Вы находитесь на странице: 1из 4

Conjunto de Prticas

1. Descreva um exemplo de funcionamento de um sistema computacional e seus componentes considerando como sistema computacional um celular e como processamento o envio de mensagens de texto (SMS). Utilize o tpico 3.3 como modelo. Soluo: Passo 1 Ligar o celular. Ao ligar o celular, o sistema operacional embarcado carregado na memria interna ou no carto de memria do celular (memria secundria) passando assim a gerenciar os recursos do aparelho. Passo 2 Abrir o Editor de Mensagens de Texto (SMS). O Editor de Mensagens de Texto um software de aplicao embarcado que ao ser aberto tambm passa a ser armazenado na memria do celular, permitindo assim, por exemplo, escrever uma mensagem de texto atravs do teclado ou toque na tela (dispositivos de entrada). J a sada de dados realizada atravs da tela do celular. A comunicao entre dispositivos de entrada e dispositivos de sada realizada pelo sistema operacional do celular. Passo 3 Processar a mensagem. O processamento da mensagem realizado atravs das funes de formatao do editor de mensagens dentre as quais podemos destacar: tamanho de texto, estilos de textos, alinhamento, etc. Esse processamento realizado pela unidade de processamento do celular. Passo 4 Enviar a mensagem de texto (SMS). Aps o processamento do texto basta inserir o nmero de destino atravs do teclado e utilizar a opo enviar. O sistema operacional executar a ao enviando a mensagem de texto atravs do dispositivo de sada (antena). 2. Descreva mais 2 outros exemplos de funcionamento de um sistema computacional e seus componentes. Procure ser original e criativo. 1 Exemplo: Realizao de uma operao matemtica qualquer em uma calculadora cientfica. Soluo:

Em primeiro lugar digitamos os valores, neste caso se d a entrada de dados atravs das teclas da calculadora. Em seguida, ocorre o processamento destes dados quando solicitamos algum tipo de clculo que realizado por meio de funes pr-definidas pela unidade de processamento da calculadora .A terceira etapa que a recuperao dos dados se d quando visualizamos na tela da calculadora (dispositivo de sada) os valores obtidos.

2 Exemplo: Impresso de um texto Soluo: Passo 1 - Ligar o computador. Ao ligar o computador o sistema operacional carregado na memria principal passando assim a gerenciar os recursos do PC. Passo 2 - Abrir o editor de texto. Ao abrir o editor de texto ele tambm passa a ser carregado na memria RAM podendo assim ser utilizado. Passo 3 - Digitar o texto. Quando digitamos um texto no Word, ocorre a entrada de dados via teclado (dispositivo de entrada) e posterior armazenamento destes dados na memria RAM. Passo 4 - Imprimir o texto. O processamento da impresso realizado pela unidade de processamento (CPU) que aps concludo exibido pelo dispositivo de sada (impressora). 3. Assista o vdeo sobre a histria dos computadores e responda a questo: Como voc imagina o futuro dos sistemas computacionais? Vdeo disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=F3qWg1JBPZg Soluo: Ao longo do tempo os sistemas computacionais tm se tornado cada vez menores e com capacidade de processamento cada vez maiores e ao meu ver seguir essa tendncia de miniaturizao e, num futuro prximo, com a viabilizao do processador quntico, quem sabe, tornar a tecnologia cada vez mais invisvel a nossos olhos.

4. O Google sites um exemplo de software de servio. Utilize esse software para criar uma pgina Web com seu currculo. Siga o tutorial disponvel no link: http://www.youtube.com/watch?v=B4WmVeBxGqM Soluo: https://sites.google.com/site/meucvbcc/valdecir-soarespimenta/curriculum-vitae 5. Responda: O que computao ubqua? Soluo: O conceito de computao est relacionado mobilidade e computao pervasiva, direcionando assim um novo modo de interagir coma as novas tecnologias existentes conectando os usurios aos diversos meios existentes com uma rede da banda larga. Cada dispositivo na computao ubqua pode atender melhor a determinadas tarefas e estes vo se integrando automaticamente ocorrendo assim uma descentralizao das tarefas a serem executadas, ao contrrio do que ocorre em um PC. Existe a necessidade de haver redes de comunicaes com padro aberto para que a conectividade atinja um grau mais avanado permitindo o acesso sem fronteiras aos dispositivos mveis que necessitem acessar informaes atravs de seus aplicativos. 6. Procure na Internet exemplos de sistemas computacionais que so utilizados nas seguintes reas do conhecimento: Base Experimental das Cincias Naturais, Bases Epistemolgicas da Cincia Moderna, Bases Matemticas, Estrutura da Matria e Origem da Vida e Diversidade dos Seres Vivos. necessrio pelo menos um exemplo de cada rea. Soluo: Base Experimental das Cincias Naturais utiliza o software LazBactrias; Bases Epistemolgicas da Cincia Moderna pode utilizar o programa Remoto; Bases Matemticas utiliza o Scilab para fazer clculos e funes; Estrutura da Matria pode utilizar o programa JMOL para simular estruturas moleculares e Origem da Vida e Diversidade dos Seres Vivos pode utilizar o programa Remoto.

7. Classifique os sistemas encontrados no exerccio 6 em uma das 6 subreas de software estudas na seo 4 deste captulo. Soluo: O programa LazBactrias est relacionado a computao cientfica; o programa Remoto est relacionado a computao cientfica. O JMOL est relacionado a subrea desenvolvimento de sistemas e o Scilab est relacionado a computao cientfica.

Вам также может понравиться