Вы находитесь на странице: 1из 17

DIALTICA DA PLENITUDE E DA DECADNCIA EXPRESSA NAS PERSPECTIVAS SIMBLICA E ALEGRICA DO HIPERTEXTO

Cludio Clcio Vidal Eufrausino1 cleciopegasus@yahoo.com.br

Resumo: O objetivo deste artigo abrir um dilogo entre as perspectivas de Marcuschi e Walter Benjamin, tendo em vista situar a noo de hipertexto na fronteira entre Filosofia e Lingustica. Abstract: The purpose on this article is to promote a dialogue between Marcuschis and Walter Benjamins theoretical perspectives in order to analyze the hypertext phenomenon as situated in a frontier between Philosophy and Linguistics. Rsum : L'objectif de cet article est ouvrir un dialogue entre les perspectives de Marcuschi et de Walter Benjamin, en vue de placer la notion de hypertexte dans la frontire entre Philosophie et Linguistique.

Introduo Dentre as caractersticas que Marcuschi identifica no fenmeno do hipertexto, duas so contraditrias entre si. Mas a contradio no implica a impossibilidade de convivncia. Contrariamente, na tentativa de dialogar que estas caractersticas revelam o carter hipertextual. A primeira diz respeito a uma nova forma de lidar com a imagem do conhecimento em profundidade. No texto linear, a imagem associada ao termo profundidade implica a dedicao a um determinado encadeamento de sentidos, deixando-se a sombra do silncio cair sobre as conexes alternativas. Como aponta Marcuschi, a profundidade ganha uma imagem diversa, no hipertexto:
Ao permitir vrios nveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de mltiplos graus de profundidade simultaneamente, j que no tem sequncia nem topicidade definida, mas liga textos no necessariamente correlacionados (1999, p. 21).

Mestre em Comunicao pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Escolhido como um dos integrantes da publicao Diretorio de Jovens Produtores de Midia sobre Prevenao ao HIV/AIDS, desenvolvida pela Unesco. Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

O segundo elemento caracterstico do hipertexto a volatilidade. Independentemente da imagem que a palavra profundidade assume (quer seja no texto linear ou no hipertexto), o adjetivo voltil a ela se contrape, visto estar relacionado precarizao ou quebra dos encadeamentos de sentidos. O enfraquecimento das cadeias de sentido, no hipertexto, reflete-se, de acordo com Marcuschi, na efemeridade das escolhas e conexes estabelecidas por seus leitores. Esta caracterstica sugere ser o hipertexto um fenmeno essencialmente virtual, decorrendo da boa parte de suas demais propriedades (1999, p. 22). A fragmentaridade, como a descreve Marcuschi: Consiste na constante ligao de pores em geral breves com sempre possveis retornos ou fugas (1999, p. 22). Mesmo estando relacionada possibilidade de retornos, a brevidade das conexes faz da fragmentaridade uma noo subsidiria do carter voltil do hipertexto. Como se ver, adiante, volatilidade e fragmentaridade no devem ser entendidos como, necessariamente, pejorativas. Adaptando-se as noes desenvolvidas por Xavier (2010, p.3), em sua anlise da interao nos ambientes virtuais, podemos dizer que o carter voltil e fragmentar do hipertexto est relacionado ao imediatismo. Porm, reflete tambm um crescente grau de tolerncia ao diferente e de automia da aprendizagem:
Condenar a inovao, inclusive, lingstica tem sido considerada uma atitude politicamente incorreta, pois aceitar a diversidade e valorizar a pluralidade de ser, pensar e se expressar tem sido a tnica das sociedades que se dizem democrticas em meio atmosfera ps-moderna que permeia o Sculo XXI (XAVIER, 2010, p. 3).

A acessibilidade ilimitada , por outro lado, uma faceta hipertextual que favorece o partido da profundidade. Ela descrita por Marcuschi da seguinte maneira: O hipertexto acessa todo tipo de fonte, sejam elas dicionrios, enciclopdias, museus, obras cientficas, literrias, arquitetnicas, etc. e, em princpio, no experimenta limites, quanto s ligaes que permite estabelecer (1999, p. 22). Porm, tal acessibilidade ilimitada pode funcionar como um convite a escolhas muitas vezes inconsequentes subvertendo a profundidade e dando flego volatilidade hipertextual. preciso ressaltar que no se pretende fazer um elogio da profundidade em detrimento da volatilidade, e vice-versa. Como dir Marcuschi, a elevao exponencial do potencial de aprofundamento pode ter seu lado danoso, tornando o hipertexto apto a sobrecarregar o leitor e, consequentemente, gerando o stress cognitivo (1999, p. 21).
Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

O convite a escolhas inconsequentes, associado ao carter voltil do hipertexto, no necessariamente algo ruim. A chamada inconsequncia tambm necessria para a construo do conhecimento conjurar sua rica, pesada e imediata plenitude (FOUCAULT, 1972, p. 63) e suspeitar do tesouro enigmtico das coisas anteriores ao discurso ou, em outras palavras, dos conhecimentos prvios, que tanto podem contribuir para se alcanar consensos slidos e extensos (GOMES, 2003, p. 320; p. 324), na comunidade cientfica, quanto para cristalizar relaes de dominao e opresso, negando uma motivao do saber cientfico que no pode ser perdida de vista: a contribuio para a emancipao do ser humano, objetivo prioritrio, conforme Adorno e Horkheimer (In BENJAMIN ET AL, 1975, pp. 125-162). Nas palavras de Walter Benjamin (In MURICY, 1998, p. 26), faz parte da investigao cientfica no somente consolidar o conhecimento, mas tambm desestabiliz-lo. Neste sentido, a volatilidade do hipertexto pode ser comparada ao trabalho de salteadores no caminho, que irrompem armados e roubam ao passante a sua convico. Permitir-se ser roubado nas convices implica, no ponto de vista benjaminiano, ter em mente que no h conhecimento despido do desejo de manuteno de um determinado esquema de relaes materiais e espirituais de produo (ALTHUSSER, 1980). De acordo com Marcuschi, o hipertexto tem um aspecto topogrfico, caracterizado por sua resistncia hierarquia e ao tpico e por sua configurao em rede. Trata-se de um espao de escritura e de leitura que no tem limites definidos para se desenvolver (1999, p. 22). Porm, conforme a tendncia profundidade ou volatilidade este carter topogrfico rivaliza com o tpico e a hierarquia. Um primeiro objetivo deste artigo foi trabalhar a ideia de que o hipertexto fruto do conflito no resolvido entre profundidade e volatilidade. O prximo passo investigar motivaes filosficas relacionadas a este conflito. A hiptese a ser trabalhada a de que o hipertexto est relacionado tenso entre a idia de ser e a de representao, relacionadas ao conflito entre as noes de smbolo e alegoria. Para investigar esta hiptese, seremos auxiliados pelas reflexes de Walter Benjamin (1986). 1. A noo de smbolo Marcuschi (1999, p. 21) considera que o hipertexto perturba nossa noo linear de texto rompendo a estrutura linear e as expectativas a ele associadas a exemplo da ordem de leitura. Porm, o hipertexto tambm traz outra sorte de expectativas.

Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

A linearidade traz como compromissos a ser assumidos pelos sentidos textuais: ser um conhecimento que assume a posio de origem ou de fim num determinado e limitado encadeamento de causas e conseqncias. Este tipo de enquadramento do sentido corresponde ao ideal da mthesis (FOUCAULT, 1999) derivado do projeto iluminista de controle da natureza pelos seres humanos. Podemos relacionar a mthesis com a imagem usada por Walter Benjamin (1996) para descrever o modelo de relao do homem moderno com a natureza. O autor dir que os pr-modernos se relacionam com a natureza como feiticeiros, dotando-a de mistrio, imprevisibilidade e encarando os seres como pertencentes a um todo cosmolgico. Por outro lado, os modernos posicionam-se perante a natureza como um cirurgio, dissecando-a em partes sistemtica e funcionalmente relacionveis. Na arena hipertextual de expectativas, os sentidos do texto se tornariam plataformas de mltiplas entradas e mltiplas formas de prosseguir (MARCUSCHI, 1999, p. 21). Se na estrutura textual linear, o sentido um conjunto de coordenadas de direcionamento, no hipertexto seria um horizonte de redirecionamentos. Estas mltiplas entradas (inputs) e sadas (outputs) so reforadas pela convergncia entre texto, imagem e som:
Esse incremento na velocidade de conexo de dados pode mudar a realidade dos fatos semiticos e cognitivos permitindo uma real convergncia de formas de expresso: texto + imagem + som mesclados passaro a gozar do mesmo peso sgnico na percepo e na construo de sentido pelo hiperleitor (Xavier, 2010, p. 7).

Ocorre que este ponto de vista no est fechado. Ao continuar a descrio das expectativas suscitadas pelo hipertexto, Marcuschi afirma: H maior liberdade de navegao pelas informaes como se estivssemos imersos num continuum de discursos espalhados por imensas redes digitais (1999, p. 21). Percebe-se que o argumento de Marcuschi sobre o hipertexto oscila entre a imagem deste como plataforma de redirecionamento (mltiplas entradas e sadas) e como plataforma de direcionamento (continuum). Comprova esta oscilao a combinao gerada na frase: continuum de discursos espalhados. Nela, Marcuschi expe uma fratura que, longe de ser vista como contradio a ser descartada, deve ser encarada como contradio estruturante da identidade hipertextual. O carter hipertextual deriva de um conflito mal resolvido entre duas formas de conceber a relao entre natureza e representao. Refiro-me s noes de smbolo e alegoria. Walter Benjamin (1986) chama ateno para o cuidado que se deve ter ao estudar o smbolo e a alegoria, visto ter sido esta ltima vtima de forte estigmatizao. Os valores
Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

correspondentes noo de smbolo alcanaram hegemonia. Mas o hipertexto est a para retomar o embate entre as perspectivas simblica e alegrica, mostrando que smbolo e alegoria so palavras que no esto restritas ao universo das artes, estando ligadas aos diversos movimentos de construo de sentido. A ideia de smbolo, de acordo com Benjamin, aparece desvirtuada no senso comum, mas isso no foi impedimento para que o ponto de vista simblico se tornasse preponderante na cultura ocidental. O autor utiliza a expresso acepo vulgar (1986, p. 17) para designar a postura imperativa que classifica o smbolo como nexo inseparvel entre forma e contedo. Este sentido atribudo ao smbolo, e no qual se baseiam o significado conferido verdade e validade nos campos da tica, da cincia e das artes, remete ao desejo de conferir natureza, por meio da representao, a apoteose da existncia ou, em outros termos, a perfeio (p. 18). O ideal simblico corresponde ao esforo, tanto por parte da filosofia cartesiana quanto da empirista, de circunscrever a identidade da verdade: uma coisa o que e nada mais alm disso, cabendo ambigidade e contradio, nesta perspectiva, o papel de resduo ou lixo do entendimento. Benjamin observa, porm, que esta perseguio da identidade inequvoca entre o objeto e sua representao, a despeito da aura cientfica que lhe conferida, deriva de um paradoxo de fundo teolgico. Trata-se de uma tentativa de emprestar natureza, instvel e mutante, o carter eterno e imutvel das realidades metafsicas. Em se tomando Plato como referncia, seria o impulso de forjar nexos inviolveis entre o Mundo das Idias (das essncias) e o mundo dos sentidos (das aparncias). Benjamin (1986, p. 21) retoma o dilogo dos pensadores Creuzer e Winckelman, para os quais, no smbolo, que une milagrosamente a beleza da forma e a plenitude do ser:
a essncia no tende exuberncia, mas obedecendo natureza, adapta-se a sua forma, a penetra e anima. A contradio entre o infinito e o finito se dissolve, porque o primeiro, autolimitando-se, se humaniza. Dessa purificao do imagtico, por um lado, e da renncia livre e espontnea ao incomensurvel, por outro, nasce o fruto mais belo de tudo o que simblico.

2. A noo de alegoria O caminho alegrico vai numa direo contrria interioridade sem contradies do smbolo. Ela se realiza na virada de um extremo para o outro (1986, p. 18). Enquanto o smbolo, regido pela mthesis, centraliza e ordena os sentidos, a alegoria excntrica e dialtica.
Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

Caracteriza-se pela interpenetrao de linguagens imagticas (p. 27), em que a relao entre o referente e o referencial no se d de forma direta, como no smbolo. O sentido, nas alegorias, se d por meio de uma srie de redirecionamentos. Benjamin (p. 28) cita um exemplo do mecanismo alegrico na obra Ars herldica de Bckler (1688):
Das folhas. Folhas so raramente encontradas nos brases/ mas onde se encontram/ conduzem interpretao da verdade/ porque so muito parecidas com a lngua e o corao.

Perceba-se que a alegoria se comporta como se abrigasse um espetculo teatral. Para que um sentido possa ser alegoricamente relacionado a outro, preciso que ele contracene com outros sentidos. E, dependendo dos atores em cena, uma mesma coisa pode representar tanto uma virtude como um vcio, ou seja, em ltima instncia, qualquer coisa (1986, p. 28). Benjamin (p. 29) compara a alegoria ao que se chama rbus (do latim: por meio de coisas), um tipo de jogo em que se representam sons silbicos por meio de pictogramas.

H+

= Hear, or Here

Fonte da imagem: wikipedia, a enciclopdia livre

Uma caracterstica do rbus romper com a codificao rigorosa da escrita, colocando em relao dialtica os aspectos convencional e expressivo. Um exemplo pode ser detectado na msica Clice, de autoria de Chico Buarque e Gilberto Gil. Esta msica faz um jogo sonoro entre um elemento de conveno: a palavra clice, em sua forma escrita, e um elemento expressivo: um coral que, ao fundo, pronuncia, durante toda a cano, o imperativo Cale-se!. Esta aproximao faz com que tanto a palavra clice quanto a expresso Cale-se! ganhem aspecto alegrico, interpenetrando seus significados, a fim de promover uma reflexo sobre como esto relacionados omisso e sacrifcio; religiosidade e (in)conformismo.
Pai, afasta de mim esse clice Pai, afasta de mim esse clice Pai, afasta de mim esse clice De vinho tinto de sangue

Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

Como beber dessa bebida amarga Tragar a dor, engolir a labuta Mesmo calada a boca, resta o peito Silncio na cidade no se escuta De que me vale ser filho da santa Melhor seria ser filho da outra Outra realidade menos morta Tanta mentira, tanta fora bruta (...)

Walter Benjamin j destacava como um dos elementos da alegoria o intercmbio de signos e significaes. Segundo ele, a alegoria no uma brincadeira tcnica com imagens, mas uma forma de expresso, assim como a fala e a escrita (1986, p. 19). O que caracteriza a forma de expresso alegrica que nela a escrita tende imagem. Diante do avano das formas de expresso multimiditicas, em particular na Internet, possvel ampliar a definio benjaminiana, caracterizando a forma de expresso alegrica como aquela em que um signo tende a outro. Entenda-se, nesta perspectiva, o signo como a mediao indispensvel e contnua entre o que chamamos de mundo interior e o mundo exterior (PLAZA, 2000, p. 19). O signo constitui a si mesmo num complexo de relaes tridicas [tese, anttese e sntese], relaes estas que tendem a um poder de autogerao, [caracterizando]2 o processo sgnico como continuidade e devir (PLAZA, 2000, p. 17). Pode-se chamar de semiose este processo, em que, por meio da interao de signos, formam-se sistemas hbridos da cultura (DALESSIO, 2004). O processo semitico deve ser considerado em duplo sentido de anlise, de um lado a semiose tomada nas articulaes sintticas dos signos, e, de outro, a anlise do prprio processo de semiose, onde se registra o amplo processo de dilogo cultural (DALESSIO, 2004). A alegoria proporciona uma verso sem cortes dos complexos dialticos em que os signos se inserem, tornando sem importncia a interioridade sem contradies (BENJAMIN, 1986, p. 18) perseguida pelo smbolo. A fisionomia alegrica da Natureza-Histria, representada no palco pelo drama barroco, est realmente presente como runa (p. 31). Uma das caractersticas atribudas por Marcuschi (1999, p. 22) ao hipertexto, deixada a cu aberto pela alegoria: a multisemiose. Este trao caracteriza-se pela possibilidade de interconectar simultaneamente a linguagem verbal com a no-verbal (musical, cinematogrfica, visual e gestual), de forma integrativa (...). O aspecto multisemitico da alegoria, contrariando o rigor dos significados codificados ou convencionais e abrindo-os interferncia expressiva de outros signos, faz da alegoria uma forma
2

Os acrscimos entre colchetes so meus. Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

de expresso que manipula a liberdade de combinao das unidades lingsticas. A respeito desta liberdade diz Jakobson (In Machado, 2001, p. 95):
Existe pois, na combinao de unidades lingsticas, uma escala ascendente de liberdade. Na combinao de traos distintivos em fonemas, a liberdade individual do que fala nula; o cdigo j estabeleceu todas as possibilidades que podem ser utilizadas na lngua em questo. (...) na combinao de frases em enunciados, cessa a ao das regras coercitivas da sintaxe e a liberdade de qualquer indivduo para criar novos contextos cresce substancialmente, embora no se deva subestimar o nmero de enunciados estereotipados.

Como destaca Irene Machado (p. 96), Jakobson, ao analisar as funes da linguagem, identificou a funo potica no somente restrita poesia formal, mas tambm presente no discurso quotidiano como a que permite o maior grau de liberdade, no que se refere quebra dos limites ou transgresso de fronteiras (BENJAMIN, 1986, p. 31) do cdigo. A alegoria, ao promover tramas multisemiticas, trabalha a oscilao entre graus ascendentes e descendentes da escala de liberdade do cdigo lingstico. Paradoxalmente, traz luz, em seu formato enigmtico (BENJAMIN, 1986) tanto utopias, ao vencer os limites da realidade estabelecida corporificados pelo rigor do cdigo quanto distopias, por ter sempre a rigidez dos sentidos codificados no seu encalce. As alegorias so verses revisitadas do sonho de caro. Carl Horst (In BENJAMIN, 1986, p. 31) fala a respeito da tendncia alegrica de desvio e violentao das leis artsticas. Podemos adaptar a citao de Horst, ampliando esta ao da alegoria na direo dos cdigos da linguagem, em geral.
Na medida em que a sede de poder penetra friamente nos mais variados tipos de manifestaes humanas... a sensibilidade e a compreenso artsticas sero desviadas e violentadas. o que faz a alegoria na rea das artes plsticas. Por isso, sua intromisso ali poderia ser qualificada de grave perturbao da paz e da ordem das leis artsticas. E mesmo assim, ela nunca esteve ausente do seu reino, e os maiores artistas plsticos dedicaram-lhe grandes obras.

Criticada por pensadores como Goethe, Schiller e Schopenhauer, a alegoria foi encarada como fundo escuro, contra o qual se destacaria, luminoso, o mundo do smbolo (In BENJAMIN, 1986, p. 18). Mas como aponta Benjamin (p. 22), um pensador chamado Grres, citado, por ironia, na obra de Creuzer (outro crtico da alegoria), conseguiu driblar o fascnio pelo smbolo, no sculo
Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

XIX, corrigindo equvocos sobre a diferena entre smbolo e alegoria, movidos por juzos pessoais de valor:
No levo muito a srio a colocao do smbolo como ser e da alegoria como significao... Podemos perfeitamente nos contentar com a explicao que considera o primeiro um signo das idias, fechado em si, compacto, restringindose constantemente a si mesmo, e a segunda, uma reproduo imagtica das idias, progredindo sucessivamente, tornando-se fluida com o decorrer do tempo, dramaticamente mvel, como uma correnteza. Um comporta-se em relao ao outro como a Natureza muda, grande, enorme das plantas e montanhas para com a Histria humana em sua progresso viva.

3. Alegoria e smbolo divididos entre o sagrado e o profano O smbolo, como se viu, est ligado a um desejo de proximidade com o sagrado, expresso pela unio plena entre essncia e forma. A alegoria tambm est. Mas o sagrado perseguido por ela est no elemento da revelao. A aparncia de totalidade que habita o smbolo se desfaz, dando margem ambigidade e a significados que se revelam em vez de se evidenciarem. Por isto, a polissemia trao fundamental da alegoria (BENJAMIN, 1986, p. 30). No perodo Barroco, a alegoria era considerada uma escrita criada por Deus. O prprio Benjamin relaciona o modo como se deve ler a escritura alegrica com o procedimento judaico de interpretao do texto bblico. Ele diz: Eu nunca pude pensar seno num sentido, se me atrevo a diz-lo teolgico isto , de acordo com a doutrina talmdica dos quarenta e nove nveis de sentido de cada passagem da Tor (In GAGNEBIN, 1993, p. 35). O autor observa, porm, que no s da busca pelo sagrado vivem o smbolo e a alegoria. Eles tambm so seduzidos, cada um a sua maneira, pelos apelos do profano, ou seja, o que estranho religiosidade, leigo. Walter Benjamin caracteriza o mundo do profano como um mundo em que o pormenor pouco importa (1986, p. 29). Curiosamente, ele identifica este significado de profano como sendo uma tendncia do carter simblico. Com isto, pode-se derivar do pensamento do filsofo alemo que a busca simblica por sentidos plenos e imutveis - expressos numa ligao imediata entre o objeto e sua representao implica um silenciamento do pormenor. Nesta perspectiva, o pormenor pode ser encarado como agente de desestabilizao do sentido ou como empecilho ao movimento de totalizao do sentido. Seria, portanto, o caminho de abertura do cdigo para graus
Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

ascendentes de liberdade. No pormenor, estaria, portanto, o ponto de mutao entre o carter simblico e o carter alegrico. A alegoria, ao interpenetrar identidades, expe seus pormenores, que se tornam como links hipertextuais sujeitos a redirecionamentos das mais variadas espcies. Cada personagem, cada coisa, cada relao pode significar um outra qualquer ad libitum [ao bel prazer]. Tal possibilidade profere um julgamento aniquilador, porm justo, contra o mundo profano (1986, p. 29). No entanto, este ad libitum no faz da alegoria uma construo desvinculada dos condicionamentos histricos. Ao contrrio, o rompimento com a fixidez e a normatizao dos cdigos, rumo a graus ascendentes de liberdade, faz da alegoria um dilogo com um mundo cuja histria revela a precariedade de toda significao. Os valores, discursos e gestos humanos, a despeito de ser encarados como fenmeno cclico ou como narrativa dotada de comeo meio e fim, so significativos apenas nas etapas de decadncia (p. 22) porque a morte que cava mais profundamente a linha dentada de demarcao entre corpo e significao (p. 22). Para Benjamin, Deus mora nos detalhes e, por isso, a alegoria vista por ele como sagrada em contraposio ao smbolo. O smbolo em sua plenitude decretaria a morte da significao e representaria o delrio humano da auto-suficincia. J da alegoria, Da linguagem da revelao pode-se imaginar, sem contradio, um uso vivo e livre, no qual ela no perderia nada de sua dignidade (p. 29). O pormenor aliviaria o homem do fardo de sua arrogncia, demonstrando que ele est imerso na totalidade do cosmos e no que esta lhe pertence. Pormenorizao e incomensurabilidade so elementos que atribuem um carter religioso alegoria. Na perspectiva simblica, a aura religiosa est ligada busca pela plenitude. Conforme a perspectiva tomada como referncia, os atributos da outra sero considerados profanos. A nfase que Benjamin d ao pormenor como elemento que define a diferena entre o sagrado e o profano adquirir um significado poltico nas Teses sobre o conceito de histria, escritas pouco antes de sua morte em 1940. Neste texto, o conflito entre a tendncia totalizante do smbolo e a tendncia mutante da alegoria aparece como elemento de destaque da luta de classes. Segundo o ponto de vista benjaminiano, persiste a ideia de que a totalizao simblica para se efetivar silencia o pormenor. Porm, o pormenor passa a ser relacionado com as verses histricas subjugadas pela verso oficial. O conflito entre o pleno e o pormenor passa a ser tratado em termos de disputa entre os discursos oficiais e os marginalizados. As multisemioses projetadas pela alegoria teriam uma funo redentora, neste contexto de luta de classes, visto que exporiam as fraturas do edifcio totalizante do simblico, tornando, com

Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

isso, audveis as vozes marginalizadas que haviam sido silenciadas no movimento totalizador. Uma humanidade que no encara a histria em seus pormenores , para Benjamin, uma humanidade oprimida por uma determinada viso hegemnica de mundo.
O cronista que narra os acontecimentos, sem distinguir entre os grandes e os pequenos, leva em conta a verdade de que nada do que aconteceu pode ser considerado perdido para a histria (BENJAMIN, 1996, tese 3).

4. Dilogos entre as caractersticas hipertextuais e as noes de smbolo e alegoria Num primeiro momento, analisou-se como a identidade hipertextual lida com o conflito entre profundidade e volatilidade. Mas, estas caractersticas, e as demais destacadas por Marcuschi, esto relacionadas a um reavivamento da tenso entre o carter simblico e o carter alegrico. Primeiramente, importante evitar a tendncia de tomar os termos profundidade e volatilidade como sinnimos, respectivamente, de smbolo e alegoria. A profundidade pode ter uma nuance simblica quando, em sua tarefa de gerar encadeamentos de sentido, assume a misso de silenciar verses histricas ou culturais alternativas. Mas, a possibilidades de mltiplos graus de profundidade simultaneamente (Marcuschi, 1999, p. 21) uma conquista do carter alegrico do hipertexto. A profundidade alegrica convida a encadeamentos de sentido que lanam o internauta em diferentes galxias, as quais oferecem outros conjuntos de linkagens. Mas, ao mesmo tempo, o link pode gerar encadeamentos que fazem o sentido gravitar dentro de um determinado sistema solar. O aprofundamento encarado como um movimento cclico, objetivando que o conhecimento permanea dentro de uma rbita especfica. Os redirecionamentos propostos na linkagem oferecem, neste caso, links de retorno, procurando-se no romper a conexo entre ponto de chegada e ponto de partida. Este tipo de link pode ser relacionado perspectiva simblica, na qual a identidade da construo do conhecimento anloga figura mtica do ouroborus: a serpente ou drago que morde a prpria cauda. A profundidade simblica tende a ser a reproduo da linearidade no ambiente hipertextual. Como se viu, o carter voltil est relacionado precarizao dos encadeamentos de sentido. Tal precarizao pode ocorrer numa perspectiva simblica e estaria relacionada, neste caso, no tanto arquitetura das linkagens, mas principalmente atitude do internauta diante dos links, isto , ao modo como se d a interatividade: por um lado, propiciada pela multisemiose e

Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

pela acessibilidade ilimitada, e, por outro lado, pela contnua relao do leitor-navegador com mltiplos autores em quase sobreposio em tempo real (MARCUSCHI, 1999, p. 22). A volatilidade simblica est ligada a uma espcie de dadasmo sem manifesto. Os dadastas ao linkarem objetos de procedncias as mais variadas tinham em mente questionar a rigidez dos cdigos sociais, em particular no que diz respeito a noes de arte dotadas de um cunho aristocratizante. O que ocorre, no caso da volatilidade simblica, o salto alienado entre os links, sem que se respeite o perodo de luto necessrio para se lidar com o trauma gerado pelo enfrentamento dos saberes em seu momento de decadncia. No fim, aps estes saltos alienados, o usurio nem sequer saiu do lugar. A profundidade simblica, mesmo em seu carter cclico, uma construo de conhecimento. Em contrapartida, a volatilidade simblica um desservio, pois vende a imagem do conhecimento em atividade profusa, quando, na verdade, uma paralisia do conhecimento. A volatilidade alegrica, ao fazer e desfazer nexos semiticos, tem como papel criticar o carter simblico (tanto em sua faceta profunda quanto na voltil), denunciando seu potencial de opresso e captando a vida do pormenor. Profundidade alegrica e volatilidade alegrica acabam sendo parceiros. A volatilidade alegrica revela a morte e a decadncia que rondam a construo do saber, mitigando a arrogncia do carter simblico. Em outra direo, a profundidade alegrica alerta que no possvel captar a alma do pormenor sem que este seja percebido como parte de uma estrutura de conhecimento. um trabalho de monitoramento para evitar o risco de a volatilidade recair no carter simblico. Ao visitar o profundo e o voltil, a alegoria tenta compreender a carga histrica expressa no dilogo tenso entre estrutura e pormenor. No decorrer de sua reflexo sobre o simblico e o alegrico, Benjamin vai demonstrando que sua ideia sobre o conhecimento verdadeiro est ligada ao ato de evitar que a (re)construo do conhecimento seja afetada pela paralisia. A beleza que dura objeto do conhecimento. E se questionvel se a beleza duradoura ainda merece ser chamada assim certo que a beleza no existe se no seu interior no houver nada digno de ser conhecido (1986, p. 34). Uma das chaves para manter viva a beleza na construo do conhecimento no perder de vista que esta sempre envolve um conflito entre estruturao e pormenorizao: Sem captar ao menos intuitivamente a vida do pormenor, por meio da estrutura, toda a inclinao para o belo permanece mera fantasia (1986, p. 35).

Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

5. O sagrado e o profano no hipertexto Tambm est envolvido na configurao da identidade hipertextual uma tenso entre sagrado e profano, relacionada independentemente de se estar falando do smbolo ou da alegoria aos movimentos de plenificao ou pormenorizao dos sentidos. Mesmo proporcionando elevado grau de interatividade, ou seja, da combinao entre multisemiose e acessibilidade ilimitada, o ideal de representar o sentido em sua plenitude no est ausente no hipertexto. Entenda-se plenitude como a tentativa de formar ou representar um complexo nico e imutvel (BENJAMIN, 1986, p. 29). Mas, justamente a tentativa de brecar a interatividade que caracteriza o acionamento do ideal de sagrado defendido pela perspectiva simblica. Este ideal reflete-se por meio de estratgias e recursos hipertextuais que tentam criar espcies de santurio para a informao, evitando que ela, tomando-se como referncia a perspectiva simblica, seja profanada pela interatividade. Exemplo do conflito entre sagrado e profano pode ser encontrado no site de relacionamentos Orkut. De incio, as pginas de fotos e de recados estavam disponveis para acesso de todos os membros desta comunidade da Internet. Recentemente, o site vem disponibilizando travas eletrnicas que restringem o acesso. possvel, por exemplo, permitir o acesso a fotos somente para os usurios cadastrados como amigos de um determinado membro da comunidade. As travas de restrio do acesso a informaes disponibilizadas no ambiente hipertextual so verses contemporneas dos vus utilizados para cobrir as imagens nas igrejas medievais: distantes do olhar humano, tais imagens teriam seu carter sagrado preservado. Trata-se de um dos exemplos do que Benjamin (1996) denominou de valor de culto. Sem limitaes interatividade, as informaes, potencialmente profanveis, encontram-se envoltas por nuvens concorrentes de mistrio e decadncia. O que a perspectiva alegrica nos diz sobre isso que estas palavras no necessariamente representam algo ruim (como nos faz supor o ponto de vista simblico). Decadncia e mistrio so desafios a ser encarados para se desenvolver um conhecimento crtico e transformador. A crtica a mortificao das obras e a alegoria favorece esta mortificao por ser um objeto do saber, aninhado nas planejadas construes de runas (1986, p. 34). Um exemplo de como o hipertexto configura o mistrio e a decadncia, em torno da crtica, so as wikis, ou pginas em que se constri conhecimento de forma colaborativa. Nesse tipo de hipertexto, o ponto em que decadncia e mistrio convergem so o que chamaria de links-

Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

fantasmas. O link-fantasma um vazio espera de que algum colaborador o preencha com algum contedo. Espao aberto tanto adoo quanto ao abandono, demonstra que o abrir-se interatividade, ao movimento transformador da crtica, implica momentos em que se estar sozinho. Mas, s vezes, esta solido melhor do que a falsa companhia gerada por meio da adeso irrestrita a verdades esclerosadas que conspiram para a manuteno de uma determinada ordem de coisas. Um dos eventos mais caractersticos do aspecto profanador (ou sagrado, se tomado como referncia o carter alegrico) da interatividade est no compartilhamento de arquivos. Existem programas, a exemplo dos que trabalham com os chamados torrents, que permitem que as informaes sejam fragmentadas e lanadas na rede. Deste modo, um usurio que faa um download de um filme ou outro tipo de informao pode montar o seu filme a partir de dados lanados na rede por diferentes internautas. Arrisco dizer que se trata do que, por enquanto, mais se aproximaria do pice do movimento em que se relacionam dialeticamente mistrio, decadncia, crtica e transformao. Mistrio porque no sabemos de onde provm os dados compartilhados (o que nos torna sujeitos, por exemplo, a vrus de computador); decadncia, porque a eficcia dos downloads constantemente ameaada, diante da desistncia de usurios de cujos dados compartilhados dependemos; crtica e transformao, porque se podem lanar os dados na rede sob formatos diversos. Um filme, por exemplo, pode ser lanado na rede dividido em partes e com legendas em diferentes idiomas, o que possibilita que aquele que faz o download possa recompor os dados a partir de diferentes arquivos originais. O compartilhamento de dados na rede pode ser comparado, em seu aspecto profano, a um jogo de sorte e azar que tanto gera prazer quanto dor. A seguir, citamos uma descrio potica feita por Baudelaire a respeito dos jogos de azar. Note como tal descrio poderia ser atribuda construo e compartilhamento de informaes na Internet:
Vejo nele os prazeres que me proporciona e me delicio. Estes prazeres, vivos e ardentes como relmpagos, so rpidos demais para me proporcionar desgosto, e por demais diferentes para me entediar. Vivo cem vidas em uma nica. Quando viajo, da forma como viaja uma centelha eltrica... (In Benjamin, 2000, p. 244).

Este prazer do jogo, no entanto, torna-se um tempo infernal, em que transcorre a existncia daqueles a quem nunca permitido concluir o que foi comeado (idem, 2000, p. 129). O tempo infernal se d conforme aumenta a expectativa do jogador/downloader diante do relgio

Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

que, nos ambientes hipertextuais, representado por diferentes formatos grficos, a exemplo da barra de progresso de downloads. Sem proteo, as informaes na rede esto sujeitas a toda sorte de profanao, tanto no sentido benjaminiano do termo quanto no sentido corriqueiro (adulterao e plgio so exemplos de profanao, no senso comum da palavra). a dialtica da informao hipertextual. Para entrar em cena, ela se sujeita decadncia. E somente sujeitando-se decadncia , na avaliao de Benjamin, digna de ser chamada de acontecimento histrico. Com a decadncia, nica e exclusivamente com ela, o acontecimento histrico murcha e entra em cena (BENJAMIN, 1986, p. 32). Consideraes finais O hipertexto uma tecnologia. Dizer isto no significa conferir-lhe o lugar de instrumental neutro, disponvel ao uso que as pessoas, exclusivamente de acordo com a vontade, possam lhe dar. Quando uma tecnologia surge, em particular as tecnologias associadas modificao das configuraes do tempo e do espao, elas so encaradas como meros instrumentos por conta de uma trava psquica de seus usurios. Esta trava uma tentativa de fazer parecer que temos um controle sobre a tecnologia que de fato no temos. Com isto no quero dizer que as tecnologias so inteligncias artificiais que nos controlam, mas que expressam um intenso desejo que ultrapassa a vontade consciente - de administrarmos nossas contradies. A escrita, que, tradicionalmente, associada ao desejo de fixao e registro da memria, , na verdade, decorrncia do momento mais intenso da crise envolvida na transio do nomadismo para o sedentarismo. O registro escrito instaura um percurso linear de interpretao. Este percurso, supostamente, se d entre um patamar em que o conhecimento sobre a obra restrito para um estgio final em que o conhecimento atingiria grau mximo. Este movimento tenta reproduzir as jornadas dos nmades. O nomadismo pode ser descrito como as migraes sucessivas de lugares onde os recursos so escassos para outros onde so mais abundantes. tambm verdade que a escrita, em seu convite reviso dos contedos registrados e a um monitoramento de um saber idealizado como construo gradativa rumo a um desfecho favorvel ou no, reflete o domnio do processo agrcola (plantio, observao e colheita) por um homem que se sedentariza. Neste sentido, o registro, por meio da escrita, uma arquitetura da referida contradio entre a alma nmade e a alma sedentria. Mas, a contradio envolve um movimento oscilante entre a exposio do conflito dos elementos em contradio e a tentativa de encobrir este conflito. E onde h conflito e contradio, h o fantasma da

Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

hegemonia de um dos termos do conflito sobre o outro. Por ser hegemnica, a ideia da escrita como fixao e registro a mais evidente. Este raciocnio pode ser estendido h outras tecnologias da comunicao, a exemplo do telefone. Ele tenta dar plasticidade contradio envolvida no fato de as pessoas que telefonam desejarem, simultaneamente, estar perto e longe umas das outras. No hipertexto, tentam dialogar as contradies das perspectivas simblica e alegrica. Talvez seja precipitado lanar a hiptese que se seguir, mas como lanar hipteses sem correr o risco de se precipitar? O hipertexto uma tecnologia que tentaria administrar as contradies provenientes das tentativas efetuadas por tecnologias anteriores de administrar outros conjuntos de contradies. E estes conjuntos de contradies encontrariam uma identidade na tenso entre smbolo e alegoria. Talvez, por isso por ter de lidar com uma carga to grande de contradio a tecnologia hipertextual necessite se inserir num ciclo vertiginoso de atualizaes. O estudo deste talvez um convite para novas investigaes.

Bibliografia
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos ideolgicos de Estado. Traduo de Joaquim Jos de Moura Ramos. So Paulo: Editorial Presena/Martins Fontes, 1980. BENJAMIN, Walter et al. Textos escolhidos.; seleo de Loparic, Zeljko e Fiori, Otlia B.;. So Paulo: Abril Cultural,1975 (Os Pensadores). BENJAMIN, Walter. Alegoria e Drama Barroco. In Documentos de cultura, documentos de barbrie: escritos escolhidos. Seleo e organizao de Willi Bolle. So Paulo: Cultrix, 1986. _________________ A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica (ensaio). In Obras Escolhidas I Magia e tcnica Arte e Poltica. So Paulo:Brasiliense, 1996. _________________ Sobre o conceito de Histria (ensaio). In Obras Escolhidas I Magia e tcnica Arte e Poltica. So Paulo:Brasiliense, 1996. ______________. Sobre alguns temas em Baudelaire (ensaio)/ Paris do Segundo Imprio (A Bomia)/ O Flneur. In Obras Escolhidas III Charles Baudelaire: um lrico no auge do Capitalismo. So Paulo:Brasiliense, 1989. DALESSIO, Lucrecia. Entre a Comunicao e a Semitica, o Mundo. Ghrebh Revista Digital do Centro Interdisciplinar de Semitica da Cultura, So Paulo, v. 5, n. 1, 2004. FOCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas.Traduo de Salma Tannus Muchail. 8a ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999 (coleo tpicos).

Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

_______________. Arqueologia do saber. Traduo de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Vozes,1971. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin. Brasiliense, So Paulo:Brasiliense, 1993. GOMES, Wilson. O estranho caso de certos discursos epistemolgicos que visitam a rea da Comunicao [The strange case of certain epistemologic speeches that visit communications area] (article). In Lopes, Maria Immacolata Vassallo de. Epistemologia da Comunicao. Coleo Comunicao Contempornea. (So Paulo, Loyola, 2003). MACHADO, Irene. Comunicao e estudos enunciativos: a contribuio de Roman Jakobson. In: Beth Brait. (Org.). Estudos enunciativos no Brasil. Histria e Perspectivas. Campinas: Pontes, 2001, v. , p. 87-106. _______________. As mdias e seus precursores:emergncia das mediaes como campo de idias cientficas (artigo). XII Reunio Anual da Associao Nacional de Programas de Psgraduao em Comunicao Recife, UFPE, 2 a 6 de junho de 2003. GT Epistemologia da comunicao, Coordenador Luiz Signates. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Linearizao, cognio e referncia: o desafio do hipertexto. Lnguas e Instrumentos Lingsticos. Campinas: , v.3, p.21 - 46, 1999. MURICY, Katia. Alegorias da Dialtica: imagem e pensamento em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1998. PLAZA, Jlio. Traduo intersemitica. So Paulo: Perspectiva, 2000. XAVIER, Antonio Carlos. Reflexes em torno da escrita nos novos gneros digitais da Internet. In www.ufpe.br/nehte/artigos/. Acesso em 01 de julho de 2010.

Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010

Вам также может понравиться