Вы находитесь на странице: 1из 2

A poluio

definida na legislao brasileira (Lei 6.938/81, Art.3, III) como a degradao da qualidade ambiental que direta ou indiretamente prejudiquem a sade, segurana e o bem-estar da populao, que criem condies adversas s atividades sociais e econmicas, que afetem desfavoravelmente a biota, as condies estticas ou sanitrias do ambiente ou que lancem matrias ou energia em desacordo com os padres estabelecidos.
Assim, podemos identificar diversos tipos de poluies que interferem em um ou mais dos aspectos citados acima: * Poluio sonora: a poluio sonora aquela causada pelo excesso de rudos como aqueles causados pelos carros, mquinas e etc. , bastante comuns nos grandes centros urbanos e aos quais o homem, de certa forma, acabou se acostumando (o que na signifique que no seja prejudicial). Segundo a OMS (Organizao Mundial de Sade) o limite mximo tolervel para a sade humana de 65dB. O efeito sobre a sade humana depender, contudo, do nvel de rudo e do tempo de exposio. Por exemplo uma pessoa que trabalhe 8 horas por dia, todos os dias, com rudos do nvel de 85dB, aps dois anos, apresentar, com certeza, problemas auditivos causados pela poluio sonora. Uma forma de amenizar a poluio sonora a utilizao de equipamentos de segurana (fones de ouvido por exemplo) e a aplicao de tecnologias menos ruidosas ou que abafem os rudos. * Poluio visual: outra grande fonte de poluio, principalmente nos meios urbanos a poluio visual. As imagens de outdoors, cartazes, e diversos outros meios de comunicao servem para transmitir informaes, entretanto, o uso excessivo destes recursos pode ser considerado poluio. O tema poluio visual algo ainda bastante novo e, talvez por isso, ainda muito controverso. De um lado, esto os que defendem que o excesso de propagandas e informaes causa inmeros problemas (como stress, desconforto visual, distrao para os motoristas, etc.) e de outro esto aqueles que acreditam que isso tudo no passa de um policiamento esttico do meio urbano. * Poluio atmosfrica: a poluio atmosfrica aquele que afeta as condies do ar que respiramos. Suas principais fontes so as indstrias e os automveis que lanam diversos tipos de gases na atmosfera como o dixido de carbono, xidos de enxofre e materiais particulados. Estes gases podem causar diversos danos sade humana como doenas respiratrias e alergias que so especialmente graves para crianas e idosos. * Poluio da gua: a poluio dos corpos hdricos (rios, lagos, etc.) talvez a mais comum de todas as poluies. Durante toda a sua historia o homem sempre procurou locais prximos a cursos dgua para se estabelecer e acabou comprometendo a qualidade das guas ao lanar esgotos de indstrias, residncias, e toda sorte de empreendimentos. Atualmente existem leis que probem este tipo de destinao para os esgotos, mas ainda so muitos os locais onde isso acontece devido, dentre outras coisas, fiscalizao deficiente. Outro agravante que praticamente toda forma de poluio atmosfrica e do solo acaba indo parar na gua quando ocorrem as chuvas.

* Poluio do solo: todo resduo que despejado no solo sem cuidado algum (o que no o caso de aterros sanitrios, por exemplo) caracteriza um tipo de poluio. Os conhecidos lixes, locais para onde eram levados os resduos produzidos em uma cidade, e que hoje em dia so ilegais, constituem uma fonte de poluio do solo assim como os agrotxicos e defensivos agrcolas que, se usados indiscriminadamente podem provocar a contaminao do solo e, na ocorrncia de chuva, dos corpos hdricos (quando a gua da chuva arrasta para os rios e lenis freticos toda a poluio que estava no solo). * Poluio Nuclear

http://www.infoescola.com/meio-ambiente/tipos-de-poluicao/

Вам также может понравиться