Вы находитесь на странице: 1из 3

Kant e o Idealismo Transcendental

Kant - Realizou aquilo que chamou de revoluo Copernicana em filosofia

Conforme Kant, nosso nimo ou aparelho representacional constitudo por trs faculdades ou capacidades distintas: - A faculdade de conhecer (cincia), que objetiva e universal; - A faculdade de apetecer (tica), tambm objetiva e universal e; - A faculdade de julgar (esttica), essa subjetiva e universal. Na primeira faculdade, a Razo limitada pela representao. Na segunda, a Razo determina os parmetros da ao, j que incondicionada, isto , no depende da experincia. E na ltima, nossa subjetividade percebe (e da vincula as outras duas e as une) a beleza na obra humana. sentimento (de prazer e desprazer) que exprime juzos de gostos e a reflexo que exprime juzos estticos. Vamos detalhar cada uma destas faculdades, na ordem mesma que fez Kant. Comearemos, pois, pela faculdade de conhecer. Em sua obra Crtica da Razo Pura, Kant tenta resolver os problemas colocados pelas duas posturas estudadas acima, tentando compreender o papel da razo, seus usos e limites, fazendo um rastreamento desta. Para isto, ele realizou aquilo que chamou de Revoluo Copernicana em filosofia. Sabemos que a revoluo copernicana foi realizada na rea da astronomia, alterando o sistema geocntrico pelo heliocntrico. Em filosofia, ela significa a mudana de enfoque no objeto, de modo que antes a mente deveria se adaptar a ele e agora, o objeto deve se adaptar mente. Voltamos ao cartesianismo? No. E eis a razo.

Kant faz a distino entre nomeno (coisa em si) e fenmeno (apario). Esta distino evidencia que ao homem s possvel conhecer as coisas como aparecem mente, jamais em si mesmas (seja pelas ideias inatas cartesianas, seja pela ideia como cpia exata da sensao). O fenmeno uma representao que o sujeito sofre quando algo o modifica. No conheo o que me afeta, apenas sei que sou afetado por algo do qual posso criar uma imagem. Esta implica vrios desdobramentos. Em primeiro lugar, o nimo percebe algo das sensaes porque temos formas prprias para isso. A nossa intuio, como Kant chama a sensao, determinada a priori pelas formas da sensibilidade que so o espao e o tempo. Observem: espao e tempo no so mais qualidades inerentes aos objetos e sim condies anteriores experincia que possibilitam que estas ocorram. A mente no uma cera passiva, como queria Locke, ela organiza o material que recebe da sensao segundo as formas do espao e do tempo. Mediante a intuio, os objetos nos so dados e a doutrina que estuda os dados da sensibilidade a Esttica Transcendental. Em segundo lugar, o nimo ordena e classifica coisas segundo uma srie de categorias que no so intudas, mas deduzidas do intelecto. A cincia do intelecto em geral a lgica. A Lgica Transcendental a doutrina que estuda a origem dos conceitos e se ocupa especificamente dos conceitos a priori que se referem aos objetos que, nesse caso, no so mais meramente dados e sim pensados. Apenas a sensibilidade intuitiva. O intelecto discursivo e por isso seus conceitos so funes que unificam, ordenam, sintetizam o mltiplo dado em uma intuio, em uma representao comum: isso significa propriamente pensar, e pensar julgar, sendo, pois, o intelecto, a faculdade de julgar (e no a razo). Ora, o xito da Revoluo Copernicana operada por Kant que o fundamento do objeto est no sujeito, isto , a unidade do objeto na experincia constitudo, na realidade, na unidade sinttica do sujeito pensante, denominada de Apercepo Transcendental. O Eu penso a unidade originria e suprema da autoconscincia comandada pelas 12 categorias, portanto, princpio de todo conhecimento humano. Alm do mais, intuio e conceito so heterogneos entre si (um dado, o outro pensado) exigindo um terceiro termo que seja homogneo entre estes para possibilitar o conhecimento. Juzos feitos somente por intuio (sem conceito) so juzos cegos, vagos. Juzos feitos somente com conceito (portanto, sem intuio) levam-nos aos erros da imaginao (paralogismo). Logo, o juzo que pode ser feito para que conheamos algo tem de aliar intuio em conceito, necessariamente. O fenmeno dado na intuio, aliado s categorias do intelecto, torna a coisa objeto para mim. Kant chama esse procedimento de Esquema Transcendental, produzido pela Imaginao Transcendental.

Dessa forma, verifica-se a possibilidade da cincia como juzos universais e necessrios realizados pelos esquemas a priori da razo humana. Porm, o conhecimento limita-se ao fenomnico, evidenciando que no podemos estender nossos juzos s coisas como so em si mesmas, mas somente ao modo como elas aparecem para ns. A coisa em si (nomenon) nos escapa, no pode ser conhecida, somente pensada. Trata-se apenas da primeira diviso da Lgica Transcendental, chamada de Analtica Transcendental. Cumpre agora passar segunda parte. Esta segunda diviso, chamada de Dialtica Transcendental, constitui uma crtica ao uso hiperfsico do intelecto, tendo como finalidade desvelar as aparncias, iluses e enganos provocados pela pretenso de ir alm dos fenmenos. A razo o intelecto quando este se lana para alm do fsico, do condicionado, buscando o incondicionado, fugindo do horizonte da experincia. A Razo a faculdade do incondicionado, isto , metafsica e destinada a permanecer como pura exigncia do absoluto e incapaz de atingi-lo pelo conhecimento. A Razo no conhece objetos. Portanto, o intelecto a faculdade de julgar, a Razo a faculdade de silogizar, isto , de pensar em conceitos e juzos puros, deduzindo mediatamente concluses particulares a partir de princpios supremos e no condicionados. Por Joo Francisco P. Cabral Colaborador Brasil Escola Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlndia - UFU Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Вам также может понравиться