Вы находитесь на странице: 1из 7

Geografia Humana

01. (ENEM / 2006) Tendncia nas Migraes Internacionais O relatrio anual (2002) da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) revela transformaes na origem dos fluxos migratrios. Observa-se aumento das migraes de chineses, filipinos, russos e ucranianos com destino aos pases-membros da OCDE. Tambm foi registrado aumento de fluxos migratrios provenientes as Amrica Latina.
Trensda in international migration 2002 - Internet: www.ocde.org (com adaptaes).

(D) O processo industrial um fenmeno que ocorreu de forma homognea em todas as regies do Brasil, provocando a urbanizao. (E) A especulao imobiliria, a metropolizao e a hipertrofia do setor tercirio so as principais causas da situao retratada na ilustrao. 03. (FASA - 2006) Quanto aos setores da economia, das alternativas a baixo, quais so verdadeiras (V) e quais so falsas(F). ( ) O setor primrio engloba as atividades que esto diretamente relacionadas natureza: a agricultura, a pecuria, a caa, a pesca e a silvicultura, extrativismo mineral e vegetal. ( ) O setor secundrio agrupa as atividades que supem uma transformao, ou seja: as indstrias. ( ) O setor tercirio rene os servios e as trocas comerciais. ( ) O chamado tercirio inferior agrupa o servio domstico, o comrcio varejista e o artesanato. ( ) O tercirio superior est relacionado aos servios de alto nvel tcnico (bancos, seguros e profissionais liberais). ( )O tercirio tecnolgico agrupa a pesquisa, a informtica, o ensino e a informao. (A) F-V-V-V-V-F (B) V-V-V-V-V-V (C) F-F-F-F-V-V (D) F-V-V-F-V-F (E) F-V-F-V-V-V 04. (UNISA - 2007) - Com relao ao nmero total de brasileiros, a projeo de que a populao brasileira nos prximos anos (A) diminuir, visto que a taxa de natalidade tende a diminuir. (B) aumentar, uma vez que a taxa de crescimento aumenta. (C) diminuir, pois a populao absoluta vem aumentando. (D) diminuir, visto que a taxa de natalidade tende a aumentar. (E) aumentar, embora a taxa de crescimento demogrfico venha diminuindo.

As migraes citadas esto relacionadas, principalmente, (A) Ameaa de terrorismo e pases pertencentes OCDE. (B) Poltica dos pases mais ricos de incentivo imigrao. (C) Perseguio religiosa em pases muulmanos. (D) Represso poltica em pases do Leste Europeu. (E) Busca de oportunidades de emprego. 02. A anlise da charge a cima, associada aos conhecimentos sobre urbanizao, permite afirmar que:

(A) A expanso do setor primrio nas grandes cidades funciona como fator de atrao populacional, devido maior oferta de emprego nesse setor. (B) O processo de urbanizao ainda no ocorreu nos pases subdesenvolvidos que apresentam inexpressiva industrializao, j que todas as atividades econmicas se relacionam ao setor secundrio. (C) A urbanizao no eliminou a pobreza, mas melhorou consideravelmente a qualidade de vida da populao migrante, j que os direitos trabalhistas nas cidades so totalmente assegurados.
EM10

05. (ENEM) - Qual dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista dos reformistas? (A) Controle populacional j, ou o pas no resistir. (B) Com sade e educao, o planejamento familiar vir por opo! (C) Populao controlada, pas rico! (D) Basta mais gente, que o pas vai para frente! (E) Populao menor, educao melhor! 06. (ULSA 2007) - Nas ltimas dcadas do sculo XX, outras inovaes tecnolgicas transformaram profundamente a economia industrial. O uso do computador pessoal, o conhecimento de fontes de energia alternativas (solar, elica, biomassa, das mars), a mudana na organizao do trabalho (ps-fordismo) e o crescente emprego da informtica na produo industrial deram uma nova concepo ao termo indstria.
ALVES DE ALMEIDA, Lcia Marina RIGOLIN, Trcio Barbosa. Fronteiras da globalizao, Geografia Geral e do Brasil. Ed. tica, So Paulo / 2004 Pagina 359 e 288.

07. (UFMS) - Leia as Assertivas abaixo: I. Regies inspitas do planeta Terra, como o Saara ou a Sibria, so reconhecidas como ecmenas, pois so desfavorveis a ocupao do homem; II. A ndia, apesar de ter uma densidade demogrfica que se assemelha a alguns pases da Europa, considerada um pas Superpovoado, pois ocorrem nesse espao geogrfico situaes desfavorveis, como carncia de recursos alimentares e de sade. III. Pases que dispem de situao econmica favorvel, e com excedentes de recursos, mesmo apresentando populao numerosa, sero considerados como Subpovoados. Quais esto corretas: (A) Alternativa I; (B) Alternativa II; (C) Alternativa III; (D) I, II e III; (E) Alternativas II e III. 08. (UFPS 2007) - A exploso demogrfica do perodo ps-Segunda Guerra Mundial ressuscitou as idias de Malthus. Conhecidos como Neomalthusianos, os novos adeptos dessa teoria assumiram novas posturas e aprimoraram a teoria Malthusiana. Fazem parte do pensamento neomalthusiano todas as afirmativas abaixo, exceto: (A) Atribuam a culpa pela situao de misria dos pases subdesenvolvidos ao acelerado crescimento populacional. (B) Concordavam que a agricultura era capaz de produzir alimentos suficientes para todos. (C) Defendiam programas rgidos e oficiais de controle de natalidade, em geral rotulados de planejamento familiar, com emprego de diversos mtodos, como plulas anticoncepcionais, ligadura e vasectomia. (D) Caso no fosse detida por obstculos (guerras, epidemias, etc), a populao tenderia a crescer segundo uma progresso geomtrica, duplicando a cada 25 anos. (E) Alegavam que a elevada fecundidade era causa e no conseqncia do subdesenvolvimento.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes abaixo, referentes chamada Terceira Revoluo Industrial. ( ) As principais indstrias da Segunda Revoluo Industrial ainda so importantes, mas as atividades econmicas que mais crescem so aquelas que vendem servios e so chamadas de industrias inteligentes ou setor tercirio moderno. ( ) Os antigos fatores de localizao industrial perdem um pouco sua fora. As indstrias buscam outras vantagens como incentivos fiscais, mo-de-obra barata e mercados consumidores. Facilidades de transporte e comunicao. Por isso ocorreu uma reorganizao do espao industrial no mundo. ( ) Nas telecomunicaes destacam-se os satlites artificiais, os telefones celulares de alcance mundial e a telemtica, que selou de vez uma separao entre a informtica e as telecomunicaes. ( ) Outros campos tambm apresentam novidades, como a biotecnologia, que aplicada medicina, agricultura e a produo de alimentos. As palavras genoma e transgnico j foram incorporadas ao vocabulrio da mdia e das pessoas em geral. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima pra baixo, : (A) F - V - V - F. (B) V - F - V - F. (C) F - F - V - V. (D) V - V - F - V. (E) F - V - F - F.

EM10

09. (ULSA-2007) - Ao contrario de outras teorias, este grupo defende teorias demogrficas marxistas. Consideram a prpria misria responsvel pelo acelerado crescimento da populao, por isso defendem a necessidade de reformas socioeconmicas que permitam a elevao do padro de vida, melhorando, entre outros pontos, a distribuio de renda e de alimentos e propiciando um aumento na escolaridade, que resultaria num planejamento familiar e na diminuio da natalidade e do crescimento vegetativo. O texto acima refere-se teoria (A) alarmista. (B) malthusiana. (C) neomalthusiana. (D) reformista. (E) transio demogrfica. 10. (UFMG) - A taxa de natalidade, no Brasil, vem declinando continuamente, e esse declnio se acelerou a partir da dcada de 60. Sobre esse assunto, correto dizer: (A) A variao no nmero de nascimentos est relacionada s implicaes scio-econmicas do processo de urbanizao. (B) No meio urbano, a idade mdia para o casamento menor que no meio rural. (C) A integrao da mulher no mercado de trabalho no tem interferido na taxa de natalidade. (D) Desde os anos 60, a taxa brasileira de natalidade deixou de estar entre as mais altas do mundo. (E) A taxa de natalidade representada pelo nmero de nascimentos em cada cem habitantes. 11. (UFSE) - Analise a tabela: Estrutura da Populao por idade (em %) Pases I II III Jovens 45 34 20 Adultos 51 58 65 Velhos 4 8 15

Depois de estudar as migraes, no Brasil, voc l o seguinte texto: O Brasil, por suas caractersticas de crescimento econmico, e apesar da crise e do retrocesso das ltimas dcadas, classificado como um pas moderno. Tal conceito pode ser, na verdade, questionado se levarmos em conta os indicadores sociais: o grande nmero de desempregados, o ndice de analfabetismo, o dficit de moradia, o sucateamento da sade, enfim, a avalanche de brasileiros envolvidos e tragados num processo de repetidas migraes(...)
(adap.Valin,1996, pg.50 Migraes: da perda de terra excluso social.SP. Atuali, 1996).

12. (ENEM) - Analisando os indicadores citados no texto, voc pode afirmar que: (A) o grande nmero de desempregados no Brasil est exclusivamente ligado ao grande aumento da populao. (B) existe uma excluso social que resultado da grande concorrncia existente entre a mo-deobra qualificada. (C) o dficit da moradia est intimamente ligado falta de espaos nas cidades grandes. (D) os trabalhadores brasileiros no qualificados engrossam as fileiras dos excludos. (E) por conta do crescimento econmico do pas, os trabalhadores pertencem categoria de mo-de-obra qualificada. 13. (UFMS-Modificada) - H uma diferena entre populao e povoamento. Um pas pode ser populoso e no ser densamente povoado. A respeito do Brasil pode-se dizer que: (A) o quinto pas mais populoso e mais povoado do mundo. (B) o mais populoso e o mais povoado do continente americano. (C) Em densidade demogrfica s perde para a China e a ndia. (D) Apesar de ser o quinto pas mais populoso do mundo, relativamente pouco povoado por ter uma grande rea territorial. (E) o pas mais populoso e o mais povoado da Amrica Latina.

De acordo com a tabela e com seus conhecimentos, assinale a alternativa que ordena os pases do menos para o mais desenvolvido. (A) II, I e III. (B) I, II e III. (C) II, III e I. (D) III, I e II. (E) III, II e I

EM10

14. (UFPel - modificada) - Observe o quadro apresentado a seguir. Populao das dez cidades mais populosas do mundo em 1900 e 2001. Projees para 2015. 1990 Londres Nova York Paris Berlim Chicago Viena Tquio Wuhan (China) Filadlfia So Petersburgo 2001 Tquio Cidade do Mxico So Paulo Bombaim Nova York Xangai Los Angeles Lagos (Nigria) Calcut Buenos Aires 2015 Tquio Bombaim Lagos (Nigria) So Paulo Karachi (Paquisto) Dacar (Bangladesh) Cidade do Mxico Xangai Nova York Calcut Populao* 29 26 25 20 19 19 19 18 18 17 Populao* 29 18 17 17 16 14 13 13 13 12 Populao* 6,6 3,4 2,7 1,9 1,7 1,7 1,5 1,5 1,3 1,3

Com base nas informaes anteriores e em seus conhecimentos sobre o processo de urbanizao, correto afirmar que (A) Nova York e Los Angeles tero um crescimento negativo no incio do sculo XXI, graas s polticas de controle de migrao e de diminuio das taxas de natalidade implementadas por essas cidades. (B) o crescimento populacional das grandes cidades no perodo de 2001 a 2015 ocorrer de forma intensa em pases subdesenvolvidos, agravando problemas j existentes, como os de infra-estrutura e saneamento. (C) as dez maiores cidades de 1900 estavam localizadas em pases desenvolvidos em funo dos benefcios da Revoluo Industrial, j em 2001 essas cidades decresceram em funo da competio internacional. (D) a taxa de crescimento populacional das grandes cidades nos primeiros 15 anos deste sculo ser proporcional, entretanto, o crescimento em nmeros absolutos, ser maior nas cidades dos pases subdesenvolvidos, em funo das altas taxas de natalidade. (E) as megacidades do sculo XXI so cidades mundiais, pois, em funo de seu tamanho, detm o controle das economias nacionais, concentrando as maiores rendas e as melhores condies de vida nos seus respectivos pases. 15. (ENEM) - Em 1999, o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Relatrio do Desenvolvimento Humano, do qual foi extrado o trecho abaixo. Nos ltimos anos da dcada de 90, o quinto da populao mundial que vive nos pases de renda mais elevada tinha: - 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; - 82% das exportaes mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; - 74% das linhas telefnicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; - 93,3% das conexes com a Internet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distncia da renda do quinto da populao mundial que vive nos pases mais pobres - que era de 30 para 1, em 1960 - passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997. De acordo com esse trecho do relatrio, o cenrio do desenvolvimento humano mundial, nas ltimas dcadas, foi caracterizado pela: (A) diminuio da disparidade entre as naes. (B) diminuio da marginalizao de pases pobres. (C) crescente concentrao de renda, recursos e riqueza. (D) incluso progressiva de pases no sistema produtivo. (E) distribuio eqitativa dos resultados das inovaes tecnolgicas.
EM10

Em material para anlise de determinado marketing poltico, l-se a seguinte concluso: A exploso demogrfica que ocorreu a partir dos anos 50, especialmente no Terceiro Mundo, suscitou teorias ou polticas demogrficas divergentes. Uma primeira teoria, dos neomalthusianos, defende que o crescimento demogrfico dificulta o desenvolvimento econmico, j que provoca uma diminuio na renda nacional per capita e desvia os investimentos do Estado para setores menos produtivos. Diante disso, o pas deveria desenvolver uma rgida poltica de controle de natalidade. Uma segunda, a teoria reformista, argumenta que o problema no est na renda per capita e sim na distribuio irregular da renda, que no permite o acesso educao e sade. Diante disso o pas deve promover a igualdade econmica e a justia social. 16. (ENEM) - Qual dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista neomalthusiano? (A) Controle populacional nosso passaporte para o desenvolvimento. (B) Sem reformas sociais o pas se reproduz e no produz. (C) Populao abundante, pas forte! (D) O crescimento gera fraternidade e riqueza para todos. (E) Justia social, sinnimo de desenvolvimento. 17. So caractersticas atuais das migraes brasileiras, exceto. (A) Sada significativa de nordestinos (e descendentes destes) da regio sudeste para um retorno a regio nordeste. (B) O aumento das migraes em direo a fronteira de expanso agropecuria do Brasil. (C) A maioria das migraes so intra-regionais. (D) A maioria das migraes so urbanas urbanas, ou seja, de cidade para cidade. (E) A regio sul a que mais recebe imigrantes.

18. (ENEM) Os fluxos migratrios humanos, representados nos mapas abaixo, mais do que um deslocamento espacial podem significar uma mudana de condio social.
Fonte: Adaptado de SANTOS, Regina Bega. Migraes no Brasil. So Paulo: Scipione, 1994.

Dcada de 50 e de 60

Dcada de 60 e de 70

Dcada de 70 e de 80

Analisando-se os mapas, pode-se afirmar que essa mudana ocorreu com: (A) trabalhadores rurais nordestinos, que migraram para So Paulo nas dcadas de 50 e de 60, transformando-se em operrios do setor industrial. (B) agricultores sulistas, que migraram para o centro-oeste na dcada de 60, transformando-se em empresrios da minerao. (C) trabalhadores rurais nordestinos, que migraram para a Amaznia na dcada de 60, transformando-se em grandes proprietrios de terras. (D) moradores das periferias das grandes cidades, que migraram para o interior do pas na dcada de 70 atrados pelas oportunidades de emprego nas reservas extrativistas. (E) pequenos proprietrios rurais nordestinos que, na dcada de 70, migraram para So Paulo para trabalhar como bias-frias na colheita de caf.

EM10

19. Das alternativas a seguir, indique a que no caracterstica do novo quadro demogrfico mundial: (A) A diminuio das taxas de crescimento demogrfico (B) O aumento da esperana mdia de vida; (C) O aumento da taxa de fecundidade; (D) O aumento da proporo dos mais velhos na pirmide demogrfica; (E) A diminuio da taxa de natalidade. 20. (UFPel - modificada) - O relgio da populao mundial, mecanismo criado pelo censo dos Estados Unidos para contar a populao da Terra e o ritmo de crescimento demogrfico, indicou em 25 de fevereiro de 2006 que o mundo atingiu a marca de 6,5 bilhes de pessoas. Nas regies mais pobres do planeta, como frica, ndia e Oriente Mdio, a Populao cresce mais rpido. Nos pases industrializados de Europa, a populao est diminuindo. Entretanto, na soma, a Terra est ficando cada vez mais lotada.
Sene. Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Scipione. 2004.

21. (ULSA - 2010) - Considere as seguintes afirmaes sobre a distribuio atual da populao mundial. I. A populao da Terra no est distribuda igualmente em todas as partes do globo. II. As regies facilmente ocupadas pelo homem so denominadas ecmenas. III. Aos vazios demogrficos chamamos de regies anecmenas, isto , de difcil ocupao humana IV. O sul, o leste e o sudeste da sia renem mais da metade da populao do globo. Por esse fato, essa regio considerada um formigueiro humano. Quais esto corretas? (A) Todas. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I, II e III. (D) Apenas II e III. (E) Apenas II, III e IV. 22. (ULSA - 2010) - Considere as seguintes afirmaes sobre a distribuio da populao nos continentes. I. A sia o continente mais populoso, com quase 60% do total mundial; II. A sia o continente mais povoado, com mais 80 hab/km2; III. A Oceania o continente menos populoso e menos povoado; IV. A Antrtida o continente habitado por uma populao geralmente sazonal e no nativa. Quais esto corretas? (A) Todas. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I, II e III. (D) Apenas II e III. (E) Apenas II, III e IV. 23. (ULSA - 2010) - Com mais de 180 milhes de habitantes, o Brasil I. o quinto pas mais populoso do mundo. II. o segundo pas mais populoso do continente americano e de todo o hemisfrio ocidental, superado apenas pelos Estados Unidos. III. o pas mais populoso da Amrica do Sul e de toda a Amrica Latina. IV. o pas mais povoado de toda a Amrica Latina. Quais esto corretas? (A) Todas. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I, II e III. (D) Apenas II e III. (E) Apenas II, III e IV.

Com relao ao crescimento populacional ou demogrfico, correto afirmar que: (A) A taxa de migrao o nmero de pessoas que se desloca de uma rea para outra no mesmo pas. (B) o crescimento natural ou vegetativo corresponde diferena entre a entrada e a sada de pessoas de uma determinada rea. (C) o crescimento vegetativo corresponde diferena entre nascimentos e bitos em uma dada populao. (D) a taxa de fecundidade, que representa o nmero de filhos por mulher, no interfere no crescimento demogrfico. (E) so populosos os pases cuja populao relativa muito elevada, e, povoados, aqueles que possuem grande populao absoluta.

EM10

24. (ULSA - 2010) - Usamos a expresso distribuio da populao para designar a maneira pela qual a populao de certo lugar est distribuda em seu territrio. No caso do Brasil, a distribuio populacional bastante irregular, havendo a maior concentrao da populao (A) Norte, Centro-Oeste e Sul, Juntas, essas trs regies renem 82% da populao, que se distribui em 36% do territrio brasileiro. (B) nas zonas litorneas, especialmente no Sudeste e na Zona da Mata Nordestina (C) na regio Sul. (D) regies Norte e Centro-Oeste, pois a rea dessas duas regies corresponde a 64% do territrio nacional. (E) regio Nordeste

25. (ULSA - 2010) - Quanto a estrutura da populao brasileira, por sexo e idade, so feitas as seguintes afirmaes: I. a fora de trabalho da populao est mais concentrada na idade adulta. II. ocorre o predomnio de mulheres nas idades adulta e idosa. III. em mdia, os homens por razes diversas, vivem menos tempo que as mulheres. IV. a Populao Economicamente Ativa composta sobretudo de adultos e homens. Esto corretas as afirmativas: (A) Todas. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I, II e III. (D) Apenas II e III. (E) Apenas II, III e IV.

01. 09. 17. 25.


EM10

E D E C

02. E 10. A 18. A

03. B 11. B 19. C

04. E 12. D 20. C

05. B 13. D 21. A

06. D 14. B 22. A

07. E 15. C 23. C

08. D 16. A 24. B

Вам также может понравиться