Вы находитесь на странице: 1из 4

PEDAGOGIA

Michel Foucault
Por meio de uma anlise histrica inovadora, o filsofo francs viu na educao moderna atitudes de vigilncia e adestramento do corpo e da mente
01/07/2011 00:28 Texto Mrcio Ferrari

Foto: Wikimedia

Foucault no acreditava que a dominao fosse originria de uma fonte nica

Recom endar

874

Frase de Michel Foucault: As luzes que descobriram as liberdades inventaram tambm as disciplinas

Michel Foucault nasceu em 1926 em Poitiers, no sul da Frana, numa rica famlia de mdicos. Aos 20 anos foi estudar psicologia e filosofia na cole Normale Superieure, em Paris, perodo de uma passagem relmpago pelo Partido Comunista. Obteve o diploma em psicopatologia em 1952, passando a lecionar na Universidade de Lille. Dois anos depois, publicou o primeiro livro, Doena Mental e Personalidade. Em 1961, defendeu na Universidade Sorbonne a tese que deu origem ao livro A Histria da Loucura. Entre 1963 e 1977, integrou o conselho editorial da revista Critique. Em meados dos anos 1960, sua obra comeou a repercutir fora dos crculos acadmicos. Lecionou entre 1968 e 1969 na Universidade de Vincennes e em seguida assumiu a cadeira de Histria dos Sistemas de Pensamento no Collge de France, alternando intensas pesquisas com longos perodos no exterior. A partir dos anos 1970, militou no Grupo de Informaes sobre Prises. Entre suas principais obras esto Histria da Sexualidade e Vigiar e Punir. Foucault morreu de aids, em 1984.

Poucos pensadores da segunda metade do sculo 20 alcanaram repercusso to rpida e ampla quanto o francs Michel Foucault. Por ter proposto abordagens inovadoras para entender as instituies e os sistemas de pensamento, a obra de Foucault tornou-se referncia em uma grande abrangncia de campos do conhecimento. Em seus estudos de investigao histrica, o filsofo tratou diretamente das escolas e das idias pedaggicas na Idade Moderna. Alm disso, vem inspirando uma grande variedade de pesquisas sobre educao em diversos pases. Foi Foucault quem pela primeira vez mostrou que, antes de reproduzir, a escola moderna produziu, e continua produzindo, um determinado tipo de sociedade, diz Alfredo Veiga-Neto, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em vez de tentar responder ou discutir as questes filosficas tradicionais, Foucault desenvolveu critrios de questionamento e crtica ao modo como elas so encaradas. A primeira conseqncia desse procedimento mostrar que categorias como razo, mtodo cientfico e at mesmo a noo de homem no so eternas, mas vinculadas a sistemas circunscritos historicamente. Para ele, no h universalidade nem unidade nessas categorias e tambm no existe uma evoluo histrica linear. O peso das circunstncias no significa, no entanto, que o pensador identificasse mecanismos que determinam o curso dos fatos e os acontecimentos, como o positivismo e o marxismo. Investigando o conceito de homem no qual se sustentavam as cincias naturais e humanas desde o iIuminismo, Foucault observou um discurso em que coexistem o papel de objeto, submetido ao da natureza, e de sujeito, capaz de apreender o mundo e modificlo. Mas o filsofo negou a possibilidade dessa convivncia. Segundo ele, h apenas sujeitos, que variam de uma poca para outra ou de um lugar para outro, dependendo de suas interaes.

Disciplina e modernidade
Foucault concluiu, no entanto, que a concepo do homem como objeto foi necessria na emergncia e manuteno da Idade Moderna, porque d s instituies a possibilidade de modificar o corpo e a mente. Entre essas instituies se inclui a educao. O conceito definidor da modernidade, segundo o francs, a disciplina um instrumento de dominao e controle destinado a suprimir ou domesticar os comportamentos divergentes. Portanto, ao mesmo tempo que o iluminismo consolidou um grande nmero de instituies de assistncia e proteo aos cidados como famlia, hospitais, prises e escolas , tambm inseriu nelas mecanismos que os controlam e os mantm na iminncia da punio. Esses mecanismos formariam o que Focault chamou de tecnologia poltica, com poderes de manejar espao, tempo e registro de informaes tendo como elemento unificador a hierarquia. As sociedades modernas no so disciplinadas, mas disciplinares: o que no significa que todos ns estejamos igual e

irremediavelmente presos s disciplinas, diz Veiga-Neto. O filsofo no acreditava que a dominao e o poder sejam originrios de uma nica fonte como o Estado ou as classes dominantes , mas que so exercidos em vrias direes, cotidianamente, em escala mltipla (um de seus livros se intitula Microfsica do Poder). Esse exerccio tambm no era necessariamente opressor, podendo estar a servio, por exemplo, da criao. Foucault via na dinmica entre diversas instituies e idias uma teia complexa, em que no se pode falar do conhecimento como causa ou efeito de outros fenmenos. Para dar conta dessa complexidade, o pensador criou o conceito de poder-conhecimento. Segundo ele, no h relao de poder que no seja acompanhada da criao de saber e viceversa. Com base nesse entendimento, podemos agir produtivamente contra aquilo que no queremos ser e ensaiar novas maneiras de organizar o mundo em que vivemos, explica Veiga-Neto.

Arqueologia do saber
A contestao e a reviso de conceitos operadas por Foucault criaram a necessidade de refazer percursos histricos. No sobre os governos e as naes que ele concentra seus estudos, mas sobre os sistemas prisionais, a sexualidade, a loucura, a medicina etc. Trs fases se sucederam em sua obra. A da arqueologia do conhecimento marcada pela anlise dos discursos ao longo do tempo, de acordo com as circunstncias histricas, em busca de um saber que no foi sistematizado. A genealgica corresponde a um conjunto de investigaes das correlaes de foras que permitem a emergncia de um discurso, com nfase na passagem do que interditado para o que se torna legtimo ou tolerado. Finalmente, a fase tica centra o foco nas prticas por meio das quais os seres humanos exercem a dominao e a subjetivao, conceito que corresponde, aproximadamente, a assumir um papel histrico.

A docilizao do corpo no espao e no tempo


Para Foucault, a escola uma das "instituies de seqestro", como o hospital, o quartel e a priso. "So aquelas instituies que retiram compulsoriamente os indivduos do espao familiar ou social mais amplo e os internam, durante um perodo longo, para moldar suas condutas, disciplinar seus comportamentos, formatar aquilo que pensam etc.", diz Alfredo Veiga-Neto. Com o advento da Idade Moderna, tais instituies deixam de ser lugares de suplcio, como castigos corporais, para se tornarem locais de criao de "corpos dceis". A docilizao do corpo tem uma vantagem social e poltica sobre o suplcio, porque este enfraquece ou destri os recursos vitais. J a docilizao torna os corpos produtivos. A inveno-sntese desse processo, segundo Foucault, o panptico, idealizado pelo filsofo ingls Jeremy Bentham (1748-1832): uma construo de vrios compartimentos em forma circular, com uma torre de vigilncia no centro. Embora

no tenha sido concretizado imediatamente, o panptico inspirou o projeto arquitetnico de inmeras prises, fbricas, asilos e escolas. Uma das muitas "vantagens" apresentadas pelo aparelho para o funcionamento da disciplina que as pessoas distribudas no crculo no tm como ver se h algum ou no na torre. Por isso, internalizam a disciplina. Ampliada a situao para o mbito social, a disciplina se exerce por meio de redes invisveis e acaba ganhando aparncia de naturalidade.

Para pensar
comum a educao ser encarada como um valor nico, invarivel e redentor. Mas Foucault a via enredada em seu contexto cultural. Por isso, o ensino que em uma poca considerado a salvao do ser humano, em outra pode ser visto como nocivo. Voc j pensou nas implicaes polticas e sociais da educao atual, com base em sua experincia? O professor brasileiro leva em conta as concluses ao planejar o trabalho em sala de aula?

Вам также может понравиться