Вы находитесь на странице: 1из 17

Tinturas, pomadas , decoctos , infuses,unguentos,emplastros,compressas,looes

Dores Reumticas, Articulares, Artrose, Artrite,Nevralgia do Trigmeo entre outros.


Tintura de Caroo de abacate. Preparar uma tintura com os caroos dos abacates e dentes de alho. Colocar os caroos dos abacates, cortados ou ralados, num frasco de vidro e juntar um dente de alho, inteiro (sem descascar) por cada caroo de abacate. Juntar lcool etlico (lcool normal, de farmcia), ou alguma bebida muito alcolica (aguardente, cachaa tambm podem ser usadas), at cobrir completamente os caroos e os alhos. Se os caroos forem ralados, pode juntar lcool at ao dobro da altura dos caroos... Deixar assim durante vrios dias (pode usar a partir das 48 horas). Se preferir, pode coar ao fim de 20 dias ou mais... e guardar apenas o lquido, a tintura, para usar. Aplicar nas zonas afetadas e/ou doridas, massajeando demoradamente. Elimina a dor em pouco tempo e alivia o mal-estar devido s varizes... Aplicar 2 vezes ao dia durante vrios dias at as queixas desaparecerem completamente Tambm pode usar para emagrecimento localizado e para celulite...

Tintura de cravinho (Cravo da ndia)

O cravinho tambm conhecido como "cravo da ndia".

um condimento de sabor intenso que se pode comprar nos super mercados. Para fazer tintura usa-se o cravinho em gro. Coloca-se um (ou mais) pacote de cravinho dentro dum frasco, cobre-se com lcool etlico ou com qualquer bebida muito alcolica: cachaa, aguardente, rum, brandy, bagaceira, etc. Cobre-se at um ou dois centmetros acima do cravinho. Pode-se comear a usar ao fim de 12 horas (de um dia para o outro) mas fica mais forte ao fim de vrios dias. Guarda-se assim mesmo e dura anos. Como se toma, ou usa, depende da finalidade. A tintura de cravinho tem uma infinidade de aplicaes: pode ser usada na dor de dentes, nas inflamaes de garganta, de estmago, do aparelho digestivo e outras; e tambm em todo o tipo de infeces ou afeces da pele, inclusive para micoses. Ainda serve para resolver os problemas de priso de ventre. Fricciona-se a barriga, em movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relgio (da direita para a esquerda), com 4 ou 5 gotas de tintura de cravinho misturadas com um pouco de leo para a pele, leite corporal, ou creme. Faz efeito imediato. Tanto internamente como externamente, nos casos gerais, a dose uma ou duas gotas. Internamente numa colher de sopa cheia com gua, sumo ou ch e toma-se duas ou trs vezes ao dia, at desaparecerem as queixas.

Tintura de sucupira.

15 sementes de sucupira quebradas (para extrair o leo) colocar em vidro e cobri las com conhaque, aguardente, ou alguma bebida com forte teor alcolico. deixe curtir por 20 dias e use 10 gotas em (1 colher de sopa) de agua , suco ou ch trs vezes ao dia ate desaparecem os sintomas. sua utilidade veja neste blog em sementes de sucupira. bom para artrites, artrose,reumatismos, acido rico,gotas e etc...

Tintura para acabar com pulgas do seu cozinho.

meio litro de alcool

1 pedra de canfora 1 punhadinho de cravo 1 punhadinho de erva doce coloque tudo num vidro deixe curtir por 1 dia e passe com cuidado no seu cozinho (proteja olhos nariz e boca) melhor passar com algodo ou um tecido pequeno. Uma infuso de arruda e poejo ptima para lavar os animais domsticos, pois repele as pulgas e inofensiva para bichos.

Para evitar que os ces tenham pulgas: aplicar 2 colheres de sopa de alecrim fervidas num litro de gua. 1-Para sarna misture enxofre com oleo de cozinha faa uma pasta e passe no animal por cinco dias. 2-Para a sarna pode-se fazer um preparado de azeite e alho e aplicar nas reas afectadas: alguns dentes de alho, um pouco de azeite (conforme a rea a tratar) deixar cozer em lume brando e aplicar o azeite.

TINTURA DE ALECRIM

Anticptico, bom para gases intestinais, lavar feridas, cortes, problemas do corao, no s o corao fsico, mas o emocional, ento para os decepcionados no amor podem recuperar-se rapidamente. Tambm bom para depresso. Usa-se ainda para tosse.

TINTURA DE MARACUJA
Deixar em macerao durante 60 dias.Usar 20 gotas em meio copo dgua com mel, 3 vezes ao dia, se for para menopausa, nervosismo, febre e dor de cabea. . Para insnia pode tomar dose dupla ao deitar-se.

TINTURA DE ANGICO
Cortar a entrecasca em tamanhos bem pequenos, colocar no lcool durante 20 dias Usar 25 gotas ou uma colher de ch em um copo com mais ou menos 3 dedos de gua. Se adoar, faa com acar mascavo ou mel de boa qualidade.Pode ser ainda com melado de cana ou rapadura ralada. Recomendado para hemorragia (faz a compressa com gua fria e coloca no ferimento), tosse, diarria, fortificante e hemorridas.

TINTURA DE HORTEL
Pode ser o hortel grado ou mido, fazer a tintura, deixando no lcool absoluto por 20 dias, coar. Serve para mau hlito, infeco da boca, dor de garganta, m digesto; e vermfugo. Para gargarejos usa-se 1 colher de sopa em um copo de gua morna. Se ingerir, usar 1 colher de ch em 1/4 de um copo dgua.

TINTURA DE ROSA VERMELHA


Deixar em macerao no lcool absoluto por 28 dias. Pode ser usado na pele aps o banho, tnico e evita a flacidez. Bochechar e gargarejar para afta e garganta. Muito bom para banho de assento em caso de corrimento, neste caso usar gua morna.

TINTURA DE TANGERINA
Excelente para usar como perfume no s do corpo como tambm de ambientes. Coloca-se a casca da tangerina no lcool, filtrar e colocar 1 colher de sopa de limo galego (cor de rosa). Pode ser usado ainda para eliminar odores no s das axilas como tambm dos ps (chul).

TINTURA DE CANELA, CRAVO E ERVA DOCE


Deixar em macerao no lcool absoluto por cerca de 20 dias; usar em gargarejos com gua morna para rouquido e dores de garganta; infeco da boca e mau hlito, Bochechar com gua. Para clicas e como calmante, usar uma colher de ch em trs dedos de gua , Tomar 3 a 4 vezes ao dia bastante energtico, tem pessoas que se sentem mais eletrizadas durante o dia, mas neste caso bom evitar usar depois das 16 horas.

TINTURA DE ALHO
O alho um antibitico natural. Pega-se uma a duas cabeas de alho, tritura e coloca no lcool. . Deixa descansar durante 10 dias, depois filtra e acrescenta um copo de gua destilada. A seguir distribuir em frascos, se possvel em conta gotas. Para crianas, usar uma gota para cada ano de idade. Exemplo: uma criana com 5 anos, tomar 5 gotas. Para adultos, usar 25 gotas, no importa a idade , Diluir em gua Fazer Tinturas Obtm-se impregnando a erva em lcool para que exera uma ao mais forte do que as infuses ou decoctos. As tinturas duram 2 anos no mximo se guardadas num local escuro e fresco. O lcool ideal a vodka de 35 a 40 , mas o rum disfara o gosto das ervas mais amargas, podendo ser usado tambm o lcool de cereais. Uma dose padro de 5 ml, dluidos em 25 ml de gua, 2 a 3 vezes por dia. 1 Acrescentar lcool coloque 200 g de ervas secas, ou 300 g de frescas, cortadas num jarro de vidro. Acrescente-lhes 1 litro de lcool. Tape o jarro e rotule-o. Agite-o 1 a 2 minutos e guarde-o em local fresco, durante 10 a 14 dias, agitando-o diariamente. 2 Extrair o Lquido Monte o espremedor de uvas e ponha-lhe um saco de rede, bem preso. Coloque a mistura, esprema-a e apare o lquido do jarro. 3 Engarrafar e guardar Feche lentamente o espremedor para extrair todo o lquido e jogue fora o que restou da erva. Com um funil, decante o lquido para frascos de vidro escuro. Tape-os com uma rolha de cortia, ou uma tampa de rosca, rotule-os e guarde-os. Tintura de Agnus (Vitex agnus-castus): indicado nos problemas menstruais, tais como amenorria, dismenorria, sndrome pr-menstrual, menopausa, transtornos consecutivos a uma hiperfoliculinemia ou hiperprolactinemia; nas distonias neurovegetativas, tais como ansiedade, insnia, palpitaes, taquicardia e vertigens; nos espasmos gastrintestinais e externamente aplicado sobre feridas. Em Homeopatia tem como principal uso a apatia e a impotncia sexual principalmente dos homens. Tintura de Agoniada (Plumeria lancifolia): Usados nas febres em geral e, em particular, nos ingurgitamentos ganglionares, adenites, linfatismo; til tambm na amenorria e nas menstruaes difceis e doloridas. A agoniada tem ao direta sobre o tero, que descongestiona, auxiliando a concepo e regularizando as menstruaes difceis. til ainda nas afeces histricas, ingurgitamentos ganglionares, linfatites e doenas de pele. Tintura de Alcachofra (Cynara scolymus): afeces hepatobiliares, reduz a taxa de uria e colesterol, alivia os males gstricos e renais, hipertenso. Tintura de Alcauz (Periandra dulcis): empregado como expectorante, laxante, diurtico, resolutivo, bquico, calmante contra afeces brnquicas, pulmonares, nas doenas das vias urinrias, inflamao do ventre, no defluxo, no catarro crnico,

no desarranjo bilioso quando na gastrodinia, na nusea, na presso no estmago, na congesto heptica e na dispinia. Tintura de Alecrim (Rosmarinus officinalis): Indicado internamente em afeces hepatobiliares; na inapetncia; nos espasmos gastrintestinais; nos casos de colecistite crnica e na hepatite; nos casos de stress. Externamente indicado nas inflamaes osteoarticulares, seborria, contuses, entorses, como fortificante do couro cabeludo, anticaspa e na preveno da queda capilar. Tintura de Amora (Morus nigra): indicada nas hiperglicemias, diarrias, feridas e ulceraes drmicas. Tintura de Anglica (Angelica archangelica): A Anglica archangelica indicada na ansiedade, insnia, inapetncia, dispepsias, flatulncia, espasmos gastrintestinais, gastroenterite, enterocolite, bronquite, enfisema, asma, enxaqueca, dismenorria e hipertenso arterial. Topicamente empregada no reumatismo, neuralgia, ferida e nas lceras drmicas. A angelicina exerce efeito sedativo assim como tambm vasodilatador coronrio e antitrombtico. J o felandreno tem demonstrado possuir diversas aes: antiespasmdica, antiflatulenta e eupptica. Tintura de Anis estrelado (Illicium verum): O Anis Estrelado indicado na inapetncia (falta de apetite), nas dispepsias hiposecretoras, nas gastroenterites, na flatulncia, nos espamos gastrointestinais, e nas bronquites. Tintura de Arnica (Solidago microglossa): sedativo e analgsico. Externamente usado em quedas, contuses e traumatismos. A Arnica Nacional empregada com vantagem nas molstias do estmago. reputada como substituta da Arnica Verdadeira (Arnica montana L.), produzindo efeitos iguais. Popularmente muito utilizada como vulneraria e anti-sptica. Tintura de Assa peixe (Vernonia polyanthes): Diurtica, expectorante, hemosttica e bquica. So empregadas no tratamentos de bronquites, gripes e tosses persistentes, alm de eliminar clculos renais. Tintura de Aveia (Avena sativa): A tintura de aveia contm um sedativo (a avenina) utilizado para combater insnias e stress, atuando como regulador do sistema nervoso. Tintura de Barbatimo (Stryphnodendron barbatimao): Seu uso teraputico inclui os quadros diarricos, diabetes mellitus, escorbuto e flatulncia. Externamente aplicado em ferimentos, hemorridas e irritaes vaginais. Tintura de Benjoim (Styrax tonkinensis): indicado para bronquite, enfisema e asma. Topicamente, usado nas feridas, ulceraes, micoses, gengivites, parodontopatias, acnes, furnculos, psorase e eczemas. Tintura de Berinjela (Sonalum melogena): Protetor das funes hepticas; aumenta a produo de blis e sais biliares; facilita a concentrao da vescula biliar; laxante; digestiva; diminui e regula o colesterol. Tintura de Beterraba (Beta vulgaris L.): Antitumoral, digestivo, diurtico, estimulante digestivo e

heptico, hepato-protetor, nutritivo, rejuvenescedor, tnico cardaco. Tintura de Boldo (Peumus boldus): indicado para clculos biliares, cistite, reumatismo, como estimulante da digesto, e principalmente no tratamento da colelitase com dor. Tintura de Camomila (Matricaria chamomilla): A Camomila indicada na gastrite, lceras gastroduodenais, colite, espasmos gastrointestinais, inapetncia, nuseas, vmitos, dispepsias hiposecretoras, ansiedade, nervosismo, insnia, cefalia, bronquite crnica, asma e dismenorria. Externamente indicada: contuses, feridas, nervralgias, aftas bucais, estomatite e vulvovaginites. Como cosmtico, preventivo de rachaduras de peles sensveis e secas, e para clarear os cabelos. Em uso externo antiinflamatrio, analgsico, cicatrizante e antisptico. utilizada em shampoos para clarear os cabelos. Tintura de Cantrida (Cantharis vesicatoria): Indicado para indivduos que sentem medo e inquietao com gemidos. Frenesi amoroso; furioso desejo sexual, quase manaco; excitao amorosa; ninfomania; cistite; eczemas; queimaduras; perturbao no fgado, intestino e estmago. Muito indicado para clculos renais. A medicina chinesa aplica a Cantrida na pele para melhorar a circulao, como por exemplo para irrtaes locais e contra infeces. Tintura de Capsicum (Capsicum sp.): Rubefaciente, revulsivo, estimulante digestivo, estimulante circulatrio, estimulante da funo cardaca, tnico, anti-sptico e antiflogstico. Tintura de Carqueja (Baccharis triptera): A Carqueja empregada principalmente como digestivo, hepatoprotetor, diurtico e externamente em feridas e ulceraes. Tintura de Castanha da ndia (Aesculus hippocastanum): indicada na fragilidade capilar, varizes, insuficincia venosa, hemorridas, tromboflebite, edema, metrorragia e dismenorria. Tintura de Cavalinha (Equisetum sp): indicada na astenia; convalescena; anemia; consolidao de fraturas; reumatismo; osteoporose; preveno da arterosclerose; como diurtico, sendo ento utilizada nas afeces genitourinrias (cistite, ureterite, uretrite e urolitase), gota, hipertenso arterial, edemas e sobrepeso acompanhado de reteno de lquidos. Topicamente pode ser aplicada sobre as feridas e ulceraes drmicas, orais ou da crnea, bem como nas blefarites, conjuntivites, faringites, dermatites, eritemas e pruridos, alm de ser um dos ativos em tratamentos de celulites. A abundncia de sais de silcio confere propriedades remineralizantes e contribui na manuteno do tecido conjuntivo, estimulando a biossntese das fibras de colgeno e de elastina, pelos fibroblastos, aumentando desta forma a elasticidade dos tecidos Isso explica o seu uso em afeces sseas como a osteoporose e consolidao de fraturas, alm de processos reumticos. Tintura de Centella (Hydrocotyle asiatica): Topicamente indicada nas feridas, lcera drmica, eczemas, eritema, estrias, queimaduras, psorase, vulvovaginite, distrofia da mucosa vulvovaginal, ulceraes drmicas, bucais ou da crnea, blefarites,

conjuntivite, parodontopatias, faringite, dermatite e prurido. Oralmente utilizada na insuficincia venosa e depresso nervosa. Em Homeopatia o principal uso da Centella na hansenase e na elefantase, alm da aplicao na psorase e icitiose. Tintura de Chapu-de-couro (Echinodorus macrophyllus): O Chapu de Couro utilizado nas afeces das vias urinrias, reumatismos, artrite, eczemas e furnculos, afeces cutneas, doenas renais, problemas do fgado. So atribudas as propriedades diurtica e depurativa. Tintura de Coentro (Coriandrum sativum): indicado para problemas hepticos no to graves. Sua ao digestiva muito boa, podendo tambm ser empregado para combater clicas intestinais e problemas de gases. Tintura de Dente-de-leo (Taraxacum officinale): indicado para pessoas predispostas ou que possuam clculo biliar, coleocistite, inapetncia, oligria, problemas hepticos, cirrose e desordens hepatobiliares. uma das ervas mais seguras como diurtica, utilizada em tratamentos de afeces genitourinrias: cistites, uretrites e tambm na hipertenso arterial. coadjuvante no tratamento da obesidade, problemas dermatolgicos, dispepsia, hipoacidez gstrica e desordens reumticas. Tintura de Echincea (Echinacea purpurea): til como agente de cicatrizao para abcessos, queimaduras, eczema, lcera varicosas das pernas e outros ferimentos cutneos e como imunoestimulante inespecfico para tratamento de suporte das infeces areo superiores e infeces das vias urinrias. Tintura de Erva-doce (Pimpinella anisum): tem propriedades expectorantes, diurticas, digestiva e coagulante. Alivia clicas causadas por gases; combate diarrias e vmitos. Tintura de Espinheira-santa (Maytenus llicifolia): tonificante, anti-lcera, carminativa, cicatrizante, antisptica, levemente diurtica e laxativa, auxilia na eliminao de gases intestinais. Tintura de Eucalipto (Eucalyptus globulus): indicado para afeces respiratrias, tais como: gripe, resfriados, faringite, bronquite, asma, rinite, sinusite e traquetes; cistite; diabetes melittus. Externamente indicado em eczemas, irritaes cutneas, feridas e vulvovaginites. Tintura de Funcho (Foeniculum vulgare): Os frutos do Funcho so indicados na inapetncia, nas dispepsias hiposecretoras, na flatulncia, nos espasmos gastrintestinais, nas diarrias, na dismenorria, nas dores musculares e reumticas, na bronquite, na asma e na lactncia. Tintura de Garcinia (Garcinia cambogia): Alm dos efeitos de inibio de cidos graxos e do aumento da taxa de queima de gordura, a Garcnia possui um efeito regulador do apetite, esse efeito ocorre no fgado, via regulao do nvel heptico de glicose, o cido (-)-hidroxictrico atua como um barmetro dos nveis de glicose no fgado. indicado para obesidade, inibio do apetite, colesterol, triglicerdeos, lipdeos, uremia, problemas no fgado devido malria. Tintura de Gengibre

(Zingiber officinale): Possui uma ao carminativa e digestiva. usado para controlar enjos e vontade de vomitar devido a viagens de avio, carro e navio. usado para gripes, resfriados, possui ao antitussigena, podendo ser utilizado com excelentes resultados para a bronquite. Ajuda a fortalecer o sistema nervoso segundo a medicina ayurveda. Os indianos dizem que permite transportar mais energia pelo corpo, podendo ser usado para clicas menstruais, tnico corporal para fadiga geral e at mesmo para febre. Tintura de Gimnema (Gymnema sylvestre): Apresenta ao adstringente, estomquico, tnico e refrescante. A sua principal aplicao est centrada na sua propriedade de suprimir o gosto de acar, utilizada no caso de Diabetes melitus. Sabe-se que ao se mastigar a folha, amortizada a vontade pelo gosto doce, bem como o amargor de substncias amargas. Este efeito redutor esperado que dure uma ou duas horas, no interferindo na sensao de outros sabores como o salgado, o cido e o adstringente. Tintura de Ginseng/ Pfaffia (Panax ginseng):Fortalece o sistema imunolgico; Fortalece corao e proporciona melhora na circulao sangunea; Ativa a formao de glbulos sanguneos (brancos e vermelhos); Melhora generalizada na disposio fsica e mental; Auxilia no tratamento de perda gradativa de memria. Tintura de Guaatonga (Casearia sylvestris): Apresenta propriedades depurativa, anti-reumtica, vulnerria, cardiotnica, antiobsica, diurtica, antiartrtica, hemosttica, anestsica tpica em leses da pele, anticolesterolmica, afrodisaca, antipirtica, cicatrizante, anti-sptica, eupptica, anti-herptica, antiulcerognica, antiofdica, antidiarrica, antimicrobiana, fungicida e calmante. Tintura de Guaco (Mikania guaco): empregado nas afeces do aparelho respiratrio: bronquite crnica, asma e tosses; nas dores de origem reumtica; nos quadros febris; Externamente indicado nas dermatites, nos ferimentos e nas afeces da orofaringe. Os constituintes do Guaco relaxam a musculatura lisa das vias areas e estimulam a secreo do muco, facilitando a expulso do catarro pela tosse. Portanto promove uma ao broncodilatadora, expectorante e antiasmtica. Nos estados febris, promove aumento da sudorese e aumenta a diurese. Possui, ento, aes febrfuga e diurtica, respectivamente. Forma uma pelcula ou uma espcie de filme protetor quando aplicado sobre a pele. Exerce efeito emoliente, depurativo e cicatrizante. Tintura de Hamamelis (Hamamelis virginiana): adstringente, hemosttico, vasoconstritor, tnico, antihemorrgico, descongestivo. Tintura de Hiprico (Hypericum perfuratum): indicado para o tratamento da ansiedade, da depresso, nos transtornos neurovegetativos associados ao climatrio, na enurese, nas disquinesias biliares, nos espasmos gastrintestinais, na gastrite, na sndrome do clon irritvel, na asma, nas varizes, nas hemorridas e na fragilidade capilar. Topicamente utilizada para a cura de feridas, queimaduras, eczemas, contuses e acne. Tintura de Hortel

(Mentha piperita): indicada nas afeces gastrintestinais: inapetncia, dispepsias hiposecretoras, flatulncias, enterites, sndrome do clon irritvel, coleocistites, disquinesias hepatobiliares e vmitos; nas enxaquecas; nas dismenorrias; na fadiga e na sinusite. Topicamente aplicada sobre as inflamaes osteoauriculares, nas dores de dente, na urticria, nos eczemas, nas dermatomicoses, nas gripes e resfriados, na bronquite, rinite, sinusite e asma. Tintura de Jurubeba (Solanum paniculatum): Tem como uso teraputico: colagogo, colertico, carminativo, antiinflamatrio, digestivo, emenagogo, diurtico, hepatoprotetor, tnico e febrfugo. empregado na inapetncia, na atonia gstrica, na debilidade, nas infeces fgado. Tintura de Kawa-kawa (Piper methysticum): tnico, depurativo, adstringente, sedativo, empregado no tratamento de sfilis. indicado no controle da ansiedade; na menopausa; em Sndromes pr-menstruais; na insnia; como relaxante muscular e anticonvulsivante (epilepsia). Tintura de Lpulo (Humulus lupulus): indicado por via interna na inapetncia, nas dispepsias hiposecretoras, na coleocistite, nos espasmos gastrointestinais, na ansiedade, na insnia, na taquicardia, nas enxaquecas, nas nervralgias e nos transtornos associados com o climatrio. Topicamente usado na acne, nas dermatomicoses e nas inflamaes osteoarticulares. Tintura de Malva (Sida cordifolia): utilizada para o tratamento nas desordens hepticas e reumatismo. Possui propriedades adstringentes, diurtica e tnica, alm do emprego nas doenas urinrias, citica, paralisia facial e leucorria. Tintura de Maracuj (Passiflora incarnata): Anticonceptivo, antiespasmdica, antifebril, calmante, hipntico, hipotensor, refrescante, sedativa, sonfera e tonificante. Tintura de Melissa (Melissa officinalis): indicada na inapetncia, na gastrite, nos espasmos gastrintestinais, nas disquinesias hepatobiliares, meteorismo, nas coleocistites, nas diarrias, na ansiedade, na insnia, na hipertenso arterial, na taquicardia, na enxaqueca, na asma, na dismenorria, em feridas, no hipertiroidismo e herpes simples. Tintura de Mulungu (Erytrina mulungu): Sedativo e calmante poderoso. til nas insnias, histerias, tosse e nos acessos asmticos. desobstruente do fgado. Tintura de Organo (Origanum majorana): Possui ao anti-sptica, antiinflamatria, alivia clicas e facilita a digesto. muito usado contra enjos. Tintura de Penia (Paeonia officinalis): Vasoconstritora e anti-espasmdica. Indicada para febre, dor, sangramentos, efridas, hemorragias e hemorridas. Seu uso mais comum nas dilataes venosas, com ou sem sangramento, seja nas varizes ou nas hemorridas. Tambm funciona como tnico e calmante. Pode ser usada como ch, pomada, supositrio ou extrato alcolico. Tintura de Prpolis: Utilizada em inflamaes e gangrena da polpa dentria; inflamaes da gengiva; lceras bucais; inflamaes do ouvido mdio; amigdalite crnica; lceras do

estmago e duodeno; lceras gastrintestinais crnicas; vaginite, eroso cervical e giardiase humana. Tintura de Quebra-pedra (Phyllanthus acutifolius): Possui ao analgsica e relaxante muscular. Excelente diurtico e elimina clculos renais. cido rico, anria, ascite, artrite, beriberi, colecistite, derrame (AVC), diabete, urtra. Abortiva e purgativa em dosagens acima das normais. Tintura de Raiz de ltus (Nelumbo nucifera): Distrbios respiratrios (sinusite, rinite, bronquite); tosse com catarro; rouquido; asma; dor de garganta; preveno e tratamento de pneumonia; afeces respiratrias; catarro pulmonar; clera; desobstruir as vias respiratrias e eliminar as secrees; efizema pulmonar; distrbio estomacal; febre; gripes; laringite; suores da menopausa; vmitos; tosse de origem alrgica provocadas por agentes irritantes como fumo e poluio; imunoestimulante; antialrgico. Tintura de Rom (Punica granatum): Auxiliar em inflamaes internas e externas, como: garganta e amgdalas, diarria, clicas intestinais; Irrigaes vaginais para leucorria; Solitria e outros vermes; Osteoporose; Colesterol; Menopausa; Artrites; Clareador da pele e filtro solar; Auxiliar no tratamento oncolgico. Tintura de Salsaparrilha (Smilax officinalis):Depurativo e anti-sifiltico, para molstias da pele e reumatismo. Tintura de Silimarina (Silymbum marianum/ Cardum marianum): A silimarina um bioflavanide extrado da fruta de Silymbum marianum muito utilizado por suas propriedades colagogas e colerticas, antialrgicas e estimulante do sistema circulatrio.Bastante indicada no tratamento dos distrbios hepticos e no combate a hepatotoxicidade causada pelos radicais livres (peroxidao lipdica). Tintura de Tuia (Thuja occidentalis): Expectorante, diurtico, anti-helmntica (vermfuga), estimulante, tratamento do reumatismo. Uso externo: verrugas. Tintura de Yam mexicano (Dioscorea villosa): utilizado na medicina popular, como um infuso para facilitar o trabalho de parto, diminuindo a dor. indicado tambm para clicas gastrintestinais, asma, reumatismo e gastrite crnica. Tambm usado na teraputica na doena de Addinson, em algumas alergias, dermatite de contato, artrite reumatide, dor citica e picadas de insetos. Pode ser usado tambm na menopausa, dismenorria, tenso pr-menstrual, distrbios testiculares, impotncia, hipertrofia da prstata e alteraes psicossociais. Tintura de Zedoaria (Curcuma zedoaria): Indicada para combater a m digesto, lcera, gastrite e halitose de origem digestiva. Combate placa bacteriana, trata gengivites e piorria dentria. Usado como dentifrcio para minimizar os processos inflamatrios da boca. Externamente usado como cicatrizante de escaras e lceras.
Tintura de alho Indicaes: baixar a presso, diurtico (para urinar Mais), antiinflamatrio, cido rico, reumatismo, dor de cabea, nevralgia, insnia, dores musculares e cansao contnuo,

menopausa, herpes, baixar o acar no sangue, ativar o funcionamento do fgado, priso de ventre, hemorridas, vermfugo e aparelho respiratrio. Os remdios a base de alho so dos mais usados na medicina popular. Ingredientes: 8 colheres de sopa de alho picado 1 xcara de ch de lcool Preparo: descansar o alho, picar e socar. Juntar todo o lcool e deixar macerar por 20 dias. Coar e guardar. Modo de Usar: 20 gotas duas vezes ao dia, para adultos. Tintura de funcho (Atroveran) Indicaes: digestivo e gases intestinais. Ingredientes: 15 colheres de sopa de funcho Meio litro de lcool Preparo: conforme receita bsica da tintura. Modo de usar: adultos 15 gotas depois das refeies. Tintura Figatil Indicaes: m digesto e clicas menstruais. Ingredientes: 8 colheres de sopa de carqueja 8 colheres de sopa de boldo 8 colheres de sopa de gervo 5 colheres de sopa de losna 5 colheres de sopa de flores de Artemsia litro de lcool Preparo: conforme receita bsica da tintura Modo de usar: adultos 10 gotas depois das refeies. Tintura de Arruda Indicaes: clicas menstruais, menstruao irregular e piolhos. Ingredientes: 15 colheres de sopa de folhas de arruda litro de lcool Modo de fazer: conforme receita bsica da tintura. Modo de usar: Problemas menstruais 10 gotas, 2 vezes ao dia; piolhos- aplicar no cabelo, meio copo da tintura em dois litros de gua. Tintura de Chapu de Couro Indicaes: cido rico, artrite, reumatismo, impurezas no sangue, infeces urinarias, erupo da pele, hidropsia (gua no corpo), revigorante. Ingredientes: 5 colheres de sopa de folhas de chapu de couro 1 xcara de ch de lcool Modo de fazer: conforme receita bsica da tintura Modo de usar: adultos 3 vezes ao dia, 15 gotas. Tintura de Quebra-Pedra Indicaes: problemas do aparelho urinrio (cistite, clculos, infeces), distrbios na prstata. Ingredientes: 5 colheres de sopa de quebra-pedra 1 xcara de ch de lcool Modo de fazer: conforme receita bsica da tintura. Modo de usar: adultos 20 gotas duas vezes ao dia.

Tintura de Prpolis Indicaes: infeces em geral, reumatismo. Ingredientes: 5 colheres de sopa de prpolis, limpa e moda 1 xcara de ch de lcool Modo de fazer: misturar o lcool e o prpolis num vidro e envolver em papel escuro. Agitar por 10 minutos. Deixar macerar durante 15 dias, agitando o vidro diariamente. Coar e guardar em vidros contra-gotas. Modo de usar: interno 15 gotas, 2 a 3 vezes ao dia para adultos. Diminuir o tempo entre as doses em casos mais graves; externo em compressas e como componentes de pomadas. Tintura de cnfora e abacate Indicaes: reumatismo, varizes. Ingredientes: 8 colheres de sopa de folhas de abacateiro 5 colheres de sopa de folhas de cnfora litro de lcool Modo de fazer: conforme receita bsica da tintura Modo de Usar: externo aplicar sobre o local afetado. Tintura anti-sptica Indicaes: desinfeco e cicatrizao de feridas. Ingredientes: 2 colheres de sopa de flores e folhas de alfazema 2 colheres de sopa de folhas de alecrim 2 colheres de sopa de losna 2 colheres de sopa de slvia 2 colheres de sopa de tintura de prpolis Modo de fazer: conforme receita bsica da tintura Modo de usar: externo umedecer algodo ou gaze e colocar na ferida

Gengibre OUTROS NOMES Zingiber officinale PARA TRATAR Enjo de viagem e nusea PREPARO O gengibre em p feito lavando, secando, moendo e peneirando o rizoma (a raiz subterrnea). POSOLOGIA Tome uma colher de ch rasa do p 30 minutos antes de viajar. Para evitar a nusea, tome 1/2 colher de ch do p 3 vezes ao dia. PARA TRATAR Disenteria bacilar POSOLOGIA Tome 45g de gengibre fresco em pores durante o dia. PARA TRATAR Tosses, bronquite e reumatismo PREPARO Faa uma tintura com 25g de gengibre recm picado e 100ml de lcool 70%. Deixe por uma semana e filtre. POSOLOGIA Tome 1020 gotas da tintura 34 vezes ao dia. Use, tambm, como anti-sptico para pequenas feridas.

PARA TRATAR Reumatismo PREPARO Faa um leo de gengibre, aquecendo 10g de gengibre picado em 50g de leo vegetal por 1 hora em banhomaria. Coe e deixe esfriar. POSOLOGIA Aplique nas reas doloridas.

pomadas , decoctos , infuses,unguentos,emplastros,compressas,looes

Muitas vezes, dispomos de verdadeiras farmcias em casa, na forma de plantas e ervas medicinais, mas no sabemos como prepar-las. Abaixo temos algumas das formas mais tradicionais de se preparar remdios a base de ervas medicinais. Utenslios Utiliza-se bules e panelas de vidro, esmalte ou ao inoxidvel, de facas e esptulas de madeira ou inox, de peneiras de plstico ou nylon. Um espremedor de uvas ser bom para tinturas. Elimine o alumnio, porque este elemento muito bem absorvido pelas ervas. Todos os utenslios tm de ser esterilizados pelo menos durante 30 min em gua fervente. A esterilizao uma medida de higiene e evita que os remdios ganhem bolor. Medir Remdios Nunca exceda as quantidades de erva que a dosagem indica. O numero de gotas por ml varia conforme o calibre da pipeta (tamanho da sua extremidade), portanto verifique-o contando, se for preciso. 1 ml = 20 gotas 5 ml = 1 colher de ch 10 ml = 1 colher de sobremesa 20 ml = 1 colher de sopa 150 ml = 1 xcara de ch Fazer Decoctos Razes, casca, raminhos e frutos precisam, habitualmente, dum tratamento mais energtico do que folhas ou flores, at se lhes extrair os constituintes. Um decocto exige que se faa ferver em fogo brando essas partes mais duras. Podem-se usar plantas frescas, ou secas, que se cortam ou partem em bocadinhos. Os decoctos ingerem-se quentes ou frios.

Uma dose-padro a 3 a 4 pores dirias (500 ml). 1 Ferver a Erva Coloque 20gr de ervas secas, ou 40gr de frescas numa panela. Cubra-as com 750 ml de gua fria e coloque no fogo, at o ponto de ebulio. Deixa-as ferver 20 a 30 minutos , at o liquido se reduzir cerca de um tero. 2 Coar e Guardar Por um coador, coe o liquido para dentro dum jarro. Transfira para uma xcara a quantidade necessria. Tape o jarro e guarde-o na geladeira, ou num local fresco, durante 48 horas no mximo. D 3 a 4 pores (500 ml). Fazer Infuses Trata-se da maneira mais simples de preparar as partes areas mais delicadas das plantas, principalmente folhas e flores. Faz-se como se fosse um ch, usando uma erva ou vrias, juntamente, e pode-se beber quente ou frio. A dose-padro de 3 a 4 pores (500 ml) por dia e tem de ser preparada diariamente. 1 Colocar a Erva Coloque uma colher de ch de ervas secas, ou duas de ervas frescas, ou vrias ervas misturadas, num coador para tisanas e coloque-o na xcara. Encha esta com outra xcara de gua acabada de ferver. 2 Infundir e Coar Ponha a tampa da xcara e deixe infundir a erva 5 a 10 minutos, antes de retirar o passador. Acrescente-lhe uma colher de ch de mel como adoante, se quiser, e beba imediatamente. D 1 dose. 3 Infundir no Bule Coloque no bule 20 g de ervas secas, ou 30 de frescas. Acrescente-lhe 500 ml de gua acabada de ferver, tape e deixe repousar 10 minutos. Coe parte da infuso para uma xcara e adoce-o com mel, se quiser.

Fazer Unguentos Os unguentos so feitos de leos ou gorduras, aquecidos com ervas. Ao contrrio das pomadas, no contm gua e formam uma camada independente superfcie da pele. Protegem-nos de feridas ou inflamaes e concedem zona afetada constituintes medicinais como leos essenciais. So teis em problemas como as hemorridas ou quando se precisa de hidratao lbios gretados. Podem-se fazer partindo de dezenas de bases, embora as mais simples sejam o gel de petrleo ou a cera de parafina branda. Os leos essenciais misturam-se mesmo antes de coar. Guarda-se o unguento em potes de vidro escuro durante 3 meses no mximo. Aplicar um pouco, na rea lesionada, 3 vezes por dia, uma dose padro. 1 Ferver e Coar Derreta 500 g de gel de petrleo numa tigela de vidro, metida numa caarola de gua a ferver. Acrescente-lhes 60 g de ervas secas, ou 150 de frescas, picadinhas, e deixe fervilhar 15 minutos, sempre a mexer. 2 Espremer Deite para dentro dum saco de pano fino, preso a um jarro. Deixe o lquido filtrar-se atravs de do saco e, com luvas de borracha, esprema do saco para o jarro o mais que puder do unguento. 3 Envasilhar e Guardar Rapidamente, coloque o unguento derretido em frascos esterilizados, antes que solidifique no jarro. Ponha as tampas nos frascos, sem apertar. Quando esfriar, aperte ento as tampas, rotule e guarde.

Fazer Emplastros Um emplastro uma mistura de ervas frescas, secas ou pulverizadas que se aplica a uma rea afetada. Leva muito pouco tempo para preparar um emplastro e serve para acalmar as dores nervosas ou musculares, de entorses ou de fraturas, bem como para drenar furnculos. 1 Ferver a gua Ferva 2 minutos uma poro de erva que cubra a rea afetada. Esprema-lhe a gua da fervura, esfregue um leo no local da aplicao, para evitar que a erva se pegue, e aplique-a a, enquanto quente. 2 Segure o Emplastro Prenda bem a erva no seu lugar, com faixas ou ataduras de gaze. Deixe atuar 3 horas e ponha um novo emplastro de 2 em 2 ou 3 em 3 horas conforme for preciso. Fazer Pomadas Trata-se de um processo em que se combina leo e gordura, e gua, numa emulso. Mas, se acelerar o processo, os ingredientes so capazes de se separar. Ao contrrio dos unguentos, as pomadas penetram e tm a vantagem de serem refrescantes e calmantes permitindo, contudo, que a pele respire e transpire naturalmente. No entanto, as pomadas podem-se deteriorar depressa e melhor guard-las em potes estanques e escuros, na geladeira duram 3 meses. Pode-se adicionar a uma pomada pequenas quantidades de outros ingredientes tinturas, ps, leos essenciais antes ou depois de colocar nos frascos. possivel fazer pomadas com infuses, tinturas ou leos infundidos. A maneira comum de usar esfregar um pouco na rea afetada 2 a 3 vezes por dia. 1 Ferver Cera e Ervas Derreta 150 g de cera emulsionante numa tigela de vidro, em banho-maria. Acrescente-lhe 70 g de glicerina, 80 ml de gua e 30 g de ervas secas ou 75 g de frescas. V mexendo e deixe ferver durante 3 horas. 2 Coar e Mexer Passe a mistura por um espremedor de uvas, ou um saco de pano fino, para filtrar. Mexa-a lentamente, sem parar, at esfriar e a pomada estabilizar. 3 Envasar e Guardar Com uma faquinha ou esptula de metal, coloque a pomada em potes de vidro escuro. Aperte as tampas bem e rotule. Guarde a pomada na geladeira logo que puder dura 3 meses. Fazer Compressas e Loes As loes so preparados de ervas com uma base de gua como infuses, os decoctos ou as tinturas diludas que usam para banhar pele irritada. As compressas so panos ensopados numa loo e seguros contra a pele. Podem-se guardar loes no frigorfico 2 dias no mximo -, em frascos esterilizados e tapados. Prepare outra compressa assim que a anterior esfriar ou secar na epiderme. 1 Impregnar Compressas Prepare 500 ml de uma infuso, ou decocto, ou dilua 25 ml de gua, para fazer uma loo. Lave as mos e ensope na loo um pano macio ou de flanela limpos, claro. Tora o pano. 2 Aplicar Compressas Esfregue a rea afetada com o leo, para evitar que a compressa se agarre, e depois coloque-a a. Se houver dores e inchao, enrole a compressa com pelcula e deixe-a por 1 a 2 horas. Fazer Xaropes Como conservantes, o mel e o acar mascavo so eficazes e possveis de se combinar com infuses ou decoctos para obter xaropes, mas estes tambm se podem obter da tintura 1 parte para 3 de xarope. Ou, ento, acrescentam-se pequenas pores de tintura a um xarope frio, para lhe aumentar a eficcia. Os xaropes tm a vantagem

adicional duma ao apaziguante e, por conseguinte, so um veculo perfeito nas misturas para tosses e gargantas irritadas. Com o seu gosto doce, os xaropes disfaram o das ervas desagradveis ao palato e as crianas apreciam-nos grandemente. Guarde-os num local fresco e escuro 6 meses, no mximo. A dose-padro 5 a 10 ml, 3 vezes por dia. 1 Preparar uma Infuso Faa uma de 500 ml ou decocto aquecido durante o mximo de tempo para incrementar a ao da erva. As infuses precisam de fervilhar 15 min e os decoctos 30. 2 Acrescentar Mel e Calor Coloque o produto numa panela, ponha-lhe 500 g de mel ou acar mascavo, mexendo e aquecendo devagarinho at o adoante se derreter e a mistura ficar xaroposa. Tire do fogo e deixe arrefecer. 3 Enfrascar e Rotular Com um funil, deite o xarope frio em frascos esterilizados e guarde-os em stio fresco e escuro. Tape-os com uma rolha de cortia : os xaropes tm propenso para fermentar e explodir, se tiverem tampas de enroscar. Fazer leos Infundidos a Quente Infundir uma erva em leo permite extrair-lhes os ingredientes oleosos e solveis para os leos infundidos a quente as ervas levam uma fervura e podem-se conservar 1 ano embora sejam mais potentes quando utilizados logo. Tantos os leos infundidos a quente como a frio so usados para massagem, ou acrescentados a pomadas e unguentos, pode-se acrescentar um leo essencial a um leo infundido, antes de o enfrascar, para lhe aumentar a eficincia. Muitas ervas do bons leos infundidos a quente, principalmente as que servem para temperar pimenta, gengibre, caiena. Esses leos esfregam-se na pele para aliviar dores reumticas e artrticas, melhorar a circulao sangunea e relaxar os msculos. 1 Ferver Ervas em leos Misture 250 g de ervas secas, ou 500 g de frescas, picadas, 750 ml de azeite, ou leo de girassol, numa tigela de vidro, em banho-maria. Tape e deixe ferver durante 2 a 3 horas. 2 Coar o leo Quando a mistura esfriar, deite-a num espremedor de uvas, onde montou um saco de rede. Apare o leo num jarro, extraindo-lhe todo o lquido. 3 Engarrafar e Guardar Com um funil coloque o leo infundindo em frascos limpos, de vidro escuro. Tape-os com rolhas de cortia, ou tampas de enroscar, e rotule-os. Duram 1 ano, mas obtm-se melhores resultados se s utilizados nos primeiros 6 meses. Fazer leos a Frio Usam-se como os anteriores. A infuso a frio o melhor mtodo para plantas frescas, principalmente se tratar das partes areas mais delicadas, como as flores. O azeite particularmente bom para este mtodo, visto ser raro ranar. estes leos guardam-se durante 1 ano, embora se obtenha melhores resultados se utilizarem nos primeiros 6 meses. 1 Infundir Ervas em leo coloque 250 g de ervas secas, num jarro de vidro transparente. Despeje-lhes por cima 750 ml de azeite, para cobrir, tape o jarro e agite-o bem. Coloque-o num local que bata sol, como um peitoril, e deixe-o por a por 2 a 6 semanas. 2 Coar e Engarrafar coloque a mistura num saco de pano fino, preso borda dum jarro, e deixe o leo filtrar-se. Esprema o resto do leo, no fim. Deite-o em frascos de vidro escuro, rotule-os e guarde-os.

Вам также может понравиться