Вы находитесь на странице: 1из 8

Anais do Seminrio de Estudos de Lazer Centro de Educao Profissional do Amap-CEPA Macap-AP - Dez 2005, P. 62-70.

FUNDAMENTOS DO PLANO SETORIAL DE LAZER DA SECRETARIA DE ESTADO DO DESPORTO E LAZER-AMAP (SEDEL) Ana Claudia Miranda Caxias Maria da Conceio da Rocha Alexandre Gomes Galindo Rui Sebastio da Cruz Moraes Secretaria de Estado do Desporto e do Lazer-Amap (SEDEL)

RESUMO Este artigo busca apresentar os elementos fundamentais, integrantes na construo do Plano Setorial de Lazer da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer do Amap (SEDEL). As exposies esto baseadas na premissa de que polticas pblicas necessitam possuir um conjunto formal, lgico e integrado de fatores que justifiquem investimentos em aes especficas, devendo os gestores pblicos evitarem gerir esta rea apenas atravs da realizao de aes desconexas e improvisadas. Palavras-Chave: Polticas Pblicas; Lazer; Amap O LAZER A palavra Lazer apareceu na lngua francesa no sculo XIII onde loisir tem sua raiz no latim licere, que significa ser lcito, ser permitido, poder-se fazer. Sendo assim a idia de lazer est centrada na ausncia ou afrouxamento de diferentes formas de restries ou de dependncia, ausncia de regras, obrigaes, de represso ou de censura, enfim ausncia de prises, concretas ou abstratas, de qualquer espcie. Conceituar o lazer no constitui tarefa simples, pois depende do ponto de vista de cada autor. Neste Plano adotamos a definio da Carta Internacional de Educao para o Lazer, onde:
Lazer se refere a uma rea especfica da experincia humana com seus prprios benefcios, incluindo liberdade de escolha, criatividade, satisfao, diverso e aumento de prazer e felicidade. Abrange formas amplas de expresso e de atividades cujos elementos so tanto de natureza fsica quanto intelectual`social, artstica ou espiritual. Lazer um meio privilegiado para o desenvolvimento pessoal, social e econmico; um aspecto importante de qualidade de vida. Lazer tambm um produto cultural e industrial que gera empregos, bens e servios. Fatores polticos, econmicos, sociais, culturais e ambientais podem ampliar ou dificultar o lazer. (Associao Mundial de Recreao e Lazer, 2002)

Anais do Seminrio de Estudos de Lazer Centro de Educao Profissional do Amap-CEPA Macap-AP - Dez 2005, P. 62-70.

MARCELLINO (1999, p.11) ressalta que o lazer constitui espao privilegiado para manifestao do ldico, na moderna sociedade urbano-industrial. E destaca que para vivncia do lazer so fundamentais os aspectos: Tempo e Atitude1,onde:
O

Lazer ligado ao aspecto tempo considera as atividades desenvolvidas no tempo liberado

do trabalho, das obrigaes familiares, sociais e religiosas. No entanto, no se encontra em oposio, mas em relao com o tempo das obrigaes.
O

Lazer considerado como atitude ser caracterizado pelo tipo de relao verificada entre o importante frisar que estes aspectos devem ser sempre considerados juntos, pois o

sujeito e a experincia vivida, basicamente a satisfao provocada pela atividade. direcionamento para uma das partes pode gerar equvocos como: se for considerado apenas o aspecto tempo, surgiro perguntas no sentido de saber que tempo seria este? Quais seriam suas caractersticas? Todo tempo poderia ser considerado como de lazer? Caso o lazer seja encarado apenas como atitude, como um estilo de vida, independente de um tempo determinado, permitir entender que todas as atividades, inclusive o trabalho, podem ser consideradas como lazer, todavia, o componente obrigao revela que isto no possvel. Facilmente se identifica a necessidade de considerarmos o lazer como possibilidade privilegiada para a vivncia de valores que apontam para perspectivas fomentadoras de atitudes geradoras de mudanas de ordem moral e cultural, to necessrias para a implantao de uma nova ordem social. Para a gerao e redefinio de valores, preciso que se estabelea o encontro do indivduo consigo mesmo, com o outro e com o mundo, e o lazer representa um canal permanente que nutre a sensibilidade e a possibilidade de inovao favorecendo estes encontros. O lazer atravs de seu extraordinrio poder de seduo uma prtica voluntria, que compreende diversas modalidades, as quais ao serem praticadas tm por finalidade a busca da plenitude da vida, almejada por meio do estmulo ao desenvolvimento humano individual e coletivo. As abordagens do lazer ocorrem principalmente em trs instncias, sendo: promoo da sade, ocupao do tempo livre2 e reduo das situaes de risco social. Quando na perspectiva da promoo da sade, na Carta Internacional de Educao para o Lazer, est referendado que:
O lazer promove a sade e o bem-estar geral oferecendo uma variedade de oportunidades que possibilitam aos indivduos e grupos escolherem atividades e experincias que se adeqem s suas prprias necessidades, interesses e preferncias. (Associao Mundial de Recreao e Lazer, 2002)

1Suplemento Lazer e turismo, Correio Popular, Campinas, 17/04/87, p.2. 2Ver ROLIM, Liz C. Educao e Lazer: a aprendizagem permanente. So Paulo: tica, 1989, p.52.

Anais do Seminrio de Estudos de Lazer Centro de Educao Profissional do Amap-CEPA Macap-AP - Dez 2005, P. 62-70.

O lazer, portanto, deve ser visto como recurso para melhoria da qualidade de vida, porque oportuniza o indivduo atingir um estado de bem-estar fsico, mental e social, atravs da identificao e realizao de aspiraes, satisfao de necessidades e interao positiva com o ambiente. Na abordagem do lazer quanto a ocupao do tempo livre, percebemos que muitas sociedades em todo o mundo so caracterizadas por uma vida cotidiana marcada pela insatisfao crescente, estresse, tdio, depresso falta de atividade fsica, falta de criatividade e alienao.Sendo que todas essas caractersticas podem ser amenizadas e/ou suprimidas pela participao em atividades de lazer. Ao abordar o lazer como fator que contribui para a diminuio das situaes de risco social, somos remetidos a pensar nas pessoas que vivem margem de toda e qualquer sociedade, os chamados marginais, que historicamente tem excludas de suas polticas pblicas de assistncia (quando estas existem!) a dimenso do lazer, o qual alis um direto humano bsico, como educao, trabalho e sade, assegurado na Constituio Federal e, ningum dever ser privado deste direito por discriminao de sexo, orientao sexual, idade, raa, religio, credo, sade, deficincia fsica ou situao econmica. Na articulao de uma cultura de lazer necessrio e imprescindvel que seus diversos contedos sejam fomentados, sendo na classificao de Marcellino3 (baseada em Joffree Dumazedier), nos Contedos de Interesses Artsticos; Contedos de Interesses Intelectuais; Contedos de Interesses Fsico-Esportivos; Contedos de Interesses Manuais; Contedos de Interesses Sociais e Contedos de Interesses Tursticos. Observamos que o lazer apresenta um leque de opes, sendo que em cada contedo existem inmeras possibilidades de vivncias, no entanto, grande parte das pessoas restringe suas atividades em um campo especfico de interesses, geralmente no por opo, e sim pelo no contato com os outros contedos. O mais indicado que cada pessoa vivencie os vrios grupos de interesse em suas mais diversas nuances, podendo deste modo explorar no tempo disponvel, o corpo, a imaginao, o raciocnio, a habilidade manual, o relacionamento social, o intercmbio cultural e a quebra da rotina, quando, onde, com quem e da maneira que quiser. Todavia, os pr-requisitos e as condies para vivncia da cultura do lazer no podem ser garantidos somente pelo indivduo. O desenvolvimento do lazer exige ao coordenada por parte de vrias instituies sociais como governos, organizaes no-governamentais e voluntrias, indstrias, instituies de ensino e mdia.
3Suplemento Lazer & Turismo, Correio Popular, Campinas 22/05/87, p.2.

Anais do Seminrio de Estudos de Lazer Centro de Educao Profissional do Amap-CEPA Macap-AP - Dez 2005, P. 62-70.

PRINCPIOS, DIRETRIZES E PROPSITOS DO PLANO SETORIAL DE LAZER DA SEDEL Em sua estrutura, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer do Amap (SEDEL), o desenvolvimento de aes voltadas para o fomento do lazer, encontra-se concentrado na Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), mais especificamente no Ncleo de Esporte de Participao e Aventura (NEPA). No sentido de nortear as diretrizes, linhas de aes e discusses a serem estabelecidas em relao s polticas pblicas de Lazer no estado do Amap, foram estabelecidos os seguintes princpios fundamentais:

Interdisciplinaridade: pelo envolvimento de diversas reas do saber: sociologia, filosofia, antropologia, economia, psicologia, entre outras; Pluralismo Setorial: pela participao de vrios setores: esportivo, recreativo, turstico, urbanstico, cultural, sade, etc; Flexibilidade Estratgica: pela exigncia de flexibilizao quando na elaborao e definio de variadas estratgias gerais e especializadas, em concordncia com os diferentes momentos de ao; Transparncia: todas as aes desenvolvidas, necessitam de transparncia em todos os seus estgios; Responsabilidade: os projetos e aes executados devem ser desenvolvidos com o mximo de profissionalismo e responsabilidade social; Igualdade: nas condies de acesso e participao nas atividades de lazer de todos os segmentos sociais; Liberdade: os participantes tero seu direito de ir e vir garantidos; Gratuidade: oferta de atividades de lazer sem gerao de nus financeiro para os participantes; Participao: autonomia, possibilitar a comunidade participao ativa em todo o processo de implantao do lazer; Humanizao: vivncia e sentido do prazer proporcionados pelo ldico, entendendo o homem como ser pleno dotado de complexidades, sendo ator e sujeito de toda ao; Autonomia: baseada na autogesto e autonomia nas aes, onde de acordo com as necessidades, o indivduo ou comunidade buscar a resoluo de seus problemas; Educao: na formao de cidados participantes da sociedade, e no fomento da educao para o lazer; Interao: pelo entendimento de que o Plano de Lazer deva ser um todo organizado, integrado e harmnico.

Com base nos princpios norteadores de elaborao deste Plano setorial de Lazer da SEDEL, foram estabelecidas as seguintes diretrizes:

Reconhecer e tratar o Lazer como direito social inalienvel, humano, universal e no discriminatrio, sendo imprescindvel o respeito diversidade; Estimular prticas corporais que contemplem espao e tempo de vivncias ldicas e de organizao cultural; Promover o desenvolvimento de atividades de lazer populao, priorizando os segmentos que se encontram em situao de vulnerabilidade social;

Anais do Seminrio de Estudos de Lazer Centro de Educao Profissional do Amap-CEPA Macap-AP - Dez 2005, P. 62-70.

Articular aes onde a participao de pblicos diferenciados seja garantida; Estabelecer mecanismos de participao popular no processo de elaborao, implementao e avaliao das aes voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento do lazer; Apresentar a possibilidade de formao continuada aos agentes de lazer; Ampliar a oferta de aes em projetos que promovam o acesso aos diversos enfoques e contedos do lazer; Promover a ocupao de espaos pblicos, privados, urbanos e rurais, mediante o desenvolvimento de atividades de lazer; Possibilitar intercmbio scio-cultural e integrativo entre diversas localidades participantes e envolvidas nas aes de lazer; Promover sensibilizao e mobilizao social nos espaos coletivos por meio de projetos e aes voltados para o lazer; Estabelecer parcerias intersetoriais com as reas de educao, turismo, sade, urbanismo, meio ambiente, cultura, entre outras, objetivando ampliar as possibilidades de uso dos espaos sociais por parte da populao; Possibilitar a produo e difuso do conhecimento e de eventos cientficos na rea do esporte recreativo e do lazer; Viabilizar a construo, reforma, ampliao e modernizao de instalaes e equipamentos de esporte recreativo e de lazer; Dotar com recursos humanos e materiais as unidades participantes das aes de lazer. Frente aos princpios e diretrizes, foram estabelecidos, em primeira camada os

seguintes propsitos macro: 12345Atender o maior nmero de pessoas. Ampliar o nmero de aes e projetos. Estabelecer parcerias com diversas instituies. Incluir a cada ano o maior nmero de projetos discriminados neste Plano. Promover maior visibilidade das aes desenvolvidas pela SEDEL.

PARADIGMAS ESTRATGICOS DO PLANO SETORIAL DE LAZER DA SEDEL As abordagens do lazer que nortearo as aes desenvolvidas pela SEDEL sero: promoo da sade; ocupao do tempo livre e contribuio para reduo das situaes de risco social (Figura 1)
ABORDAGENS

PROMOO DA SADE

REDUO DAS SITUAES DE RISCO SOCIAL

OCUPAO DO TEMPO LIVRE

Para o desenvolvimento das atividades, foram delineadas linhas de aes que Figura 1- Abordagens do Plano Setorial de Lazer da SEDEL propunham intervenes pautadas nos seguintes enfoques:

Anais do Seminrio de Estudos de Lazer Centro de Educao Profissional do Amap-CEPA Macap-AP - Dez 2005, P. 62-70.

1-Enfoque Festivo: ruas de lazer, festivais, colnias, oficinas, gincanas, feiras, dias (manhs) festivos, eventos culturais (shows), mostras 2-Enfoque Competitivo: jogos, campeonatos, torneios, thiatlons, duatlons, corridas 3-Enfoque de Promoo da Sade: caminhadas, , clnicas, vivncias, orientaes, aules (macroginstica).
ENFOQUES

FESTIVO

PROMOO DA SADE

COMPETITIVO

Figura 2- Enfoques do Plano Setorial de Lazer da SEDEL

Foram considerados como pblico alvo para a implementao das aes, as crianas, jovens, adultos, idosos, portadores de deficincias e portadores de necessidades especiais (Figura 3).
PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS CRIANAS E ADOLESCENTES

JOVENS

PBLICO ALVO

IDOSOS

ADULTOS

PORTADORES DE DEFICINCIAS

Para a execuo das aes e projetos propostos torna-se necessria a ocupao e envolvimento dos mais diversos espaos fsicos e entidades, como: logradouros pblicos (parques, praas, orlas, museus), centros sociais, de convivncia e didticos, escolas, associaes de bairro, ONG's, balnerios e clubes sociais (figura 4).
CENTROS DE CONVIVNCIA CLUBES SOCIAIS CENTROS DIDTICOS

Figura 3- Enfoques do Plano Setorial de Lazer da SEDEL

CENTROS SOCIAIS

LOCAIS DE ATUAO

BALNERIOS

LOGRADOUROS PBLICOS

ESCOLAS

ONG'S

ASSOCIAES DE BAIRROS

Figura 4- Espaos e entidades envolvidas pelo Plano Setorial de Lazer da SEDEL

No quadro a seguir, so apresentadas as propostas de intervenes efetivas na esfera do lazer pela SEDEL:
Quadro 1: propostas de intervenes na rea do Lazer pela SEDEL (Continua)

Anais do Seminrio de Estudos de Lazer Centro de Educao Profissional do Amap-CEPA Macap-AP - Dez 2005, P. 62-70.

PBLICO ALVO

ENFOQUES
Competitivo

AES
Jogos oficinas, visitas,festivais, gincanas Jogos

PROJETOS
Jogos da 3 Idade

PERODOS
Maio a Setembro Maro a Junho e Agosto a Nov.

PARCERIAS
Sec.de Mobilizao Social, Bombeiros Sec.de Mobilizao Social, FUNDECAP, SETUR, Biblioteca Pblica

Idosos Festivo Portadores de Deficincias

Idosos Felizes

Competitivo

Jogos Especiais

Abril a Setembro

Sec. de Mobilizao Social, SEED, Bombeiros FUNDECAP, Biblioteca Pblica, Associaes de Bairros Prefeituras, Associaes de Bairro, ONG'S

Festivo Jovens e Adultos Competitivo Festivo Festivo Competitivo Idosos, Portadores de Necessidades Especiais, Jovens e Adultos Jovens, Adultos, Idosos e Portadores de Necessidades Especiais Promoo da Sade

Ruas de lazer Jogos, torneios e campeonatos; eventos culturais Festivais, oficinas, gincanas, visitas Jogos Clnicas, palestras, aules, orientaes, caminhadas

Lazer nos Bairros

Maro a Dezembro

Jogos Comunitrios

Maro a Dezembro

Crianas e Adolescentes

Frias Legais Jogos da Infncia

Janeiro e Julho Outubro

SEED, FUNDECAP, SETUR, Biblioteca Pblica SEED, PMM Sec. de Mobilizao Social, Grupos Sociais, Ong's, Associaes de Bairros, Secretarias e Departamentos do Estado

Sade com Lazer

Maro a Dezembro

Promoo da Sade

Orientaes, aules

Caminhada Saudvel

Maro a Dezembro

Academias, SESA

Crianas, Adolescentes, Jovens e Adultos

Festivo

Eventos culturais ( apresentaes artsticas, stands), Aules Torneios, corridas

Curta as Frias

Julho

FUNDECAP, Academias, Rdios, SETUR, PMM, Federaes

Competitivo

Jovens, Adultos, Idosos e Portadores de Necessidades Especiais

Promoo da Sade

Orientaes, aules

Caminhada Saudvel

Maro a Dezembro

Academias, SESA

Crianas, Adolescentes, Jovens e Adultos

Festivo

Eventos culturais ( apresentaes artsticas, stands), Aules Torneios, corridas Eventos culturais, ambientais, esportivos e recreativos Jogos, Corridas, Caminhadas, Thiatlons, Duathons e Gincanas

Curta as Frias

Julho

FUNDECAP, Academias, Rdios, SETUR, PMM, Federaes

Competitivo

Crianas, Adolescentes, Jovens, Adultos, Idosos, Deficientes e PNEs, Crianas, Adolescentes, Jovens, Adultos, Idosos, Deficientes e PNEs,

Festivo

Viva a Praa

Maro a Junho Agosto a Dezembro

Biblioteca Pblica, FUNDECAP, SEMA e DETRAN

Festivo e de Promoo da Sade

Lazer Comemorativo

Maro a Dezembro

rgos Estaduais e Municipais, ONG'S, Associaes Grupos Sociais

CONCLUSO A implementao de polticas pblicas (neste caso de esporte e lazer) deve refletir o encadeamento lgico de uma proposta coerente com paradigmas calcados em princpios ticos, na busca de concretizar aes que proporcionem a contnua melhoria do bem-estar da populao.
Consequentemente torna-se necessrio e imprescindvel o envolvimento de todos os segmentos e setores da sociedade nos processos de elaborao, implementao, controle e avaliao destas polticas, para que, sempre que possvel se possa alinhar adequadamente as necessidades com propostas e aes.

Anais do Seminrio de Estudos de Lazer Centro de Educao Profissional do Amap-CEPA Macap-AP - Dez 2005, P. 62-70.

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer do Amap-SEDEL, ao propor a implantao de um Plano Setorial de Lazer para o Estado, inicia um esforo concreto no sentido de oferecer ao amapaense, atravs de sua estrutura, opes de melhor uso do espao e tempo social.

REFERENCIAL
AMAP. Constituio do Estado do Amap. Amap, 1991, 150 p. BRASIL. Ministrio do Esporte. Programa Esporte e Lazer da Cidade. Disponvel em: <http://www.esporte.gov.br> . Acesso em 14/03/2005. BRASIL. Ministrio do Esporte. 1 Conferncia Nacional do Esporte: Documento Final. Braslia: Ministrio do Esporte, 2005, 39 p. ________. Constituio da Repblica Federativa. Braslia, 1988, 164 p. CARTA INTERNACIONAL DE EDUCAO PARA O LAZER. Associao Mundial de Recreao e Lazer (World Leisure and Recreation Association) WLRA, data da publicao: 06/02/2002 Copyright 2003 - Sade em Movimento CAVALCANTI, Ktia Brando. Esporte para Todos: um discurso ideolgico. So Paulo: IBRASA, 1984. CAXIAS, Ana Claudia M. et al.(equipe de avaliao). II Seminrio de Avaliao SUSP, Direitos Humanos e Articulao Comunitria. Proposta Resultante. Macap-AP, 2000. CAXIAS, Ana Claudia M. & Vaz, Ktsia Rosana C. da C. Trocadilhos Ldicos. Monografia de Especializao em Pedagogia do Movimento Humano. Universidade do Estado do Par. Belm-PA, 2004. GOVERNO DO ESTADO DO AMAP. Departamento Estadual do Desporto e do Lazer. Carta de proposies aprovadas pela plenria final da 1 Conferncia Estadual do Esporte do Amap. Macap: arquivos do GAB-DDL/AP, 2004 b, 23 p. GUTIERREZ, Gustavo Luis. Lazer e Prazer: questes metodolgicas e alternativas polticas. Campinas: Autores Associados, Chancela CBCE, 2001. MAIA, Eny Marisa (coordenao da elaborao dos PCNEM). Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Mdio. Braslia, 1999. MARCELLINO, Nelson Carvalho (org.). Ldico, Educao e Educao Fsica. Iju RS: Ed. UNIJU (Coleo Educao Fsica), 1999. PAR. Prefeitura de Belm. Secretaria Municipal de Educao. Esporte e Lazer: Consolidando Direitos. Caderno de Textos do I Frum Municipal de Esporte e Lazer. Belm, s/d. PAR. Prefeitura de Belm. Secretaria Municipal de Educao. Esporte e Lazer: Consolidando Direitos. Caderno de Textos da I Conferncia Municipal de Educao. Belm, s/d. (p.14-18). ROLIM, Liz Cintra. Educao e Lazer: a aprendizagem permanente. So Paulo: tica, 1989.

Вам также может понравиться