Вы находитесь на странице: 1из 21

MADEIRA DE EUCALIPTO COMO INSUMO ENERGTICO NA INDSTRIA DE CELULOSE E PAPEL Francisco de Assis Bertini Moraes (2) Claudio Luis

Piratelli
(1) (2)

(1)

Mestre em Engenharia de Produo UNIARA, franciscobertini@terra.com.br Professor e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produo da UNIARA.

Resumo Em uma poca com um cenrio de instabilidade dos preos do petrleo e com uma busca crescente por alternativas sustentveis para manter o crescimento econmico, cada vez mais os biocombustveis despontam como soluo lucrativa e limpa para os desafios da gerao de energia no mundo todo. O segmento de celulose e papel est includo entre os mais energointensivos do setor industrial e entre os maiores consumidores de insumos energticos (leo combustvel, gs natural, madeira para energia e energia eltrica). No entanto, apresenta perfil energtico adequado aos processos mais eficientes de cogerao e vivel tecnicamente para se aproximar da autosuficincia em consumo energtico. Por este motivo, vem desenvolvendo diversas tecnologias para a utilizao de biomassa e queima de licor negro em suas caldeiras, alm de crescentes pesquisas e altos investimentos para ter uma indstria com alta eficincia na assimilao de carbono, gerando ganhos considerveis do ponto de vista ambiental e de mercado. O objetivo deste trabalho abordar os principais conceitos sobre a utilizao da madeira de eucalipto na indstria de celulose e papel como alternativa de substituio aos combustveis fsseis (leo combustvel e gs natural). Atualmente, dois grandes fatores determinam a sustentabilidade das decises no mbito energtico para as instituies. O primeiro deles, segurana energtica, relacionado a uma conjuno de oferta e fornecimento confiveis e vivel economicamente, que envolve a diversidade tanto de fontes como de fornecedores, alm da autonomia no acesso aos recursos. O segundo grande ponto representado pelas foras de reao agresso ambiental ou contra a mudana climtica e implica a reduo das emisses de gases de efeito estufa, bem como a implantao de sistemas eficientes de produo de energia. O investimento em cogerao de energia, na indstria de celulose e papel, utilizando-se a madeira de eucalipto representa uma forte alternativa neste cenrio.

EUCALYPTUS WOOD AS ENERGY RAW MATERIAL IN THE PULP AND PAPER INDUSTRY Abstract In an era with a backdrop of instability in oil prices and with a growing quest for sustainable alternatives to maintain economic growth, increasingly emerge as lucrative biofuels and clean solution to the challenges of power generation worldwide. The pulp and paper segment is included among the most energy consumer of the industry and among the largest consumers of energy inputs (fuel oil, natural gas, wood for energy and electricity). However, introduces energy suitable for profile processes more efficient cogeneration and technically viable for approaching self-sufficiency in energy consumption. For this reason, has been developing various technologies for the use of biomass, combustion of black liquor in its boilers, as well as increasing research and high investments for an industry with high efficiency in carbon assimilation, generating considerable gains from an environmental point of view and from the market. The purpose of this paper is to address key concepts about the use of eucalyptus wood in pulp and paper industry as replacement alternative to fossil fuels (natural gas and fuel oil). Currently, two major factors determine the sustainability of energy decisions to the institutions. The first of them, energy security, related to a conjunction of supply and providing reliable and economically viable, which involves the diversity of both sources such as suppliers, as well as autonomy in access to resources. The second major point is represented by the forces of reaction to environmental aggression or against climate change and implies the reduction of greenhouse gas emissions, as well as the deployment of efficient systems of energy production. Investment in energy, cogeneration in pulp and paper industry, using the wood of eucalyptus represents a strong alternative in this scenario.

1. Introduo Em uma poca com um cenrio de instabilidade dos preos do petrleo e com uma busca crescente por alternativas sustentveis para manter o crescimento econmico, cada vez mais os biocombustveis despontam como soluo lucrativa e limpa para os desafios da gerao de energia no mundo todo. De acordo com o relatrio Brasil sustentvel, desafio do mercado de energia , publicado pela consultoria Ernst & Young, o Brasil vai passar da 11 posio entre os maiores consumidores de energia no mundo para o 7 lugar em 2030, um crescimento anual mdio de 3,3%. Nesta situao, a busca por carvo e biocombustveis dever aumentar 3,6% ao ano, como mostra a Figura-1.1, abaixo :

FIGURA-1.1 A energia em 2007 e 2030 Fonte : FGV, 2008

O segmento de celulose e papel est includo entre os mais energointensivos do setor industrial e entre os maiores consumidores de biomassa, apresentando perfil energtico adequado aos processos mais eficientes de cogerao e adequado tecnicamente para implementar a autossuficincia em consumo energtico, apesar da timidez nas medidas governamentais de incentivo para a autossuficincia (VELZQUEZ, 2008).

FIGURA-1.2 Matriz Energtica da Indstria de Celulose e Papel Fonte: Balano Energtico Nacional, 2008

As indstrias de celulose e as integradas utilizam como combustvel nas caldeiras, para gerao de vapor, lenha (madeira), leo combustvel e gs natural, alm dos subprodutos de processo (licor preto e biomassa-casca), o que, como mostra a Figura-1.2 acima, indica o aumento significativo da autossuficincia em energia medida que cresce a produo de celulose no Brasil. Os novos investimentos em tecnologias modernas como exemplo, as caldeiras de recuperao para queima de licor preto a alto teor de slidos (75% de concentrao), alm da instalao de economizador e painel de tubos de screen na fornalha aliados a maiores presses de trabalho, na faixa de 60 bar a 100 bar, atendem 100% a demanda trmica e, com cogerao, a demanda eltrica. No caso de fbricas integradas de celulose e papel so necessrias a produo de vapor e a cogerao de energia eltrica, com caldeiras de biomassa queimando a casca, os resduos da madeira do processo de celulose e a madeira de energia para atender as instalaes das mquinas de papel. Um consumo de leo combustvel ou gs natural necessrio para a produo de cal, utilizado no processo de caustificao no ciclo de recuperao de qumicos. A Figura-1.3 ilustra o crescimento na produo de celulose acompanhado do aumento da participao do licor preto e da biomassa na matriz energtica do setor de celulose e papel.

FIGURA-1.3 - Produo de celulose e participao energtica do licor preto e da biomassa Fonte : Bracelpa, 2010

2. Qualidade da madeira de eucalipto para energia de fundamental importncia, tanto do ponto vista tcnico como do econmico, o controle das variveis de qualidade da madeira para a produo de energia, desde os aspectos silviculturais como tambm a manipulao das toras de madeira aps o corte. Ressalta-se ainda que os requisitos de qualidade para a madeira de energia no so os mesmos da madeira de celulose; alis, a maioria deles oposta em tendncias numricas. Da a necessidade de desenvolvimentos separados, inclusive os aspectos silviculturais, que, no caso de florestas para madeira de energia, encontram-se outras espcies de eucalipto plantadas em florestas com menor espaamento e exploradas muitas vezes com menor idade, requerendo menores reas de plantio quando comparadas as necessidades de quantidade de energia por hectare (QUIRINO ET AL.,2004) Dentre as variveis de maior importncia para a madeira de energia, podem ser destacadas: composio qumica da madeira; densidade bsica; teor de umidade; poder calorfero; teor de minerais

2.1- Composio qumica da madeira A lignina natural das madeiras das rvores tem maior proporo de carbono que a celulose. Em geral o teor de C na lignina de 65% e na holocelulose (celulose + hemicelulose) de 48%, enquanto a lignina possui em sua frmula molecular 33% de oxignio e a holocelulose 47%. Como maior teor de carbono proporciona maior poder calorfero e o de oxignio no agrega poder calorfero ao combustvel, pelo contrrio reduz, quanto maior o teor de lignina na madeira, maior o seu poder calorfero (FOELKEL, 2005). Normalmente se expressa a composio qumica da madeira para energia em composio qumica elementar e composio qumica imediata. Composio qumica elementar corresponde ao contedo porcentual em massa dos principais elementos que constituem a biomasssa, referidos matria seca. So normalmente apresentados valores para carbono (C), hidrognio (H), enxofre (S), oxignio (O), nitrognio (N) e cinzas (A) (NOGUEIRA ET AL., 2000). As frmulas de Dulong (PCS=81,7C+340(H-O/8)) e de Laut (PCS=81,7+342,5H-36,6O) mostram que o poder calorfero superior da madeira (PCS) funo da sua composio qumica elementar, em uma relao direta com o teor de carbono e de hidrognio e inversa com o teor de oxignio (VALE ET AL., 2000). Composio qumica imediata fornece a porcentagem de material voltil, carbono fixo e cinza. Em outras palavras, ela fornece a porcentagem do material que se queima no estado gasoso (material voltil - V) e no estado slido (carbono fixo - F), bem como d uma indicao do material residual (cinzas - A) (BRITO ET AL., 1978). Tabela 2.1 Composio qumica da madeira (Eucalyptus grandis) Composio Elementar Elementos C H O N S A Fonte : Lora, 1997 Composio (%) 49 4,87 43,79 0,3 0,01 0,72 Cinzas 0,79 Carbono Fixo 17,82 Composio Voltil Composio Componentes (%) Volteis 81,42

Brito e Barrichelo (1977), em estudo correlacionando as caractersticas de dez espcies de eucalipto, encontraram correspondncia entre a composio qumica imediata do carvo vegetal com o teor de lignina dessas madeiras, conforme mostra a Figura 2.1 a e b.

a.

b. FIGURA 2.1 Composio qumica imediata do carvo vegetal x teor lignina na madeira Fonte : Brito e Barrichelo, 1977

2.2- Densidade Bsica Brito e Barrichelo (1977), avaliando dez espcies de eucalipto, no encontraram correlao entre a densidade bsica, na faixa de 510 a 770 kg-seco/m3-slido, e as caractersticas de qualidade requeridas para a madeira de energia, como o carbono fixo, volteis e cinzas e com o teor de lignina da madeira. No entanto, de se esperar que, quanto maior a densidade bsica da madeira, maior a massa ou matria seca de biomassa a ser alimentada como cavacos na caldeira de biomassa para a combusto e produo de vapor, ou seja, como a madeira para energia comercializada em volume (m3) e a produo de vapor da caldeira depende da matria seca de biomassa alimentada, quanto maior a densidade bsica, menor ser a quantidade volumtrica de madeira necessria produo de vapor, ou, numa mesma base de volume, maior sua massa e consequentemente maior a sua quantidade calrica.Oliveira (1988), por sua vez, em trabalho desenvolvido com a madeira de eucalipto, correlacionou a densidade com alguns parmetros anatmicos e qumicos. Quanto maior a densidade bsica da madeira, maior o teor de lignina e extrativos, maior a espessura e comprimento das fibras e menor o teor de holocelulose.De qualquer forma, valores de densidade acima de 530 kg/m 3 so desejveis para a madeira de energia pelos motivos acima descritos. 2.3- Teor de Umidade O teor de umidade um dos parmetros de maior influncia na eficincia de combusto da madeira nas caldeiras de biomassa. A presena de gua na madeira representa a reduo do poder calorfero lquido em razo da energia necessria para evapor-la nas fornalhas das caldeiras de biomassa. Alm disso, se o teor de umidade for muito varivel, o controle do processo de combusto pode se tornar difcil e consequentemente variar o processo de cogerao ou produo de energia eltrica em funo da variao na produo de vapor (BARCELLOS et al.,2005). Quando do corte da madeira, dependendo da poca do ano, seu teor de umidade pode variar de 50% a 60%, o que demasiadamente alto para o consumo nas caldeiras de biomassa. Sendo assim, necessrio que a madeira permanea estocada em pilhas para que ocorra sua secagem naturalmente. A eficincia da secagem depender das condies atmosfricas, principalmente temperatura e umidade relativa do meio ambiente de secagem. A Figura 2.2 ilustra o processo de secagem da madeira de eucalipto grandis no meio ambiente, relacionando-se a umidade absoluta da madeira com a umidade relativa e temperatura do meio ambiente, desde o corte da rvore at 6 meses de estocagem em diversas pocas do ano, utilizando-se dos dados de estudo desenvolvido na regio de Lages-SC, por Brand em 2007:

FIGURA 2.2 Umidade da madeira versus Umidade relativa e Temperatura ambiente Fonte : Brand, 2007

Pode-se observar na Figura 2.2 que a umidade inicial da madeira tanto maior quanto maior a umidade relativa e menor a temperatura do meio ambiente. Com exceo do Grfico 2, em que se observa que aps 2 meses de estocagem a umidade relativa do meio ambiente aumenta e a temperatura diminui, o que dificulta a secagem da madeira no meio ambiente, os Grficos 1, 3 e 4 mostram que, aps 4 meses de estocagem, ocorre uma tendncia de a umidade da madeira se estabilizar, e at voltar a aumentar principalmente se ocorrer um aumento na umidade relativa e reduo na temperatura do ar ambiente. 2.4- Poder calorfero O poder calorfero definido como a quantidade de energia na forma de calor liberada pela combusto de uma unidade de massa da madeira (JARA, 1989). Normalmente expresso em quilocalorias por quilo ou no Sistema Internacional como joules por grama ou quilojoules por kilograma. O poder calorfero divide-se em superior e inferior. O poder calorfero superior aquele em que a combusto se efetua a volume constante e no qual a gua formada durante a combusto condensada e o calor que derivado desta condensao recuperado. O poder calorfero inferior a energia efetivamente disponvel por unidade de massa de combustvel aps deduzir as perdas com a evaporao da gua (JARA,1989). comum encontrar o termo poder calorfero lquido para expressar o poder calorfero inferior. O poder calorfero da madeira depende do teor de umidade, da composio qumica (lignina, cinzas e extrativos, por ex.), do tempo de estocagem (perda de extrativos), da poca da estocagem e da espcie da madeira utilizada. Para uma mesma espcie utilizada, o poder calorfero superior no consideravelmente afetado pelas variaes fsicas na madeira, sendo o poder calorfero inferior fortemente afetado pelas variaes na umidade, tempo de estocagem e condies de estocagem (BRAND, 2007). O teor de umidade da madeira afeta diretamente o poder calorfero inferior e, como j comentado, a presena de gua na madeira representa a reduo do poder calorfero inferior em razo da energia necessria para evapor-la. Sendo assim, ocorre reduo na disponibilidade de calor para gerao de vapor nas caldeiras de biomassa, prejudicando de forma significativa a estabilidade de gerao de vapor e consequentemente trazendo instabilidade em todo o processo de cogerao e no processo consumidor de vapor. A Figura 2.3 ilustra a variao no poder calorfero superior e inferior em funo do teor de umidade da madeira:

FIGURA 2.3 Poder calorfero superior e inferior em funo da umidade da madeira de eucalipto Fonte :Brand, 2007 e Barcellos, 2005 Muitas instalaes, onde a biomassa resduo ou subproduto de uma instalao principal, como o caso da casca e dos resduos na indstria de celulose, o teor de umidade pode chegar a 60% face necessidade de lavagem da madeira de celulose para remoo de impurezas, o que acaba por umedecer demasiadamente a casca. Neste caso, muitas vezes, para se manter a carga de produo de vapor na caldeira de biomassa em regime constante, necessria a utilizao de um combustvel complementar, normalmente por maaricos de leo combustvel, o que encarece consideravelmente o custo do vapor e da energia eltrica gerada. Portanto, manter o teor de umidade da biomassa menor que 40% de fundamental importncia tcnica e econmica no processo de cogerao. Atualmente, face aos aumentos nas tarifas de combustveis fsseis e da energia eltrica, justificam-se os investimentos para eliminao de adio de gua na linha de descascamento e picagem de madeira para

celulose ou de secagem da casca, destinada queima como combustvel, com o aproveitamento dos gases residuais da caldeira de biomassa. A Figura 2.4 ilustra a necessidade de queima de leo combustvel em uma caldeira de biomassa, queimando casca com alto teor de umidade:

FIGURA 2.4 Consumo de leo combustvel em funo do teor seco da casca em caldeira de biomassa Fonte : IP Brasil 2.5- Teor de Minerais Os minerais presentes na madeira so importantes do ponto de vista energtico, pois podem, quando queimados em fornalhas das caldeiras de biomassa, formar incrustraes nas paredes e tubos do superaquecedor, banco de tubos ascendentes e descendentes, economizador e pr-aquecedores de ar a gs, o que reduz a eficincia trmica do processo, provocando paradas na caldeira para limpeza manual, mecnica por jato de limalha ou areia ou por hidrojato. O teor de minerais da madeira, usualmente expresso como teor de cinzas, corresponde, em geral, a menos de 1% da madeira em base seca. Esses minerais, em combinao com compostos orgnicos, formam complexos que desempenham funes fisiolgicas na rvore. Os principais minerais encontrados so clcio, magnsio, fsforo e silcio.

3. Descritivo do Processo de Fabricao de Celulose e Papel Para um melhor entendimento do modelo estrutural, base do modelo matemtico desenvolvido no Captulo 6, neste captulo apresentada uma reviso da literatura sobre o estado da arte do processo de fabricao de celulose tipo Kraft, incluindo as reas da Linha de Fibras, Recuperao Qumica e Utilidades. O processo Kraft de produo de celulose tem como funo dissolver e extrair a lignina da madeira, com o objetivo de liberar as fibras com o mnimo de degradao dos carboidratos (celulose e hemicelulose). O processo, como mostram as Figuras 3.1 e 3.2, pode ser dividido em: Linha de Fibras Recuperao Utilidades Mquina de Papel

FIGURA 3.1 Viso Geral do processo Kraft de produo de celulose Fonte : IPT, 1988 ; Autor, 2010

A linha de fibras composta dos processos: preparao da madeira, cozimento, pr-lavagem e depurao, deslignificao com O2 e ps-lavagem, branqueamento e secagem e enfardamento da celulose. Tambm possui a planta qumica de produo de dixido de cloro e armazenagem de perxido de hidrognio e soda custica para utilizao no branqueamento. O processo de recuperao qumica compe-se de: evaporao e stripping, caldeira de recuperao, caustificao e forno de cal fornecendo CO2 para produo de carbonato de clcio destinado utilizao no papel. Possui tambm armazenagem e preparao de enxofre e soda custica rayon para reposio das perdas de sdio e enxofre no ciclo de recuperao qumica. Na rea de utilidades tem-se as seguintes divises: tratamento de gua, tratamento de efluentes, desmineralizao de gua para caldeiras, caldeira de biomassa, caldeira a leo, turbinas e geradores, compressores e distribuio de ar comprimido e distribuio de energia eltrica e vapor. A rea de mquina de papel consome as fibras para formao do papel com a energia produzida nas reas de utilidades e de recuperao.

Secagem Celulose Mquina de Papel

Caldeira de Biomassa

Turbo Gerador

Branqueamento

Caldeira de Recuperao Caustificao Forno de Cal Evaporao

Preparao de Madeira Cozimento

Pr Lavagem e Depurao

Deslignificao O2 e Ps Lavagem

FIGURA 3.2 Ilustrao do processo de fabricao de celulose e papel. Fonte :KPB Sweden, 2004

4. Caldeira de Biomassa e Turbogeradores 4.1- Caldeira de Biomassa

FIGURA 4.1 Ilustrao da combusto em caldeira de biomassa Fonte :Pereira e Fernandes, 2004 Biomassa, assim como petrleo, um hidrocarboneto, mas, diferentemente dos combustveis fsseis, ela possui tomos de oxignio na sua composio qumica. A presena desse tomo de oxignio faz com que a biomassa requeira menos oxignio do ar e, consequentemente seja menos poluente, porm tambm reduz a

quantidade de energia a ser liberada, reduzindo o seu PCS. Madeira, de maneira geral, possui a seguinte frmula qumica emprica: C3,3-4,9 H5,1-7,2 O2,0-3,1 . O processo de combusto da biomassa slida em caldeira, conforme ilustrao na Figura 4.1, consiste em quatro fases distintas, mas que podem acontecer simultaneamente em diferentes regies da biomassa em reao. Elas so descritas a seguir e ilustradas na Figura 4.2 (NOGUEIRA E RENDEIRO, 2008): Aquecimento e Secagem: o processo de retirada da umidade contida no combustvel slido pela adio de calor, que provoca a evaporao da gua. Pirlise: Aps a secagem do combustvel slido, se sua temperatura for elevada a nveis adequados, acontecer a liberao dos gases inflamveis contidos no slido. Esta fase tambm denominada de volatilizao. Os gases liberados nesta fase, quando misturados com o oxignio do ar em propores adequadas, tornam-se uma mistura inflamvel. Combusto: Nesta fase, os gases formados no processo de pirlise reagem com o oxignio numa reao exotrmica, tendo como produtos CO2 + H2O + Calor (produtos hipotticos para uma reao ideal estequiomtrica). O fogo normalmente visvel nesta fase. Ps-Combusto: Ao final da pirlise, a biomassa tornou-se uma massa slida composta de carvo e cinza. As partculas de menores dimenses so arrastadas pelos gases e saem pela chamin com a denominao de particulados. Uma frao do carbono e cinzas consegue gasificar e entra no escoamento na forma de CO, CH4 e H2 e outros gases. O restante do carvo e das cinzas removido da cmara de combusto na forma de resduos.

FIGURA 4.2 Diagrama do processo de combusto de slidos Fonte :Nogueira e Rendeiro, 2008

O processo de combusto, portanto, libera calor e tem como produto final gases e slidos inertes como CO2, H2O e cinzas. O calor liberado ento utilizado para a gerao de vapor na caldeira de biomassa que, na indstria de celulose e papel, opera em presses que variam desde 30 bar nas mais antigas at 105 bar nas mais modernas, com produo de vapor desde 30 t/h at 300 t/h ou mais, que, num processo de cogerao, so suficientes para suprir a turbogeradores para produo de energia eltrica e vapor de baixa presso para o processo em conjunto com a caldeira de recuperao. Normalmente, na indstria de celulose e papel, ocorre a utilizao de dois tipos de caldeiras de biomassa, a de combusto com grelha mvel e a de leito fluidizado, esta ltima podendo ser de leito borbulhante ou de leito circulante, que possuem maior eficincia de combusto e comumente utilizadas para maiores capacidades de produo (> 100 t/h) e com flexibilidade para queimar biomassa com umidade de at 60% sem grandes variaes de carga.

FIGURA 4.3 Evoluo da presso na base de um leito fluidizado com o aumento da vazo de ar Fonte : CENBIO, 2002 Ao passar um gs atravs de um leito de material particulado, como indicado na Figura 3.26, observa-se somente uma elevao de presso na grelha. Ao elevar-se continuamente a vazo do gs (velocidade do gs Vg), obter-se- uma elevao tambm contnua da presso at atingir uma velocidade, denominada velocidade de mnima fluidizao (Umf), na qual a fora peso das partculas se iguala fora de arraste do gs. Neste ponto, as partculas comeam a se descolar uma das outras e ficam suspensas, passando a se comportar como um lquido. Incrementos adicionais de velocidade provocam o surgimento de bolhas de gs no interior da suspenso, criando duas fases. Uma constituda somente de gs, na forma de bolhas, e outra, denominada emulso, composta de gs e material particulado fluidizado. As bolhas, ao subirem, aumentam de tamanho, por reduo de presso e coalescimento com outras bolhas, arrastando grande quantidade de material particulado na sua subida. So elas as responsveis pela grande taxa de circulao de slidos no leito. A elevao continuada da vazo, nesta condio, provoca somente o aumento do nmero e do tamanho das bolhas, sem elevar a presso na base da grelha. Quando a velocidade do gs atinge a velocidade terminal das partculas (Ut), comea a haver um arraste do material mais fino, diminuindo a altura do leito e a presso na sua base. No caso dessas partculas arrastadas serem coletadas em um ciclone (ou outro dispositivo semelhante) e serem retornadas ao leito, tm-se um leito fluidizado circulante. Quando no h esse retorno, tem-se um leito de arraste. A Figura 4.3 ilustra ambos os conceitos. Combusto de biomassa em leito fluidizado tem sido largamente utilizado devido sua caracterstica de poder operar com combustvel com umidade elevada (at 65% de umidade). Para formar a base de suporte de um leito fluidizado, normalmente se utiliza areia, que representa um grande reservatrio trmico capaz de atenuar grandes variaes de umidade, por perodos relativamente longos, no combustvel alimentado, ao contrrio de caldeiras de grelha.
Superaquecedor Parede de gua Alimentao de Biomassa Queimadores Auxiliares Refratrio Areia Remoo de Cinzas Suspenso Diluda

Ar Tercirio
Ar Secundrio Ar Primrio

Parede de gua Ciclone


Circulao

Ar Secundrio Suspenso Densa


Alimentao de Biomassa Ar Primrio Perna de Retrno

Caldeira com Leito Borbulhante Caldeira com Leito Circulante FIGURA 4.3 Ilustraes de caldeiras de biomassa com leito fluidizado Fonte : Pereira e Fernandes, 2004

4.2- Turbo Geradores As presses de operao de turbinas a vapor, nos ltimos 40 anos, tm sido elevadas consideravelmente, de 30 kgf/cm2 na dcada de 70 para 120 kgf/cm2 nesta dcada, aumentando cerca de 30% o ganho energtico obtido na gerao de energia eltrica, conforme Figura 4.4 (AZZOLINI TGM, 2007):

Dcada de 00

Dcada de 90

Dcada de 80

Dcada de 70

FIGURA 4.4 Ganho energtico com o aumento de presso e temperatura do vapor de operao de turbinas a vapor Fonte :Azzolini, 2007

O ganho energtico obtido com o aumento de presso e temperatura do vapor tambm expresso no consumo especfico de vapor (t.vapor/MW) para a gerao de energia eltrica, como mostra a Figura 4.5:
7,0 6,5 6,0 5,5 5,0 4,5 4,0 3,5 3,0 2,5 2,0 1,5 1,0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140
Presso, bar 292 360 411 449 475 493 504 510 515 521 530 Temperatura, C

t.vapor/MW

FIGURA 4.5 Consumo especfico de vapor em turbinas a vapor Fonte : Azzolini, 2007

Quanto s caractersticas construtivas de turbinas a vapor, pode-se classific-las em turbinas de ao ou turbinas de reao, conforme Figura 4.6. Nas turbinas de ao, as palhetas fixas e bocais, com incidncia de vapor em alta velocidade, convertem a energia trmica em energia cintica (transformao da variao de entalpia em energia cintica) e redirecionam o fluxo de vapor para as palhetas mveis, onde o vapor atravessa presso constante, atuando sobre elas em razo da sua velocidade, convertendo a energia cintica em trabalho. Nas turbinas de reao, as palhetas fixas, com incidncia de vapor em alta velocidade, convertem parte da energia trmica em energia cintica (transformao de parte da variao de entalpia em energia cintica) e redirecionam o fluxo de vapor para as palhetas mveis, onde o vapor atravessa com reduo de presso, atuando sobre elas, convertendo o restante da energia trmica e a energia cintica em trabalho (MARQUES, 1998). Portanto, utilizam a presso de vapor e a sua expanso nas rodas mveis e o vapor se expande nas palhetas fixas e mveis :

NAS PS MVEIS
NOS BOCAIS

PRESSO DO VAPOR

PRESSO

NAS

PS

MVEIS NAS PS FIXAS

NA ADMISSO

NAS PS FIXAS VELOCIDADE DO VAPOR NA SADA VELOCIDADE

PRESSO DO VAPOR

VELOCIDADE

AO ENTRAR

VELOCIDADE DO VAPOR AO SAIR

VELOCIDADE DO VAPOR AO ENTRAR

PRESSO DO VAPOR NO CONDENSADOR

VELOCIDADE DO VAPOR AO ENTRAR

PRESSO DO CONDENSADOR

PS MVEIS

FOLGA ESCAPE

PS MVEIS

FOLGA ESCAPE

ADMISSO P FIXA ROTOR CARCAA

ADMISSO

PS FIXAS

ROTOR

CARCAA MANCAL

MANCAL

EIXO

(a)

(b) FIGURA 4.6 Perfil de presso e velocidade do vapor em turbinas de ao (a) e de reao (b) Fonte : Marques, 1998

Na indstria de celulose e papel, em funo do alto consumo de vapor no processo da linha de fibras e evaporao, secadora de celulose e mquina de papel, usual a utilizao de turbinas de contrapresso, com extrao de vapor a 12 kgf/cm2 para aquecimento da polpa de celulose no digestor, deslignificao com O 2, branqueamento, e outros locais onde a presso do local de aquecimento da ordem de 6 kgf a 11 kgf/cm 2 e vapor de contrapresso a 4,5 kgf/cm2 para uso no digestor, evaporao do licor preto, branqueamento, secadora de celulose, mquina de papel, utilidades e outros locais onde a presso da ordem de 1 kgf a 3,5 kgf/cm 2. Na linha de fibras, a maioria do aquecimento realizada em contato direto, enquanto na evaporao, mquina secadora e mquina de papel, o aquecimento indireto, possibilitando a reutilizao do condensado gerado nas caldeiras para gerao de vapor, ou seja, o reaproveitamento da gua desmineralizada e a temperatura nele contida. A Figura 4.7, ilustra o conceito de turbina de contrapresso:

Vapor de Admisso 65 bar 480 C 280 t/h CALDEIRA TURBINA REDUTOR GERADOR 31,5 MW

Vapor de Extrao 12 bar 80 t/h

Vapor de Contrapresso 4,5 bar 200 t/h

FIGURA 4.7 Ilustrao de cogerao com turbogerador de contrapresso Fonte : Autor, 2010

A turbina com eixo de rotao de 8.000 rpm conectada a um redutor e este conectado ao eixo do rotor do gerador eltrico com rotao de 1.800 rpm. Desta forma, o trabalho ou a energia mecnica utilizado para fazer girar o rotor do gerador, o qual induz uma tenso nos terminais dos enrolamentos que, ao serem conectados a cargas, levam a circulao de correntes eltricas pelos enrolamentos e pela carga. A Figura 4.8 ilustra o conjunto de turbina, redutor e gerador ou turbogerador, comumente utilizado na indstria de celulose e papel:

FIGURA 4.8 Ilustrao de instalao de turbogerador Fonte : Siemens e TGM, 2007

Nas fbricas de celulose (no integradas com produo de papel) recm construdas e que possuem alta escala de produo ( maior que 1,0 milho de toneladas por ano) a gerao de vapor de alta presso (~ 105 bar) por queima do licor preto na caldeira de recuperao e por biomassa (cascas e madeira de energia) em caldeiras de biomassa suficiente para gerar toda a energia eltrica consumida e ainda exportar energia para a linha de distribuio da concessionria. A Figura 4.9 ilustra o fluxograma de gerao, distribuio e consumo de vapor no processo produtivo de uma fbrica integrada de 1.200 t/d de celulose e 1.000 t/d de papel.

T o ras de Eucaliptus

3,90 m3/ A dt
% Seco 58 238 t/h
15 ,5 7

Cavacos de Eucaliptus 2012 ton.seca/dia Rendimento,% 54 Digestor / Lavagem / Pr-Branqueamento-O2 Branqueamento


Mquina Desaguadora de Celulose

4707 m3/dia

Densidade Bsica 500 kg.seco/m3 Carga Alcalina 17,5 % AE,NaOH


2 0 ,59 % A A ,N aOH 3 4 3 ,14 kg.N aOH.A A / A dt A t ividade Licor B ranco

Preparao de Madeira p/ Celulose 4,7 t/h 44,4 t/h 61,0 t/h 68 t/h
Dessup . 2,1 t/h

Produo Celulose 1207 Adt/dia

Celulose Acabada 353 ADt/dia

% Seco
Licor Negro RCHO-Na/S 16% Outros

Biomassa 3,9 t/h 46,6 t/h 3,7 t/h


Mquina de Papel 1
4 53 ,11

50,2 t/h 565,81 t/dia 75,00 g/ m2


1220 m/min

58 %

Papel Acabado 1002 t/d 493,15 t/dia

% Seco

57,5 Evaporao de Placas 10,0 t/h 1,1 t/h 85,00 %


6 0 ,55 kg.N a2 C O3 / A dt

ACABAMENTO

T eo r R es duo s mido ,%

13,4
Licor Negro TSS/ A dt 72%

T eo r R es duo s Seco ,%

13,0 Sulfidez Licor Branco 30,0 %


1,4 0 8 0

Outros

Mquina de Papel 2
4 0 1,2 2

72,50 g/ m2
1100 m/min

cinzas 9%

NaOH lcali A t ivo C onvert ido Na2S Na2CO3 2 4 0 ,2 0 kg.N aOH.A A / A dt

Queima, TSS/dia 1700 1,0 t/h Redutora 0,0 t/h 0,00 66,3 t/h
Turbo Gerador b a r
Energia Eltrica

48,7 t/h

C O L E T OV R 3,7 t/h 9,2 t/h 0,0 t/h 0,0 t/h

C O Util. L E 7,6 t/h T O R

Stripper
Recuperao

93 104 109 306


atm

t/h, Vapor Cel. t/h, Vapor Papel t/h, Vapor Uti/Rec t/h, VAP 238 68
Dessup.

Caustificao
Ca2CO3+NaOH<-CaO+Na2CO3

Licor Verde

Na2CO3 Na2S

Caldeira de Recuperao
RCHO-Na/S , O2 , CO2 -> calor , Na2S , Na2CO3...

M 12 P

Consumo 4.5 60,00 Energia MW Eltrica b a r

t/h, VBP t/h, VMP

Forno de Cal
Ca2CO3+calor->CaO+CO2

leo-7A 130,00 kg/t.CaO


(19 t/h sopragem)
V apor/ t ss, t / t 3 ,0 9 0 6

219 kg.CaO/Adt 304 Vapor, t/h


2 6 4 ,9 t .C aO/ dia

V B P

Gerada

Energia Eltrica Comprada MW 33,00 222,2 t/h 15,6 t/h 0,0 t/h
C

34,43 t/dia

1 6 0

27,00 MW 8,2 t/h 9,8 t/h Utilidades 647,95 MWh/dia

Preparao de Biomassa p/ Energia Biomassa 160 kg.seco/t.vapor 326 t.seca/dia 57 % Seco

Figura-4.9 Fluxograma de gerao, distribuio e consumo de vapor Fonte : Autor, 2011


C 288,5 9 7,5% 219 O L Turbina Vapor, t/h E 15,6 Ventilador T 85 V O 0,0 Tanque R Acumulador Desaeradorcom Recuperao Calor

t .seca/ dia - 3 2 6 ,3 8

C avacos ( 70 % seco)

0 t/dia
No.Buchas

A P 65

0,0 t/h 0,0


b a r

69 kg/t.vapor Redutora 0,0


Turbina Bomba Agua

M adeira ( 70 % seco)

Estoque Biomassa Picada

0,0 t/h 0,0 t/h

0,000 t/dia leo-3A, t/dia 0,00 kg/t.vapor 0,00 t/dia 0,00

Caldeira leo Baixa Presso Caldeiras Combinadas leo e Biomassa

269 m3/dia Madeira, kg.seco/t.vapor 74 4

Preparao de Madeira p/ Energia

5. Consumo de madeira para energia na indstria de celulose e papel A Figura 5.1 ilustra a cadeia de suprimentos de madeira e energia para o processo de fabricao de celulose, caracterizando a importncia da madeira como fonte de matria-prima e energia, uma vez que o custo da madeira para produo de celulose e o custo de energia (madeira, leo combustvel/gs natural e energia eltrica) so os dois principais componentes dos custos de fabricao dos produtos celulose e papel, representando cerca de 60% do custo varivel operacional.

leo Combustvel

Toras de Madeira para Energia (Pontas rvore) Lenha Comprada

Toras de Madeira para Celulose

Biomassa para Energia -Cavacos para Energia -Cascas para Energia UTILIDADES E RECUPERAO -Caldeira de Biomassa e leo -Caldeira de Recuperao Qumica -Forno de Cal

Preparao de Madeira Energia

Cascas

Preparao de Madeira Celulose

Cavacos para Celulose

Licor Negro

PRODUO DE CELULOSE -Cozimento -Lavagem -Pr Branqueamento -Branqueamento Suspenso de Celulose Suspenso de Celulose
Extratora de Celulose

Vapor Alta Presso

Turbo Geradores de Energia Eltrica

Vapor Baixa e Mdia Presso Energia Eltrica Gerada

PRODUO DE PAPEL -Mquinas de Papel -Acabamento do Papel

Energia Eltrica Comprada

PRODUTO PAPEL

PRODUTO CELULOSE

FIGURA 5.1 Cadeia de suprimentos de madeira e energia Fonte : Autor, 2010 Segundo a BRACELPA (2008), as indstrias do segmento esto divididas em quatro categorias, a saber: - Categoria A : Indstrias de celulose; - Categoria B : Indstrias de papel; - Categoria C : Indstrias de papel para fins sanitrios; - Categoria D : Indstrias Integradas fabricantes de papel e celulose As indstrias de celulose (Categoria A), pela disponibilidade de combustveis (licor preto e biomassa), tendem a ser autossuficientes em energia eltrica (gerando de 90% a 100% da eletricidade consumida), e as maiores, que respondem por 80% da produo brasileira de celulose do mercado, chegam a produzir e vender excedente de energia eltrica para as redes locais. O vapor produzido com licor preto nas caldeiras de recuperao responde por cerca de 80% a 100% do consumo na fbrica de celulose, havendo necessidade de complementao em caldeiras convencionais que utilizam biomassa (cascas, resduos e cavacos gerados de madeira para energia) (VELZQUEZ, 2006). O leo combustvel ou gs natural amplamente utilizado para os fornos de cal, apesar de pesquisas, nos ltimos 10 anos, estarem em desenvolvimento para uso de gs proveniente da gaseificao da madeira destinada produo de energia (STORA CELL SUCIA, 2008). A Figura 5.2, mostra a autossuficincia em vapor com combustveis oriundos totalmente da madeira de celulose (licor preto, cascas e resduos de madeira), no sendo, no entanto, autossuficiente em energia eltrica, utilizando cogerao com turbina a extrao e contrapresso:

FIGURA 5.2 Indstria de celulose, 1.200 t/d e cogerao com extrao e contrapresso Fonte : Autor, 2010 A Figura 5.3 ilustra a cogerao com turbina a extrao e condensao (CEST), utilizando como combustvel complementar a madeira de energia na caldeira de biomassa, tornando a instalao autossuficiente em energia eltrica. A demanda adicional de madeira de energia seria de 1000 m3-slido/dia (25% do volume consumido para a produo de celulose) versus a economia de 14 MW de energia eltrica. Considerando a situao atual das tarifas de energia eltrica, que vm ultrapassando os R$ 200,00 por MWh, quando contratado de concessionrias, e o preo de madeira de energia na ordem de R$ 60,00 por m3-slido, a situao mostra-se satisfatria para o investimento, que poder levar em considerao a possibilidade de produo adicional de energia eltrica para venda ao mercado, como j ocorre em indstrias de celulose de maior porte como, por exemplos, nas unidades da Fbria em Aracruz(ES) e Trs Lagoas(MS) e da Cenibra em Belo Oriente(MG) :

FIGURA 5.3 Indstria de celulose, 1.200 t/d e cogerao com extrao e condensao (CEST) Fonte : Autor, 2010 Nas indstrias integradas (Categoria D), em funo de a maior parte da celulose ser destinada s mquinas de papel, que exigem cerca de 30% a 40% do consumo total de vapor, as caldeiras de biomassa ou de leo combustvel ou de gs natural complementam de forma mais significativa a demanda de vapor e, em processo de cogerao de energia eltrica com a caldeira de recuperao, respondem por cerca de 50% a 60% do consumo total de energia eltrica das fbricas. Nesta categoria, a das indstrias integradas de celulose e papel, com o crescente aumento das tarifas de suprimento de energia eltrica no mercado, encontra-se o maior potencial de uso da madeira de energia para a instalao de sistemas de cogerao pela substituio total das caldeiras com combustvel fssil por caldeiras de biomassa alta presso que em processo do ciclo de condensao e extrao

de vapor (CEST), podem propiciar a autossuficincia em energia eltrica, alm de tambm poderem utilizar gs proveniente da gaseificao da madeira nos fornos de cal. A Figura 5.4 abaixo ilustra a distribuio de vapor e energia eltrica para uma fbrica integrada de celulose e papel. Neste caso, a queima de madeira de energia na forma de cavacos necessria para complementar a produo de vapor na caldeira de biomassa, e cerca de 40% da energia eltrica total consumida adquirida no mercado, considerando o sistema de cogerao com extrao e contrapresso ou, como mostra a Figura 5.5, considerando a instalao de caldeiras de biomassa complementar para o restabelecimento de cogerao com extrao e condensao a fim de obter a autossuficincia em energia eltrica, estimando um adicional de 1.500 m3-slido de madeira para o aumento de gerao de energia eltrica em 22 MW:

FIGURA 5.4 Indstria integrada de celulose e papel com 1.200 t/d de celulose e 1.000 t/d de papel, e cogerao com extrao e contrapresso. Fonte : Autor, 2010

FIGURA 5.5 Indstria integrada de celulose e papel com 1.200 t/d de celulose e 1.000 t/d de papel, e cogerao com extrao e condensao (CEST) Fonte : Autor, 2010 Nas indstrias de papel (Categorias B e C), a celulose comprada no mercado e desagregada para uso nas mquinas de papel que, por no possurem combustvel prprio, ainda utilizam, na sua maioria, leo combustvel, gs natural ou lenha em caldeiras de baixa presso, ou seja, na presso de utilizao da energia trmica, principalmente na etapa de processo de secagem da folha de papel (Figura 5.6). Tambm, nesta categoria, devido ao aumento das tarifas de aquisio de energia eltrica no mercado, ocorre potencial de cogerao com a utilizao do ciclo de condensao e extrao de vapor (CEST). Atravs da turbina de extrao

e condensao, ocorre o fornecimento, para a mquina de papel, de energia trmica (vapor) pela extrao e o excedente de vapor condensado para realimentar a caldeira, proporcionando a autossuficincia em energia eltrica (Figura 5.7):

FIGURA 5.6 Indstria de papel, 1.000 t/dia sem cogerao Fonte : Autor, 2010

FIGURA 5.7 Indstria de papel, 1.000 t/dia com cogerao a extrao e condensao Fonte : Autor, 2010 A Tabela 5.1, abaixo, resume a necessidade de consumo de madeira de energia nas diversas categorias do setor de celulose e papel, considerando dois tipos de cogerao, sendo uma com extrao e contrapresso e outra com extrao e condensao:

Tabela 5.1 Consumo de madeira de energia nas categorias do setor de celulose e papel
Vapor a 60 bar ** Categoria * Tipo de Cogerao Consumido Condensado t/h t/h 280 280 0 100 Total t/h 280 380 Consumo Cascas+Resduos t.seca/d 535 535 Consumo Madeira Energia m3-slido/d 0 1000 Energia Eltrica Gerada MW 31 45 Comprada MW 14 0 Total MW 45 45 Autosufucincia % 69 100

"A" - Ind. Celulose "A" - Ind. Celulose

Cogerao :Extrao e Contrapresso Cogerao : Extrao e Condensao (CEST)

"D" - Ind. Celulose e Papel "D" - Ind. Celulose e Papel

Cogerao :Extrao e Contrapresso Cogerao : Extrao e Condensao (CEST)

335 335

0 160

335 490

535 535

720 2200

38 60

22 0

60 60

63 100

"B" - Ind. de Papel "B" - Ind. de Papel

Sem cogerao (presso vapor a 12 bar) Cogerao : Extrao e Condensao (CEST)

116 116

0 70

116 286

0 0

1400 2200

0 22

22 0

22 22

0 100

* Produo de 1200 t/d de celulose e 1000 t/d de papel ** Caldeira de recuperao queimando 1720 tss/d e gerando 220 t/h de vapor

Fonte : Autor, 2010 Para fins de clculos de estimativas de retorno do investimento, compara-se o acrscimo de consumo de madeira de energia com a reduo de compra de energia eltrica ao longo do tempo. Com o valor do investimento, normalmente na caldeira de biomassa alta presso e na turbina de extrao e condensao, calcula-se, no valor atual, a taxa interna de retorno e o tempo de retorno do investimento. Com base nessas informaes e no fluxo de caixa disponvel ao programa capital anual da empresa, decide-se pela implantao ou no do projeto.

6. CONCLUSO Atualmente, dois grandes fatores determinam a sustentabilidade das decises no mbito energtico para as instituies. O primeiro deles, segurana energtica, relacionado a uma conjuno de oferta e fornecimento confiveis, que envolve a diversidade tanto de fontes como de fornecedores, alm da autonomia no acesso aos recursos. O segundo grande ponto representado pelas foras de reao agresso ambiental ou contra a mudana climtica e implica a reduo das emisses de gases de efeito estufa, bem como a implantao de sistemas eficientes de produo de energia. A ampliao da oferta de biocombustveis e a utilizao de energias limpas, como a madeira de eucalipto, para suprir a demanda de eletricidade atendem a esse critrio, incluindo segurana energtica e utilizao de alternativas com baixo contedo de carbono. de fundamental importncia, tanto do ponto vista tcnico como do econmico, o controle das variveis de qualidade da madeira de eucalipto para a produo de energia, desde os aspectos silviculturais como tambm a manipulao das toras de madeira aps o corte. Ressalta-se ainda que os requisitos de qualidade para a madeira de energia no so os mesmos da madeira de celulose; alis, a maioria deles oposta em tendncias numricas. Da a necessidade de desenvolvimentos separados, inclusive os aspectos silviculturais, que, no caso de florestas para madeira de energia, encontram-se outras espcies de eucalipto plantadas em florestas com menor espaamento e exploradas muitas vezes com menor idade, requerendo menores reas de plantio quando comparadas as necessidades de quantidade de energia por hectare. A umidade da madeira de eucalipto um dos parmetros de maior influncia na eficincia de combusto nas caldeiras de biomassa, uma vez que afeta diretamente o poder calorfero inferior. O controle desta umidade em funo do tempo de corte e das condies atmosfricas do ambiente de secagem de fundamental importncia para viabilizar economicamente a madeira de eucalipto como alternativa aos combustveis fsseis e ao aumento de gerao de energia eltrica com turbinas de cogerao. Indstrias integradas de celulose e papel que no sistema de cogerao de energia ainda utilizam leo combustvel ou gs natural, face a estrutura de explorao florestal implantada, podem viabilizar, com alta taxa de retorno de investimento, a instalao de caldeiras de biomassa para gerao de vapor em alta presso que possibilitam a substituio dos combustveis fsseis com maior gerao de energia eltrica no sistema de cogerao de energia, alm do balano de carbono estar alinhado com os requisitos ambientais de redues de gases de efeito estufa. Espera-se que este trabalho possa beneficiar profissionais, estudantes, professores e pesquisadores do setor de fabricao de celulose e papel, contribuindo para esclarecer as potencialidades no aprimoramento das decises estratgicas de melhorias no processo industrial.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Azzolini, P. Tecnologias de turbinas a vapor. In: 4. CONGRESSO BRASILEIRO DE EFICINCIA ENERGTICA E COGERAO DE ENERGIA DA ABESCO, 2007. So Paulo. Anais... So Paulo, v.3, p. 278-285. 1 CD-ROM. Bajay, S. V.; Berni, M. D. O potencial de eficincia energtica na indstria de celulose e papel: Uma oportunidade competitiva e fonte de suprimento. In: SEMINRIO DE EFICINCIA ENERGTICA NAS INDSTRIAS DE CELULOSE E PAPEL, 2010, So Paulo.Anais...So Paulo: ABTCP,2010. 1 CD-ROM. BRACELPA, Setor de Celulose e Papel. Dados Estatsticos. So Paulo : Maro, 2010. Disponvel em : < www.bracelpa.com.br > . Acesso em 09 ago. 2010, 20:50. Brand, M. A. Qualidade da biomassa florestal para uso na gerao de energia em funo da estocagem. 2007. 232 f. Tese (Doutorado em Cincias Florestais) Universidade Federal do Paran UFPR, Curitiba, 2007 Brito, J. O.; Barrichelo, L. E. G. Caracteristicas do eucalipto como combustvel: Anlise qumica imediata da madeira e da casca. IPEF, Piracicaba-SP, n. 16, p. 63-70, 1978. Brito, J. O.; Barrichelo, L. E. G. Correlaes entre caracteristicas fsicas e qumicas da madeira e a produo de carvo vegetal: I. Densidade e teor de lignina da madeira de eucalipto. IPEF, Piracicaba-SP, n. 14, p. 9-20, 1977 Chimack, M. J.; Walkert, C. E.; Miller, R. Energy conservation in the pulp and paper industry : An Illinois case study. In : ACEEE-PULP & PAPER, University of Illinois at Chicago, 2003, Chicago. Anais, Chicago-ILUSA, 2003. 1 CD-ROM. Conselho de Informaes sobre Biotecnologia. Guia do Eucalipto: Oportunidades para um desenvolvimento sustentvel. So Paulo, Maio/2008. Disponvel em : < www.cib.org.br > . Acesso em : 17 ago 2010, 19:10. Ernst & Young Brasil Ltda. Brasil sustentvel, desafios do mercado de energia . So Paulo, 2008. Disponvel em : < www.ernstyoung.com.br >. Acesso em : 18 jul. 2010, 23:05. Gomes, S. I.; Paraiso, P. R.; Andrade, C. M. G. Anlise preliminar da viabilidade de cultivos florestais para produo de energia eltrica. Espao Energia, Curitiba, n.04, Ago./2006. Macedo, I. C. Gerao de energia eltrica a partir de biomassa no Brasil : situao atual, oportunidades e desenvolvimento. CGEE, CTEnerg-Secretria Tcnica do Fundo Setorial de Energia, Junho, 2001. Disponvel em : < www.cgee.com.br >. Acesso em : 14 ago. 2010, 11:20. Muller, M. D.; Couto, L. Avaliao de densidades de plantio e rotao de plantaes de rpido crescimento para produo de biomassa. RENABIO - Biomassa e Energia, Documento Tcnico n.2, Viosa-MG, 2006. Muramoto, M. C.; Migliorini, A. J.; Brito, J. O.; Barrichelo, L. E. G.; Seixas, F. Anlise da produo energtica e de carvo vegetal de espcies de eucalipto. IPEF, Piracicaba-SP, n.23, p.53-56, Abril 1983. Pereira,J. C. D.; Higa, A. R.; Shimizu,J. Y.; Higa, R. C. V. Comparao da qualidade da madeira de eucalipto para fins energticos. REMADE, Porto Alegre, n. 122, p.15-18, Jan./2010. Quirino, W. F.; Vale A. T.; Andrade, A. P. A.; Abreu, V. L. S.; Azevedo, A. C. S. Poder Calorifero da Madeira e de Resduos Lignocelulsicos. RENABIO - Biomassa e Energia, v.1, n.2, p.173-182, 2004 Rendeiro, G.; Nogueira, M. Combusto e Gasificao de Biomassa Slida: Solues Energticas para a Amaznia. Programa Luz para todos, Ministrio de Minas e Energia, 1a. Edio, Braslia, 2008. Velzquez, S. M. S. G. A cogerao de energia no segmento de papel e celulose: Contribuio matriz energtica do Brasil. 2002. 327 f. Dissertao (Mestrado em Energia) Universidade de So Paulo USP,So Paulo, 2002.

Вам также может понравиться