Вы находитесь на странице: 1из 10

Como se aplica?

Lei Municipal especfica dever estabelecer os procedimentos de implementao deste instrumento, observando, no mnimo, as seguintes normas gerais: I prazo mximo de 01 (um) ano, a partir da notificao, para que os proprietrios cumpram a exigncia de iniciar o procedimento de licena de edificao, no caso do item I do artigo anterior; II - prazo mximo de 01 (um) ano, para o incio da edificao, a contar da concesso da licena a que se refere o item anterior; III prazo mximo de 01 (um) ano, contado a partir da notificao, para a utilizao da edificao, ou reinicio das obras, no caso dos itens II e III do artigo anterior; IV - majorao das alquotas progressivas do Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU, que ser anual e duplicada a cada ano, at atingir a alquota mxima de 15 % (quinze por cento); V - manuteno da cobrana pela alquota mxima, at que se cumpra a referida obrigao;

Onde se Aplica?

Quando se aplica?

I - terrenos no edificados: terrenos vazios, No h disposio a com rea superior a 900 m (novecentos respeito. metros quadrados), excetuando-se: a) os terrenos utilizados para atividades econmicas que no necessitem de edificaes para suas finalidades; b) os imveis integrantes do Sistema Municipal de reas Verdes; II edificaes abandonadas: as sem uso comprovado h, no mnimo, 04 (quatro) anos consecutivos, ou aquelas que, mesmo sem uso h menos tempo, ofeream risco para a populao; III - obras paralisadas, como tal entendidas as que, iniciadas h pelo menos 05 (cinco) anos, no tenham sido concludas, ou aquela que, mesmo sem estar concluda em prazo menor, oferea risco para a populao.

Edificao/Parcelamento Compulsrios IPTU Progressivo no tempo

Outorga Onerosa (de direitos de construo ou alterao de uso)

Lei Municipal especfica determinar, com base nas Constam no documento tcnico (anexo) as diretrizes de uso e ocupao do solo da Macrozona reas onde incidir o instrumento. Urbana, estabelecidas nesta Lei, e em reas a serem previamente determinadas, que o direito de construir poder ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento bsico do terreno, at o limite estabelecido pelo coeficiente de aproveitamento mximo, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficirio. A Outorga Onerosa do Direito de Construir somente ser admitida em reas dotadas de adequada infraestrutura urbana. Os recursos auferidos com a Outorga Onerosa do Direito de Construir sero aplicados preferencialmente para: I - projetos de habitao de interesse social; II melhoria da infraestrutura bsica, nas reas de maior carncia na cidade. No previsto.

No h disposio a respeito.

Operao Interligada.

As Zonas Especiais de Interesse Social - ZEIS objetivam a integrao e a regularizao de reas ilegal ou irregularmente ocupadas e edificadas, a titulao dos imveis, a proviso de adequada infra-estrutura bsica e de equipamentos comunitrios e a recuperao urbanstica e ambiental. Ficam institudas como Zonas Especiais de Interesse Social - ZEIS, sem prejuzo das que vierem a ser definidas, em ato do Poder Executivo, as reas, localizadas na Macrozona Urbana, constantes do Documento Tcnico. Lei Municipal dever estabelecer normas urbansticas especficas, relativas ao uso e ocupao das ZEIS, assim como das edificaes, de forma a adequar a legislao municipal em vigor s caractersticas e condies scio econmicas da populao residente no local, observados os seguintes requisitos essenciais: I - determinao das condies de salubridade, segurana de uso, estabilidade e habitabilidade das edificaes; II - exigncia de obras de adequao, quando necessrio; III - procedimentos de licenciamento e de autorizao a serem observados, junto aos rgos competentes; IV - padres de qualidade urbanstica e ambiental das reas. Cada Zona Especial de Interesse Social dever contar com plano de urbanizao compreendendo: I - a anlise das condies fsico-ambientais, urbansticas e fundirias e a caracterizao socioeconmica da populao residente; II - os projetos e as intervenes urbansticas necessrias recuperao fsica da rea, incluindo, de acordo com as caractersticas locais: a) sistema de abastecimento de gua e coleta de esgotos; b) drenagem de guas pluviais; c) coleta regular de resduos slidos; d) iluminao pblica; e) adequao dos sistemas de circulao de veculos e pedestres; f) eliminao de situaes de risco, estabilizao de taludes e de margens de crregos;g) tratamento adequado das reas verdes pblicas; h) instalao de equipamentos comunitrios; i) os usos complementares ao habitacional.III - os instrumentos aplicveis para a regularizao da titularidade dos imveis; IV - as condies para o remembramento de lotes; V - a forma de participao da populao na implementao das aes previstas; VI - a forma de atuao do Poder Executivo, nas intervenes previstas; VII - as fontes de recursos para a realizao das obras; VIII - as alternativas de re-assentamento da populao a ser eventualmente removida. As Zonas Especiais de Interesse Social ZEIS so estabelecidas no Plano Diretor de Tucuru como reas a serem ocupadas por Habitao de Interesse Social, Habitao de Mercado Popular, bem como para abrigar Espaos de Lazer Comunitrio, Equipamentos Pblicos Comunitrios e comrcio local, voltados ao atendimento bsico da populao. As reas destinadas s ZEIS foram determinadas por possurem as seguintes caractersticas: Falta de infraestrutura de saneamento; Ausncia de urbanizao; Carncia de equipamentos pblicos; Dificuldade de acesso ao transporte pblico; e Ausncia de Regularizao Fundiria.

As Zonas Especiais de Interesse Social so No h disposio a divididas em trs categorias, quais sejam: respeito. ZEIS I Zonas com relativa ocupao por populao de baixa renda e habitaes de caracterstica subnormal, com delimitao de terrenos precria e elevado ndice de terrenos desocupados ou subutilizados, ausncia de regularizao fundiria e de equipamentos e servios pblicos, alm da falta de reas de lazer comunitrias. No caso do Bairro Palmares, a ZEIS I, tambm, apresenta, em alguns locais, reas de risco, por ocupao em encostas, cujas declividades devem ser verificadas. Assim, qualquer iniciativa de ocupao no trecho do permetro deste bairro, que apresente topografia acidentada, deve ser precedida de estudo para soluo das questes de deslizamento de terra ou outros riscos que se apresentarem. So, tambm, as ZEIS I, destinadas qualificao urbana pela implantao da infra-estrutura de saneamento e urbanizao, regularizao fundiria dos lotes j ocupados e dos lotes vazios, destinao de lotes vazios prioritariamente para abrigar programas de Habitao de Interesse Social HIS para populao de baixa renda, advinda, principalmente, de reas de remoo e para abrigar Habitao de Mercado Popular. Integram esta zona os bairros Palmares, Novo Horizonte, Luz e Liberdade e o futuro loteamento da Nova Matinha. ZEIS II Zonas com elevada ocupao por populao de baixa renda e habitaes de caracterstica subnormal, ausncia de regularizao fundiria e de equipamentos e servios pblicos e de reas de lazer comunitrias, alm de apresentarem edificaes em reas de solo hidromrfico e sobre cursos dgua, imprprias ocupao. Estas zonas so destinadas qualificao urbana pela implantao da infra-estrutura de saneamento e urbanizao, regularizao fundiria dos lotes j ocupados e dos lotes vazios, destinao de lotes vazios prioritariamente para abrigar programas de Habitao de Interesse Social HIS, programas de remanejamento de famlias que habitam locais imprprios, pelas condies da topografia ou proximidade de cursos dgua. Integram esta zona os bairros Bom Jesus e Beira Rio. ZEIS III Zonas que possuem certa infra-estrutura urbana que devem ser destinadas reserva de reas para oferta de habitao de interesse social HIS, com o intuito de promover uma distribuio socioespacial igualitria. Integra esta zona o Bairro Santa Mnica.

ZEIS Zonas de Especial Interesse Social

A Operao Urbana Consorciada tem por objetivo promover, em determinada rea da cidade ou dos demais ncleos urbanos, transformaes urbansticas, mediante adoo de medidas, de forma coordenada, conduzidas pelo Poder Executivo Municipal, com a participao dos proprietrios, moradores, usurios permanentes e investidores privados com interesse na rea. Tendo as seguintes finalidades: I - construo de habitao de interesse social; II - regularizao de assentamentos precrios; III - implantao de equipamentos urbanos e comunitrios relevantes para o desenvolvimento urbano; IV - ampliao e melhoria do sistema virio urbano; V - recuperao e preservao de reas de interesse ambiental, paisagstico e cultural; VI implantao de centros de comrcio e servios; VII recuperao de reas degradadas. O proprietrio de imvel localizado na Macrozona Urbana poder exercer em outro local, passvel de receber o potencial construtivo, ou alienar, total ou parcialmente, o potencial construtivo no utilizado no prprio lote, mediante prvia autorizao do Poder Executivo Municipal, quando tratar-se de imvel para fins de: I - implantao de equipamentos urbanos e comunitrios; II - preservao, quando o imvel for considerado de interesse histrico, ambiental, paisagstico, social ou cultural; IV - servir a programas de regularizao fundiria, urbanizao de reas ocupadas por populao de baixa renda e habitao de interesse social. Os imveis tombados e aqueles definidos como de interesse do patrimnio, podero transferir seu potencial construtivo no utilizado para outro imvel observando-se o coeficiente de aproveitamento mximo permitido na zona para onde ele for transferido. Esse instrumento dever ser monitorado permanentemente pelo Poder Executivo Municipal, que tornar pblicos, anualmente, os relatrios do monitoramento. O Estudo de Impacto de Vizinhana ser elaborado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto qualidade de vida da populao residente na rea e suas proximidades, nos termos previstos na Lei de Uso e Ocupao do Solo do Municpio, incluindo a anlise, no mnimo, das seguintes questes: I - adensamento populacional; II - equipamentos urbanos e comunitrios; III - uso e ocupao do solo; IV - valorizao imobiliria; V - gerao de trfego e demanda por transporte pblico; VI - ventilao e iluminao; VII paisagem urbana e patrimnio natural e cultural; VIII poluio ambiental; IX - risco sade e vida da populao. O Municpio, com base no Estudo de Impacto de Vizinhana, exigir medidas atenuadoras ou compensatrias, relativamente aos impactos negativos decorrentes da implantao da atividade ou do empreendimento, como condio para expedio da licena ou autorizao solicitada.

Ser estabelecido por lei especfica.

Ser estabelecido por lei especfica.

Operao Urbana Consorciada

Lei Municipal estabelecer as condies relativas aplicao da Transferncia do Direito de Construir, e os locais onde se aplicar.

Transferncia do Direito de Construir

Lei Municipal estabelecer as condies relativas aplicao da Transferncia do Direito de Construir, e os locais onde se aplicar.

Lei Municipal definir os empreendimentos e Depende de lei as atividades privadas ou pblicas, sujeitas especfica, ainda no elaborao de Estudo de Impacto de instituda. Vizinhana - EIV, para fins de concesso de licena de construo, ampliao e funcionamento. So atividades e empreendimentos necessariamente sujeitos ao Estudo de impacto de Vizinhana, alm dos previstos emLei Municipal: I - shopping-centers, bares, restaurantes e supermercados; II - centrais de carga e centrais de abastecimento; III terminais de transporte; IV - transportadoras; V - garagens de veculos de transporte de passageiros; VI - postos de servio com venda de combustvel; VII - depsitos de inflamveis, txicos e equiparveis; VIII presdios; IX - cemitrios; X - estdios esportivos; XI - estabelecimento de ensino; XII - casas de festas, shows e eventos; XIII estaes de tratamento; XIV - aterro sanitrio; XV - igrejas e locais de culto religioso.

EIV Estudo de Impacto de Vizinhana

O Poder Executivo municipal dever outorgar quele que, at 30 de junho de 2001, residia em rea urbana de at 250 m (duzentos e cinqenta metros quadrados), de propriedade pblica, por 05 (cinco) anos, ininterruptamente e sem oposio, o ttulo de concesso de uso especial para fins de moradia, desde que no seja proprietrio ou concessionrio de outro imvel urbano ou rural. A concesso de Uso Especial para Fins de Moradia poder ser solicitada de forma individual ou coletiva. Ser assegurado o exerccio do direito de concesso de uso especial para fins de moradia, em local distinto do local da ocupao, nas hipteses de: I - ser rea de uso comum do povo; II - ser rea de comprovado interesse de preservao ambiental e proteo dos ecossistemas naturais; III - ser rea de risco. O poder Pblico poder exercer o Direito de Superfcie em reas particulares onde haja carncia de equipamentos pblicos e comunitrios. Poder tambm utilizar o Direto de Superfcie em carter transitrio para a para a remoo temporria de moradores em situao precria, pelo tempo que durar as obras de urbanizao. O Poder Pblico poder conceder onerosamente o Direito de Superfcie do solo, subsolo ou espao areo nas reas pblicas integrantes do seu patrimnio, para a explorao por parte das concessionrias de servios pblicos. O direito de preempo ser exercido quando o Poder Pblico Municipal necessitar de reas para: I regularizao fundiria; II - execuo de programas e projetos habitacionais de interesse social; III - a implantao de equipamentos pblicos e comunitrios; IV - ordenamento e direcionamento da expanso urbana; V - criao de espaos pblicos de lazer e reas verdes; VI - criao de unidades de conservao ou proteo de outras reas de interesse ambiental; VII - proteo de reas de interesse histrico, cultural ou paisagstico.

No h disposio a respeito.

Concesso de Uso Especial para Moradia.

Depende de Lei especfica, devendo ser aprovada no prazo mximo de 120 dias a contar da data de aprovao do Plano Diretor.

O Direito de Superfcie poder ser exercido Auto-aplicvel. em todo o territrio municipal.

Direito de superfcie

No h disposio a respeito.

Direito de Preempo

Depende de lei especfica ainda no instituda. No estabelecido prazo para sua instituio.

C. Acesso aos servios e equipamentos urbanos, com nfase no acesso habitao, ao saneamento ambiental e ao transporte e mobilidade. O Estatuto das Cidades estabelece que o plano diretor, aprovado por lei municipal, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e expanso urbana (art.40). Nesse sentido fundamental avaliar em que medida o Plano Diretor aprovado pelos municpios incorporam diretrizes, instrumentos e programas visando o acesso aos servios e equipamentos urbanos e a sustentabilidade ambiental, com nfase no acesso habitao, ao saneamento ambiental, ao transporte e mobilidade e ao meio ambiente urbano sustentvel. Questes centrais:

I O Plano Diretor e a Integrao das Polticas Urbanas Buscar-se- avaliar a existncia de uma abordagem integrada das polticas urbanas atravs dos seguintes aspectos: 1. Definies, diretrizes e polticas que expressem essa abordagem integrada.
O PDA estabelece algumas diretrizes que expressam uma abordagem integrada. Em relao sustentabilidade socioambiental, o plano tenta fazer essa integrao com a

questo do planejamento urbano ao estabelecer que a poltica urbana obedecer entre outras, a seguinte diretriz: V- sustentabilidade socioambiental dos empreendimentos privados e pblicos, de forma que o crescimento urbano respeite as condicionantes ambientais, a capacidade de suporte dos recursos naturais, as situaes de risco e a oferta de adequada infraestrutura; Alm de citar: IX: integrao e complementaridade entre as atividades urbanas, rurais e as de preservao ambiental.

2. A criao de programas e a instituio de instrumentos visando a integrao das polticas urbanas.


No h.

3. Identificar eventuais contradies e dicotomias entre as definies e instrumentos relativos s polticas setoriais previstas no Plano.
No foram detectadas contradies ou dicotomia em s relao diretrizes e instrumentos relativos s polticas setoriais estabelecidas no PDA.

II O Plano Diretor e a Poltica de Habitao. Buscar-se- identificar: 1. A existncia de diagnstico identificando a situao habitacional do municpio, com nfase nas desigualdades sociais nas condies de moradia e no dficit habitacional. Identificar se essa avaliao incluiu levantamentos especficos ou se o plano prev a elaborao de cadastros de moradias precrias.
No Documento Tcnico anexo ao Plano Diretor, consta a informao do grande dfcit habitacional da populao. So apresentadas tambm propostas de remanejamento das populaes em reas de risco. A cidade apresenta aglomerados subnormais sob a forma de palafitas ou de favelas. As palafitas so encontradas em reas alagadas, nas margens e leitos de igaraps e se estendem, muitas vezes, para reas secas. Mesmo bairros mais afastados do centro urbano criados pelo poder pblico, apresentam condies extremamente precrias de habitabilidade, sendo quase totalmente desprovidos de infra-estrutura bsica. Exemplo disto so os parcelamentos Colorado, Palmares e Nova Conquista, este ltimo resultante do remanejamento de populao moradora de reas de risco palafitas retiradas de reas mais centrais da cidade. Est sendo estudado o remanejamento das palafitas do bairro Matinha, com a transferncia de cerca de 520 famlias, para rea localizada ao sul da cidade. Na regio hoje ocupada por elas, est prevista a passagem da eclusa do lago da hidroeltrica. Praticamente toda a orla do rio Tocantins est sujeita s enchentes sazonais deste curso dgua. Nesta faixa, conforme registros da Eletronorte, de 1985 a 2006, as guas atingiram as cotas 12m, 14m e 16m acima do nvel do mar. As guas atingem o centro histrico de Tucuru Matinha e os bairros da Jaqueira, Mangal e Beira Rio, reas que devem ser objeto de estudos posteriores, visando minimizar o impacto das cheias. As localizaes esto disponibilizadas em mapas.

2. As diretrizes estabelecidas para a poltica de habitao.

O Plano Diretor no especifica as diretrizes estabelecidas para a politica de habitao, uma vez que, lei especfica tratar sobre a mesma, porm, apresenta um artigo que trata da moradia digna, com os objetivos elencados no trecho abaixo: I - promover o acesso de toda a populao moradia adequada, servida por infraestrutura bsica e servios pblicos, fcil acesso aos equipamentos comunitrios e ao sistema de transportes; II - impedir a segregao scio-espacial da moradia; III - promover a regularizao da situao fundiria, urbanstica e edilcia das habitaes. Pargrafo nico. Esta linha estratgica ser implementada mediante as seguintes diretrizes especificas: I - implementao da Poltica Municipal de Habitao de Interesse Social, articulada com a legislao vigente; II - estabelecimento de projetos especficos para a oferta de habitaes de interesse social; III - remoo das populaes em rea de risco, desde que a eliminao do risco seja invivel; IV - adoo de medidas de regularizao fundiria, urbanstica e das edificaes; V - orientao tcnica e apoio jurdico para a construo ou melhoria das moradias.
3.

A definio de objetivos (e o grau de concretude dos mesmos) e o eventual estabelecimento de metas concretas.

No documento tcnico anexo ao Plano, fala basicamente da populao que vive em rea de risco, como as palafitas, que vivem em reas alagadas s margens e leitos de igaraps. Assim trata-se do remanejamento dessa populao. Consta no documento a localizao das reas onde se encontra a populao e as reas para onde essa populao ser remanejada. Excluindo essas especificaes, o plano bem genrico quanto o estabelecimento de metas concretas.

4. A definio de uma estratgia de aumento da oferta de moradias na cidade pela interveno regulatria, urbanstica e fiscal na dinmica de uso e ocupao do solo urbano.
O Plano no define uma estratgia de aumento da oferta por moradias.

5. A definio de instrumentos especficos visando a produo de moradia popular. Verificar se o plano define instrumentos especficos voltados para cooperativas populares.
O Plano no define instrumentos especficos para a produo de moradia popular. estabelecido no PDA como linha estratgica, a definio e implementao da Poltica Municipal de Habitao de Interesse Social.

6.

A criao de programas especficos (urbanizao de favelas, regularizao de loteamentos, etc.)


O Plano Diretor de Tucuru bastante genrico quanto aos programas de moradia. Cita apenas em uma das diretrizes das Zonas Especiais de Interesse Social, contida no Relatrio Tcnico: Implementar poltica habitacional para populao de baixa renda com a realizao de projetos de habitao de interesse social HIS e de comrcio popular.

7. A utilizao dos instrumentos previstos no Estatuto da Cidade em especial, (i) a instituio de ZEIS Zonas Especiais de Interesse Social, inclusive em reas vazias; (ii) a demarcao de reas dotadas de infra-estrutura, inclusive em centrais, para fins de habitao popular; (iii) o estabelecimento de parmetros de uso e ocupao do solo condizentes com os princpios da funo social da propriedade; (iv) a outorga onerosa do direito de construir; (v) o

parcelamento compulsrio e o IPTU progressivo e sua relao com a poltica de habitao definida no plano diretor, observando a aplicao desses instrumentos em reas definidas, seus objetivos e o estabelecimento de prazos.
A Poltica de Habitao ainda no est instituda.

7. O uso de outros instrumentos voltados para a poltica habitacional tais como consrcios imobilirios, operaes interligadas com destinao de recursos para o Fundo de Habitao, etc.
No h Politica de Habitao instituda.

8. O estabelecimento de plano municipal de habitao, a definio de objetivos, diretrizes e o estabelecimento de prazos.


No h.

9. O estabelecimento de plano municipal de habitao, a definio de objetivos, diretrizes e o estabelecimento de prazos. determinada a elaborao de planos setoriais, porm, os objetivos no so definidos assim como, no so definidas as diretrizes ou os prazos.
10.

A existncia de princpios e objetivos que visem a ao articulada com os nveis de governo estadual e federal.
No h.

11. A instituio de fundo especfico de habitao de interesse social, ou de fundo e desenvolvimento urbano (desde que tambm seja destinado habitao), e suas fontes de recursos, observando: (i) o detalhamento da destinao dos recursos do Fundo; (ii) quem gere o Fundo criado; (iii) quais so as receitas do Fundo; (iv) a necessidade de legislao especfica; (v) prazos estabelecidos.
No h.

12. A existncia de definies relativas ao oramento municipal (PPA, LDO e LOA), como tornar obrigatrio a existncia de um Programa de Habitao a ser contemplado nos instrumentos oramentrios PPA, LDO e LOA ou a determinao de prioridades de investimentos, a definio de obras e investimentos concretos na rea habitacional, por exemplo.
No h.

13. A definio de critrios de gnero, etnia/raa ou de outras polticas afirmativas.


No h.

14. O grau de auto-aplicabilidade das definies estabelecidas na poltica habitacional.


No h Politica de Habitao instituda.

15. A definio dos instrumentos e mecanismos de controle social na poltica de habitao.


No h Politica de Habitao instituda.

III O Plano Diretor e a Poltica de Saneamento Ambiental.

Buscar-se- identificar: 1. A existncia de diagnstico identificando a situao do municpio na rea do saneamento ambiental, com nfase nas desigualdades sociais no acesso ao abastecimento de gua, rede de esgotos e coleta de resduos slidos, bem como a situao social relativa gesto de recursos hdricos, em especial drenagem urbana e seus impactos sobre as reas sujeitas s enchentes.
O diagnstico no abarca todas as exigncias contendo o seguinte: Abastecimento de gua De acordo com a prefeitura, o principal problema de gua da cidade de Tucuru o desperdcio por parte da populao Apenas 20% da populao da cidade de Tucuru possuem gua fornecida pela prefeitura. No entanto pode-se considerar que somente 10% da populao dispem de gua tratada, j que das trs captaes existentes, apenas em duas ocorre o tratamento antes da distribuio. Esgotamento Sanitrio A maior parte das residncias de Tucuru no dispe de rede de esgotamento sanitrio. A populao dispe seus efluentes em fossas negras, fossas spticas, ou os lana diretamente nos igaraps que cortam a cidade e drenam para o rio Tocantins. Apenas a vila da Eletronorte rede de coleta e de tratamento de esgotos. Drenagem Pluvial A cidade dispe de rudimentar sistema de drenagem pluvial constitudo por valas revestidas ou no e bueiros. O escoamento natural das precipitaes vai diretamente para os talvegues, ou ficam acumulados nas ruas e caladas de pouca declividade. A vila dispe de drenagem de guas pluviais. Limpeza Pblica A coleta de lixo em Tucuru realizada pela prefeitura por intermdio de uma frota de carros coletores, que fazem a coleta em diversos locais da cidade. Para limpeza dos logradouros pblicos (ruas, avenidas, praas etc.) existe uma equipe de servios gerais da prefeitura que realiza, sistematicamente, o trabalho de varrio, capinao, limpeza de bueiros, praias e igaraps, pinturas de meio-fios e outros servios dessa natureza. Nos bairros da periferia e no porto foi observado lixo abandonado ao longo das ruas e margem do rio Tocantins, aparentemente aguardando ser recolhido. A cidade dispe de lixeiras pblicas distribudas nas ruas, mas a populao parece colaborar muito pouco. Resduos Slidos Desde 2001, existe um Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos, elaborado pela Secretaria de Coordenao da Amaznia SCA, conjuntamente com os municpios da rea de influncia da hidroeltrica Tucuru, da qual faz parte o municpio de Tucuru. Aparentemente tal Plano no foi implementado. O descarte do lixo urbano feito em local denominado Lixo nas proximidades da cidade. No h aproveitamento e nem reciclagem de materiais. O lixo enterrado em camadas, no sistema de aterro, o qual se encontra em uma elevao, a cerca de 500 metros de distncia, apenas, de um ponto de captao de gua existente no igarap Santos. A administrao pblica deve dar ateno especial para este fato, no sentido de avaliar os riscos de infiltrao de chorume, decorrente do lixo, no lenol fretico. H tambm o risco de carreamento superficial do lixo, pelas guas das chuvas. Outro problema observado foi a existncia, no permetro do Lixo, sobre aterro mais antigo, de uma bateria de fornos de carvoejamento de madeira, em plena atividade. Certamente no foi avaliada a combinao insalubre de lixo e de fumaa, bem como, os riscos relacionados com a possibilidade de formao de bolses de

gs metano sob o solo, decorrente da decomposio do lixo, gs esse altamente inflamvel.

2.

As diretrizes estabelecidas para a poltica de saneamento ambiental, identificando se o PD apresenta uma viso integrada de saneamento ambiental. Aqui tambm fundamental verificar se na poltica de uso do solo h definies relativas disponibilidade de infra-estrutura de saneamento.

No h Politica de Saneamento Ambiental estabelecida no Plano Diretor. No captulo 14 do Plano Diretor que trata da habitao digna, um de seus objetivos : promover o acesso de toda a populao moradia adequada, servida por infra-estrutura bsica e servios pblicos, fcil acesso aos equipamentos comunitrios e ao sistema de transportes.

3. A definio de objetivos (e o grau de concretude dos mesmos) e o eventual estabelecimento de metas concretas. Verificar se o PD apresenta alguma definio sobre a titularidade municipal do servio ou sobre o papel do municpio na gesto dos servios, se traz alguma indicao de privatizao dos mesmos, ou ainda se traz alguma informao relativa ao contrato com a prestadora de servios.
No h.

4. A definio de instrumentos especficos visando a universalizao do acesso aos servios de saneamento ambiental.
No h.

5. A utilizao dos instrumentos previstos no Estatuto da Cidade em especial, (i) a instituio de ZEIS Zonas Especiais de Interesse Social, inclusive em reas vazias; (ii) a demarcao de reas dotadas de infraestrutura, inclusive em centrais, para fins de habitao popular; (iii) o estabelecimento de parmetros de uso e ocupao do solo condizentes com os princpios da funo social da propriedade; (iv) a outorga onerosa do direito de construir; (v) o parcelamento compulsrio e o IPTU progressivo e sua relao com a poltica de saneamento ambiental definida no plano diretor, observando a aplicao desses instrumentos em reas definidas, seus objetivos e o estabelecimento de prazos.
No h politica de saneamento ambiental estabelecida.

6. A utilizao de outros instrumentos para viabilizar a poltica de saneamento ambiental , tais como direito de preempo sobre reas destinadas a implementao de estao de tratamento de efluentes; transferncia de direito de construir sobre permetros a serem atingidos por obras de implementao de infraestrutura de saneamento, etc.
O direito de preempo e a transferncia do direito de construir no so relacionados pelo PDA poltica de saneamento.

7. O estabelecimento de plano municipal de saneamento ambiental, a definio de objetivos, diretrizes e o estabelecimento de prazos. O Plano Diretor, apenas leva em considerao a premncia de se iniciar o processo de implantao do saneamento que deve atingir a todos os bairros da cidade de Tucuru, dotando-a de estaes de tratamento de esgotos sanitrios e

de rede de captao de guas pluviais. No tratado de forma clara o estabelecimento de plano municipal de saneamento ambiental. 8. A existncia de princpios e objetivos que visem a ao articulada com os nveis de governo estaduais e federal.
No h.

9. A instituio de fundo especfico de saneamento ambiental, ou de fundo de desenvolvimento urbano (desde que tambm seja destinado ao saneamento ambiental), e suas fontes de recursos, observando: (i) o detalhamento da destinao dos recursos do Fundo; (ii) quem gere o Fundo criado; (iii) quais so as receitas do Fundo; (iv) a necessidade de legislao especfica; (v) prazos estabelecidos.
No h.

Вам также может понравиться