Вы находитесь на странице: 1из 15

Material de Apoio para disciplina de Converso de Energia 2/2013

CONVERSO DE ENERGIA
EXERCCIOS RESOLVIDOS: MOTORES
Prof. Rafael Amaral Shayani Departamentode Engenharia Eltrica Universidade de Braslia Material elaborado com o auxlio dos monitores da disciplina.

Rev.1 2013/2

1) (Del Toro, Fundamentos de Mquinas Eltricas) Um motor de induo polifsico, 60 Hz, gira a uma velocidade de 873 rpm, a plena carga. Qual a velocidade sncrona? Calcule a freqncia das correntes do rotor. Resposta: A velocidade sncrona em rpm dada pela equao,

onde

a freqncia e

o nmero de plos.

O motor opera a plena carga, isso implica que a velocidade do rotor prxima da sncrona, ou seja, o escorregamento prximo de zero. Como a quantidade de plos da mquina um mltiplo de 2, os nicos valores admissveis para so

Como 900 rpm o valor mais prximo de 873 rpm, conclui-se que a mquina de 8 plos. Tem-se:

A freqncia das correntes no rotor dada por:

2) (Del Toro, Fundamentos de Mquinas Eltricas) Um motor de induo polifsico, 50 Hz, gira a uma velocidade de 1.475 rpm, a plena carga. Qual a velocidade sncrona do motor? Com quantos plos foi este motor projetado? Resposta: O procedimento o mesmo do exerccio anterior, agora com

Ento,

e que

plos.

3) (Del Toro, Fundamentos de Mquinas Eltricas) Determine a velocidade em vazio de um motor de induo trifsico, de rotor enrolado e de seis plos, cujo estator conectado a uma rede de 60 Hz e o rotor a uma rede de 25 Hz, quando: (a) O campo do estator e o campo do rotor giram na mesma direo. (b) O campo do estator e o campo do rotor giram em direes opostas. Resposta: O estator, nessas condies, gera um campo magntico girante de velocidade:

Da mesma forma, o campo gerado pelo rotor tem velocidade :

(a) A velocidade relativa entre os campos de (b) A velocidade relativa entre os campos de

. .

4) (Del Toro, Fundamentos de Mquinas Eltricas) A sada no eixo de um motor de induo trifsico, 60 Hz, 75 kW. As perdas por atrito e ventilao so de 900 W, a perda no ncleo do estator de 4.200 W e a perda no cobre do estator 2.700 W. Se o escorregamento 3,75%, qual o rendimento em percentagem nesta sada?

Potncia de entrada

Perdas no ncleo do estator Perdas no cobre do estator

Potncia transferida atravs do entreferro

Perdas no cobre do rotor

Potncia mecnica gerada

Perdas rotacionais

Potncia mecnica de sada

Figura 6. 1. Diagrama de fluxo de potncia

Resposta: Pelo diagrama de fluxo de potncia, temos que ( ( ) ( ) )

Ento,

( ( )

5) (Del Toro, Fundamentos de Mquinas Eltricas) Um motor de induo trifsico, de quatro plos, conectado em Y, de 10 HP, 220 V, 60 Hz, solicita uma corrente da rede de 26,2 A, com um fator de potncia de 0,78 atrasado, quando opera com um escorregamento de 5%. As perdas rotacionais somam 250 W. Sabe-se que o motor tem os seguintes parmetros, expressos em ohms por fase: R1 = 0,3 X1 = X2 = 1,25 Rn = 150 Xmag = 18 (a) Calcule a corrente no rotor por fase, referida ao estator. (b) Calcule o valor da potncia de sada, em HP. (c) Determine o rendimento. (d) Calcule o torque desenvolvido, em N.m. (e) Calcule a corrente de linha de partida, para tenso de linha nominal. (a) Como os enrolamentos do estator esto conectados em Y e so aplicadas tenses de linha equilibradas, a tenso em cada fase do motor ser:

e a corrente ( Do circuito equivalente tem-se )

I1

R1

jX1 In

I2

jX2

V1

Rn

jX E Mag m

R2
s

Figura 6. 2. Circuito equivalente

(b) A potncia consumida pela mquina de

As perdas no cobre do estator e no ncleo so, respectivamente, dadas por

Do diagrama de fluxo de potncia tem-se que: ( ( Em HP: ) )

(c) O rendimento dado por

(d) O torque desenvolvido dado por

(e) Na partida

, ento ( ) ( )

Para o clculo de

precisa-se das perdas no cobre do rotor

Assim,

6) (Del Toro, Fundamentos de Mquinas Eltricas) Um motor de induo trifsico, 440 V, 60 Hz, conectado em Y, de oito plos, 100 HP, tem os seguintes parmetros, expressos por fase: R1 = 0,06 X1 = X2 = 0,26 R2 = 0,048 Rn = 107,5 Xmag = 8,47 As perdas rotacionais so 1.600 W. Empregando o circuito equivalente aproximado, determine, para s=0,03: (a) A corrente da rede e o fator de potncia de entrada. (b) O rendimento. Resposta: Pelo circuito equivalente aproximado tem-se

I1 In V1 Rn

I2 R1+ R2

j(X1+X2)

jX Mag

R2 (1-s) s

Figura 6. 3. Circuito equivalente aproximado.

(a) Como a conexo em Y, a tenso por fase de

Dessa forma, pela anlise do circuito tem-se que

(b) Para o clculo do rendimento temos a seguinte equao

Assim,

7) (Del Toro, Fundamentos de Mquinas Eltricas) Um motor de induo trifsico, de rotor enrolado, conectado em Y, 2.000 V, tem os seguintes resultados de teste: Em vazio: 2.000 V 15,3 A 10,1 kW Rotor bloqueado: 440 V 170,0 A 36,4 kW A resistncia do enrolamento do estator 0,22 por fase. As perdas rotacionais so iguais a 2kW. Calcule todos os dados necessrios para o circuito equivalente aproximado, para um escorregamento de 2 %, e desenhe o circuito, mostrando todos os valores dos parmetros.

Resposta: Do ensaio em vazio tem-se que o que implica que resistncia e o circuito equivalente do motor se reduz :
INL VNL
3

. Assim, a

R1

jX1

jX2

jX Mag

Figura 6. 4. Circuito simplificado do ensaio em vazio

A potncia ativa medida se refere s perdas na resistncia

e s perdas rotacionais.

Tem-se ento que

Do ensaio com rotor bloqueado tem-se que o circuito equivalente do motor se reduz :

o que implica que

. Assim,

IBL VBL
3

R1

jX1

jX2

jX Mag

R2

Figura 6. 5. Circuito simplificado do ensaio com rotor bloqueado

A potncia ativa medida no ensaio com rotor bloqueado se refere resistncia resistncia , a qual vista a partir do estator como na figura.

( (

) )

Rearranjando a equao e separando parte real e parte imaginria

( ( ( Considerando ( ), ( )

) ) )

Ento

Do circuito simplificado tem-se Considerando

I1

0,22

j,717

j,717

V1

j73,371

0,204 0,02

Figura 6. 6. Circuito equivalente

8) Considere um motor de induo trifsico, 60 Hz, 4 polos, 380 V, 1.750 rpm. Os parmetros do circuito equivalente, por fase, so: r1 = 0,20 r2 = 0,25 x1 = x2 = 0,50 xMAG = 30 As perdas rotacionais correspondem a 1.200 W. Considerando a operao deste motor em condies nominais, calcule: a) Escorregamento (s). b) Fasor da corrente de entrada (I1). c) Fator de potncia do motor (FP). d) Potncia ativa de entrada (PIN). e) Fasor da corrente de excitao (IEXC). f) Fasor da corrente no rotor (I2). g) Potncia transferida ao entreferro (PGAP). h) Potncia disponvel no eixo (PMEC). i) Potncia de sada (POUT). j) Rendimento ().

a) Pelos dados da questo tem-se O escorregamento dado por Sendo que

Tem-se ento que

10

b) Aplicando a lei dos laos no circuito equivalente tem-se o sistema de equaes

Figura 6. 7. Figura do exerccio resolvido 8

c) O fator de potncia dado pela relao ( ) ( ) Como a corrente est atrasada da tenso o fator de potncia indutivo. d) A potncia de entrada dada por

e) e f) j foram resolvidas no item b). g) A potncia transferida pelo entreferro a diferena entre a potncia de entrada e as perdas no cobre do estator e ncleo. Pelo circuito equivalente pode-se notar ento que essa potncia ativa vai ser toda consumia pela carga . Assim, pode ser dada por:

11

h) A potncia disponvel no eixo dada por ( i) A potncia de sada dada por )

j) O rendimento a relao entre a potncia de sada e a de entrada.

9) Determinada indstria deseja instalar um novo motor. Para dimensionar corretamente os condutores da instalao eltrica, necessrio conhecer a corrente nominal e a corrente de partida do motor. Considerando os dados abaixo, calcule a corrente nominal e a corrente de partida deste motor. Apresente sua resposta em ampres. Motor de induo trifsico, 60 Hz, 12 polos, 500 V, 550 rpm. Parmetros do circuito equivalente, por fase: r1 = 0,25 r2 = 0,30 x1 = x2 = 0,45 xMAG = 35 Perdas rotacionais = 1.000 W Resposta: A corrente do motor, por fase, dada pela relao entre a tenso aplicada e a impedncia vista do circuito equivalente. ( )

Substituindo os valores na equao acima tem-se: ( )

12

A corrente nominal a corrente que circula pelo estator da mquina quando o motor opera nas suas condies nominais de tenso, velocidade e carga. Sendo assim, o escorregamento nominal dado por:

Sendo que

Tem-se ento que

O escorregamento na partida igual a um, portanto a corrente de partida dada por ( )

275,4423

A figura 6.28 o grfico da corrente no estator em funo do escorregamento.

Figura 6. 8. Figura do exerccio resolvido 9

13

10) Desenhe a curva caracterstica conjugado x velocidade de um motor de induo com rotor gaiola de esquilo. Desenhe tambm, no mesmo grfico, a curva caracterstica de um motor semelhante ao anterior, porm de rotor bobinado e com uma resistncia trifsica externa associada ao rotor. Identifique claramente as unidades dos eixos do grfico.

Resposta: Curva vermelha: motor com rotor gaiola de esquilo. Curva verde: motor bobinado com resistncia externa. Pontos notveis do grfico: - Ambos no possuem conjugado na velocidade sncrona; - Ambos possuem o mesmo conjugado mximo; e - O motor bobinado com resistncia externa possui maior conjugado de partida.

14

Вам также может понравиться