Вы находитесь на странице: 1из 20

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

CONHECIMENTOS BANCRIOS III Prof. Rodrigo O. Barbati

3 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (cont.)

No possuem contas correntes e captam recursos via depsitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operaes ativas dos bancos de investimento so financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrio ou aquisio de ttulos e valores mobilirios, depsitos interfinanceiros e repasses de emprstimos externos (Resoluo CMN 2.624, de 1999).

SFN - Subsistema Operativo No Sistema Financeiro Nacional, o subsistema operativo trata da intermediao, do suporte operacional e da administrao. Ele composto por instituies financeiras pblicas e privadas, que atuam na intermediao de recursos dos agentes econmicos. Instituies financeiras NO captadoras de depsito vista: Bancos de Investimento; Bancos de estadual); Desenvolvimento (pblico

Bancos de Desenvolvimento Os bancos de desenvolvimento so instituies financeiras controladas pelos governos estaduais, e tm como objetivo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessrios ao financiamento, a mdio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econmico e social do respectivo Estado. As operaes passivas dos bancos de desenvolvimento so depsitos a prazo, emprstimos externos, emisso ou endosso de cdulas hipotecrias, emisso de cdulas pignoratcias de debntures e de Ttulos de Desenvolvimento Econmico. As operaes ativas so emprstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Os bancos de desenvolvimento devem ser constitudos sob a forma de sociedade annima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionrio, devendo adotar, obrigatria e privativamente, em sua denominao social, a expresso "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede (Resoluo CMN 394, de 1976).

- Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES);

Bancos de Investimento Os bancos de investimento so instituies financeiras privadas especializadas em operaes de participao societria de carter temporrio, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administrao de recursos de terceiros. Os bancos de investimento devem ser constitudos sob a forma de sociedade annima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominao social, a expresso "Banco de Investimento".

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati


BNDES O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) um rgo vinculado ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do pas. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), criado em 1952 como autarquia federal, foi enquadrado como uma empresa pblica federal, com personalidade jurdica de direito privado e patrimnio prprio, pela Lei 5.662, de 21 de junho de 1971. Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercializao de mquinas e equipamentos novos, fabricados no pas, bem como para o incremento das exportaes brasileiras. O BNDES contribui, tambm, para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais. A BNDESPAR, subsidiria integral, investe em empresas nacionais atravs da subscrio de aes e debntures conversveis. As linhas de apoio financeiro e os programas do BNDES atendem s necessidades de investimentos das empresas de qualquer porte e setor, estabelecidas no pas. A parceria com instituies financeiras, com agncias estabelecidas em todo o pas, permite a disseminao do crdito, possibilitando um maior acesso aos recursos do BNDES. Teste 11- (FCC - BB Escriturrio 2010) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES tem dentre seus objetivos o de A) promover o desenvolvimento integrado das atividades agrcolas, industriais e de servios. B) controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial. C) promover o crescimento e a diversificao das importaes. D) adquirir e financiar estoques de produo exportvel. E) executar, por conta do Banco Central, a compensao de cheques e outros papis.

SFN - Subsistema Operativo Instituies financeiras NO captadoras de depsito vista: Sociedades Crdito, Financiamento Investimento (Financeiras); e

Sociedades de arrendamento mercantil (leasing); Associaes de Poupana e Emprstimo; Sociedades de Crdito Imobilirio.

SCFI As sociedades de crdito, financiamento e investimento (SCFI), tambm conhecidas por financeiras, foram institudas pela Portaria do Ministrio da Fazenda 309, de 30 de novembro de 1959. So instituies financeiras privadas que tm como objetivo bsico a realizao de financiamento para a aquisio de bens, servios e capital de giro.

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati


Teste 12 - (FCC Banco do Brasil - Escriturrio 2011) As sociedades de crdito, financiamento e investimento A) captam recursos por meio de aceite e colocao de letras de cmbio. B) participam da distribuio de ttulos e valores mobilirios. C) so especializadas na administrao de recursos de terceiros. D) desenvolvem operaes de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo. E) so instituies financeiras pblicas ou privadas. Associaes de Poupana e Emprstimo As associaes de poupana e emprstimo (APE) so constitudas sob a forma de sociedade civil, sendo de propriedade comum de seus associados. Suas operaes ativas so, basicamente, direcionadas ao mercado imobilirio e ao Sistema Financeiro da Habitao (SFH). As operaes passivas das APE so constitudas de emisso de letras e cdulas hipotecrias, depsitos de cadernetas de poupana, depsitos interfinanceiros e emprstimos externos. Os depositantes dessas entidades so considerados acionistas da associao e, por isso, no recebem rendimentos, mas dividendos. (Resoluo CMN 52, de 1967).

As sociedades de crdito, financiamento e investimento (SCFI), devem ser constitudas sob a forma de sociedade annima e na sua denominao social deve constar a expresso "Crdito, Financiamento e Investimento". Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocao de Letras de Cmbio (Resoluo CMN 45, de 1966) e Recibos de Depsitos Bancrios (Resoluo CMN 3454, de 2007).

Sociedades de Arrendamento Mercantil As sociedades de arrendamento mercantil so constitudas sob a forma de sociedade annima, devendo constar obrigatoriamente na sua denominao social a expresso "Arrendamento Mercantil". As operaes passivas dessas sociedades so emisso de debntures, dvida externa, emprstimos e financiamentos de instituies financeiras. Suas operaes ativas so constitudas por ttulos da dvida pblica, cesso de direitos creditrios e, principalmente, por operaes de arrendamento mercantil de bens mveis, de produo nacional ou estrangeira, e bens imveis adquiridos pela entidade arrendadora para fins de uso prprio do arrendatrio (leasing). As sociedades de arrendamento mercantil so supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resoluo CMN 2.309, de 1996).

SCI As sociedades de crdito imobilirio (SCI) so instituies financeiras criadas pela Lei 4.380, de 21 de agosto de 1964, para atuar no financiamento habitacional.

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati


SCTVM As sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios (SCTVM) so pessoas jurdicas auxiliares do Sistema Financeiro Nacional que realizam a intermediao da compra e da venda de ttulos financeiros para seus clientes. Sua constituio depende de autorizao do BACEN e o exerccio de sua atividade depende de autorizao do CVM (Resoluo CMN 1.655, de 1989). As sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios (SCTVM) so constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Dentre seus objetivos esto: Teste 13 - (FCC BB - Escriturrio 2011) Os depsitos de poupana constituem operaes passivas de A) bancos de desenvolvimento. B) cooperativas centrais de crdito. C) bancos de investimento. D) sociedades de crdito, financiamento e investimento. E) sociedades de crdito imobilirio. SFN - Subsistema Operativo Outros Intermedirios Financeiros: - Sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios; - Sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios; - Bolsa de Valores Mobilirios; - Bolsa de Mercadorias e Futuros. 6 - emitir certificados de depsito de aes e cdulas pignoratcias de debntures; 7 - intermediar operaes de cmbio; 8 - praticar operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes; 9 - praticar operaes de conta margem (limite que permite que se invista em aes sem ter dinheiro em conta); 10 - realizar operaes compromissadas (que se caracterizam pela venda no definitiva, com 1 - operar em bolsas de valores, subscrever emisses de ttulos e valores mobilirios no mercado; 2 - comprar e vender ttulos e valores mobilirios por conta prpria e de terceiros; 3 - encarregar-se da administrao de carteiras e da custdia de ttulos e valores mobilirios; 4 - exercer funes de agente fiducirio; 5 - instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento;

Devem ser constitudas sob a forma de sociedade annima, adotando obrigatoriamente em sua denominao social a expresso "Crdito Imobilirio". (Resoluo CMN 2.735, de 2000). Constituem operaes passivas dessas instituies os depsitos de poupana, a emisso de letras e cdulas hipotecrias e depsitos interfinanceiros. Suas operaes ativas so: financiamento para construo de habitaes, abertura de crdito para compra ou construo de casa prpria, financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construo.

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

11 - operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta prpria e de terceiros.

SDTVM As sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios (SDTVM) so constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominao social a expresso "Distribuidora de Ttulos e Valores Mobilirios". So supervisionadas pelo Banco Central do Brasil e pela CVM. (Resoluo CMN 1.120, de 1986)

Desde maro de 2009, as sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios (SDTVM) esto autorizadas a operar diretamente nos ambientes e sistemas de negociao dos mercados organizados de bolsa de valores, conforme estabeleceu deciso-conjunta do Banco Central e da Comisso de Valores Mobilirios (CVM).

Teste 14 - (Cesgranrio CEF Tcnico Bancrio 2012) As sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios so constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Um dos seus objetivos principais A) controlar o mercado de seguros. B) regular o mercado de valores imobilirios. C) assegurar o funcionamento eficiente do mercado de Bolsa de Valores. D) subscrever emisses de ttulos e valores mobilirios no mercado. E) estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios. Bolsas de Valores A bolsa de valores um auxiliar financeiro, composto de mercado organizado onde se negociam aes de empresas de capital aberto (pblicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opes e debntures. As bolsas de valores podem ser na forma de uma associao civil sem fins lucrativos ou sociedade annima. O mais comum, atualmente, que as bolsas de valores atuem como S/A buscando lucro atravs de seus servios. As bolsas de valores tem por objetivo manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e realizao entre eles de transaes de compra e venda de ttulos e

Algumas de suas atividades so: 1 - intermediao de oferta pblica e distribuio de ttulos e valores mobilirios no mercado; 2 - administrao e custdia de carteiras de ttulos e valores mobilirios; 3 - instituio, organizao e administrao de fundos e clubes de investimento; 4 - operao no mercado acionrio, comprando, vendendo e distribuindo ttulos e valores mobilirios, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros; 5 - intermediao com bolsas de valores e de mercadorias; 6 - lanamentos pblicos de aes; 7 - operao no mercado aberto intermediao de operaes de cmbio. e

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

valores mobilirios, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comisso de Valores Mobilirios. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa (Resoluo CMN 2.690, de 2000).

a principal instituio brasileira de intermediao para operaes do mercado de capitais e a nica bolsa de valores, mercadorias e futuros em operao no Brasil.

Teste 15 - (Cesgranrio CEF Tcnico Bancrio 2012) A BM&FBOVESPA uma companhia de capital brasileiro, formada em 2008, a partir da integrao das operaes da Bolsa de Valores de So Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros. Por meio de suas plataformas de negociao, a BM&FBOVESPA, dentre outras atividades, realiza o(a) A) registro, a compensao e a liquidao de ativos e valores mobilirios . B) registro e a compensao de transferncias internacionais de recursos . C) seguro de bens e ativos mobilirios, negociados no mercado. D) compensao nacional de cheques e a liquidao de outros ativos bancrios. E) intermediao, o registro e a liquidao de transferncias interbancrias. Fontes www.bcb.gov.br www.cvm.gov.br www.senado.gov.br/legislacao

Bolsas de Mercadorias e Futuros As bolsas de mercadorias e futuros so associaes privadas civis, com objetivo de efetuar o registro, a compensao e a liquidao, fsica e financeira, das operaes realizadas em prego ou em sistema eletrnico. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa e so fiscalizadas pela Comisso de Valores Mobilirios (Resoluo CMN 2.690, de 2000). As bolsas de mercadorias e futuros, devem desenvolver, organizar e operacionalizar um mercado de derivativos livre e transparente, que proporcione aos agentes econmicos a oportunidade de efetuarem operaes de hedging (proteo) ante flutuaes de preo de commodities agropecurias, ndices, taxas de juro, moedas e metais, bem como de todo e qualquer instrumento ou varivel macroeconmica cuja incerteza de preo no futuro possa influenciar negativamente suas atividades.

BM&FBOVESPA CONHECIMENTOS BANCRIOS IV A BM&FBOVESPA S/A uma companhia de capital brasileiro formada, em 2008, a partir da integrao das operaes da Bolsa de Valores de So Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros. PROF. RODRIGO O. BARBATI TPICOS 3 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (continuao).

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

4 - Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Dentre as funes do CNSP esto: 1 - regular a constituio, organizao, funcionamento e fiscalizao dos que exercem atividades subordinadas ao SNSP, bem como a aplicao das penalidades previstas; 2 - fixar as caractersticas gerais dos contratos de seguro, previdncia privada aberta, capitalizao e resseguro; 3 - estabelecer as diretrizes gerais das operaes de resseguro; 4 - prescrever os critrios de constituio das Sociedades Seguradoras, de Capitalizao, Entidades de Previdncia Privada Aberta e Resseguradores, com fixao dos limites legais e tcnicos das respectivas operaes e 5 - disciplinar a corretagem de seguros e a profisso de corretor.

3 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (cont.) Sistema Nacional de Seguros Privados O Sistema Nacional de Seguros Privados do Brasil (SNSP) - parte integrante do Sistema Financeiro Nacional formado por rgos de regulao e instituies operadoras pblicas e privadas que atuam no mercado de seguros, capitalizao e previdncia complementar aberta. Integram o subsistema normativo: a) o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e b) a Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP).

CNSP Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) - rgo responsvel por fixar as diretrizes e normas da poltica de seguros privados foi criado pelo Decreto-lei n 73/1966. composto pelo: I - Ministro da Fazenda (Presidente), II - Superintendente da Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP), III - representante do Ministrio da Justia, IV - representante do Ministrio da Previdncia Social, V - representante do Banco Central do Brasil e VI - representante da Comisso de Valores Mobilirios.

SUSEP A Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) - autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda - criada pelo Decreto-lei n 73/1966; responsvel pelo controle e fiscalizao do mercado de seguro, previdncia privada aberta e capitalizao. Dentre suas atribuies esto: 1 - fiscalizar a constituio, organizao, funcionamento e operao das Sociedades Seguradoras, de Capitalizao, Entidades de Previdncia Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da poltica traada pelo CNSP; 2 - atuar no sentido de proteger a captao de poupana popular que se efetua atravs das operaes de seguro, previdncia privada aberta, de capitalizao e resseguro; 3 - zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados;

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

4 - promover o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos operacionais a eles vinculados; 5 - promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdio; 6 zelar pela liquidez e solvncia das sociedades que integram o mercado; 7 - disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provises tcnicas; 8 - cumprir e fazer cumprir as deliberaes do CNSP e exercer as atividades que por este forem delegadas; 9 - prover os servios de Secretaria Executiva do CNSP.

Os contratos (ttulos de capitalizao) tm por objeto o depsito peridico de prestaes pecunirias pelo contratante, o qual ter, depois de cumprido o prazo contratado, o direito de resgatar parte dos valores depositados corrigidos por uma taxa de juros estabelecida contratualmente; conferindo, ainda, quando previsto, o direito de concorrer a sorteios de prmios em dinheiro.

Entidades Abertas Complementar

de

Previdncia

Entidades abertas de previdncia complementar so entidades constitudas unicamente sob a forma de sociedades annimas. Elas tm por objetivo instituir e de benefcios de carter concedidos em forma de renda pagamento nico, acessveis pessoas fsicas. operar planos previdencirio continuada ou a quaisquer

Sociedades de Capitalizao Segundo o Decreto-Lei 261/67, consideram-se sociedades de capitalizao as que tiverem por objetivo fornecer ao pblico de acordo com planos aprovados pelo Governo Federal, a constituio de um capital mnimo perfeitamente determinado em cada plano e pago moeda corrente em um prazo mximo indicado no mesmo plano, a pessoa que possuir um ttulo, segundo clusulas e regras aprovadas e mencionadas no prprio ttulo. As sociedades de capitalizao so entidades, constitudas sob a forma de sociedades annimas, que negociam contratos (ttulos de capitalizao). Suas atividades so fiscalizadas pela SUSEP e regidas pelo Decreto-Lei 73, de 21 de novembro de 1966.

So regidas pelo Decreto-Lei 73, de 21 de novembro de 1966, e pela Lei Complementar 109, de 29 de maio de 2001. As funes do rgo regulador e do rgo fiscalizador so exercidas pelo Ministrio da Fazenda, por intermdio do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e da Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP).

Teste 16 - (FCC - BB Escriturrio 2013) O Sistema Financeiro Nacional tem como entidades supervisoras: A) Receita Federal do Brasil e Resseguradores. B) Comisso de Valores Mobilirios e Bolsas de Mercadorias e futuros.

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

C) Banco Central do Brasil e Superintendncia de Seguros Privados. D) Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social. E) FEBRABAN e Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar. Sistema Nacional Complementar de Previdncia

II - da Superintendncia Nacional Previdncia Complementar (Previc),

de

III - da Secretaria de Polticas de Previdncia Complementar (SPPC), IV - da Casa Civil da Presidncia da Repblica, V - do Ministrio da Fazenda, VI - do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, O CNPC presidido Previdncia Social (I) representantes pelo ministro da e composto por

O Sistema Nacional de Previdncia Complementar composto pelo Conselho Nacional de Previdncia Complementar (CNPC), pela Superintendncia Nacional Previdncia Complementar (PREVIC), de

VII - das entidades fechadas de previdncia complementar, VIII - dos patrocinadores e instituidores de planos de benefcios das entidades fechadas de previdncia complementar e IX - dos participantes e assistidos de planos de benefcios das referidas entidades.

- pela Secretaria de Polticas de Previdncia Complementar (SPPC) e - pelas entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso), que so operadores do sistema. Integram o subsistema normativo: a) Conselho Nacional Complementar (CNPC) e de Previdncia

PREVIC A Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar (PREVIC) uma autarquia vinculada ao Ministrio da Previdncia Social, criada pela Lei n 12.154/2009, responsvel por fiscalizar as atividades das entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso). A Previc atua como entidade de fiscalizao e de superviso das atividades das entidades fechadas de previdncia complementar e de execuo das polticas para o regime de previdncia complementar operado pelas entidades fechadas de previdncia complementar, observando, inclusive, as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetrio Nacional e pelo Conselho Nacional de Previdncia Complementar.

b) Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar (PREVIC).

CNPC Conselho Nacional de Previdncia Complementar (CNPC) um rgo colegiado que integra a estrutura do Ministrio da Previdncia Social criado pela Lei n 12.154/2009 e cuja competncia regular o regime de previdncia complementar operado pelas entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso). O CNPC presidido Previdncia Social (I) representantes: pelo ministro da e composto por

www.cers.com.br

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati


Entidades Fechadas Complementar de Previdncia

E) uma autarquia vinculada ao Ministrio do Trabalho e Emprego. 4 - Sistema de Pagamentos Brasileiro Sistema de Pagamentos Brasileiro O Sistema de pagamentos brasileiro (SPB) o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e sistemas operacionais integrados utilizados pelo sistema financeiro para transferir fundos do pagador para o recebedor. Na reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil em 2001 e 2002, o foco foi redirecionado para a questo do gerenciamento de riscos no mbito dos sistemas de compensao e de liquidao. De um lado, a base legal relacionada com os sistemas de liquidao foi fortalecida por intermdio da Lei 10.214, de 2001, que, entre outras disposies, reconhece a compensao multilateral e possibilita a efetiva realizao de garantias no mbito desses sistemas mesmo no caso de insolvncia civil de participante, alm de obrigar as entidades operadoras de sistemas considerados sistemicamente importantes a atuarem como contraparte central e, ressalvado o risco de emissor, assegurarem a liquidao de todas as operaes. De outro lado, entraram em operao, em abril de 2002, um sistema de liquidao bruta em tempo real, o Sistema de Transferncia de Reservas - STR, operado pelo Banco Central do Brasil, e um sistema especial para liquidao de operaes interbancrias de cmbio, a Cmara de Cmbio da BM&FBovespa. bem como foi alterado o modus operandi do Sistema Especial de Liquidao e Custdia Selic, tambm operado pelo Banco Central do Brasil, o qual, a partir do citado ms, passou a liquidar

As entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso) so organizadas sob a forma de fundao ou sociedade civil, sem fins lucrativos. Seus planos so acessveis, exclusivamente, aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas ou aos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, entes denominados patrocinadores ou aos associados ou membros de pessoas jurdicas de carter profissional, classista ou setorial, denominadas instituidores. As entidades fechadas de previdncia complementar devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetrio Nacional, por meio da Resoluo 3.121, de 25 de setembro de 2003, no que tange aplicao dos recursos dos planos de benefcios. As entidades fechadas de previdncia complementar tambm so regidas pela Lei Complementar 109, de 29 de maio de 2001. A fiscalizao das mesmas feita pela Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar (PREVIC), do Ministrio da Previdncia Social.

Teste 17 - (FCC Banco do Brasil - Escriturrio 2011) A Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar (PREVIC) A) fiscaliza as atividades dos fundos de penso. B) supervisiona as atividades das entidades de previdncia privada aberta. C) determina regras sobre aposentadoria dos trabalhadores. D) executa a arrecadao das contribuies previdencirias.

www.cers.com.br

10

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

operaes com ttulos pblicos federais em tempo real.

Teste 18 - (Cesgranrio CEF Tcnico Bancrio 2012) Com as alteraes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), o Sistema Especial de Liquidao e Custdia (Selic) passou a liquidar as operaes com ttulos pblicos federais em A) dois dias teis. B) trs dias teis. C) uma semana. D) tempo real. E) curto prazo. SELIC O Sistema Especial de Liquidao e de Custdia (Selic), do Banco Central do Brasil, um sistema informatizado que se destina custdia de ttulos escriturais de emisso do Tesouro Nacional, bem como ao registro e liquidao de operaes com esses ttulos. A implantao do Selic ocorreu em 14/11/1979, sob a gide da Circular 466/1979, do Banco Central do Brasil, que aprovou o Regulamento do Sistema Especial de Liquidao e de Custdia de Letras do Tesouro Nacional. As liquidaes no mbito do Selic ocorrem por meio do mecanismo de entrega contra pagamento (Delivery versus Payment DVP), que se opera no conceito de Liquidao Bruta em Tempo Real (LBTR), sendo as operaes liquidadas uma a uma por seus valores brutos em tempo real.

No SELIC atuam os dealers, que so instituies financeiras credenciadas pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil com o objetivo de promover o desenvolvimento dos mercados primrio e secundrio de ttulos pblicos. Alm do sistema de custdia de ttulos e de registro e liquidao de operaes, integram o Selic os seguintes mdulos complementares: - Oferta Pblica (Ofpub); - Oferta a Dealers (Ofdealers); - Lastro (Lastro); de Operaes Compromissadas

Negociao (Negociao).

Eletrnica

de

Ttulos

Os mdulos Ofpub e Ofdealers so sistemas eletrnicos que tm por finalidade acolher propostas e apurar resultados de ofertas pblicas (leiles) de venda ou de compra definitiva de ttulos; de venda de ttulos com compromisso de recompra ou de compra de ttulos com compromisso de revenda; e de outras operaes, a critrio do Administrador do Selic. Podem participar do Ofpub todas as instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, desde que participantes do Selic. J do Ofdealers participam apenas as instituies credenciadas a operar com o Departamento de Operaes do Mercado Aberto (Demab) do Banco Central do Brasil e com a Coordenao-Geral de Operaes da Dvida Pblica (Codip) da Secretaria do Tesouro Nacional. O mdulo Lastro tem por finalidade auxiliar a especificao dos ttulos objeto das operaes compromissadas (venda ou compra de ttulos com o compromisso de recompra ou revenda).

www.cers.com.br

11

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

O mdulo Negociao consiste em uma plataforma eletrnica de negociao de ttulos pblicos federais acessvel aos participantes do Sistema Especial de Liquidao e Custdia (Selic). O mdulo dispe de duas funes: 1- Negociao, para o cadastramento de ordens de compra e de venda e o fechamento dos negcios; e 2- Especificao, para a definio das contas e dos percentuais de distribuio, entre essas contas, da quantidade negociada em cada ordem. As duas funes so exclusivas dos dealers. Os demais participantes tm acesso apenas para fins de consulta de ordens e taxas. permitido, contudo, que os dealers especifiquem ordens para terceiros, por meio da utilizao de sua conta de corretagem (intermediao). A administrao do Selic e de seus mdulos complementares de competncia exclusiva do Demab e o sistema operado em parceria com a Associao Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

D) impossibilita a realizao de operaes compromissadas, ou seja, a venda ou compra de ttulos com o compromisso de recompra ou revenda. E) se destina custdia de ttulos escriturais de emisso do Tesouro Nacional, bem como ao registro e liquidao de operaes com esses ttulos. CETIP A Cetip S.A. - Mercados Organizados a integradora do mercado financeiro. Criada em 1986, atualmente uma companhia de capital aberto que oferece servios de registro, central depositria, negociao e liquidao de ativos e ttulos. Por meio de solues de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurana e transparncia para as operaes financeiras. A empresa , tambm, a maior depositria de ttulos privados de renda fixa da Amrica Latina e a maior cmara de ativos privados do pas. Diversas instituies participantes utilizam os servios da Cetip como: fundos de investimento; bancos comerciais, mltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consrcios, empresas de leasing e crdito imobilirio; cooperativas de crdito e investidores estrangeiros; e empresas no financeiras, como fundaes, concessionrias de veculos e seguradoras. Esto entre os produtos e servios prestados pela companhia: o processamento de TEDs e liquidao de DOCs, alm de registro de CDBs e ttulos de Renda Fixa, e servio de entrega eletrnica das informaes necessrias para o registro de contratos e anotaes dos gravames pelos rgos de trnsito.

Teste 19 - (FCC Banco do Brasil - Escriturrio 2011) O Sistema Especial de Liquidao e de Custdia (SELIC), do Banco Central do Brasil, um sistema informatizado que A) operado em parceria com a CETIP S.A. Balco Organizado de Ativos e Derivativos. B) substituiu o Sistema de Pagamentos Brasileiro SPB. C) tem como participantes, exclusivamente, a Secretaria do Tesouro Nacional e bancos mltiplos.

www.cers.com.br

12

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati


Teste 20 - (FCC Banco do Brasil - Escriturrio 2011) A CETIP S.A. Balco Organizado de Ativos e Derivativos A) registra operaes de aes realizadas no mercado de bolsa. B) efetua a custdia escritural de ttulos privados de renda fixa. C) contraparte nas operaes do mercado primrio dos ttulos que mantm registro. D) a cmara de compensao e liquidao de todos os ttulos do Tesouro Nacional. E) atua separadamente do Sistema de Pagamentos Brasileiro SPB. Fontes www.bcb.gov.br www.cvm.gov.br www.previdenciasocial.gov.br www.senado.gov.br/legislacao www.susep.gov.br

4 - Abertura e Movimentao de Contas e 5 - Pessoa Fsica e Pessoa Jurdica Operaes Passivas As instituies financeiras disponibilizam uma grande variedade de produtos e servios financeiros aos usurios e clientes do sistema financeiro. Estas atividades podem ser agrupadas, do ponto de vista das instituies, em operaes passivas, ativas, acessrias e servios. As operaes passivas so aquelas em que a instituio financeira, alm de contar com recursos prprios (capital dos scios, por exemplo), atua na captao de recursos para atender as suas funes. Entre outras operaes passivas, podemos citar: depsito vista; depsito a prazo fixo; e obteno de recursos junto a outras instituies financeiras no pas e no exterior.

CONHECIMENTOS BANCRIOS V PROF. RODRIGO O. BARBATI Tpicos 4 - Abertura e movimentao de contas: documentos bsicos. 5 - Pessoa fsica e pessoa jurdica: capacidade e incapacidade civil, representao e domiclio. 6 - Cheque - requisitos essenciais, circulao, endosso, cruzamento, compensao.

Depsito vista A conta corrente ou de depsitos o produto bsico da relao entre o cliente e o banco, pois atravs dela so movimentados os recursos do cliente, via depsito, cheques, DOC, carto de dbito etc.

Depsito vista - PF 7 - Produtos Bancrios. Para a pessoa fsica a conta de depsitos pode ser individual ou conjunta. Documentos necessrios para abertura de conta: - Original e cpia do CPF dos titulares;

www.cers.com.br

13

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati


Capacidade Civil Absolutamente Incapazes: Menores de 16 anos. Os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica desses atos. Os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade.

- Original e cpia do RG ou de outro documento de identificao dos titulares; - Original e cpia do comprovante de endereo dos titulares.

Capacidade Civil Capacidade Capacidade de direito ou de gozo consiste na capacidade de contrair direitos. Todos os indivduos possuem tal capacidade, visto que, de acordo com o artigo segundo do Cdigo Civil brasileiro, todo homem capaz de direitos e obrigaes na ordem civil. Tambm pode ser chamada de capacidade de aquisio. J a capacidade de fato ou de exerccio a aptido de exercer por si os atos da vida civil. Depende, portanto, do discernimento, que o critrio, a prudncia, o juzo e, sob o prisma jurdico, a aptido que tem a pessoa de distinguir o lcito do ilcito, o conveniente do prejudicial. Incapacidade A incapacidade a exceo, ou seja, so incapazes aqueles discriminados pela legislao (menores de 16 anos, deficientes mentais etc.) De regra, a incapacidade termina com a maioridade, que pode ser uma simples decorrncia: do tempo (a pessoa atinge 18 anos de idade), ou de um ato civil (a pessoa se casa e se torna plenamente capaz; ou seus pais lhe do - outorga- a emancipao etc.).

Relativamente Incapazes: Maiores de 16 anos e menores de 18 anos. Prdigos - os que dissipam desordenadamente seus haveres. brios habituais, os viciados em txicos, e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido. Excepcionais, sem desenvolvimento mental completo. ndios - atualmente, o Estatuto do ndio os consideram relativamente incapaz. Cessa para os menores a incapacidade nas seguintes situaes: Emancipao. Casamento. Exerccio de emprego pblico. Colao de grau em curso superior. Estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com 16 anos completos tenha economia prpria.

www.cers.com.br

14

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

Representao Os poderes de representao conferem-se por lei ou pelo interessado. Basicamente h trs tipos de representantes: 1 - Legal (ex.: pais em relao aos filhos menores, nos casos de tutores e curadores). 2 - Judicial (nomeado pelo juiz em face de processo). 3 - Convencional o que recebe mandato outorgado pelo credor, expresso ou tcito, verbal ou escrito. O representante atua em nome do representado vinculando-o diretamente a terceiros com que tratar, e deve atuar dentro dos poderes conferidos. Domiclio Como as pessoas mantm muitas relaes entre si, a Lei estabeleceu que todas as pessoas devem ter bem definido o lugar em que sero encontradas por todas as demais. o lugar onde a pessoa natural estabelece a sua residncia com nimo definitivo. A esse lugar d-se o nome de domiclio. Algumas pessoas tm residncias em vrios lugares. Nesses casos todas essas localidades de residncias sero consideradas domiclio. Se a pessoa no tem qualquer residncia, mas trabalha, habitualmente, num determinado local, esse ser seu domiclio. Caso no tenha residncia habitual - o lugar onde for encontrada.

Representao Segundo o Cdigo Civil, as pessoas absolutamente incapazes sero representadas pelos pais, tutores, ou curadores em todos os atos jurdicos. O exerccio do direito do incapaz ser feito por outrem A essa substituio representao jurdica. d-se o nome de

Pessoa Jurdica Pessoa jurdica a entidade abstrata com existncia e responsabilidade jurdicas como, por exemplo, uma associao, empresa, companhia, legalmente autorizadas. Podem ser de direito pblico (Unio, Unidades Federativas, Autarquias etc.), ou de direito privado (empresas, sociedades simples, associaes etc.). Vale dizer ainda que as empresas individuais, para os efeitos do imposto de renda, so equiparadas s pessoas jurdicas.

Quando o incapaz for um menor e rfo, normalmente, ter um tutor; se for uma pessoa com mais de 18 anos, considerado incapaz, ser nomeado um curador, para administrar seus bens e interesses e represent-lo em todos os atos e negcios. Todo filho representado pelos pais; "menor" sem pais ser representado por tutor e incapaz por um curador.

Depsito vista - PJ Para a PJ, os documentos necessrios so:

www.cers.com.br

15

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati


Certificado de Registro no CNPJ; Contrato de Constituio e das Alteraes Contratuais referentes a ltima elevao do capital, mudana de endereo, razo social, atual gerncia da sociedade e consolidao do contrato social; Ficha de Abertura de conta e cadastro Pessoa Jurdica e Pessoa Fsica (de todos os scios). Toda pessoa fsica que responde por uma pessoa jurdica dever apresentar originais e cpias de comprovante de residncia, CPF e documento de identificao. Se a pessoa jurdica de direito privado tiver diversos estabelecimentos em diferentes lugares, cada um deles ser considerado domiclio em relao aos atos que ali se praticarem.

Teste 21 - (Cesgranrio CEF - Tcnico Bancrio 2012) Para estabelecer um relacionamento bancrio, as pessoas devem comprovar o seu domiclio. No caso das pessoas jurdicas de direito privado, o seu domiclio o A) estabelecimento principal da empresa, ou matriz, desconsiderando os domiclios locais das suas filiais. B) lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administraes, ou onde elegerem domiclio especial em seu estatuto ou atos constitutivos. C) local definido por legislao especfica, aplicvel a cada tipo de empresa, de acordo com sua personalidade jurdica. D) local onde so realizadas as principais transaes comerciais e a prestao de servio com atendimento ao pblico. E) local de residncia dos scios-fundadores da empresa ou dos membros do conselho de administrao, em caso de companhias abertas. 6 - Cheque Cheque

PJ - Representao Como a pessoa jurdica uma simples fico jurdica, esta funciona por intermdio de seus scios As pessoas jurdicas tm existncia distinta da dos seus membros. No se pode confundir a pessoa jurdica com as pessoas naturais de seus scios ou associados. A representao feita, normalmente, pelos seus scios-diretores, ou seja, aqueles scios a quem o contrato social de constituio da sociedade conferir poderes para representar a sociedade.

PJ - Domiclio O domiclio das pessoas jurdicas o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administraes, ou onde elegerem domiclio especial nos seus estatutos ou atos constitutivo. A definio para cheque pode ser dada como sendo uma ordem incondicional de pagamento vista, dada por uma pessoa fsica ou jurdica, denominada de sacador, contra o banco onde tem fundos, denominado de sacado, para que pague ao credor, tomador ou beneficirio a importncia nele escrita.

www.cers.com.br

16

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

O cheque est disciplinado pela Lei n. 7.357/85, denominada de Lei do Cheque. No cheque temos trs partes envolvidas: a) o emitente, passador ou sacador que o titular de conta-corrente junto a um banco (instituio financeira). b) o sacado que o banco (instituio financeira) que dispe dos recursos do sacador e que est obrigado a cumprir a ordem do emitente, dentro dos limites de seus fundos. c) o tomador ou beneficirio que a pessoa em favor de quem o cheque deve ser pago ou creditado em sua conta. No cheque, o sacado no o devedor, apenas est obrigado a acatar a ordem de pagamento feita pelo emitente. Nos termos do disposto na legislao (Lei do Cheque, artigo 32 e seu pargrafo), o cheque pagvel vista, considerando-se como noescrita qualquer meno em contrrio. Assim, o cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emisso pagvel no dia da apresentao. A Lei do Cheque em seu artigo 1 estabelece os requisitos essenciais para a validade do cheque. So eles: a) a denominao "cheque" inscrita no contexto do ttulo e expressa na lngua em que este redigido; b) a ordem incondicional de pagar quantia determinada; c) o nome do banco ou da instituio financeira que deve pagar (sacado); d) a indicao do lugar de pagamento; e) a indicao da data e do lugar de emisso; f) a assinatura do emitente (sacador), ou de seu mandatrio com poderes especiais. O cheque pode ser emitido de trs formas: - nominal (ou nominativo) ordem: s pode ser apresentado ao banco pelo beneficirio indicado no cheque, podendo ser transferido por endosso do beneficirio; - nominal no ordem: no pode ser transferido pelo beneficirio; e - ao portador: no nomeia um beneficirio e pagvel a quem o apresente ao banco sacado. No pode ter valor superior a R$ 100. Para tornar um cheque no ordem, basta o emitente escrever, aps o nome do beneficirio, a expresso no ordem, ou no-transfervel, ou proibido o endosso, ou outra equivalente. Cheque de valor superior a R$100 tem que ser nominal, ou seja, trazer a identificao do beneficirio. O cheque de valor superior a R$100 emitido sem identificao do beneficirio ser devolvido pelo motivo 48 - cheque emitido sem identificao do beneficirio - acima do valor estabelecido'. Segundo o Art . 12, feita a indicao da quantia em algarismos e por extenso, prevalece esta no caso de divergncia. lndicada a quantia mais de uma vez, quer por extenso, quer por algarismos, prevalece, no caso de divergncia, a indicao da menor quantia. Com relao indicao do valor correspondente aos centavos, no obrigatria a grafia por extenso, desde que: - o valor integral seja especificado em algarismos no campo prprio da folha de cheque;

www.cers.com.br

17

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

- a expresso "e centavos acima" conste da folha de cheque, grafada pelo emitente ou impressa no final do espao destinado grafia por extenso de seu valor. O cheque pagvel a pessoa nomeada, com ou sem clusula expressa ordem, transmissvel por via de endosso. (Art . 17 da Lei 7.357/85) O cheque pagvel a pessoa nomeada, com a clusula no ordem, ou outra equivalente, s transmissvel pela forma e com os efeitos de cesso. O endosso pode ser feito ao emitente, ou a outro obrigado, que podem novamente endossar o cheque. O endosso transmite resultantes do cheque. todos os direitos

Cheque Cruzado Segundo o Art. 44, o emitente ou o portador podem cruzar o cheque, mediante a aposio de dois traos paralelos no anverso do ttulo. O cruzamento geral se entre os dois traos no houver nenhuma indicao ou existir apenas a indicao banco, ou outra equivalente. O cruzamento especial se entre os dois traos existir a indicao do nome do banco. Segundo o Art . 45, o cheque com cruzamento geral s pode ser pago pelo sacado a banco ou a cliente do sacado, mediante crdito em conta. O cheque com cruzamento especial s pode ser pago pelo sacado ao banco indicado, ou, se este for o sacado, a cliente seu, mediante crdito em conta. Pode, entretanto, o banco designado incumbir outro da cobrana.

Existem dois prazos que devem observados para pagamento do cheque:

ser

- prazo de apresentao, que de 30 dias, a contar da data de emisso, para os cheques emitidos na mesma praa do banco sacado; e de 60 dias para os cheques emitidos em outra praa; e - prazo de prescrio, que de 6 meses decorridos a partir do trmino do prazo de apresentao. Mesmo aps o prazo de apresentao, o cheque pago se houver fundos na conta. Se no houver, o cheque devolvido pelo motivo 11 (primeira apresentao) ou 12 (segunda apresentao), sendo, neste caso, o seu nome includo no CCF. Quando apresentado aps o prazo de prescrio, o cheque devolvido pelo motivo 44, no podendo ser pago pelo banco, mesmo que a conta tenha saldo disponvel.

Compensao de cheques O Banco Central do Brasil, que regula a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis, determina que a compensao de cheques seja efetuada unicamente por intermdio de imagem digital e outros registros eletrnicos do cheque (truncagem de cheques). O prazo de bloqueio varia apenas em funo do valor do cheque. Para liberao dos valores depositados, esse prazo contado a partir do dia til seguinte ao do depsito, sendo de: I - at dois dias teis para cheques de valor inferior a R$ 300,00;

www.cers.com.br

18

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

II - um dia til para cheques de valor igual ou superior a R$ 300,00. A instituio financeira sacada obrigada a fornecer, mediante solicitao formal do interessado, nome completo e endereos residencial e comercial do emitente, no caso de cheque devolvido por: 1 - insuficincia de fundos; 2 - motivos que ensejam registro de ocorrncia no CCF; 3 - sustao ou revogao devidamente confirmada, no motivada por furto, roubo ou extravio; 4 - divergncia, insuficincia ou ausncia de assinatura; 5 - erro formal de preenchimento.

O depsito em poupana um instrumento de captao de caixas econmicas, bancos comerciais, bancos mltiplos com carteira comercial, sociedades de crdito imobilirio entre outras instituies. a aplicao mais simples e tradicional, sendo uma das poucas em que se pode aplicar pequenas somas e ter liquidez, apesar da perda de rentabilidade para saques fora das datas de aniversrio da aplicao. Os valores depositados em poupana so remunerados conforme estabelecido no artigo 12 da Lei 8.177, de 1991, alterada pela Medida Provisria 567, de 2012.

LEI N 12.703/2012 Art. 1o O art. 12 da Lei no 8.177, de 1o de maro de 1991, passa a vigorar com a seguinte alterao: II - como remunerao adicional, por juros de: a) cinco dcimos por cento ao ms, enquanto a meta da taxa Selic ao ano, definida pelo Banco Central do Brasil, for superior a 8,5% (oito inteiros e cinco dcimos por cento); ou Art. 1o O art. 12 da Lei no 8.177, de 1o de maro de 1991, passa a vigorar com a seguinte alterao: II - como remunerao adicional, por juros de: b) 70% (setenta por cento) da meta da taxa Selic ao ano, definida pelo Banco Central do Brasil, mensalizada, vigente na data de incio do perodo de rendimento, nos demais casos. A mudana valeu para novas poupanas abertas e novos depsitos a partir de 4/5/2012. O dinheiro que j estava depositado na poupana no sofreu efeitos das novas regras, mas a alterao atingiu qualquer novo depsito.

Teste 22 - (Cesgranrio CEF - Tcnico Bancrio 2012) O cheque considerado pelo Banco Central uma ordem de pagamento vista e um ttulo de crdito com caractersticas peculiares. O cheque cruzado, por exemplo, poder ser pago somente em forma de A) depsito em conta. B) documento de crdito (DOC). C) saque direto no caixa. D) ordem de pagamento. E) transferncia eletrnica direta (TED).

7 - Produtos Bancrios Depsito em Poupana As aplicaes mais comuns no mercado financeiro so a Poupana, o Certificado de Depsito Bancrio (CDB), o Recibo de Depsito Bancrio (RDB) e os Fundos de Investimento.

www.cers.com.br

19

CAIXA ECONMICA FEDERAL Conhecimentos Bancrios Rodrigo Barbati

Os depsitos so corrigidos mensalmente com base na data do depsito sem incidncia de Imposto de Renda para a pessoa fsica. No caso de pessoa jurdica, o rendimento trimestral (TR + 1,5%). Quanto a tributao, pessoas jurdicas imunes/isentas no pagam IR e as PJ com fins lucrativos esto sujeitas incidncia de alquota de 22,5% sobre o rendimento nominal, conforme Lei n 11.033/04. Os recursos investidos em uma caderneta de poupana, tm destinao para investimentos na rea de infra-estrutura habitacional. Os depsitos realizados nos dias 29, 30 e 31 so considerados para efeito de correo no dia 1.

Prazo de Aplicao At 180 dias De 181 dias at 360 dias De 361 dias at 720 dias Acima de 721 dias

Alquota de IR 22,5% 20,0% 17,5% 15,0%

Teste 23 - (FCC- BB Escriturrio 2013) Para depsitos a partir de 04 de maio de 2012, caso a taxa bsica de juros (Selic) seja de 8,5% ao ano ou inferior, o rendimento passa a ser de 70% dela acrescido da taxa referencial (TR). Trata-se de investimento em A) Caderneta de Poupana. B) Recibo de Depsito Bancrio. C) Fundo de Renda Fixa. D) Ttulo de Capitalizao. E) Letra do Tesouro Nacional. Fontes www.bb.com.br www.bcb.gov.br www.caixa.gov.br www.cvm.gov.br www.senado.gov.br/legislacao

CDB e RDB Certificados de Depsito Bancrio (CDB) e os Recibos de Depsito Bancrio (RDB) so ttulos privados, emitidos pelos bancos comerciais e representativos de depsitos a prazo feitos pelo cliente. O prazo mnimo da aplicao varia, dependendo do tipo de remunerao contratada. O CDB pode ser negociado por meio de transferncia. O RDB inegocivel e intransfervel. Os clientes que investem em CDB/RDB podero ser beneficiados com uma alquota menor de IR sobre o rendimento auferido, dependendo do prazo da aplicao e/ou resgate. O Imposto de Renda cobrado apenas no resgate ou no vencimento do ttulo.

www.cers.com.br

20

Вам также может понравиться