Вы находитесь на странице: 1из 18

Sucesso no tempo das regras de conflitos O DIP Transitrio

Posio de Zitelmann
Devem aplicar-se, por analogia, as regras do Direito Transitrio comum do foro. Resultados: - so aplicveis as regras de conflitos novas em todas as hipteses em que, a ser-lhes aplicvel o direito material do foro, se faria aplicao da lei nova; - aos casos que, quando julgados pelo direito material do foro, ficariam sujeitos lei antiga, aplicam-se as regras de conflitos do ordenamento anterior.

Posio de Niedner e Szszy


As regras de conflitos aplicam-se imediatamente a todos os litgios pendentes ou futuros; Retroactividade absoluta das novas regras de conflitos.

Posio de Anzilotti
Entende que as regras de DIP so puramente formais e, consequentemente, insusceptveis de dar vida a direitos subjectivos individuais; Todavia, deve reconhecer-se que a situao jurdica submetida, sucessivamente, a duas leis materiais diferentes; Deve recorrer-se ao Direito Transitrio do ordenamento designado pela nova regra de conflitos.

Posio de Kahn
DIP Transitrio autnomo; No existe qualquer analogia entre o problema da sucesso no tempo das normas materiais e o das normas de DIP; Regra de conflitos de DIP regulamentao dos limites das leis; Se a relao no tinha, quando se constituiu, qualquer conexo com o ordenamento do foro, no h razo para no aplicar a regra de conflitos nova; aplica-se esta soluo a todos os outros casos SALVO naqueles em que a situao jurdica agora apreciada tinha com o ordenamento do Estado do foro, aquando da sua constituio, exactamente aquela conexo que, segundo a regra de conflitos vigente na altura, decidia da lei aplicvel.

Posio de Xavier Marin


Se a situao jurdica nasceu no Estado do foro, por aplicao do respectivo direito material, OU se tem por sujeito um nacional deste Estado, deve aplicar-se o Direito Transitrio daquele Estado cuja lei era declarada competente pela antiga regra de conflitos. Em todos os outros casos aplicam-se as novas regras de conflitos.

Posio de Ferrer Correia


Deve aplicar-se a nova regra de conflitos, mesmo s relaes anteriormente constitudas: - quando se trate de relaes constitudas num pas estrangeiro E que nunca tiveram qualquer espcie de conexo aprecivel com a lex fori.

Posio adoptada
A)

A regra de conflitos como norma de conflitos e como regula agendi Que direitos subjectivos, legtimos interesses e expectativas seriam afectados?; Direito de conflitos como direito de reconhecimento e no como dando fora ou conferindo eficcia lei designada; No existe alternao do mbito de eficcia das leis, apenas mudana no seu mbito de competncia. A regra de conflitos no cria um contacto entre a lei aplicvel e os factos a regular, pressupe-no.

Distino importante entre: o contacto ou conexo dos factos com a lei mandada aplicar pela regra de conflitos; e o contacto ou conexo dos mesmos factos com a regra de conflitos. Questo fundamental: A regra de conflitos tem um mbito de eficcia limitado no espao e no tempo? A regra de conflitos, na veste de norma de conflitos, tem um mbito de aplicabilidade ilimitado, quer no espao, quer no tempo. S como norma agendi pode ver esse mbito de aplicabilidade limitado.

Lei antiga: casos em que, de acordo com a anterior regra de conflitos, era o ordenamento do foro o competente, a aplicao da nova regra de conflitos nova determinao da lei reguladora de situaes passadas poder conduzir ao desrespeito de direitos adquiridos, poder frustar expectativas inteiramente legtimas;

Casos em que o(s) interessado(s) obteve o reconhecimento da sua posio jurdica atravs de uma sentena do Estado do foro , ou pelo reconhecimento neste Estado de uma sentena estrangeira; Casos em que a situao jurdica, embora criada no estrangeiro ao abrigo de leis estrangeiras, veio adquirir eficcia no Estado do foro, antes da entrada em vigor da nova regra de conflitos.

A regra de conflitos s poder intervir na veste de regula agendi dentro do mbito de eficcia da lex fori, ou seja, relativamente quelas situaes que alguma vez tiveram, no momento da sua constituio ou posteriormente, uma conexo com aquele ordenamento.

B) O problema do DIP Transitrio e a teleologia essencial do Direito de Conflitos: o Direito de Conflitos como direito de reconhecimento

Ideia de que a regra de conflitos que d fora norma material vs Direito de Conflitos como direito de reconhecimento; No Direito de Conflitos, a eficcia ou susceptibilidade de eficcia da lei a aplicar constitui um prius relativamente sua validade formal; Antes se dever afirmar que a lei estranha tem fora por si mesma; No est na vontade do legislador do foro evitar o problema ou resolv-lo em definitivo por outro processo que no seja o reconhecimento de direitos e valores jurdicos estranhos.

Se a eficcia substancial da lei mandada aplicar pela regra de conflitos um prius em relao a esta, no pode ser um posterius; Regra de conflitos vigente ao tempo dos factos porque a lei material mandada aplicar por ela os impregnou desconhecer que tambm a regra de conflitos nova s manda aplicar uma lei que os tenha impregnado.

Regra de conflitos no d fora regra material, pressupe-na; Problema de retroactividade s se verificaria se esta mandasse aplicar aos factos leis que no tivessem com eles contacto temporal; A regra de conflitos no v o seu mbito de aplicabilidade delimitado no tempo porque dela prpria faz parte um elemento temporal s manda aplicar aos factos a regular uma lei que com eles tenha um contacto espcio-temporal.

C) Coordenada espao-tempo no Direito de Conflitos

A aplicao de certa lei pressupe um contacto espacial mas tambm pressupe necessariamente um contacto no tempo entre essa lei e os factos a regular; a inversa tambm verdadeira. No h contacto espacial sem contacto temporal, e vice-versa. Problema das conexes cuja localizao pode variar no tempo. Determinar a lei competente - facto ou momento a considerar no processo de formao ou na vida da situao jurdica

Mesmo princpio fundamental que informa as solues do Direito de Conflitos no espao e no tempo; Ex: artigo 59. CCivil + disposio transitria aplicar a lei estrangeira vigente ao tempo da feitura do testamento ou aplicar a lei de Macau vigente no mesmo momento? Coordenada nica, de natureza espcio-temporal determinar a lei material aplicvel depende das duas coordenadas que tm de passar sobre o mesmo facto, que aquele que constitui, modifica ou extingue a situao jurdica.

Вам также может понравиться