Вы находитесь на странице: 1из 2

O fandango chegou ao litoral paranaense com os primeiros casais de colonos aorianos, por volta de 1750 e passou a ser batido

principalmente durante o entrudo (carnaval). Nestes quatro dias a populao do litoral no fazia outra coisa seno bater fandango e comer barreado, prato tpico base de carne e toucinho. A origem do fandango espanhola e a dana foi trazida pelos aventureiros que no passado se espalharam pelo nosso litoral. Cheios de nostalgia, eles procuravam recordar a ptria distante com as danas de sua terra. Em contato com os silvcolas, cuja dana tambm era de roda, eles acabaram formando o fandango parnanguara, que um misto de fandango espanhol com as danas dos ndios carijs. Trs sculos se passaram e o fandango tornou-se uma dana tpica do caboclo litorneo. Sua coreografia possui caractersticas comuns, com nomes e ritmos fixos para cada marca, ou seja, uma sute (reunio de vrias danas) que podem ser bailadas (danadas) e batidas (sapateadas), variando somente as melodias e textos. Existem vinte e sete marcas conhecidas de todos os fandangueiros e outras prprias de cada regio. As mais populares no litoral paranaense so o Anu, Queromana, Tonta, Andorinha, Cana Verde, Marinheiro, Tiraninha, Sabi, Lajeana, Dondom e Feliz. Os instrumentos usados no fandango so a viola, o adufo(espcie de pandeiro) e a rabeca - todos construdos pelos prprios pescadores. Os violeiros desconhecem mtodos de afinao, apenas temperam a viola; tambm no tm noo de tempo, compasso e diviso, s sentem o ritmo. Fernando Corra de Azevedo, pioneiro no estudo e pesquisa do folclore no Paran j reconhecia h mais de um quarto de sculo que, apesar da vitalidade e pureza raras, o fandango tendia ao total desaparecimento dentro de mais duas ou trs geraes. "Os que mantm viva e pura a tradio do fandango so os velhos e os homens feitos. Os jovens da nova gerao j no querem danar o fandango e sentem-se envergonhados preferindo as danas modernas. Se o fandango no desapareceu totalmente no litoral paranaense, deve-se ao idealismo de poucas pessoas - geralmente com mais de 50 anos que na Ilha de Valadares, em Paranagu, em Antonina, Morretes e Guaraqueaba ainda conservam um pouco da tradio." Para cada moda a rabeca tem um toque diferente e os versos podem se encaixar livremente em qualquer marca. Segundo o professor e pesquisador Inami Custdio Pinto, "para documentar com preciso um fandango paranaense preciso apresentar, no mnimo, umas vinte marcas, para dar uma idia de sua riqueza e diversidade". O fandango comea sempre com a "chamarrita de louvao", na qual os violeiros agradecem aos patrocinadores da festa, homenageiam os convidados especiais, fazem aluses assistncia e comentam fatos regionais do passado ou da ocasio.

Dana-se como qualquer outra dana - os pares enlaados obedecem ao ritmo da msica e a uma nica norma: rodar em volta do salo no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. Geralmente, a primeira marca "batida" (sapateada com tamanco) o anu, pssaro preto e agourento, para assim esconjurar o azar e fazer com que tudo corra bem na festa. O salo prprio para a dana: uma casa de madeira com tbuas de assoalho largas e flexveis, de duas polegadas para resistir violncia do sapateio, pois o melhor "folgador" aquele que bate com mais fora o tamanco e que, quando consegue rachar as tbuas do assoalho, recebe logo o apelido de 'machado'. O assoalho separado das paredes, no h forro e, para que as "batidas" ressoem a quilmetros de distncia, costuma-se fazer embaixo do assoalho um buraco de uns trs metros de dimetro por dois de profundidade. As marcas so dedicadas a pssaros como "andorinha", "xar", a animais como "porca", "tatu", "sapo" e flores como "queromana", "aucena", etc. Algumas criticam os costumes da poca, comentam acontecimentos marcantes (como a passagem por Paranagu do "Graff Zeppelin") ou ainda ilustram fatos histricos (como a revoluo no Rio Grande do Sul). As marcas se dividem em batidas (simples ou repicadas), valseadas ou bailadas ou rodas-passadas. As primeiras se caracterizam pelo "tamanqueado" forte e unssono. As valseadas so valsas lentas ou "bailadinhos" bem ritmados, tambm chamados limpa-bancos, com grande variedade de ritmos (dondom, meia-canja ou meia-canha, chamarrita de louvao, chamarrita de oito, passeado, estrela, etc.). Finalmente, as rodas-passadas so sapateadas e bailadas e nelas os "folgadores" e "folgadeiras" (danadores de fandango) descrevem complicadas evolues coreogrficas, como no caso da "tonta" (que deixa os pares tontos) da "cana-verde", do "vilo de leno", etc. Os instrumentos que acompanham o fandango duas violas, um adufo e uma rabeca - so, geralmente, fabricados a canivete, utilizando a caxeta, madeira abundante no litoral e que "no pega bicho" alm de ser muito leve e fcil de trabalhar por ser mole. As violas possuem cinco cordas duplas e mais meia corda, a que chamam de "turina", encordoadas de arame verde-gaz, que, conforme a cor (branca ou amarela) e nmero emite diversos sons. As rabecas so esculpidas em madeira macia (apenas a tampa colada) e encordoadas com arame verdegaz, s vezes usando a primeira e a segunda corda de viola e a terceira e quarta de violo. O sedenho do arco feito de crina de rabo de cavalo, fio de linha ou imbira (cip). O adufo feito de caxeta, as baterias so tampinhas de garrafa amassadas. O conjunto quase s rtmico: as violas fazem rasqueado e dificilmente o ponteio e as rabecas fazem curtos solos, improvisando quase sempre.

Вам также может понравиться