Вы находитесь на странице: 1из 76

UNIVERDIADE AGOSTINHO NETO FACULDADE DE DIREITO Programa de Mestrado e Ps-Graduao

MTODOS DE PESQUISA E INVESTIGAO APLICADA

Abril de 2011

Prof. Doutor Jacob Massuanganhe


PhD, Politicas Pblicas, Governao e Desenvolvimento Local Coordenador de Programas e do Mestrado - CPPPGL- UAN

Curso de Mestrado em Governao e Gesto Pblica

Fundamentos

Procura de explicao! Compreender para Argumentar


(Alker, 1714)

Conceitos de Pesquisa
o conjunto de procedimentos sistemticos, baseados

no raciocnio lgico, que tem por objectivo encontrar solues para problemas propostos, mediante utilizao de mtodos cientficos (ANDRADE. 2006. p.121) uma actividade voltada para a soluo de problemas, atravs de aplicao de processos cientficos (CERVO E BERVIAN. 2006. p. 121) Procedimento racional e sistemtico que tem como objectivo proporcionar respostas aos problemas que so propostos cincia pura, aplicada ou investigao (GIL. 1987a. P.19 )

Fundamentos

Estrutura da pesquisa Cientfica


Pesquisa Cientfica

Pesquisa Pura ou Fundamental Gera Conhecimento


Gera Produtos (Solues)

Pesquisa Aplicada
Gera Conhecimento

Gera Processos

(Sistemas)

Os conhecimentos so aplicados em pesquisas aplicadas ou tecnolgicas

Possui finalidade imediata e orientada para aplicabilidade

Melhoria da Qualidade de Vida

Finalidade da Pesquisa
Pesquisa Pura ou Fundamental

*Motivada por razes de ordem intelectual. *Objectivo alcanar o saber, para adquirir o conhecimento. *Realizada por cientistas e contribui para o avano da cincia. * Motivada por razes de ordem prtica. * Objectivo atender as exigncias da vida real (factos). * Busca solues para problemas concretos correntes. * Motivada por razes de Inovativa * Tem um carcter mais longo (leva tempo) * Busca solues futuros (por vezes no conhecidos).

Pesquisa aplicada

Investigao aplicada

Fundamentos

Pesquisa e Investigao Aplicada: Trata-se de fundamentos cientficos orientados para a soluo de problemas prticos (factos reais). Trata-se de uma base analtica para compreender e explicar os fenmenos: causa-efeito: Hermenutica Arte de interpretao) A Teoria Cientifica do Conhecimento e do Saber, da hermenutica e metodologia Cientifica para fundamentar e evidenciar: Efeito sistmico Ciberntica interdependncia)

Fundamentos

Pesquisa Operacional:
Fonte de pesquisa aplicada que trata-se de

modelao dos efeitos das variveis estudadas, num prisma futuro - Laboratrio analtico em cincias sociais (estatstica descritiva) Procura entender e modelar o comportamento dos agentes e prever o futuro - efeito de previsibilidade e motivacional) que afecta os resultados (econometria e programao linear).

Fundamentos

A pesquisa Aplicada orientada para: Objectividade (facto concreto) Relevncia (Importncia ou utilidade) Lgica (compreensvel) Aplicabilidade (executvel) Adaptabilidade (atender a situao local) Sustentabilidade (solues douradoras) Cientificidade (aplicao de mtodos cientficos) Previsibilidade (analise dos efeitos e riscos futuros)

A Teoria Cientifica do Conhecimento e do Saber

O Conhecimento

Mas o que conhecimento?


uma relao que se estabelece entre o sujeito activo e o objecto ou fenmeno (Peter Frank, 1894).
Os povos da antiguidade produziam o conhecimento mediante a catalogao de observaes feitas aos fenomenos e procuravam interpretalos.

OS PARADIGMAS DO CONHECIMENTO

Os paradigmas conseguem bloquear o futuro. E as oportunidades so desperdiadas por falta de conhecimento (Alker, 1714).

O Conhecimento

(Peter Frank, 1894).

O Conhecimento

Os Nveis de Conhecimento
1. Mtico 2. Popular 3. Religioso (teolgico) 4. Filosfico

5. Cientfico (Saber)

O Conhecimento: Naturalismo

Voltada a interpretao de fenmenos alm da cincia. Procura dar a Cientificidade dos postulados subjectivos Medicina Alternativa, que com base nas plantas nativas h produo de frmacos - p das plantas (Medicina tradicional vs Medicina Moderna). Cultura fsica-espiritual (Yoga) - procura unir o mundo transcendental por intermdio da mente. Fenomelismo: Procura interpretar os fenmenos naturais (como sonho, espiritismo, numerologia, signos). Parecerismo (look-like) - Procura desvendar o impossvel e investigar a lgica: A cor do Cu, Crimes simulados (asfixia vs afogamento); As figuras impossveis de Oscar Reutersvard (1934)

O processo de aprendizagem
O processo de aprendizagem pode ser definido de

forma sinttica como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competncias e mudam o comportamento. Contudo, a complexidade desse processo dificilmente pode ser explicada apenas atravs de recortes do todo.
Por outro lado, qualquer definio est, invariavelmente, impregnada de pressupostos poltico-ideolgicos, relacionados com a viso de homem, sociedade e saber.

O processo de aprendizagem
TEORIA DA APRENDIZAGEM: Aprender um processo de aquisio de conhecimentos, habilidades, valores e essencialmente de desenvolvimento da capacidade de pensar, julgar e empregar conceitos que conduzam s mudanas de atitudes e de comportamentos...
A educao pode ser definida como a tentativa consciente de

promover a aprendizagem de outras pessoas. tradicionalmente, a anlise centrou-se em torno do ensino formal. Agora, com a mudana de paradigma educacional, aprender significa ir alm da instruo formal pode ser promovida em ambientes diversos.

Henriette Gomes, 2007

Teorias de Aprendizagem
considera-se que o homem no pode ser considerado um ser passivo. Ele organiza suas experincias e procura lhes dar significado. um processo dinmico, centrado nos processos Enfatiza a importncia dos processos mentais do processo de aprendizagem, na forma com se percepciona, selecciona, organiza e atribui significados aos objectos e acontecimentos.
Henriette Gomes, 2007

O processo de aprendizagem
O termo Conhecimento recebe as seguintes

definies: competncias ou habilidades adquiridas por uma pessoa atravs da experincia ou da educao; compreenso terica ou prtica em um determinado tema, aquilo que se afirma em certa rea do conhecimento, incluindo factos e informaes ou Saber, familiaridade adquirida atravs da experincia com factos ou situaes.

O processo de aprendizagem
A aquisio do conhecimento envolve processos

cognitivos complexos:
A percepo, Aprendizagem, Sociabilizao, e Reflexo Interpretao.

O conhecimento a soma de tudo o que

aprendemos nos livros e que chamamos cultura.. emprico quando imaterial e cientifico quando fundamentado. A sabedoria vem da experincia que a vida nos trs. Para atingi-la precisamos amar, ousar, ver, ouvir, meditar e saber entender a prpria intuio. Lgico, devemos buscar o conhecimento, mas acima de tudo devemos ter a sabedoria de viver intensamente, todos os pequenos e maravilhosos momentos da vida.

O Conhecimento

Henriette Gomes, 2007

O Conhecimento

Meios de produzir conhecimento Nas sociedades contemporneas, coexistem, porm, muitos meios de produzir conhecimento:
O saber espontneo: no af de conhecer o funcionamento das coisas, para melhor control-las e fazer melhores previses, inmeros conhecimentos foram adquiridos a partir da experincia pessoal (a criana e o fogo: melhor no toc-lo).

Meios de produzir conhecimento


O saber intuitivo: a percepo imediata de fenmenos que se repetem acaba gerando explicaes espontneas, ou seja, o que conhecemos como senso comum ou o simples bom senso. Expresses que visam explicaes simples de fenmenos observveis e repetitivos, no deixam de construir saberes, mas perpetuam, muitas vezes, contradies: h actraco quando os polos so diferentes (+ e -); Tal pai, tal filho.

Meios de produzir conhecimento


O saber tradicional: ao se divulgar, compartilhar, as

explicaes do senso comum passa-se a elaborar a tradio. Em famlia ou em comunidade, a tradio lega conhecimentos teis baseados em uma concepo de que o presente reproduz o passado e garante a imutabilidade futura. A tradio dita o que se deve conhecer e como se comportar frente aos fatos: quando semear ou colher; como conviver em sociedade, como curar certas doenas, etc.

Meios de produzir conhecimento


O Saber Cientifico - A cincia: o Sculo das Luzes (XVIII) traz consigo um aprofundamento do conhecimento nas cincias naturais. Mas o sculo XIX que faz triunfar o pensamento cientfico: cincia e tecnologia encontram-se. H um reconhecimento de que a ciencia tem as suas limitaes.
A pesquisa cientifica vai ganhando fora na vida real. H uma crescente enfoque na Governao e Gesto: Interveno Pblica passa a ser abordada tecnicamente Solues Reias para Problemas Reais. Porm o saber cientifico por vezes encontra limitaes para explicar os fenomenos.

O CONHECIMENTO CIENTIFICO:
Fundamentado por pressupostos da ciencia: construdo pela cincia busca respostas atravs do uso do mtodo cientfico (aces sistemticas) ir alm das aparncias

Tentativa de controlar os fenmenos


Conforme Popper (1975), temos uma tendncia inata para a ordem e regularidade. E, quando isso no ocorre buscamos compreender o porqu.

O Conhecimento e Sabedoria

O Conhecimento e Sabedoria

A compreenso e a Interpretao: a idia cerne para o realinhamento das cincias humanas a de contribuir para o entendimento de problemas, estejam eles ligados falta de conhecimento sobre a temtica pesquisa fundamental ou estejam eles relacionados a intervenes eventuais pesquisa aplicada. No intuito de no reduzir ou deformar o problema, busca-se a multicausalidade, ou seja, a interao e conjugao de mltiplos factores. Modernamente podemos dizer que as cincias naturais e as cincias humanas, em seus procedimentos, partilham, essencialmente, as mesmas preocupaes: 1) centrar a pesquisa na compreenso de problemas especficos; 2) assegurar, pelo mtodo de pesquisa, a validade da compreenso; 3) superar as barreiras que poderiam atrapalhar a Interpretao.

A Hermenutica como cincia do saber

O Conceito Originrio:

Interpretao das gravuras em escrituras sagradas

A Hermeneutica

Origem do Termo: O termo "hermenutica" provm do

verbo grego "hermneuein" e significa "declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e, por ltimo, "traduzir". Significa que alguma coisa "tornada compreensvel" ou "levada compreenso".
Hermenutica um ramo da filosofia que se debate com a compreenso humana e a interpretao de textos escritos. A palavra deriva do nome do deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses, a quem os gregos atribuam a origem da linguagem e da escrita e considerado o patrono da comunicao e do entendimento humano.
Normas de linguagem que governaram a comunicao por escrita nos tempos 31 bblicos

O Mtodo Hermeneutico

O conceito de interpretao ocupa um lugar central nas correntes da filosofia e das cincias sociais que tem referencial filosfico. O mtodo hermenutico opera com um conceito de linguagem no bvia, onde os sentidos nunca esto colocados previamente, mas se constituem numa relao de interpretao. O certo que este termo originalmente exprimia a compreenso e a exposio de uma sentena "dos deuses", a qual precisa de uma SABEDORIA interpretao para ser apreendida correctamente.
Viso objectivista de interpretao, consiste em esclarecer os postulados da sua realidade, descrever suas leis, mecanismos e funcionamento.

CONHECIMENTO

O Mtodo Hermeneutico

SABEDORIA
Ciencia Cincia dedutiva deductiva (Objectiva)

MATERIAL

Compreesn o

Interpreta o

CinciaInductiva Indutiva Ciencia (Subjectiva)

IMATERIAL

CONHECIMENTO
33

Conhecimento e Sabedoria
A definio de dicionrio para o termo "sabedoria": 1)

Compreenso do que verdadeiro, correcto ou duradouro; 2) Bom julgamento, bom senso; 3) Aprendizado. O conhecimento a informao analisada, compreendida e incorporada j sabedoria o conhecimento submetido ao julgo dos valores, cincia, crenas , tica e moral.
Sabedoria o uso correcto do conhecimento, porque o conhecimento

humano por si uma compilao da informao tida como factual pela opinio da maioria, e possvel "conhecer" algo e estar completamente errado (Martin Marison, 1902). No h sabedoria sem conhecimento, e nem conhecimento sem informao. (John Barnes, 1996).
Conheo o Alberto mas no sei nada dele!

A Hermeneutica como fonte de interpretao

A expresso textual pode ter diferentes interpretaes (AB)

Pensamento originrio traduzido na escrita, porm fica o teor subjectivo na fonte inspiradora do texto

Pensamento Interpretativo traduzido na compreenso, porm a interpretao depende da objectividade, que exclui a subjectividade da fonte primria

Faceta Objectiva

Faceta Subjectiva

35

A Hermeneutica como fonte de interpretao

Objectividade: A interpretao que resulta em dadas situaes so relativas

e afectadas pelo modo de compreenso. Um pesquisador escolhe um tema e produz um livro a respeito do tema escolhido. Sua pesquisa percorreu milhares de informaes sobre o assunto que foram cuidadosamente seleccionadas, confrontadas, escolhidas e interpretadas. Outro pesquisador poderia ter escolhido e interpretado de forma diferente o mesmo tema. O que garante ento o valor do conhecimento produzido? A objectivao. No positivismo, a busca das leis fundamentais imutveis garantia as explicaes seguras e gerais. A interpretao no possibilita, necessariamente, um procedimento experimental, quantificador ou reprodutvel. A mente do pesquisador efectua as escolhas e as interpretaes segundo a matria: o pesquisador toma metodologicamente conscincia dos factores que o levaram a escolha e a interpretao e racionaliza esses factores. A objectividade ento estaria garantida pela objectivao da subjectividade A Cientificidade do Sistema Omisso.

Conhecimento e Sabedoria
Conhecimento: pode ser visto como

um conjunto de informaes relacionadas umas s outras que exploram as possibilidades dentro de um contexto.

Sabedoria: o uso que voc d ao conhecimento, ou seja, quando voc usa o conhecimento adquirido para tomada de deciso.

Prof Carlos Valente

Mtodos de interpretao
Um aspecto importante na interpretao ciberntica, tem a ver com os resultados da interpretao. determinante que o fenmeno seja analisado sob vrios prismas ou ngulos de conhecimento, configurando uma multiplicada de objectos de conhecimento para por ter uma concluso (resultado).
Mtodo Teolgico : Nos tempos modernos foi Schleiermacher (17681834) quem marcou a hermenutica como princpio metodolgico e filosfico. Foi sob influncia decisiva deste telogo que a hermenutica se apresentou como uma prtica metodolgica de interpretao dos textos e gravuras sagradas. Hoje, a sua aplicabilidade fundamentada pela crena da sabedoria de DEUS (f, Amor, Moral) para criar o BEM (Justia, Paz, Alegria) e no o Mal (Guerras e mortes).
Pela benignidade do Esprito Santo. Louvai ao Senhor!

Romanos 14: 17-20 38

Mtodos de interpretao
A hermenutica serve exactamente para justificar e dar metodologia de como proceder com a interpretao subjectiva e objectiva. Para tal, recorre a vrios modelos que tem vindo a ser desenvolvidos para este fim. necessria uma aplicao ao estudo da aco histrica como fonte da compreenso da realidade humana em seu processo evolutivo.
Mtodo Histrico: Foi Gadamer quem colocou o problema com grande clareza: Se as cincias histricas so compreensivas, ou interpretativas, como conceber atravs de seus enunciados, uma validade? no somente a histria no chegou ao fim - ns mesmos, enquanto compreendemos a histria, nos encontramos nela como membros condicionados e finitos de uma cadeia que continua a avanar. do a ser desenvolvidos para este fim.

39

A hermenutica
Mtodo Psicolgico: Schleiermacher expandiu a tarefa hermenutica

ao colocar ao lado da interpretao gramatical a interpretao psicolgica (psquica comportamental). A partir de agora, o que deve ser compreendido no somente a literalidade das palavras e seu sentido objectivo, mas tambm a individualidade de quem fala ou do autor. Dilthey caracteriza suas intenes ao afirmar: A riqueza da nossa experincia permite-nos imaginar, por uma espcie de transposio, uma experincia anloga exterior a ns e compreend-la...
Mtodo Sociolgico de aprendizagem: Vale ressaltar a interpretao sociolgica - Que a interpretao na viso do homem moderno, ou seja, aquela decorrente do aprimoramento das cincias sociais, de modo que a regra pode ser compreendida nos contextos de sua aplicao, quais sejam o das relaes e comportamentos sociais, de modo que tenhamos elementos necessrios para a apreciao dos casos concretos da vivncia humana.

40

A hermenutica
Mtodo do Direito: No caso do Direito, trata-se de tcnica especfica

que visa a compreender a aplicabilidade de um texto legal. Em palavras mais simples: quando uma lei entra em vigor, assim como toda e qualquer literatura, se requer uma compreenso de seu contedo.
Se no houvesse regras especficas para tal interpretao (e disso que trata a hermenutica jurdica), cada qual poderia (quer juzes, quer advogados) entender a lei da maneira que melhor lhe conviesse. Logo, a Hermenutica traz para o mundo jurdico uma maior segurana no que diz respeito aplicao da lei, e, ao mesmo tempo, assegura ao legislador uma anteviso de como ser aplicado o texto legal, antes mesmo que entre em vigor.
41

A hermenutica
Mtodo Lgico: Dilthey se apropria da teoria

hermenutica enquanto caminho para constituio de uma Crtica da Razo em defesa dos postulados originrios e factuais da sociedade. Na critica da razo a hermenutica aprofunda o estudo das relaes factuais e o mbito da sua aplicabilidade. A palavra proferida ou escrita, que relata o evento, implica em uma distncia em relao ao evento: uma perda entre o originrio da expresso na impresso: (Lgica Se A=B e B=C, ento A=C).
42

A hermenutica
Metodo Holistico: E ainda, a Holstica- Tradado no estudo da

doutrina Ciberntica - A ciberntica surgiu como uma cincia interdisciplinar destinada a estabelecer relaes entre vrias cincias e permitir que cada cincia utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas demais cincias, centrando o objecto de investigao os fenmenos que individualmente a cincia no tenha explorado ou desenvolvido princpios, tentando explicar o vazio encontrado no domnio da integrao das varias cincias do conhecimento.
Quem fala de Ciberntica, deve se lembrar em primeira instancia da palavra sinergias (interligaes, sistemas), que abarcaria o texto a luz de um mundo transdiciplinar (filosofia, histria, sociologia...) interligado e abrangente.
43

A Teoria dos Sistemas

A teoria geral de sistemas (tambm conhecida pela sigla,

T.G.S.) surgiu com os trabalhos do bilogo austraco Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968. A T.G.S. no busca solucionar problemas ou tentar solues prticas, mas sim produzir teorias e formulaes conceituais que possam criar condies de aplicao na realidade emprica. Os pressupostos bsicos da T.G.S. so:
Existe uma ntida tendncia para a integrao nas vrias cincias

naturais e sociais; Essa integrao parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas; Essa teoria de sistemas pode ser uma maneira mais abrangente de estudar os campos no fsicos do conhecimento cientfico, especialmente as cincias sociais;

A Teoria dos Sistemas

A Teoria dos Sistemas


A teoria de sistemas, ao desenvolver princpios

unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas cincias envolvidas, aproximanos do objectivo da unidade da cincia; Isso pode levar a uma integrao muito necessria da educao cientfica. A importncia da TGS significativa tendo em vista a necessidade de se avaliar a organizao como um todo e no somente em departamentos ou sectores..
O mais importante ou tanto quanto a identificao da interdependncia do maior nmero de variveis possveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo. Outro factor tambm de significativa importncia o feed-back (circuito autoregulador) que deve ser considerado em todo o processo de estudo cientifico

A Teoria dos Sistemas


1. A teoria de sistemas estuda, de modo interdisciplinar, a organizao abstracta de fenmenos, independente de sua formao e configurao presente. Investiga todos os princpios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrio. O Sistema um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitrio com determinado objectivo e efectuam determinada funo (OLIVEIRA, 2002, p. 35).
2. Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objectivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relaes entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de ateno (ALVAREZ, 1990, p. 17). 3. Sistema um conjunto de partes coordenadas, formando um todo complexo ou unitrio.

Aprendizagem Hermeneutica na Pesquisa

Multidisciplinaridade: a mudana de foco da cincia, ao passar da

busca das leis fundantes para abordagem de problemas de pesquisa, levou a comunidade cientfica a se incomodar com as divises dos saberes. A abordagem de um problema tem que ser equacionada nas mais diversas facetas.
Sistemico (autogerenciador): Dada a dificuldade de implementar

um programa sistmico de pesquisa, o mais comum adotar uma abordagem multidisciplinar, o que significa adotar uma abordagem que utilize o campo conceitual de diversas disciplinas dentro das cincias humanas. Cada vez mais se afirma, assim, equipes multidisciplinares de pesquisa.

Aprendizagem Hermeneutica na Pesquisa

Efeito autogerenciador: A
moldura conceptual estabelece relaes de nterdependencia entre os componentes, que fim ao cabo tem uma faceta de autoregulao.

Interpretao

Hermenutica

Compreenso

Aprendizagem Hermeneutica na Pesquisa

Sinergtico: Nenhuma cincia suficiente, h sempre influencia

de outros campos cientficos - Autocorrelao. Como tal as concluses de uma pesquisa pode ser influenciada pela natureza interpretativa: Interpretao Gramatical ou Filolgica, Interpretao Lgica, interpretao Sistemtica, Interpretao Histrica, Interpretao Teleolgica, Interpretao Sociolgica, interpretao econmica, jurdica, antropolgica.
Pluralidade: H consenso entre a generalidade dos autores de

que a interpretao, a despeito da pluralidade de elementos que devem ser tomados em considerao, una. Nenhum mtodo deve ser absolutizado: os diferentes meios empregados ajudam-se uns aos outros, combinando-se e controlando-se reciprocamente.
50

A abordagem estruturante
Conscient izarse de um problema Torn-lo significativo e delimit -lo Form ul-lo em form a de p ergunt a PROPOR E DEFI NIR UM PR OBLEMA Analisar os dados disponveis

Form ular a hipt ese t endo conscincia de sua natu reza

Decidir sobr e novos dados necessrios

ELABOR AR UMA HI PTESE

Pr ever suas implicaes lgicas

R ecolh -los Invalidar, confirm ar ou modificar a h iptese

Analisar, avaliar e int er pretar os dados em relao h iptese

VERIFICAR A HI PTESE

Traar um esquema de exp licao significativo

CONCLUIR

Quando p ossvel, gener alizar a conclu so

A Metodologia Cientifica

Metodologia Cientfica

A Cincia
Cincia o conjunto organizado dos conhecimentos disponveis pela humanidade que permite explicar os fenomenos (Peter Frank, 1898)
A Cincia o maior patrimnio da humanidade, obtido ao longo da evoluo, numa trabalhosa conquista atravs do constante aperfeioamento do pensamento.

Metodologia Cientfica

CINCIA
Aco comprometida com: esforo emprico e terico (Pressupostos e hipoteses) que aproxima a ciencia realidade; Objectividade e transparncia; debate crtico permanente
(comportamento analtico)

Caracter da cincia: universalismo compartilhamento sistemtica

Metodologia Cientfica

Caractersticas da Cincia
Conhecimento pelas causas; Profundidades e generalidades das concluses;

Finalidade terica e prtica;


Objectos: formais e factuais; Mtodo e controle;

Exactido;
Aspecto social.

Cincia se compe a partir de um conjunto de hipteses (pr-soluo) e teorias (aprendizagem genrica).

CINCIA E PESQUISA
Embora no possa alcanar a verdade e nem probabilidade, o esforo por conhecer e a busca da verdade continuam a ser as razes mais fortes da investigao cientfica. (POPPER, 1975). A cincia um discurso aproximativo, provisrio e incessantemente susceptvel de rectificao e questionamentos [...] (JAPIASSU, 1975). O conhecimento do real luz que sempre projeta algumas sombras. Nunca imediato e pleno. (BACHELARD, 1996).

Metodologia Cientfica

Classificao das Cincias


Formais

Lgica Matemtica

Cincias
Naturais

Fsica
Qumica Biologia

Factuais

Antropol.

Direito
Sociais Sociologia Psicologia

Metodologia Cientfica

Cincia: Conjunto organizado de conhecimentos construdos atravs de mtodo cientfico (baseadas em teorias). Seu principal objectivo a formulao de explicaes dos fenmenos.
Aco investigativa: frente ao desconhecido e aos limites impostos pela natureza e pela sociedade. Aco sistemtica, metdica (critrios) e crtica. Esforo para descobrir princpios explicativos para aproximao e reaproximao com a realidade.

PESQUISA E INVESTIGAO CIENTFICA [...] toda pesquisa tem uma intencionalidade, que a de elaborar conhecimentos que possibilitem compreender e transformar a realidade com base nos postulados e metodologia da cincia (mtodos: caminho e tcnicas: procedimentos).

A Investigao cientifca procura identificar e/ou aprofundar novas facetas decorrentes da transformao ou origem natural da sociedade (PDUA, 2000).
A pesquisa sempre consequente enquanto que a Investigao casual

PESQUISA ACADEMICA (Pura)


A Pesquisa Acadmica procura analisar e aprofundar os postulados teoricos, com o fim de identificar a sua aplicabilidade, descrever um fenomenos ou dar contributos para o conhecimento.
Trabalho executado com o objectivo de desenvolver novos conhecimentos ou a compreenso dos j existentes, necessrios para determinar os meios pelos quais se pode desenvolver e aprimorar produtos, processos ou sistemas, visando satisfazer uma necessidade especfica e reconhecida.

PESQUISA APLICADA
A Pesquisa Aplicada procura sistematizar um conjuntos de hipoteses e teorias cientificas a fenomenos reais (factos), na busca de uma explicao (causa/efeitos) e/ou soluo.
A pesquisa aplicada aquela em que o pesquisador movido pela necessidade de conhecer para aplicao imediata de resultados. Contribui para fins prticos, visando soluo mais ou menos imediata de problemas encontrados na realidade.

CINCIA E SENSO COMUM


Senso comum Cincia
alimenta a cincia busca refinar o senso comum

Teorias cientficas

mudanas no senso comum

Henriette Gomes, 2007

A Modelao dos processos em pesquisa Cientifica

Aprendizagem Cientifica

Realinhando a cincia
O mtodo: o ponto de partida o problema a ser resolvido. O

pesquisador percebe um problema e supe uma soluo possvel, ou seja, uma explicao racional da situao a ser compreendida ou aperfeioada: a hiptese. Muitas podem ser as hipteses possveis, mas o pesquisador centra-se na que lhe parece mais profcua. Para comprovar a hiptese o pesquisador deve ir a realidade e verific-la. As informaes colhidas na realidade devem indicar as concluses do trabalho cientfico.
As concluses no so mais absolutas que a hiptese formulada, mas se o

pesquisador as considera vlidas submete-as comunidade cientfica. Ao submet-las dir quais so as delimitaes do problema, como as percebeu, por que sua hiptese legtima e o procedimento que adotou para verificar sua hiptese e chegar s suas concluses. Cada pessoa ento poder julgar o saber produzido e sua credibilidade. Assim se d a objetivao que hoje est no centro do mtodo cientfico.

O MODELO DE INP-OUTPUT A abordagem do Modelo I/O voltada para o processo analtica e/ou transformativo (mudanas). Introduzido no processo produtivo, na fase da revoluo industrial, com a preocupao era de transformao de insumos para gerar um bem ou servio :
Distingue o momento de partida (insumos), chegada (produto) e o processo (Transformao). A preocupao centrada na maximizao do Produto final (eficcia do processo produtivo).

Modelao Analtica:Input - Output


AMBIENTE (ERRO)

FENOMENO Fenomeno
(Relevncia)

PROCESSO

(Eficincia)
IMPACTO / MUDANA

SOLUO Resultados (Eficcia)

PESQUISA APLICADA

EFEITOS /TRANSFORMAO (Efectividade)

Modelao Analtica:Input - Output


Prisma que procura analisar o efeito ou o comportamento dos agregados (variaveis independentes) que afectam positiva ou negativamento o resultado (varialvel dependente): Y=f(x),
Traduzido na formula:
Y=a+bX Y = Resultado X = Instrumentos analiticos a e b = Parametros que medem a magnitude (Exemplo de uma funo linear)

Modelao Analtica:Input - Output

CAUSA (Variavel Independente)

EFEITO (Variavel dependente)

Modelao do comportamento:
Sendo a pesquisa aplicada uma cincia orientada para a

soluo dos problemas reais, importante admitir um quadro analtico que procura identificar possveis efeitos futuros face a qualquer mudana ou variao das variais em analise. A modelao em pesquisa aplicada consiste na formulao de um quadro simplificado sobre o comportamento dos agentes. Podemos citar o caso do estudo do comportamento dos agentes num mercado competitivo ou ate os efeitos das solues apresentadas no quadro da pesquisa.
71

Modelao do comportamento:
No Caso da oferta, com o nvel de preo

elevado, os produtores tendem a ofertar uma quantidade maior do produto. Se o preo estiver em 10,00 Kz, a quantidade colocada no mercado ser de 15.000 unidades. Mas, se o nvel de preo cair para 4,00Kz, muitos produtores deixaro de ofertar a mercadoria, e a este preo teremos uma oferta de 8.000 unidades, ocasionando uma queda na quantidade ofertada.
Isto pode ocorrer por vrios motivos. Se o preo estiver

muito baixo, alguns produtores tero o seu custo de produo acima deste preo e se torna invivel continuar produzindo; outros preferiro produzir outra mercadoria que esteja 72 com preo de venda mais atractivo, etc

EM SUMA.

FENOMENO

INFORMAO

CODIFICAO

OBSERVAO

PROCESSAMENTO

PRATICA

CONCLUSO

FUNDAMENTOS (Modelao cientifica Implicaes)

APRENDIZAGEM (Lies para outros horizontes)

Depois do fim existe o alm: Nunca tirar concluses sem fundamentos, pois nem sempre a conluso significa o fim! H sempre a necessidade de analisar tendo em conta a multiplicidade de pontos de vista John Barnes
73

Observe a figura abaixo


O grfico abaixo mostra as flutuao dos preos do petrleo no mercado mundial. a) defina a equao que mostra o comportamento dos agentes no mercado, sabendo que a 20/6 foram procuradas 5000 baris, a 05/11 a demanda subiu para 30 mil baris. b) Se o estudo recomendar o agravamento dos preos do petrleo em 3%, tendo em conta o modelo input-output, identifique possveis implicaes para a sociedade.
74

DISCUTA A AFIRMAO.

O conhecimento altamente valorizado no mercado de trabalho. Um diploma de MBA artigo precioso. So pessoas que possuem treinamento para execuo de tarefas especficas. O conhecimento, porm, tem seus limites. Sabedoria, segundo o dicionrio, significa conhecimento do que certo ou verdadeiro, aliado a juzo de valor quanto aco. Uma coisa ter conhecimento e outra bem diferente saber us-lo e aplic-lo no trato de questes e decises do quotidiano. O que o mercado precisa, de suprimento maior de sabedoria e no de conhecimento.
COMO SUSTENTAR UMA CONCLUSO COM BASE NA

TEORIA DA SABEDORIA? COMO ANALISA NO QUADRO DA SUPERAO DA FORA DE TRABALHO NOS MUNICIPIOS.

jacob.massuanganhe@gmail.com

Obrigado !

Вам также может понравиться