Вы находитесь на странице: 1из 2

COMUNICAO SOCIAL!

FACULDADE SUL-AMERICANA

Antropologia
http://incinerrante.com/antropologia/

Comunicao Social 30 horas-aula Segundo perodo

Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro


marcelo@incinerrante.com

Ementa
Antropologia: conceito e importncia. Cultura: conceito e implicaes. Cultura e sociedade: tipos de sociedade e formas culturais. Cultura, lngua e linguagem. Processos de transio. A questo tecnolgica. A indstria cultural.

Objetivos
A disciplina de Antropologia busca apresentar a perspectiva antropolgica e sua abordagem da vida social e cultural da humanidade, com os seguintes objetivos:
1.

Definir os principais conceitos da antropologia: cultura; identidade, diversidade, etnocentrismo e relativismo cultural. Para isso, sero apresentadas as crticas da antropologia ao determinismo biolgico (e ao determinismo geogrfico), no intuito de problematizar feixes de questes como territorialidade, etnia, raa, religiosidade, gnero e sexualidade, entre outros. Propor formas de relao entre antropologia e comunicao, estabelecendo, em torno das noes de interdisciplinaridade e interculturalidade, o programa de uma antropologia da comunicao. Analisar e compreender os discursos e prticas em torno dos meios de comunicao de uma perspectiva multicultural.

2.

3.

Contedo programtico
Unidade 1 Introduo antropologia 1.1) A antropologia no quadro dos saberes 1.1.1) Diferenas entre cincias naturais e cincias sociais 1.1.2) A experincia antropolgica: estranhamento e familiarizao 1.2) Conceitos fundamentais da teoria antropolgica contempornea 1.2.1) A cultura como organizao simblica da experincia e da ao humanas 1.2.2) O ser humano como produtor da cultura e como produto da cultura 1.2.3) Sociedade, sociabilidade, socialidade 1.2.4) A poltica da diferena cultural: etnocentrismo, relativismo, multiculturalismo
PGINA 1 DE 2! ! PLANO DE ENSINO DE ANTROPOLOGIA

COMUNICAO SOCIAL!

FACULDADE SUL-AMERICANA

Unidade 2 Questes de antropologia e comunicao 2.1) Os estudos da comunicao numa perspectiva multicultural 2.1.1) Estudos culturais, comunicao e antropologia 2.1.2) Identidade cultural na globalizao 2.1.3) Indstria cultural, comunicao eletrnica e redes: algumas questes

Metodologia
As 30 horas-aula da disciplina sero (ou podero ser) dedicadas a:
aulas expositivas e dialgicas baseadas em textos selecionados da bibliografia, com

exibio de imagens e discusso em sala;


seminrios de apresentao de textos por parte de estudantes; atividades extra-classe, tais como mostras de filme, palestras e outros eventos.

Sero (ou podero ser) utilizados os recursos: lousa, computador, projetor multimdia.

Critrios para aprovao


1.

A frequncia mnima de 75% da carga horria, o que corresponde a 22 horas-aula. Qualquer estudante que faltar a mais de 25% das aulas, ou 8 horas-aula, est automaticamente reprovado/a. A mdia mnima para aprovao de 6,0 pontos. Isso significa que a soma das notas de N1 e N2 deve ser maior ou igual a 12,0.

2.

Bibliografia bsica
Livros: CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Volume 1. So Paulo: Paz e Terra, 2002. DA MATTA, Roberto. Relativizando: uma introduo antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1991. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

Bibliografia complementar
ADORNO, Theodor. Indstria Cultural e Sociedade. So Paulo: Paz e Terra, 2009. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstncia da alma selvagem. So Paulo: Cosac Naify, 2002. WAGNER, Roy. A inveno da cultura. So Paulo: Cosac Naify, 2010. Peridicos diversos disponveis em: http://www.scielo.br/.
PGINA 2 DE 2! ! PLANO DE ENSINO DE ANTROPOLOGIA

Вам также может понравиться