Вы находитесь на странице: 1из 45

1

Funes e Modelos

Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados.

1.1

Quatro Maneiras de Representar uma Funo

Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados.

Quatro Maneiras de Representar uma Funo


As funes surgem quando uma quantidade depende de outra. Consideremos as seguintes situaes: A. A rea A do crculo depende do raio r do crculo. A regra que conecta r e A dada pela equao A = R 2. A cada nmero r positivo est associado um nico valor de A e dizemos que A uma funo de r.

Quatro Maneiras de Representar uma Funo


B. A populao humana do mundo P depende do tempo t. A tabela mostra as estimativas da populao mundial P (t) no momento t em certos anos. Por exemplo, P(1950) 2,560,000,000 Porm, para cada valor do momento t h um valor correspondente de P, e dizemos que P uma funo de t.

Quatro Maneiras de Representar uma Funo


C. O custo C de enviar um envelope grande depende do peso w do envelope. Embora no haja uma frmula simples relacionando w e C, o correio tem uma frmula que permite calcular C quando w dado.

D. A acelerao vertical a do solo medida por um sismgrafo durante um terremoto uma funo do tempo decorrido t. A Figura 1 demonstra um grfico gerado por atividade ssmica durante o terremoto de Northridge t que chocou Los Angeles em 1994. Para um dado valor de t, o grfico fornece um valor correspondente de a.
5

Quatro Maneiras de Representar uma Funo

Acelerao vertical do solo durante o terremoto de Northridge


Figura 1

Quatro Maneiras de Representar uma Funo

Em geral consideramos as funes para as quais D e E so conjuntos de nmeros reais. O conjunto D chamado de domnio da funo. O nmero f (x) o valor de f em x e lido f de x. O intervalo de f o conjunto de todos os valores possveis de f (x) conforme x varia por todo o domnio. O smbolo que representa um nmero arbitrrio no domnio de uma funo f denominado uma varivel independente.

Quatro Maneiras de Representar uma Funo


Um smbolo que representa um nmero na imagem de f denominado uma varivel dependente. No Exemplo A, a varivel r independente, enquanto A dependente. til considerar uma funo como uma mquina (veja a Figura 2).

Diagrama de mquina para uma funo f


Figura 2

Quatro Maneiras de Representar uma Funo


Se x estiver no domnio da funo f, quando x entrar na mquina, ele ser aceito como entrada, e a mquina produzir uma sada f (x) de acordo com a lei que define a funo. Assim, podemos pensar o domnio como o conjunto de todas as entradas, enquanto a imagem o conjunto de todas as sadas possveis.

Quatro Maneiras de Representar uma Funo


Outra forma de ver a funo como um diagrama de flechas, como na Figura 3.

Diagrama de flechas para f


Figura 3

Cada flecha conecta um elemento de D com um elemento de E. A seta indica que f (x) est associado a x, f (a) est associado a a e, assim por diante.

10

Quatro Maneiras de Representar uma Funo


O mtodo mais comum de visualizar uma funo consiste em fazer seu grfico. Se f for uma funo com Domnio D, ento seu grfico ser o conjunto de pares ordenados {(x, f (x)) | x D} (Note que esses so os pares entrada-sada). Em outras palavras, o grfico de f consiste de todos os pontos (x, y) no plano de coordenadas tal que y = f (x) e x est no domnio de f. O grfico de uma funo f nos proporciona uma figura til do comportamento ou "histrico" da funo.
11

Quatro Maneiras de Representar uma Funo


Uma vez que a coordenada y de qualquer ponto (x, y) sobre o grfico y = f (x), podemos ler o valor de f (x) como a altura do ponto no grfico acima de x (veja a Figura 4).

Figura 4

12

Quatro Maneiras de Representar uma Funo


O grfico de f tambm nos permite visualizar o domnio de f sobre o eixo x e a imagem sobre o eixo y, como na Figura 5.

Figura 5

13

Exemplo 1
O grfico de uma funo f est mostrado na Figura 6. (a) Encontre os valores de f (1) e f (5). (b) Quais so o domnio e a imagem de f?

Figura 6

A notao para intervalos dada no Apndice A.

14

Exemplo 1 Soluo
(a) Vemos na Figura 6 que o ponto (1, 3) encontra-se no grfico de f, ento, o valor de f em 1 f (1) = 3. (Em outras palavras, o ponto no grfico que se encontra acima de x = 1 est 3 unidades acima do eixo x.)

Quando x = 5, o ponto no grfico que corresponde a esse valor est 0,7 unidade abaixo do eixo x e estimamos que f(5) 0,7. (b) Vemos que f (x) est definida quando 0 x 7, logo, o domnio de f o intervalo fechado [0,7]. Observe que os valores de f variam de 2 at 4; assim, a imagem de f
{y | 2 y 4} = [2,4]
15

Representaes de Funes

16

Representaes de Funes
possvel representar uma funo de quatro maneiras:

verbalmente (descrevendo-a com palavras) numericamente (por meio de uma tabela de valores) visualmente (atravs de um grfico) algebricamente (utilizando-se uma frmula explcita)

17

Exemplo 4
Quando voc abre uma torneira de gua quente, a temperatura T da gua depende do tempo no qual a gua est correndo. Esboce um grfico de T como uma funo do tempo t decorrido desde a abertura da torneira.

Soluo: A temperatura inicial da gua corrente est prxima da temperatura ambiente, pois ela estava em repouso nos canos.
Quando a gua do tanque de gua quente comea a escoar da torneira, T aumenta rapidamente. Na prxima fase, T fica constante, na temperatura da gua aquecida no tanque.

18

Exemplo 4 Soluo
Quando o tanque fica vazio, T decresce para a temperatura da fonte de gua. T como uma funo de t na Figura 11.

continuao

Figura 11

19

Exemplo 6 - Encontre o domnio de cada funo


O grfico de uma funo uma curva no plano xy. Mas surge a questo: quais curvas no plano xy so grficos de funes? Essa pergunta ser respondida por meio do teste a seguir.

A razo para a verdade do Teste da Reta Vertical pode ser vista na Figura 13.

Figura 13

20

Se cada linha vertical x = a cruzar uma curva somente uma vez, em (a, b), ento exatamente um valor funcional definido por f (a) = b. Mas se a reta x = a interceptar a curva em dois pontos, em (a,b) e (a, c), nesse caso, a curva no pode representar uma funo, pois uma funo no pode associar dois valores diferentes a a.

21

Por exemplo, a parbola x = y2 2 na Figura 14(a) no o grfico de uma funo de x, pois, como podemos ver, existem retas verticais que interceptam a parbola duas vezes. A parbola, no entanto, contm os grficos de duas funes de x.

x = y2 2
Figura 14(a)

22

Note que a equao x = y2 2 implica y2 = x + 2, de modo que . . Assim, a metade superior e a inferior da parbola so os grficos de [do Exemplo 6 (a)] e [Veja as Figuras 14(b) e (c).]

Figura 14(b)

Figura 14(c)

23

Representaes de Funes
Observe que se invertermos os papis de x e y, ento a equao x = h (y) = y2 2 define x como uma funo de y (com y como uma varivel independente e x como varivel dependente), e a parbola agora o grfico da funo h.

24

Funes Definidas por Partes

25

Exemplo 7
Uma funo f definida por f ( x) = 1 x se x 1 x2 se x > 1

Avalie f (2), f (1), e f (0) e esboce o grfico.


Soluo: Lembre-se de que toda funo uma regra. Para esta funo em particular a regra a seguinte: Primeiro, observe o valor de entrada x. Se acontecer de x 1, ento o valor de f (x) 1 x.
26

Exemplo 7 Soluo
Por outro lado, se x > 1, ento o valor de f (x) x2.

continuao

Uma vez que (2 1, temos f (2) = 1 (2) = 3.


Uma vez que 1 1, temos f (1) = 1 (1) = 2.

Uma vez que 0 > 1, temos f (0) = 02 = 0.


Como fazer o grfico de f ? Observamos que x 1, ento f (x) = 1 x, assim, a parte do grfico de f esquerda da reta vertical x = 1 deve coincidir com a reta y = 1 x, essa ltima com inclinao 1 e interseco com o eixo y =1.
27

Exemplo 7 Soluo

continuao

Se x > 1, ento f (x) = x2, e dessa forma a parte do grfico de f direita da reta x = 1 deve coincidir com o grfico de y = x2, que uma parbola. Isso nos permite esboar o grfico na Figura 15.

Figura 15

O crculo cheio indica que o ponto (1, 2) est incluso no grfico; o crculo vazio indica que o ponto (1, 1) est excludo do grfico.

28

Funes Definidas por Partes


O prximo exemplo de funo definida por partes a funo valor absoluto. Lembre-se de que o valor absoluto de um nmero a, denotado por | a |, a distncia de a at 0 sobre a reta real. Como distncias so sempre positivas ou nulas, temos | a | 0 para todo nmero a Por exemplo, | 3 | = 3| 3 | = 3 | 0 | = 0| |3 | = 3
29

1| =

Funes Definidas por Partes


Em geral, temos

(Lembre-se de que se a for negativo, ento a ser positivo.)

30

Exemplo 8
Esboce o grfico da funo valor absoluto f (x) = |x|. Soluo: Da discusso precedente sabemos que

|x| =

x x

se x 0 se x < 0

31

Exemplo 8 Soluo

continuao

Usando o mesmo mtodo empregado no Exemplo 7, vemos que o grfico de f coincide com a reta y = x direita do eixo y e com a reta y = -x esquerda do eixo y (veja a Figura 16).

Figura 16

32

Exemplo 10
No Exemplo C, no incio desta seo, consideramos o custo C (w) do envio de uma carta de primeira classe em Hong Kong com o peso w. De fato, esta uma funo definida por partes, pois a partir da tabela de valores na pgina 13, temos

33

Exemplo 10
O grfico na Figura 18.

continuao

Figura 18

Voc pode entender ento por que funes similares a essa so chamadas funes escada - elas pulam de um valor para o prximo.

34

Simetria

35

Simetria
Se uma funo f satisfaz f (x) = f (x) para todo nmero x em seu domnio, ento f chamada funo par. Por exemplo, a funo f (x) = x2 par, pois f (x) = (x)2 = x2 = f (x) O significado geomtrico de uma funo ser par que seu grfico simtrico em relao ao eixo y (veja a Figura 19).
Uma funo par
Figura 19

36

Simetria
Isso significa que se fizermos o grfico de f para x 0, ento, para obter o grfico inteiro, basta refletir esta parte em torno do eixo y. Se f satisfaz f (x) = f (x) para cada nmero x em seu domnio, uma f funo mpar. Por exemplo, a funo f (x) = x3 mpar, pois f (x) = (x)3 = x3 = f (x)

37

Simetria
O grfico de uma funo mpar simtrico em relao origem (veja a Figura 20).

Uma funo mpar


Figura 20

Se j tivermos o grfico de f para x 0, poderemos obter o restante do grfico girando esta parte 180 em torno da origem.
38

Exemplo 11
Determine se a funo par, mpar ou nenhum dos dois.

Soluo: (a) f (x) = (x)5 + (x) = (1)5x5 + (x) = x5 x = (x5 + x)

= f (x)
Portanto, f uma funo mpar.
39

Exemplo 11 Soluo
(b) g (x) = 1 (x)4 = 1 x4 = g (x)

continuao

Assim, g par.
(c) h(x) = 2(x) (x)2 = 2x x2 Como h(x) h (x) e h(x) h (x), conclumos que h no par ou mpar.

40

Simetria
Os grficos das funes no Exemplo 11 na Figura 21. Observe que o grfico de h no simtrico em relao ao eixo y nem em relao origem.

(a)

(b)
Figura 21

(c)

41

Funes crescentes e decrescentes

42

Funes crescentes e decrescentes


O grfico da Figura 22 cresce de A para B, decresce de B para C, e cresce novamente de C para D. Dizemos que a funo f crescente em um intervalo [a, b], decrescente em [b, c], e crescente novamente em [c, d].

Figura 22

43

Funes crescentes e decrescentes


Note que se x1 e x2 so dois nmeros quaisquer entre A e B com x1 < x2, ento f (x1) < f (x2). Utilizamos isso para definir as propriedades de uma funo crescente.

44

Funes crescentes e decrescentes


Na definio de uma funo crescente, importante perceber que a desigualdade f (x1) < f (x2) deve responder a cada par de nmeros x1 e x2 em I com x1 < x2. Voc pode ver que na Figura 23 a funo f (x) = x2 decrescente no intervalo ( ,0] e crescente no intervalo [0, ).

Figura 23

45

Вам также может понравиться