Вы находитесь на странице: 1из 3

VIGIAR, ORAR E TENTAO

Mateus 26:36-46 Cada descrio encontrada nos evangelhos sobre a disposio mental com que Jesus enfrenta este momento, nos d prova do quo terrivel foi para Jesus o Getsemani. Encontramos alguns detalhes que precisamos levar em conta antes de prosseguir na nossa explanao: 1. Quando Cristo agoniza, um anjo do cu se apresenta e o fortalece. Parte de sua humilhao foi ter que ser fortalecido por um esprito ministrador. 2. Estando em agona orou com mais fervor. A orao, ainda que nunca seja inoportuna, ela ESPECIALMENTE OPORTUNA quando estamos angustiados, agonizantes. 3. Nesta agona seu suor foi como grandes gotas de sangue. Isto mostra o sofrimento de sua alma. Devemos ORAR tambin para SERMOS CAPACITADOS afim de RESISTIR, mesmo que seja necessrio derramar nosso sangue na LUTA CONTRA AS TENTAES, CONTRA O PECADO e CONTRA O MUNDO. Ento na prxima vez que voc se pegar, em sua imaginao, se deleitando em algum pecado favorito, comece a pensar nos efeitos e resultado do pecado! Veja seus terriveis efeitos no jardim do Getseman e deseje profundamente odiar e abandonar esse inimigo, com a ajuda de Deus, e assim resgatar pecadores pelos quais nosso Redentor orou, agonizou e sangrou. 4. Jess sentindo todo o horror da morte por chegar manifesta ao Pai seu desejo de levar a cabo sua tarefa sem passar pela morte, acrescentando... todavia, no se cumpra minha vontade, mas sim a do Pai. Como sempre fazia, Cristo se volta para a orao e faz uma oportuna recomendao aos discpulos: necessrio vigiar e orar em todo momento, principalmente nas situaes dificeis, para no se entregar devido a debilidade humana ao pecado. Trataremos sobre a tentao, mas antes vejamos rapidamente... ... O que a carne? Num sentido tico e espiritual, sarx designa a natureza pecaminosa do ser humano, o local de acolhimento e o veculo dos desejos pecaminosos (Rm 8:4-9; Gl 5:16-17).
Rm 8:4Deus fez isso para que a justia exigida pela Lei se realizasse em ns, que vivemos segundo o Esprito e no sob o domnio da carne (dos instintos egostas). 5Os que vivem segundo a carne (os instintos egostas) inclinam-se para a carne (os instintos egostas); mas os que vivem segundo o Esprito inclinam-se para aquilo que prprio do Esprito. 6Os desejos da carne (dos instintos egostas) levam morte; enquanto os desejos do Esprito levam para a vida e a paz. 7De fato, os desejos da carne (os instintos egostas) esto em revolta contra Deus, porque no se submetem lei de Deus; e nem mesmo o podem, 8porque os que vivem segundo os instintos egostas no podem agradar a Deus. 9Uma vez que o Esprito de Deus habita em vocs, vocs j no esto sob o domnio dos instintos egostas, mas sob o Esprito, pois quem no tem o Esprito de Cristo no pertence a ele. Gl5:16Por isso que lhes digo: vivam segundo o Esprito, e assim no faro mais o que os instintos egostas desejam. 17 Porque os instintos egostas tm desejos que esto contra o Esprito, e o Esprito contra os instintos egostas; os dois esto em conflito, de modo que vocs no fazem o que querem.

Todos somos tentados, mas devemos ter grande temor de entrar em tentao. Para estar a salvo disto devemos vigiar e orar e olharmos continuamente para o Senhor, para que ele nos sustente e estejamos a salvo. Tg 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentao; porque, quando for provado, receber a coroa da vida, a qual o
Senhor tem.

Ser tentado no pecado, mas a prtica, o ato, o pensamento d asas ao pecado, enche o corao de desejos pecaminosos. No porque a Palavra diz que bem -aventurado passar por vrias tentaes para depois de ser aprovado, ganhar a Coroa de Glria que devemos buscar e enfrentar a tentao. A Palavra de Deus nos adverte a fugir da tentao, a fim de no pecar. Fugi das tentaes tambm no um ato de covardia, mas de prudncia e sabedoria, sempre vigiando para no se envolver com a tentao. No caso de resistir a tentao, deve-se conservar um esprito fortalecido com oraes a Deus, agradecimentos e splicas ao Senhor Jesus Cristo, para que sejamos fortalecidos na Graa e no Esprito. Tambm precisamos ser, no somente ouvintes da Palavra, que nos alerta, mas sejamos praticantes perseverantes e confiantes na Palavra de Deus. Para que os discpulos no caissem em tentao foi necessrio a ajuda de Deus, a qual se recebe pela orao. Vigiai e Orai para que no entris em tentao. Mas o que significa tentao?
Tentao um estmulo ou induo a um ato que parea atraente, ainda que seja inapropriado ou contradiga alguma norma ou conveno social sendo, consequentemente, proibido. A definio de tentao pode ser aplicada a uma ampla gama de aes. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tentao) s.f. Atrao por coisa proibida. / Movimento ntimo que incita ao mal: resistir tentao. / Desejo veemente. (Dicionrio Aurlio) TODOS OS CRISTOS ENFRENTAM TENTAES. Algumas vezes ela to sutil que, inclusive, no sabemos o que est

passando. Em I Co 10.13 Deus nos prometeu que no permitir que sejamos tentados alm do que possamos suportar. Devemos pedir a Deus que nos permita reconhecer a tentao, que nos d foras suficientes para enfrent-la e que possamos seguir o Seu caminho. Oswald Chambers diz: "A disposio de um homem em seu interior, isto , o que ele possui em sua personalidade, determina pelo que ele tentado exteriormente. A tentao se ajusta a natureza da pessoa tentada, e revela as possibilidades daquela natureza. Todo homem tem a "montagem" desta prpria tentao, e a tentao far a linha da disposio governante. A tentao a qual nos rendemos... uma prova que era pura timidez o que antes evitava o pecado.

I Jo 5:18 Sabemos que os filhos de Deus no continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Diabo no pode tocar neles. Tg 1:13-14 Quando algum for tentado nestes momentos de aflio, no diga: "Esta tentao vem de Deus". Porque Deus no
tentado pelo mal e ele mesmo no tenta ningum. Mas uma pessoa tentada quando atrada e enganada pelos seus prprios maus desejos.

Vamos a Mateus 4 e vejamos como Jesus venceu a tentao 4.1 Este tempo de prova mostra que Jesus era realmente o Filho de Deus, capaz de superar a Satans e suas tentaes.

Uma pessoa no pode demonstrar obedincia verdadeira se no ter a oportunidade de ser desobediente. Em Dt 8:2, Deus guiou ao Israel para o deserto para aflig-los e prov-los. Queria ver como reagiam e se estavam dispostos a lhe obedecer. Tambm ns seremos provados. Sabendo que a prova vir, deveramos estar alertas e preparados para enfrent-la. 4.1 Satans tentou a Eva no jardim, e aqui prova Jesus no deserto. Satans um anjo cado. Ele existe de verdade, no algo simblico, e est constantemente lutando contra os que obedecem e seguem a Deus. As TENTAES DE SATANS SO REAIS. Ele quer que faamos as coisas a sua maneira ou a nossa, mas no como Deus quer. Jesus um dia vai reinar sobre toda a criao, mas Satans queria que Jesus se proclamasse rei prematuramente. Se Jesus o fizesse, sua misso na terra morrer por nossos pecados e nos dar a oportunidade de ter vida eterna se arruinava. Quando as tentaes parecerem duras demais, ou quando pensarmos que podem ser racionalizadas, cuidado!!! Possivelmente o diabo est procurando nos distanciar do propsito de Deus para nossa vida. 4.1ss Esta tentao de Satans serve para nos mostrar que Jesus era humano e proporcionou a Jesus a oportunidade de reafirmar o plano de Deus para seu ministrio. Tambm nos d um exemplo a seguir quando somos tentados. Foi tentado e no cedeu tentao. 4.1ss Satans tentou ao Jesus, mas Jesus nunca pecou. Poderamos nos sentir sujos depois de uma tentao; entretanto, a tentao em si no pecado. PECAMOS quando CEDEMOS e DESOBEDECEMOS a Deus. 4.1ss Jesus no foi tentado no templo, nem em seu batismo... mas sim no deserto; estava cansado, solitrio e faminto, portanto MUITO VULNERVEL. Satans, com freqncia, nos prova quando somos vulnerveis: quando estamos cansados, solitrios, enfrentando decises importantes ou incerteza. Mas Satans gosta tambm de nos tentar por meio de nossas virtudes, no momento em que somos suscetveis ao orgulho. DEVEMOS ESTAR EM GUARDA EM TODO MOMENTO CONTRA SEUS ATAQUES. 4.1ss Jesus venceu as tentaes utilizando a Palavra 4.1ss As tentaes de Satans se enfocam em trs coisas: 1) desejos fsicos, 2) dinheiro, posses e poder, e 3) orgulho, fama (em I Jo 2:15-16 achar uma lista similar). Mas Jesus no cedeu. Hb 4:15-16 diz que Jesus foi tentado como ns o somos, mas que Ele no cedeu nem uma vez e nem pecou. Ele sabe por experincia prpria o que estamos experimentando. Ele deseja e tem todo poder para nos ajudar em nossas dificuldades. Quando for tentado, volte-se para Ele em busca de fortaleza.

Вам также может понравиться