Вы находитесь на странице: 1из 13

Sistema de Injeco Directa (Gasolina)

SISTEMA DE INJECO DIRECTA (GASOLINA) Os sistemas de injeco directa caracterizam-se por injectar a gasolina a alta presso directamente na cmara de combusto. Como no motor Diesel, a mistura de ar e combustvel realiza-se dentro da cmara de combusto (formao interna da mistura). Bosch Motronic MED 7

1 Bomba de alta presso 2 Vlvula de controlo de presso 3 Tubo distribuidor (Rail) 4 Bobina de ignio 5 Sensor de presso 6 Vlvula de injeco (injector) 7 Medidor de massa de ar 8 Corpo de borboleta motorizado 9 Sensor de presso absoluta 10 Vlvula (EGR) 11 Sonda lambda a montante 12 - Sonda lambda a jusante 13 Catalisador 14 Bomba de combustvel elctrica 15 Unidade electrnica de comando A solicitao de potentes motores com consumos de combustvel e nveis de poluio cada vez mais baixos proporcionou o desenvolvimento dos sistemas de injeco directa a gasolina. O princpio no constitui nenhuma novidade. J em 1937 foi posto em funcionamento um motor de avio com um sistema mecnico de injeco directa a gasolina. Em 1954 foi montado um sistema mecnico de injeco directa num turismo, o "Mercedes 300 SL" com um motor a quatro tempos. Funcionamento bsico A electrobomba de combustvel impele a gasolina com a presso de pralimentao de 3... 5 bares para a bomba de alta presso. Esta gera a presso do sistema em funo das condies do motor (binrio e nmero de rotaes exigidos). O combustvel que se encontra sobre alta presso chega ao tubo distribuidor (ral) e acumula-se a. A presso do combustvel medida atravs do sensor de alta presso e ajustado mediante a vlvula de controlo de presso a valores entre 50... 120 bares. As vlvulas de injeco (injectores) de alta presso esto dispostas no tubo distribuidor, denominado tambm "Common Rail". So activadas pela unidade de controlo do motor e injectam o combustvel na cmara de combusto do cilindro.

O combustvel injectado, finamente pulverizado pela alta presso de injeco, forma com o ar aspirado a mistura de ar e combustvel na cmara de combusto. Dependendo do estado de servio do motor, o combustvel injectado de tal modo que resulta uma mistura homognea distribuda em toda a cmara de combusto (funcionamento com mistura homognea) ou uma nuvem de carga estratificada na zona da vela de ignio (funcionamento com carga estratificada ou pobre). O resto da cmara de combusto em funcionamento com carga estratificada est cheia de ar fresco aspirado, de gs inerte conduzido pela recirculao de gases de escape ou de uma mistura de ar e combustvel muito pobre. Estas diferentes possibilidades de fazer funcionar o motor denominam-se modos de funcionamento. O tubo distribuidor de combustvel (Ral) tem a funo de acumular o combustvel enviado pela bomba de alta presso e distribui-lo pelas vlvulas de injeco a alta presso. O volume do tubo distribuidor suficientemente grande para poder compensar as pulsaes causadas pela presso no circuito de combustvel.

A bomba de alta presso tem a funo de comprimir o combustvel enviado pela electrobomba com uma presso de pr-alimentao, pondo-o disposio em quantidade suficientemente e presso (50 a 120 bares) necessria para a injeco.

Bomba de mbolos radiais de trs cilindros Bosch HDP1 Funcionamento: Impulsionado pela rvore de cames do motor, o eixo de accionamento faz movimentar o anel elevador que se encontra apoiado na sua parte excntrica, o que origina um movimento ascendente e descendente do mbolo no interior do cilindro.

Durante o movimento descendente do mbolo, o combustvel fli pelo seu interior (oco), impulsionado pela presso (35 bares) criada pela bomba elctrica, passando atravs da vlvula de admisso para o interior do cilindro. Durante o movimento ascendente do mbolo, o volume de combustvel que se encontra no interior do cilindro comprimido. Ao atingir a presso do tubo distribuidor, abre-se a vlvula de escape e o combustvel expulso do interior do cilindro.

Mediante a utilizao e trs cilindros dispostos a 120 consegue-se uma reduzida pulsao residual no tubo distribuidor. O caudal de alimentao proporcional ao nmero de rotaes do motor.

O caudal de alimentao mximo da bomba de alta presso superior ao volume de combustvel requerido, a fim de poder pr disposio um caudal de combustvel suficiente e manter reduzido o seu aquecimento no interior do tubo distribuidor. A vlvula de controlo de presso dirige o combustvel enviado em excesso para o tubo de retorno. A vlvula de controlo de presso ajusta a presso desejada no tubo distribuidor mediante uma variao da seco de passagem, dirigindo para o circuito de baixa presso o combustvel enviado em excesso pela bomba de alta presso.

Um sinal modulado cujo valor varivel em funo da largura do impulso activa a bobina fazendo levantar a esfera do seu assentamento, variando assim a seco de passagem da vlvula.

Neste sistema a vlvula esta fechada enquanto no recebe corrente, para assegurar a presso necessria em caso de falhar a activao elctrica. O Sensor de presso de combustvel mede a presso existente no tubo distribuidor que ajustada pela vlvula de controlo de presso. A presso de trabalho (neste sistema) pode variar entre 50120 bares, dependendo do binrio e do nmero de rotaes do motor.

O ncleo do sensor forma uma membrana de ao, sobre a qual esto montadas umas resistncias de dilatao em ponte. Quando a presso actua sobre um lado da membrana, deformando-a, as resistncias de dilatao modificam o seu valor de resistncia, variando assim a tenso enviada para a unidade de controlo do motor.

As vlvulas de injeco de alta presso (injectores) representam uma interface entre o tubo distribuidor e a cmara de combusto. Tm a funo de dosificar o combustvel e mediante a sua pulverizao encaminhar o combustvel para uma determinada zona da cmara de combusto.

Quando a bobina atravessada por corrente elctrica, gera um campo magntico que provoca o levantamento da agulha do seu assentamento contra a presso da mola, deixando livre o orifcio de sada (incio da injeco do combustvel). Ao desligar-se a corrente elctrica, a presso da mola aperta a agulha contra o seu assentamento e interrompe o fluxo de combustvel (fim da injeco do combustvel). Normalmente, so utilizadas duas etapas de comando na unidade electrnica, que por meio de condensadores produzem a tenso de activao (5090 v). Esta tenso ocasiona uma alta corrente no incio do processo de ligao e proporciona uma rpida elevao da agulha da vlvula. Ao estar aberta a vlvula de injeco (elevao mxima da agulha), uma corrente menor de activao suficiente para manter constante a elevao da agulha da vlvula. Os sistemas de injeco directa injectam o combustvel com mais rapidez, mais exactido e com melhor formao do jacto.

Num sistema de injeco no colector de admisso a injeco do combustvel pode ser efectuada durante duas voltas da cambota. Nos sistemas de injeco directa fica disponvel um tempo notavelmente menor. Para um funcionamento com mistura homognea o combustvel injectado no tempo de admisso ficando apenas disponvel meia volta da cambota.

Os modos de funcionamento dos sistemas de injeco directa de gasolina possibilitam uma adaptao ptima a cada estado de funcionamento do motor. As mudanas destes modos de funcionamento durante a conduo efectuam-se sem variaes do binrio do motor e, portanto, sem que o condutor d conta. Modo de carga estratificada. Cargas baixas Fase de admisso: A vlvula da borboleta permanece aberta quanto mais possvel (no se abre totalmente porque necessrio manter um nvel mnimo de depresso no colector). O ar introduzido atravs do colector de admisso na cmara de compresso.

O colector deve proporcionar a acelerao necessria ao ar de admisso para garantir uma boa combusto da mistura.

Fase de compresso: A cabea do pisto possui um deflector que provoca um efeito de "remoinho" no ar de admisso para conduzi-lo at a vela. A vlvula injectora permanece fechada.

Fase de injeco: produzida no final do curso de compresso. O combustvel pulverizado pela vlvula injectora, guiado pelo deflector do pisto at a vela.

Em volta da vela gera-se uma mistura inflamvel. Em volta desta mistura e ocupando todo o volume da cmara gera-se uma capa externa formada por ar fresco e gases recirculados. A relao total de ar-combustvel muito pobre, aproximadamente 40:1.

Fase de combusto: O salto da fasca na vela inflama a mistura situada em volta. A capa exterior de gases actua como um isolante trmico, que provoca a reduo das perdas de calor pelas paredes do cilindro, aumentando o rendimento trmico do motor. O binrio motor gerado depende basicamente da quantidade de combustvel injectado.

Modo de carga homognea. Cargas elevadas Fase de admisso: A vlvula da borboleta controlada pela UEC em funo das condies de funcionamento do motor e do pedido de binrio pelo condutor. Devido ao curso descendente do pisto, a cmara de compresso enche-se de ar aspirado.

Injeco: Na fase de admisso injectado o combustvel necessrio para a combusto. No processo de evaporao, o combustvel retira calor do ar de admisso, e consequentemente este arrefece. Com isto melhora-se o rendimento volumtrico do motor, o que permite aumentar a relao de compresso (12:1 sem risco de detonao) em relao a um motor de injeco indirecta.

Formao de mistura: O combustvel que injectado durante o curso de admisso dispe de tempo suficiente para a formao da mistura, obtendo como resultado uma mistura homognea na cmara de combusto. A riqueza da mistura prxima do valor estequiomtrico (14,7:1).

Fase de combusto: O salto de fasca na vela inflama a mistura homognea situada na cmara de combusto. No existem capas como no modo estratificado, pois inflama-se toda a mistura de forma instantnea. O binrio motor gerado depende basicamente da quantidade de combustvel injectado, da quantidade de ar aspirado e do incio da ignio.

FIM

Вам также может понравиться