Вы находитесь на странице: 1из 10

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas , para cada item:

o campo designado com o cdigo C , caso julgue o item CERTO ; ou o campo designado com o cdigo E , caso julgue o item ERRADO . A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas , nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica , a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse . Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 10 Com relao s idias do texto, julgue os itens a seguir. 1 As mudanas na escrita, provocadas pela linguagem ciberntica, esto desencadeando uma reviso das normas ortogrficas da lngua portuguesa. O papel dos pais e educadores o de reforar o estudo das normas gramaticais da lngua portuguesa sob pena de adulterao do idioma. A passagem Extrapolar isso ao grande pblico um assalto integridade do idioma ( R.31-32) expressa a principal tese defendida no texto.

Haja Kba p/ tanta 9idade


1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

Se o leitor j passou dos 30 ou no tem adolescentes na famlia, pode achar que h algo errado com o ttulo acima. Essa apenas uma forma enxuta e rpida de dizer: HAJA CABEA PARA TANTA NOVIDADE. E assim que boa parte dos internautas se comunica. Os populares servios de troca de mensagens instantneas, como ICQ e MSN Messenger, e os torpedos enviados por celulares trouxeram tona uma mudana na escrita. Os internautas tm pressa, por isso acharam uma maneira rpida, econmica e eficiente de se comunicar. bom os pais e educadores, que se descabelam com essas abreviaes da lngua portuguesa, irem se acostumando, pois a linguagem cifrada acaba de chegar televiso. Uma rede do sistema de tev a cabo estreou uma programao em que a legenda dos filmes escrita no idioma ciberntico. As produes so exibidas s teras-feiras noite e devem priorizar os filmes de ao e de aventura, que tm nos adolescentes seu pblico mais fiel. No que depender do pblico-alvo, a sesso ciberntica ser um sucesso. Gosto muito de filmes, e colocando minha linguagem fica mais tranqilo, diz o estudante Fernando Notlin, de 17 anos de idade, um dos quatro contratados pela empresa de traduo para adaptar os filmes ao idioma cifrado. Tivemos de encontrar um meio-termo pois tem grupos muito radicais e no d para entender nada do que eles falam, diz Marcelo Leite, diretor da empresa de traduo. Os idealizadores do programa esto preparados para as crticas. A mais contundente seria sobre o desuso da lngua portuguesa. Enquanto essa grafia cifrada for usada s em ambiente de internautas, tudo bem, mais uma modalidade grfica de gria. Extrapolar isso ao grande pblico um assalto integridade do idioma, diz o fillogo Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras. Para os lingistas, a escrita ciberntica mais uma forma de comunicao. Os jovens esto crescendo nessa linguagem funcional. Se eles usam um meio eletrnico porque querem ser rpidos. No vejo perigo, diz a professora Eni Orlandi, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas (UNICAMP).
Cludia Pinho. Isto, 16/3/2005, p. 56-7 (com adaptaes).

Com referncia ao emprego de palavras e expresses no texto, julgue os itens seguintes. 4 As expresses linguagem cifrada ( R.13), idioma ciberntico ( R.15-16), modalidade grfica de gria ( R.30-31) e linguagem funcional ( R.36) se equivalem no texto. O pronome isso ( R.31) um elemento de coeso no texto e refere-se exclusivamente expresso grafia cifrada ( R.29).

Considerando as relaes estabelecidas entre as estruturas usadas no texto, julgue os itens que se seguem. 6 A mesma regra de concordncia que permite dizer assim que boa parte dos internautas se comunica ( R.4-5) permite que se diga: assim que boa parte dos internautas se comunicam. Nas linhas 11 e 12, a presena das vrgulas indica que a frase que se descabelam com essas abreviaes da lngua portuguesa uma explicao porque apenas acrescenta uma informao a respeito da reao dos pais e educadores. O uso das crases em s teras-feiras noite ( R.16) justificase exclusivamente por se tratar de palavras femininas.

Em face da linguagem objeto do texto, julgue os itens subseqentes, acerca da linguagem em contexto de comunicao oficial. 9 O memorando, por se tratar de um documento de comunicao interna no mbito institucional, permite o uso de expresses da escrita cifrada, como vc em lugar de voc , por exemplo. Em um relatrio, a frase pois tem grupos muito radicais ( R.24-25) ficaria mais adequada s normas formais da lngua portuguesa se fosse redigida do seguinte modo: pois h grupos muito radicais .

10

U nB / C E S P E T R T / 16. a R egio

C A D E R N O A LU S IO A ZE V ED O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 10: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Julgue os itens a seguir, considerando a figura acima, que mostra parte de uma janela do W ord 2000 que contm um documento em edio. 14 Por meio do campo , pode-se alterar o

estilo de fonte de texto que estiver selecionado no documento em edio. 15 O boto utilizado para se inserir no documento em

edio smbolos no disponveis diretamente no teclado. 16 Clicar o boto equivalente a realizar o seguinte

procedimento: pressionar e manter pressionada a tecla

; teclar s; liberar a tecla .


Com relao janela do Outlook Express 6 (OE6) ilustrada acima, julgue os itens subseqentes, considerando que essa janela esteja em execuo em um computador PC, cujo sistema operacional o W indows XP Professional. 11 Caso se deseje responder ao seu remetente a mensagem de correio eletrnico selecionada da caixa de entrada do OE6, a resposta poder ser editada utilizando-se os recursos do OE6 que so disponibilizados ao se clicar o boto 12 . Com relao ao W indows XP, julgue os itens seguintes. 17 No W indows XP, para se alterar a resoluo da tela do monitor, necessrio que o CD de instalao do W indows esteja na unidade de CD do computador em que se deseja realizar essa operao. O W indows XP possui uma ferramenta denominada Lixeira, que, caso esteja configurada de forma apropriada, permite recuperar arquivos ou pastas que tenham sido excludos anteriormente de suas pastas originais.

18

Para se acessar recurso do OE6 que permita a edio e o posterior envio de mensagem de correio eletrnico ao contato associado ao cone , suficiente aplicar um clique duplo sobre o referido cone.

A figura acima mostra uma janela do Excel 2002, com uma planilha em processo de edio, contendo quatro nmeros. Com relao a essa janela e ao Excel 2002, julgue os itens subseqentes. 19 Com relao janela do Internet Explorer 6 (IE6) ilustrada acima, julgue o item que se segue, considerando que esta janela esteja em execuo em um computador PC. Caso se clique a clula B4, se digite =B2/B3 e, em seguida, se tecle 20

, aparecer, na clula

B4, o nmero 2.

Para que o nmero contido na clula C2 seja exibido com duas casas decimais, suficiente clicar essa clula, o que ativar o boto boto. , e, em seguida, clicar duas vezes esse

13

O boto permite que se defina a pgina mostrada na janela do IE6 como pgina inicial do IE6.

U nB / C E S P E T R T / 16. a R egio

C A D E R N O A LU S IO A ZE V ED O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 10: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regies mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordnia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa a segunda misso de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organizao das Naes Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo. Em todos os lugares, o brasileiro falou da importncia do avano do processo de paz na regio. Recebeu, alm do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para toc-lo ou apenas v-lo. S no palcio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.
O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptaes).

As figuras utilizadas nas seqncias lgicas I e II mostradas abaixo so obtidas a partir do sombreamento total ou parcial, do movimento e da justaposio de quadrados de lados x e y e de retngulos de lados x e y , conforme ilustrado a seguir.

Em cada seqncia lgica, para se descobrir a figura que deve ser colocada no lugar do ponto-de-interrogao, necessrio determinar a lgica de formao da seqncia, observando-se as suas linhas e(ou) colunas.

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando os mltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem. 21 De maneira geral, os esportes acompanharam o processo de globalizao econmica vivido no mundo contemporneo e passaram a se constituir tambm em importante negcio, que envolve volumosos recursos financeiros. 22 A regio visitada por Ronaldo, o Oriente Mdio, no mais tem qualquer importncia econmica mundial, mas marcada por permanentes conflitos de origem religiosa. 23 Embora tenham governantes, Palestina e Israel ainda no so Estados nacionais soberanos, razo pela qual lutam h tanto tempo. 24 A visita citada no texto teve a chancela da ONU, que o maior e mais importante organismo poltico multilateral existente no mundo. 25 Um problema de difcil soluo no Oriente Mdio a partilha da cidade de Jerusalm, considerada sagrada por judeus, muulmanos e cristos. 26 Depois de sofrer a invaso comandada pelos Estados Unidos da Amrica, o Iraque transformou-se em uma das mais pacficas reas do Oriente Mdio. 27 Conhecido como inveno dos ingleses, o futebol se disseminou pelo mundo afora e popularizou-se de tal forma que, nos dias de hoje, considerado uma extraordinria forma de congraamento entre os povos e, no raro, instrumento usado a favor da paz. 28 A inexpressiva recepo dada a Ronaldo no Oriente Mdio pode ser explicada pelo temor de atos terroristas, to comuns na regio. 30 A rea da figura que substitui o ponto-de-interrogao na seqncia lgica II igual a xy + x 2. Com base nas informaes acima, julgue os itens seguintes. 29 Na seqncia lgica I, a figura que substitui o ponto-deinterrogao a mostrada a seguir. seqncia II seqncia I

U nB / C E S P E T R T / 16. a R egio

C A D E R N O A LU S IO A ZE V ED O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 10: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Julgue os itens subseqentes. 31 igual a 5! o nmero de seqncias de caracteres distintos com 5 letras que podem ser formadas com as letras da palavra Internet . 32 Se os nmeros das matrculas dos empregados de uma fbrica tm 4 dgitos e o primeiro dgito no zero e se todos os nmeros de matrcula so nmeros mpares, ento h, no mximo, 450 nmeros de matrcula diferentes. A diretoria da associao dos servidores de uma pequena empresa deve ser formada por 5 empregados escolhidos entre os 10 de nvel mdio e os 15 de nvel superior. A respeito dessa restrio, julgue os itens seguintes. 33 H mais de 20 mil maneiras para se formar uma diretoria que tenha 2 empregados de nvel mdio e 3 empregados de nvel superior. 34 Se a diretoria fosse escolhida ao acaso, a probabilidade de serem escolhidos 3 empregados de nvel superior seria maior que a probabilidade de serem escolhidos 2 empregados de nvel mdio. Carlos e Joaquim ocupam cargos distintos em uma empresa, podendo ser tcnico em programao ou tcnico em administrao. Eles foram escolhidos para comprar vrios itens necessrios ao servio, incluindo computadores e mesas. Na tabela ao lado, h duas clulas marcadas com V (verdadeiro) no ponto de cruzamento da informao de uma linha com a informao da coluna, significando que Carlos foi o nico responsvel pela compra dos computadores e que o tcnico em programao foi o nico que comprou as mesas. Com base nas informaes apresentadas acima, julgue os seguintes itens. 35 Se Carlos tcnico em programao, ento Joaquim tcnico em administrao. 36 Se Joaquim comprou as mesas, ento Carlos tcnico em administrao. 37 Se Joaquim no comprou as mesas, ento os computadores foram comprados pelo tcnico em programao. 38 As informaes dadas no enunciado so suficientes para se garantir que o tcnico em administrao comprou os computadores. argumento I
P1 P2 Toda pessoa saudvel pratica esportes. P1 Alberto no uma pessoa saudvel. P2 concluso: Alberto no pratica esportes.

RA SC U N H O

argumento II
Toda pessoa saudvel pratica esportes. Alberto pratica esportes. concluso: Alberto saudvel.

Considerando os argumentos I e II acima, julgue os prximos itens. 39 O argumento I no vlido porque, mesmo que as premissas P1 e P2 sejam verdadeiras, isto no acarreta que a concluso seja verdadeira. 40 O argumento II vlido porque toda vez que as premissas P1 e P2 forem verdadeiras, ento a concluso tambm ser verdadeira.

U nB / C E S P E T R T / 16. a R egio

C A D E R N O A LU S IO A ZE V ED O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 10: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica relativa tica no servio pblico, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Em cada um dos prximos itens, apresentada uma situao hipottica acerca do comportamento profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

41

Sueli, servidora pblica, apresenta bom desempenho e tem boas relaes interpessoais no trabalho. Devido a seus vnculos de amizade no ambiente de trabalho, Sueli, algumas vezes, acoberta irregularidades, de diversas naturezas, praticadas por determinados colegas. Nessa situao, a conduta de Sueli antitica, pois privilegia aspectos pessoais em detrimento de aspectos profissionais e da tica no servio pblico. com cordialidade e presteza. Nessa situao, o o funcionamento do seu setor de trabalho, procura manter-se atualizada com relao s inovaes envolvidas em suas tarefas e est sempre bem-humorada, atendendo as pessoas 47 Vera, servidora pblica, exerce atividades de atendimento ao pblico em uma unidade do TRT. Vera conhece muito bem

42

Mariana, servidora pblica, tem entre suas atribuies a tarefa de prestar atendimento ao pblico. Muitas vezes, por estar assoberbada de trabalho interno, M ariana, embora fornea informaes corretas, tem m vontade e trata as pessoas sem cortesia no atendimento. Nessa situao, a conduta de Mariana considerada tica, pois ela oferece informaes fidedignas e sua descortesia justificada pela sobrecarga de trabalho. As organizaes que tm orientao para a qualidade 48 comportamento profissional apresentado por Vera de alta qualidade. Daniel, tcnico judicirio do TRT, responsvel pela realizao de contatos ascendentes e descendentes, internos e externos do tribunal. Para cumprir bem suas atribuies, Daniel pode fazer uso de vrios canais de comunicao. Nessa situao, a seleo do canal a ser utilizado por Daniel independe do tipo de mensagem a ser transmitida, mas tem de considerar as caractersticas do receptor e a disponibilidade do canal. 49 Marcos, tcnico judicirio, trabalha no atendimento em um ambulatrio do TRT. De modo geral, a clientela atendida por

buscam, freqentemente, planejar seus trabalhos por meio da utilizao de equipes de trabalho. Essa estratgia gerencial, se bem conduzida, d mais confiana aos colaboradores e possibilita melhores resultados para a organizao. Tendo o texto acima por referncia inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito do trabalho em equipe. 43 O nvel potencial de desempenho de uma equipe pouco depende dos recursos individuais de seus membros. O bom nvel de desempenho da equipe depende mais do recurso global constitudo pelo grupo. 44 As equipes de trabalho precisam ter um lder formal. Essa liderana tem os propsitos de organizar melhor o desenvolvimento do trabalho, conduzir a equipe para o alcance das metas e intermediar a comunicao com os superiores. 45 Para ser eficaz, uma equipe de trabalho deve ter os papis de seus membros preestabelecidos, por meio de definio clara e objetiva de atribuies de competncias, que restrinja o campo de atuao individual de seus membros. 46 O relacionamento interpessoal um dos aspectos mais importantes que contribuem para a eficcia do trabalho em equipe. Esse tipo de trabalho exige que seus membros tenham do outro. empatia, postura profissional participativa, Nessa situao, a conduta de Karen, na sua comunicao com o pblico, bastante eficiente. capacidade de comunicao e respeito individualidade informaes acerca da tramitao de processos no tribunal. Karen muito atenciosa e criteriosa e se excede ao dar os esclarecimentos solicitados; ela explica vrias vezes o mesmo assunto para que o cliente possa entender bem a sua resposta. 50 apresenta-se impaciente com a rotina estabelecida para a execuo desse trabalho. Nessa situao, para Marcos prestar um bom atendimento, no basta a sua habilidade de boa comunicabilidade, boa apresentao pessoal e cortesia; ele deve ter atitude de discrio e conduta de tolerncia com a clientela. Karen, tcnica judiciria, trabalha no setor de telefonia do TRT e tem entre suas atribuies a atividade de prestao de Marcos tem urgncia do servio e, na maioria das vezes,

U nB / C E S P E T R T / 16. a R egio

C A D E R N O A LU S IO A ZE V ED O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 10: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Acerca das normas inerentes tutela do trabalho, julgue os itens a seguir. 51 O empregador, qualquer que seja a modalidade da prestao de servio do empregado, totalmente responsvel pelo pagamento do perodo de afastamento e gozo de licenamaternidade, inexistindo previso de ressarcimento. O irmo do interessado, portando procurao, poder receber a Carteira de Trabalho e Previdncia Social no rgo responsvel pela sua expedio. O trabalho em dia destinado ao repouso, podendo ser em domingo ou feriado, no compensado, deve ser pago em dobro. Caso exista compensao, caracterizada pela concesso de folga em qualquer outro dia, nada deve o empregador ao empregado quanto ao trabalho prestado em tais dias especiais. Considere que um empregado foi contratado no dia 12/12/2003, quando tinha 16 anos e dois meses de idade. Quando estava iniciando o perodo concessivo para as frias, dia 10/1/2004, o citado empregado, comprovando estar passando por dificuldades, e, ainda, comprovando estar estudando, exigiu do empregador a concesso imediata de suas frias. Nessa situao, considerando ser o empregado estudante com menos de 18 anos de idade, o empregador estar obrigado a acatar o requerimento, pois as frias do empregado menor devem ocorrer no ms de janeiro de cada ano, ms este coincidente com as frias escolares. Em face da legislao e jurisprudncia protetivas quanto ao trabalho da mulher, julgue os itens subseqentes. 59 A mulher tem direito licena gestante, com durao de 120 dias, sendo 28 dias antes e 92 dias aps o parto. 60 Em obedincia Constituio Federal e legislao ordinria, as empresas que tm em seus quadros mais de 100 empregados so obrigadas a contratar, no 20 mulheres. 61 Se uma empregada de uma instituio bancria engravidar-se e for dispensada, tomando cincia do aviso prvio aps 20 dias da concepo, ainda que o empregador desconhea o seu estado gravdico, est obrigado a respeitar a estabilidade prevista em relao gestante, pagando a indenizao inerente ao perodo. 62 Caso uma empregada d luz uma criana no dia 20/6/2005, sua estabilidade prevalecer at o dia 20/11/2005. Aps tal data, o empregador poder dispens-la, sem pagar qualquer indenizao decorrente de estabilidade. 63 As mulheres no podem prestar servios em contato com agentes insalubres ou perigosos, em decorrncia de sua situao especial entre as categorias de empregados, conforme prev tratamento diferenciado na Consolidao das Leis do Trabalho. Julgue os prximos itens, acerca do horrio de trabalho, descanso do trabalhador e do adicional noturno. 64 Embora a hora noturna do empregado urbano seja limitada ao horrio das 22 h s 5 h, caso um empregado preste servios das 19 h s 7 h, receber como horas diurnas aquelas prestadas entre 19 h e 21 h 59 min e como horas noturnas aquelas trabalhadas das 22 h s 7 h. 65 Considere que uma empregada trabalha em uma empresa, cumprindo jornada regular de 44 horas semanais. Caso ela tenha interesse em cumprir apenas 22 horas semanais com conseqente diminuio salarial, ainda que no exista instrumento coletivo de trabalho permitindo tal ajuste, pode o empregador acatar o requerimento da empregada, sem que se sujeite a nenhuma penalidade. 66 Caso um empregado falte ao servio de forma injustificada em uma quarta-feira, alm de sofrer o desconto relativo falta, perder tambm o direito ao recebimento do repouso semanal remunerado. 67 Embora o empregado domstico tenha direito ao repouso semanal remunerado, no faz jus s folgas decorrentes de feriados. mnimo,

52

53

54

Quanto ao direito coletivo do trabalho, julgue os itens a seguir. 55 Caso o sindicato representante da categoria profissional firme instrumento coletivo de trabalho com o sindicato representante da categoria econmica no dia 31/6/2005, as condies nele previstas podero ter vigncia at o dia 31/6/2007. Se o sindicato que representa a categoria econmica firma acordo de banco de horas com uma empresa, esta empresa poder ser dispensada do pagamento do adicional de horas extras, caso seus empregados ultrapassem a jornada de oito horas dirias, prestando servios at dez horas em um dia, se houver a compensao das horas excedentes dentro do prazo de at um ano. Considere que uma empregada foi contratada por uma empresa no dia 22/3/2002. No dia 2/4/2005, a empregada recebeu aviso prvio, que deveria ser cumprido com a reduo de duas horas dirias. N o dia 10/4/2005, foram abertas inscries para as chapas que disputariam as eleies para cargos de diretoria do sindicato. A empregada em questo inscreveu-se no mesmo dia para um dos cargos de diretoria. Nessa situao, o empregador no pode dispensar a empregada porque sua estabilidade deve ser considerada desde a inscrio na chapa e o perodo de aviso prvio computado no contrato de trabalho para todos os efeitos legais. Considere que um empregado inscreveu-se para integrar uma das chapas do sindicato da categoria no dia 19/4/2005, s 14 h 30 min. Nessa situao, a fim de ser reconhecida sua estabilidade desde a inscrio, o sindicato deveria comunicar, por escrito, empresa, tal candidatura, no prazo de 24 horas. Caso contrrio, o empregador poderia dispensar o empregado no dia 20/4/2005, sem justa causa, pois no seria garantida a ele a estabilidade.

56

57

58

U nB / C E S P E T R T / 16. a R egio

C A D E R N O A LU S IO A ZE V ED O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 10: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Com relao ao processo do trabalho e suas peculiaridades, julgue os itens a seguir. 68 O direito processual civil comum pertine, sem restrio, ao direito processual do trabalho, porque muitas questes processuais no so previstas na Consolidao das Leis do Trabalho. No caso de conciliao homologada pelo juiz do trabalho, no cabe, para as partes diretamente envolvidas no litgio, nenhum tipo de recurso. Para as partes que integram os plos ativo e passivo da demanda, possvel anular um acordo somente mediante ao rescisria. A incompetncia em razo do lugar pode e deve ser pronunciada de ofcio pelo juiz. Um empregado residente em Vitria ES, embora tenha trabalhado para uma empresa durante todo o perodo do vnculo empregatcio na cidade do Rio de Janeiro RJ, deve reclamar direitos devidos pelo empregador em questo em uma vara de Vitria, pois, em decorrncia do princpio da proteo ao hipossuficiente, a reclamao deve ser ajuizada no local de residncia do empregado, ainda que tenha trabalhado ou sido contratado em outro local.

Julgue os itens seguintes, acerca das provas no processo do trabalho. 79 Considere que um reclamante faz chegar aos autos declarao de um colega afirmando que presenciou o chefe de ambos dirigindo-se ao autor com expresses de baixo calo. Por meio dessa declarao, busca o reclamante a resciso indireta do contrato de trabalho. Nessa situao, totalmente vlida como prova tal declarao, independentemente da presena de seu autor em audincia para depor e confirmar o teor da mesma. Considere que um reclamante pretende provar que trabalhou em jornada elastecida, com o fim de receber horas-extras com adicional de 50%. A empresa para a qual prestou servios tem seis empregados. Nessa situao, e buscando comprovar sua afirmativa, correto requerer o autor da ao a inverso do nus da prova, ao fundamento de que cabe ao empregador apresentar controles de freqncia, pois obrigado pela legislao a ter tais documentos.

69

70 71

80

Considerando as audincias que acontecem nas Varas de Justia do Trabalho, julgue os seguintes itens. 72 O interstcio entre a data do recebimento da notificao pelo reclamado e a data da audincia deve ser de, no mnimo, 5 dias. As audincias na Justia do Trabalho devem ser unas, cabendo o seu fracionamento somente no caso de fora maior, plenamente justificada pelo juiz. Caso no se verifique a unicidade da audincia, tampouco a justificativa inerente modalidade da justa causa, resta configurada a nulidade do processo.

73

Aps o preenchimento de todas as formalidades exigidas por lei, Joo tomou posse em um cargo pblico federal efetivo que no abrangido pelas hipteses de acumulao previstas na Constituio Federal. U m ms aps a sua entrada em efetivo exerccio, a administrao recebeu denncia de que Joo ainda mantinha contrato de trabalho com uma empresa pblica instituda por estado-membro da Federao. Considerando a situao hipottica acima e os dispositivos da Lei n. 8.112/1990 Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio vigentes, julgue os itens seguintes. 81 Para que Joo seja considerado investido no cargo pblico, haver de ter cumprido, entre outras, as seguintes exigncias legais: aprovao em concurso pblico de provas ou provas e ttulos, nomeao pela autoridade administrativa competente, assinatura do termo de posse e incio do efetivo desempenho das atribuies do cargo. Se for verdadeiro o fato denunciado, correta a hiptese de que Joo tenha efetuado declarao falsa, uma vez que a lei exige expressamente que o servidor, no ato da posse, apresente declarao quanto ao no-exerccio de outro cargo, emprego ou funo pblica. De acordo com a lei, a autoridade administrativa competente dever notificar Joo, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar sua defesa no prazo improrrogvel de dez dias, contados da cincia, sob pena de ser invalidada a sua nomeao. Apesar de a Lei n. 8.112/1990 ser aplicvel aos servidores da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais, ela prev expressamente que a vedao de acumular cargos, empregos e funes estende-se aos empregados das empresas pblicas estaduais. Se devidamente caracterizada a acumulao ilegal e provada a m-f de Joo, aplicar-se- a ele a pena de demisso, hiptese em que a empresa pblica estadual com a qual Joo mantm relao de emprego dever ser comunicada.

No referente aos procedimentos e recursos existentes no processo do trabalho, julgue os itens subseqentes. 74 Em uma ao na qual se busque o reconhecimento da responsabilidade subsidiria da Unio em caso de terceirizao, deve o empregado incluir no plo passivo da demanda o devedor principal, requerendo a subsidiariedade da Unio. Consistindo o pedido em valor equivalente a 3 salrios mnimos, a ao estar sujeita ao procedimento sumarssimo. No procedimento sumarssimo, cada parte poder apresentar at duas testemunhas. O inqurito para apurao de falta grave deve ser ajuizado pelo empregador, buscando provar a justa causa de seu empregado estvel. Em tal procedimento, cada uma das partes envolvidas pode apresentar at seis testemunhas. No provada a justa causa, pode caber a reintegrao do empregado. No processo de execuo so devidas custas, sempre de responsabilidade do executado e pagas ao final. A legislao determina que os tribunais regionais procedam uniformizao de seu entendimento quanto a assuntos em que existam julgamentos distintos das turmas que o compem, quanto mesma matria. As smulas dos tribunais regionais provenientes da uniformizao ensejam a admissibilidade do recurso de revista quando contrariar smula da jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho. 83

82

75 76

77 78

84

85

U nB / C E S P E T R T / 16. a R egio

C A D E R N O A LU S IO A ZE V ED O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 10: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Considerando as normas vigentes da Constituio Federal relativas organizao e competncia da justia do trabalho, julgue os itens a seguir. 86 Um quinto dos ministros integrantes do Tribunal Superior do Trabalho (TST) deve ser escolhido entre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e entre membros do Ministrio Pblico do Trabalho (MPT) com mais de dez anos de efetivo exerccio, atendidos outros requisitos estabelecidos na Constituio Federal. Por disposio expressa da Constituio Federal, so rgos integrantes da justia do trabalho apenas o TST e os tribunais regionais do trabalho. A Constituio Federal determina que haver pelo menos um tribunal regional do trabalho em cada estado e no Distrito Federal. Cada tribunal ser composto de, no mnimo, sete juzes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio e nomeados pelo presidente da Repblica. Entre as competncias constitucionais da justia do trabalho, inclui-se a de processar e julgar os mandados de segurana, habeas corpus e habeas data , quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio. A Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho funcionar junto ao TST, cabendolhe, entre outras funes, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e a promoo na carreira.

A respeito das disposies vigentes na Lei n. 8.112/1990, julgue os itens a seguir. 96 O prazo de validade de concurso pblico deve ser objeto da norma editalcia, que regulamentar o certame, e ser de at um ano, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. 97 O servidor vinculado ao regime da lei mencionada, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hiptese em que houver compatibilidade de horrio e local com o exerccio de um deles, declarada pelas autoridades mximas dos rgos ou entidades envolvidos. 98 vedado ao servidor pblico, seja ocupante de cargo efetivo ou de cargo em comisso, atuar como procurador ou intermedirio em reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau e de cnjuge ou companheiro. 99 O servidor pblico que, por ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, causar prejuzo ao errio ou a terceiros fica obrigado a reparar o dano, obrigao esta que se estende solidariamente ao cnjuge e aos herdeiros do servidor, em caso de falecimento deste. 100 A pena de demisso, aplicvel somente ao servidor ocupante de cargo de provimento efetivo com mais de dois anos de exerccio, ser aplicada nos seguintes casos, entre outros: crime contra a administrao pblica, corrupo, aplicao irregular de dinheiros pblicos e insubordinao grave em servio. Sem embargo de diversidade de modelos concretos, o princpio da diviso dos poderes, no Estado de Direito, tem sido sempre concebido como instrumento da recproca limitao deles em favor das liberdades clssicas: da constituir em trao marcante de todas as suas formulaes positivas os pesos e contrapesos adotados. A fiscalizao legislativa da ao administrativa do Poder Executivo um dos contrapesos da Constituio Federal separao e independncia dos Poderes: cuida-se, porm, de interferncia que s a Constituio da Repblica pode legitimar.
Supremo Tribunal Federal. Ao Direta de Inconstitucionalidade n. 3.046-SP. Dirio de Justia de 28/5/2004, relator: Ministro Seplveda Pertence.

87

88

89

90

Em janeiro de 2005, auditores do M inistrio do Trabalho e Emprego (M TE) constataram, em uma fazenda localizada no interior de determinado estado-membro da Federao, o descumprimento pelo empregador de diversos dispositivos da legislao trabalhista, inclusive com trabalhadores expostos a condies de trabalho degradantes. Os auditores lavraram auto de infrao, com aplicao de multas em decorrncia do descumprimento de normas de proteo a relaes de trabalho. Um dos trabalhadores ingressou com ao contra o empregador pleiteando indenizao por danos morais e patrimoniais, em razo das condies de trabalho a que foi exposto. Considerando a situao hipottica acima e os dispositivos da Constituio Federal vigentes, julgue os itens seguintes. 91 A competncia para processar e julgar eventuais aes propo stas pela U nio, relativas s penalidades administrativas aplicadas pelos auditores do M TE, da justia do trabalho. No compete justia do trabalho processar e julgar a ao por danos morais e patrimoniais proposta pelo empregado contra o empregador mencionada no texto. da competncia da justia do trabalho processar e julgar eventual mandado de segurana proposto pelo empregador, por meio do qual questione a legalidade das multas que lhe foram aplicadas pelos auditores do MTE. da justia do trabalho a competncia para processar e julgar habeas corpus preventivo cujo paciente seja o empregador, visto que a Constituio Federal a ela atribui expressamente a competncia para processar e julgar as aes atinentes aos crimes que envolvam empregados e empregadores. No caso de no haver na comarca vara da justia do trabalho nem a comarca estar abrangida por sua jurisdio, eventuais aes trabalhistas dos empregados contra o empregador podero ser processadas e julgadas por um juiz de direito investido por lei da jurisdio trabalhista, cabendo recurso para o respectivo tribunal regional do trabalho.

92

93

94

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir. 101 A fiscalizao legislativa da ao administrativa do Poder Executivo mencionada no texto uma das atribuies conferidas pela Constituio Federal ao Congresso Nacional, ao qual compete exercer a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas.

95

U nB / C E S P E T R T / 16. a R egio

C A D E R N O A LU S IO A ZE V ED O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 10: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

102 Tem sido considerada pela doutrina como uma visvel interferncia no princpio da separao dos Poderes, de que trata o texto, a competncia atribuda pela Constituio Federal ao presidente da Repblica para, em caso de relevncia e urgncia, editar medida provisria sobre matria j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente apenas de sano ou veto presidencial. 103 Uma exceo constitucional ao princpio da separao dos Poderes referido no texto diz respeito atribuio conferida ao presidente da Repblica para decidir sobre a composio do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justia (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST ), mediante escolha e nomeao dos ministros, aps aprovao dos nomes por maioria simples pelo Senado Federal. 104 O princpio da separao dos Poderes de que trata o texto no absoluto, pois a Constituio Federal atribui competncia ao Senado Federal para processar e julgar o presidente da Repblica, nos crimes comuns e de responsabilidade, definidos em lei especial, desde que devidamente autorizado por dois teros da Cmara dos Deputados. 105 A Constituio Federal estabelece que as mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal podero encaminhar pedidos escritos de informaes a ministros de Estado, sendo que a recusa ou o no-atendimento, no prazo de trinta dias, bem como a prestao de informaes falsas importam em crime de responsabilidade, cuja competncia para processar e julgar foi atribuda ao STF. 106 O STF poder, de ofcio ou por provocao, mediante deciso de dois teros dos seus membros, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, aprovar smula que, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, na forma estabelecida em lei. Relativamente s normas da Constituio Federal atinentes aos direitos e garantias fundamentais, ao Poder Judicirio e ordem social vigentes, julgue os itens seguintes. 107 Os tratados e convenes internacionais que forem aprovados pelo Congresso Nacional em sesso conjunta, em dois turnos, por sessenta por cento dos votos dos seus membros, entram para o ordenamento jurdico brasileiro como equivalentes s emendas constitucionais. 108 Diferentemente do que acontece com todos os ministros do STF, a Constituio Federal no exige que os ministros do STJ e do TST sejam brasileiros natos. 109 Nenhum benefcio ou servio da seguridade social pode ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio, sendo que qualquer norma atinente ao sistema de contribuio para a seguridade social somente pode entrar em vigor aps decorridos noventa dias da data da publicao da respectiva lei. 110 Constitui um dos objetivos da seguridade social o carter democrtico e descentralizado da sua administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

Em determinado arquivo corrente optou-se pelo mtodo bsico alfabtico. Ocorre que, no arquivamento, duas pessoas tm sobrenome igual, Joo Villa-Lobos e Otvio Villa-Lobos. Havia tambm trs pessoas com sobrenome Santos, Jos dos Santos, J. Santos e Jonas dos Santos. No mesmo arquivo, existiam mais duas pessoas: uma chamava-se Marcelo da Cmara e a outra Juvenal de Almeida. Apareciam tambm situaes de pessoas cujo sobrenome exprimiam graus de parentesco, como Antnio Almeida Neto e Pedro Carvalho Filho. Havia dois autores espanhis, Francisco Carbalhal y Oviedo e Pacco Baos Molinero, e dois autores orientais, Li Yutang e Yoshi Matsue. Observando as regras do mtodo de arquivamento alfabtico e a situao hipottica apresentada, julgue os itens que se seguem. 111 Os autores espanhis devero ser arquivados do seguinte modo: Molinero, Pacco Baos e Oviedo, Francisco Carbalhal. 112 Entre as pessoas com sobrenomes iguais, prevalece a ordem alfabtica do prenome. Assim, na hiptese apresentada, o correto seria arquivar Lobos, Joo Villa antes de Lobos, Otvio Villa. 113 No arquivo, primeiro vir Juvenal de Almeida e depois Marcelo da Cmara, pois os artigos e preposies como o de e o da no so considerados no momento de classificar o artigo pelo mtodo alfabtico. 114 No que concerne classificao dos orientais, Li Yutang vem antes de Yoshi Matsue. 115 Nos locais em que aparecem trs pessoas com sobrenome Santos, a classificao ser na seguinte ordem: primeiro Santos, J., pois a inicial abreviada ter preferncia s demais, independentemente de qual seja o nome abreviado; em segundo, Santos, Jonas dos; e o terceiro ser Santos, Jos dos. 116 Na situao descrita, deve-se classificar Filho, Pedro Carvalho antes de Neto, Antnio Almeida. Quanto arquivologia, julgue os itens subseqentes. 117 Datas-limites correspondem ao elemento de identificao cronolgica de uma unidade de arquivamento, em que so indicadas as datas de incio e trmino do perodo abrangido. 118 Iconogrficos so documentos em suporte flmico resultantes da microrreproduo de imagens, com dimenses e rotaes variveis, contendo registros de imagens no estticas. 119 Repertrio o instrumento de pesquisa no qual so descritos, pormenorizadamente, documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, e que pode ser elaborado segundo critrio temtico, cronolgico, onomstico ou geogrfico. 120 Tabela de equivalncia corresponde a um instrumento de destinao, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes ou intermedirios, sendo depois recolhidos aos arquivos permanentes.

U nB / C E S P E T R T / 16. a R egio

C A D E R N O A LU S IO A ZE V ED O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 10: Tcnico Judicirio rea: Administrativa

Вам также может понравиться