Вы находитесь на странице: 1из 4

Dez classes de signos As trs tricotomias dos Signos: Quanto a natureza material do signo (Quali-signo, Sin-signo e Legi-signo) Tomando-se

-se a relao do signo com seu objeto (cone, ndice e Smbolo) Quanto a relao do signo com seu interpretante (Rema, Dicente e Argumento)

Em conjunto, proporcionam dez classes de signos. Qualissigno Icnico Remtico uma qualidade qualquer, na medida em que um signo. Dado que uma qualidade tudo aquilo que positivamente em si mesma. Uma qualidade s pode denotar um objeto por meio de algum ingrediente ou similaridade comum, de tal forma que um Qualissigno necessariamente um cone. Alm disso, como uma qualidade uma simples possibilidade lgica, s pode ser interpretada como um signo de essncia, ou seja, um Rema. Qualissigno Icnico Remtico - Exemplos: Uma pintura abstrata considerando a sua qualidade primeira Sentimento imediato - (cores, luminosidade, textura), sem tentarmos interpretar (nvel da Primeiridade). Uma tela de cinema que, durante alguns instantes, uma cor vermelha forte e luminosa, como no filme Gritos e Sussuros de Bergman. a qualidade apenas que funciona como signo, que se dirige a algum e produz na mente alguma coisa como uma sensao.

Sinsigno Icnico Remtico todo objeto de experincia na medida em que alguma de suas qualidades faa-o determinar a idia de um objeto. Sendo um cone e, com isso, um signo puramente por semelhana de qualquer coisa com que se assemelhe, s pode ser interpretado como um signo de essncia, ou Rema. Envolve um Qualissigno. Sinsigno Icnico Remtico - Exemplos: A triangulao para representar os trs plos que constituem um signo e suas relaes. Um organograma que represente a hierarquia de uma empresa. Visto que so de existncia definida, singular (sinsigno) representam as partes de seu objeto e suas relaes anlogas. Nvel de Secundidade (h uma relao).

Sinsigno Indicativo Remtico todo objeto da experincia direta na medida em que dirige a ateno para um objeto pelo qual sua presena determinada. Envolve necessariamente um Sinsigno Icnico de um tipo especial do qual, no entanto, difere totalmente dado que atrai a ateno do intrprete para o mesmo objeto denotado. Sinsigno Indicativo Remtico - Exemplos:

Ao levar um susto, Joo deu um pulo espontneo (e assim dirigiu a ateno para o objeto que o causou o susto). Ao levar uma bronca da professora, o aluno ficou corado de vergonha. Nivel de Primeiridade (sensao).

Sinsigno Indicativo Dicente todo objeto da experincia direta na medida em que um signo e, como tal, propicia informao a respeito de seu objeto, isto s ele pode fazer por ser realmente afetado por seu objeto, de tal forma que necessariamente um ndice. A nica informao que pode propiciar sobre um fato concreto. Um Signo desta espcie deve envolver um Sinsigno Indicial Remtico para indicar o objeto ao qual se refere a informao. Mas o modo de combinao, ou Sintaxe, destes dois deve ser significante. Sinsigno Indicativo Dicente - Exemplos: Flor Onze Horas que s abre s 11h (indica o horrio confere uma informao concernente existncia concreta), Pegadas na areia (indicam que algum passou por ali), Ponteiro da Bssola (indica o Norte). Nvel de Secundidade (pois no est mais no puro sentir e anterior a mediao do pensamento articulado, h uma relao).

Legissigno Icnico Remtico todo tipo ou lei geral, na medida em que exige que cada um de seus casos corporifique uma qualidade definida que o torna adequado para trazer mente a idia de um objeto semelhante. Sendo um cone, deve ser um Rema. Sendo um Legissigno, seu modo de ser o de governar Rplicas singulares, cada uma das quais ser um Sinsigno Icnico de um tipo especial. Legissigno Icnico Remtico - Exemplos: Um grfico que represente o crescimento da exportao no Brasil Ou qualquer diagrama em geral sem estar ligado a algo particular ( uma conveno/ lei que se apresenta como signo de algo) Nvel de Terceiridade (pensamento articulado).

Legi-signo Indicativo Remtico todo tipo ou lei geral, qualquer que seja o modo pelo qual foi estabelecido, que requer que cada um de seus casos seja realmente afetado por seu objeto de tal modo que simplesmente atraia a ateno para esse objeto. Cada uma de suas Rplicas ser um Sin-signo Indicativo Remtico de um tipo especial. O interpretante representa-o como um Legi-signo Icnico, e isso ele o , numa certa medida porm numa medida bem diminuta. Legi-signo Indicativo Remtico - Exemplos:

- Pai, o que aquilo? - Aquilo um balo (pronomes demonstrativos: este, aquele, isso, aquilo, etc. pois do idia de indicao) A sirene de um ambulncia Legi-signo Indicativo Dicente todo tipo ou lei geral, qualquer que seja o modo pelo qual foi estabelecido, que requer que cada um de seus casos seja realmente afetado por seu objeto de tal modo que fornea uma informao definida a respeito desse objeto. Deve envolver um Legi-signo Icnico para significar a informao e um Legi-signo Indicativo Remtico para denotar a matria dessa informao. Cada uma de suas Rplicas ser um Sin-signo Dicente de um tipo especial. Legi-signo Indicativo Dicente - Exemplos: Uma placa indicando que aqui estacionamento exclusivo para pessoas portadoras de deficincia. * Aqui ou ali so lugares singulares (sin-signo dicente), e, a informao definida/concreta veiculada o estacion. exclusivo de deficientes (h uma conveno).

Um cartaz significando proibido fumar. Smbolo Remtico ou Rema Simblico um signo relacionado com seu objeto por uma associao de idias gerais, de maneira tal que sua Rplica desperta uma imagem no esprito, imagem que, devido a certos hbitos ou disposies daquele esprito, tende a produzir um conceito geral, sendo a Rplica interpretada como signo de um objeto que um caso daquele conceito. Assim o smbolo Remtico ou ou muito se assemelha ao que os lgicos denominam Termo Geral. (...) Smbolo Remtico O Smbolo Remtico, como qualquer Smbolo, participa necessariamente da natureza de um tipo geral e , assim, um Legi-signo. Sua Rplica, todavia, um Sin-signo Indicativo Remtico de tipo especial, no sentido de que a imagem que surge ao esprito atua sobre um Smbolo, para dar surgimento a um Conceito Geral. Smbolo Remtico - Exemplos: Os substantivos comuns as palavras (pois possuem idia geral devido a uma conveno de idias/lei); Leo (para designar fora e nobreza) e outras metforas; Bandeira branca (paz, trgua) * Nivel de Terceiridade (pensamento articulado) Smbolo Dicente ou Proposio Ordinria

um signo ligado a seu objeto atravs de uma associao de idias gerais e que atua como um Smbolo Remtico, exceto pelo fato de que seu pretendido interpretante representa o Smbolo Dicente como, sendo, com respeito ao que significa, realmente afetado por seu objeto, de tal modo que a existncia ou lei que ele traz mente deve ser realmente ligada com o objeto indicado. Assim, o pretendido interpretante encara o Smbolo Dicente como um Legi-signo Indicativo Dicente; e se isto for verdadeiro, ele de fato compartilha dessa natureza. Tal como o Smbolo Remtico, necessariamente um Legi-signo. (...) Smbolo Dicente Tal como o Sin-signo Dicente, composto, dado que necessariamente envolve um Smbolo Remtico para exprimir sua informao e um Legi-signo Indicativo Remtico para indicar a matria dessa informao. Mas a sintaxe destes significativa. A Rplica do Smbolo Dicente um Sin-signo Dicente de um tipo especial. Percebe-se facilmente que isto verdade quando a informao que o Smbolo Dicente veicula refere-se a um fato concreto. No pode veicular informao de lei. Smbolo Dicente - Exemplos: A afirmao: Nenhum cisne negro Pode trovejar sem chover Qualquer proposio do tipo A B.

* Nivel de Terceiridade (pensamento articulado) Argumento um signo cujo interpretante representa seu objeto como sendo um signo ulterior atravs de uma lei, a saber, a lei segundo Previous: Agenda Next:

Вам также может понравиться