Вы находитесь на странице: 1из 11

Anatomia Humana

Anatomia Humana Aluno (a): Dayanne Wilma G. Doso. Srie: 2 ano

Instituto Evanglico Hatikva

ndice
Introduo Conceitos de normal, variao, anamolia e monstruosidade Nveis de organizao Diviso do corpo humano Sistemas

Introduo
A Anatomia a parte da Biologia responsvel pelo estudo da constituio dos organismos multicelulares, ou seja: sua estrutura e organizao, tanto internas quanto externas. Essa cincia est intimamente ligada Fisiologia, j que esta responsvel pelo estudo das funes do organismo.

Conceitos de normal, variao, anamolia e monstruosidade.


Normal: em anatomia um conceito estatstico, representado pelo o que ocorre na maioria dos casos, o mais frequente. Ex: 20 dedos, corao com seu pice inclinado para o lado esquerdo do corpo. Variao anatmica: uma alterao da forma ou posio do rgo, porm, no causa prejuzo na funo. Ex: as alteraes de posio que so visualizadas no sistema venoso superficial, so exemplos simples de variao anatmica. Anomalia: uma alterao da forma ou posio do rgo, que causa prejuzo na funo, sendo compatvel com a vida. Ex: ausncia de membros (Amlia), fenda palatina. Monstruosidade: uma alterao da forma ou posio do rgo, que causa prejuzo na funo, incompatvel com a vida. Ex: anencefalia (ausncia do encfalo).

NVEIS DE ORGANIZAO

Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso

Revestimento Preenchimento Movimentao Integrao

A constituio do corpo humano segue nveis de organizao. A clula a unidade bsica, estrutural e funcional do corpo humano. As clulas com mesma caracterstica se renem para formar os tecidos orgnicos. O corpo humano possui quatro tecidos fundamentais: epitelial (de revestimento), composto por clulas unidas por junes celulares especializadas (znulas ocluentes, znulas aderentes e junes comunicantes), o tecido epitelial atua como uma barreira, proteo, revestimento dos rgos, absoro, secreo e

revestimento da superfcie do corpo conjuntivo (ou conectivo); responsvel pelo estabelecimento da forma do corpo. Estruturalmente, o tecido conjuntivo pode ser dividido em: clulas, fibras e substncia fundamental, diferente dos tecidos epitelial, nervoso e muscular que so formados apenas por clulas. O tecido conjuntivo pode ser classificado com: tecido conjuntivo propriamente dito, que o menos diferenciado, preenchendo os espaos e permitindo as trocas metablicas e defesa; tecido conjuntivo denso, formado por fibras colgenas, elsticas ou reticulares, muito presente em tendes e ligamentos; tecido conjuntivo frouxo, o mais abundante no organismo, preenche os espaos no ocupados por outros tecidos, estabelece apoio e nutrio s clulas epiteliais, envolve nervos, msculos e vasos. O tecido conjuntivo apresenta uma ampla variabilidade celular e forma outros tecidos do corpo como: sseo, adiposo, cartilagneo e sanguneo; muscular (caracterizado pelo poder de contrao de suas clulas), a contrao das clulas musculares realizada aps a estimulao eltrica (estmulo nervoso) e a utilizao de ATP (adenosina trifosfato, molcula responsvel pelo armazenamento de energia). So trs tipos de tecidos musculares: estriado esqueltico, estriado cardaco e liso; nervoso (capaz de gerar e conduzir impulsos eletrolticos), por meio de estimulaes eltricas, o tecido nervoso capaz de coordenar todas as aes orgnicas, e interagir com informaes provenientes do meio externo. Quando os diferentes tecidos se renem, temos a formao dos rgos. A reunio de diversos rgos, que desempenham atividades funcionais em comum, constitui os sistemas orgnicos.

DIVISO DO CORPO HUMANO O corpo humano dividido em: cabea, pescoo, tronco e membros. O tronco uma grande rea corprea, sendo subdividido em: trax, abdome, pelve, perneo e dorso. Os membros superiores so divididos em: ombro (seguimento denominado de raiz do membro, pois est ligado ao tronco), brao, cotovelo, antebrao, punho, mo e dedos (os dedos so numerados de I a V, iniciando no polegar). Os membros inferiores so divididos em: quadril (raiz do membro), coxa, joelho, perna, tornozelo, p e dedos (os dedos so numerados de I a V, iniciando no hlux).

Sistemas:

1. Sistema Nervoso Executar uma ttica de jogo, sentir frio ou calor so reaes relacionadas ao trabalho do Sistema Nervoso, que detecta estmulos internos ou externos e desencadeia respostas. O Sistema Nervoso um conjunto de rgos responsveis pela coordenao e pela integrao dos sistemas orgnicos.

1.2 Divises do Sistema Nervoso Podemos dividir o Sistema Nervoso de acordo com dois critrios, o morfolgico e o funcional. De acordo com o critrio morfolgico, dividimos o Sistema Nervoso em sistema nervoso central e sistema nervoso perifrico. O Sistema Nervoso Central (SNC) a parte situada dentro da caixa craniana e do canal vertebral. Ele analisa informaes, armazena-as sob a forma de memria e elabora padres de resposta ou gera respostas espontneas. Sistema Nervoso O Sistema Nervoso Perifrico (SNP) a parte situada fora da caixa craniana e do canal vertebral. Ele interliga o SNC a outras regies do corpo. Do ponto de vista funcional, podemos dividir o Sistema Nervoso em sistema nervoso somtico (ou da vida de relao) e sistema nervoso visceral (ou da vida vegetativa). O sistema nervoso somtico (SNS) relaciona o indivduo com as variaes do meio externo, enquanto o sistema nervoso visceral (SNV) responsvel pela manuteno do equilbrio interno das vsceras (homeostase). 1.3 Resumo Esse sistema relaciona o organismo com o meio externo e ao mesmo tempo controla o funcionamento visceral. Divide-se morfologicamente o Sistema Nervoso em sistema nervo central (encfalo e medula espinal) e sistema nervoso perifrico (12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinais) e funcionalmente em sistema nervoso somtico (relaciona o indivduo com o meio externo) e sistema nervoso visceral (responsvel pela homeostase das vsceras). Na face inferior do crebro est hipfise, um dos principais componentes do sistema endcrino. Do tronco enceflico, em sua parte inferior e da medula espinal, no interior da coluna vertebral 90 Sistema Nervoso emergem os nervos

cranianos e espinais, que so responsveis por todos os tipos de atividades motoras e sensitivas. O sistema nervoso visceral possui componente aferente (sensitivo) e componente eferente (motor) chamado sistema nervoso autnomo, que se divide em sistema nervoso simptico e sistema nervoso parassimptico.

2. Sistema Circulatrio

Quem transporta elementos essenciais como nutrientes, oxignio e dixido de carbono no interior do nosso organismo? O Sistema Circulatrio. O Sistema Circulatrio nutre cada parte do nosso corpo. Ele formado pelo sistema cardiovascular, pelo sistema linftico e pelos rgos hemopoiticos. um sistema extremamente importante no transporte de material nutritivo e oxignio para os tecidos, alm de atuar na defesa do organismo.

2.1 Divises do Sistema Circulatrio Podemos dividir o Sistema Circulatrio em sistema cardiovascular, sistema linftico e rgos hemopoiticos. O sistema cardiovascular formado pelo corao (considerado como um vaso modificado), pelos vasos sanguneos (artrias, arterolas, capilares, vnulas e veias) e pelo sangue, que circula dentro dos vasos e do corao. O sistema linftico constitudo pelos vasos linfticos (troncos linfticos, vasos linfticos aferentes e eferentes e capilares linfticos), pelos rgos linfoides (tonsilas e linfonodos) e pela linfa, que circula nos vasos e nos troncos linfticos. Os rgos hemopoiticos so representados pelo timo, bao e medula ssea.
2.3 Resumo O sistema cardiovascular inclui o corao como uma bomba hidrulica muscular; os vasos sanguneos e o sangue que circular no interior deles formam, no conjunto, um sistema de transporte para muitas substncias. As artrias conduzem o sangue que se afasta do corao, e as veias conduzem o sangue em direo ao corao.

Atravs de ramos de calibre sempre decrescentes, o sangue alcana os vasos capilares, vasos microscpicos que formam uma vasta rede nos rgos e nos tecidos atravs da qual os lquidos e muitas substncias, inclusive gases do sangue (oxignio e gs carbnico), podem ser trocados. Os vasos capilares renem-se formando as veias, de calibre sempre crescente, que devolvem o sangue ao corao. O sangue consiste de um lquido contendo clulas vermelhas (possui eritrcitos para transporte de gases do sangue), vrios tipos de clulas brancas (leuccitos, para defesa do corpo, incluindo linfcitos) e plaquetas (trombcitos, relacionados com a coagulao do sangue). O sistema linftico auxilia o sistema venoso na drenagem dos tecidos e na absoro de macromolculas. Ele consiste de rgos linfoides (timo, bao, tonsilas e linfonodos), que produzem linfcitos responsveis pelo sistema de defesa do organismo.

3. Sistema Digestor De uma simples mordida em uma ma at a sua decomposio ocorre um processo cheio de etapas que dizem respeito ao Sistema Digestores. 3.2 Generalidades, Conceitos e Diviso. O Sistema Digestor caracteriza-se como um conjunto de rgos responsveis pela apreenso, mastigao, deglutio, digesto, absoro e eliminao dos resduos em forma de fezes. O Sistema Digestor est disposto em forma de um tubo por onde passa o bolo alimentar. O tubo digestrio recebe o produto de secreo das glndulas anexas que vo auxiliar na digesto dos alimentos. Alm disso, ele um sistema aberto que permite a eliminao dos resduos no aproveitveis pelo organismo. Podemos dividir o Sistema Digestrio no tubo digestrio e nas glndulas anexas. rgos como a boca, faringe, esfago, estmago, intestinos, canal anal e nus fazem parte do tubo digestrio, e rgos como as glndulas salivares, o fgado e o pncreas so glndulas anexas do Sistema Digestrio, cujas secrees auxiliam na digesto alimentar.

3.3 Resumo O Sistema Digestrio um conjunto de rgos responsveis pela apreenso, mastigao, deglutio, digesto, absoro dos alimentos e eliminao dos resduos na forma de fezes. Divide-se o Sistema Digestrio em: tubo digestrio

(boca, faringe, esfago, estmago, intestinos, canal anal e nus) e glndulas anexas (glndulas salivares, fgado e pncreas). O processo de digesto alimentar comea na cavidade oral por ao das glndulas salivares aps o alimento ser triturado pelos dentes. A seguir o bolo alimentar atravessa a faringe e o esfago para atingir o estmago, onde os alimentos so reduzidos antes de chegar ao duodeno. No duodeno a massa de consistncia mole (quimo) sofre a ao da bile e do sulco pancretico, os quais so reduzidos em molculas mais simples para serem absorvidos no jejuno. A partir da, os resduos alimentares no aproveitveis pelo organismo so eliminados na forma de fezes pelo intestino grosso. Alm das vrias glndulas situadas na parede do tubo digest-rio, h glndulas bem maiores fora do trato. As secrees dessas glndulas, que so muito importantes na digesto dos alimentos, so levadas ao tubo digestrio por meio de ductos. Essas glndulas incluem as glndulas salivares, o pncreas e o fgado. 4. Sistema Respiratrio Voc j pensou sobre a importncia da ao de respirar. A nossa existncia depende de uma troca de gases com o ar atmosfrico. O Sistema Respiratrio assegura a concentrao de oxignio no sangue necessria para as reaes metablicas. O Sistema Respiratrio tem por finalidade oferecer ao organismo a troca de gases com ar atmosfrico, assegurando no sangue uma concentrao de oxignio (O2) necessria para as reaes metablicas, e em contrapartida serve para a eliminao de gs carbnico (CO2). Alm dessa funo, o Sistema Respiratrio contribui tanto para a fonao como para a olfao.

4.2 Resumo O Sistema Respiratrio, alm do suprimento de oxignio e da remoo de dixido de carbono, tambm torna possvel a vocalizao. A troca de oxignio e de dixido de carbono entre o ar e o sangue ocorre nos pulmes. Para alcanar os locais de troca nos pulmes, o ar passa atravs de uma srie de canais que derivam um do outro como os ramos de uma rvore. O ar que penetra no nariz ou pela boca passa pela faringe e converge para os pulmes pela traqueia, que forma um ramo um brnquio para cada pulmo. No pulmo cada brnquio se divide sucessivamente em tbulos menores, chamados bronquolos, e finalmente terminam em pequenos sacos areos chamados alvolos, onde ocorrem as trocas gasosas.

Uma membrana serosa reveste a parede do trax (pleura parietal) e a seguir se reflete para envolver os pulmes (pleura visceral). Entre as duas pleuras fica a cavidade pleural, que contm o lquido pleural. A mecnica respiratria corresponde todo o processo que vai desde o condicionamento do ar (na cavidade nasal), os movimentos da caixa torcica (ala de balde e brao de bomba), a contrao do diafragma e a ao da prensa abdominal.

Referncias Pesquisa em:


http://www.mor.ufsc.br/blog/hamilton/sites/all/files/Livro_Anatomia_Humana_Professor_Ha milton.pdf acesso em: 28/08/2012 http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/anatomia-humana.htm acesso em:

28/08/2012
http://www.compuland.com.br/anatomia/introducao.htm acesso em: 28/08/2012

http://imagingonline.com.br/biblioteca/Leandro_Nobeschi/introducao-ao-estudo-daanatomia-humana.pdf acesso em: 28/08/2012

Вам также может понравиться