leitor no compartilhe com o menino o prazer pelo contato com a gua. Os versos convidam a que ns tambm nos entreguemos a esse delicioso momento do banho, do s, do morno, do ensaboado, rompendo com as barreiras do tempo. A qualidade lrica, a delicadeza das imagens colocam-nos em estado semelhante ao do menino. Le pome le plus incarn, le plus charg de rminiscences prives peut se dcouvrir une fonction exemplaire [...][il] prte lexprience prive, singulire, un statut de validit universel (JACKSON, 1992, p. 180). O ltimo aspecto que gostaramos de destacar o papel que assume a musicalidade, mais precisamente a repetio, nesta obra que tem por matria-prima a recordao. Para Staiger (1975, p. 23-24), nem somente a msica das palavras, nem somente a sua significao perfazem o milagre da lrica, mas sim ambos unidos em um. Em outras obras do poeta mineiro, muitas vezes nos deparamos com versos em que o uso de rimas, repeties assumem uma conotao um tanto irnica, criando uma certa tenso no interior da composio. Em Boitempo, na maior parte dos casos, nos deparamos com poemas em que esses mesmos artifcios tm a finalidade de conferir maior densidade lrica composio. Podemos observar esse procedimento no poema a seguir:
Cantiguinha Era um brinquedo maria era uma estria maria era uma nuvem maria era uma graa maria era um bocado maria era um mar de amor maria era uma vez era um dia maria (p. 955).

Boitempo: a recordao em Carlos Drummond de Andrade

13

Nau Literria
A figura de S Maria, representada tambm em outros poemas, surge nessa pequena composio lrica envolta num sentimento de ternura. A repetio aqui cumpre papel fundamental, pois confere maior delicadeza na expresso desse sentimento. Alm disso, a estrutura simples e a prpria escassez vocabular da fala infantil ressoam nessa pequena cano de era uma vez. No poema Parmia de cavalo, temos mais um exemplo em que rimas e repeties servem de instrumento para uma composio de feio lrica. No entanto, o lirismo aqui encontra-se no humor, na leveza da infncia, construdos com o auxlio dessas ferramentas sonoras. Vejamos:
Parmia de cavalo Cavalo ruano corre todo ano Cavalo baio mais veloz que o raio Cavalo branco veja l se manco Cavalo pedrs compro dois por ms [...] Cavalo baiano eu dou pra Fulano Cavalo paulista no abaixa a crista [...] Cavalo de ingls fica pra outra vez. (p. 908)

Nesses versos percebemos o menino a abandonar-se num divertido jogo de linguagem. A repetio assume aqui seu aspecto ldico e permite que o sujeito, ao ingressar nessa cadncia rtmica, seja encaminhado a uma nova realidade, a uma condio liberta da conscincia do tempo exterior. A repetio parece ser a arma que o poeta utiliza para vencer as barreiras do tempo e reviver ainda uma vez certas sensaes de sua existncia, voltando a ser, talvez uma ltima vez, o sujeito que um dia as sentiu. Ao final do percurso, percebemos que, com Boitempo, Drummond imortalizou inmeras recordaes de sua existncia, no s por t-las tornado resistentes ao tempo, por intermdio da linguagam escrita, mas principalmente por ter dado a elas o carter universal de que so revestidas. Com isso, a universalidade alcanada pelo poeta fruto de um fazer pautado na re-inveno constante de tudo o que foi vivido, imaginado e percebido por ele.

Referncias ADORNO, Theodor W. Lrica e Sociedade. In: BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W.; HABERMAS, Jrgen. Textos Escolhidos. Traduo de Jos Lino Grnnewald [et al.]. So Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 193-208. (Coleo Os Pensadores)

14

Juliana Santos

Vol. 02 N. 02

jul/dez 2006

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa conforme as disposies do autor. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002. ARRIGUCCI JR., Davi. Corao partido Uma anlise da poesia reflexiva de Drummond. So Paulo: Cosac & Naify, 2002. JACKSON, John E. Mmoire et cration potique. Paris: Mercure de France, 1992. MERQUIOR, Jos Guilherme. Notas em funo de Boitempo (I). In: CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE coletnea organizada por Snia Brayner. Nota preliminar de Afrnio Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, 1978. p. 123-145. (Coleo Fortuna Crtica, v. 1) SANTANNA, Affonso Romano de. Drummond, o gauche no tempo. Rio de Janeiro: Lia/INL, 1972. SOUZA, Raquel Rolando. Boitempo: a poesia autobiogrfica de Drummond. 1997. 311p. Tese (Doutorado em Letras) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997. STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da potica. Traduo de Celeste Ada Galeo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975. TADI, Jean-Yves ; TADI, Marc. Le sens de la mmoire. Paris: Gallimard, 1999.

Boitempo: a recordao em Carlos Drummond de Andrade

15

Вам также может понравиться