Вы находитесь на странице: 1из 6

CIRCUITOS ELTRICOS E FOTNICA

Atenuao em Fibras pticas Professor Marcos Gesualdi

Ariana Pimentel Rafael Oliveira Senedese Cenedes Santo Andr SP 2011

Resumo

A presente prtica promoveu o entendimento do conceito de atenuao presente na transmisso de dados em fibras pticas. Para isso foram utilizados cabos de fibra ptica de diferentes tamanhos a fim de se ter o coeficiente de atenuao da fibra na linha espectral de 820 nm. Ao final da prtica possvel a determinao do coeficiente de atenuao da fibra de forma satisfatria.

Fundamentao Terica

Uma Fibra tica um capilar formado por materiais cristalinos e homogneos, transparentes o bastante para guiar um feixe de luz (visvel ou infravermelho) atravs de um trajeto qualquer. Uma fibra tica constituda de material dieltrico, plstico ou de vidro, em forma cilndrica, transparente e flexvel, de dimenses microscpicas comparveis s de um fio de cabelo. A estrutura bsica desses capilares so cilindros concntricos com determinadas espessuras e com ndices de refrao tais que permitam o fenmeno da reflexo interna total. [1] A atenuao ou perda de transmisso pode ser definida como a diminuio da intensidade de energia de um sinal ao propagar-se atravs de um meio de transmisso. Nas fibras pticas, a atenuao varia de acordo com o comprimento de onda da luz utilizada. Essa atenuao a soma de vrias perdas ligadas ao material que empregado na fabricao das fibras e estrutura do guia de onda. Os mecanismos que provocam atenuao so absoro espalhamento deformaes mecnicas. [2] A atenuao o motivo pelo qual a fibra ptica ganhou a importncia que tem nas telecomunicaes. Ela define a distncia mxima (alcance) que um sistema de transmisso ptico pode ter entre emissor e receptor, e pode ser medida de acordo com a seguinte frmula:

em que Pin a potncia na entrada, Pout a potncia na sada e L o comprimento da fibra. [3]

Procedimento Experimental

Para a realizao da prtica foram usados os materiais fornecidos no laboratrio que esto listados abaixo:

Mdulo de Fibras pticas Mdulo MCM40/EV, Unidade de alimentao e Jumpers de Conexo. Cabo de Fibra ptica Marcado com #1 Cabo de Fibra ptica Marcado com #2 Osciloscpio digital e ponta de prova

Sendo o cabo #1 de comprimento 1,5m; Fibra plstica, com perfil de ndice tipo degrau; Dimetro 980/1000m (Ncleo/Casca); Abertura Numrica de 0,46 e Atenuao dada pelo grfico fornecido no roteiro. O cabo #2 possui comprimento de 5m e todas as demais caractersticas iguais ao cabo #1.

Dados os materiais, o procedimento ocorreu seguindo os seguintes passos:

1)Ligar unidade de alimentao do mdulo 2)Remover o protetor das extremidades do cabo #1 e ligar uma delas ao LED1 e outra ao fotodiodo PD1. 3)Ligar a ponta de prova ao pino 23 e aterrar a conexo 4) Observar a onda captada pelo osciloscpio e medir a amplitude (V) da mesma 3 vezes variando o potencimetro. 5)Repetir o procedimento para o cabo #2.

Resultados e Discusso

A partir do experimento foi possvel obter trs valores de amplitude para cada um dos comprimentos de fibra ptica como pode ser visto na Tabela 1.
Tabela 1 Amplitudes coletadas experimentalmente

Medida 1 Medida 2 Medida 3

Cabo #1 2,44V 2,12V 2,32V

Cabo #2 512mV 488mV 464mV

A partir dessas medidas foi tirada a mdia das trs para que utilizssemos no clculo do coeficiente de atenuao. Podemos relacionar a potncia de entrada com a potncia de sada de ua fibra ptica por:

Porm no realizada uma medio de entrada no experimente executado, dessa forma considerado a medio do cabo de 1,5m a entrada de um cabo #2 que ter 3,5m (L2-L1), e como sada a medio do cabo nmero #2. Assim com a entrada de 2,29V e sada de 488mV, vamos obter um coeficiente de atenuao igual a 0,44, porm temos que obter dB que ser dado pela multiplicao de por 4,34. Totalizando 1,91. Observando o grfico fornecido podemos observar que a faixa na qual se encontra o resultado de dB coerente com a margem terica.

Concluso

A partir dos dados coletados foi possvel a obteno do coeficiente de atenuao da fibra ptica e em comparao com os dados tericos podemos concluir que foi obtido xito ao alcanar um valor dentro da faixa apresentada teoricamente.

Referncias [1] http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fibra-optica/fibra-opticaresumo.php [2]http://www.linhadetransmissao.com.br/tecnica/fibraoptica_caracteristicas_ate nuacao.htm [3] http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/wdm1/Atenuaoelimitaesdasfibraspticas.html

Вам также может понравиться