Вы находитесь на странице: 1из 24

414

O Funcionamento do Discurso de Resistncia Cubano


Caroline Foppa Salvagnii (UCS)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os efeitos de sentido do discurso cubano de resistncia, produzido pela blogueira Yoani Snchez, moradora de Cuba. Baseado no aporte terico da Anlise do Discurso de linha francesa, este artigo discute as noes de ideologia e resistncia sob uma perspectiva materialista, observando seu funcionamento na lngua e no discurso. So trazidos conceitos chave da Anlise do Discurso, como interdiscurso, memria, formao ideolgica e formao discursiva, que permitiro a anlise do discurso do sujeito de resistncia. As anlises permitiram observar o funcionamento do discurso de resistncia como contestador e desejoso de mudanas, em se tratando do sistema socialista em Cuba; ao mesmo tempo o sujeito resgata velhas prticas e discursos, os quais, ainda que ressignificados pelo ciberespao no qual circulam, apoiam-se no discurso ao qual se opem, desconstruindo-o para ento trabalhar contra ele. Palavras-chave: ideologia, resistncia, discurso. Resumen: Este trabajo tiene como objetivo analizar los efectos de sentido del discurso cubano de resistencia producido por la bloguera Yoani Snchez, que vive en Cuba. Basada en la teora del Anlisis del Discurso de lnea francesa, esta investigacin analiza las nociones de ideologa y de resistencia a partir de una visin materialista, observando su funcionamiento en la lengua y en el discurso. Son presentados los conceptos clave en el Anlisis del Discurso, como interdiscurso, memoria, formacin ideolgica y formacin discursiva, que posibilitarn el anlisis del discurso del sujeto de resistencia. Los anlisis permitieron observar el funcionamiento del discurso de resistencia como contestador y deseoso por cambios, tratndose del sistema socialista en Cuba; al mismo tiempo, el sujeto rescata viejas prcticas y discursos, los cuales aunque re-significados por el ciberespacio, dnde circulan, se basan en el discurso a que se opone, desconstruyndolo, para entonces trabajar contra l. Palabras clave: ideologia, resistencia, discurso.

415

Introduo
Este artigo1 ocupa-se do discurso de resistncia s prticas e ao discurso do governo socialista cubano produzido pela cubana Yoani Snchez e publicado no blog Generacin Y2, um dos mais lidos e comentados no mundo inteiro, e que rendeu Yoani diversos prmios relacionados liberdade de expresso e de imprensa em vrios pases do mundo. A blogueira j foi eleita, pela revista Time, como uma das mulheres mais influentes do mundo e recebeu o prmio Ortega Y Gasset de Jornalismo3. Yoani Snchez formada em Filologia Hispnica e mora em Havana com o marido, o jornalista Reinaldo Escobar, e um filho. No blog so postadas crnicas curtas, geralmente acompanhadas de imagens, atravs das quais Yoani expe o dia-a-dia dos cubanos e relata as dificuldades geradas pelo racionamento da alimentao, pelo uso de duas moedas, o que dificulta a aquisio de produtos pelos cubanos, a censura no acesso internet e a canais de televiso, o comrcio e outras prticas consideradas ilegais naquele pas, e que, ao mesmo tempo, representam uma forma de sobrevivncia; e a ideologizao da educao, entre diversas outras questes que dizem respeito aos cubanos que vivem sob um regime socialista desde a Revoluo Cubana ocorrida em 1959, tendo sido implantado formalmente em 1961. O discurso pode ser considerado de resistncia j que surge como forma de denncia e contestao das prticas e do discurso governamental. Yoani afirma ter recebido diversas advertncias e ameaas pela publicao das crnicas e diz receber ajuda de internautas e amigos para postar e traduzir seus escritos na internet, muitas vezes burlando as regras do pas. Fingindo-se de turista, ela acessa a rede mundial de computadores a partir de hotis e outros lugares pblicos em que somente estrangeiros visitantes podem faz-lo. Convidada a receber prmios e a participar de

Este artigo um recorte de uma pesquisa maior, a qual resultou na dissertao A voz da resistncia cubana no ciberespao, defendida em abril de 2012 no PPGL da Universidade de Passo Fundo RS. 2 < http://www.desdecuba.com/generaciony> 3 As premiaes acontecem desde 1984 e foram criadas pelo jornal espanhol El Pas, carregando o nome do pensador e jornalista tambm espanhol Ortega Y Gasset. So outorgados anualmente aos melhores trabalhos publicados nos meios de comunicao em lngua espanhola em todo mundo, privilegiando as questes de liberdade de opinio e de imprensa e outros valores caros ao Jornalismo.

416

encontros e congressos ao redor do mundo, ainda no recebeu permisso para sair da ilha. O blog Generacin Y compreendido, nesta realidade, como lugar de contradio: produzido em Cuba sem autorizao do governo, serve como espao de denncia e contestao das prticas e do discurso socialista em Cuba, reivindicando modelos de liberdade e prosperidade provenientes do capitalismo, ao mesmo tempo em que apaga qualquer responsabilidade de pases capitalistas em relao situao cubana a qual denuncia. Em entrevistas 4, a blogueira condena o embargo econmico americano a Cuba em vigor desde 1962, afirmando, no entanto, que o fim do bloqueio contribuiria no para as melhorias que o pas necessita, mas para terminar com as desculpas dadas pelos governantes, que culpam os Estados Unidos pelas dificuldades econmicas de Cuba. Yoani vista por muitos, ao redor do mundo, como uma defensora dos direitos humanos e da liberdade de expresso, mas tambm criticada por descrever uma realidade cheia de exageros, que no exatamente aquela vivida pelos cubanos. A blogueira tambm escreve e entrevistada por rgos de comunicao historicamente direitistas e/ou conservadores, como a revista Veja 5, no que se refere ao Brasil. Atravs da investigao das marcas do sujeito do discurso, busca-se analisar neste trabalho o funcionamento do discurso cubano de resistncia, assim como sua produo de sentidos sob a perspectiva da Anlise do Discurso de linha francesa. Na tentativa de uma delimitao do corpus, criou-se um campo referencial que possibilitasse a anlise, j que, como explica Courtine (2006, p.21), construir um corpus discursivo fazer entrar a multiplicao infinita e a disperso fragmentada dos discursos no campo do olhar por um conjunto de procedimentos escpicos. Para tanto, foram selecionadas crnicas publicadas no blog Generacin Y entre dezembro de 2008 e agosto de 2009, posteriormente reunidas em um livro intitulado De Cuba com carinho. Para o trabalho de anlise, optou-se pela verso em livro, publicada em portugus pela editora Contexto. Assim como o analista do discurso lana seu gesto
4

Entrevista concedida por Yoani Snchez ao jornalista francs e professor da Universidade de Sorbonne, Salim Lamrani. A entrevista pode ser encontrada traduzida em diversos sites, como este: <http://agencianota .blogspot. com/2012/02/entrevista-com-yoani-sanchez-por-salim.html>. Acesso em: 15/02/2012 5 Entrevista publicada na edio de 07 de outubro de 2009.

417

de interpretao em direo ao discurso em anlise, o corpus desta pesquisa tambm formado por um gesto de interpretao da prpria blogueira Yoani Snchez, que foi quem selecionou entre as prprias crnicas publicadas no blog, no ar desde 2007, aquelas que estariam presentes no livro. A opo pelo livro no deve interferir na compreenso de que o discurso em anlise foi e continua sendo produzido primeiramente para o meio eletrnico, com todas as caractersticas que essa prtica implica; ao mesmo tempo, no se pode deixar de reconhecer que a reunio de crnicas selecionadas e publicadas em um livro produz um deslocamento que precisa ser considerado. Ocorre a uma apropriao do discurso pelo mercado editorial, o qual, inscrito em uma certa formao discursiva, no processo de editorao, manipula e trabalha com ele na iluso necessria de que outros sentidos sejam produzidos. No h, por exemplo, as mesmas formas de interao que o blog propicia, como os comentrios, h uma certa ausncia de temporalidade, j que no h datao das crnicas, como no blog, alm ainda, da prpria traduo6. No obstante a isso, ocorre a interao autor, texto, leitor no processo de desconstruo/construo de sentidos.

1 Materialismo histrico, ideologia e resistncia


Em uma posio considerada de entremeio, a Anlise do Discurso (AD) foi fundada na articulao de trs regies do conhecimento cientfico, como explicam Pcheux e Fuchs (2010, p.160): 1. materialismo histrico: teoria das formaes sociais e de suas transformaes, incluindo-se a teoria das ideologias; 2. lingustica: teoria dos mecanismos sintticos e dos processos de enunciao; 3. teoria do discurso: teoria da determinao histrica dos processos semnticos.

Para a Anlise do Discurso, a traduo tambm um lugar de interpretao. Ela considerada um espao de possibilidades, j que permite que sempre outros sentidos possam ser eleitos atravs de seu processo. (MITTMANN, 2001)

418

Essas trs regies so ainda atravessadas e articuladas por uma teoria da subjetividade, de natureza psicanaltica. A AD pensada, desse modo, a partir de espaos relacionais entre disciplinas, como afirma Orlandi (2005, p.76). Nesta concepo, a lngua ligada exterioridade, ideologia, e a ideologia ao inconsciente. este reconhecimento de que a lngua no uma estrutura fechada e est sujeita a falhas que permite a possibilidade da reintroduo do sujeito e da situao no campo dos estudos da linguagem. Este sujeito re-significado no a origem do dizer e a situao no emprica, mas lingustico-histrica (ORLANDI, 2005, p.77). Courtine (2006, p.39) lembra que o primeiro objetivo da Anlise do Discurso foi o desejo de rearticular a dicotomia saussuriana entre lngua e fala, fazendo ressurgir as condies de uso da lngua, relegadas ao exterior do campo da cincia da linguagem. Ela representaria, desse modo, o contragolpe do gesto decisivo de separao pelo qual a lingustica institucionalizou-se como cincia. O materialismo histrico, como um dos campos cientficos em que a Anlise do Discurso apoiou sua fundao e desenvolvimento, carrega a viso desenvolvida por Marx e Engels (2009, p.51) em A Ideologia Alem de que a produo das ideias, de representaes e da conscincia est, no princpio, diretamente vinculada atividade material e o intercmbio material dos homens, como a linguagem da vida real. por isso que o materialismo histrico representa a teoria das formaes sociais e suas transformaes, e a teoria das ideologias. na observao e anlise das prticas dos sujeitos, portanto, que a viso materialista trabalha. Em uma releitura do marxismo e, portanto, tambm do conceito de ideologia, em Aparelhos Ideolgicos de Estado, Louis Althusser (2010, p.82) afirma que no h uma ideologia e sua histria, mas preciso tratar da histria das ideologias, j que estas se confundem, em ltima instncia, com a histria das formaes sociais e da luta de classes que nelas se desenvolvem. Ou seja, a histria das ideologias tem sua determinao fora delas, j que Althusser (2010, p. 85) define a ideologia como uma representao da relao imaginria dos indivduos com suas condies reais de existncia. O autor trabalha com a tese de que todos os aparelhos ideolgicos de estado (AIE familiar; AIE escolar; AIE sindical etc.) tm como objetivo a reproduo

419

das relaes de produo. Ao buscar desenvolver uma teoria materialista do discurso Pcheux (2009, p.131), na releitura que faz de Althusser, afirma que os aparelhos ideolgicos de estado constituem, simultnea e contraditoriamente, o lugar e as condies ideolgicas da transformao das relaes de produo. Portanto, atravs do discurso possvel observar, analisar, reconhecer a luta de classes. Para Pcheux (2009, p.274), os aparelhos ideolgicos de estado seriam caracterizados ainda como a sede e o motivo de uma luta de classes. Luta essa, que se caracteriza discursivamente, conforme Pcheux (2009, p.195), por tomadas de posio a favor de certas palavras, formulaes, expresses etc., contra outras palavras, formulaes ou expresses, exatamente como uma luta pela produo dos conhecimentos (Grifos do autor). Este trabalho no se ocupa da opresso exercida pelo funcionamento excludente do sistema capitalista, mas trabalha com o discurso daqueles que se sentem oprimidos pelo autoritarismo de lderes socialistas. Mesmo assim, as palavras de Pcheux e de outros autores, ao se referirem revolta, revoluo, imposio e opresso, parecem fazer sentido na anlise do discurso de um sujeito que denuncia e resiste ao no identificar-se com a ideologia que o domina. Sobre essas prticas de revolta e represso, Pcheux (2009, p.280) afirma:

H, talvez, no estudo histrico das prticas repressivas ideolgicas um fio interessante a seguir, para que se comece, enfim, a compreender o processo de resistncia-revolta-revoluo da luta ideolgica e poltica de classes, evitando fazer da ideologia dominada, seja a repetio eternitria da ideologia dominante, seja a autopedagogia de uma experincia que descobre progressivamente o verdadeiro atrs-das-cortinas das iluses mantidas pela classe dominante, seja a irrupo teoricista de um saber exterior, o nico capaz de romper o crculo encantado da ideologia dominante.

O autor observa que no h dominao sem resistncia (PCHEUX, 2009, p.281). Considerar a ideologia do ponto de vista das relaes de produo, portanto, implica consider-la tambm do ponto de vista da resistncia reproduo, ou seja, da perspectiva de uma multiplicidade de resistncias e revoltas heterogneas que se entocam na ideologia dominante, ameaando-a constantemente (PCHEUX, 2011,

420

p.96). Desse modo, preciso observar as ideologias dominadas, de acordo com Pcheux, como uma srie de efeitos ideolgicos que emergem da domina o e que trabalham contra ela por meio das lacunas e das falhas no seio dessa prpria dominao (PCHEUX, 2011, p. 96-97). pelo estudo das prticas repressivas denunciadas pelo sujeito do discurso, portanto, que nesta anlise compreende-se tambm o processo de resistncia gerado por ele, assim como destaca Pcheux. Ao tratar do chamado socialismo existente, como aquele que funciona at os dias de hoje em Cuba, Pcheux (2011, p.112-113) afirma que sempre houve uma tendncia de formar um Estado do tipo de fortificao ocupada, em que h uma lgica militar de fronteiras, de interveno armada, caracterstica que representa ambiguidade e contradio. Pcheux (2011, p.112-113) explica:
A frase no existe um caminho militar para o socialismo, oferece um bom exemplo para a funo de ambiguidade no discurso poltico. Essa frase tem relao tanto com o fato histrico, que substancialmente e at hoje existiram apenas caminhos militares para o socialismo, e com o fato poltico que esses caminhos militares no levam ao socialismo. Sob esse ponto de vista e qualquer que seja a sada do Estado fica a questo levantada pelo movimento de massa polons, que coloca em todos os nveis da sociedade o pedido por liberdades democrticas como sendo o problema principal do socialismo existente (grifos do autor).

Como o movimento de massa polons, as marcas do discurso do sujeito de resistncia em anlise parecem trazer este mesmo pedido por liberdades democrticas, marcas que deixam transparecer tambm aquilo que est apagado do/no discurso. O mtodo marxista da crtica da ideologia, segundo Zizek (1996, p.306), consistiria em detectar um ponto de ruptura heterogneo para um dado campo ideolgico e, ao mesmo tempo, necessrio para que esse campo consiga seu fechamento, sua forma acabada. Nesse processo, todo universal ideolgico seria falso, j que h presente nele uma lgica da exceo. O autor traz como exemplo, justamente a questo da liberdade. Ele (ZIZEK, 1996, p.306) diz:

[a liberdade] uma noo universal que abrange vrias espcies (liberdade de fala de imprensa, liberdade de conscincia, liberdade

421

de comrcio, liberdade poltica, etc.), mas tambm, por uma necessidade estrutural, uma liberdade especfica (a de o trabalhador vender livremente sua fora de trabalho no mercado), que subverte essa noo universal. Ou seja, essa liberdade o prprio oposto da liberdade efetiva: ao vender livremente sua fora de trabalho, o trabalhador perde sua liberdade o contedo real desse livre ato de venda a escravizao do trabalhador ao capital. O aspecto crucial, claro, que essa liberdade paradoxal, a forma de seu oposto, precisamente o que fecha o crculo das liberdades burguesas.

A anlise do discurso cubano de resistncia permite identificar algumas marcas do anseio por essas liberdades burguesas, as quais revelam tambm a imagem que o sujeito do discurso constri ao tratar das dificuldades em Cuba e das mudanas almejadas. Para Pcheux (2011, p.107), o socialismo existente inscreve sua relao na histria do desenvolvimento do capitalismo. O autor observa que, fracassando em atingir o capitalismo em seu centro, o socialismo existente se constitui de uma srie de inverses/subverses histricas, mais ou menos violentas, na margem perifrica do sistema (PCHEUX, 2011, p.111). Isso significa dizer ainda que o socialismo existente no independente de um mundo simtrico do capitalismo, mas, sim, uma sequncia de incrustaes, que surgiram uma aps a outra no interior de seu desenvolvimento geral (PCHEUX, 2011, p.111). Vale a pena refletir, segundo o autor (PCHEUX, 2011, p.118), sobre processos como esses, ideologicamente heterogneos, contraditrios, assimtricos e deslocadores, e sobre o pensamento que vem de baixo de atos incontestveis, contraditrios, que encontram sua via e sua voz nos campos intermedirios. Essas matrias brutas ideolgicas do cotidiano e suas fronteiras provisrias que, na viso de Pcheux (2011, p.118), podem fazer surgir diferentes acontecimentos, movimentos e intervenes de massa. Assim, a anlise dos processos discursivos produzidos em contextos scio-histricos como o socialismo cubano permite a observao dos efeitos de sentido produzidos tanto pelo discurso do governo, trazido pelo imaginrio do sujeito de resistncia, como do discurso de contestao do cidado comum, que encontra sua via e sua voz nos campos intermedirios.

422

O que se destaca nessa discusso e representa a essncia desta pesquisa que o estudo de processos e situaes polticas assimtricas, contraditrias e heterogneas implica pensar, segundo Pcheux (2011, p.98), na sua relao com a linguagem atravs, por exemplo, da observao do jogo de palavras, da mudana metafrica dos sentidos, dos paradoxos etc. Esta relao deve ser vista como constitutiva desses prprios processos; nesse sentido, o alcance da discursividade inerente aos processos ideolgicos (PCHEUX, 2011, p.98). Por essa relao

constitutiva entre a linguagem e os processos ideolgicos que a prxima seo trata da lngua na concepo da Anlise do Discurso e daquilo que nela resistncia.

2 Lngua, ideologia e resistncia


Sim [...]. De certa forma, para a Anlise do Discurso e para os analistas do discurso, a lngua da lingustica se acabou, a resposta de Mari a Cristina Leandro Ferreira (2005, p.217) pergunta feita por Gadet e Pcheux (2004) em A Lngua Inatingvel, sobre se a lngua haveria acabado. A lngua dos analistas do discurso, como destaca Leandro Ferreira, a lngua da falta, do equvoco, da falha; a lngua de nunca acabar, nunca alcanar. Esta lngua o objeto prprio e nico de investigao da Anlise do Discurso. Sendo assim, lana-se, neste trabalho, um olhar sobre o discurso da revoluo, da resistncia e da censura, buscando ultrapassar a lngua sistemtica, transparente e sem relao com a historicidade e o sujeito. Considerando-se o impossvel e a exterioridade como constitutivos da lngua no mais possvel trabalhar as sequncias de enunciados o discurso, buscando excluir ou deixar de lado aquilo que no se encaixa, que no se pode explicar estruturalmente, j que esses pontos de falta/falha estaro sempre presentes. Pcheux (2008, p.53) os caracteriza como pontos de deriva nos enunciados ou nas sequncias de enunciados, e explica que eles constituem o espao de trabalho da Anlise do Discurso, j que ali se oferece a possibilidade da interpretao. Desse modo, como observa Leandro Ferreira (2000, p.37), a lngua no vista como objeto na AD, mas como pressuposto para analisar a materialidade do discurso. Assim, a lngua no mais o centro, mas remete o analista ordem do discurso. Ao tratar do

423

trabalho de leitura de arquivo, Pcheux (2010, p.58) escreve: esta relao entre lngua como sistema sinttico intrinsecamente passvel de jogo, e a discursividade como inscrio de efeitos lingusticos materiais na histria, que constitui o n central de um trabalho de leitura de arquivo. Leandro Ferreira (2003, p.197) tambm destaca que a lngua do analista do discurso tem um funcionamento ideolgico e suas formas materiais esto investidas desse funcionamento. Nesse processo, o sentido constitui -se historicamente nesta relao entre lngua e sujeito. A lngua, como defende Orlandi (2005, p.82), inscrevese na histria para significar, sendo a interpretao responsvel pela visibilidade do mecanismo de funcionamento da ideologia e do sujeito. a lngua fluda, portanto, a que interessa AD. Nas palavras de Orlandi (2009, p.18),

[...] a lngua movimento, mudana contnua, a que no pode ser contida em arcabouos e frmulas, no se deixa imobilizar, a que vai alm das normas. A que podemos observar quando focalizamos os processos discursivos, atravs da histria de constituio das formas e sentidos, nas condies de sua produo, na sociedade e na histria, afetada pela ideologia e pelo inconsciente. A que no tem limites.

A autora observa ainda que os processos de significao em uma lngua esto sempre em movimento, e h uma imensa histria desses processos de que nem sequer se suspeita. por isso que s atravs de um gesto de leitura possvel atreverse a analisar um processo discursivo, e para no perder de vista o carter fludo da lngua, preciso levar em conta a ideologia e o funcionamento da histria. Pcheux (2011, p.119) afirma que preciso tratar a lngua no simplesmente como meio, que descreve os processos ideolgicos, mas deve-se consider-la como um campo de foras constitutivo desses processos, por meio dos jogos de linguagem, do trilhar metafrico dos sentidos e dos paradoxos da enunciao, que as discursividades trabalham na e contra os corpos de regras de cada lngua. Neste sentido, Leandro Ferreira (2000, p.22) observa que a AD pode ser considerada um lugar privilegiado para tratar da resistncia, j que est colocada entre duas delas: a resistncia do mundo e a do sujeito. O trabalho de resistncia se

424

situaria, assim, na margem entre a dominao que se faz da linguagem e a que ela estabelece. A se encontra a contradio qual est exposto o sujeito produtor da lngua, que se constitui e a constitui no mbito de acontecimentos histrico -sociais e, ao mesmo tempo, submisso ao assujeitamento. A resistncia do mundo, da qual fala Leandro Ferreira (2000, p.22-23), aquela da relao tensa e crtica que existe entre a AD e a histria, a sociedade e as relaes de poder: para a AD vai importar a linguagem, no como mero instrumental, mas como mediao, trabalho simblico. Na relao mundo/linguagem entra, como condio essencial, a ideologia. A seguir, uma das crnicas de Yoani Snchez poder ilustrar este funcionamento da resistncia na lngua e sua relao com o imaginrio do sujeito e a memria.

H palavras que tm seu momento, enquanto outras conseguem sobreviver aos modismos para permanecer no nosso cotidiano. Alguns vocbulos de presena desmedida contrastam com outros que foram condenados ao esquecimento, a ser mencionados apenas quando se evoca o passado. Todos esses processos de repdio ou aproximao que ocorrem dentro das nossas cabeas ficam evidentes quando falamos. Da que a morte pblica de um poltico tenha incio quando as pessoas deixam de colocar-lhe apelidos; a crise de um ideal fica demonstrada se poucos fazem referncia a ele e a propaganda ideolgica se debilita quando ningum repete seus bordes maniquestas. A linguagem pode validar ou enterrar qualquer utopia. Entre as evidncias lingusticas da nossa atual apatia, est o paulatino desaparecimento do termo companheiro. Cada vez se usa menos essa frmula para aludir a um amigo de toda a vida ou algum que encontramos pela primeira vez. Ao serem desterrados por suas reminiscncias pequeno-burguesas os apelativos senhor, senhora e senhorita, chegaram outros que queriam manifestar uma maior familiaridade entre os cubanos, como o importado camarada. Aconteciam at casos tragicmicos, por exemplo, quando uma pessoa chamava de companheiro ao burocrata que o fazia esperar seis horas por um papel, embora na verdade tivesse vontade de insult-lo. Durante anos, dirigir-se a outra pessoa de modo distinto da etiqueta ditada pelo Partido, podia ser entendido como um desvio ideolgico. Todos ramos iguais e at mesmo o uso de usted desapareceu nessa falsa intimidade que degenerava em frequentes faltas de respeito. Quando a ilha se abriu ao turismo, uma das primeiras lies que aprenderam os empregados dos hotis foi retomar o estigmado senhor para dirigir -se aos hspedes. Pouco a pouco os apelativos do passado mais recente ficaram restritos ao vocabulrio dos mais fiis, dos mais velhos. Assim, entre as milhares de saudaes que se escutam hoje em nossas ruas brother, yunta, nage, scio, amigo, ecobio, puro ou o simples psst cada vez aparecem menos as sonoras slabas de companheiro. (SNCHEZ, 2009, p. 19 -20)

425

A crnica acima est repleta de exemplos de como possvel jogar com o funcionamento lingustico, criando iluses e efeitos de sentido como o de igualdade, no caso do processo discursivo trazido para esta discusso. O abandono dos termos senhor, senhora como forma de respeito caram em desuso pela necessidade de unificar, aproximar e fazer com que os cubanos se reconhecessem todos como iguais durante a revoluo e implantao do socialismo em Cuba. As transformaes no impediram, no entanto, que fossem recuperadas e criadas novas designaes no importadas, como observa o sujeito do discurso, mas nascidas das prticas linguajeiras locais. De Nardi (2003, p.72) afirma que o imaginrio determina, alm da forma como o sujeito apreende a realidade, tambm o modo como ele se relaciona com a lngua, sendo ela o primeiro elemento de construo da sua identidade, uma vez que por ela que o sujeito se diz, e que carrega tambm a identidade coletiva de um povo, j que a ela inerente a sua memria, o seu trabalho sobre os sentidos, as tramas que teceu a histria em sua criao. A memria7 representa, nesta realidade, esses resqucios da histria, real ou fictcia, com a qual os sujeitos se relacionam por meio de uma relao imaginria (re)atualizando-os em seu discurso. Sendo assim, a memria, lacunar, em uma tenso entre esquecimento e retomada, permite que se recupere tambm aquilo que foi apagado dos discursos e dos processos de manipulao da lngua, por exemplo. Segundo De Nardi (2003, p.73),
Por isso que o apagamento da memria to significativo, ao apagar-se a memria cria-se a iluso de que o novo acontecimento funcionar livre das amarras do passado; original, originrio, ele formaria o marco zero dos discursos que sobre ele iro versar, fundando novos sentidos, independentes, daquilo que antes deles se produziu, fundados sobre o esquecimento dessa memria recusada. Essa recusa, porm, no se faz inteira, no se faz perfeitamente, deixa brechas, deixa falhas nas quais se infiltra a poeira da memria; esta histria feita cinzas que, no entanto, permanece latente nos discursos, impregnada na lngua pela qual os mesmos se constroem.
7

Pcheux (1999, p.52) esclarece a noo de memria discursiva, ao afirmar que memria discursiva seria aquilo que, face a um texto que surge como acontecimento a ser lido, vem restabelecer os implcitos (quer dizer, mais tecnicamente, os pr-construdos, elementos citados e relatados, discursos transversos, etc.) de que sua leitura necessita: a condio do legvel em relao ao prprio legvel.

426

Se pela lngua que o sujeito se constitui e constri sua primeira identificao, tambm atravs dela que ele se reconhece. Desse modo, o apagamento daquilo que o formou e daquilo que continua a constitu-lo na lngua, como as formas de saudao ou pronomes de tratamento a que se refere o sujeito do discurso em anlise, no podem desaparecer por completo, mas retornam pela histria impregnada na lngua pela qual os discursos se constroem. A manipulao da lngua e do discurso em regimes populistas e totalitrios so tambm exemplos, como no socialismo existente em Cuba, da necessidade de unificao e do apagamento das diferenas por parte do poder. Para Zandwais (2011, p.139), se essas polticas investem em discursos que poucos ousam contradizer, porque esto fundadas sob os aspectos psquico e social, na produo/reproduo da violncia e do medo. No desejo de construo imaginria de uma memria nacional, h o trabalho de refrao da histria, de controle dos sentidos, tornando-os objetos do senso comum, homogeneizando o simblico (ZANDWAIS, 2011, p.133). Tambm em outubro de 19178, como observam Gadet e Pcheux (2004, p.67), termos familiares, de tratamento e coloquiais mudam de repente de sentido, atravs de um jogo de palavras. Assim como na crnica analisada, os autores identificam a importao de certos termos como uma marca poltica de reconhecimento. [...] envoltas por uma aura revolucionria, algumas palavras tornam-se verdadeiros fetiches, observam (GADET & PCHEUX, 2004, p.68). Sriot (1999, p.35), ao tratar da amnsia da lngua russa, observa que h este mito romntico da unidade do povo, de sua inocncia primeira e de sua relao especular com a lngua, em que a denegao da diviso pressagia desfavoravelmente o progresso da democracia, aspectos esses que representariam uma memria profunda que funciona mascarada pela memria superficial. Zandwais (2011, p.138), ao tratar do eufemismo como uma das formas mais convenientes de manipulao entre significantes e significados, observa que novas designaes que superficialmente aparentam ser equivalentes quelas que so
8

O ms de outubro de 1917 marca a derrubada do governo provisrio na Rssia aps a queda da monarquia (regime czarista) e tomada do poder pelo partido bolchevique, liderado por Lnin (VALLADARES; BERBEL, 1994).

427

substitudas, buscam estabelecer uma nova correspondncia entre uma designao que entra em desuso, uma nova designao e um determinado significante. A designao que entra em desuso, no entanto, aquela que perturba, que coloca a descoberto o que precisa ser refratado, esquecido, para os fins da dominao, da produo de efeitos alienantes. Nota-se, como bem lembra Orlandi (1996, p.28), que a lngua precisa da histria para significar e que o sentido tem sua relao determinada pelo sujeito em sua relao com a histria. A ideologia aparece a como um efeito necessrio dessa relao, como prtica significante e discursiva. Ao reconhecer a materialidade da lngua, reconhece-se tambm a interpretao como constitutiva dela, isto , compreendemos que os fatos so sujeitos interpretao, e que a lngua, na medida em que suscetvel ao equvoco, ao deslize, falha, faz lugar para a interpretao (ORLANDI, 1996, p.29). E tratando-se da revoluo e sua relao com a linguagem, no se pode, de acordo com Pcheux (1990, p.15), limitar -se hoje questo do discurso do Partido-Estado, e da legitimidade/ilegitimidade deste enquanto enunciados do discurso revolucionrio. Para o autor, as questes relacionadas legitimidade e usurpao esto alm dos discursos revolucionrios e da realidade do socialismo, e representam uma das formas histricas mais solidamente instaladas. Desse modo, como esse funcionamento e como a representao da luta de classes podem ser identificadas na materialidade do discurso? Pcheux desenvolveu esta questo com os conceitos de formao ideolgica e formao discursiva.

3 Discurso, formao ideolgica e formao discursiva


Em Aparelhos Ideolgicos de Estado, Althusser (2010, p.85-88) prope duas teses para abordar a questo da ideologia. A primeira, j citada neste trabalho, a que diz que a ideologia uma representao da relao imaginria dos indivduos com suas condies reais de existncia; enquanto a segunda defende que a ideologia tem uma existncia material. Assim, ao mesmo tempo em que a ideologia funciona no diretamente nas relaes de produo existentes, mas na relao (imaginria) dos indivduos com as relaes de produo, ela existe sempre em um aparelho e em sua

428

prtica ou prticas, e esta existncia material. Tem-se no caso desta pesquisa, por exemplo, o discurso do sujeito de resistncia que emerge dos AIE poltico e de informao (como denominou o prprio Althusser (2010, p.68), ao tratar da imprensa, televiso, rdio etc.), representando a existncia material da ideologia; e os efeitos de sentido produzidos pelo discurso do sujeito de resistncia em sua relao com os modos de produo em Cuba, representando a relao imaginria dos indivduos com as condies de produo. No se pode deixar de lado ainda a questo do Aparelho (repressivo) do Estado, o qual, conforme o autor, apresenta uma grande diferena em relao ao conjunto dos AIE: o Aparelho repressivo do Estado funciona atravs da violncia ao passo que os Aparelhos Ideolgicos do Estado funcionam atravs da ideologia (ALTHUSSER, 2010, p.69). No corpus em anlise nesta pesquisa, trabalha-se, desse modo, com a ideologia que funciona dentro dos AIE citados acima, ao mesmo tempo em que se trava uma batalha com o Aparelho repressivo do Estado. Considerando-se, portanto, que os AIE constituiriam a cena da luta ideolgica de classes, como destaca Pcheux (2009, p.133), a materialidade concreta dessa luta ou sua instncia ideolgica existiria sob a forma de formaes ideolgicas. Essas formaes seriam as responsveis pela produo de sentido de uma palavra, expresso etc., j que estas no possuem sentido em si mesmas, mas so determinadas pelas posies ideolgicas que esto em jogo no processo scio histrico no qual as palavras, expresses e proposies so produzidas (isto , reproduzidas) (PCHEUX, 2009, p.146). Isto o que Pcheux denomina de o carter material do sentido. Este carter mascarado pela iluso da transparncia da linguagem, que cria um efeito de evidncia para o sujeito, fazendo-o crer que uma palavra ou enunciado queiram dizer o que realmente dizem. a ideologia que cria esta evidncia sob a qual todo mundo sabe o que um patro, um sindicalista, uma greve etc. e este funcionamento representa a dependncia constitutiva do que Pcheux (2009, p.146) denomin ou de o todo complexo das formaes ideolgicas. O autor explica esta dependncia, dizendo que
as palavras expresses, proposies etc., mudam de sentido segundo as posies sustentadas por aqueles que as empregam, o que quer

429

dizer que elas adquirem sentido em referncia a essas posies, isto , em referncia s formaes ideolgicas.

Pcheux e Fuchs (2010, p.163-164), ao tratarem da espcie discursiva como pertencendo ao gnero ideolgico, tambm concebem os processos discursivos como um dos aspectos da materialidade ideolgica. Desse modo, as formaes ideolgicas comportariam uma ou vrias formaes discursivas (FDs), as quais determinariam o que pode e deve ser dito a partir de uma posio dada dentro dos aparelhos ideolgicos, inscrita numa relao de classes. Partindo-se, portanto, das formaes ideolgicas, chega-se ao espao complexo e heterogneo das formaes discursivas, um conceito que se desenvolveu ao longo dos estudos da AD. Ao considerar a ideologia como aspecto essencial para a anlise dos discursos, Pcheux (2009, p.147) concebe a formao discursiva como o espao onde as palavras, expresses e proposies produzidas recebem seu sentido. Desse modo, a anlise do processo discursivo torna-se a anlise do sistema de relaes de substituio, parfrases, sinonmias etc. em uma certa formao discursiva. A FD, portanto, torna-se a matriz, o lugar de constituio do sentido (PCHEUX, 2009, p.148). neste ponto tambm que se compreende o funcionamento do sujeito no discurso. Foi tambm em Althusser (2010) que Pcheux buscou a afirmao de que a ideologia interpela o indivduo em sujeito e o constitui. Segundo o autor, no h qualquer prtica que no ocorra atravs e sobre uma ideologia; assim como s h ideologia pelo sujeito e para o sujeito. Ao mesmo tempo, os indivduos seriam assujeitados, aceitando livremente a submisso ideolgica. Pcheux (2009, p.147) explica que os indivduos so interpelados em sujeitos -falantes (sujeitos de seu discurso) pelas formaes discursivas que representam na linguagem as formaes ideolgicas que lhes so correspondentes. O sujeito no a origem do dizer, j que determinado pela FD na qual est inserido. Desse modo, processos como os de designao e determinao (os quais sero discutidos neste trabalho a partir das sequncias em anlise) podem ser observados sob a tica da formao discursiva, a qual opera sobre o sujeito e determina seu dizer.

430

No entanto, ao mesmo tempo em que se constitui pelo esquecimento daquilo que o determina (PCHEUX, 2009, p.150), o sujeito tem a iluso necessria de que a fonte do sentido, o que Pcheux (op. Cit., p.161-162) chamou de esquecimento n 1. J o esquecimento n2 faz o sujeito acreditar que tem o domnio daquilo que diz, sendo capaz de selecionar estrategicamente o que dizer no sistema de enunciados em relao de parfrase em uma FD especfica. Como explica Indursky (1997, p.33), esses dois tipos de esquecimento determinam a diferena entre base lingustica esquecimento n 1 e processo discursivo - esquecimento n 2. Segundo a autora, o exame da base lingustica torna-se, pois, uma etapa indispensvel, embora insuficiente, para identificar a FD que subjaz ao processo discursivo em anlise. Para atingir a FD, preciso relacionar esses dois nveis entre si. As sequncias discursivas (Sds) a seguir servem como exemplo de identificao da formao discursiva do sujeito do discurso, atravs de elementos provenientes da prpria materialidade lingustica. Observe-se:
Sd1: Com o toco do lpis da espera, escrevemos, em vrias pginas dessa agenda virtual, a necessidade de acabar com as restries para entrar e sair do pas, o anseio de nos associarmos livremente e de escolher o credo no qual os nossos filhos vo se formar ou a vontade de ganhar os salrios na mesma moeda com que se vende a maioria dos produtos (SNCHEZ, 2009, p. 131).

Sd2: Ao ver esses jovens iranianos utilizando toda a tecnologia para denunciar as injustias, percebo tudo o que poderamos fazer, ns que mantemos um blog na Ilha. A prova de fogo da nossa incipiente comunidade virtual ainda no chegou, mas talvez nos surpreenda amanh... com o agravante da pouca conectividade (SNCHEZ, 2009, p. 58).

As duas Sds representam a insero de Yoani Snchez em uma formao discursiva que poderia ser considerada de resistncia. Verifica-se a oposio FD governamental, a quem o sujeito atribui a responsabilidade por impor leis de proibio/controle de entrada e sada do pas, a proibio da livre associao, da escolha de credo e do uso de duas moedas. A discordncia entre as duas FDs identificada pelo uso de expresses como lpis da espera, necessidade de acabar, anseio, escolher, vontade. O desejo de transformao encontra-se com aquele da resistncia ao observar-se a Sd2, na qual Yoani afirma: percebo tudo o que poderamos

431

fazer, ns que mantemos um blog na Ilha. Tem-se, assim, atravs da observao dos elementos lingusticos (expresses utilizadas) e dos processos discursivos (relao da FD em questo com outras FDs, neste caso a governamental) a delimitao, mesmo que sempre instvel e heterognea, de uma formao discursiva. Entre os saberes que regulam a FD de resistncia, observa-se a concepo, no imaginrio do sujeito do discurso, de um governo injusto e autoritrio; o sujeito do discurso incita algum tipo de manifestao popular (assim como os jovens iranianos) e cria a imagem de uma luta mais difcil, mais sofrida (com o agravante da pouca conectividade). Inscrito em uma FD, o sujeito ocupa seu espao atravs da chamada formasujeito e ocupa posies, atravs do que Pcheux (2009) chamou de modalidades de identificao. A primeira modalidade a do bom sujeito, de acordo com Pcheux (2009, p.199). O sujeito da enunciao identifica-se com o sujeito universal, assujeitando-se livremente. Esta modalidade revela uma identificao plena do sujeito do discurso com a forma-sujeito da FD que o afeta (INDURSKY, 2007, p.80). Na segunda modalidade, o sujeito da enunciao vai contra o sujeito universal, ocorrendo um distanciamento, atravs de uma tomada de posio. H, assim, uma contraidentificao com alguns saberes da FD que afeta o sujeito. Este seria o discurso do mau sujeito (PCHEUX, 2009, p.199). A desidentificao surge com a terceira modalidade, quando h um deslocamento da forma-sujeito. Como explica Indursky (2007, p.82) o sujeito rompe com a FD em que estava inscrito e com a qual se identificava e passa a identificar-se com outra FD e com sua respectiva forma-sujeito. , portanto, pelas tomadas de posies que a FD pode ser reconhecida como heterognea assim como a forma-sujeito que a organiza tambm heterognea em relao a si mesma, abrigando a diferena e a ambiguidade (INDURSKY, 2007, p.83). Courtine (2009, p.99) refora a noo de heterogeneidade da FD, afirmando que a contradio constitutiva das FDs, o lugar onde os objetos e elementos do saber se formam. Desse modo, as fronteiras das FDs se deslocam constantemente em razo dos jogos da luta ideolgica, nas transformaes da conjuntura histrica de uma dada formao social. Para o autor, o domnio de saber de uma FD especfica

432

constri-se no interdiscurso desta FD, como articulao contraditria de FD e de formaes ideolgicas. O interdiscurso constitui-se, assim, como noo essencial Anlise do Discurso; Pcheux (2009, p.149) a concebeu para tratar do todo complexo com dominante das formaes discursivas. Assim como o sujeito sempre -j sujeito, por ser interpelado pela ideologia e carregar a iluso do livre assujeitamento, o discurso tambm sempre-j discurso, pois algo fala sempre antes, em outro lugar e independentemente. Este o espao do interdiscurso, determinado materialmente pelos efeitos de pr-construdo e do discurso transverso (ou articulao de enunciados). Courtine (2009, p.74-75) retoma os trabalhos de Paul Henry, que foi quem introduziu o termo pr-construdo e de Pcheux, para explicar o funcionamento do interdiscurso sob esses dois aspectos. Sobre o pr-construdo, ele retoma:

Esse termo [...] designa uma construo anterior, exterior, independente por oposio ao que construdo na enunciao. [...] Trata-se do efeito discursivo ligado ao encaixe sinttico: um elemento do interdiscurso nominaliza-se e inscreve-se no intradiscurso sob forma de pr-construdo, isto , como se esse elemento j se encontrasse ali. O pr-construdo remete assim s evidncias pelas quais o sujeito se v atribuir os objetos de seu discurso: o que cada um sabe e simultaneamente o que cada um pode ver em uma dada situao.

A enunciao de uma sequncia discursiva apropria-se, portanto, dos elementos do interdiscurso, como espao do pr-construdo, ao mesmo tempo em que o interdiscurso atravessa e conecta entre si esses elementos. O interdiscurso funciona, assim, como um discurso transverso, a partir do qual se realiza a articulao com o que o sujeito enunciador d coerncia ao fio do discurso (COURTINE, 2009, p.75). Em uma sequncia discursiva, desse modo, o interdiscurso aparece como um efeito do interdiscurso sobre si prprio. Para exemplificar este funcionamento, considere-se a sequncia a seguir:

433

Sd3: Ao observar os atuais destinatrios do anncio de quase cinquenta anos atrs, me pergunto quando a prosperidade deixar de ser vista como contrarrevolucionria (SNCHEZ, 2009, p.147) (grifo nosso).

As marcas do interdiscurso podem ser identificadas pelo uso das expresses prosperidade e contrarrevolucionria, j que so termos provenientes de outros espaos, outros discursos. Prosperidade poderia ser relacionada ao discurso capitalista, enquanto contrarrevolucionria faria parte do discurso

socialista/comunista. No fio do discurso, o pr-construdo aparece como se estivesse sempre ali, e nasce o efeito de evidncia produzido pelo sujeito do discurso. O funcionamento desta relao entre interdiscurso e intradiscurso, preciso destacar, acontece por meio da memria discursiva. Courtine (2009, p.105-106) explica que esta noo diz respeito existncia histrica do enunciado no interior de prticas discursivas regradas por aparelhos ideolgicos. Na material idade do discurso, a lembrana, a refutao, a repetio e o esquecimento aspectos da memria discursiva, ao constiturem saberes de uma FD prpria, j existem como enunciados no tempo longo da memria, enquanto as formulaes funcionam no tempo curto da atualidade de uma enunciao. esta relao, portanto, entre esses dois tempos que podem ser representados pelo interdiscurso e o intradiscurso que cria um efeito discursivo designado como efeito de memria. A memria discursiva funcionaria, como ilustra Mittmann (2008, p.120), como um estofamento que d suporte ao novo discurso, que o sustenta, acomoda e conforta, isto , conformiza. Ao mesmo, pelo surgimento de um acontecimento discursivo esse mesmo estofamento precisa remodelar-se, para melhor absorv-lo e acomod-lo. Esse processo, como se sabe, no se d de forma pacfica, mas pelo conflito. Schons (2006, p.76) observa ainda que, para Pcheux, a memria funciona como um elemento pr-discursivo e vinculado ao materialismo histrico, o que significaria dizer que para os analistas do discurso, ao analisar o funcionamento do discurso e seus efeitos de sentido, estando presente a tambm o efeito de memria, j se estaria estudando o poltico, representado na AD pela investigao das relaes desiguais no modo de produo das classes sociais, nas relaes de antagonismo entre as classes.

434

Retomando a Sd3 anteriormente apresentada, pode-se dizer que pela presena de expresses tidas como pr-construdos provenientes do interdiscurso prosperidade e contrarrevolucionria -, encaixadas no fio do discurso, surge o efeito de memria, que atualiza esses enunciados como formulaes na atualidade deste discurso. Prosperidade e contrarrevolucionria podem receber outras significaes, ao mesmo tempo em que podem reforar sentidos anteriormente constitudos, o que parece acontecer na SD em anlise. A prosperidade de que fala o sujeito do discurso parece fazer ressoar o sentido de prosperidade do discurso capitalista, representada pelo crescimento econmico; do mesmo modo, o sentido de contrarrevolucionria apenas reforado por seu retorno na atualidade, tentando demonstrar que para o discurso socialista, a prosperidade econmica dos moldes capitalistas vai contra seus ideais revolucionrios. O sujeito do discurso rene, em um mesmo enunciado, marcas de discursos de duas formaes discursivas que se opem, criando esta imagem que condena o estado cubano por no ser a favor da prosperidade, uma palavra carregada de sentido no mundo capitalista9.

Consideraes finais
A Anlise do Discurso trabalha com um corpus sempre em construo e toma o discurso como processo. Sendo assim, no seria possvel falar em concluso, assim como as anlises presentes nesta pesquisa no so consideradas exaustivas. O gesto de interpretao atravs do qual o analista do discurso desenvolve sua investigao permite inmeros olhares e ngulos sob um mesmo processo discursivo. Foi este gesto que permitiu o exame das crnicas da cubana Yoani Snchez publicadas no blog Generacin Y como parte de um discurso de resistncia, ao

Tambm possvel analisar esta SD atravs da noo de esteretipo j que ele cumpriria no discurso, segundo Orlandi (1995, p.129), o mesmo papel do pr-construdo, [...] dando ao sujeito a impresso de que s ali os sentidos retornam, protegendo-o assim do mesmo sentido e da sua intercambialidade com outro sujeito qualquer. Para Orlandi, o esteretipo o lugar onde o sujeito resiste [...]. uma forma de proteger sua identidade no senso comum, pois o esteretipo cria condies para que o sujeito no aparea, diluindo-se na universalidade indistinta (ORLANDI, 1995, p.129).

435

discordar das prticas e do discurso do governo socialista de Cuba, divulgadas em tom de denncia e desaprovao. O discurso cubano de resistncia na internet reveste-se do novo atravs de prticas que se permitem no ciberespao, ao mesmo tempo, seu carter revolucionrio carrega antigas lutas e incita as mesmas estratgias de conquista. As marcas do discurso, em sua relao com o sujeito e a histria, revelam que o novo pode se revestir do velho, assim como o mesmo se reveste do diferente, quando o sujeito inquieto contesta e resiste, e sendo um ser assujeitado, tambm aceita e se conforma. No prefcio da edio brasileira do livro Semntica e Discurso (2009), Eni Orlandi resume o que aprendeu com Pcheux e que, parece, representa bem a iluso de fechamento deste trabalho: Aprendi com ele um modo de pensar a linguagem que me permitiu compreender que a reflexo nunca fria: lugar de emoo, de debate, de opresso, mas tambm de resistncia.

Referncias bibliogrficas
ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideolgicos de Estado. So Paulo: Graal, 2010. COURTINE, J. Anlise do discurso poltico: o discurso comunista endereado aos cristos. So Carlos: EdUFSCar, 2009. _______. Metamorfoses do discurso poltico: Derivas da fala pblica. So Carlos: Claraluz, 2006. DE NARDI, F. S. Entre a lembrana e o esquecimento: os trabalhos da memria na relao com lngua e discurso. Organon, v. 23, p. 65-83, Porto Alegre, 2003. GADET, F; PCHEUX, M. A Lngua Inatingvel: o discurso na histria da Lingustica. Campinas: Pontes, 2004. INDURSKY, F. A fala dos quartis e outras vozes. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. _____. Da interpelao falha no ritual: a trajetria terica da noo de formao discursiva. In: BARONAS, R. L. (org) Anlise do Discurso: apontamentos para uma

436

histria da noo-conceito de formao discursiva. So Carlos: Pedro e Joo Editores, 2007. LEANDRO FERREIRA, M. C. Da ambiguidade ao equvoco: a resistncia da lngua nos limites da sintaxe e do discurso. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2000. ______. O carter singular da lngua na Anlise do Discurso. In: Organon, 35: 189-200, 2003. ______. A lngua da anlise de discurso: esse estranho objeto de desejo. In: INDURSKY, F.; LEANDRO FERREIRA, M. C. (org) Michel Pcheux e a anlise do discurso: uma relao de nunca acabar. So Carlos: Claraluz, 2005. MARX & ENGELS. A Ideologia Alem. So Paulo: Martin Claret, 2009. MITTMANN, S. Redes de ressignificaes no ciberespao. In: Discurso miditico: sentidos de memria e arquivo. So Carlos: Pedro & Joo Editores, 2008. ORLANDI, E. Exterioridade e ideologia. In: Caderno de Estudos Lingusticos, 30: 27-30, jan./jun. 1996. ______. Discurso e Texto: Formulao e Circulao dos Sentidos. 2 ed. Campinas: Pontes, 2005. ______. Lngua Brasileira e Outras Histrias: Discurso sobre a lngua e ensino no Brasil. Campinas: RG, 2009. PCHEUX, M. Delimitaes, Inverses, Deslocamentos. In: Cadernos de Estudos Lingusticos. 19: 7-24, 1990. ______. Papel da memria. In: ACHARD, P., et al. Papel da memria. Campinas: Pontes, 1999. ______. O discurso: estrutura ou acontecimento. 5 ed. Campinas: Pontes, 2008. ______. Semntica e Discurso. Campinas: Unicamp, 2009. ______. Anlise de Discurso. 2 ed. Campinas: Pontes, 2011. PCHEUX, M. & FUCHS, C. A propsito da anlise automtica do discurso: atualizao e perspectivas (1975). In: GADET & HAK (org) Por uma anlise automtica do discurso . Campinas: Unicamp, 2010. SNCHEZ, Y. De Cuba com carinho. So Paulo: Contexto, 2009.

437

_______. Entrevista concedida por Yoani Snchez ao jornalista francs e professor da Universidade de Sorbonne, Salim Lamrani. Disponvel em:

<http://agencianota.blogspot.com/2012/02/entrevista-com-yoani-sanchez-porsalim.html>. Acesso em: 15/02/2012 _______. Blogue. Disponvel em: < http://www.desdecuba.com/generaciony>. Acesso em: 19/02/2012 SCHONS, C. Adorveis revolucionrios: produo e circulao de prticas polticodiscursivas no Brasil da Primeira Repblica. Tese (Doutorado em Letras) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. SRIOT, P. Amnsia da lngua russa e a busca de identidade na Rssia. In: INDURSKY, F.; LEANDRO FERREIRA, M. C. (org) Os mltiplos territrios da Anlise do Discurso . Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1999. ZANDWAIS, A. Prticas polticas nacionalistas e funcionamento discursivo: totalitarismo, fascismo e nazismo. In: ROMO, L. M. S.; ZANDWAIS, A. (org) Leituras do Poltico. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. ZIZEK, S. O Espectro da ideologia. In: ZIZEK, S. (org) Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

Caroline FOPPA SALVAGNI, Profa, Ms. Universidade de Caxias do Sul (UCS) Programa de Lnguas Estrangeiras carolinetfoppa@gmail.com

Вам также может понравиться