Вы находитесь на странице: 1из 44

LEITURA, COMPREENSO, ANLISE E INTERPRETAO DE TEXTO:

GNEROS TEXTUAIS OU TIPOS TEXTUAIS?

Muito se tem falado sobre a diferena entre "tipos textuais" e "gneros textuais". Alguns tericos denominam dissertao, narrao e descrio textual", como "modos de organizao diferenciando-os das nomenclaturas especficas que so consideradas "gneros textuais". A fim de simplificar o entendimento de diversos estudos em torno desse assunto, foi criado o quadro abaixo, pautando-se no estudo de Luiz Antnio Marcushi.

Tipos textuais Designam uma sequncia definida pela natureza lingustica de sua composio. So observados aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas. Narrao Descrio Argumentao Exposio Injuno

Gneros textuais
So os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam caractersticas scio-comunicativas definidas por seu estilo, funo, composio, contedo e canal.

Exposi ExposioCarta pessoal, comercial, bilhete Di Dirio pessoal, agenda, anota anotaes Romance Resenha Blog E-mail BateBate-papo (Chat) Orkut Vdeodeo-conferncia Frum Aula expositiva, virtual Reunio de condom condomnio, debate Entrevista Lista de compras Piada Sermo Card Cardpio Hor Horscopo Instru Instrues de uso Inqu Inqurito policial Telefonema etc.

DESCRIO
Descrever representar verbalmente um objeto, uma pessoal, um lugar, mediante a indicao de aspectos caractersticos, de pormenores individualizantes. Requer observao cuidadosa, para tornar aquilo que vai ser descrito um modelo inconfundvel. No se trata de enumerar uma srie de elementos, mas de captar os traos capazes de transmitir uma impresso autntica. Descrever mais que apontar, muito mais que fotografar. pintar, criar. Por isso, impe-se o uso de palavras especficas, exatas.

Por

fim,

vejamos

seguir

os

dois

tipos

de

descri descrio

existentes:

Descri Descrio objetiva: acontece quando o que descrito apresentaapresenta-se de forma direta, simples, concreta, como realmente : a) O objeto tem 3 metros de dimetro, cinza claro, pesa 1 tonelada e ser ser utilizado na fabrica fabricao de fraldas descart descartveis.

b) Ana tem 1,80, pele branca, olhos castanhos claros, cabelos castanhos castanhos escuros e lisos e pesa 65 kg. modelo desde os 15 anos. Descri Descrio subjetiva: ocorre quando h h emo emoo por parte de quem descreve: a) Era doce, calma e respeitava muito aos pais. Por Porm, comigo, no tinha pudores: era arisca e maliciosa, mas isso no me incomodava.

Portanto, na descri descrio subjetiva h h interferncia emocional por parte do interlocutor a respeito do que observa, analisa.
Por Sabrina Vilarinho - Graduada em Letras - Equipe Brasil Escola

Da janela de seu quarto podia ver o mar. Estava

calmo e, por isso, parecia at mais azul. A maresia inundava seu cantinho de descanso e arrepiava seu corpo...estava muito frio, ela sentia, mas no queria fechar a entrada daquela sensao boa. Ao norte, a ilha que mais gostava de ir, era s um pedacinho de terra iluminado pelos ltimos raios solares do final daquela tarde; estava longe...longe! No sabia como agradecer a Deus, morava em um paraso!

NARRAO
um relato organizado de acontecimentos reais ou imaginrios. So seus elementos constitutivos: personagens, circunstncias, ao; o seu ncleo o incidente, o episdio, e o que a distingue da descrio a presena de personagens atuantes, que esto quase sempre em conflito.

DOMINGO NO PARQUE DE GILBERTO GIL

Exposio: identificao das personagens

O rei da brincadeira Jos O rei da confuso Joo Um trabalhava na feira Jos Outro na construo Joo

Desenvolvimento: encadeamento de aes


A semana passada, no fim da semana, Joo resolveu no brigar. No domingo de tarde saiu apressado E no foi pra ribeira jogar Capoeira pra l, pra ribeira, Foi namorar. O Jos como sempre, no fim da semana Guardou a barraca e sumiu. Foi fazer, no domingo, um passeio no parque, L perto da boca do rio. Foi no parque que ele avistou Juliana, Foi que ele viu Juliana na roda com Joo, Uma rosa e um sorvete na mo. Juliana, seu sonho, uma iluso, Juliana e o amigo Joo.

Complicao: ponto de tenso


O espinho da rosa feriu Z E o sorvete gelou seu corao. O sorvete e a rosa Jos A rosa e o sorvete Jos Oi danando no peito Jos Do Jos brincalho Jos O sorvete e a rosa Jos A rosa e o sorvete Jos Oi girando na mente Jos Do Jos brincalho Jos Juliana girando oi girando Oi a roda gigante oi girando Oi na roda gigante oi girando O amigo Joo oi Joo O sorvete morango vermelho Oi girando e a rosa vermelha Oi girando, girando vermelha

Clmax: ponto de maior tenso


Oi girando, girando olha a faca Olha o sangue na mo Jos Juliana no cho Jos Outro cado Jos Seu amigo Joo Jos

Desfecho

Amanh no tem feira Jos No tem mais construo Joo No tem mais brincadeira Jos No tem confuso Joo.

DISSERTAO
Dissertar apresentar ideias, analislas, estabelecer um ponto de vista baseado em argumentos lgicos; estabelecer relaes de causa e efeito. Aqui no basta expor, narrar ou descrever, necessrio explanar e explicar. O raciocnio que deve imperar neste tipo de composio, e quanto maior a fundamentao argumentativa, mais brilhante ser o desempenho.

Tipos dissertao
Na dissertao expositiva, o autor apresenta uma ideia, uma doutrina e expe o que ele ou outros pensam sobre o tema ou assunto. Geralmente faz a amplificao da ideia central, demonstrando sua natureza, antecedentes, causas prximas ou remotas, consequncias ou exemplos. Na dissertao argumentativa, o autor quer provar a veracidade ou falsidade de ideias; pretende convencer o leitor ou ouvinte, dirige-se sua inteligncia atravs de argumentos, de provas evidentes, de testemunhas. Se a dissertao objetiva, o tratamento dado ao texto impessoal, com argumentao lgica partindo de elementos gerais e indo para os particulares. Na dissertao subjetiva, o autor dirige-se no s inteligncia, mas tambm, de modo pessoal, aos sentimentos de quem ele pretende convencer. Alm da emoo, s vezes h ironia, sarcasmo, ridculo.

INJUNO
Indica como realizar uma ao; aconselha. tambm utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos so, na sua maioria, empregados no modo imperativo. H tambm o uso do futuro do presente.

Tipos de textos injuntivos: 1) Injuntivo-instrucional: quando a orientao no coercitiva, no estabelece claramente uma ordem, mas uma sugesto, um conselho. Exemplos: a) o texto que predomina num livro de autoajuda; b) o manual de instrues de um eletroeletrnico; c) o manual de instrues ( programao ) dirigido a determinados funcionrios de uma empresa sobre metas, funes etc.; d) uma ingnua receita de bolo escrita pela av...

2) Injuntivo-prescritivo: a orientao uma

imposio, uma ordem baseada em condies sine qua non. Exemplos: a) a receita de um mdico (a um paciente) transmitida enfermeira responsvel; b) os artigos da Constituio ou do Cdigo de Processo Penal; c) a norma culta da Lngua Portuguesa; d) manuais de guerrilha; d) as clusulas de um contrato; e) o edital de um concurso pblico...

Texto para a questo 4 [cesupa-2010]

... Sem o desenvolvimento do mtodo cientfico, no teramos os avanos tecnolgicos que tanto beneficiam a humanidade. O mtodo tornou-se uma espcie de roteiro seguro para pensar sobre todos os assuntos, no apenas para fazer pesquisas. Quem aprendeu a pensar como cientista e a usar o mtodo cientfico tem um raciocnio mais enxuto e rigoroso. As perguntas so mais bem formuladas e j facilitam a busca sistemtica das respostas. No importa o assunto.
(Cl (Cludio de Moura Castro, Veja, 28/10/0928/10/09-trecho)

04) A leitura do texto revela que ele construdo com predominncia de elementos A) Narrativos e descritivos B) Dissertativos C) Narrativos D) Descritivos

Cosmo viso 1 Leitura =


Compartilhamento

Cano Do Novo Mundo (Beto Guedes / Ronaldo Bastos)


Quem sonhou S vale se j sonhou demais Vertente de muitas geraes Gravado em nosso coraes Um nome se escreve fundo As canes em nossa memria Vo ficar Profundas razes vo crescer A luz das pessoas Me faz crer E eu sinto que vamos juntos Oh! Nem o tempo amigo Nem a fora bruta Pode um sonho apagar

Quem perdeu o trem da histria por querer Saiu do juzo sem saber Foi mais um covarde a se esconder Diante de um novo mundo Quem souber dizer a exata explicao Me diz como pode acontecer Um simples canalha mata um rei Em menos de um segundo Oh! Minha estrela amiga Porque voc no fez a bala parar Oh! Nem o tempo amigo Nem a fora bruta Pode um sonho apagar Quem perdeu o trem da histria por querer Saiu do juzo sem saber Foi mais um covarde a se esconder Diante de um novo mundo

Amarildo A Gazeta Esprito Santos =08/01/2010 Charge On line

Humberto Jorn. do Commercio (PE) ( 05/01/2010)

Di Dirio da tarde 03/02/2007

Humberto (08:00) Jorn. do Commercio (PE) Charge on line.

Mariano (26/01/2010) A Charge Online

Waldez (26/01/2010 - Amaznia Jornal

2 Compreenso Intertextualidade pressupostos Implcitos subentendidos Inferncias

PRESSUPOSTOS
Pressupostos so ideias no expressas de maneira explcita, mas que pode ser percebida a partir de certas palavras ou expresses utilizadas. O tempo continua chuvoso em Belm. (chove no momento - informao implcita estava chovendo antes) Socorro deixou de fumar (no fuma no momento informao implcita fumava antes)

SUBENTENDIDO
Subentendidos so insinuaes escondidas por trs de uma afirmao. (Quando um fumante com o cigarro pergunta: Voc tem fogo? Por trs dessa pergunta subentende-se: Acendame o cigarro por favor. Enquanto o pressuposto um dado apresentado como indiscutvel para o falante e o ouvinte, no permitindo contestaes; o subentendido de responsabilidade do ouvinte, uma vez que o falante esconde-se por trs do sentido literal das palavras. O subentendido pode ser uma maneira encontra pelo falante para transmitir algo sem se comprometer com a informao.

Estudei em uma escola pblica, mas aprendi alguma coisa.

Tacho Jornal NH(RS) 08/01/2009

Casso Dirio do Par 30/12/2008

Duke Super Notcia (MG) 20/12/2008

3 Anlise

antropolgica; scio-cultural; histrico-econmica; psicolgica; sociolgica; poltica;

reduo 4 Interpretao: extrapolao contradio

Reconhecendo texto

os

implcitos

do

pas que se pretende construir, no qual se quer viver, se uma parte expressiva da populao se cerca, e constri muros cada vez mais altos para se defender de uma outra categoria que se considera ameaadora.

inexplicvel como ser o

1. Pressupe-se que h um pas no construdo ou insuficientemente construdo. 2. Subentende-se que a perplexidade do locutor perante a atitude das pessoas; que o pas atual no agrada, no satisfaz; que h gente que quer viver de forma diferente; que h pessoas que tm medo de outras; que h pessoas que no tm medo de outras.

O aquecimento global e as alteraes climticas de hoje so de um tipo novo. So causados pela ao do homem. Mas ns tivemos de nos adaptar a mudanas no clima por centenas de milhares de anos. Sobrevivemos por 1,5 milho de anos idade do gelo. Os ltimos 10 mil anos foram os mais estveis em termos climticos dos ltimos 750 mil anos. O que me surpreende ver tantos especialistas falando sobre as mudanas atuais sem olhar para a Histria. No percebem quo vulnerveis ns somos em comparao a um imprio de 500 anos atrs, porque nunca existiram tantos seres humanos e porque vivemos em cidades numa civilizao industrial. Os efeitos do clima atingem bilhes de pessoas. Estudar o clima passado saber como outros povos se adaptaram s mudanas. obter pistas sobre o que fazer no futuro. (Revista poca, 12 maio 2008.)

De acordo com o texto, correto afirmar: a) Com relao s mudanas climticas, somos mais vulnerveis hoje do que ramos antigamente. b) No houve mudanas climticas nos ltimos 10 mil anos. c) Com relao s mudanas climticas, somos vulnerveis hoje tanto quanto ramos antigamente. d) Com relao s mudanas climticas, somos menos vulnerveis hoje do que ramos antigamente. e) A quantidade de seres humanos no planeta hoje (bilhes de pessoas) uma prova de que as alteraes climticas no constituem risco ao ser humano.

O exame de imputabilidade penal serve para avaliar se um acusado capaz de responder pelo seu crime, ou seja, um imputvel penal. Tambm utilizado para mostrar que a vtima era incapaz de se defender contra o crime. Por exemplo, uma criana menor de idade no pode segundo a lei ser responsabilizada por um crime. No entanto, se um crime for cometido contra uma criana indefesa, o exame tambm realizado, mas para incriminar o agressor.

01 - - De acordo com o texto, o exame de imputabilidade penal tem: a) uma nica finalidade. b) duas finalidades. c) trs finalidades. d) quatro finalidades. e) cinco finalidades.

02 - Considere as seguintes afirmativas: 1. O exame de imputabilidade penal feito em adultos. 2. O exame de imputabilidade penal feito na vtima. 3. O exame de imputabilidade penal feito no acusado. 4. O exame de imputabilidade penal feito em crianas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

Вам также может понравиться