Вы находитесь на странице: 1из 17

ARTIGO

Leitura e Alfabetizao LEITURA NAS TELAS: OS JOVENS NA INTERNET1


Solange Puntel Mostafa Priscila Gonzles Eni Maria Ranzan Lisiane da Silva Moraes

Resumo A partir de uma problematizao entre trs matrizes de conhecimento, o construtivismo francs, a teoria crtica e o cognitivismo na pesquisa sobre leitura, descrevem resultados de pesquisa realizada com (60) jovens freqentadores da sala web da Biblioteca da Universidade, durante seu processo de navegao em frente s telas. Os resultados evidenciaram quatro tipos de pesquisa sendo realizadas pelos jovens: pesquisa utilitria, pesquisa de mdia, pesquisa universitria e pesquisa escolar. Algumas regularidades do processo de navegao foram identificadas em todas as faixas categorizadas, como a consulta ao correio eletrnico e a familiaridade (quase natural) com a estrutura de banco de dados da internet. O paradoxo levantado pelo construtivismo pedaggico foi contraposto s posturas mais radicais esquerda em autores para quem impossvel uma educao crtica no ciberespao; os resultados da pesquisa evidenciam um caminho novo de leitura, diferente do preconizado pela teoria crtica e ainda no contemplado tambm pelo cognitivismo dos programas de leitura tradicionais. Palavras-chave Processo de leitura; Internet; Ciberespao; Navegao; Leitura on-line; Juventude na Internet

READING IN THE SCREENS: THE YOUNG IN THE INTERNET2


Abstract From three matrices of knowledge such as French constructivism, critical theory and cognitivism in reading research , the article describes research carried out with (60) young ciberspace readers during their process of navigation in the web. The results had evidenced four types of reading activities being carried by the young: utilitarian research, research of media, search college and school research. Some regularities of the navigation process had been identified in all the readers as e-mail search and the familiarity (almost natural) with the structure of data base of the InterNet. The paradox raised by pedagogical construtivism was compared to the positions most radical to the left in authors for who is impossible a critical education in ciberespace; the results of the research evidence a new way of reading far from that postulated by critical theory and not contemplated also by cognitivism of the traditional programs of reading. Key words Reading process; Internet; Ciberespace; Navigation; On-line reading; Youth in the internet
1 2

Texto apresentado ao V Seminrio de Pesquisa em Educao da Regio Sul (ANPED SUL), Curitiba, 2004 Texto apresentado ao V Seminrio de Pesquisa em Educao da Regio Sul (ANPED SUL), Curitiba, 2004

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

58

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao

CONSTRUTIVISMO FRANCS VERSUS TEORIA CRTICA

A integrao das tecnologias de informao e comunicao s prticas escolares vem sendo pensada pelas cincias da educao e da comunicao, concomitantemente ao imperativo da economia ps-moderna, que impe a todos, a autoformao como valor. Tal o paradoxo apresentado em Ciberespao e formaes abertas, recente obra do construtivismo francs (ALAVA, Org. 2002). Para esses autores, falar de ciberespao e de autoformao no falar de forma neutra ou assptica porque o ciberespao , em ltima instncia um ciberespao social e poltico com todas as implicaes da industrializao dos conhecimentos anteriores ao seu surgimento. Porm, os autores perguntam se ...tais abordagens invalidariam nossas reflexes mais pedaggicas ou tecnolgicas ? (ALAVA 2002 p.17).

A resposta no. A inovao didtica e a inovao das prticas polticas no interior das instituies de ensino surge como contraponto e complemento discusses polticas do ciberespao. Os autores francfonos se questionam se podem ficar apenas com a dimenso da anlise scio-poltica, que embora seja uma discusso justificada, no responde s questes propriamente educacionais.

O construtivismo de Alava e seu grupo enfatiza ento os elementos ausentes na didtica francesa porque os didatas analisados rejeitam a idia de mediao dos documentos e das mdias na construo dos saberes. Ao contrrio, para Alava, o tringulo didtico (professor, saberes e alunos) deve ser complementado por um tringulo documental e um tringulo miditico. O dispositivo miditico para o autor intervm por seus efeitos sobre a midiatizao dos atores e dos saberes e por seu papel inibidor ou facilitador das mediaes (ALAVA, 2002 p. 61). O pesquisador educacional deve ento levar em conta trs processos que interagem na dinmica da formao: a mediao e a midiatizao dos saberes, a mediao e a midiatizao do processo de ensino e a mediao e a midiatizao do processo de aprendizagem.

O paradoxo levantado por Alava tem sido encaminhado tambm por tericos mais radicais situados esquerda do construtivismo pedaggico como o caso de GUR-

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

59

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao

ZEEV(s/d) para quem, impossvel uma educao crtica no ciberespao. Situado no interior da teoria crtica frankfurtiana, Gur-zeev no v como aproximar uma pedagogia crtica com contexto modernista, e o ciberespao como uma manifestao da condio ps-moderna. Segundo Illan Gur Zeev , a reflexo uma questo de vida ou morte para o Eu tico da teoria crtica e esta reflexo ou dilogo impossvel de ser realizada no ciberespao. Pelo descarte que as pessoas se fazem umas s outras. Pela abordagem direta que elas se possibilitam. Pela infinidade de contatos possveis. No pode haver dilogo para o autor, sem um tipo especial de relao humana em que a alteridade do Outro seja reconhecida pelo Eu tico. impossvel dialogar sem um eixo utpico e sem uma tica comum para transcender a realidade dada. O ciberespao, por ser um espao antitranscendental, contingente e anti-essencialista no pode realizar o dilogo e a contra-educao. Pois no permite ir ao outro como alteridade mas apenas como mesmice. como se a coruja hegeliana volta-se a si sem nunca ter sado para o encontro com o mundo. O ciberespao no pode pois, realizar a formao cultural de ningum. Ele representa a indstria cultural dos nossos tempos.

O autor est se referindo aos "moos" e assemelhados, que para ele reproduzem um certo tipo de representao na qual s h espao para diversidade, fluidez ou hibridez "horizontais", isto , sem a possibilidade de transgresses verticais. Vale dizer, sem a posssibilidade de desmontar o poder dos grandes conglomerados capitalistas.

Da mesma forma que o construtivismo de Serafin Alava, o crtico Illan Gur-Zeev tambm acha errado separar a pedagogia crtica, a leitura crtica ou a educao crtica e o ciberespao das questes da globalizao capitalista.. Mas diferentemente de Alava, o terico crtico no atribui nenhuma autonomia relativa aos artefatos tcnicos semiticos virtuais.

Olhando o ciberespao desde uma posio filosfica e no pedaggica, Gur-Zeev vai entender que a multiplicidade de textos, gneros ou identidades do ciberespao podem esconder a mesmice imposta pelo sistema como parte de sua reproduo.

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

60

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao

LEITURA NOS OCEANOS DA INTERNET OU DA UNIVERSIDADE?

O paradoxo do ciberespao quando tratado pelos analistas do processo de leitura, assume outras posies onde se questiona a fartura de textos pode levar a um estreitamento do raciocnio e do pensamento por interferncia da prpria forma de uso (veloz, fulgaz) das ferramentas de navegao. Para Silva, o leitor da internet folheia muito mas l pouco (SILVA, 2003 p.40). Para os estudiosos da leitura importante entender como o leitor navegador l pois o sucesso de qualquer iniciativa de leitura na web vai depender da compreenso e dos hbitos do leitor. Os leitores-navegadores refletem a diversidade do mundo real (ALMEIDA, 2003, p. 35). Em torno dessa compreenso desenvolvem-se os interessantes debates inscritos no livro Leitura nos oceanos da Internet.

Outra face da discusso do processo de leitura apresentada por Witter (1997) em Leitura & Universidade, dentro de uma abordagem emprico-analtica, representada pelas pesquisas sobre compreenso de leitura baseadas na mensurao de acertos e erros como a tcnica Cloze (tambm chamada tcnica do lacunamento porque omite palavras no texto para a avaliao dos acertos no preenchimento). Todas as pesquisas apresentadas em Witter so realizadas em textos impressos mas seu contraponto importante porque demonstra o estado da arte de boa parte da produo cientfica em leitura de impressos. A autora acompanha a produo cientfica de uma das bases de dados bibliogrficas mais representativas em nvel internacional da rea que o Annual Summary of Investigations Relating to Reading; os universitrios so os sujeitos mais estudados nas pesquisas indexadas na base de dados, seguido pelos calouros, sendo que os temas mais estudados em nvel de pesquisa sobre leitura so: estratgias de ensino e compreenso de leitura. Esse ltimo tema prevalece nas pesquisas brasileiras apresentadas no livro organizado por Witter, Leitura & Universidade, j em fins da dcada de 90. Mas de se notar que as pesquisas sobre o hbito de leitura dos acadmicos brasileiros, sejam universitrios, sejam docentes ou os prprios vestibulandos preocupam os tericos de leitura desde a dcada de 70 e 80. (WITTER, 1997).

Os estudos com vestibulandos de duas dcadas passadas demonstraram a carncia de nexos e de continuidade bem como a ausncia de originalidade nas redaes de vestibular.

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

61

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao

Questes como a progresso discursiva, o discurso tautolgico, as contradies lgicas evidentes, o nonsense, os clichs, as frases feitas foram problemas detectados ento. A adeso dos jovens a essas tecnologias requer talvez outras categorias de anlise do que as realizadas nas dcadas passadas.

NOSSA PESQUISA

A pesquisa realizada por Colzani, Hoepers & Pinheiro (2002) verificou a relao entre uso e posse de computador e de internet por alunos do ensino fundamental nas redes pblicas e privadas do municpio. O resultado obtido que o uso maior que a posse em todas as faixas etrias, sugerindo que crianas e jovens usam a internet (embora pouco) fora da escola . Mas usam como, usam para realizar quais atividades e qual a interferncia do professor nesse uso? So perguntas que aquela pesquisa no respondeu dado seu carter geral e exploratrio.

A presente proposta surge para responder essas perguntas de uma forma contrria idealizada pelas autoras acima. Agora partindo no da escola mas de ambientes de aprendizagem alternativos, como uma sala de internet de uma biblioteca comunitria, isto , que atende tambm comunidade extra-universitria. A observao dar-se- no locus mesmo onde os escolares esto navegando. E a questo da pesquisa passa a ser navegando por que mares , para cumprir quais objetivos e como o ciberespao ajuda na formao cultural dos indivduos. Pretendemos delinear o perfil de jovens internautas numa sala de livre acesso comunidade local do municpio localizada na Biblioteca Central da Universidade, identificando o tipo de informao mais consultada por eles na Internet e seu processo de navegao.

METODODOLOGIA

Ambiente

O Sistema de Bibliotecas da Universidade reestruturado em 2001 conta com setor que se encontra disposio da comunidade municipal e regional para pesquisas gerais, ler e

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

62

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao

enviar e-mails. Situado no andar trreo da biblioteca central o setor Internet possui 15 mquinas disposio do usurio em geral. Para os usurios da prpria Universidade (alunos e professores) h um outro setor chamado Base de Dados, com atendimento especializado situado no primeiro andar do prdio da Biblioteca Central. A observao dar-se- nesta sala do andar trreo com usurios da comunidade em geral.

Sujeitos

Foram sujeitos sessenta (60) freqentadores da sala web da Biblioteca da Universidade, nos perodos matutino e vespertino, escolhidos aleatoriamente pela sua aparncia jovem, durante seu processo de navegao em frente s telas.

Procedimento

A observao foi realizada atravs de um roteiro de entrevistas aplicado no ms de novembro. Esse roteiro consta de poucas perguntas bsicas tais como: Usa a internet pra que/como seu processo de navegao/ Como voc comea a pesquisar/ Freqncia de uso da internet/Relao da internet com os impressos de maneira geral, especialmente os livros. Essas entrevistas foram se dando dentro da sala web, sem que o internauta tivesse a necessidade de interromper seu processo de navegao. As pesquisadoras e a bolsista, em momentos separados, se aproximavam de cada internauta e sua tela durante o processo de navegao, de tal modo que ele pudesse, na entrevista, opcionalmente, comear falando da tela que est consultando. Aps idade e condio de estudante ou trabalhador, o internauta podia falar da internet, exemplificando ou descrevendo a tela onde estava navegando. Assim pareceu-nos mais real e mais fcil de entrevist-los. Foram entrevistas curtas de 7 a 10 minutos para no roubar-lhes o tempo de uso padronizado em 60 minutos. As telas abertas, se ajudaram a quebrar o gelo, tambm tornavam as respostas mais curtas, como se seus gestos e sua interao com a tela j fossem expresses gravveis em fita cassete. Expresses do tipo t vendo? Eu vou aqui oh... e olha como tranqilo, sem problema . Ou tu digitas a oh... e boa foram recorrentes. Ou oh...eu to aqui.

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

63

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao

RESULTADOS E DISCUSSO

Os sessenta jovens entrevistados na sala web da biblioteca central foram categorizados da seguinte maneira:

TABELA 1 Resultado da entrevista com os jovens Nmero de Jovens Tipo de Pesquisa que esto realizando no momento da coleta 20 15 10 15 60 Informao Utilitria Informao da Mdia Pesquisa Escolar Pesquisa Universitria Total

Como pode ser observado no quadro acima a maioria dos jovens que freqentam a sala web da biblioteca so jovens que esto realizando um tipo de pesquisa que categorizamos como Utilitria. So jovens oriundos da comunidade extra-universitria, entre 16 a 24 anos. Informao da Mdia e Pesquisa Universitria so a segunda maior freqncia da sala ficando a Pesquisa Escolar em ltimo lugar.

INFORMAO UTILITRIA Entre os usurios web nesta categoria encaixam-se: vestibulandos procurando cursos e grades curriculares de universidades, inclusive de universidades no exterior; jovens procurando informaes de sade ou mdicas para uso pessoal (doena domstica e informaes legislativas oriundas dos rgos pblicos; jovens consultando sites de literatura como gosto pessoal ; jovens procurando emprego na forma de concursos ou chamadas de

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

64

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao

vrios tipos; ou jovens oferecendo seus servios no preenchimento de currculos ou no envio de pro7pagandas de microempresas prprias.

MDIA Na categoria Mdia encontram-se jovens que esto consultando sites de horscopos ou sites de rdios; pessoas que esto consultando sites comerciais para o consumo de produtos anunciados na televiso; jovens consultando sites de entretenimento artstico como filmes ou programas de televiso ou usurios de notcias e informaes jornalsticas.

PESQUISA ESCOLAR Na categoria pesquisa escolar esto os mais jovens, alunos do ensino fundamental a partir dos 12 anos, os quais brincam , s vezes lado a lado no coleguismo de um intervalo de aula ou ao final das aulas, alguns ainda uniformizados; brincam com os jogos disponibilizados na rede, sejam jogos dirigidos a algum tema escolar, como o tema do meio ambiente, sejam jogos competitivos nas vrias modalidades de brinquedos comportamentalistas ou mais desafiadores disponveis hoje na web; consultam sites sobre temas escolares como a gua, matemtica, cincias; ou simplesmente lendo e enviando seus emails (como se fosse mais um jogo)

PESQUISA UNIVERSITRIA

Referem-se aos sujeitos de 18 a 26 anos em mdia, das mais diversas habilitaes, os quais tm acesso a laboratrios de informtica especficos no centro em que esto matriculados, mas que por qualquer razo esto em seus horrios livres consultando, tambm de forma mais livre, neste espao pblico que a sala web da biblioteca. Vrios sujeitos desse grupo afirmam estar aqui porque no laboratrio especfico, a freqncia j est alta ; ou simplesmente porque estavam passando pela biblioteca e aproveitaram para acessar seus emails. Ou ainda porque sempre faltou ver alguma coisa que l no seu laboratrio no foi possvel realizar. Assim, neste grupo estavam: estudantes de medicina, psicologia, zoologia,

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

65

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao
pedagogia, jornalismo, nutrio, engenharia e outros, seja em comeo de curso seja em fase mais adiantada fazendo pesquisa propriamente universitria, como a consultas a sites

especializados; universitrios trocando mensagens com namorados (as) temporariamente distantes (alguns at no exterior) e com familiares; universitrios consultando s para seu prprio entretenimento ou prazer como os hobbies literrios ou jovens universitrios consultando pginas de universidades estrangeiras.

JOVENS COM MAIOR ESCOLARIDADE AINDA VALORIZAM OS LIVROS

Assim delineados, algumas regularidades foram aparecendo entre esses quatro grupos com notvel evidncia, sendo a mais comum e consistente, a percepo presente em todos os grupos, de que o acesso internet algo fcil, dinmico, prtico e cmodo. Sendo a consulta aos emails, a primeira atividade a que todos recorrem assim que chegam em frente tela do computador.

Os universitrios quando comparados com os de escolaridade de nvel mdio atribuem igual importncia aos livros e Internet. Enquanto que o pessoal de nvel mdio parece ter uma preferncia visvel pela Internet. Quando perguntado sobre livros, o estudante de jornalismo responde: Na Internet voc pega as referncias bibliogrficas pra depois pegar os livros; da mesma forma responde o estudante de direito, 19 anos: Os livros so importantes. O contedo integral, tudo certinho. O livro mais geral, mais amplo. Internet especfico.

s vezes universitrios em comeo de curso ainda preferem internet aos livros, como o entrevistado nmero 34, 19 anos, estudante de farmcia: Eu prefiro a Internet... mais rpida mais acessvel. Livros... tambm muito bom... assim... as vezes tem que ... se bem que a biblioteca da [Universidade] tem bastante livros n. Tambm muito bom

J para internautas que no passaram pela universidade, a preferncia clara pela internet. Assim diz nosso entrevistado numero 26, 2 grau completo, quando perguntado se freqenta a biblioteca, responde: muito difcil. Quando perguntado se consegue fazer uma

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

66

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao
comparao entre os livros e a Internet, responde: Bom o mais fcil no momento eu acho que a Internet. Porque eu acho que abrange praticamente tudo, n. Tudo que voc quiser

pesquisar, voc entra na Internet e o acesso bem mais rpido. E eu acho que bem mais divertido do que livro

J o universitrio maduro estudante de zoologia, 30 anos assim se expressa:os livros so importantes com certeza. A Internet mais para uma pesquisa rpida, para conhecer um pouco mais, pegar a bibliografia e saber onde pegar os dados referentes a cada uma. Eis a a Universidade atuando entre os seus jovens, fazendo a sua parte. Nenhum dos universitrios conseguiu negar o papel dos livros e das bibliotecas que reconhecem como importante e bom. A POPULARIZAO DA ESTRUTURA DE BANCO DE DADOS DA INTERNET ENTRE TODOS OS GRUPOS

Os meios eletrnicos so marcados, segundo Bellei (2002 p. 109) por gneros discursivos cuja nfase a rpida recuperao e organizao das informaes. o caso de qualquer dicionrio mas tambm listas telefnicas, cdigos postais, manuais de instruo ou acervos de documentos de consulta on-line como os catlogos de bibliotecas.

O carter enciclopdico da Internet funciona, no limite, como um resumo.

Isso no

significa diminuir a qualidade das informaes; apenas apresenta-as de forma mais enciclopdica e menos discursiva. Se num extremo resume, noutro abre para o paradigma das mltiplas fontes.

Na internet s digitar e j aparece. No tem que ficar procurando (E6, 5 srie, 11 anos) ou s ir num site de pesquisa, digitar o tema e achar ... (E 4, 8 srie, 14 anos) ou ento o depoimento mais detalhado de um estudante de zoologia (E 29, 30 anos):

um acesso mais rpido com a Internet, voc coloca aqui as palavras


chaves e vai achando tudo o que precisa. Eu trabalho com peixes e tem um site internacional sobre peixes, que um que concentra todos os dados a respeito das espcies. A, coloca o nome da espcie e logo sai uma informao rpida sobre aquela espcie. Ento ... tem lista de trabalhos

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

67

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao
publicados, notas sobre a reproduo, sobre a alimentao e vrios aspectos sobre a biologia de cada uma das espcies. Mas a Internet no concentra toda a informao, tem uma informao rpida e depois voc vai procurar nos livros detalhes, n. Nos livros ... muito importante os livros.

Quando se trata de informao estritamente acadmica como no caso acima, possvel que ela esteja disponibilizada em qualquer formato ou meio, ainda que com mais detalhes nos livros, como esclarece o internauta. O que no dispensa a consulta online. Mas h outros casos, como o da jornalista abaixo, onde a estrutura de banco de dados passa a ser o diferencial e novamente vemos expresses do tipo: ...fui pra Internet e digitei o caso.

Voc est usando a Internet pra que agora? Ah! Eu to procurando um assassinato que ocorreu em Santa Catarina. Voc precisa disso pra que? pra um trabalho da faculdade que tenho que escrever um livro fictcio sobre um crime real. Voc acha mais fcil vir pra Internet do que ir para um jornal? Sem dvida. O jornal impresso alm de sujar a mo bem mais complicado da gente encontrar. Porque tem que pesquisar edio por edio, que no pequena, n. So mais de 50 pginas. Voc est descobrindo o assassinato em algum arquivo digital? , eu procurei no arquivo dos trs principais jornais de Santa Catarina, o Santa, o DC e o NA que tem um arquivo digital muito bem organizado. Como voc soube disso? O professor te deu o endereo? No, a gente procura no jornal mesmo. Eu j sabia que o crime tinha acontecido, eu tentei procurar em edies do jornal, s que eu no sabia a data exatamente do crime. Ento fui pra Internet e digitei o caso. Seus professores indicam sites ou voc vai por conta prpria: Alguns indicam, mas a gente acha muita coisa por conta prpria, a maioria. Voc aprendeu pesquisar aonde? A gente vai aprendendo pesquisando.

O APRENDER PESQUISANDO

A frase a gente vai aprendendo pesquisando do nosso entrevistado acima poderia ser facilmente comentada pelos tericos educacionais, pois ela carrega uma histria de teorias pedaggicas que atravessa o sculo XX. Autonomia, aprender a aprender, aprendizagem significativa, re-significao, metodologia de projetos so todas expresses que fazem parte do iderio pedaggico dos nossos tempos e e esto presentes nos documentos oficiais como os Parmetros Curriculares Nacionais de muitos pases. Para alguns autores a frase ficaria bem explicada com o conceito de autodidaxia (BELLONI, 2001 p. 5-8).

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

68

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao
Vejamos o depoimento de uma jovem de nvel mdio experimentando o conhecimento depois de adulta; ela no sabe nomear acertadamente o curso que faz ou mesmo a escola que

freqenta, nem os termos que procura na internet, mas se pudesse passava a vida no computador ; Estudante EJA nvel mdio

Veio consultar a internet? Sim O que voc gosta de ver na Internet? Ah ... eu gosto de ver tudo o que faz bem pra minha vida n. Biologia pelo menos que eu to fazendo n... biologia biologia que eu to ... L no tem laboratrio, na biologia? ... s que eu to vindo pesquisar ... [pausa] pess ... mais pessoais Coisas pessoais de que tipo, email? Ah ... [demoradamente] ... de tudo o geral ne... que desenvolve o ... biologia...no meu caso ... ainda mais que eu tenho algum em casa que tem surto de ataque ento eu preciso entrar mais ness ...... Ah voc vem buscar informaes sobre ... Sobre ataque ... isso. A voce usa site de buscas para escrever a palavra ataque pra vir os textos? No. A ... eu busco n ... sobre ... entro na biologia e tento achar ... como como ... [em dvida perguntando]... como ... ataque de pepilepsia Voc est em que ano da biologia ? To fazendo o segundo grau, mas .... biologia n....[enfatizando] Estuda onde? Estudo na ... fepeque mas como (?) ... adultos ali.... Gosta da Internet? Uhm... se eu pudesse vivia a vida toda dentro daqui. Eu adoro computao.

possvel que parte deste bem estar diante das telas tenha a ver com autonomia do aprendente e com as novas linguagens audiovisuais na cultura ps-moderna de uma maneira geral.

A INFORMAO UTILITRIA COMO FORMA DE SOCIABILIDADE Como pode ser observado nesta pesquisa a maioria dos jovens que freqentam a sala web da biblioteca so jovens que esto realizando um tipo de pesquisa que categorizamos como Utilitria. So jovens oriundos da comunidade de uma cidade do interior do Sul do Brasil entre 16 a 24 anos; alguns depoimentos do indcios de que a pesquisa escolar mudou, tornando-se mais plural, talvez mais utilitria. No ficaram claros os contedos da pesquisa

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

69

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao

escolar, tendo se delineado com mais nitidez a pesquisa universitria. A escolar misturou-se com a utilitria, como no depoimento vigsimo quarto do estudante de supletivo, de 20 anos ao responder se usava a Internet para fazer trabalho de escola: ... pesquisas em geral, sites em geral....

E a interessante maneira com que ele tenta explicar as diferenas entre o livro e a Internet Eu gosto da Internet, mas eu tambm dou um bom trabalho pelo livro tambm... a leitura ... Sobressai o portugus.

Parece haver a noo da linguagem audiovisual que tipifica a Internet porque a leitura nos livros sobressai o portugus.

Ou ento a familiaridade com que o jovem lida com o ciberespao, como se fosse a sua mesa de trabalho e/ou lazer, dizendo-nos: ... to vendo ... pessoal ... , vejo horscopo, vejo meus emails, fao de tudo um pouco a dentro ; De fato, lazer e trabalho se confundem na Internet. Essa foi alis, uma das mudanas culturais anunciadas h tempos pelos tericos das novas relaes (ps-modernas) do trabalho quando da introduo das novas tecnologias de informao e comunicao. H ainda a jovem que relata como a Internet ajuda na sua

sociabilidade: tu entra num site e vai lendo o que j tem ali. Da tu vai levar pra outras pessoas...j tem assunto para conversar com algum. Igual quando voc pega uma revista, l a capa e j tem assunto...mesmo que tu no v o que tem dentro. com base nessa maneira indicial de leitura que os jovens esto construindo sua sociabilidade. So muitas informaes e preciso desenvolver estratgias de como no naufragar no mar de coisas a ver. Se por um lado demonstra superficialidade diante das telas, por outro, pode estar apontando as novas estratgias de leitura e escritura, mais enciclopdica e menos discursiva, que se num primeiro momento assusta, pode orientar estratgias de ensino para os professores, quanto s novas formas de aprender.

Iniciamos a pesquisa pressupondo que os jovens estavam ali para realizar tarefas escolares. Mas, os resultados apontaram que pesquisa escolar foi o tipo de pesquisa menos realizado na sala de livre acesso Internet. Tivemos dificuldade de separar a pesquisa escolar

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

70

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao
da pesquisa para fins utilitrios. Pesquisar na Internet parece a esses jovens um procedimento natural, qualquer que sejam os fins pretendidos. Mobilidade, instantaneidade, personalizao e o acesso direto so categorias analisadas por Nicolaci-da-Costa (2003) com relao ao uso dos jovens dos telefones celulares. Aqui tambm, no uso da Internet, pareceu-nos que so exatamente essas as categorias que emergem das entrevistas realizadas diante das telas: o email como primeira consulta, a possibilidade de moverem-se nas pginas com velocidade e o acesso direto foram apontados em praticamente todos os relatos das entrevistas caracterizando o que a autora chamou de cultura do atalho e de nova sociabilidade de todos os instantes. Nossa pesquisa acrescenta cultura do atalho , a estrutura de banco de dados da Internet.

CONCLUINDO SEM O CRITICISMO FRANKFURTIANO E COM OUTROS PROGRAMAS DE LEITURA Voltando pergunta levantada por Gur-Zeev no referencial terico, se possvel uma educao crtica no ciberespao, nossa pesquisa no autoriza afirmaes que entendam o ciberespao como mesmice produtiva e infinda (p.) onde o internauta seja um mero agente e uma sombra de movimento de significantes num simulacro infinito, que tem infindas manifestaes de nada. Posicionamo-nos reticentes quanto a uma abordagem crtica por consider-la idealista em suas pretenses moralizantes de verdades excessivas. Uma escuta de transio talvez tipifique nossas posies. Os programas de leitura recomendados em Witter precisam ser adapatados cultura da web. As falhas na leitura detectadas nos estudantes brasileiros desde dcadas passadas, indicam talvez que a cultura audiovisual j estava produzindo seus efeitos desde ento. Donde a impossibilidade de implementar programas de remediao de leitura sem levar em considerao a nova cultura oral (ALMEIDA, 1994) e as novas linguagens audiovisuais e hipertextuais. Quando se fala em leitura na web temos de lidar com outros conceitos de leitura, semelhante quele que muitos fazem do jornal, revista ou catlogo como aponta Freire (Apud SILVA, org. p.41). E sempre levando em conta que a web uma mdia de comunicao, isto , de apresentao e disseminao de idias, conforme esclarecem alguns autores: a leitura aprofundada se faz a posteriori. (AMARAL Apud

SILVA p.43). Tambm no mais possvel separar as mdias no processo ensinoaprendizagem. Por isso os programas de leitura ps-modernos devem contemplar a nova

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

71

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao

forma de escrever da escrita oralizada e no somente a norma culta (Freire Apud SILVA, org. p.69). Na sua relao com as interfaces, novas condies de produo de discurso surgem, nas quais, a estrutura de banco de dados parece ter um papel importante no processo de ensino aprendizagem. No por acaso que j na dcada de 70 Lyotard ressaltava a questo do

endereamento nos bancos de dados como tarefa da pedagogia ps-moderna. (LYOTARD, 1979, P. 92). A estrutura hipertextual favorece a contextualizao da informao porque supe uma estrutura de bando de dados. E isso tambm faz parte das condies de produo do conhecimento, hoje. Umas das formas tradicionais bsicas de organizar o conhecimento o ordenamento temporal. Quando o aluno vai transformar informao em conhecimento ele constri uma narrativa coerente; a estruturao do hipertexto est exigindo um deslocamento da temporalidade para a espacialidade. ndices, catlogos, sumrios, resumos, enfim a estrutura de base de dados uma estrutura espacial que exige formas discursivas mais espaciais do que temporais (Bellei, 2002, p. 105). Os problemas detectados nas pesquisas de dcadas anteriores como falta de coerncia, abuso de clichs, falta de imaginao (ROCCO apud WITTER, 1997) podem estar apontando para novas formas de funcionamento do leitor ps-moderno, funcionamento que vem atuando h dcadas como conseqncia do aparecimento da linguagem audiovisual. Os depoimentos dos universitrios nesta pesquisa evidenciaram uma curiosa autodidaxia na qual existe a complementariedade das mdias: eles no dispensam os livros mas entendem que a internet enriquece o contexto da leitura. No desprezvel para as prticas educativas perceber os espaos de autoformao hoje disponveis pelos aprendizes. Esta pesquisa evidencia uma autoformao paralela e alm da escola permeando classes sociais distintas, idades e nveis de ensino diferenciados. Espaos como o pesquisado passam a sobredeterminar a sala de aula e como conseqncia, sobredeterminam tambm as didticas docentes. Bem o percebe o grupo do construtivismo francs ao entender que os dispositivos midiatizados so lugares de recontextualiao e de ao que levam os professores a redefinir seus papis e suas competncias. (ALAVA, 2002 p. 62-63).

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

72

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao

REFERNCIAS

ALAVA, Srafin et al Ciberespao e formaes abertas: rumo a novas prticas educacionais. Porto Alegre:Artmed, 2002. BELLONI, Maria L. O que mdia-educao. Campinas, SP: Autores Associados, 2001 ______. (Org.). A formao na sociedade do espetculo. So Paulo: Loyola, 2002.

COLZANI, Marinez P. ; HOEPERS, Idorlene S. ; PINHEIRO, Cludia F. Mdia e conhecimento nas escolas pblicas de Itaja: pesquisa exploratria. Alcance, Itaja, SC, v.9, n.3, p. 69-76, GUR-ZEEV, Illan possvel uma educao crtica no ciberespao? Disponvel em: <http://www.unimep.br/fch/revcomunica/ano9n1/04_artig.htm> . Acesso em: 18 nov. 2003 . LEVY, P. As tecnologias da inteligncia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. LYOTARD, Jean-F. O ps-moderno. 3. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1990.
NICOLACI-DA-COSTA, Ana. Jovens e celulares: a cultura do atalho e da sociabilidade instantnea. In: SEMINRIO CULTURA JOVENS E NOVAS SENSIBILIDADES, 2003, Rio de Janeiro. [Anais...] Rio de Janeiro : UCAM/FAPERJ, 2003.

SILVA, Ezequiel Theodoro. (Org.). A leitura nos oceanos da Internet. So Paulo: Cortez, 2003 WITTER, G.P. (Org.). Psicologia: leitura & universidade. Campinas: Editora Alnea, 1997. WITTER, G.P. Leitura e universidade. In: WITTER, G.P. (Org.). Psicologia: leitura & universidade. Campinas: Editora Alnea, 1997. p.9-18.

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

73

ARTIGO
Leitura e Alfabetizao

SOLANGE PUNTEL MOSTAFA Professora Pesquisadora do Mestrado em Educao Universidade do Vale do Itaja (UNIVALI, SC) e-mail: Hsmostafa@terra.com.brH PRISCILA GONZLES Mestranda em Educao Universidade do Vale do Itaja (UNIVALI, SC) ENI MARIA RANZAN Mestranda em Educao Universidade do Vale do Itaja (UNIVALI, SC) LISIANE DA SILVA MORAES Graduanda de Jornalismo Universidade do Vale do Itaja (UNIVALI), SC) Recebido em: 30/06/2004 Publicado em: 26/07/2004

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.5, n.2, p.58-74,, jun. 2004 ISSN: 1517-2539.

74

Вам также может понравиться