Вы находитесь на странице: 1из 217

SEGURANA EM INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDADE CURSO BSICO

CONTEDO PROGRAMTICO 1 - Introduo a Segurana do trabalho 2 - Introduo a Segurana com Eletricidade 3 - Introduo a Nova NR-10 4 - Tcnicas de Anlise de Risco 5 - Bloqueio e Identificao de Energia 6 - Medidas de Controle do Risco Eltrico Conforme NR10 7 - EPC - Equipamentos de Proteo Coletiva 8 - EPI - Equipamentos de Proteo Individual 9 - Documentao de Instalaes Eltricas e Pronturio
2

1 INTRODUO A SEGURANA DO TRABALHO

4 SEGURANA NO TRABALHO
Pratique a PREVENO!

2 INTRODUO A SEGURANA COM ELETRICIDADE

Introduo Segurana com Eletricidade

Riscos em Instalaes e Servios em Eletricidade

Risco a condio existente num processo, com o potencial necessrio para causar danos humanos e materiais ou reduo da capacidade para executar uma atividade programada.

Especialistas de diversos pases tm estudado detidamente os efeitos da passagem da corrente eltrica pelo corpo humano. As concluses a que chegaram eminentes cientistas e pesquisadores, atravs de experincias feitas com seres humanos e com animais, foram utilizadas pela IEC em sua Publicao n. 479-1, Effects of current passing through the human body, de 1984. nesse documento que se baseiam as principais normas internacionais de instalaes eltricas, inclusive a nossa NBR5410, nas partes que tratam da proteo das pessoas e dos animais domsticos contra os choques eltricos. Podem ser caracterizados quatro fenmenos patolgicos crticos: a tetanizao, a parada respiratria, as queimaduras e a fibrilao ventricular.
10

Introduo Segurana com Eletricidade Uma grande parte das causas de acidentes com eletricidade est associada ao comportamento humano, atravs de atos inseguros, ou ao desconhecimento do risco em si e de suas conseqncias, principalmente quando se trata de baixas tenses. Por isso, torna-se extremamente necessria a divulgao das informaes, tanto sobre o risco inerente quanto sobre as causas e conseqncias dos acidentes envolvendo a eletricidade. Deve-se partir do princpio real de que as pessoas no acreditam que a eletricidade representa um grande risco. A ausncia de um fator que venha a sensibilizar os sentidos (pois a eletricidade invisvel, no tem cheiro, no apresenta movimentos perceptveis), contribui muito para o descrdito quanto aos riscos que envolvem esse tipo de energia.
11

Introduo Segurana com Eletricidade No entanto, constantemente, as atividades inerentes a um eletricista so executadas por leigos, profissionais de outras reas de formao, curiosos, etc., que apenas sabem ligar dois ou mais fios de forma a energizar um equipamento, sem aplicar as normas tcnicas bsicas para que o servio seja feito com a necessria segurana. Alm das normas dirigidas execuo das instalaes eltricas, so necessrios diversos cuidados em relao s pessoas que vo utilizar-se dessas instalaes, pois as ligaes inadequadas podem, tambm, causar curtos-circuitos ou trazer outras conseqncias que, normalmente, levam a grandes prejuzos materiais e humanos.

12

Introduo Segurana com Eletricidade

Segundo as estatsticas, o nmero de acidentes com leses devidas ao contato com eletricidade relativamente pequeno se comparado com o quadro geral de acidentes. No entanto, a porcentagem de bitos devidos a queimaduras e paradas cardiopulmonares (fibrilao ventricular) , talvez, a maior do quadro de acidentes de trabalho, cerca de 18% do total de bitos. Isso mostra que, embora os acidentes devidos ao contato com eletricidade no sejam os de maior ocorrncia, so os que trazem as consequncias mais graves.

13

Introduo Segurana com Eletricidade Circuito ou equipamento energizado Essa circunstncia a principal responsvel pela grande maioria dos acidentes envolvendo a eletricidade. A exposio energia eltrica, que tem como conseqncia o choque eltrico e o curtocircuito, que pode provocar vrios tipos de danos como incndios, perda de equipamentos, etc., ocorre nas condies de circuitos e/ ou equipamentos energizados. Aqui, consideram-se tanto a energizao direta, ou seja, circuitos ou equipamentos ligados diretamente nas fontes de energia, quanto a indireta, devido induo eletromagntica. Para melhor entendimento, consideram-se energizados os circuitos e/ou equipamentos que se encontram sob potencial diferente do potencial de terra.
14

Introduo Segurana com Eletricidade

Campo Eletromagntico

O que acontece quando algum exposto a CEM? Campos eltricos de baixas-freqncias influenciam a distribuio de cargas eltricas na superfcie dos tecidos condutores e causam um fluxo de corrente eltrica no corpo. Campos magnticos de baixas-freqncias induzem correntes circulantes dentro do corpo humano. A intensidade dessas correntes induzidas depende da intensidade do campo magntico externo e do comprimento do percurso atravs do qual a corrente flui. Quando suficientemente intensas essas correntes podem causar o estmulo de nervos e msculos.

15

Introduo Segurana com Eletricidade

Campo Eletromagntico

Efeitos de Curta Durao Existem efeitos biolgicos estabelecidos devido exposio aguda a altos nveis, bem acima de 100 T (o campo em baixo de LTs de geralmente 20uT) que so explicados por mecanismos biofsicos. Campos magnticos de extra baixa freqncia externos induzem campos eltricos e correntes no corpo, os quais, se forem de intensidade muito alta, causam estimulao de nervos e msculos e mudanas na excitabilidade de clulas nervosas do sistema nervoso central.
16

Introduo Segurana com Eletricidade

Campo Eletromagntico

Efeitos de Curta Durao

17

Introduo Segurana com Eletricidade

Campo Eletromagntico Efeitos potenciais de longo prazo J citado em monografia como possvel causador de leucemia, mas esta hiptese foi descartada devido a metodologia incorreta deste estudo. Atualmente, a IEEE e demais rgos relacionados a pesquisas consideram que a evidncia cientfica relacionada com possveis efeitos sobre a sade para exposio de longa durao a baixos nveis de campos ELF insuficiente para justificar a reduo destes limites quantitativos de exposio.
18

Introduo Segurana com Eletricidade Descargas atmosfricas As descargas atmosfricas causam srias perturbaes nas linhas de transmisso e redes de distribuio de energia eltrica, alm de provocarem danos materiais nas construes atingidas por elas e submeterem pessoas e animais a riscos de morte. As descargas atmosfricas induzem surtos de tenso que chegam a centenas de kV nas LTs e RDs das concessionrias de energia eltrica, obrigando a utilizao de cabos-guarda ao longo das linhas de tenses mais elevadas e pra-raios a resistor no-linear, para a proteo de equipamentos e cabos subterrneos instalados nesses sistemas.
19

Introduo Segurana com Eletricidade

Carga esttica

O fenmeno da gerao da eletricidade esttica bastante simples na sua concepo. um fenmeno de superfcie, associado ao contato e posterior separao de duas superfcies. H exemplos bastante significativos nos quais o surgimento de descargas por eletricidade esttica pode gerar srios acidentes como exploses, incndios, choques eltricos, etc. A eletrizao, devido tendncia de certos tipos de material em receber ou doar eltrons, pode ocorrer, em sntese, quando so atritados dois objetos. A umidade relativa do ar tambm possui um significado importante na preveno de acidentes. Em ambientes onde a umidade relativa do ar baixa, torna-se maior o risco, pois o valor da tenso eletrosttica pode atingir nveis elevados, j que a rigidez dieltrica do ar seco muito 20 grande.

Introduo Segurana com Eletricidade Seguem-se alguns exemplos: 1) Deve-se destacar que o corpo humano condutor de eletricidade e, em atmosferas de baixa umidade relativa, pode acumular cargas eletrostticas, resultando em tenses de alguns kV. Essas cargas resultam do atrito dos sapatos com o piso e do ar com o corpo humano, alm do contato, por exemplo, com vrios tipos de operaes industriais, embora, na maioria das vezes, os sapatos e as roupas renam condies de dissipar as cargas eletrostticas instantaneamente. Um homem carregado eletrostaticamente pode provocar exploses, desde que provoque o faiscamento pela aproximao com partes metlicas com diferena de potencial suficiente, num ambiente contendo mistura explosiva numa concentrao entre seu limite superior e inferior de expIosividade.

21

Introduo Segurana com Eletricidade

2) Mquinas de fiao e tecelagem (atrito dos fios ou dos tecidos em movimento com partes das mquinas), impressoras de jornais (rotativas), etc. so grandes geradoras de cargas estticas; 3) Longas linhas de transmisso desligadas e noaterradas podem acumular grande quantidade de carga eletrosttica pela ao dos ventos em seus condutores. A intensidade de carga acumulada depende de uma srie de fatores, tais corno o comprimento da LT, velocidade do vento, direo do vento em relao LT, umidade relativa do ar, etc.
22

Introduo Segurana com Eletricidade Gradiente de potencial - Tenso de passo/tenso de toque Na ocorrncia de surtos e/ou defeitos no sistema eltrico (curtoscircuitos fase-terra, desequilbrio de malha, etc.) ou por induo eletro-magntica em estruturas metlicas aterradas, pode surgir uma elevao de potencial nos pontos de aterramento, ou de energizao para a terra, de tal forma que partes diferentes da superfcie do solo encontrem-se sob potenciais diferentes em relao a um terra de referncia (por exemplo, a haste de aterramento). Quando um ponto de um circuito energizado aterrado, devido a defeito nas instalaes, queda de condutos ao solo, falha de equipamento, etc., surgem, em torno desse ponto, superfcies equipotenciais concntricas dispostas em valores decrescentes de potencial, a partir do ponto de contato com o solo (aterramento).
23

Introduo Segurana com Eletricidade

Essa situao faz com que surjam as tenses de passo, ou seja, uma diferena de potencial entre os dois pontos da superfcie da terra situados a uma distncia correspondente a um passo de uma pessoa, e que podem dar origem circulao de uma corrente atravs das pernas de um indivduo ao caminhar. Caso idntico ocorre quando uma pessoa toca numa estrutura aterrada posicionada numa rea com gradiente de potencial. Nesse caso, o indivduo est submetido a uma tenso denominada de toque, que pode proporcionar choque eltrico pela circulao de corrente entre o ponto de contato (normalmente, mo ou brao) na estrutura e o ponto de contato no solo (ps), atravs do seu organismo.

24

TENSO DE TOQUE

TENSO DE PASSO
25

CHOQUE ELTRICO
uma perturbao acidental que se manifesta no organismo humano, quando percorrido por uma corrente eltrica.
26

A RESISTNCIA DO CORPO HUMANO


Ri1 200

INTERNA
500 Rit 500

Ri3 100

EXTERNA
pele mida 0

Ri2 200

pele seca de 1000 a 2000


27

TENSO RESIDENCIAL DE 110 V


Calculemos a quantidade de corrente que pode transitar pelo corpo humano:

I=

E R

E R I

R = Resistncia () E = Tenso (V) I = Intensidade de corrente (A) = ohm. V = Volt. A = Ampre.

COM A PELE SECA


Rt = RC + RH = 2000 + 500 = 2500

COM A PELE MIDA


Rt = RC + RH = 0 + 500 = 500 E 127 = = 0,254A ou 254mA R 500 C = contato H = humano

I = E = 127 = R 2500

0,0508A ou 50mA

I=

28

OS RISCOS MAIS CASUAIS


1. Superfcie energizadas: a) Carcaa de motores. b) Aparelhos eletrodomsticos. c) Luminrias energizadas. d) Torneiras e chuveiros. e) Cercas, grades e muros. f) Caixas de controle de medio de energia. 2. Fios e cabos com isolamento deficiente: a) Isolamento com defeito de fbrica. b) Isolamento velho e partido. c) Isolamento danificado por objetos pesados. d) Isolamento rompido por roedores. e) Isolamento super aquecido.

3. Fios e cabos energizados cados no cho.

29

OS RISCOS MAIS CASUAIS


4. Redes areas energizadas: a) Construo em baixo das linhas. b) Sacadas prximas das redes. c) Podas de rvores. d) Antenas, guindastes, basculantes, e) Empinar papagaios (linha met. e dias chuvosos). f) Bambus e outros objetos longos. 5. Redes areas desenergizadas: a) Residual capacitivo. b) Gerador particular. c) Alimentao atravs da BT via transformador. d) Efeitos da induo de outras linhas que passam bem prximas. e) Energizamento atravs de manobras incorretas.

30

Introduo Segurana com Eletricidade

Percurso da Corrente no Corpo

Percurso 1 Quando o choque fica limitado a, por exemplo, dois dedos de uma mesma mo, no h risco de morte, mas a vtima pode sofrer queimaduras ou perder os dedos. Percurso 2 A corrente entra por uma das mos e sai pela outra, percorrendo o trax. um dos percursos mais perigosos. Dependendo da intensidade de corrente, pode ocasionar parada cardaca.

Percurso 3 A corrente entra por uma das mos e sai por um dos ps. Percorre parte do trax, centros nervosos, diafragma. Dependendo da intensidade da corrente produzir asfixia e fibrilao ventricular e, consequentemente, parada cardaca.

Percurso 4 A corrente vai de um p a outro, atravs de coxas, pernas e abdmen. O perigo menor que nos dois casos anteriores, mas a vtima pode sofrer perturbaes dos rgos abdominais e msculos.

31

Os perigos do choque eltrico podem ser mais danosos ainda, desde que a corrente passe a transitar com maior intensidade pelo corao.
32

OS EFEITOS DO CHOQUE ELTRICO VARIAM CONFORME AS CIRCUNSTNCIA.


1 8
Durao do choque natureza cc - ca nvel de frequncia

Taxa de lcool no sangue

Condies organicas e psiquicas da pessoa

Tipo de contato

Resistncia do corpo

Intensidade da corrente

Isolamento do corpo

5
33

A INFLUENCIA DA FREQNCIA Sabe-se que a periculosidade da corrente diminui com o aumento da freqncia. O fato explicado pela tendncia da alta freqncia de caminhar pela parte externa do corpo humano no afetando rgos internos. Este fenmeno chamado de efeito Skin.

34

In te n s id a d e d a c o r r e n te a lte r n a d a

P e r tu r b a e s p o s s v e is d u r a n t e o c o n ta to
N enhum a. A penas um a le v e s e n s a o d e f o r m ig a m e n to . S e n s a o c a d a v e z m a is d e s a g r a d v e l a m e d id a q u e a in t e n s id a d e a u m e n ta . H p o s s ib ilid a d e d e c o n tr a e s m u s c u la r e s . S e n s a o d o lo r o s a . P o d e h a v e r c o n tra e s m u s c u la r e s e p o s s v e l a s f ix ia c o m p e r t u r b a e s n a c ir c u la o s a n g u n e a . S e n s a o in s u p o r t v e l c o m c o n t r a e s v io le n ta s . A s fix ia . P e r t u r b a e s c ir c u la t r ia s g r a v e s c o m p o s s ib ilid a d e d e fib r ila o v e n tr ic u la r . A s fix ia im e d ia ta . F ib r ila o v e n tr ic u la r e a lte r a e s m u s c u la r e s , m u ita s v e z e s acom panhadas de q u e im a d u r a s . A s fix ia im e d ia ta . P a r a lis ia d o s c e n tro s n e rv o s o s c o m p o s s v e l d e s tr u i o d e t e c id o s e q u e im a d u r a s g ra v e s .

E s ta d o p o s s v e l d a v t im a a p s o c o n ta to
N o rm a l

S a lv a m e n to

R e s u lta d o fin a l m a is p ro v ve l

0 ,5 a 1 m A

N o rm a l

1 ,1 a 9 m A

N o rm a l

N o rm a l

10 a 20 m A

M o rte a p a re n te

R e s p ir a o a r tific ia l

R e s ta b e le c im e n to

21 a 100 m A

M o rte a p a re n te

R e s p ir a o a r tific ia l

R e s ta b e le c im e n to o u m o rte dependendo d o te m p o

A c im a d e 100 m A

M o rte a p a re n te .

M u it o d if c il

M o rte

P r x im o d e 1000 m A

M o rte a p a re n te o u im e d ia t a

P r a tic a m e n te im p o s s v e l

M o rte

35

VOC SABIA?

A corrente que passa por uma lampada incandescente de 60 W em 120 V 500 mA.
36

37

38

Efeitos da corrente sobre o corpo humano X DR

39

3 INTRODUO A NOVA NR NR-10

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

4 TCNICAS DE ANLISE DE RISCO

64

TCNICAS DE ANLISE DE RISCO


Tcnicas Forma de Anlise e Resultados Qualitativa Fase de Utilizao no Sistema Todas Benefcios Observaes e caractersticas Anlise de seqncias de fatos e sua preveno til em qualquer fase como Check de riscos em geral De grande utilidade para a associao manuteno preveno de acidentes Aplicabilidade simples e flexibilidade A maior parte dos benefcios pode ser conseguida apenas com a anlise qualitativa

Srie de Riscos (SR)

Anlise de acidentesAnlise A priori

Anlise Preliminar de Riscos (APR)

Qualitativa

Projeto e desenvolvimento inicial Todas

Anlise de riscos e medidas preventivas antes da fase operacional Anlise e preveno de riscos associados com equipamentos Confiabilidade

Anlise de Modos de Falha e Efeitos (FMEA)

Qualitativa e Quantitativa

Tcnicas de Incidentes Crticos (TIC) Anlise de rvores de falha (AAF)

Qualitativa

Todas

Deteco de incidentes crticos (riscos) Anlise e preveno de qualquer evento indesejvel determinao de probabilidades de ocorrncias

Qualitativa e Quantitativa

Todas

65

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS


-Tipo: Anlise inicial, qualitativa. -Aplicao: Fase de projeto ou de qualquer novo processo, produto ou sistema. -Objetivos: Determinao de riscos e medidas preventivas antes da fase operacional. -Princpios/Metodologia: Reviso geral de aspectos de segurana atravs de um formato padro, levantando-se causas e efeitos de cada risco, medidas de preveno ou correo e categorizando-se os riscos para priorizao de aes.
66

ETAPAS BSICAS NA APR


1- Rever problemas conhecidos (experincia passada). 2- Revisar a misso objetivos, exigncias, funes, procedimentos, ambientes. 3- Determinar os riscos principais. 4- Determinar os riscos iniciais e contribuintes. 5- Revisar os meios de eliminao ou controle dos riscos. 6- Analisar os mtodos de restrio de danos. 7- Indicar quem levar a cabo as aes corretivas (responsveis pelas aes corretivas).
67

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS


Identificao____________________________________ Data: __/__/__ Folha:__/__ Risco Causa Efeito Categoria Risco Medidas Preventiva Corretivas Responsvel

68

CATEGORIAS DE RISCO
Categoria I Nome Desprezvel Caracteristicas -No degrada o sistema, nem seu funcionamento -No ameaa os recursos humanos -Degradao moderada/ Danos menores -No causa leses - compensvel ou controlvel -Degradao crtica -Leses -Dano substancial -Coloca o sistema em risco e necessita aes corretivas imediatas para sua continuidade e recursos humanos envolvidos -Sria degradao do sistema -Perda do sistema -Morte e leses
69

II

Marginal/ Limtrofe

III

Crtica

IV

Catastrfica

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS


Servio de instalao telefnica em altura e em caixa subterrnea
Risco Causa Efeito Cat. Risco IV Medidas Preventivas

Alta Voltagem

-Contato com equip. de outra concessionria -Raios -Falta de amarrao da escada -No utilizao de EPI (cinto) Vazamento de concessionria de gs/esgotos -Animais em decomposio -Presena de misturas explosivas e fontes de ignio

-Choque Eltrico -Queimadura Grave -Morte -Leso -Fratura -Morte -Mal estar -Leso -Morte -Queimaduras grave -Fratura -Morte

-Treinamento -Superviso -Uso do EPI -Aterramento adequado -Superviso -Uso do EPI -Treinamento -Uso de detectores de gases -Superviso -Ventilao -Uso de detector de explosividade -Ventilao -Superviso

Queda da Escada

IV

Agentes Qumicos (entrada em caixas subterrnea Exploso na caixa subterrnea

IV

IV

70

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS


Servio de instalao telefnica em altura e em caixa subterrnea
Risco Causa Efeito Cat. Risco IV Medidas Preventivas

-Atropelamento

-Sinalizao ineficiente -Falta de Ateno -Inabilidade -Falta de ateno dos motoristas -Veculo em m condio de manuteno -Inabilidade -Falta de ateno -M condio de manuteno

-Leso -Fratura -Morte -Leso -Fratura -Morte

-Treinamento -Sinalizao adequada -Incentivo para reduzir acidentes com veculos -Manuteno preventiva -Treinamento -Treinamento -Manuteno

-Acidentes com veculos

IV

-Maarico

-Queimadura nas mos ou corpo

III

71

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS


Elaborar APR para: a- Troca de lmpada com altura de 1,98m. b- Troca de lmpada com altura de 6,0m. c- Troca de fusvel NH com painel energizado. d- Limpeza no interior da subestao (sela do trafo). e- Passar e ligar cabo (da carga ao disjuntor) em painel energizado.

72

5 BLOQUEIO E IDENTIFICAO DE ENERGIA LOCKOUTLOCKOUT -TAGOUT

73

74

75

TRABALHOS EM PRESENA DE ELETRICIDADE


OK! PODE LIGAR A ENERGIA

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

6 Medidas de Controle do Risco Eltrico SEGUNDO NR10

87

88

89

90

91

92

Tipo de Aterramento Na classificao dos esquemas de aterramento utilizada uma simbologia padro, onde a primeira letra indica a situao da alimentao em relao terra: T = um ponto diretamente aterrado; I = isolao de todas as partes vivas em relao terra ou aterramento de um ponto atravs de impedncia. J a segunda letra indica a situao das massas da instalao eltrica em relao terra: T = massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto da alimentao; N = massas ligadas ao ponto da alimentao aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado normalmente o ponto neutro);
93

Tipo de Aterramento E outras letras (eventuais) indicam a disposio do condutor neutro e do condutor de proteo: S = funes de neutro e de proteo asseguradas por condutores distintos; C = funes de neutro e de proteo combinadas em um nico condutor (condutor PEN).

94

Tipo de Aterramento TN-S

95

Tipo de Aterramento TN-C e TN-CS

96

Tipo de Aterramento TT
O esquema TT possui um ponto da alimentao diretamente aterrado, estando as massas da instalao ligadas a eletrodo(s) de aterramento eletricamente distinto(s) do eletrodo de aterramento da alimentao.

97

Tipo de Aterramento IT
No esquema IT todas as partes vivas so isoladas da terra ou um ponto da alimentao aterrado atravs de impedncia

98

Seo do Condutor Neutro em circuitos trifsicos

99

100

101

102

103

104

105

106

107

108

109

110

111

112

NR 10
10.8 - HABILITAO, QUALIFICAO, CAPACITAO E AUTORIZAO DOS TRABALHADORES. 10.8.1 considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. 10.8.2 considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe. 10.8.3 considerado trabalhador capacitado o que atenda s seguintes condies, simultaneamente: a) receba capacitao sob orientao e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado; e b) trabalhe sob a responsabilidade de profissional habilitado e autorizado. 10.8.3.1 A capacitao s ter validade para a empresa que o capacitou e nas condies estabelecidas pelo profissional habilitado e autorizado responsvel pela capacitao. 10.8.4 So considerados autorizados os trabalhadores qualificados ou 113 capacitados e os profissionais habilitados, com anuncia formal da empresa.

10.8.5 A empresa deve estabelecer sistema de identificao que permita a qualquer tempo conhecer a abrangncia da autorizao de cada trabalhador, conforme o item 10.8.4. 10.8.6 Os trabalhadores autorizados a trabalhar em instalaes eltricas devem ter essa condio consignada no sistema de registro de empregado da empresa. 10.8.7 Os trabalhadores autorizados a intervir em instalaes eltricas devem ser submetidos a exame de sade compatvel com as atividades a serem desenvolvidas, realizado em conformidade com a NR 7 e registrado em seu pronturio mdico. 10.8.8 Os trabalhadores autorizados a intervir em instalaes eltricas devem possuir treinamento especfico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia eltrica e as principais medidas de preveno de acidentes em instalaes eltricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II desta NR. 10.8.8.1 A empresa conceder autorizao na forma desta NR aos trabalhadores capacitados ou qualificados e aos profissionais habilitados que tenham participado com avaliao e aproveitamento satisfatrios dos cursos constantes do ANEXO II desta NR.
114

10.8.8.2 Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das situaes a seguir: a) troca de funo ou mudana de empresa; b) retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por perodo superior a trs meses; e c) modificaes significativas nas instalaes eltricas ou troca de mtodos, processos e organizao do trabalho. 10.8.8.3 A carga horria e o contedo programtico dos treinamentos de reciclagem destinados ao atendimento das alneas a, b e c do item 10.8.8.2 devem atender as necessidades da situao que o motivou. 10.8.8.4 Os trabalhos em reas classificadas devem ser precedidos de treinamento especifico de acordo com risco envolvido. 10.8.9 Os trabalhadores com atividades no relacionadas s instalaes eltricas desenvolvidas em zona livre e na vizinhana da zona controlada, conforme define esta NR, devem ser instrudos formalmente com conhecimentos que permitam identificar e avaliar seus possveis riscos e adotar as precaues cabveis.
115

8 Normas Tcnicas Brasileiras

116

117

118

119

120

121

122

123

124

125

126

127

128

129

130

7 - EPC EQUIPAMENTO DE PROTEO COLETIVA


131

Definio
SO DISPOSITIVOS, SISTEMAS FIXOS OU MVEIS DE ABRANGNCIA COLETIVA, COM A FINALIDADE DE SINALIZAR, ELIMINAR OU DIMINUIR O RISCO, SALVAGUARDANDO A INTEGRIDADE FSICA E A SADE DOS TRABALHADORES, USURIOS E TERCEIROS.
132

EPC

EPC
EXEMPLOS:
EQUIPAMENTOS DE EXAUSTO E VENTILAO LOCALIZADA; CHUVEIRO DE EMERGNCIA E LAVA-OLHOS; SISTEMAS DE EXTINO DE INCNDIO; ENCLAUSURAMENTO CONTRA RUDO DE MQUINAS (EX: CENTRFUGAS, PRENSAS, INJETORAS, ETC.); PROTETORES DE PARTES MVEIS DE MQUINAS; COMANDOS BIMANUAIS DE EQUIPAMENTOS DIVERSOS; CORTINAS DE LUZ E DE AR; SENSORES DE PRESENA; SINALIZAO DE SEGURANA; DISPOSITIVOS DE SECCIONAMENTO (CHAVES FUSVEIS E CHAVES FACA); ETC.
133

VANTAGENS DO EPC
Menor custo a mdio e longo prazo; Atinge todos trabalhadores expostos direta ou indiretamente ao risco; Independe da vontade do pessoal exposto em utilizar ou no; Maior facilidade e controle da manuteno; Desde que bem aplicado, no exige fiscalizao de uso; Reduz taxas do INSS e seguro; Reduo de processos trabalhistas;
134

Tapetes de borracha
ACESSRIO UTILIZADO PRINCIPALMENTE EM SUBESTAES E CABINES PRIMRIAS COM A FINALIDADE DE ISOLAR CONTRA CONTATOS INDIRETOS, MINIMIZANDO ASSIM AS CONSEQNCIAS POR UMA FALHA DE ISOLAO DOS EQUIPAMENTOS.

Vara de manobra
SO DISPOSITIVOS UTILIZADOS PARA EXECUO DE TRABALHOS EM LINHA VIVA E OPERAES COM EQUIPAMENTOS E INSTALAES ELTRICAS ENERGIZADAS OU DESENERGIZADAS COM POSSIBILIDADE DE ENERGIZAO ACIDENTAL.

Vara de manobra
TELESCPICA NO NECESSITA DO USO DE ESCADA PARA ESTRUTURAS, TAIS COMO POSTES.

Basto e vara de manobra

138

Basto e Vara de manobra


LOCAL DE GUARDA EM SUBESTAO

139

Bastes de manobra
AUXILIAM EM SERVIOS DIVERSOS

Aterramento temporrio
CONJUNTO DE ATERRAMENTO TEMPORRIO UTILIZADO PARA EVITAR ENERGIZAO ACIDENTAL DA REDE ENERGIZADA

Aterramento temporrio
PARA USO EM PAINIS ELTRICOS

142

Detector de tenso
SO EMPREGADOS PARA VERIFICAO DE AUSNCIA DE TENSO NOS CIRCUITOS ELTRICOS.

Dispositivos de bloqueio

SO UTILIZADOS PARA EVITAR ACIONAMENTO DO EQUIPAMENTO DE MANOBRA DE FORMA NO AUTORIZADA

Dispositivos de bloqueio

Dispositivos de bloqueio

Cartes de travamento
SO UTILIZADAS PARA ADVERTIR AS PESSOAS SOBRE A SITUAO OPERACIONAL DOS EQUIPAMENTOS DE MANOBRA, VISANDO ASSIM A PROTEO DAS PESSOAS QUE ESTEJAM TRABALHANDO NO CIRCUITO E AS PESSOAS QUE VENHAM A MANOBRAR OS SISTEMAS ELTRICOS.

Dispositivos de sinalizao
CONES, FITA ZEBRADA, PEDESTAL, CORRENTES E CORDAS PARA PEDESTAL, COLETES REFLETIVOS, TINTA DE SINALIZAO,PLACAS DE SINALIZAO, FITA DE DEMARCAO E ANTI-DERRAPANTE, ETC. SEDA, NYLON, POLYESTER, POLIPROPILENO, ALGODO, RAION, SISAL, ETC.

148

Cones, fitas e grades

149

Placas de sinalizao
SO UTILIZADAS PARA SINALIZAR SOBRE OS RISCOS OU SITUAES DE PERIGOS EXISTENTES, PROIBIO DE ACESSO E CUIDADOS QUE SEJAM NECESSRIOS.

Dispositivo de isolao

151

Escadas em fibra de vidro


DE ABRIR SIMPLES

152

Escada em fibra de vidro


DE EXTENSO

PARA USO EM VECULO

153

Escadas em madeira
COM PS ANTI-DERRAPANTES:
EXTENSVEL SINGELA AMERICANA SIMPLES AMERICANA DUPLA

154

Escadas em madeira

155

156

Cestos areos em fibra


COM BRAO ISOLANTE

MONTADO EM CAMINHO MUNCK


157

Andaime isolante (em fibra)


COM GUARDA CORPO

158

Testes de isolao
CONFORME O ITEM 10.7.8 DA NR-10 PELO MENOS ANUALMENTE DEVERO SER TESTADOS: VARAS E BASTES DE MANOBRA; ESCADAS ISOLANTES; E ANDAIMES MODULAR ISOLADO

159

8 - EPI EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL


160

EPI
DEFINIO (CONCEITO LEGAL)
EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL TODO DISPOSITIVO OU PRODUTO, DE USO INDIVIDUAL, UTILIZADO PELO TRABALHADOR, DESTINADO A PROTEO DE RISCOS SUSCETVEIS DE AMEAAR A SEGURANA E A SADE NO TRABALHO.

161

EXEMPLOS

EPI

CAPACETE; CULOS DE PROTEO; LUVAS; CALADOS DE SEGURANA; CINTOS DE SEGURANA; MSCARAS DE PROTEO RESPIRATRIA; PROTETOR AURICULAR; VESTIMENTAS DE TRABALHO (ESPECIAIS); CREME PROTETOR SOLAR; CAPA DE CHUVA; ETC.

162

NRNR -6 (EPI)
6.3 A empresa obrigada a fornecer aos

empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, nas seguintes circunstncias: a) sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; e, c) para atender a situaes de emergncia.
163

6.6 Cabe ao empregador

NRNR -6 (EPI)

6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI : a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade; b) exigir seu uso; c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao; e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; f) responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; e, g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
164

165

Certificados
C.A. Certificado de Aprovao: um certificado expedido pelo MTE, que comprova a eficincia do equipamento na proteo oferecida. Portanto todo EPI deve obrigatoriamente, possuir o C.A. CRF Certificado de Registro de Fabricante: um certificado expedido pelo MTE, com o objetivo de cadastrar fabricantes de EPI. CRI Certificado de Registro de Importao: um certificado expedido pelo MTE, que regula a importao de EPI.
166

C.A.
O SINMETRO Sistema Nacional de Metrologia Normalizao e Qualidade Industrial :
o gestor do processo de garantia de qualidade e segurana dos EPIs comercializados no Brasil. quem homologar o rgo (ex.: FUNDACENTRO), com os instrumentos a serem utilizados nos ensaios de EPIs, que devero possuir os certificados de aferio dentro do prazo de validade.
167

C.A.
O MTE responsvel pela:
avaliao do EPI e emisso do seu respectivo C.A., seja ele de fabricao nacional ou estrangeira; disponibilizar as informaes pertinentes ao EPI, vinculada ao n. do C.A.. Obs.: estas informaes constam no site: www.mte.gov.br
168

C.A.
Conforme a NR-6, no item 6.9, o MTE, tm como responsabilidade: Estabelecer os prazos de validade do C.A., mediante justificativa (item 6.9.2); Registro do C.A. e outras caractersticas de forma indelvel no EPI (item 6.9.3); Na impossibilidade do item anterior, autorizar forma alternativa do registro do C.A. no EPI (item 6.9.3.1);
169

C.A.

170

Recibo de entrega
Ao fornecer um EPI, ao empregado deve ser efetuado o registro formal desta entrega. De que forma? Preparar um formulrio com no mnimo os seguintes dados: Nome da empresa / endereo completo Data de entrega do EPI Tipo do EPI e respectivo nmero do CA Nome completo do empregado e seu n. de registro (matrcula) na empresa Assinatura do empregado NOTA: este recibo de entrega de EPI deve constar do pronturio do empregado!!!
171

NRNR -6 (EPI)
6.7 Cabe ao empregado 6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI: a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; b) responsabilizar-se pela guarda e conservao; c) comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; e, d) cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado.
172

Requisitos do EPI
Cabe ao SESMT ou na sua falta a CIPA:

Seleo adequada ao risco; Eficincia necessria para controle; Conforto ao usurio; Programa de treinamento; Normas de fornecimento e reposio; Normas de uso e guarda; Normas para higienizao e conservao. 173

Capacete de segurana

destina-se a proteo do crnio contra impactos e perfuraes provenientes da queda de objetos e riscos associados a choques eltricos. em servios com eletricidade usa-se o capacete classe B tipo II, devido a alta resistncia dieltrica

culos de segurana
Proteo dos olhos do usurio contra impactos de partculas volantes multidirecionais. Quando colorido, serve alm do que foi descrito anteriormente, como filtro de luz.

culos de segurana

176

177

Protetor facial
Mscara de Solda: Celeron, Fibra, Escurecimento Automtico Protetor Facial: incolor ou verde

178

Protetor auricular
Utilizado quando temos o nvel de rudo elevado e em reas onde o seu uso obrigatrio (grupo moto gerador)

179

Protetor auricular

180

EPI conjugado
Capacete com protetor facial e/ ou protetor auditivo

181

Luvas isolantes
Para BT e AT: em trabalhos com riscos de choques eltricos.
Classe
00 0 1 2 3 4 Cor Bege Vermelha Branca Amarela Verde Laranja Tenso de uso 500 V 1.000 V 7.500 V 17.000 V 26.500 V 36.000 V Tenso de ensaio 2.500 V 5.000 V 10.000 V 20.000 V 30.000 V 40.000 V

Tipo I no resistente ao O3 Tipo II resistente ao O3

Segundo a NBR 10622, deve constar no dorso do punho: Cor da classe de tenso; Nome do fabricante; Tipo (I ou II); Classe; Tamanho; C.A. N. de srie N. da Norma aplicada Tenso mxima de uso; Outras informaes do fabricante.
183

Luvas isolantes

Luvas isolantes
Devem ser testadas quanto a possibilidade de existncia de furos e tambm quanto a sua isolao.

184

Luvas de cobertura
So em vaqueta e servem para proteo de mos contra agentes abrasivos e escoriantes, devendo ser aplicada sobre as luvas isolantes em servios com sistemas eltricos energizados.
185

Mangas de borracha
Protege os braos e antebraos contra instalaes ou partes energizadas. Classe 0 BT Classes 1/2/3 e 4 AT

186

Luvas de raspa
proteo das mos do usurio contra agentes abrasivos, escoriantes e riscos mecnicos leves.

187

Calado de segurana

Botas em PVC:

188

Vestimenta de segurana
Roupa para eletricista

189

Vestimenta de segurana

ROUPA CONTRA ARCO ELTRICO

190

Vestimenta de segurana
ROUPA CONTRA ARCO ELTRICO

191

UNIFORMES DE TRABALHO FEITOS DE ALGODO OU DE TECIDO MISTOS DE POLISTER E ALGODO, INDEPENDENTEMENTE DE PESO, PODEM SE INFLAMAR EM DETERMINADO NVEL DE EXPOSIO E CONTINUARO A QUEIMAR, AUMENTANDO A EXTENSO DAS LESES PROVENIENTES DO ARCO.

192

Cinto de segurana
proteo do usurio em caso de queda, nos trabalhos em altura. O trava quedas utilizado para deslocamento vertical.

193

Cinto de segurana

194

Cinto de segurana

195

Proteo respiratria
RESPIRADOR COM FILTROS DESCARTVEIS

196

EPI x EPC

197

198

199

9 Documentao de Instalaes Eltricas

200

201

202

203

204

205

206

207

208

209

210

211

212

213

214

215

Resumo dos documentos necessrios


Procedimentos de trabalho em eletricidade(pronturio); Treinamentos (pronturio); Documentos de qualificao, capacitao, habilitao e autorizao (pronturio); Contratos de empresas terceirizadas; PCMSO e PPRA; Documentos da CIPA; 216 Documentos do SESMT;

Resumo dos documentos necessrios


Documentos de registro funcional do trabalhador; Comprovantes de entrega de EPIs; Certificao dos EPCs; Laudos periciais de insalubridade e periculosidade; Diagrama unifilar e pronturio da instalao.
217

Вам также может понравиться