Вы находитесь на странице: 1из 59

Direito de Autor e Direitos Conexos _Notas

A. Breve Enquadramento Proteco da Propriedade Intelectual

Tm sido inmeras , as i niciativas, tanto do Parl amento Europeu como do Cons elho e da Comisso Europeia para o desenv olvimento de um conjunto de ac es tendentes a criar um quadro legis lativo que sirva de referncia ao respeito pelos direitos de propriedade intelectual .

Com efeito, a Unio Europeia (UE), atrav s dos seus rgos desenvolveu vrias aces no domnio da propriedade intelec tual, integrando-se aqui a propriedade industrial, no sentido da harmoniza o do direi to material nacional de cada um dos Estado Membros e na criao de um direito unitrio a nvel comuni trio.

Assim, a ttulo de exemplo refira-se que normas jurdicas nacionais relativas s marcas, desenhos e modelos, patentes e ainda aos aspectos do direi to de autor e direitos conexos na sociedade de informao j se encontram harmonizadas, nos diferentes Estados Membros.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 1 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Alguns dos ltimos trabalhos com maior relevncia para o estudo desta matria so:

- A Directiva 2004/48/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004 relativa ao respeito dos direitos da propriedade intelectual, transposta para o direito nacional pela Lei n. 16/2008, de 1 de Abril 1. Quanto Directiva 2004/48/CE as medidas que nela se encontram previstas decorrem dos seguintes objectivos a atingir: .Realizar o mercado interno no domnio da propriedade intelectual : - assegurando o respeito pela propriedade intel ectual;
- facilitando a livre circ ulao e assegurando uma concorrnci a leal e equitativ a

no mercado interno; - completando as aces na frontei ra externa e face aos pases tercei ros, atravs da execuo das medi das acordadas no mbito de acordos , conv enes e tratados internacionais - dos quais a Comunidade parte contraente -, como designadamente a o Acordo sobre As pectos dos Direi tos de Propriedade Intelectual Relacionados com o Comrcio, conhecido por Acordo ADPIC, celebrado no quadro da Organizao Mundi al do Comrcio, ou os tratados da Organizao Mundial da Propri edade Intelectual (OMPI) relativos ao Direito de Autor e sobre prestaes e fonogramas.

Refora a proteco conferida pelo direito de autor e pelos direitos conexos atravs de novas medidas de natureza administrativa e penal e processual penal.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 2 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

.Responder s necessidades de uma economia moderna e proteger a sociedade, - promovendo a i novao e a competitividade das empresas; - promovendo a preservao e o desenvolvimento do sector cultural; - preservando o emprego na Europa; - impedindo as perdas fi scais e a instabilidade dos mercados; - velando pela defesa do consumidor, - assegurando a manuteno da ordem pblica.

- A Directiva n. 2001/29/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de Maio de 2001, relativa harmonizao dos direitos de autor na sociedade de informao; A Resoluo do Conselho de 19 de Dezembro de 2002, relativa aos contedos dos media interactivos na Europa , onde se conclui que estes desempenham um importante papel na ilustrao individual, na inov ao nos sectores pblico e privado e na diversidade cultural e ac rescenta que a diversidade cul tural e l ingustica da Europa pode e deve manifestar-s e nos contedos dos media interactivos do futuro, com vantagem para a

continuao do desenvolvimento das cul turas na Europa .

A descoberta da importncia da propriedade i ntelectual por parte da Comunidade Europei a surge na sequncia da apresentao em 15 de Outubro de 1998, pela Comisso, do Liv ro Verde sobre a contrafaco e a pirataria no mercado interno europeu.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 3 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Os domnios de interveno sugeridos no Liv ro Verde incidi am na aco do sector privado, na eficcia dos dispositivos tcnicos de segurana e de autenticao e nas sanes.

Confirmou-se ento que as disparidades existentes nos diferentes regi mes jurdicos nacionais relativos propriedade intelectual prejudicav am o funci onamento do mercado europeu.

A Comisso Europeia v eio assim no ano 2000, apresentar um plano de aco para reforar o combate pirataria e contrafaco e reforar a proteco propri edade intelectual. O desenvolv imento deste plano de aco pressupe a harmonizao de diversas disposies legislativas.

Este conjunto de aces tem merecido a crtic a de alguns pensadores e estudiosos da propriedade intelec tual por toda a Europa.

Nestas circunstncias est Alexandre Dias Pereira 2 que no seu texto intitulado O Cdigo do Direito de Autor e a Internet 3 refere:

Foram adoptadas diversas medidas de harmoni zao, na sequncia de um programa de aco traado no famoso Livro Verde de 1998 sobre direitos e desafios da tecnologia. Descobre-se ento que o direito de autor tem uma dimens o mercantil fundamental e que, portanto, necessrio harmonizar comunitariamente este instituto a bem do mercado interno.

2 3

Assistente da Faculdade de Direito de Coimbra.

Text o qu e s e rviu d e bas e c om unic a o ap r ese nt ad a na s Jo r na da s Di r eit o e I n te rn et

promovidas pela Associao de Jovens Advogados de Coimbra, em 19 de Fevereiro de 2000, em Coimbra.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 4 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

As recentes al teraes l egislativas, tem vindo a ser criticadas, recorre-s e de nov o ao texto do autor citado que a este propsi to refere: E, jus tamente, a bem do mercado interno, os programas de computador foram postos de igual com as obras literrias, como por exemplo a Mensagem de Fernando Pessoa; a bem do mercado interno, os direitos conexos foram virtualmente harmonizados 4, atribuiu-se o exclusivo da retransmisso por cabo s entidades de gesto colectiva, o prazo de durao subiu para 70 anos post mortem auctoris , e entre outras medidas criou-se um novo di rei to de proteco das empresas de informao: o di reito sui generis do produtor das bases de dados .

A Comuni dade Europeia um dos subscritores dos dois Tratados da OMPI, a par dos seus Estados Membros , como o caso de Portugal.

A harmonizao de conceitos, princpios e obj ectivos estende-se quando os EUA subscrevem a Conveno de Berna.

Os EUA em 1998 aprov am o Digital Millennium Copyright Act de 1998 , que, por sua vez constitui a harmonizao das normas jurdicas internas dos EUA s matrias acordadas nos tratados da OMPI, j aqui citados .

Directiva n. 92/100/CEE, do Conselho, de 19 de Novembro de 1992, relativa ao direito de aluguer,

ao direito de comodato e a certos direitos conexos e aos direitos de autor em matria de propriedade intelectual.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 5 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

O Digital Millennium Copyright Act ampliou a proteco conferida ao criador intelectual, criou uma nova proteco jurdic a dos sistemas tcnicos e um maior controlo da utiliza o e distribuio digital de contedos.

So muitos os que esto contra este reforo da propriedade intelectual que os diferentes diplomas legais tem a instaurar. No consideram estas novas medidas legais como um refor o da propriedade intel ectual e da livre conc orrncia nos mercados internos, c onsiderando antes, tratarem-se de medidas com objectivos essencialmente econmicos e protectores dos investimentos das empresas,

limitadores do domnio pblico essencial para a divulgao e generalizao do conhecimento e que coarctam, assim, a evoluo da sociedade do conhecimento. Como exemplo que justi ficam estas afi rmaes, o aumento do prazo de durao de proteco do direito de autor de 50 para 70 anos e o aparecimento do direito sui generis , atribudo aos fabricantes de bases de dados e do qual adiante falaremos. Tambm a proibio geral de actos de contorno dos dispositivos que impedem o acesso a obras colocadas disposio do pblico online por forma electrnica coloca o utilizador final destas obras em condies anlogas s do utilizador de servios de telecomunic aes, controlados pelo acesso e utilizao dos servios.

Por ltimo refi ra-se o Fair Use Guidelines for Educational Multimedia , do Congresso Americano, que sem cons tituir um diploma com fora legal visa dar indicaes quanto ao uso de trabalhos multi mdia de autoria de professores e estudantes.
pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 6 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

B. Direito de Autor 5 Breves noes

Titularidade do Direito de Autor:

O direito de autor pertence ao criador intelectual da obra 6. O autor o criador intelectual da obra 7.

O autor pode identi fi car-se pelo nome prprio, completo ou abreviado, pelas iniciai s, por um pseudnimo ou qualquer sinal convencional 8.

Presume-s e autor, aquele cujo nome tiver sido indicado como tal na obra.

No permi tida a utilizao de nome literrio, artstico ou cientfico susceptvel de ser confundido com outro anteriormente usado em obra divulgada ou publicada, ainda que de gnero diverso, nem com nome de personagem clebre da histria das letras, das artes ou das cincias 9. Aquele que divul gar ou publicar, com o consentimento do autor, uma obra sob nome que no revele a identidade deste ou
5

Cdigo do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (CDADC) que foi aprovado pelo Decreto-Lei n.

63/85, de 14 de Maro, na redaco da Lei n. 16/2008, de 1 de Abril e respectiva republicao.


6 7 8 9

Artigo 11. do CDADC. Artigo 27. do CDADC. A proteco concedida ao nome do autor extensiva a qualquer modo de identificao. Artigo 29. do CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 7 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

anonimamente, considera-se representante do autor, inc umbindo-lhe o dever de defender perante terceiros os respectivos direitos, salvo vontade em contrrio por parte do autor 10.

O direito de autor reconhecido independentemente do registo, depsito ou qualquer outra formalidade. Actualmente, e face importncia que as obras podem assumi r em determinados mercados, aconselhv el proceder ao seu regi sto, que tem como efeito a constituio da presuno de que o direito pertence ao autor em nome do quem est regis tada a obra.

As obras cinematogrfic as e audi ovisuais esto sujeitas, porm, a registo obrigatrio conforme dispe a Lei das Artes

Cinematogrficas e do Audiovisual.

O registo das obra li terrias, cientificas e artsticas encontra-se regulado pelo Decreto n. 4114, de 17 de Abril de 1918, e actualmente da competncia da Inspeco-Geral das Actividades Culturais (IG AC) - http://www.igac.pt/.

Esto sujei tos a registo nos termos do CDADC 11: a) Os factos que importem a constituio, transmi sso, onerao, alienao, modificao ou extino do di reito de autor; b) O nome literrio ou arts tico; c) O ttulo da obra ainda no publicada; d) A penhora e o arresto s obre o direito de autor;

e) O mandato de representao.

10 11

Artigo 30. do CDADC. Artigo 215. do CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 8 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Esto ainda sujei tos a registo 12: a) As aces que tenham por fim principal ou acessrio a constituio, o reconhec imento, a modifica o ou a extino do direito de autor; b) As aces que tenham por fim principal ou acessrio a reforma, a declarao de nulidade ou anulao de um registo ou do seu cancelamento; c) As respec tivas decises finais, logo que transi tem em julgado.

Representao dos autores, dos artistas, intrpretes, executantes, produtores de fonogramas e de videogramas e dos organismos de radiodifuso

Os poderes relativos gesto do di reito de autor e dos di reitos conexos podem ser exercidos pelo seu titular ou por intermdio de representante devidamente habili tado.

No que respeita gesto dos di reitos de autor a lei prev a figura das associaes ou soci edades de gesto de di reitos, nacionais ou estrangei ras que desempenham a funo de gerir os direi tos de autor como representantes dos res pectivos ti tul ares, resultando a representao da simpl es condio de scio ou aderente ou da inscrio como beneficirio dos respectivos servi os.

Estas associaes tm capacidade judiciria para intervi r civil e criminalmente em defes a dos interesses e direitos legtimos dos

12

Idem.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 9 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

seus representados, sem prejuzo da interveno de mandatrio expressamente constitudo para o efei to.

Em Portugal a mais antiga sociedade de gesto de direitos a SPA Sociedade Portuguesa de Autores -

http://www.s pautores.pt/

A SPA uma associ ao dotada de pers onalidade jurdica declarada pessoa colectiva de interesse pblico e tem como principal objec tivo a satisfao das necessidades culturais ,

econmicas e sociais dos seus membros. Tem vindo a ser c riadas outras associa es como a GESTAUTO R Associao de Gesto Colec tiv a de Di reito de Autor, GDA Cooperativa de Gesto dos Di reitos dos Artistas Intrpretes ou Executantes, DAP Gesto dos Direi tos dos Artistas em Portugal, AUDIOGEST Ges to e Distri buio de Di reitos Lda, GEDIPE Associao de Gesto Colectiva de Direito de

Autor, Produtores e Editores, GESDIREITOS - Associao para a Gesto de Di reitos de Autor e Direitos Conexos, AFP Associao Fonogrfica Portuguesa, ASSO FT Associao Portuguesa de Software, AFI- Associao Fonogrfica Independente, e ainda a AG ECOP - Associao para a Gesto da Cpia Privada, cons tituda pelas entidades referidas e ainda pela Associao Portuguesa de Escritores e pela APEL - Associao Portuguesa de Editores e Livreiros.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 10 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

O exerccio da representao do direito de autor e dos direitos conexos depende de registo na IG AC .

Contedo do Direito de Autor 13:

O direito de autor abrange direitos de carcter patrimonial e direitos de natureza pessoal, denominados direitos morais .

No exerccio dos di reitos de carcter patrimonial o autor tem o direito exclusivo de dis por da sua obra, de fru-la e utiliz-la, ou autorizar a sua frui o ou utilizao por terceiro, total ou parcialmente.

Independentemente dos direitos patrimoniais e mesmo depois da transmisso ou exti no destes, o autor goza de direitos morais sobre a sua obra, designadamente o di reito de reivindicar a respectiva integridade. paternidade e assegurar a sua genuinidade e

Direitos morais:

O autor goza durante toda a sua vida do di rei to de reivindicar a paternidade da obra e de assegurar a sua genuinidade e integridade, modificao. opondo-s e sua destruio, deformao ou

As caractersticas dos di reitos morais so assim:

13

Artigo 9. do CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 11 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

A perpetuidade os di reitos morais no esto l imitados no tempo, so transmissveis, sem necessidade de qualquer formali dade, atravs da linha sucess ria aos descendentes do autor, mantendo o direito de fazer respeitar a paternidade e a integridade da obra. A imprescritibilidade os direitos morais no se perdem por no serem exercidos, consequentemente, no se extinguem. A inalienabilidade a paternidade e o respeito pela integridade da obra protegida tem relevncia pblica, no podendo o seu autor renunciar aos di reitos morais em qualquer circunstncia.

Direito Comparado:

conceito

de

direi tos

morais

encontra-s e

consagrado

na

legislao dos pases de influncia romano-cannica.

A Cons tituio Americ ana prev ex pressamente que os di reitos reconhecidos ao autor resultam de um gnero de acordo, semelhante ao que existe no mbito da propriedade industrial para as marcas e patentes, e que confere ao autor o direito exclusivo de explorar as suas obras por um perodo limitado no tempo, com o objectivo de promover o progresso da ci ncia e das artes.

Do ponto de vista do legislador dos EUA, toda a explorao ou formas de expl orao, s ejam elas quais forem, beneficiam o autor e assim no existiro, primeira vista, interess es opostos entre o editor ou do produtor, por exemplo.

luz do copyright , o autor pode impedir a utiliz ao do seu nome. Mas ao contrrio do direito portugus que permite no que respeita possibilidade do autor publicar a sua obra com o uso de pseudnimo ou de forma incgnita, no copy right h sempre a
pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 12 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

possibilidade de tercei ros identificarem o autor da obra mesmo que este pretenda proteger a sua autoria ou manter-s e incgnito.

Quanto ao direito integridade da obra, a Copy right Law de 1976, e j antes a j urisprudncia, reconheceu aos autores este direi to, no que respeita a al teraes ao original da obra, sem contudo, abranger um reconheci mento da existnci a de direito de natureza moral.

As alteraes podem ser efectuadas nomeadamente pelo editor ou difusor da obra desde que autorizadas pelo autor no mbito de um direito de adaptao .

O uso indevido ou a us urpao do nome de um autor cons titui tal como no direito dos pases de influncia romano-germnica, constitui crime.

Quanto ao direi to de div ulgao, estipul a o artigo 106, alnea 3 do Copyright Law , que o autor o titular do di reito exclusivo de autorizar a distribuio da obra ao pblic o. Este di reito usualmente chamado de Right to first public ation e corresponde exactamente ao nosso direito de divulgao.

Obras protegidas: 14

Consideram-se

obras

protegidas

pelo

Direito

de

Autor

as

criaes intelectuais do domnio literrio, cientfico e artstico , por qualquer modo exteriorizadas 15.

14

Artigo 1. do CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 13 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

A obra assim independente da sua divulgao, publicao, utilizao ou explorao.

Esta disposio legal decorre do princpio Constitucional 16 que consagra a liberdade de criao cultural, que abrange a criao intelectual, artstica e cientfica.

Esta liberdade compreende o direito inveno, produo e divulgao da obra cientfica, literria ou artstica, incluindo a proteco legal dos direitos de autor ( a rt . 42. , 2 C R P ) .

Os programas de computador, que tiverem carcter criativo so protegidos mediante a concesso de direitos de autor, de forma anloga conferida s obras literrias 17.

A expresso programa de computador i nclui o material de concepo preliminar.

A proteco atribuda ao programa de computador incide sobre a sua expresso, sob qual quer forma.

As ideias e princpi os subjacentes a qualquer elemento de um programa de c omputador ou da sua interoperabilidade, com a
15

A obra literria, artstica ou cientfica susceptvel de proteco legal desde que exteriorizada

sob qualquer forma apreensvel pelos sentidos. A comunicao a terceiros, quer por via directa representao, quer por via indirecta reproduo, assim como a explorao por qualquer meio, no constituem condio de que a proteco dependa (Luis Francisco Rebelo, Cdigo do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, Anotado,3 Edio, Ed. Ancora, pgina 31, nota 3).
16 17

Artigo 42. da Constituio da Repblica Portuguesa (CRP). O Decreto-Lei n. 252/94, de 20 de Outubro, que transpe para a ordem jurdica interna a Directiva

n. 91/250/CEE, do Conselho, de 14 de Maio regula a proteco jurdica dos programas de computadores.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 14 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

lgica, os algori tmos ou a linguagem de programao no esto includos na proteco.

No so protegidas 18:

As

ideias,

os

processos,

os

sistemas,

os

mtodos

operacionais, os conceitos, os princpios ou as descobertas.

O Direito de autor no i ncide sobre o tema ou sobre a ideia, mas sim sobre a forma dada ao tema ou idei a. 19

Assim,

est

unanimemente

reconhecido

pela

doutrina

jurisprudncia europei a, que o direito de autor no protege as ideias mas apenas a sua expresso formal.

So em regra trs as razes que justificam a excluso das ideias da proteco do direito de Autor: -

A primei ra de ordem prtica, respeita ao conceito de que o que no tem expresso, no pode ser protegido.

A segunda de ordem econmica, diz-nos que uma proteco demasiado alargada c onfina a toda a c riao i ntelectual a um gnero ou domni o determinado.

A terc eira, relacionada c om o Di reito da Propriedade Indus trial que protege todas as i deias com aplicao industrial.

18 19

Artigo 2. do CDADC.

Eugne Pouillet, Trait Therique et Pratique de Proprit Littraire et Artistique et Droit

de Reprsentation, 1879.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 15 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Direito comparado:

O Copyright , nos pases anglo-saxes exclui de proteco das ideias 20, estabelecendo que em caso algum a proteco da obra original acordada para efeitos de copyright se estende s ideias, aos process os, aos sistemas, aos mtodos

operacionais , os concei tos, os princpios ou as descobertas, qualquer que seja a forma que sejam descritos, explicados, ilustrados ou incorporados na obra.

Obras originais:

As criaes intelectuais do domnio literrio, cientfico e artstico, qualquer que sejam o seu gnero, a forma de expresso, o mrito, o modo de comunicao e o objectivo compreendem nomeadamente:

Liv ros, folhetos , revi stas, jornais, e outros escritos Conferncias, lies alocues e sermes Obras dramticas e dramtico-musicais e a sua encenao Obras coreogrficas e pantomimas, cuja expresso se fixa por escrito ou qualquer outra forma

Composies musicais, com ou sem palavras Obras cinematogrficas , televisivas, fonogrficas, videogrficas e radiofni cas

Obras de des enho, tapearia, pintura, escultura, cermica, azulejo, gravura, litografia e arquitectura

20

Copyright Law, Seco 102 (b).

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 16 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Obra fotogrficas ou produzidas por quaisquer processos anlogos aos da fotografia

Obras de artes aplicadas, desenhos ou modelos industriais e obras de design que constituam criao artstica, independentemente da proteco relativa propriedade industrial

Ilustraes e cartas geogrficas Projectos , esboos e obras plsticas respeitantes arquitectura, ao urbanis mo, geografia ou s cincias

Lemas ou divisas, ainda que de c arcter publici trio, se s e revestirem de originalidade

Pardias ou outras composies literrias ou musicais, ainda que inspiradas num tema ou motivo de outra obra

As sucessivas edies de uma obra, ainda que corrigidas, aumentadas, refundi das ou com mudana de ttulo ou de formato, no so obras distintas da obra original , nem o so as

reprodu es de obra de arte, embora c om divers as dimenses.

S o autor pode modific ar a sua obra, corrigindo-a, aumentando-a, refundindo-a ou alterando-lhe o ttulo, estas modificaes, porm no alteram a identidade da obra.

Para efeitos de regis to e depsito legal, as vrias edies da mesma obra so consideradas obras distintas.

A Direc tiva comunitria n. 91/250, de 14 de Maio, transposta para o direito portugus pelo Decreto-Lei n. 252/94, de 20 de Outubro, equipara os programas de computador a obras literrias nos termos da Conveno de Berna.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 17 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Obras equiparadas a originais: 21

Esto equiparadas a obras originais :

As

tradues , ou

arranjos, outras

instrumentaes, trans formaes de

dramatiza es, qualquer obra

cinematizaes

literria ou artstica ainda que esta no esteja protegida.

- Os sumrios e as compilaes de obras protegidas ou no, tais como selectas, enciclopdias e antologias que pela escolha ou disposio da matrias , constituam cri aes intelectuais.

As

compilaes

si stemticas

ou

anotadas

de

textos

de

convenes, de l eis, de regulamentos e de relatrios ou de decises administrativ as, judiciais ou de quaisquer rgos ou autoridades do Estado ou da Administrao.

- Os textos compilados ou anotados de convenes, de leis, regulamentos e de relatrios ou de decises administrativas judiciais ou de quaisquer rgos ou autoridades do Estado ou da Administra o, bem como a respectivas tradues oficiais no so abrangidos pela protec o legal.

Se os textos mencionados incorporarem obras protegidas, estas podero ser reproduzidas sem o consentimento do autor e sem que tal lhe confira qualquer direito.

A proteco conferida por Lei a estas obras no prejudica os direitos reconhecidos aos autores das obras ori ginais.

21

Artigo 3. do CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 18 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Nestes termos , so equiparadas s obras originais as que derivam de uma obra preexistente, so por isso normalmente denominadas obras derivadas.

Em geral, qualquer transformao de obra literria ou artstica s pode ser feita ou autorizada pelo autor da obra original . 22

A autorizao deve ser dada por escrito e no comporta concesso de exclusivo, salvo estipulao em contrrio . 23

As excepes ao princpio do direito exclusivo que a lei atribui ao criador intelectual de autorizar a utilizao da sua obra, sendo esta permitida independente do consentimento do autor, referemse traduo ou outra transformao de obra cada no domni o pblico e aos casos em que a utilizao da obra dispensa o consentimento do autor 24, ou seja nos casos em que a obra de utilizao livre.

So exemplos de utilizao livre 25, sem o consentimento do autor: -

A reproduo, para fins exclusivamente privados, em papel ou suporte similar, realizada atravs de qualquer tipo de tcnica fotogrfica ou process o com resultados semelhantes, com excepo das partituras , bem c omo a reprodu o em qualquer meio realizada por pess oa singular para uso pri vado e sem fins comerciais directos ou i ndirectos.

22
23 24 25

Artigo 169., 1, do CDADC. Artigo 169., 2, do CDADC. Artigo 75. do CDADC. Artigo 75. do CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 19 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

A reproduo e coloc ao disposio do pbli co, pelos meios de comunicao social, para fins de i nformao, de discursos, alocues e conferncias pronunciadas em pblico, por

extracto ou em forma de resumo. A seleco regular de artigos de imprensa peridica, sob forma de revista de imprensa. A fixao, reprodu o e comunicao pblica, por quaisquer meios, de fragmentos de obras literrias ou artsticas, quando a sua incluso em relatos de acontecimentos de actualidade for justificada pelo fim de informao prosseguido. A reprodu o, no todo ou em parte, de uma obra que tenha

sido previamente tornada acessvel ao pblico, desde que tal reprodu o seja realizada por uma biblioteca pblica, um arquivo pblico, um museu pblico, um centro de documentao no comercial ou uma instituio cientfica ou de ensino, e que essa reprodu o e o respectivo nmero de exemplares se no destinem ao pblico, se limitem s necessidades das actividades prprias dessas ins tituies e no tenham por objec tivo a obteno de uma vantagem econmica ou comercial, directa ou indirecta, incluindo os actos de reproduo necessrios preservao e arquivo de quaisquer obras. A reproduo, distri bui o e disponibi lizao pblica para fins de ensino e educao, de partes de uma obra publicada, contanto que se destinem exclusi vamente aos objectivos do ensino nesses estabelecimentos e no tenham por fim a obteno de uma vantagem econmica ou comercial, di recta ou indirecta. A inser o de citaes ou resumos e obras alheias, quais quer que sejam o seu gnero e natureza, em apoio das prprias doutrinas ou com fins de crtica, discusso ou ensino e na medida do objectivo a atingir.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 20 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

A incluso de peas curtas ou fragmentos de obras alhei as em obras prprias destinadas ao ensino.

A reproduo, a comuni cao pblica e a coloc ao disposio ao pblico a favor de pessoas com deficincia de obra que esteja directamente relacionada e na medida estritamente exigida por essas especificas defic incias e desde que no tenham fins lucrativos. A execuo e comunic ao pblica de hinos ou de cantos patriticos oficialmente adoptados e de obras de carcter exclusivamente religios o durante os actos de culto ou as prticas religiosas. A utiliza o de obra para efeitos de publicidade rel acionada com a exibio pblica ou venda de obras artsticas, na medida em que tal seja necessrio para promover o acontecimento, excluindo-se qualquer utilizao comercial . A reproduo e comunicao ao pblico ou a colocao disposio do pblico de artigos de actualidade, de discusso econmica, poltic a ou religiosa, de obras radi odifundidas ou de outros materiais, se no tiver sido expressamente

reservada. A reproduo parcial pelos processos enumerados no trao anterior, nos estabeleci mentos de ensino, contanto que essa reprodu o e o respectivo nmero de exemplares se destinem exclusivamente aos fins do ensi no nesses estabelecimentos e no tenham fins luc rativ os.

A utilizao liv re deve s er acompanhada da indi cao do nome do autor e do editor, do ttulo da obra e demais circunstncias que identifiquem a obra.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 21 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Em certas situaes , como por exemplo e entre outros, no caso da cpia para fins privados a lei prev o pagamento de uma remunerao equitativa a atribui r ao autor e no mbito anal gico ao editor pela entidade que tiver procedido reproduo. E remete a regulamentao das formas de pagamento para decreto-lei , ainda no publicado.

Neste mbito, de referir a Lei n. 62/98, de 1 de Setembro, alterada pela Lei n. 50/2004, de 24 de Agos to que regulamenta o artigo 82. do CDADC, relativo cpia priv ada, j referida.

Com vista a beneficiar os autores, os artis tas intrpretes ou executantes, os edi tores e os produtores fonogrficos e

videogrficos , esta l ei estabelece que uma quantia deve ser includa no preo de venda ao pblico, de todos e quaisquer aparelhos mecni cos, qumicos,

electrnicos ou outros que permi tam a fixao e reproduo de obras como finali dade nica ou principal , com excepo dos equipamentos digitais, dos suportes materi ais virgens digi tais ou analgicos, com excepo do papel e reprodues que por qualquer desses meios possam obter-se.

A remunerao a incluir no preo de venda ao pblico dos aparelhos de fixao e reproduo de obras e prestaes igual a 3% do preo de venda, antes da aplicao do IVA. A remunerao a inclui r nos preos dos suportes analgicos de 0,14 para as cassetes udio, 0,26 para as cassetes vdeo

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 22 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

(VHS), entre 0,05 e 0,27 para os CD s e entre 0,14 e 1,00 para os DVD 26.

Esto isentos de remunerao os equipamentos ou os suportes adquiridos por organi smos de comunica o audiovisual ou

produtores de fonogramas e de videogramas, exclusivamente para as suas prprias produes ou por organismos que os utilizem para fins exclusivos de auxlio de pessoas portadores de

diminuio fsic a, visual ou audi tiva ou por enti dades de c arcter cultural sem fins lucrativos para uso em proj ectos de interesse pblico.

Ttulo da obra 27:

A proteco da obra extensiva ao ttul o, independentemente de registo, desde que seja original e no possa c onfundir-se com o ttulo de qualquer outra obra do mesmo gnero de outro autor anteriormente divulgada ou publicada.

No so susceptveis de proteco: Os ttulos consistentes em designao genrica, necessria ou usual do tema ou objecto de obras de certo gnero, Os ttulos exclusivamente constitudos por nomes de

personagens his tricas, histrico-dramticas ou literri as e mitolgicas ou por nomes de personalidades vivas.

26 27

Artigo 3. da Lei n. 62/98, de 1 de Setembro. Artigo 4. do CDADC

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 23 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

O ttulo da obra no di vulgada ou no publicada protegido se, satisfazendo os requisi tos supra referidos tiver sido registado juntamente com a obra.

Com j se referiu no incio deste trabalho, o direito de autor e os direitos deste derivados adquirem-se independentemente de

registo, no sendo por i sso o registo consti tutiv o de direitos.

A excepo a es ta regra, assumindo efei tos constitutivos, o registo do ttulo de obra no publicada desde que registada juntamente com a obra e os ttulos dos jornais e outras publicaes peridicas 28.

Neste ltimo caso, a entidade competente a Entidade Reguladora para a Comunicao Social (ERC) 29, sendo a Inspeco-Geral das Actividades Culturais (IGAC) para os restantes casos.

Acresce ainda que o ttulo do jornal ou de qualquer outra publicao peridic a protegido, enquanto a respectiva

publicao se efectuar com regularidade, desde que devidamente inscrito na ERC.

A utilizao do referido ttulo por publica o congnere s ser possvel um ano aps a extino do direito publicao, anunciado por qualquer modo, ou decorridos trs anos sobre a interrupo da publicao.

28 29

Artigo 213. do CDADC.

htt p:/ /w w w.e r c. pt. /

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 24 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Obra publicada e obra divulgada 30

A obra publicada a obra reproduzida com o consentimento do seu autor , qualquer que seja o modo de fabri co dos respectivos exemplares, desde que efectivamente colocados disposio do pblico, em termos que satisfaam razoavelmente as necessidades deste, tendo em c onsiderao a naturez a da obra.

Os processos ou modos de comunicao da obra literria ou artstica s o essencialmente os seguintes:

representao

ou

comunicao

directa,

normalmente

relacionada com o conc eito de div ulgao, A reproduo ou c omunicao indirecta, normalmente

relacionada com o conc eito de publicao.

Obras no protegidas 31:

So obras no protegidas:

- As notcias do dia e os relatos de acontecimentos diversos com carcter de simples i nformaes de qualquer modo divulgados . Os requerimentos , alegaes, queixas e outros textos

apresentados por esc ri to ou oralmente perante autoridades ou servios pblicos. Os textos propostos ou outros e os discursos proferi dos perante e

assembleias

rgos

colegiai s,

polticos

administrativos , de mbito nacional, regional ou local ou em debates pblicos sobre assuntos de i nteresse c omum.
30
31

Artigo 6. do CDADC. Artigo 7. do CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 25 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

- Os discursos polticos.

Obra subsidiada, obra feita em colaborao e obra colectiva:

Define o artigo 13. do CDADC que quem subsi die ou financie por qualquer forma, total ou parcialmente, a preparao, concluso, publicao ou divulgao de uma obra no adquire por esse fac to sobre esta, salv o conv eno escrita em contrrio, qualquer dos poderes incl udos no direito de autor.

A titularidade do direito de autor relativo a obra fei ta por encomenda ou por conta de outrem, quer em cumprimento de dever funcional quer de contrato de trabalho, determina-se de acordo com o que for convencionado entre as partes.

Na falta de conveno, presume-se que a titularidade do direito de autor relativo a obra feita por conta de outrem pertence ao seu criador intelectual.

No caso de o nome do criador da obra no vir mencionado nes ta constitui presuno de que o direito fica a pertencer entidade por conta de quem a obra feita.

Ainda que o contedo do direito patrimonial pertena quele para quem a obra realiz ada, o seu criador intelec tual poder exigir, para alm da remunerao ajustada e independentemente do prprio facto da divul gao ou publicao, uma remunera o especial:

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 26 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Quando

criao

intelectual

exceda

claramente

desempenho, ainda que zeloso, da funo ou tarefa que lhe estava confiada; Quando da obra vierem a fazer-se utilizaes ou retirar-se vantagens no includas nem previstas na fixao da

remunerao ajustada.

Assim, a regra a de que a atribuio da titularidade do di reito de autor, sob o aspecto patrimonial determinada em funo do acordo celebrado entre o criador e a entidade que encomenda a obra e por conta de quem ela feita.

Este acordo obedece s regras do Cdigo Civ il, e por isso pode tratar-se ou no de conveno escrita. Actualmente, em qualquer circunstncia desta natureza aconselhv el estabel ecer um acordo entre as partes , escrito e que ex press amente es tipule as condies especficas do mesmo.

Este pri ncpio aplica-se aos trabal hos jornal sti cos produzidos em cumprimento de um contrato de trabalho que comporte a

identificao da autori a, por assinatura ou outro meio 32, todavia os jornais e outras publ icaes peridicas presumem-se obras

colectivas, pertencendo s respectivas empresas o direito de autor sobre as mesmas .

32

Artigo 174. do CDADC. Nos termos do n. 2 deste artigo, salvo autorizao da empresa

proprietria do jornal ou publicao congnere, o autor no pode publicar em separado o trabalho referido no nmero anterior antes de decorridos trs meses sobre a data em que tiver sido posta a circular a publicao em que haja sido inserido. Se os trabalhos referidos no estiverem assinados ou no contiverem identificao do autor, o direito de autor sobre os mesmo ser imputado empresa a que pertencer o jornal (Vd. N. 4 do mesmo artigo).

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 27 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

A obra que for criao de uma pluralidade de pessoas denominase: Obra feita em colaborao, quando for divulgada ou publicada em nome dos colaboradores ou de alguns deles, quer possam discriminar-se ou no os contributos

individuais; Obra colectiva, se for organizada por iniciativa de entidade singular ou colectiva, e divulgada ou publicada em seu nome.

No caso de obra feita em colaborao o direito de autor pertence a todos os que nela tiverem colaborado, aplic ando-se ao exerccio comum desse direito as regras da c ompropriedade, considerandose de valor igual as partes indivisas dos autores .

A obra cinematogrfica constitui um bom ex emplo de obra feita em colaborao.

O direito de autor sobre obra colectiva atribudo entidade singular ou colec tiva que tiver organizado e di ri gido a sua criao e em nome de quem tiver sido divul gada ou publi cada.

Obra compsita:

Considera-se obra compsita, aquela que incorpora, no todo ou em parte, uma obra preexistente, com autorizao, mas sem a colaborao, do autor desta.

Ao autor da obra compsita pertencem exclusiv amente os direi tos relativos mesma.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 28 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Programa de computador:

Aplicam-se ao programa de computador as regras sobre autoria e titularidade vigentes para o direi to de autor.

O programa que for real izado no mbi to de uma empresa presumese obra col ectiva.

Os direitos patrimoniais sobre os programas de computador criados por um empregado no exercci o das suas fun es, ou segundo instrues emanadas do empregador, ou cri adas por encomenda, pertencem ao destinatrio do programa de

computador, salvo se o contrrio res ultar de acordo entre as partes.

O titular do programa pode fazer ou autorizar a:

- Reproduo, permanente ou transitria, por qualquer processo ou forma, de todo ou de parte do programa; - Qualquer transformao do programa e a reproduo do programa derivado, sem prejuzo dos direitos de quem realiza a transformao.

Ao utilizador do programa de computador lcito:

- Providenciar uma cpi a de apoi o no mbito dessa utilizao; - Observar, es tudar ou ensaiar o funcionamento do programa, para determinar as ideias e os princpios que esti veram na base de algum dos seus elementos, quando efectuar qualquer operao de

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 29 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

carregamento, armazenamento.

visuali zao,

execuo,

transmisso

ou

A descompilao 33 das partes de um programa necessrias interoperabilidade dess e programa de computador com outros programas sempre lci ta.

A descompilao entendida como uma excepo aos direitos exclusivos do criador ou titular dos direitos sobre o programa de computador.

O legislador delimitou rigorosamente as condies em que possvel a interoperabili dade de um programa de computador com outro, a saber:

Necessidade

de

obter

as

informaes

que

permitam

interoperabilidade; - Impossibilidade de as obter por outros mei os; - Acesso limi tado aos el ementos indispensveis; - Exclusividade da sua utilizao para os fins de assegurar a interoperabilidade; - Intransmissibilidade das informaes ; - Proibio da sua uti lizao para a c riao de um programa semelhante; - Proibio de afec tar a explorao normal do programa originri o e os legtimos interesses do titul ar do programa de computador.

33

Por descompilao entende-se a operao que consiste na interconexo e interaco entre os

componentes de vrios sistemas informticos, por forma a permitir o seu funcionamento articulado com vista permuta de informaes e recproca utilizao de informaes trocadas.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 30 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

O titular do programa tem o direito de autorizar por qualquer forma a sua distribuio ao pblico.

Bases de dados:

O Decreto-Lei n. 122/2000, de 4 de Julho transps para o ordenamento jurdico nacional a Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho n. 96/9/CE, de 11 de Maro, relativa proteco jurdica das bases de dados.

Assim, nos termos deste diploma as bases de dados so protegidas pelo direito de autor, desde que pela sua seleco ou disposio dos respectivos contedos, constituam criaes intelectuais.

A tutela do direito de autor sobre as bases de dados no incide sobre o seu contedo e no prejudicam eventuais direitos que subsistam sobre o mesmo.

A proteco atribuda s bases de dados no extensiva aos programas de computador utilizados no seu fabrico ou

funcionamento.

Para efeitos deste di ploma consideram-se bases de dados : A colectnea de obras, dados ou outros elementos

independentes, dispostos de modo sistemtico ou metdico e susceptveis de acesso individual por meios electrnicos ou outros.

Presumem-s e obras colectivas criadas no mbito de uma empresa.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 31 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Os direitos patrimoniais sobre as bases de dados criadas por um empregado no exerccio das suas funes , ou s egundo ins trues emanadas do dador de trabalho, ou cri adas por encomenda, pertencem ao destinatrio da base de dados, s alvo se o contrrio resultar de acordo entre as partes, tal como acontece alis, no caso dos programas de computador.

O titular de uma base de dados goza do di reito exclusivo de efectuar ou autorizar: -

A reproduo permanente ou transitria, por qualquer processo ou forma, de toda ou parte da bas e de dados;

A traduo, a adaptao, a transformao, ou qualquer outra modificao da base de dados;

A distri buio do origi nal ou de cpias de bases de dados; Qualquer comunicao pblica, exposio ou representao pblica da base de dados;

Qualquer reproduo, di stribuio, comunicao, exposio ou representao pblica da base de dados derivada, sem prejuzo dos direitos de quem efectua a transformao.

Os actos de disposio lcitos esgotam o di reito de distribuio da base de dados na UE mas no afectam a subsis tncia dos direitos de aluguer.

lcita: A reproduo para fi ns privados de uma base de dados no electrnica; As utilizaes com fins didcticos ou cientficos , desde que se indique a fonte;
pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 32 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

As utilizaes para fins de segurana pblica ou para efeitos de processo administrati vo ou judicial ;

As restantes utilizaes livre previs tas para o di reito de autor.

No caso das bases de dados, a lei prev um direito especi al do fabricante, designado na Direc tiva comunitria por di reito sui generis , na fal ta de uma expresso mel hor.

Constitui uma novi dade em matria de direito intelectual, mais prxima dos direitos conexos dos produtores fonogrficos e videogrficos e destina-se essencialmente a proteger o

investimento mais do que a criao.

Quando a obteno, verificao ou apresenta o do contedo de uma base de dados represente um investimento substancial do ponto de vista qualitativ o ou quantitativo, o seu fabricante goza do direito de autorizar ou proibir a extraco ou a reutilizao da totalidade ou de uma parte substancial, aval i ada qualitativa ou quantitativ amente, do seu contedo.

Assim a lei, para este efeito em conc reto considera: Extraco : a transferncia, permanente ou temporria, da totalidade ou de uma parte subs tancial do contedo de uma base de dados para outro suporte, seja por que meio ou forma for; Reutilizao : qualquer forma de distribuio ao pblico da totalidade ou de uma parte substancial do contedo da base de dados, nomeadamente atravs da distribui o de cpias, aluguer, transmisso em linha ou outra modalidade.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 33 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

A primeira venda de uma cpia da base de dados esgota o di reito de distribuio na UE.

Acresce ainda referir que o direito es pecial conferido ao fabricante pode ser transmi tido ou objecto de licenas contratuais.

O utilizador legtimo de uma base de dados colocada disposio do pblico pode pratic ar todos os actos inerentes utilizao, nomeadamente os de extrair e de reuti lizar as partes no substanciais do respecti vo contedo, na medida do seu di reito.

Pode ainda extrair ou reutilizar uma parte substancial do contedo da base de dados, sempre que se trate de uma extraco para uso privado, para fins di dcticos ou cientficos, para fins de segurana pblica, processo administrativo ou judicial .

De referir ainda que a l ei aplicvel s bases de dados a do pas de origem considerando-se como tal: Quanto s bases de dados publicadas, o pas da primeira publicao; Quanto s bas es de dados no publicadas, o pas da nacionalidade do autor, ou tratando-se de uma pessoa

colectiva o da sede principal e efec tiva da s ua administrao 34.

34

Esta matria relaciona-se com a aplicao das regras do direito internacional privado, onde

funciona o princpio da reciprocidade.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 34 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

B. O Multimdia

No ordenamento jurdico nacional no existe um conceito de multimdia.

Importa assim, pensar no multimdia e no direito de autor e na disciplina jurdica que lhe deve corresponder.

Recorremos s concluses apresentadas num trabalho do Prof. Doutor Oliveira Asceno, intitulado Multimdi a e Dis ciplina Legal 35 , que pela sua forma sucinta e clara so ideais para analis armos os di ferentes as pectos atinentes ao multimdia.

Assim:

A produo multimdia implica: meios de expresso tendencialmente div ersifi cados, consistindo em textos, sons e imagens , fixas ou em movimento; um programa de c omputador que os uni fique; a interac tividade.

No se pressupe que os elementos componentes sejam obras, podendo ser elementos de qualquer outra natureza.

35

Parecer jurdico elaborado para o ICAM no mbito dos trabalhos de redaco de um diploma legal

relativo ao cinema, audiovisual e multimdia.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 35 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

A interactividade press uposta a mdia, consistente em o utente poder alterar o c urso da apres entao e escolher os c ontedos, e ev entualmente em alterar criativamente os contedos do programa.

O programa de computador, mesmo sendo criativo, no trans forma a produo multimdia em obra intelectual protegi da.

O facto de os restantes elementos no serem obras no por si impediti vo de a produo multimdi a fi nal ser uma obra intelec tual.

A produo multimdia pode ser por si uma base de dados, recebendo ento a proteco autoral prpria desta, se for cri ativa.

Mas no necessariamente uma base de dados, pois pode no ter fim informativo, mas de mera expresso formal .

Consequentemente, s eventualmente o fabricante da obra multi mdia gozar do direi to sui generis sobre o contedo da produ o multimdia.

No h que falar de obra multimdia s em interactividade; cons equentemente no h obra mul timdia no operada por meios electrnicos.

A produo multimdia no implica necessariamente o elemento audiovis ual.

A produo multimdia em que a expresso audi ovisual for prevalente pode ser ela prpri a uma obra audiovisual.
pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 36 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Quando o no for, a produo multimdi a pode ser obra colectiva, esta qualificao no poderia ser aplicada obra audiovisual, que a lei consi dera de colaborao.

Podem tambm as produes multimdia s erem singul ares, deriv adas, compsitas e em co-autoria, neste l timo caso se vrias pessoas tives sem o domnio conjunto e conc ertado da resultante final.

No h um tipo prpri o de mul timdia, pois isso i ncompatvel c om a diversidade que estas podem revesti r.

As produes multimdi a, por serem caracteriz adas por uma estruturao de carcter essencialmente tcnico, s so obras protegidas se corresponderem a um tipo legal.

Assim acontece se forem por si base de dados ou obras audiovisuais , para alm da proteco que o programa de computador possa por si merecer.

H assim muitas produ es multimdia que no susceptveis da qualifi cao como obras mul timdia.

E ainda que se enc ontrem outras obras multimdia, alm das duas categorias acima referidas , o que nunca haver ser um regime comum especfi co da obra multimdia. ...
pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 37 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

A produo multimdia apresenta grandes di fic uldades, na determina o dos titulares das obras ou prestaes preexistentes, na recolha das autoriz aes e na soma dos custos da derivados.

A introduo de licenas legais ou compulsrias, embora no posta ainda de lado, suscitaria grandes resistncias.

O mesmo aconteceria com uma interveno pblica na outorga das autorizaes necessrias. A interveno pblica para fi ns de uma informao sobre a titularidade e representao proibitivos. dos di reitos seri a admissv el, mas importaria custos

... S ao titular da produo multimdia c abe a explorao econmica desta.

O titular da produo multimdia pode alter-la, i ndependentemente da autorizao dos ti tulares de obras preexis tentes.

O que no pode largar o mbito da autorizao concedida, e nomeadamente conceder por sua vez autorizaes em benefcio de tercei ros.

Destas concluses resul ta que ao mul timdia, por assumir tantas e di ferentes formas de expresso quase impossvel c riar um regime jurdic o de proteco prprio.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 38 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Por isso, as actuais regras contidas no CDADC, que apesar de no terem sido elaboradas a pensar nestas matrias, tm-se adaptado e aplicado a esta realidade.

Passa-se por isso a identificar alguns dos princ pios e normas constantes do CDADC, essenciais ao multimdia.

Obra cinematogrfica:

Consideram-se co-autores da obra cinematogrfica: O realizador; O autor do argumento, dos dilogos, se for pes soa diferente, e o autor da banda sonora Os autores da adapta o e dos dilogos no caso de obra preexistente.

A produo cinematogrfica depende de autori zao dos autores das obras preexistentes no caso de adaptao.

Das

autorizaes

c oncedidas

pelos

autores

das

obras

cinematogrficas devem constar especificamente as condies de produo, dis tribuio e exibio da pelcul a e ainda as edies videogrficas , DVD e outras e ai nda a difuso televisiva.

Se o autor tiver autorizado, ex pressa ou implicitamente, a exibio, o exerccio dos direitos de explorao econmica da obra cinematogrfica compete ao produtor 36.

36

Artigo 126. CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 39 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

O produtor o empresrio do filme e como tal organiza a feitura da obra cinematogrfica, assegura os meios nec essrios e assume as responsabili dades tcnicas financei ras inerentes.

O produtor deve ser como tal identificado no filme.

Da autorizao para produzir deriva para o produtor o di reito de produzir o negativo, os positivos, as cpi as e os registos magnticos necessrios exibio da obra.

A obra cinematogrfica considera-se concluda aps o realizador e o produtor es tabelecerem por acordo a sua vers o definitiva 37.

A retribuio dos autores de obra cinematogrfica pode consistir em quantia global fix a, em percentagem s obre as receitas provenientes da exibi o e em quantia certa por cada exibio ou revestir outra forma acordada com o produtor 38.

lcito ao produtor que contratar com os autores, associar-se com outro produtor para ass egurar a realizao e explorao da obra cinematogrfica (co-produo).

O produtor pode trans ferir a todo o tempo para terceiro, no todo ou em parte, di reitos emergentes de contrato, ficando todavia, responsvel para com os autores pelo cumpri mento pontual do mesmo.

37 38

Artigo 130. CDADC. Artigo 131. CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 40 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Constitui uma excepo regra da no transmissibilidade a terceiro dos di reitos concedidos pelo autor sem o consentimento expresso deste, j ustifi cada pela especificidade da produ o cinematogrfica.

O autor ou co-autores de obra cinematogrfic a tm o direito de exigir que os seus nomes sejam indicados na projeco do fi lme. Se a obra cinematogrfica consti tuir adaptao de obra

preexistente, dever mencionar-se o ttulo desta e o nome, pseudnimo ou qualquer outro si nal de identi ficao do autor 39.

Os autores da parte literria e da parte musical da obra cinematogrfica podem reproduzi -la e utiliz-la separadamente por qualquer modo, contanto que no prejudiquem a explorao da obra no seu conjunto 40.

Se o produtor no concl uir a produo da obra cinematogrfica no prazo de trs anos a contar da data da entrega da parte literri a e da parte musical ou no fizer projectar a pelcula concluda no prazo de trs anos a contar da concluso, o autor ou co-autores tero o direi to de resolv er o contrato 41.

O produtor s obrigado a fazer as cpias medida em que estas forem requisi tadas e tem o dever de conservar a matriz que em caso algum pode destrui r 42.

39 40 41 42

Artigo 134. CDADC. Artigo 135. CDADC. Artigo 136. CDADC. Artigo 137. CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 41 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Em caso de falncia do produtor, se houver de proceder-se venda por baixo preo, na totalidade ou por l otes, de cpias da obra cinematogrfica, dever o administrador da massa falida prevenir do facto o autor e co-autores desta c om a antecedncia mnima de vinte dias, a fim de os habilitar a tomar providncias que julgarem convenientes para a defesa dos seus interesses materiais e morais e, bem assim para exercer o direito de preferncia na aquisio das cpias 43.

Obra fonogrfica ou videogrfica:

Consideram-se autores da obra fonogrfica ou videogrfica, os autores do texto ou da msica fixada e ainda no segundo caso o realizador.

Obra de arquitectura, urbanismo e design :

O autor da obra de arquitectura, urbanismo ou de design o criador da sua concepo global e respec tivo projecto.

Nota: Os col aboradores, agentes tcnicos, desenhadores , construtores ou outro semelhante na produo e divulgao das obras radiodifundi das, obras

cinematogrficas, videogrficas, fonogrficas ou as de arquitectura, urbanismo ou design no se podem invocar relativamente a estas quaisquer poderes includos no direito de autor.

43

Artigo 138. CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 42 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Obra fotogrfica 44:

Para que a fotografi a seja protegida necessri o que pela escolha do seu objecto ou pelas condies da sua execuo possa considerar-se como c riao arts tica pessoal do seu autor.

As fotografi as, nomeadamente, de escri tos, de documentos , de papis de negcios , de desenhos tcnicos no beneficiam de proteco l egal no mbito do direito de autor.

O autor da obra fotogrfica tem o direito exclusivo de a reproduzir, difundir e por venda com as restries referentes exposio, reprodu o e venda de retratos, sem prejuzo dos direitos de autor sobre a obra reproduzi da, no que respeita s fotografias de obras de artes plsticas.

Se a fotografi a for efectuada em execuo de um contrato de trabalho ou por encomenda, presume-se que o direi to previsto neste artigo pertence entidade patronal ou pessoa que fez a encomenda.

A alienao do negativ o de uma obra fotogrfica, importa, salv o conveno em contrrio, a transmisso dos di reitos de autor.

Por ltimo refere-se que os exemplares de obra fotogrfica devem conter as seguintes indi caes:

- Nome do fotgrafo;

44

Artigo 164. e seguintes CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 43 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

- Em fotografias de artes plsticas, o nome do autor da obra fotografada.

Modificaes da obra 45:

No so admitidas modificaes da obra sem o consentimento do autor.

A autorizao deve ser dada por escrito e no se presume como concesso exclusiva.

O beneficirio da autorizao deve respeitar o sentido da obra original.

Consideram-se modificaes ou transformaes da obra: - A traduo; - O arranjo; - A ins trumentao; - A dramatizao; - A cinematizao.

O nome do tradutor deve figurar sempre nos exemplares da obra traduzida, nos anncios do teatro, nas emisses que acompanhem as emisses de rdio e de televiso, na fic ha artstica dos filmes e em qualquer material de promoo.

45

Artigo 169. CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 44 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Durao do direito de autor:

O direito de autor caduca setenta anos aps a morte do criador intelectual, mesmo que a obra s tenha s ido publicada ou divulgada pos tumamente 46.

No caso de obra feita em colaborao o direito de autor caduca no mesmo prazo aps a morte do colaborador que falecer em ltimo lugar.

O direito de autor sobre obra colectiva caduca s etenta anos aps a morte do seu autor, ou se originariamente foi atribuda a pessoa colectiva caduca no mesmo prazo aps a primeira publicao ou divulgao lcita.

O mesmo critrio aplic ado obra annima.

No

caso

de

obra

cinematogrfica

ou

qualquer

outra

obra

audiovisual, o direito de autor caduca setenta anos aps a morte do ltimo sobrevivente de entre as seguintes pes soas:

- O realizador; - O autor do argumento ou da adaptao; - O autor dos dilogos; - O autor das composi es musicais especialmente criadas para a obra;

46

Artigo 31. do CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 45 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

O prazo de setenta anos a contar da morte do autor aplicado ao criador intelectual do programa de computador e bem assim ao das bases de dados.

Se, porm o direi to for atribudo originari amente a pessoa diferente do criador intelectual, o direi to extingue-se setenta anos aps a data em que o programa foi pela primeira vez licitamente publicado ou divulgado.

J no caso do direito es pecial conferido ao fabri cante de uma base de dados o prazo de proteco caduca decorri dos quinze anos, a contar do dia 1 de Janeiro do ano seguinte ao da data do seu fabrico.

No caso de uma bas e de dados que tenha sido colocada disposio do pblico antes de concludo o seu processo de fabrico, o prazo de proteco caduca ao fim de quinz e anos a contar de 1 de Janeiro do ano segui nte quele em que a base de dados tiver sido coloc ada pela primei ra vez disposio do pblico.

A Di rectiva Comunitri a n. 93/98 veio harmonizar o prazo de durao do di reito de autor sobre a obra cinematogrfica

aplicando-o a todos os Estados Membros da EU, ao invs da Conveno de Berna que deixava ao c ritri o de cada um dos pases fixar o prazo que entendesse.

Tambm o Tratado da Organizao Mundial da Propri edade Intelectual veio estender este prazo a todos os Estados

subscritores , incluindo os EUA.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 46 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Para as obras em diferentes partes , em volumes ou episdios no publicadas ou divulgados simultaneamente, os prazos de

proteco legal contam-se separadamente para cada parte, vol ume ou episdio.

O mesmo princpi o aplicvel aos nmeros ou fascculos de obra colectivas de publicao peridica 47.

A obra cai no domnio pblico decorridos os prazos de proteco legal.

As obras cadas no domnio pblico beneficiam de proteco legal quanto ao contedo moral do direito de autor, sendo livre a utilizao ou explorao da obra independentemente de autorizao de qualquer natureza desde que respeitada a paternidade, integridade e genuinidade.

O Decreto-Lei n. 150/82, de 29 de Abril estabelece que compete ao Ministro da Cultura a defesa da integridade e genuinidade das obras intelectuais cadas no domnio pblico.

A publicao ou utilizao, por qualquer mei o ou em qualquer suporte das obras intelectuais nacionais cadas no domnio pblico por quaisquer pessoas singulares ou colectiv as no carece de autorizao prvia, mas s poder fazer-se desde que:

- Seja mencionado o nome do autor, quando c onhecido; - Sejam respei tadas a integridade e genuinidade das obras .

47

Artigo 35. do CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 47 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

No caso de traduo, adaptao, trans posio, arranjo, resumo, sinopse ou qualquer outra forma de al terao da obra original obrigatria a respectiva declarao.

A enti dade ac tualmente com competncia

para analisar

as

questes relacionadas com a genui nidade e i ntegridade da obra intelectual a IG AC.

Da transmisso e onerao do contedo patrimonial do direito de autor:

titular

originrio,

bem

como

os

seus

sucessores

ou

transmissrios podem:

Autoriz ar a utilizao da obra por terceiros;

- Transmitir ou onerar, no todo ou em parte, o contedo patrimonial do di reito de autor.

A autorizao s pode ser concedida por escri to, presumindo-se a sua onerosidade e carc ter no exclusivo.

Da

autorizao

esc rita

devem

constar

obrigatria

especificamente a forma autorizada de divulgao, publicao e utilizao, bem como as condies de tempo, lugar e preo.

Os contratos que tenham por objecto a transmisso ou onerao parciais do di reito de autor devem cons tar de documento escrito com indicao do nmero do bilhete de identidade, data e entidade emitente.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 48 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

No contrato devem determinar-s e as faculdades que so objecto de disposio e as condies de exerccio, designadamente, o tempo, o lugar e o preo no caso de negcio oneroso.

Se transmisso ou onerao forem transitrias e se no se tiver estabelecido durao presume-se que a vignci a mxima de: - 25 anos em geral; - 10 anos para as obras fotogrficas ou de arte aplicada.

No caso de o contrato prever a exclusividade, este caduca se decorridos sete anos a obra no tiver si do utiliz ada.

A transmisso total e definitiva do contedo patrimonial do direito de autor s pode ser efectuada por escritura pblica , com identificao da obra e indicao do preo respectivo, s ob pena de nulidade.

A transmisso ou onerao do direito de autor s obre obra futura s pode abranger as que o autor tiver produzido no prazo mximo de dez anos .

Se o contrato visar obras produzidas em prazo mais dilatado considera-se reduzi do a dez anos dimi nuindo proporcionalmente a remunerao acordada.

nulo o contrato de transmisso ou onera o de obras futuras por prazo ilimitado.

O direito de autor pode ser objecto de usufruto.

O direito de autor no pode adqui rir-se por usuc apio.


pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 49 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Utilizaes da obra:

O CDADC prev as seguintes formas de utilizao da obra:

- Contrato de edio; - Representao; - Recitao e execuo ; - Fixao fonogrfica e videogrfica; - Radiodifuso e outros processos destinados reproduo dos sinais, dos sons e das imagens; - Exposio de obras de artes plsticas, grficas e aplicadas.

Considera-se edio o contrato pelo qual o autor concede a outrem, nas condies nele estipuladas ou previstas na lei, autorizao para produzir um nmero determinado de

exemplares de uma obra ou conjunto de obras, assumindo a outra parte a obrigao de os distribuir e vender 48.

O contrato de edio pode ter por objecto uma ou mais obras, existentes ou futuras, i nditas ou publicadas 49, s tem validad e quando celebrado por escrito e presume-s e oneroso.

O contrato de edio deve mencionar o nmero de edies que abrange, o nmero de exemplares que cada edi o compreende e o preo de venda ao pblico de cada exemplar.

Se o nmero de edies no tiver sido contratualmente fix ado, o editor s est autorizado a fazer uma.

48 49

Artigo 83. CDADC. Artigo 85. CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 50 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Se o contrato de edi o for omisso quanto ao nmero de exemplares a tirar, o editor fic a obri gado a produzir pelo menos, dois mil exemplares da obra.

O contrato de edio no implica a transmiss o, permanente ou temporria, para o editor do direito de publicar a obra, mas apenas a concesso de autoriz ao para a reproduzir e comercializar nos precisos termos do contrato.

O contrato de edio no confere ao editor o di reito de traduzir a obra, de a transformar ou adaptar a outros gneros ou formas de utilizao, di reito esse que fica sempre reservado ao autor 50.

O autor obriga-se a proporcionar ao editor os meios necessrios para cumprimento do c ontrato devendo, nomeadamente, entregar nos prazos convencionados, o original da obra objecto da edio em condies de se fazer a sua reproduo.

O original pertenc e sempre ao autor.

A representao a exibio perante espectadores de uma obra dramtica, dramtico-musical, coreogrfica, pantommica e outra de natureza anloga, por meio de fico dramtica, canto, dana, msica ou outros processos adequados,

separadamente ou combinados entre si 51.

50 51

Artigo 88. do CDADC. Artigo 107. CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 51 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

A utilizao da obra por representao depende de autorizao do autor, quer a representao se realiz e em lugar pblico, quer em lugar priv ado, com ou sem entradas pagas, com ou sem fim lucrativo.

Tal como o contrato de edio a concesso do direito de representar amadores. presume-s e onerosa, excepto quando feita por

O que j foi referido para o contrato de edio, quanto exigncia de forma esc rita, contedo e efei tos aplic vel de uma forma geral ao contrato de representao.

Por ltimo refi ra-se que tanto o editor como o empresrio no podem transmitir os direitos emergentes do contrato s em o consentimento do autor. A excepo a esta regra, como j se mencionou anteriormente, est prevista na l ei apenas para o produtor cinematogrfico.

Relativamente recitao de uma obra literria e execuo por instrumentos e por instrumentos e cantores de obra musical ou literrio-musical o CDADC equipara-as a

representao.

De salientar que a enti dade que promover ou organizar a execuo ou recitao em audio pblica deve afixar previamente no local o respectivo programa, do qual deve cons tar, na medida do possvel a desi gnao da obra e a identificao da autoria.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 52 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Tambm a fixao de obra fonogrfica e videogrfica depende de autorizao do autor 52.

Entende-se fixao a incorporao de sons ou de imagens, separada ou cumulativamente, estvel e num suporte que permita material a sua

suficientemente

duradouro

percepo, reproduo ou comunicao de qualquer modo, em perodo no efmero.

O CDADC define fonograma como o:

- Registo resultante da fixao, em suporte material, de sons provenientes de uma ex ecuo ou quaisquer outros.

E videograma como o:

- Registo resultante da fixao, em suporte material, de imagens, acompanhadas ou no de sons, bem como a cpia de obras cinematogrficas ou audiovisuais.

Esta noo jurdic a de videograma encontra-se redefini da pelo Decreto-Lei n. 39/88, de 6 de Fevereiro, na redaco dada pelo Decreto-Lei n. 121/2004, de 21 de Maio, que considera ainda videogramas, independentemente do seu suporte material , da forma de fixao ou i nteractividade, os videoj ogos ou j ogos de computador.

Para

efei tos

de

apli cao

do

conceito

de

videograma,

considerado suporte material, o suporte analgico ou di gital, no

52

Artigo 149. e seguintes CDADC.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 53 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

qual est incorporado o videograma, designadamente, disquetes , videocassetes, CD e DVD em todas as sua especificaes, chips e outras formas que venham a ser determinadas pela inovao.

A compra de um fonograma ou videograma no atribui ao comprador o di reito de utilizar para quaisquer fins de execuo ou transmisso pblicas, reproduo, revenda ou aluguer com fins comerciais.

A adaptao, arranj o ou outra trans formao de qualquer obra para efeitos de fixao, transmisso, execuo ou exibio por meios mecnicos, fonogrficos ou videogrficos depende

igualmente de autoriza o escrita do autor.

Tambm a radiodifus o sonora ou visual de obra tanto di recta como por retransmisso, por qualquer modo obtida, depende de autorizao do autor, bem como a comunicao da obra em qualquer lugar pblico, por qualquer meio que sirva para difundir sinais, sons ou imagens.

Por lugar pblico entende-se todo aquele que seja oferecido o acesso implcita ou expl icitamente, mediante remunerao ou no, e ainda que com reserva declarada do di reito de admisso.

Se a obra foi objecto de fixao para fins de comercializao, com autorizao do autor, abrangendo expressamente a respectiva comunicao ou radiodi fuso sonora ou visual, desnecessrio o consentimento especial deste para cada comunicao ou

radiodifuso, sem prej uzo dos direitos morais e remunerao equitativa.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 54 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

O Decreto-Lei n. 333/97, de 27 de Novembro, transpe para a ordem jurdica portuguesa a Directiv a n. 93/83/CEE, do Conselho, de 27 de Setembro de 1993, relativa coordenao de

determinadas disposies em matria de di reito de autor e di reitos conexos aplicveis radiodifuso por satlite e retransmisso por cabo.

As normas contidas no CDADC relativas radi odifuso aplicam-s e radiodi fuso por satli te e retransmisso por cabo.

Para efeitos deste di ploma entende-se por: Satlite: qualquer aparelho artificial colocado no espao que permita a transmisso de sinais de radiodifuso destinados a ser captados pelo pblico; Comunicao ao pblico por satlite: o acto de introduo, sob o controlo e a responsabilidade do organismo de radiodifuso, de sinais portadores de programas

destinados a ser captados pelo pblico numa cadeia ininterrupta de comunicao conducente ao satlite e deste para a terra. Retransmisso por cabo: a distribuio ao pblico,

processada de forma simultnea e integral por cabo, de uma emisso primria de programas de televiso ou rdio destinados recepo pelo pblico.

A entidade naci onal para a regulao das telecomunicaes a ANACOM Autoridade Nacional de Comunicaes -

http://www.anacom.pt/.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 55 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

semelhana do que vi mos para as bases de dados, tambm aqui aplicado o princpio do pas de origem na proteco dos direitos de autor e conexos.

Assim, a comunicao ao pblico por satlite s se verifica no lugar onde os sinais portadores do programa so introduzidos , sob o control o e a responsabilidade do organismo de radiodi fuso.

Se os si nais forem codificados, s h comunic ao ao pblico por satlite se os meios de descodificao forem postos dis posio do pblico pel o organismo de radi odifuso ou com o seu consentimento.

Se for realizada uma comunicao ao pblico por satli te num pas terceiro que no assegure a proteco exigida nos pases da UE, considera-se que essa comunicao ocorreu no pas membro em que os sinais portadores foram transmitidos ao satlite a partir de uma estao de ligao ascendente a localizada.

Se no for es te o caso, considera-s e que a comunicao ao pblico por satlite ocorreu num pas membro quando esta for efectuada por incumbncia de um organismo de radiodifuso que tiver nesse pas o seu estabelecimento principal .

A autorizao de comunicar ao pblico por satl ite consti tui di reito exclusivo do autor, que pode ser atribuda por contrato individual ou por acordo colectiv o. Neste ltimo caso o acordo deve ser celebrado por uma enti dade colectiva de gesto de direitos de autor e um organismo de televiso.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 56 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

C. Direitos Conexos:

Os direitos conex os esto previstos igualmente no CDADC e referem-se proteco legal das prestaes dos artistas intrpretes ou executantes, dos produtores de fonogramas e de videogramas e dos organismos de radiodifuso.

Os artistas, intrpretes ou executantes so os actores, cantores, msicos, bailarinos e outros que representem, cantem, recitem, declamem, interpretem ou executem de qualquer manei ra obras literrias ou artsticas .

A tutela dos direitos c onexos em nada afec ta a proteco dos autores sobre a obra util izada.

Os artistas intrpretes ou executantes podem impedir, salvo acordo em c ontrrio: - A radiodifuso ou a c omunicao ao pblico, por qualquer mei o, sem o seu consentimento das prestaes que tiverem realizado, salvo quando se utiliz em prestaes j radi odifundidas ou j fixadas. - A fixao, sem o seu consentimento, das prestaes que no tenham sido fixadas; A reproduo, sem o seu consentimento, de fi xao das suas prestaes quando esta no tenha sido autoriz ada, quando a reprodu o seja fei ta para fins diversos daquel es para os quais foi dado o consentimento.

O CDADC prev a excluso do di reito de reproduo nos seguintes casos:

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 57 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

os actos de reproduo temporria que sejam transitrios ou acessrios, que cons tituam parte integrante e essencial de um processo tecnolgico e cujo nico objectivo seja permitir uma transmisso numa rede entre tercei ros por parte de um intermedirio, ou a s ua utilizao legtima de uma obra protegida e que no tenham, em si significado econmico.

Na medida em que cumpram as condies expostas, incluem-se os actos que possibi litem a navegao em redes e a armazenagem temporria, bem como os que permitem o funcionamento eficaz dos sistemas de transmiss o, desde que o intermediri o no altere o contedo da transmisso e no interfi ra com a legtima utilizao da tecnologi a, conforme os bons usos do merc ado, para obter dados sobre a utilizao da informao. Em toda a divulgao de um a prestao ser indicado, ainda que abrevi adamente, o nome ou pseudnimo do artista.

Representao dos artistas

Quando numa prestao participem vrios artistas, os seus direitos so exercidos, na falta de ac ordo, pelo director do conjunto. No havendo director do conj unto, os actores so representados elo encenador e os membros da orquestra ou os membros do coro pelo maestro ou director respectivo

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 58 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Os direitos conexos caducam decorridos 50 anos: aps a representao ou execuo pelo artista intrprete ou executante; aps a primeira fixao, pelo produtor, do fonograma,

videograma ou filme; aps a primeira emisso pelo organismo de radi odifuso.

pdfMachine - is a pdf writer that produces quality PDF files with ease! Get yours now! Pgina 59 de 59 Thank you very much! I can use Acrobat Distiller or the Acrobat PDFWriter but I consider your product a lot easier to use and much preferable to Adobe's" A.Sarras - USA
Direito de Autor e Direitos Conexos_Notas /AAfonso/2009_2010

Вам также может понравиться