Вы находитесь на странице: 1из 13

Normas para Reviso

A Editora UFG, com o objetivo de aprimorar sua atividade editorial, adotou este conjunto de normas gerais, definidas com base nas regras da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) e nos parmetros utilizados por diversas editoras universitrias, para orientar os procedimentos da equipe de reviso e padronizar suas publicaes. Na elaborao dessas normas, foram observados os critrios de correo gramatical, clareza, atualidade e sintonia com os usos correntes da linguagem escrita. Embora no abordem todas as questes envolvidas no processo editorial, tais normas viabilizam a padronizao das obras publicadas pela Editora e podem, igualmente, servir como orientao para os autores que pretendam encaminhar trabalhos para edio.

ABREVIATURAS OU SIGLAS Na primeira citao no texto, devem ser traduzidas, a no ser que sejam de uso corrente na rea de conhecimento em questo. Escreve-se o nome por extenso e depois a sigla entre parnteses.

Abreviaturas ou siglas estrangeiras Usa-se a forma original, sem traduo, exceto nos casos de uso consagrado. Abreviaturas de locues tcnicas e comerciais Usam-se apenas as iniciais, maisculas e sem pontos. Abreviaturas com reduo do vocbulo Dr., Dra., Sr., Sra., Prof., Profa., Exmo., Ilmo. Siglas de at trs letras, silabveis ou no Escrevem-se as iniciais, maisculas e sem pontos (ONU, FMI, CEE). Siglas silabveis, com quatro letras ou mais Escreve-se apenas a primeira letra, maiscula (Ipea, Celg, Petrobras, Unicef). Siglas no-silabveis Escrevem-se as iniciais, maisculas e sem pontos (INPS, RFFSA, DNOCS). Siglas oficiais Usa-se a grafia convencionada, transcrevendo-se maisculas, minsculas, acentos e pontos (MAer, CNPq, UnB, DOI-Codi). Abreviaturas com corpo elevado ou rebaixado 1.o , 1.a , cm , O2, n. AGRADECIMENTOS Deve vir dentro do texto de apresentao ou do prefcio, no em pgina prpria.

ALINHAMENTO O normal no haver um espao maior entre os pargrafos, a no ser como recurso proposital para dar mais destaque a cada pargrafo, arejar ou ampliar a pgina ou aumentar o nmero de pginas. APRESENTAO O prprio autor ou outra pessoa apresenta o livro ou fatos relativos a ele. ASPAS

Simples Usam-se para citao dentro da citao, quando esta no tem margem recuada. Dupla Usadas em emprstimos, realces e citaes com menos de trs linhas; quando completam texto do autor, fecham antes do ponto final ou vrgula; quando encerram texto citado de terceiro, ainda que iniciado por minscula, mesmo depois de dois pontos, fecham depois do ponto final. CITAES Marcadas com aspas, quando dentro do texto, ou com margem recuada e corpo um ponto menor, redondo, quando tiverem mais de trs linhas. So identificadas pelo nome do autor em maisculas e minsculas, ano de publicao e pgina citada, entre parnteses, no final da citao (evitar remeter para nota de rodap ou notas de final de captulo). No se abre pargrafo nas citaes recuadas. Quando as reticncias esto no meio da citao, ficam entre colchetes. Na citao, tudo que no do autor vem entre colchetes. Nas citaes dentro do texto, o ponto final vem aps os parnteses, no no final da frase, aps as aspas. Nas citaes com margem recuada, o ponto vem no final da frase, no aps os parnteses. CONTRACAPA Texto opcional rpido e objetivo, a critrio da editora. No pode repetir o texto da orelha. COPYRIGHT Deve constar na parte superior da pgina de crditos, em decorrncia de contrato, para resguardar o direito autoral. CORPO DO TEXTO Atualmente no menor que 12. A leitura fica melhor em corpo com serifas. Texto vazado no deve ter serifas. Nos textos com maisculas, usam-se corpos 10/10 ou 10/11. CRIVO Verificao final da obra, conferindo e padronizando todos os seus componentes: capa, lombada, contracapa, orelha; falsa folha de rosto, verso da falsa folha, folha de rosto, verso da folha de rosto, epgrafe, agradecimentos, apresentao, sumrio, prefcio; ttulos e interttulos de captulos, corpos e fontes, grafias das palavras, destaques, uso de negrito, itlico e aspas; notas de rodap, notas de final de captulo e sua marcao no texto; figuras, tabelas, grficos e quadros; referncias. Utilizar o check-list da Editora. DATAS Quando completas, no corpo do texto: 2 de maro de 1986 (preferencialmente) ou 2/3/1986. Quando se indicam apenas ms e ano: maro de 1986. Quando indicadas numericamente em publicaes internacionais: 1986.03.02. Em notas e nas referncias, usamse as formas abreviadas do ms: mar. 1986.

DCADAS Dcada de 1940 (preferencialmente) ou anos 40. DEDICATRIA Opcional, em pgina prpria, mpar. DESTAQUE Para destaques nos textos, evitar o uso de negrito. Preferir aspas ou itlico (que deve ser empregado com moderao). Nos destaques com maisculas, usar small. EDITORAO

Edio - Conjunto de exemplares de um livro, impressos a partir de uma mesma matriz, com ISBN prprio. Primeira edio - Primeira publicao de um original. Em caso de traduo, a edio mencionada deve corresponder da obra traduzida e no do original. Reedio - Edio diferente da anterior, seja por modificaes feitas no contedo ou na forma de apresentao do livro (edio revista, ampliada, atualizada etc.), seja por mudana de editor. Cada reedio recebe um nmero de ordem: 2. edio, 3. edio etc. Reimpresso - Nova impresso de um livro, sem modificaes no contedo ou na forma de apresentao, exceto as correes de erros de composio ou impresso. Tiragem - Quantidade de exemplares de cada edio. ELEMENTOS PS-TEXTUAIS Posfcio. Apndices e anexos. Glossrio. ndices. Suplemento ou adendo. Colofo. Pgina de crditos. ELEMENTOS PR-TEXTUAIS Falsa folha de rosto. Folha de rosto. Dedicatria. Agradecimentos. Epgrafe. Sumrio. Lista de ilustraes. Lista de quadros e tabelas. Lista de redues. Prefcio. Apresentao. ELEMENTOS TEXTUAIS Texto. Referncias. Elementos de apoio (notas, citaes, tabelas e quadros, frmulas, ilustraes). EMPATIA Evitar postura de simpatia ou antipatia em relao ao texto que est sendo revisado. O revisor deve ter iseno, evitar envolvimento emocional. Deve intervir no texto apenas no que est objetivamente errado. EPGRAFE Citao, com indicao de autoria, relacionada com a matria tratada no corpo do livro. Pode constar das pginas capitulares. ESTILO Desvio da norma, com inteno esttica. Deve ser recorrente em toda a obra, a ponto de identificar o autor. Jargo profissional e redao pessoal no so o mesmo que estilo. ETC. Forma abreviada de et coetera (e outras coisas mais). A tendncia atual no usar vrgula antes do termo, nem o e, que j est implcito na abreviatura.

FALSA FOLHA DE ROSTO Opcional, situada antes da folha de rosto. Traz o ttulo da obra e, eventualmente, o subttulo (diferenciado tipograficamente). FALSA FOLHA (VERSO) Numinata (expediente da UFG e da Editora). FIGURA, TABELA, QUADRO e GRFICO No texto, escrever por extenso, com maisculas e minsculas e com algarismos arbicos: Figura 1, Tabela 9 etc. Nas tabelas e quadros, o ttulo vem em cima, em maisculas e minsculas. Nas figuras, o ttulo vem em baixo, junto com a legenda. Escreve-se a legenda com corpo claro e redondo, sem ponto final. De preferncia, tabelas e quadros so abertos nas laterais. Deve-se citar a fonte e evitar excesso de traos. Tabela uma relao de dados. Quadro apresenta dados comparativos. FOLHAS DE GUARDA Folhas dobradas ao meio e coladas no comeo e no fim do livro, para prender o miolo s capas duras. Tambm chamadas guardas. FOLHA DE ROSTO Traz elementos da capa (autor, ttulo e subttulo diferenciados tipograficamente), coleo ou logotipo da Editora UFG. INTRODUO Feita pelo autor, coordenador ou organizador da obra, introduz o leitor ao texto. ISBN Sigla de International Standard Book Number. Indicativo numrico utilizado internacionalmente para identificao de livros. ISSN Sigla de International Standard Serial Number. Indicativo numrico utilizado internacionalmente para identificao de publicaes seriadas, como revistas e jornais. ITLICO Recurso usado para destaque nos seguintes casos:

Ttulos de livros, trabalhos monogrficos, jornais, revistas, discos, CDs, DVDs, filmes, peas musicais e teatrais, peras, programas de rdio e tv, pinturas e esculturas, nomes de embarcaes. Palavras ou frases em lngua estrangeira (em relao utilizada no texto). Obs.: Em publicaes especializadas, como revistas tcnicas, de economia, de artes, de medicina, de antropologia, etc., em que se supe a familiaridade do leitor com os termos estrangeiros usados normalmente na forma original como expresses correntes da nomenclatura especfica do assunto tratado, no sero grifados os termos estrangeiros considerados peculiares terminologia tcnica da especialidade a que se dedica a publicao em questo; porm, os termos que no faam parte dessa terminologia especfica devem ser grifados. Destaque de palavra ou frase, em uma fala, que o interlocutor acentua com certa nfase. Obs.: Para realce de palavras ou expresses, usam-se tambm aspas duplas.

Destaque e ateno especial para um termo ou expresso a que se atribui particular importncia no contexto. Destaque para o fato de que uma determinada palavra est grafada propositadamente de modo no-convencional. Em textos teatrais, para destacar instrues do autor (rubricas), ao longo do texto. Em biologia, para escrever o gnero, a espcie e a subespcie, caso existente, de animais e plantas da classificao sistemtica. Os nomes da famlia e do autor vm em corpo normal. (Paullinia cupana H. B. K. var. sorbilis (Mart.) Ducke guaran; Talisia esculenta (St. Hil.) Radlk pitomba). INTERTTULOS Preferir a hierarquizao grfica dos ttulos das partes componentes do captulo. LEGENDA Frase explicativa de foto ou ilustrao. No tem ponto final, exceto em comentrios com mais de um perodo. LOMBADA O ttulo deve vir de cima para baixo. MAISCULAS Usam-se para nomes prprios vocbulos a que o autor deseja dar destaque especial ou palavras iniciais de pargrafos, perodos, versos (uso clssico) e citaes textuais (transcries de perodos em sua ntegra). Os nomes prprios podem ser classificados em:

Acepo especial Usam-se sempre maisculas nos seguintes casos:

Nomes de eras, perodos e pocas geolgicas (era Cenozica, perodo Pr-Cambriano, o Pleistoceno). Designao de reinos, divises, classes, subclasses, ordens, famlias e gneros, em botnica e zoologia. Em textos cientficos, os nomes da classificao sistemtica costumam vir em latim. Disciplinas de currculo acadmico (Msica, Pintura, Qumica, curso de Direito, aula de Histria). Nomes de instituies religiosas (Igreja, Santa S, Sinagoga). Nomes de documentos e atos do poder pblico, em textos oficiais (Estatuto da Microempresa, Consolidao das Leis do Trabalho etc.). Leis e decretos escrevem-se com minsculas, a no ser que tenham um nome ou nmero (Lei 4.260, Lei Afonso Arinos, Lei do Uso do Solo). Nomes de instituies pblicas (Executivo, Congresso, Ministrio da Sade, Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, Fundao Nacional do ndio). Escrevem-se com maisculas tambm Estado, quando designa o conjunto de poderes polticos de uma nao (golpe de Estado, Estado de direito); Repblica, quando substitui Brasil (presidente da Repblica); Unio, no sentido de poder central, associao dos estados federativos (estados da Unio).

Em livros de antropologia e etnologia h regras especficas para a grafia de nomes, que devem ser usadas com critrio em textos que no pertenam a essas reas. Nomes de naes indgenas so grafados com maisculas e sempre no singular (os Xavante, os Apache, os Zulu). Antropnimos

Nomes e sobrenomes (Jorge Benjor, Edu Lobo). Cognomes (Henrique, o Navegador; Ricardo Corao de Leo). Alcunhas e apelidos (Zez, Tonho, Sete-Dedos). Antonomsticos (Patriarca da Independncia, guia de Haia). Quando usados como simples formas retricas, os antonomsticos devem ser escritos com minsculas (As guias de Haia no sobrevoam o cerrado). Pseudnimos (Tristo de Athayde, Joo do Rio). Nomes dinsticos (os Braganas, os Cardosos). Em nomes que designam dinastias em formas adjetivas, usam-se minsculas (A dinastia dos carolngios). Personagens literrios fictcios (Pierr, Dom Quixote). Quando no se trata da personagem em si, mas do seu significado simblico, devem-se usar minsculas (Valente como um dom quixote). Entidades astronmicas Escrevem-se com maisculas os nomes de estrelas, planetas, satlites, cometas, constelaes e galxias, sempre que designam entidades siderais. Assim, grafam-se diferentemente: eclipse do Sol e banho de sol; crateras da Lua e fases da lua; dimetro da Terra e viagem por terra. Entidades mticas

Escrevem-se sempre com maisculas as expresses que designam a divindade (Deus, Cristo, Buda, Jeov, o Pai, o Todo-Poderoso); anjos bons e maus (Gabriel, Miguel, Belzebu, Lcifer); e entidades mticas (Zeus, Hermes, Negrinho do Pastoreio, Xang). Escrevem-se, porm, com minsculas, os nomes de entidades mitolgicas coletivas (faunos, ninfas, sereias). Santo e outras expresses hagiolgicas (so, venervel, beato, profeta etc.) vm grafados com maisculas quando precedem imediatamente o nome que qualificam (Santa Maria, So Paulo, Profeta Elias). Escreve-se a palavra Virgem, com maisculas, em todas as expresses que designam a me de Jesus; o mesmo vale para todas as expresses similares (Maria Santssima, Nossa Senhora, Santa Me de Deus).

Usam-se maisculas nas expresses antonomsticas referentes aos santos (Santa Catarina, Virgem e Mrtir; So Paulo, o Apstolo dos Gentios), bem como nos apelidos de alguns deles (So Joo Batista, So Joo Evangelista). Intitulativos

Escrevem-se com maisculas os nomes de empresas e estabelecimentos comerciais, industriais, bancrios, mdicos e educacionais; entidades polticas, culturais, sociais, esportivas e religiosas; associaes de classes e reparties pblicas; marcas comerciais patenteadas e nomes atribudos a veculos; nomes de obras literrias ou artsticas, publicaes peridicas, trabalhos avulsos e partes de um trabalho; nomes de cavalos de corrida, animais de raa, de circo, de zoolgico e domsticos de estimao. Usam-se minsculas com as marcas comerciais j tornadas substantivos comuns (dose de martini, roupa de tergal, tratamento com terramicina). Fatos histricos

Escrevem-se com maisculas as datas, eras e fatos histricos notveis (7 de Setembro, Queda da Bastilha, Era Vitoriana, Idade Mdia, Revoluo Cubana, xodo, Abolio da Escravatura). Festividades

Escrevem-se com maisculas os nomes das festas e comemoraes civis, religiosas e tradicionais (Natal, Quaresma, Dia do Trabalho, Dia das Mes, Carnaval, Semana Santa). Festas populares e pags, entretanto, so grafadas com minsculas (bacanais, bumba-meu-boi, congada). Regies

Escrevem-se com maisculas as regies em que o pas e as unidades federativas esto divididos (Regio Sul, Regio Nordeste, Sudoeste Goiano); tambm nos EUA, escreve-se o Leste, o Oeste; a mesma regra vale para regies importantes do ponto de vista histrico, econmico ou poltico (Oriente Prximo, Oriente Mdio, Leste Europeu, Extremo Oriente, Oriente e Ocidente). Reverncia Usam-se maisculas para tratamento de reverncia nos seguintes casos:

Tratamento direto ou indireto a soberanos (Vossa Majestade, Vossa Alteza, Sua Alteza).

Tratamento ao papa, cardeais e bispos (Vossa Santidade, Vossa Eminncia Reverendssima, Sua Excelncia Reverendssima). Tratamento ao presidente da Repblica, ministros, governadores, senadores, deputados, secretrios estaduais, reitores, juzes, altas patentes militares e demais cargos da hierarquia civil e militar (Vossa Excelncia, Excelentssimo Senhor, Magnfico Reitor, Meritssimo Juiz, Vossa Senhoria). Ttulos nobilirios, eclesisticos e honorficos (senhor, sir, lorde, dom, cardeal, monsenhor, comendador, conde, prncipe, sulto etc.) so grafados com maisculas somente quando o ttulo acompanhar o nome pelo qual a pessoa conhecida (Visconde de Taunay, Duque de Caxias, Dom Sebastio). Normalmente, os ttulos so grafados com minsculas. Frmulas respeitosas informais (senhor, doutor, dona, professor) so grafadas com maisculas apenas nas formas abreviadas (Dr. Antonio, Sr. Hlio, Prof. Moura). Topnimos

Locais da geografia poltica; divises territoriais, administrativas e urbanas; locais histricos e stios arqueolgicos so escritos sempre com maisculas. Acidentes geogrficos ou topogrficos e vias ou logradouros pblicos escrevem-se com maisculas (Lagoa Santa, Cabo Frio, Mata Atlntica, Praa da Repblica). No caso de expresses adjetivas acrescentadas aos nomes de acidentes geogrficos, para indicar localizao, jurisdio poltica ou outra caracterstica, usam-se minsculas (alto Nilo, Andes equatorianos, Alpes franceses). Escrevem-se, por exemplo, Reino do Afeganisto, Repblica Popular da China ou China Comunista; mas escrevem-se, por outro lado, os reinos europeus, as repblicas socialistas, o bloco comunista, a Europa ocidental. No caso de divises das Foras Armadas, grafa-se a expresso toda com maisculas (Segunda Regio Militar, Quarta Zona Area, Sexto Distrito Naval). Normalmente, porm, escreve-se o distrito naval, a zona area, a regio militar do Rio etc.

MINSCULAS Usam-se iniciais com letras minsculas nos seguintes casos:

Doutrinas, religies, correntes e escolas filosficas, artsticas e literrias (marxismo, catolicismo, cubismo, impressionismo). Substantivos prprios tornados comuns, inclusive os nomes compostos ligados por hfen (Uma eva sedutora; castanha-do-par; palma-de-santa-rita). Nomes dos pontos cardeais, quando no indicam regies (De norte a sul).

Depois de dois pontos que no precedem citao direta (Digo e repito: no sou candidato). Depois de pontos de interrogao e exclamao, quando tm a funo de vrgula ou travesso (Deus! Deus! onde ests que no respondes?; Entendeste-me? disse ela). Na designao das profisses e dos ocupantes de cargos (O professor Hlio, a princesa Anne, o presidente Itamar). NEGRITO Deve ser usado com moderao, para no carregar demasiadamente o texto. Ao autor permitido, em determinados casos e sem exagero, utiliz-lo como recurso estilstico. Na dvida, no utiliz-lo ou lanar mo de aspas ou itlico. NOTAS Usar corpo menor que o do texto. No rodap da pgina, de preferncia, para facilitar a leitura. NUMERAO A contagem das pginas comea pela falsa folha de rosto, se houver essa pgina. No so numeradas a folha de rosto e a falsa folha (anverso e verso), bem como as pginas da epgrafe e da dedicatria e as capitulares. NUMERAIS A escrita dos numerais, elemento controverso nos meios editoriais, deve seguir as normas adotadas at o limite do bom senso, evitando-se interferncias ao eficaz entendimento do texto, segundo sua natureza e a situao em que esto sendo empregados. Deve-se, portanto, respeitar a utilizao esttica do algarismo, ou de sua forma escrita, pelo autor, sobretudo em textos de cunho literrio.

Em textos hierticos, dogmticos, solenes, altamente formais (convites e participaes relativos a acontecimentos sociais), literatura requintada, poesia, canes, ttulos de obras literrias, de artes plsticas ou de episdios histricos, os cardinais e os ordinais devem ser escritos por extenso. Excetuam-se os casos em que o nmero representa data ou qualquer outra expresso normalmente escrita em algarismos, ou quando se trata de ttulos assim grafados pelos que os cunharam (Revoluo de 9 de Julho; 2001, uma odissia no espao; 1984). Os cardinais, assim como os ordinais, quando expressos por uma s palavra, so grafados por extenso. Em caso de leis e seus artigos, pargrafos e alneas, grafam-se os numerais com algarismos. No mesmo pargrafo, quando houver nmeros expressos por uma palavra e por mais de uma, usam-se somente algarismos. No se inicia frase com algarismo, mas sim com o nmero por extenso. Quando expressam dados de problemas estatsticos e matemticos, medies especficas e de carter preciso expressas em unidades de padro internacional, porcentagens e valores semelhantes, devero ser grafados em algarismos arbicos quando estiverem acompanhados do respectivo smbolo de medida, integrando textos de carter cientfico, tcnico ou didtico.

Valores monetrios so grafados com algarismos arbicos acompanhados dos respectivos smbolos das moedas R$ 20,00, US$ 5 milhes Os sinais que expressam porcentagens ou unidades de medida de temperatura sero grafados sempre juntos com os algarismos que os antecedem, sem nenhum espao de separao. Escrevem-se os algarismos de 1.000 em diante com pontos de trs em trs casas decimais. Essa regra no vale para a indicao de anos do calendrio ou pginas de publicaes. Nmeros fracionrios, salvo em publicaes de carter cientfico, devem ser grafados por extenso. Algarismos romanos so usados apenas para designar reis e papas, nomes oficiais de clubes ou associaes, os antigos exrcitos brasileiros e os atuais comandos areos regionais (Comar), volumes ou tomos de livros, alm do uso opcional em denominao de captulos de livros ou de sculos. Para indicar horas, colocar algarismos, separando horas de minutos por dois pontos, sem abreviaes (h, min) ou as palavras "horas" e "minutos" (14:30). Nas horas quebradas, deve-se usar h, min e s, sem espaamento entre os nmeros. A abreviatura min s necessria quando houver especificao dos segundos. ORELHA Texto rpido e objetivo, com informao direta, versando sobre a obra e o autor. Dados pessoais do autor ficam melhor dentro do livro. A orelha deve valorizar a obra e atrair o leitor. ORGANIZADOR Coordena a preparao da obra de autoria coletiva e participa como autor. PADRONIZAO Uniformidade no projeto grfico, corpo e fonte dos ttulos, grafia das palavras, siglas, figuras, tabelas etc. Evitar redundncias nos ttulos. PREFCIO Texto de apresentao da obra, escrito por uma pessoa convidada pelo autor, no por este. REFERNCIAS Relao das obras consultadas e citadas pelo autor. No confundir com Bibliografia, que uma relao de obras a ser consultadas pelo leitor, caso tenha interesse em aprofundar-se no assunto em questo. As referncias no devem ser numeradas, porque j esto relacionadas em ordem alfabtica. No texto, escrever o nome do autor entre parnteses, evitando usar nmeros. No caso de obras editadas pelo Cegraf, atualizar, nas referncias, para Ed. UFG; quando tratar-se de obras publicadas pela Imprensa Universitria da UFG, tratar como edio do autor. SUMRIO Delimita a parte pr-textual do livro da parte textual. Apresenta a relao dos captulos, podendo incluir a relao de quadros e tabelas no final. Alinhado pela esquerda, os pontos tm corpo menor que o do texto. Evitar usar nmeros para hierarquizar ttulos e subttulos de captulos; prefervel recorrer a recursos grficos. Captulos numerados, s em livros didticos.

TTULOS DE OBRAS

Usar o itlico para caracterizar ttulos de livros, revistas, jornais, filmes, peas teatrais, shows, peas musicais que constituem obras completas, obras de artes plsticas e nomes de navios e embarcaes. (Obs.: Maisculas s em caso de nomes prprios. Em caso contrrio, s a inicial da primeira palavra grafada com maisculas Sargento Getlio; Esqueceram de mim). Nos ttulos de livros, usar maisculas e minsculas. Nos ttulos de peridicos, usar maisculas nas iniciais de todas as palavras. Os nomes de foguetes espaciais no costumam ser grifados, por serem nomes tcnicos, seriados e informais (Apolo XII, Discovery). Deve-se usar as aspas para destacar o ttulo de artigos de jornais e revistas, de captulos de livros, de partes de obras literrias e musicais e, em geral, de artigos, conferncias, notcias, reportagens, notas de crticas, rias ou trechos de peras, bem como o ttulo de quaisquer trabalhos intelectuais ou artsticos ("O homem", em Os sertes; "Crepsculo", em Elegia potica; "As tartarugas do Araguaia", reportagem de O Popular).

VCIOS DE LINGUAGEM Exemplos de expresses que exigem ateno:

CONDENVEIS a nvel (de), ao nvel a grosso modo como sendo em funo de enquanto que face a, frente a haja visto

ALTERNATIVAS em nvel, no nvel grosso modo como por, em razo de, por causa de, em virtude de enquanto ante, diante de, em face de, em vista de, perante haja vista

implicar em (no sentido de redundar) implicar (medidas) visando o mesmo onde (no refere-se a lugar) sob um ponto de vista em que, no(a) qual, nos(as) quais por um prisma (medidas) destinadas a

NO-RECOMENDVEIS a partir de (sem valor temporal) com vistas a devido a dito em termos de enquanto enquanto (sem valor temporal) inclusive (quando no significa incluindo-se) no sentido de sendo que

ALTERNATIVAS com base em, tomando-se por base a fim de, com o objetivo de, para em razo de, por causa de, em razo de, por citado, mencionado

ao passo que como, na condio de at, ainda, igualmente, mesmo, tambm

a fim de, tendo em vista, para e

VOCABULRIO Vigoram os vocbulos encontrados nos dicionrios de uso consagrado, com as seguintes observaes e ressalvas:

Vocbulos e locues usados pelo autor em acepo inusitada (arcasmos, neologismos, regionalismos, grias etc.) so admitidos, desde que justificados pelo contexto. Mas no se admitem vocbulos ou expresses mal empregados, tais como tautologias, chulices, cacofonias, tradues errneas e outras impropriedades. A forma escolhida pelo autor deve ser respeitada e mantida na totalidade da matria, mesmo nos ttulos e legendas. Em casos de grafias diferentes para o mesmo vocbulo, prevalece aquela que aparece maior nmero de vezes. Tambm a regncia de verbos, substantivos e adjetivos preferida pelo autor deve ser respeitada, desde que obedea s normas gramaticais e no traga prejuzos para a clareza e a elegncia da expresso. Nos casos de vocbulos com dupla grafia (cptico/ctico, seco/seo etc.), prevalece a de uso mais atualizado e frequente, para os textos de ordem geral. Em textos de carter erudito, de acordo com a preferncia do autor, pode-se utilizar a forma mais clssica. Tambm nos casos de formas paralelas (mungunz/munguz, coisa/cousa, piaaba/piaava), o critrio para a escolha deve ser o do uso mais frequente.

O uso de vocbulos estrangeiros um procedimento normal, especialmente em nomenclaturas especializadas, e esses vocbulos normalmente so grifados com itlico. Devese evitar, entretanto, o uso daqueles que so desnecessrios ou de mau gosto, a no ser em casos de exigncia expressa do autor.

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Apresentao de livros: NBR 6029. Rio de Janeiro, 1993. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Preparao de folha de rosto de livros: NBR 10524. Rio de Janeiro, 1988. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Referncias: NBR 6023. Rio de Janeiro, 2000. MARTINS, Eduardo. Manual de redao e estilo de O Estado de So Paulo. So Paulo: Moderna, 2000. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Coordenadoria Geral de Bibliotecas. Normas para publicaes da Unesp. So Paulo: Ed. Unesp, 1994. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Sistema de Bibliotecas. Normas para apresentao de documentos cientficos. Curitiba: Ed. UFPR, 2000.

Вам также может понравиться