Вы находитесь на странице: 1из 6

29/12/13

Teologia crist Wikipdia, a enciclopdia livre

Teologia crist
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

A teologia crist procura a razo no interior da f crist. Segundo a frmula de santo Anselmo de Canterbury, a teologia fides quaerens intellectum ("a f que procura a inteligncia").Trata-se, pois, de uma tentativa da inteligncia racional de abordar a f por meio das categorias filosficas (gregas, no incio e, posteriormente, modernas). Nessa perspectiva, a teologia crist um discurso de f acerca de tudo quanto se relaciona a Deus, aos propsitos divinos, s relaes entre Deus e o Homem, Bblia (e outras fontes consideradas como divinamente inspiradas) e doutrina crist. Encontra-se expressa, basicamente, em quatro grandes sees: teologia sistemtica teologia bblica/teologia exegtica teologia prtica teologia histrica.

Parte da srie sobre o

Cristianismo
Santssima Trindade Jesus Cristo Bblia Teologia crist Tradio Histria Denominao crist Tpicos
[Expandir] [Expandir] [Expandir] [Expandir] [Expandir] [Expandir] [Expandir] [Expandir] Portal do Cristianismo

Os telogos cristos recorrem exegese bblica e anlise racional para entender, explicar, testar, criticar e defender o Cristianismo. A teologia tambm pode ser utilizada para atestar a veracidade do cristianismo, compar-lo a outras tradies ou religies, defend-lo de crticos, corroborar qualquer reforma crist, propagar o cristianismo ou para uma variedade de outras finalidades. A teologia crist foi de grande influncia na Europa ocidental, especialmente na Europa pr-moderna.

ndice
1 Perspectiva catlica 2 Perspectiva protestante 3 Divises da teologia crist 3.1 Sntese 3.2 Lista das disciplinas e loci 3.2.1 Alguns temas tratados 3.3 Movimentos 3.3.1 Ps-reforma 4 Ver tambm 5 Notas 6 Referncias

Perspectiva catlica
A Igreja Catlica defende o uso da teologia enquanto cincia ou estudo racional, mas assente sempre na obedincia f, que estuda sistematicamente e com mtodo a Revelao divina na sua totalidade, que est compilada na chamada Tradio. A Tradio tem uma parte oral e uma parte escrita que est centrada na Bblia. As concluses da Teologia faz evoluir a compreenso e definio da doutrina catlica.
pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_crist 1/6

29/12/13

Teologia crist Wikipdia, a enciclopdia livre

Perspectiva protestante
O segmento protestante, ou evanglico, no cr em purgatrio, nem classifica os pecados como venial, mortal ou capital. Seguindo os preceitos bblicos, no existe pecado pequeno ou grande, pois todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus ((Romanos 3:23). O pecado nada mais seria do que a transgresso aos mandamentos de Deus (segundo I Joo 3:4). Todo aquele que pratica o pecado tambm transgride a Lei, porque o pecado a transgresso da Lei. Pecado um ato, pois cada um tentado, quando atrado e engodado pelo seu prprio desejo. Depois, havendo concebido o desejo, d luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. (Tiago 1:14-15). Para que tenhamos salvao e desfrutemos da vida eterna, seria preciso ento somente crer (Pela graa sois salvos, por meio da f... (Efsios 2:8) que Jesus o nico e suficiente salvador e confessar os pecados para que sejam perdoados (Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustia (I Joo 1:9). Outra necessidade seria o arrependimento, e no somente remorso, que levaria os fiis a cometerem novamente os mesmos erros por no terem mais lembrana da "culpa" que os abateu. Os mtodos usados, os tpicos estudados e as suas disciplinas so semelhantes s outras teologias das principais confisses crists, algo que tem muito a ver com a sua base comum. Mas a sua interpretao das verdades reveladas e posterior definio das doutrinas apresentam diferenas em relao s suas congneres crists, nomeadamente na questo da venerao dos santos e da Virgem Maria, da justificao, da infalibilidade e primazia do Papa, da noo de verdadeira Igreja de Cristo, da composio dos cnones da Bblia e da validade da Tradio oral.

Divises da teologia crist


Sntese
Muitas vezes, as variadas disciplinas teolgicas e suas respectivas sub-disciplinas associam-se e englobam-se umas s outras, inter-relacionando-se, podendo frequentemente um tema ou at um locus (rea especfica de estudo e reflexo) ser tratado em conjunto, sob aspectos diferentes, por vrias disciplinas (e sub-disciplinas). Por esta razo, existe entre elas uma grande permeabilidade, intercmbio e inter-disciplinaridade. De um modo resumido e geral, o relacionamento entre as disciplinas teolgicas d-se da seguinte maneira: A teologia exegtica, usando a tcnica da exegese, analisa profundamente a Bblia, cujos princpios de interpretao so estudados pela hermenutica bblica. A teologia bblica usa e organiza os resultados da teologia exegtica e estuda tambm a evoluo e o desenrolar da Revelao progressiva de Deus humanidade, passando obviamente pelo Antigo Testamento e Novo Testamento. Com o encontro e o conhecimento das verdades reveladas na Bblia e, no caso catlico, em outras fontes vlidas da Tradio, toda essa verdade bblica estudada, reflectida, debatida, explicada e posteriormente reunida num grande sistema explicativo unificado. Esse trabalho reservado teologia sistemtica. As verdades, os princpios e os dogmas explicados e estudados pela teologia sistemtica iriam ser depois defendidos pela Apologtica perante a sociedade, as heresias, os ateus e as outras religies. Depois do estudo puramente terico, a teologia prtica pretende aplicar as concluses teolgicas ao quotidiano e tambm estudar o modo como a Igreja comunica a sua f e as suas verdades, bem como as variadas aces de santificao ou de outra natureza da Igreja no mundo. Neste contexto, a teologia moral tem simultaneamente aspectos sistemticos e prticos. Finalmente, a evoluo da teologia ao longo dos tempos e a Histria do Cristianismo so estudadas pela teologia histrica, que d especial destaque recepo e compreenso das verdades reveladas e evoluo na formulao da doutrina ao longo da Histria. Esta teologia estuda tambm, como por exemplo, a Patrstica, a Escolstica e outras correntes e movimentos teolgicos.

Lista das disciplinas e loci


De um modo mais concreto, a Teologia crist pode ser dividida em:1
pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_crist 2/6

29/12/13

Teologia crist Wikipdia, a enciclopdia livre

Estudos bblicos: Teologia exegtica; Hermenutica bblica; Teologia bblica. Teologia sistemtica, que, pelo menos na perspectiva catlica, pode ser dividida em 2 ramos principais: a teologia dogmtica2 e a teologia moral.3 Esta teologia engloba vrias reas de estudo, como por exemplo: Prolegmenos, que introduz os princpios primrios, bsicos e fundamentais da Teologia; Teontologia, que trata do estudo de Deus e, especificamente, de Deus Pai; Cristologia, que estuda Cristo, bem como a sua vida, misso, natureza e relao com Deus e com a humanidade; Pneumatologia, que estuda o Esprito Santo; Antropologia teolgica, que estuda a realidade do ser humano sob o ponto de vista teolgico; Soteriologia, que estuda a salvao, nomeadamente a noo de justificao e de santidade; Eclesiologia, que estuda os mltipos aspectos e facetas da Igreja4 Escatologia, que estuda o fim do mundo e o destino do Homem; Teologia dos sacramentos (ou teologia sacramental), que estuda os sacramentos; Hamartiologia, que estuda o pecado e o mal; Angeologia, que estuda os anjos e a sua misso. Demonologia, que estuda os demnios, particularmente Satans. Mariologia, que o estudo teolgico sobre Maria (me de Jesus). Teologia especulativa, que tenta penetrar mais ainda no mistrio contido nas verdades reveladas, mas no desejando ir mais alm delas. Ela pretende mostrar a "sua inteligibidade e a conexo entre elas, com a ajuda das cincias ditas profanas ou naturais". Teologia prtica, que pode ser dividida em: "Teologia litrgica", que estuda os mltiplos ritos ou actos de adorao e culto da Igreja nas suas mais diferentes expresses - a liturgia;5 "Teologia de Direito Cannico", que estuda o poder da Igreja de legislar, enquanto sociedade hierarquizada e instituda por Jesus (direito cannico);6 "Teologia Pastoral", que cuida da aplicao prtica dos ensinamentos teolgicos aco ou pastoral da Igreja e vida quotidiana de cada crente, incluindo a sua formao. "Teologia espiritual", que estuda a caminhada de configurao da personalidade humana at esta atingir a santidade e, inclusivamente, a perfeio. Esta teologia engloba a teologia asctica e a teologia mstica.7 Apologtica.8 Teologia histrica. Alm destas disciplinas e sub-disciplinas, que podem ser classificados e ordenados de maneira diferente em relao lista supra-mencionada, existem muitas outras dentro da to diversa teologia. Alguns temas tratados Santssima Trindade Ecumenismo Indulgncia Sucesso apostlica Purgatrio Virgem Maria Transubstanciao e Corpus Mysticum Santidade e canonizao Sacramentos Sacerdcio Doutrina Social da Igreja Tradio catlica Batismo infantil
pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_crist 3/6

29/12/13

Teologia crist Wikipdia, a enciclopdia livre

Criao (teologia) Anjos Igreja Reino de Deus Novssimos e vida eterna Salvao

Movimentos
Ps-reforma Adventismo Anglicanismo. Anglo-Catolicismo. Arminianismo (reao ao Calvinismo): soteriologia que afirma que o homem livre para aceitar ou rejeitar o dom de Deus da salvao; identificado com o telogo holands reformista Jacobus Arminius, desenvolvida por Hugo Grotius, defendido pelos Remonstrantes, e popularizado por John Wesley. A doutrina chave das igrejas Anglicanas e Metodistas, adotada por muitos Batistas e alguns Congregacionalistas. Calvinismo: Tipo de soteriologia avanada criada pelo Reformador protestante francs Joo Calvino, que defende as opinies de Agostinho de Canturia sobre a eleio e rejeio; Afirma a Predestinao, a soberania de Deus e a incapacidade do homem para realizar sua prpria salvao por acreditar na regenerao; Movimento carismtico: Movimento em muitas igrejas protestantes e algumas catlicas que enfatiza os dons do Esprito e no contnuo trabalho do Esprito Santo no corpo de Cristo; freqentemente associada ao falar em lnguas e a cura divina. Congregacionalismo:Sistema utilizado por Congregacionalistas, Batistas, Pentecostais e igrejas, em que cada congregao se auto-regula e independente de todos os outros. Contra-Reforma (ou Reforma Catlica): A resposta da Igreja Romana Catlica a Reforma Protestante. (veja tambm Conclio de Trento) Panentesmo. Desmo: A doutrina geral que nenhuma f necessria para justificar a existncia de Deus e/ou a doutrina de que Deus no intervm nos assuntos terrestres (contrasta com Fidesmo). Dispensacionalismo: Crena hermenutica bblico e na filosofia da histria que v o desdobramento histrico em vrias dispensaes de Deus para a humanidade. Evangelicalismo: Tipicamente conservadora, predominantemente protestante. Prioriza maiormente as perspectivas evangelistas das outras actividades da Igreja acima mencionadas (ver tambm neoevangelicalismo). Fidesmo: A doutrina que a f irracional, que a existncia de Deus transcende a lgica, e que todos os conhecimentos de Deus funcionam na base da f (contrasta com o Desmo). Liberalismo: Crena em interpretar a Bblia de forma a permitir o mximo de liberdade individual. Metodismo: Forma de funcionamento da igreja e doutrina usada na Igreja Metodista.
pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_crist

Parte de uma srie da

Histria da teologia crist

Conte xto

Quatro marcas da Igreja Cristianismo primitivo Cronologia Histria do cristianismo Teologia Governo eclesistico Trinitarianismo No-trinitarianismo Escatologia Cristologia Mariologia Cnon bblico: Deuterocannicos e Livros apcrifos
Vise s te olgicas da histria

De Civitate Dei Sucesso Apostlica Landmarkismo DispensacionalismoRestauracionismo


Cre dos

Credo dos Apstolos Credo Niceno Credo da Calcednia Credo de Atansio


Patrstica e Prime iros Conclios

Pais da Igreja Agostinho Nicia Calcednia feso


De se nvolvime nto Ps-Nice no

Heresia Lista de heresias Monofisismo Monotelismo Iconoclastia Gregrio I Alcuno


4/6

29/12/13

Teologia crist Wikipdia, a enciclopdia livre

Modernismo: Crena que a verdade muda, assim a doutrina deve evoluir em funo de novas informaes ou tendncias. Mormonismo: Crena de que o Livro de Mormon e outros volumes literrios podero ser tambm considerados Escrituras divinas; crena em profetas e apstolos; considerada como uma doutrina diferente ou pseudo-crist por algumas outras denominaes crists; refere-se especialmente s crenas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias. Novo pensamento: Movimento baseado na Inglaterra durante o sculo 19 que acredita no pensamento positivo. Vrias denominaes surgiram disso, incluindo a Igreja Unida e a Cincia Religiosa. Anti-conformismo: Advoga a liberdade religiosa; inclui os Metodistas, Batistas, Congregationalistas and Salvacionistas. Anti-trinitarianismo: Rejeio da doutrina da Trindade. Pentecostalismo Presbiterianismo: Forma de governana usada nas igrejas Presbiterianas e Reformadas. Puritanismo: Movimento para purificar o Episcopalismo de qualquer aspecto ritual. Supersessionismo: Acredita que a Igreja Crist, o corpo de cristo, o nico povo eleito de Deus na era da Nova aliana. Restauracionismo: Tentativa de retornar ao modelo de Igreja do Novo Testamento. Em que uma das doutrinas fundamentais considera a idade mdia como um perodo conhecido como apostasia, gerando a necessidade de um retorno real teologia crist em sua "totalidade" e "pureza" por meio de uma restaurao divina da ordem sacerdotal crist. Tractarianismo: Movimento de Oxford. Levou ao Anglo-Catolicismo. Ultramontanismo: Um movimento do sculo 19 da Igreja Catlica romana para enfatizar a autoridade papal, particularmente durante a Revoluo Francesa e a secularizao do Estado. Unitarianismo: Rejeita a Trindade e tambm a divindade de Cristo, com algumas excees. Universalismo: De vrias formas, a crena que todas as pessoas no final sero reconciliadas com Deus.

Fcio Cisma Oriente-Ocidente Escolstica Aquino Anselmo William de Ockham Gregrio Palamas
Re forma

Reforma protestante Lutero Melanchthon Calvino 95 Teses Justificao Predestinao Sola fide Indulgncia Arminianismo Livro de Concrdia Reforma Inglesa Contra-reforma Conclio de Trento
De sde a Re forma

Pietismo Avivamento John Wesley Grande Despertamento Movimento de Santidade Movimento Vida Superior Movimento Pentecostal Neopentecostalismo Existencialismo Liberalismo Modernismo Psmodernismo Conclio Vaticano II Teologia da Libertao Ortodoxia radical Jean-Luc Marion Hermenutica Desconstruo-ereligio Portal do Cristianismo

Ver tambm
Teologia da Igreja Ortodoxa Oriental Teologia da libertao anexo:Terminologia da cristologia Nova Perspectiva sobre Paulo

Notas
1. As disciplinas e loci que no tm explicao nesta seco, porque j esto explicados na anterior seco Sntese. 2. A Teologia dogmtica estuda sistematicamente o conjunto dos dogma e das verdades fundamentais reveladas por Deus, s quais se deve em primeiro lugar o assentimento da f. 3. A Teologia moral ocupa-se do estudo sistemtico dos princpios tico-morais subjacentes s verdades reveladas por Deus, bem como sua aplicao posterior vida quotidiana do cristo e da Igreja. Muitas vezes, a teologia moral est tambm intimamente associada teologia prtica. 4. Por vezes, a Eclesiologia est tambm associada teologia prtica. 5. A teologia litrgica relaciona-se por vezes teologia pastoral.
pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_crist 5/6

29/12/13

Teologia crist Wikipdia, a enciclopdia livre

6. A Teologia de Direito Cannico est mais relacionada com a Igreja Catlica, que uma das Igrejas crists mais hierarquizadas. 7. A Teologia espiritual est por vezes associada teologia especulativa e at teologia sistemtica. 8. A apologtica associa-se por vezes teologia sistemtica.

Referncias
Doutrina Catlica - Teologias (http://br.geocities.com/worth_2001/TEOLOGAL.html) Instituto Teolgico So Toms de Aquino (http://ittanoticias.arautos.org/) Spiritual Theology, de Jordan Aumann. Pgs 13-16 (http://books.google.pt/books? id=v_EE_0PMOoMC&pg=PA131&lpg=PA131&dq=spiritual+theology+ascetic+mystical&source=bl&ots=ViBdWPu7I&sig=PtFY8uiyn2CDyyKSEbWkV2KHG8A&hl=ptPT&ei=P9OXSe2PJYbAkAX5vIXDCw&sa=X&oi=book_result&resnum=4&ct=result#PPA16,M1) Introduction to Theology - What is Theology (http://www.bibletruth.org/intro_t.html): um apontamento resumido sobre as principais disciplinas da Teologia e o seu relacionamento. Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Teologia_crist&oldid=37337867" Categorias: Cristianismo Doutrina e teologia da Igreja Catlica Teologia Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 01h10min de 11 de novembro de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_crist

6/6

Вам также может понравиться