Вы находитесь на странице: 1из 12

Instruo Tcnica n 08/2011 - Resistncia ao fogo dos elementos de construo

191

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGCIOS DA SEGURANA PBLICA

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO

Corpo de Bombeiros

INSTRUO TCNICA N 08/2011 Resistncia ao fogo dos elementos de construo

SUMRIO
1 2 3 4 5 6 7 8 Objetivo Aplicao Referncias normativas e bibliogrficas Definies Procedimentos Outras exigncias Edificaes de carter temporrio Edificaes existentes

ANEXOS
A B C Tempos requeridos de resistncia ao fogo (TRRF) Tabela de resistncia ao fogo para alvenarias Tabela de resistncia ao fogo de paredes em chapas de gesso para Drywall Mtodo do tempo equivalente de resistncia ao fogo

192

Regulamento de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo

Instruo Tcnica n 08/2011 - Resistncia ao fogo dos elementos de construo

193

1 OBJETIVO Estabelecer as condies a serem atendidas pelos elementos estruturais e de compartimentao que integram as edificaes, quanto aos Tempos Requeridos de Resistncia ao Fogo (TRRF), para que, em situao de incndio, seja evitado o colapso estrutural por tempo suficiente para possibilitar a sada segura das pessoas e o acesso para as operaes do Corpo de Bombeiros, atendendo ao previsto no Decreto Estadual n56.819/11 Regulamento de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo. 2 APLICAO 2.1 Esta Instruo (IT) Tcnica aplica-se a todas as edificaes e reas de risco onde for exigida a segurana estrutural contra incndio, conforme tabelas de exigncias do Regulamento de Segurana contra Incndio do Estado de So Paulo. 2.2 Na ausncia de norma nacional sobre dimensionamento das estruturas em situao de incndio, adota-se o Eurocode em sua ltima edio, ou norma similar reconhecida internacionalmente. No momento da publicao de norma nacional sobre o assunto, esta passar a ser adotada nos termos desta IT. 3 REFERNCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRFICAS Para mais esclarecimentos, consultar as seguintes normas tcnicas: NBR 5628 - Componentes construtivos estruturais - Determinao da resistncia ao fogo. NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto Procedimento. NBR 6120 - Cargas para clculo de estruturas de edifcios Procedimento. NBR 6479 - Portas e vedadores Determinao da resistncia ao fogo Mtodo de ensaio. NBR 8681 - Aes e segurana nas estruturas Procedimento. NBR 8800 - Projeto e execuo de estruturas de ao de edifcios - Procedimento. NBR 9062 - Projeto e execuo de estruturas de concreto pr-moldado - Procedimento. NBR 9077 - Sadas de emergncia em edifcios Procedimento. NBR 10636 - Paredes divisrias sem funo estrutural Determinao da resistncia ao fogo Mtodo de ensaio. NBR 11711 - Porta e vedadores corta-fogo com ncleo de madeira para isolamento de riscos em ambientes comerciais e industriais Especificao. NBR 11742 - Porta corta-fogo para sada de emergncia Especificao. NBR 14323 - Dimensionamento de estrutura de ao em situao de incndio Procedimento. NBR 14432 - Exigncia de resistncia ao fogo de elementos de construo de edificaes Procedimento. NBR 14715-1 - Chapas de gesso para drywall Parte 1 Requisitos.

NBR 14715-2 - Chapas de gesso para drywall Parte 2 Mtodos de ensaio. NBR 14762 - Dimensionamento de estruturas de ao constitudas por perfis formados a frio Procedimento. NBR 15200 - Projeto de estruturas de concreto em situao de incndio Procedimento. NBR 15217 Perfis de ao para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall Requisitos e mtodos de ensaio. NBR 15758-1 Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Projeto e procedimentos executivos para montagem - Parte 1: Requisitos para sistemas usados como paredes. NBR 15758-2 - Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Projeto e procedimentos executivos para montagem - Parte 2: Requisitos para sistemas usados como forros. NBR 15758-3 - Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Projeto e procedimentos executivos para montagem - Parte 3: Requisitos para sistemas usados como revestimentos.

EUROCODE. European Committee for Standardization. Regulamentao de MARGARET LAW and TURLOGH OBRIEN - Fire Safety of Bare External Structure Steel.
SILVA, Valdir Pignatta. Estruturas de ao em situao de incndio. Editora Zigurate. So Paulo: 2004. 4 DEFINIES Alm das definies constantes da IT 03/11 - Terminologia de segurana contra incndio, aplicam-se as definies especficas abaixo: 5 PROCEDIMENTOS 5.1 Os tempos requeridos de resistncia ao fogo (TRRF) so aplicados aos elementos estruturais e de compartimentao, conforme os critrios estabelecidos nesta IT e em seu Anexo A (Tabela). 5.2 Para comprovar os TRRF constantes desta IT, so aceitas as seguintes metodologias: a. execuo de ensaios especficos de resistncia ao fogo em laboratrios; b. atendimento a tabelas elaboradas a partir de resultados obtidos em ensaios de resistncia ao fogo; c. modelos matemticos (analticos) devidamente normatizados ou internacionalmente reconhecidos. 5.2.1 Para os elementos de compartimentao, admitem-se as metodologias a e b. Para os elementos estruturais, as 3 metodologias podem ser aceitas.
Nota: As lajes, os painis pr-moldados que apresentem funo estrutural e os painis alveolares utilizados para compartimentao so considerados como elementos estruturais.

5.2.2 A metodologia de que trata no item 5.2, letra c desta IT, somente ser aceita aps anlise em Comisso Tcnica.

194

Regulamento de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo

5.3 Mtodo de tempo equivalente para reduo do TRRF 5.3.1 Admite-se o uso do mtodo de tempo equivalente para reduo dos TRRF (vide Anexo D), excetuando-se as edificaes do grupo L (explosivos) e das divises M1 (tneis); M2 (parques de tanques) e M3 (centrais de comunicao e energia), contudo, fica limitada a reduo de 30 min dos valores dos TRRF constantes da Tabela A, Anexo A, desta IT.
Nota: Para classificar as ocupaes quanto ao Grupo e Diviso, consultar a Tabela 1 do Decreto Estadual 56.819/11.

e antecmaras, devem atender, no mnimo, ao TRRF igual ao estabelecido no Anexo A desta IT, porm, no podendo ser inferior a 120 min. 5.7.2 Os elementos de compartimentao (externa e internamente edificao, incluindo as lajes, as fachadas, paredes externas e as selagens dos shafts e dutos de instalaes) e os elementos estruturais essenciais estabilidade desta compartimentao, devem ter, no mnimo, o mesmo TRRF da estrutura principal da edificao, no podendo ser inferior a 60 min, inclusive para as selagens dos shafts e dutos de instalaes. 5.7.3 As vedaes usadas como isolamento de riscos (vide IT 07/11) e os elementos estruturais essenciais estabilidade destas vedaes devem ter, no mnimo, TRRF de 120 min. 5.7.4 As paredes divisrias entre unidades autnomas e entre unidades e as reas comuns, para as ocupaes dos Grupos A (A2 e A3), B, E e H (H2; H3; H5 e H6), devem possuir TRRF mnimo de 60 min, independente do TRRF da edificao e das possveis isenes. Para as edificaes com chuveiros automticos, isenta-se desta exigncia.
Nota: So consideradas unidades autnomas os apartamentos residenciais, os apartamentos de hotis, motis e flats, as salas de aula, as enfermarias e quartos de hospitais, as celas dos presdios e assemelhados.

5.3.2 Na utilizao do mtodo de tempo equivalente, os TRRF resultantes dos clculos no podem ter valores inferiores a: 5.3.2.1 15 minutos, para edificaes com altura menor ou igual a 6 metros dos Grupos A; D; E; G e Divises I-1; I-2, J-1 e J-2; 5.3.2.2 30 minutos, para as demais edificaes. 5.4 Ensaios Os ensaios devem ser realizados em laboratrios reconhecidos, de acordo com as normas tcnicas nacionais ou, na ausncia destas, de acordo com normas ou especificaes estrangeiras internacionalmente reconhecidas. 5.5 Dimensionamento de elementos estruturais em situao de incndio 5.5.1 Ao: adota-se NBR 14323/99 - Dimensionamento de estruturas de ao de edifcios em situao de incndio. Recomenda-se que a temperatura crtica do ao seja tomada como um valor mximo de 550 C para os aos convencionais utilizados em perfis cujo estado limite ltimo temperatura ambiente no seja o de instabilidade local elstica ou calculada para cada elemento estrutural de acordo com a norma supracitada. Aceita-se tambm o dimensionamento atravs de ensaios de resistncia ao fogo de acordo com a NBR 5628/01. 5.5.2 Concreto: adota-se a NBR 15200/04 - Projeto de estruturas de concreto em situao de incndio. Se aceita tambm o dimensionamento atravs de ensaios de resistncia ao fogo de acordo com a NBR 5628. 5.5.3 Outros materiais estruturais: na ausncia de normas nacionais, adota-se o Eurocode em sua ltima edio, ou norma similar reconhecida internacionalmente. No momento da publicao de norma nacional sobre o assunto, esta passar a ser adotada nos termos desta IT. Aceita-se tambm o dimensionamento atravs de ensaios de resistncia ao fogo de acordo com a NBR 5628. 5.6 Cobertura As estruturas das coberturas que no atendam aos requisitos de iseno do Anexo A desta IT, devem ter, no mnimo, o mesmo TRRF das estruturas principais da edificao. 5.7 Elementos de compartimentao e paredes divisrias de unidades autnomas 5.7.1 Para as escadas e elevadores de segurana, os elementos de compartimentao, constitudos pelo sistema estrutural das compartimentaes e vedaes das caixas, dutos

5.7.4.1 As portas das unidades autnomas que do acesso aos corredores e/ou hall de entrada das divises B-1, B-2, H-2, H-3 e H-5, excetuando-se edificaes trreas, devem ser do tipo resistente ao fogo (30 min). Para as edificaes com sistema de chuveiros automticos, dispensa-se desta exigncia. 5.8 Mezaninos Os mezaninos que no atendam aos requisitos de iseno do Anexo A, devem ter os TRRF conforme estabelecido nesta IT, de acordo com a respectiva ocupao. 5.9 Materiais de revestimento contra fogo 5.9.1 A escolha, o dimensionamento e a aplicao de materiais de revestimento contra fogo so de responsabilidade do(s) responsvel(eis) tcnico(s). 5.9.2 As propriedades trmicas e o desempenho dos materiais de revestimento contra fogo quanto aderncia, combustibilidade, fissuras, toxidade, eroso, corroso, deflexo, impacto, compresso, densidade e outras propriedades necessrias para garantir o desempenho e durabilidade dos materiais, devem ser determinados por ensaios realizados em laboratrio nacional ou estrangeiro reconhecido internacionalmente, de acordo com norma tcnica nacional ou, na ausncia desta, de acordo com norma estrangeira reconhecida internacionalmente. 5.10 Subsolo Os subsolos das edificaes devem ter o TRRF estabelecido em funo do TRRF da ocupao a que pertencer, conforme Anexo A. Os TRRF dos elementos estruturais do subsolo, cujo dano possa causar colapso progressivo das estruturas dos pavimentos acima do solo, a critrio do profissional habilitado, responsvel pelo projeto, no podero ser inferiores ao TRRF dos pavimentos situados acima do solo.

Instruo Tcnica n 08/2011 - Resistncia ao fogo dos elementos de construo

195

5.11 Iseno de TRRF As edificaes isentas de TRRF, conforme Anexo A, devem ser projetadas (considerando medidas ativas e passivas) visando atender aos objetivos do Regulamento de Segurana contra Incndio das edificaes e reas de risco no Estado de So Paulo. Caso contrrio, as isenes no so admitidas. 5.12 Estruturas externas 5.12.1 O elemento estrutural situado no exterior da edificao pode ser considerado livre da ao do incndio, quando o seu afastamento das aberturas existentes na fachada for suficiente para garantir que a sua elevao de temperatura no superar a temperatura crtica considerada. Tal situao deve ser tecnicamente comprovada pelo responsvel tcnico pelo projeto estrutural. 5.12.2 Para estruturas de ao, o procedimento para a verificao da possibilidade de aceitao do item anterior deve ser analtico, envolvendo os seguintes passos: a. definio das dimenses do setor que pode ser afetado pelo incndio; b. determinao da carga de incndio especfica; c. determinao da temperatura atingida pelo incndio; d. determinao da altura, profundidade e largura das chamas emitidas para o exterior edificao; e. determinao da temperatura das chamas nas proximidades dos elementos estruturais; f. clculo da transferncia de calor para os elementos estruturais; g. determinao da temperatura do ao no ponto mais crtico. 5.12.2.1 Para atender aos itens 5.12.1 e 5.12.2, usar a regulamentao de MARGARET LAW and TURLOGH OBRIEN Fire Safety of Bare External Structure Steel ou regulamento similar. 5.12.2.2 Caso a temperatura determinada de acordo com o item 5.12.2 seja superior temperatura crtica das estruturas calculadas, essas devem ter o TRRF conforme o estabelecido nesta IT. 5.12.3 Para outros materiais estruturais, aceita-se mtodo analtico internacionalmente reconhecido. 5.13 Estruturas encapsuladas ou protegidas por forro resistente ao fogo 5.13.1 O elemento estrutural encapsulado pode ser considerado livre da ao do incndio, quando o encapsulamento tiver o TRRF no mnimo igual ao exigido para a estrutura considerada. 5.13.2 Considera-se forro resistente ao fogo o conjunto envolvendo as placas, perfis, suportes e selagens das aberturas, devidamente ensaiado (conjunto), atendendo ao TRRF mnimo igual ao que seria exigido para o elemento protegido considerado. O ensaio de resistncia ao fogo deve mencionar as solues adotadas para as selagens das aberturas (penetraes) no forro (tais como: iluminao, ar-condicionado e outras). 5.14 Edificao aberta lateralmente

a. tenha ventilao permanente em duas ou mais fachadas externas, providas por aberturas que possam ser consideradas uniformemente distribudas e que tenham comprimentos em planta que, somados, atinjam pelo menos 40% do permetro da edificao e reas que, somadas, correspondam a, pelo menos 20% da superfcie total das fachadas externas; b. tenha ventilao permanente em duas ou mais fachadas externas, provida por aberturas cujas reas somadas correspondam a, pelo menos 1/3 da superfcie total das fachadas externas e pelo menos 50% destas reas abertas situadas em duas fachadas opostas. 5.14.2 Em qualquer caso, as reas das aberturas nas laterais externas somadas devem possuir ventilao direta para o meio externo e devem corresponder a, pelo menos 5% da rea do piso no pavimento; as obstrues internas eventualmente existentes devem ter pelo menos 20% de suas reas abertas, com aberturas dispostas de forma que possam ser consideradas uniformemente distribudas, para permitir a ventilao. 5.15 Ocupaes mistas Nas ocupaes mistas, para determinao dos TRRF necessrios, devem ser avaliados os respectivos usos, as reas e as alturas, podendo-se proteger os elementos de construo em funo de cada ocupao. 5.16 Vigas e estruturas principais 5.16.1 Vigas principais: considerar, para efeito desta IT, como sendo todas as vigas que esto diretamente ligadas aos pilares ou a outros elementos estruturais que sejam essenciais estabilidade da edificao como um todo. 5.16.2 Estruturas principais: considerar, para efeito desta IT, como sendo todas as estruturas que sejam essenciais estabilidade da edificao como um todo. 5.17 Vigas e estruturas secundrias 5.17.1 So as vigas e estruturas no enquadradas no conceito do item 5.16. 5.17.2 A classificao das vigas e estruturas como secundrias ou principais de total responsabilidade do tcnico responsvel pelo projeto estrutural. 5.18 Controle de qualidade Para as edificaes com rea superior a 10.000 m2, ser exigido controle de qualidade, realizado por empresa ou profissional qualificado, durante a execuo e aplicao dos materiais de revestimento contra fogo s estruturas. 5.19 Memorial de segurana contra incndio dos elementos de construo 5.19.1 Quando houver aplicao de materiais de revestimento contra fogo nos elementos de construo, deve ser anexado, na solicitao da Vistoria junto ao Corpo de Bombeiros, um memorial com os seguintes dados (ver modelo na IT 01/11 Procedimentos administrativos): a. metodologia para atingir os TRRF dos elementos estruturais da edificao, citando a norma empregada; b. os TRRF para os diversos elementos construtivos: estruturas internas e externas, compartimentaes,

5.14.1 Ser considerada aberta lateralmente a edificao ou parte de edificao que, em cada pavimento:

196

Regulamento de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo

mezaninos, coberturas, subsolos, proteo de dutos e shafts, encapsulamento de estruturas etc; c. especificaes e condies de isenes e/ou redues de TRRF; d. tipo e espessuras de materiais de revestimento contra fogo utilizados nos elementos construtivos e respectivas cartas de cobertura adotadas.

5.19.2 Este memorial pode ser assinado por mais de um responsvel tcnico, discriminando na ART as respectivas atribuies. 5.20 As edificaes com rea superior a 750 m, com elementos de construo em madeira, independentemente da resistncia da estrutura e das possveis isenes ou redues de TRRF, devem possuir tratamento retardante ao fogo.

Instruo Tcnica n 08/2011 - Resistncia ao fogo dos elementos de construo

197

ANEXO A
Tempos Requeridos de Resistncia ao Fogo (TRRF) A.1 Os tempos requeridos de resistncia ao fogo (TRRF) devem ser determinados conforme a Tabela A deste anexo, obedecendo-se s recomendaes contidas nesta IT e nas consideraes abaixo: A.2 Condies de iseno de verificao e reduo dos TRRF A.2.1 As edificaes desta seo para obterem o benefcio de iseno de verificao ou reduo dos TRRF devem atender aos objetivos do Regulamento de Segurana contra Incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo e possurem as sadas de emergncia, as rotas de fuga e as condies de ventilao dimensionadas conforme regulamentaes vigentes. A.2.2 As isenes e redues abaixo no se aplicam: a. aos subsolos com mais de um piso de profundidade ou rea de pavimento superior a 500 m2; b. estrutura e paredes de vedao das escadas e elevadores de segurana, de isolamento de riscos e de compartimentao descritos no item 5.7 e respectivos subitens; c. s edificaes do Grupo L (explosivos) e s divises M1 (tneis), M2 (parques de tanques) e M3 (centrais de comunicao e energia). A.2.3 Edificaes enquadradas nos subitens abaixo esto ISENTAS de TRRF, nas condies dos itens A.2.1 e A.2.2, sendo que as reas indicadas referem-se rea total construda da edificao: A.2.3.1 Edificaes de classes P1 e P2 (Tabela A) com rea inferior a 750 m2; A.2.3.2 Edificaes de classes P1 e P2 (Tabela A) com rea inferior a 1.500 m2, com carga de incndio (qfi) menor ou igual a 500 MJ/m2, excluindo-se dessa iseno as edificaes pertencentes s divises C2, C3, E6, F1, F5, F6, H2, H3 e H5; A.2.3.3 Edificaes pertencentes s divises F3, F4 (exclusivo para as reas de transbordo e circulao de pessoas) e F7, de classes P1 e P2 (Tabela A), exceto nas reas destinadas a outras ocupaes, que caracterizem ou no ocupao mista (nessas regies devem ser respeitados os TRRF constantes da Tabela A, conforme a ocupao especfica); A.2.3.4 Edificaes pertencentes diviso J1 de classes P1 e P2 (Tabela A); A.2.3.5 Edificaes pertencentes s divises G1 e G2 (garagens), de classes P1 a P4 (Tabela A), quando abertos lateralmente conforme item 5.14 desta IT e com as estruturas dimensionadas conforme Anexo D da NBR 14432; A.2.3.6 As coberturas das edificaes que atendam aos requisitos abaixo: a. no tiverem funo de piso; b. no forem usadas como rota de fuga; c. o seu colapso estrutural no comprometa a estabilidade das paredes externas e da estrutura principal da edificao. A.2.3.7 Os mezaninos que apresentem rea inferior a 750 m2, cuja estrutura no dependa da estrutura principal do edifcio, bem como os mezaninos com rea superior a 750 m das edificaes isentas de verificao do TRRF; A.2.3.8 As escadas abertas (no enclausuradas), desde que no possuam materiais combustveis incorporados em suas estruturas, acabamentos ou revestimentos; A.2.3.9 Edificaes destinadas a academias de ginstica e similares (diviso E-3), de classes P1 e P2 (tabela A), nas reas destinadas a piscinas, vestirios, salas de ginstica, musculao e similares, desde que possuam nestas reas materiais de acabamento e revestimento incombustveis ou, de classe II-A, conforme IT 10/11 Controle de materiais de acabamento e de revestimento; A.2.3.10 Edificaes trreas, quando atenderem um ou mais requisitos abaixo: a. forem providas de chuveiros automticos com bicos do tipo resposta rpida, dimensionados conforme normas especficas; b. possurem carga de incndio especfica menor ou igual a 500 MJ/m2; c. forem do grupo I (industrial), com carga de incndio especfica menor ou igual a 1.200 MJ/m2; d. forem do grupo J (depsito), com carga de incndio especfica menor ou igual a 2.000 MJ/m2. A.2.3.10.1 A iseno deste item no se aplica: a. quando a cobertura da edificao tiver funo de piso ou for usada como rota de fuga; b. quando os elementos estruturais considerados forem essenciais estabilidade de um elemento de compartimentao ou de isolamento de risco. Esses elementos estruturais devem ser dimensionados de forma a no entrar em colapso caso ocorra a runa da cobertura do edifcio. A.2.4 As edificaes trreas podem ter os TRRF constantes da Tabela A reduzidos em 30 minutos, caso atendam a um dos requisitos abaixo: a. forem providas de chuveiros automticos; ou, b. possurem rea total menor ou igual a 5.000 m2, com pelo menos duas fachadas para acesso e estacionamento operacional de viaturas, conforme consta na IT 06/11, que perfaam no mnimo 50% do permetro da edificao; ou, c. forem consideradas lateralmente abertas, conforme item 5.14 desta IT. A.2.5 O TRRF das vigas secundrias, conforme item 5.17 desta IT, das edificaes com at 80 m de altura, no necessita ser maior que: a. 60 minutos para as edificaes de classes P1 a P4 (Tabela A); b. 90 minutos para as edificaes de classe P5 (Tabela A). A.2.6 A opo de escolha para a determinao do TRRF conforme item 5.3 (tempo equivalente) fica a critrio do responsvel tcnico, no podendo haver em qualquer hiptese sobreposies de isenes, em funo do item A.2 e subitens ou em funo de aos no convencionais.

198

Tabela A: Tempos requeridos de resistncia ao fogo (TRRF)

Para a classificao detalhada das ocupaes (Grupo e Diviso), consultar a Tabela 1 do Regulamento de Segurana contra Incndio

Regulamento de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo

Instruo Tcnica n 08/2011 - Resistncia ao fogo dos elementos de construo

199

Tabela de resistncia ao fogo para alvenarias

ANEXO B (informativo)

200

Regulamento de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo

Tabela de resistncia ao fogo de paredes em chapas de gesso para drywall

ANEXO C (informativo)

Instruo Tcnica n 08/2011 - Resistncia ao fogo dos elementos de construo

201

ANEXO D
Mtodo de tempo equivalente para reduo do TRRF O tempo equivalente a ser determinado de acordo com a formulao abaixo no poder ter valores menores de TRRF conforme o especificado no item 5.3 (e subitens) desta IT. A reduo de TRRF desse est limitada a 30 min dos valores dos TRRF constantes da Tabela A, Anexo A (ver item 5.3).

Onde: teq tempo equivalente (minutos). qfi o valor da carga de incndio especfica do compartimento analisado em MJ/m e determinada conforme a IT 14. n o produto n1 x n2 x n3 que so fatores adimensionais que levam em conta a presena de medidas de proteo ativa da edificao e determinados conforme a Tabela D1. s o produto s1 x s2 que so fatores adimensionais que dependem do risco de incndio e determinados, respectivamente, pela equao D2 e Tabela D2. W um fator adimensional associado ventilao do ambiente e altura do compartimento analisado, determinado conforme equao D3.

Tabela D1: Fatores das medidas de segurana contra incndio

Na ausncia de algum meio de proteo indicado na tabela acima, adotar o respectivo

igual a 1.

Caracterstica da edificao ( s1)

Onde: 1 s1 3 Af rea de piso do compartimento analisado (m2) h altura do piso habitvel mais alto do edifcio (m)

Tabela D2: Risco de ativao (s2)

202

Regulamento de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo

Вам также может понравиться