Вы находитесь на странице: 1из 61

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTO INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA

M A NUA L D E I N T ROD U O E C O NO MI A :
LIES E EXERCCIOS DEMONSTRATIVOS

AU T O R E S : M A N U E L A N AT R IO F R A N C IS C O T OM

Guarda, ESTG, 2010

Mod. PED.003.02

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Introduo
A vida econmica uma enorme e complexa colmeia de atividades, com pessoas a comprar, a vender, a negociar, a investir, a persuadir, a intimidar (Samuelson & Nordhaus, 1999: 5). O objetivo deste manual ajudar o aluno a compreender esta base complexa. Este manual versa sobre a parte terica das matrias bsicas de economia e serve para consolidar os conhecimentos adquiridos em aula, atravs do estudo, resoluo e discusso de casos prticos. Alm disso, pretende-se incentivar o estudante a construir um discurso econmico da realidade social medida que a lecionao vai avanando. O estudante dever estar em condies de fazer uma primeira leitura de um discurso econmico e capaz de expor oralmente, ou por escrito, uma situao econmica. Esperamos assim ajudar a combater o insucesso educativo e, sobretudo, apoiar os alunos trabalhadores estudantes na sua autoaprendizagem. Este manual de apoio de introduo Economia destina-se ao apoio das aulas da Unidade Curricular Fundamentos de Economia I, das Licenciaturas de Gesto, Marketing e Contabilidade, onde so tratados os principais problemas macroeconmicos e as vrias formas de os resolver atravs de Polticas Econmicas. Poder ser tambm utilizado como instrumento de apoio nas unidades curriculares de Economia das licenciaturas de Gesto de Recursos Humanos e de Secretariado e Assessoria de Direo da Escola Superior de Tecnologia e Gesto do Instituto Politcnico da Guarda. Este texto est estruturado de acordo com os objetivos e programa da Unidade Curricular, incluindo todas as temticas do mesmo e ordenado de forma sequencial. Est dividido em quatro captulos. O captulo I, diz respeito ao problema econmico, contabilizao da atividade econmica. No captulo II abordar-se o conceito de Inflao bem como o clculo e consequncias de alteraes do valor da moeda. No captulo III, sero apresentados os

Manuela Natrio Francisco Tom 1

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

principais temas relativos Moeda, ao Crdito e ao Financiamento da Economia. Finalmente, no captulo IV, apresentam-se os principais problemas conjunturais e as diferentes polticas econmicas, sob a perspetiva clssica e keynesiana.

Manuela Natrio Francisco Tom 2

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Captulo

Introduo,

Problema

Econmico

Contabilidade Nacional
A Economia existe desde que o homem apareceu face da Terra. Mas como cincia, s surgiu com Adam Smith, quando em 1776 ele publicou a obra intitulada Inqurito sobre a Natureza e Causa da Riqueza da Naes.

Objetivos: Pretende-se que o aluno fique a conhecer o problema econmico, os principais agentes econmicos e suas interdependncias. Pretende-se que o aluno fique a conhecer as formas de medir a atividade econmica de um pas e de contabilizar os principais agregados econmicos. Pretende-se que saiba distinguir valores reais de valores nominais e as causas e consequncias da inflao. Competncias: Identificar o problema econmico, os agentes econmicos e suas interdependncias. Calcular e utilizar os diferentes indicadores econmicos. Realizar diagnsticos scio-econmicos. Desenvolver a anlise crtica da situao socioeconmica de um pas.

Manuela Natrio Francisco Tom 3

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
1.1- CONCEITOS

2010

A ECONOMIA ocupa-se com o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem administrar recursos escassos, que podem ter utilizaes alternativas, para produzir bens e servios variados e distribu-los para consumo, atual ou futuro, entre as vrias pessoas e grupos de uma sociedade.

1.2- MTODO CIENTFICO DE INVESTIGAO EM ECONOMIA O mtodo cientfico de investigao em economia de natureza: indutivo-dedutivo
Induo Hipteses sobre o comportamento de factos conhecidos e observados

Observao sistemtica realidade

da Deduo Hipteses sobre o comportamento de factos no conhecidos ou sobre as possveis relaes entre estes e os observados

Verificao lgica e verificao experimental

Formulao de princpios, teorias, leis ou modelos explicativos ou interpretativos da realidade.

Reelaborao ou confirmao de acordo com os resultados da verificao

Manuela Natrio Francisco Tom 4

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
1.3- A INTERDISCIPLINARIDADE DA ECONOMIA

2010

O estudo e aplicao de meios escassos para usos alternativos envolvem um importante problema de medida, no s dos meios como tambm dos usos possveis. Em economia a quantificao dos fenmenos fundamental (embora no seja fcil). Mas a economia no beneficia apenas dos conhecimentos matemticos, outras reas do saber so tambm importantes. A economia relaciona-se com outras cincias como as Cincias Sociais: Filosofia (baseada no raciocnio lgico), Histria (explica os fenmenos econmicos passados), Direito (define a propriedade), Geografia (estuda o meio ambiente, as relaes comerciais como transportes ou comunicaes), Antropologia, Sociologia, Psicologia (estuda a conduta humana) e cincias instrumentais: Matemticas (para quantificar), Estatstica (facilita dados).
Cincia Jurdica: Direito Filosofia

Cincia Poltica

Informtica Engenharia Economia

Histria

Geografia

Antropologia Sociologia, Psicologia Econometria Estatstica

Matemtica

A economia divide-se em dois grandes ramos: Microeconomia o ramo da cincia econmica voltado para o estudo do comportamento das unidades de consumo (indivduos e famlias); das unidades de produo (empresas) e o estudo da formao de preos dos diversos bens, servios e fatores produtivos. Estuda individualmente o comportamento das unidades

Manuela Natrio Francisco Tom 5

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

econmicas: os consumidores e os produtores, tendo em vista a compreenso do funcionamento geral do sitema econmico. Macroeconomia estuda de forma agregada a atividade econmica preocupando-se com as grandezas globais o funcionamento da economia no seu conjunto, tendo em vista a determinao das condies gerais do crescimento e do equilbrio da economia como um todo. A Macroeconomia estuda o comportamento do sistema econmico por um reduzido nmero de fatores, como a produo ou produto total de uma economia, o nvel de emprego e poupana, o investimento, o consumo, o nvel geral dos preos. Os seus principais objetivos esto no rpido crescimento do produto e do consumo, no aumento da oferta de empregos, na inflao reduzida e no comrcio internacional competitivo.
Quadro 1: MICROECONOMIA VERSUS MACROECONOMIA Microeconomia Procura saber o que que acontece aos preos do po quando os preos do trigo diminuem/aumentam. Estuda em que medida que o tempo dispendido durante a juventude no ensino bem gasto. Examina porque que se importam veculos japoneses de marca Honda e porque que se exportam veculos de carga. Ocupa-se da produo de determinados bens e servios de empresas e indstrias individuais. Ocupa-se das despesas com determinados produtos feitos por unidades familiares em mercados bem delimitados. Ocupa-se das despesas globais com todos os bens e servios. Ocupa-se da produo geral. Macroeconomia Preocupa-se com o comportamento do ndice de preos (indicador que reflete o comportamento de todos os preos). Estuda os determinantes da taxa de desemprego global. Analisa as tendncias globais das importaes e exportaes.

Manuela Natrio Francisco Tom 6

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

At aos anos 30 do Sculo XX havia pouca necessidade de se fazer qualquer distino entre os 2 ramos da teoria econmica, pois os economistas concentravam a sua ateno quase exclusivamente naquilo que viria a ser identificado como a teoria microeconmica. A teoria macroeconmica era ento de interesse secundrio. S a partir de 1936 que eclodiu um interesse pela Macroeconomia. Neste ano foi publicada a obra de John Maynard Keynes - Teoria Geral do Emprego do Juro e da Moeda. Esta obra iniciou uma transformao de tal ordem que vrios autores decidiram chamar-lhe de revoluo keynesiana.

1.4- ENQUADRAMENTO DO PROBLEMA ECONMICO O desequilbrio entre desejos e recursos disponveis obriga a tomar decises econmicas para decidir sobre a afetao dos recursos escassos s necessidades ilimitadas. Decorrentes desta anlise surgem 3 grandes problemas que se colocam a qualquer economia independentemente do modelo de organizao adotado. 1- O que e quanto produzir? 2- Como produzir? 3- Para quem produzir? As questes de que produzir, como e para quem produzir no levantariam problemas se os recursos no fossem escassos e as necessidades ilimitadas. A Fronteira de Possibilidades de Produo (FPP) a linha que reflete o problema da escassez: recursos escassos e usos alternativos. A curva da FPP representa as infinitas combinaes de produes dos bens em estudo para uma dada quantidade de recursos escassos e pode apresentar trs configuraes: FPP Linear: traduz custos de oportunidade constantes

Manuela Natrio Francisco Tom 7

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
FPP Cncava: traduz custos de oportunidade crescentes FPP Convexa: traduz custos de oportunidade decrescentes.

2010

Numa economia de Pleno-Emprego, quando produz um bem, tem de forosamente sacrificar uma certa produo do outro bem quando pretende incrementar a produo do 1 bem: custo de oportunidade. Assim, Robinson Cruso no paga dinheiro a ningum, mas percebe que o custo de colher morangos pode ser considerado como sendo a quantidade de framboesas que ele poderia ter colhido ao mesmo tempo e com o mesmo esforo, ou como sendo do lazer sacrificado em troca dos morangos. Esse sacrifcio de fazer outra coisa qualquer chamado de custo de oportunidade. (Samuelson, 1975) O custo de Oportunidade: a resposta escassez. Permite calcular quanto que custa uma escolha. a quanto se sacrifica de um bem para aumentar a produo do outro bem. Quando decidimos utilizar os recursos escassos renunciando oportunidade de utiliz-los de outra forma (produzir hospitais obriga a renunciar a realizar estradas). O resultado o custo de oportunidade de escolher uma opo. O custo de se utilizar alguma coisa num empreendimento especfico o benefcio sacrificado (ou custo de oportunidade) por no utiliz-lo no seu melhor uso alternativo. (Lipsey & Steiner, 1969, p.215). De uma deciso o valor do bem ou do servio de que se prescinde (Samuleson & Nordhaus, 2005, p.13). A FPP pode ser tambm utilizada para explicar a Lei dos Rendimentos Decrescentes: quando aumentamos um fator varivel, mantendo todos os outros fixos, o produto associado aos sucessivos acrscimos idnticos desse fator decresce a partir de certo nvel (Andrade, 1998, p.I-23).

Manuela Natrio Francisco Tom 8

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
1.5OS AGENTES ECONMICOS, O CIRCUITO ECONMICO

2010
E A

CONTABILIDADE NACIONAL Ao analisarmos a Atividade Econmica vemos que existem vrios agentes (sujeitos) econmicos e que existem tambm funes distintas. Agentes Econmicos - so todos os intervenientes na economia, i., todos os que exercem uma funo no conjunto da economia. So os elementos que de alguma forma participam na atividade econmica, considerados mais significativos do ponto de vista da anlise da economia global. Os agentes econmicos podem ser agregados pela sua semelhana em termos das funes que desempenham: - Famlias (unidades de consumo por excelncia) - Empresas no financeiras (unidades de produo e/ou distribuio) - Empresas Financeiras - Estado (Administrao Pblica) - Exterior (Resto do Mundo) As relaes entre os agentes econmicos determinam fluxos que traduzem os movimentos entre eles. Fluxo - movimento correspondente ao que cada unidade econmica entrega ou recebe de outra. Os fluxos, podem ser classificados em fluxos reais - quando correspondem a fluxos de bens e servios e em fluxos monetrios - quando correspondem a fluxos de dinheiro.

Manuela Natrio Francisco Tom 9

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

O Circuito Econmico: representao esquemtica das relaes economicamente relevantes entre os agentes econmicos. D-nos uma viso global das ligaes e das interrelaes entre os agentes econmicos.
C irc uito R ea l
T ra ba lh o

F a m lia s
S er vios N o C om er cia liz veis T r a ba lh o E m eios d e p rod u o B en s e Servios

A d m in istra o P b lica
S er vios N o C om er cia liz veis

B en s e Ser vios

E m p re sa s N o -F in a n ceira s
T r a ba lh o B en s e Servios E x porta es

In stitu i es F in a n ceira s

R esto d o M u n d o
Im porta es

Circuito M onetrio
Imp+ Cont. Sociais

Famlias
Venc+ subsd Depsitos Prmios Seguro Juros Amort. emprst Empr. Juros Indmn. Inv. Desp Cons +Invest Sal+Ren + Jur+Lu

Administrao Pblica
Cons Pbl

Imp+ Cont. Sociais

Empresas No-Financeiras
Empr. Juros Indmn. Inv. Depsitos PrmiosSeguro Juros Amort.emprst ValorExpor taes

Instituies Financeiras

Valor Import aes

Resto do Mundo

Fluxos deCompensao Impostos + Contribui o sociais+indemnizaes + Emprstimos

Subsdios+ Dep sitos+Pr mios de Segu ro+ Amortiza o de Empr stimo s

Fonte: Cardoso & Reis (1997, pp.1-2)

Manuela Natrio Francisco Tom 10

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Contabilidade Nacional: ramo da Cincia Econmica que tem por objeto o estabelecimento de modelos descritivos da economia considerada como um todo (i.e no seu aspeto Macro) Contabilidade Nacional: tcnica de registo das operaes efetuadas pelos agentes econmicos durante um certo perodo de tempo, normalmente 1 ano. Objetivo: - Medir a riqueza criada num pas, a sua distribuio e aplicao - Aferir nvel de bem-estar de cada pas. Os Sistemas de Contabilidade Nacional (SCN), tendem a ser cada vez mais perfeitos para permitirem: Fazer comparaes entre os diferentes pases; Fazer comparaes intertemporais; Analisar fluxos econmicos e prever consequentemente a tomada de determinada deciso; Fazer previses sobre a evoluo da produo, consumo, distribuio, rendimentos, nvel de investimento, desemprego.. As ticas de Clculo do Produto Nacional so 3: tica do Produto Distinguem-se os produtos pela sua natureza e origem (se do setor agrcola, se do setor industrial, se do setor dos servios) PIBcf= VABs Agrcola+VABs Industriais+VABs Servios

PIBcf = VAB' s

Manuela Natrio Francisco Tom 11

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
VAB: Valor Acrescentado Bruto = Valor da Produo Consumos Intermdios tica do Rendimento

2010

Consideram-se no as produes propriamente ditas, mas a sua contrapartida, traduzida na remunerao dos fatores produtivos em salrios, vencimentos rendas, juros, lucros etc. PIBcf=Salrios+Vencimentos+Juros +Rendas+Lucros + Amortizaes tica da Despesa Consideram-se o destino final da produo PIBpm=Consumo Privado+Consumo Pblico+Investimento+Exportaes-Importaes

EXERCCIO DE DEMONSTRAO Considere os seguintes dados referentes a uma economia hipottica: Subsdios Amortizaes Impostos Indiretos Remuneraes do Trabalho a) Calcule o PIBpm. b) Calcule o PIBcf. c) Calcule os Rendimentos de Propriedade. Resoluo: a) PIB pm = PIB cf + Imp.Ind.-Subs PIB pm = 143.000+4.000-1.000 = b) PIB cf = PIB pm Impostos + Subsdios PIB cf = 146.000-4.000+1.000 c) = PIB cf = 143.000 PIB pm = 146.000 1.000 5.000 4.000 Saldo do Rendimento Lquido do Exterior Rendimento da Nao Transf. Correntes Lquidas com o Exterior 2.000 140.000 10.000 6.000

80.000 Remuneraes Empresariais

Rendimento de propriedade = rendas + juros RN = PNL cf PNL cf = salrios+subsdios+rendas+juros+/-SRRM

Manuela Natrio Francisco Tom 12

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
140.000=80.000+1.000+RP+2000 Rendimento Propriedade = 140.000-80000-1.0000-2.000 Rendimento Propriedade = 57.000

2010

Manuela Natrio Francisco Tom 13

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Captulo II Inflao
Dado o reconhecimento generalizado dos benefcios da estabilidade de preos, consideramos fundamental explicar, a importncia da estabilidade de preos, a forma como esta pode ser alcanada e como que a sua manuteno contribui para os objetivos econmicos mais gerais da Unio Europeia (BCE, 2005). Embora a moeda conserve o seu valor nominal, ao longo do tempo, ela perde valor real em perodos de inflao, isto , perde poder de compra. Neste sentido torna-se oportuno entender o conceito de inflao, quais as principais causas, consequncias e como medir a Inflao numa dada economia. Objetivos: Pretende-se que saiba distinguir valores reais de valores nominais e as causas e consequncias da inflao. Competncias: Calcular e utilizar os diferentes indicadores econmicos. Realizar diagnsticos scio-econmicos. Desenvolver a anlise crtica da situao socioeconmica de um pas.

Manuela Natrio Francisco Tom 14

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
2.1- CONCEITOS 2.1.1 - Definio de Preo

2010

O preo no mais do que a expresso monetria do valor de um bem transacionado no mercado. Uma das questes primordiais da economia estudar o processo pelo qual so estabelecidos os preos dos bens no mercado, ou seja, como funciona o mecanismo de mercado. Segundo a teoria econmica, o valor de determinado bem (e, por definio, o seu preo) resulta do confronto, no mercado, entre a sua procura por parte dos consumidores e a sua oferta por parte dos produtores. O valor atribudo pelos consumidores depende da utilidade que estes conseguem retirar do seu consumo, ou seja, do grau de satisfao de necessidades que o consumo do bem proporciona. O preo define as condies bsicas pelas quais, o vendedor e o comprador/consumidor esto dispostos a realizar a troca. 2.1.2 - Definio de Inflao O Instituto Nacional de Estatstica define inflao da seguinte forma: Processo persistente e relativamente generalizado de aumento dos preos em vigor numa dada economia, observado ao longo de um dado perodo de tempo. A inflao verifica-se sempre que se regista um aumento no nvel geral de preos: aumento de preo do po, da gasolina e dos automveis; aumento dos salrios, dos preos da terra, das rendas domsticas e dos preos dos bens de capital. Referimo-nos deflao quando se regista uma reduo generalizada dos preos e dos custos (..) (Samuelson & Nordhaus 1991). A Inflao, segundo o BCE (2005) definida como Aumento do nvel geral de preos, por exemplo, do ndice de preos no consumidor, durante um perodo prolongado, enquanto o oposto Deflao entendida como Decrscimo sustentado do nvel geral de preos, por exemplo, do ndice de preos no consumidor, durante um perodo prolongado.

Manuela Natrio Francisco Tom 15

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Um termo relacionado desinflao, que uma reduo na taxa de inflao, mas no o suficiente para causar deflao. A manuteno da estabilidade de preos o objetivo primordial do Eurosistema. O Conselho do BCE definiu a estabilidade de preos como um aumento homlogo do ndice Harmonizado de Preos no Consumidor para a rea do euro inferior a 2 %. Alm disso, clarificou que, nos termos dessa definio, visa manter a taxa de inflao anual num nvel inferior mas prximo de 2 % no mdio prazo. (BCE, 2005). Ao longo do tempo poderemos observar perodos de acelerao da taxa de inflao ou descida da mesma. A inflao que se observa no Casaquisto nada tem a ver com a inflao observada nos EUA. H vrias formas de classificar o tipo de Inflao, consoante a taxa observada: - Inflao rastejante, (< 2%) - Inflao moderada (de 2 a 9%) - Inflao galopante (entre 10% e 99%) - Hiperinflao (taxas superiores ou iguais a 3 dgitos). 2.2- CAUSAS DA INFLAO A Inflao pode ter fontes diversas que modifiquem a procura ou que pelo contrrio atuem do lado da oferta. Vejamos a sua influncia. A Inflao pela procura Nestes casos a subida dos preos provocada pelo aumento da procura, particularmente numa situao em que a economia se encontre prximo do pleno emprego dos recursos.

Manuela Natrio Francisco Tom 16

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

A figura representa uma dada economia com as respetivas curvas da oferta (AS) e procura (AD). Na situao inicial o nvel de preos de equilbrio situa-se em p1. Se ocorrer uma deslocao da procura para a direita (para AD), o nvel de preos de equilbrio desloca-se para cima, para p2. Trata-se portanto de uma situao inflacionria. A deslocao da procura para a direita significa que existe uma maior procura dos bens produzidos preos tendem a aumentar bastante mais: a curva da Oferta torna-se Inflao da Oferta, ou pelos custos Consiste numa situao contrria anterior, isto na contrao da oferta. Em consequncia desta na economia. Em particular, quando a economia se aproxima da sua capacidade de produo mxima, os

deslocao o ponto de equilbrio desloca-se para cima e para a esquerda. Ocorre uma diminuio do Produto e uma subida do nvel geral de preos, ou seja, inflao. Uma deslocao da oferta como a que foi apresentada no grfico pode ocorrer devido a um aumento dos custos de produo (salrios, matrias-primas, etc.) e por isso tambm se designa este tipo de inflao como inflao pelos custos.

Manuela Natrio Francisco Tom 17

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Resumindo podem-se apontar algumas causas especficas que levam Inflao nas economias: - Aumento dos custos de produo, desde matrias-primas, energia, juros, custos com o trabalho, etc. - Poltica Oramental Expansionista, - Poltica Monetria Expansionista, - Aumentos salariais reais, superiores aos ganhos da produtividade, - Inflao Importada, - Comportamento assambarcador de consumidores, - Estratgias comerciais das empresas, concertao de preos, e ausncia de com concorrncia nos mercados; - Dimenso e eficincia logstica do circuito de Distribuio, etc. 2. 3- CONSEQUNCIAS DA INFLAO A Inflao um grave problema econmico, que qualquer Governo procura combater, com polticas adequadas. A Inflao acarreta um conjunto de consequncias que desenvolvem outros problemas e desestabilizam a economia e as condies de vida das populaes. Quais so ento as consequncias negativas deste problema? - Perda da competitividade internacional, - Desvalorizao da moeda, - Entesouramento de ouro e divisas consideradas moedas fortes, - Perda do poder de compra, sobretudo dos indivduos que vivem de rendimentos fixos, (assalariados, pensionistas, arrendatrios, etc), - A subida da Inflao leva consigo subida das taxas de juro (Poltica monetria expansionista), para contrariar a presso sobre a procura. So as empresas mais fortemente endividadas e os devedores, mais prejudicados, - A deteorizao das condies de vida, pode levar a crises sociais, manifestaes, saques e desordens de ordem poltica.

Manuela Natrio Francisco Tom 18

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
2. 4 - FORMAS DE DETERMINAR A INFLAO

2010

As quantificaes da inflao no so obtidas diretamente a partir dos preos, mas sim com base em indicadores sintticos, habitualmente designados como ndices de preos. O ndice de Preos no Consumidor (IPC) um indicador que permite medir a evoluo, no tempo, dos preos de um conjunto de bens e servios. determinado pela mdia ponderada dos ndices de preos dos respetivos bens pelo peso relativo que cada bem tem no cabaz de compras do consumidor mdio. Assim, a taxa de inflao medida pela variao mdia anual do IPC. Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatstica (INE) calcula mensalmente o ndice de Preos no Consumidor. Na realidade, o IPC no apenas um, mas sim vrios ndices de preos, isto , uma mdia ponderada dos vrios ndices, pelo respetivo peso que estes bens tm no cabaz de compras do consumidor mdio. Assim, mensalmente so tidos em conta mais de 70 mil preos, correspondentes a um total de 700 artigos (bens e servios) diferentes e inquiridos em cerca de 10 mil estabelecimentos comerciais distribudos por 41 aglomerados populacionais. Obtm-se assim 700 ndices de preos simples ou elementares, os quais so depois sujeitos a vrios nveis de agregao. A taxa de inflao corresponde ao aumento percentual do IPC. Taxa de Inflao n / n-1 = (IPCn IPCn-1)/IPCn-1 * 100 Quando se procura comparar ou analisar o comportamento do PIB de um pas ao longo do tempo preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preos correntes, j o segundo calculado a preos constantes. Para avaliaes mais consistentes, o mais indicado o uso de seu valor real, que leva em conta apenas as variaes nas quantidades produzidas dos bens, e no nas alteraes de seus preos de mercado. Para isso, faz-se uso de um deflactor (normalmente um ndice de preos, com um valor de base = 100), como se pode ver para o valor real do consumo:

Manuela Natrio Francisco Tom 19

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Consumo a preos constantes n =

Consumo a preos correntes n 100


IPCn

Abaixo esto apresentados alguns valores para a taxa de Inflao, segundo dados do Banco de Portugal.
Grfico.1 Evoluo da Taxa de Inflao em Portugal de 1981-2005

Fonte: Banco de Portugal

2.5 - DESEMPREGO VERSUS INFLAO O Objetivo deste ponto dar a conhecer a relao entre a taxa de desemprego e a inflao. O que se entende por Desemprego? Relativamente a este conceito possvel encontrar vrias noes. Desemprego em sentido lato - Indivduos com idade mnima de 15 anos, que no estejam a frequentar o ensino obrigatrio e que, na semana de referncia se encontram simultaneamente nas seguintes situaes: Sem trabalho, ou seja sem emprego, remunerado ou no; Disponvel para trabalhar num trabalho remunerado ou no.

Manuela Natrio Francisco Tom 20

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Desemprego Voluntrio - Conjunto de pessoas que esto voluntariamente desempregadas, seja porque esto procura de um posto de trabalho que consideram adequado sua formao ou capacidades profissionais ou porque, taxa de salrio vigente, preferem no trabalhar. Desemprego Involuntrio -Conjunto de pessoas que querem trabalhar taxa de salrio prevalecente, mas no encontram um posto de trabalho vago, qualquer que seja o esforo que desenvolvam para o conseguir. Deve-se basicamente ao facto da taxa de salrio vigente estar acima da taxa de salrio de equilbrio. O desemprego tem atingido valores preocupantes em Portugal, conforme comprovam os dados abaixo:
Grfico 2 Evoluo da Taxa de desemprego, em Portugal, de 1993-2006

Fonte: INE A relao entre desemprego e crescimento econmico est na origem da Lei de Okun. Esta lei estabelece, em regra, que a taxa de desemprego cresce cerca de 1 (um) ponto percentual sempre que a taxa de crescimento do produto se reduz em cerca de 2 (dois) pontos percentuais. Em perodos de crescimento, o desemprego tem tendncia a reduzir-se, e em perodos de recesso, a aumentar.

Manuela Natrio Francisco Tom 21

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

A relao entre inflao e desemprego foi estabelecida em 1958 por A. W. Phillips e ficaria celebrizada como Curva de Phillips. A sua conjugao com a Lei de Okun permite encontrar o elo necessrio compreenso da relao entre o comportamento da inflao e do produto. A CURVA DE PHILLIPS, permite analisar os movimentos, a curto prazo, do desemprego e da inflao. Mostra que o combate inflao, gera mais desemprego e viveversa.

Esta evidncia emprica pode ser observada nos valores registados de 2003 a 2007.
Quadro 2 - Taxa de Desemprego e de Inflao, de 2003 a 2005 2003 2004 2005 Taxa de Inflao (%) Taxa de desemprego 3,3 6,3 2,4 6,7 2,3 7,6

2006 2,7 8,1

2007 2,4 8,3

* Previso Fonte: Comisso Europeia, Banco de Portugal e OCDE

Neste quadro versificamos que a inflao e desemprego revelam-se objetivos contraditrios e em conflito entre si. Para se alcanar uma reduzida taxa de desemprego teria de se aceitar uma taxa de inflao relativamente elevada e vice-versa. Os dados apresentados no quadro anterior corrobam a afirmao.

Manuela Natrio Francisco Tom 22

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Para terminar convm referir que o Banco Central Europeu (BCE) a instituio central da poltica monetria da Unio Econmica Monetria (UEM), e o centro do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), e um dos seus objetivos : Manter a estabilidade de preos na UEM sendo totalmente independente do resto das instituies europeias e dos diferentes governos nacionais, (....) WWW.ecb.org. Por isso o BCE concretizou o objetivo de manuteno da estabilidade dos preos, definindo estabilidade dos preos como sendo uma taxa de inflao da zona euro inferior a 2%. A variao dos preos calculada uniformemente em toda a zona recorrendo ao IHPC (ndice Harmonizado de Preos no Consumidor), como j foi referido.

EXERCCIO DE DEMONSTRAO Considere os seguintes ndices para cada rubrica que compem o I.P.C de uma determinada economia: Rubrica Alimentao Vesturio Habitao Sade Transp. e Comunic. Ensino e cultura Outras despesas Ano base: 2002 a) Com base nestes valores determine o IPC para o ano 2003 e 2004. b) Determine a taxa de inflao anual para o perodo 2002 a 2004 c) Recorrendo equao das trocas de Fisher, justifique de que forma uma expanso monetria poder influenciar o nvel de preos. ndice - ano 2003 115 103 108 112 109 115 107 ndice - ano 2004 117 105 110 120 108 120 106 Peso relativo (%) 25 30 10 7,5 7,5 15 5

Manuela Natrio Francisco Tom 23

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
Resoluo a) Ano 2003: IPC = 115*0,25 + 103* 0,30 + 106 * 0,10+ .+ 107* 0,05= 109,625 Ano 2004: IPC = 117* 0,25 + 103* 0;30 + 110* 0;10+..+.106* 0,05 = 112,15 b) Taxa de Inflao n = Taxa de Crescimento do IPC n/n-1 = (IPC n IPC n-1) * 100 / IPC n-1 Para o ano 2002-2003: Taxa de inflao 03/02 = (109, 625 100) * 100 )/ 100 = 9,625% Para o ano 2003-2004: Taxa de inflao 04/03 = (112,15 109,625) * 100 / 109,625 = 2,30% c) Equao de Fisher: MV = PT Onde: M = Oferta de moeda P = Nvel de Preos V = Velocidade de Circulao da Moeda T = Valor das Transaes de bens e servios

2010

Se aumenta o valor de M, mantendo-se V e T constantes, devido ao factos dos hbitos de pagamentorecebimento serem constantes a curto prazo e a capacidade produtiva tambm, a consequncia um aumento dos Preos!

Manuela Natrio Francisco Tom 24

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Captulo III A Moeda e o Crdito na Economia e o Financiamento da Economia

Objetivos: Conhecer as diferentes formas de moeda, funes e fontes de emisso e o processo de criao de moeda pelo sistema financeiro. Competncias: Identificar as diferentes instituies monetrias e financeiras, as suas funes, as diferentes formas de financiamento e aplicaes financeiras. Registar as alteraes e as operaes bancrias das diferentes instituies do sistema no processo de criao da moeda.

Manuela Natrio Francisco Tom 25

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

3.1- BREVE RESENHA HISTRICA DAS FORMAS DE MOEDA A moeda metlica Nas sociedades primitivas, em que as necessidades se limitavam subsistncia, cada um produzia o que necessitava, colhendo o que a natureza lhe proporcionava, vivendo-se em autossubstancia. Aqui o consumidor estava associado ao produtor. medida que as sociedades foram evoluindo, foram-se criando melhores condies de trabalho para uma melhor eficcia com base na especializao do trabalho. Tendo-se assim definido vrias estratgias como a diviso do trabalho e das tarefas. Se cada um procurava em outra pessoa aquilo que necessita-se trocando produto a produto, tnhamos a chamada troca direta. Dificuldades como a coincidncia de interesses na troca, para infinito nmero de bens, a negociao para encontrar o valor justo dos diferentes bens, inviabilizavam muitas trocas. Da advm a importncia da moeda que veio resolver todos estes problemas, e substituir a troca direta de produtos por produtos (Moeda-mercadoria) pela troca indireta ou monetria. Passou assim de ser imprescindvel o uso da moeda, pois, no s todos a aceitavam por saberem que com ela poderiam obter aquilo que necessitavam, como facilitava a equivalncia dos bens que passavam a ser avaliados em relao moeda. Desde cedo que os metais preciosos (a prata e o ouro) foram adotados como instrumentos monetrios, por razes de fcil transporte, homogeneidade, divisibilidade e raridade. Ao longo da histria a moeda passou essencialmente por trs etapas: A etapa da moeda Pesada (com lingotes de metal de peso varivel), a etapa da Moeda Contada (com moedas cunhadas com peso conhecido) e finalmente a etapa da moeda Cunhada (onde uma autoridade passa a ter o monoplio da emisso de moeda, normalmente uma autoridade poltica ou religiosa). No que respeita aos sistemas metlico-monetrios, observaram-se trs etapas: primeiro o Sistema de Padres Paralelos, Sistema Bimetlico, cujo desaparecimento esteve na origem

Manuela Natrio Francisco Tom 26

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

da lei de Gresham (A Moeda M Expulsa a boa de circulao) e finalmente o Sistema Monometlico (que durou at 1971, altura em que o Presidente dos EUA, declarou a inconvertibilidade do USD em Ouro). Nota de banco Segundo Andrade (1998) a nota de banco desenvolveu-se na Europa a partir do Sculo XVII. Esta forma de meio de pagamento deriva diretamente dos certificados que eram emitidos pelos banqueiros e que comprovavam a receo dos depsitos em metal precioso Letras de Cmbio. As letras de cmbio eram utilizadas como meio de troca entre comerciantes mas no constituam verdadeira moeda, pois os montantes emitidos correspondiam ao valor das espcies metlicas depositadas nos bancos Estas letras circulavam na vez da moeda metlica era uma nota representativa dos metais preciosos. Nesta altura as notas emitidas pelos bancos estavam integralmente cobertas pelo seu valor em metal que substituam em circulao. Mais tarde quando os bancos combinam as operaes de captao de depsitos e de concesso de crdito e desconto de ttulos deu-se um passo para uma nova etapa a que se pode chamar a etapa da nota de banco convertvel ou moeda fiduciria (fidus significa confiana). A constatao por parte dos bancos da aceitabilidade das suas notas criou nos bancos o hbito de entregarem notas em vez de metal nas operaes de desconto. Este tipo de operao tornou-se possvel porque os bancos constataram que os portadores das suas notas no reclamavam simultaneamente o seu reembolso em metal. Assim, foi-lhes possvel avaliar o risco de no conservar uma cobertura integral em metal para as notas que emitiam. Por conseguinte a nota de banco torna-se uma verdadeira moeda distinta da moeda metlica, deixando as notas de banco de estar totalmente cobertas em ouro. Em consequncia de inmeras bancarrotas e fraudes bancrios, com graves consequncias financeiras e sociais, no final do Sculo XIX, a emisso de notas passou a ser monopolizada por uma autoridade, designada Banco Central e passou-se fase da moeda inconvertvel ou papel-moeda de curso forado. Estado intervm para impor a circulao

Manuela Natrio Francisco Tom 27

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

obrigatria da nota de banco, numa poca em que a aceitabilidade social desta forma metlica estava muito longe da que lhe reconhecemos hoje. Moeda Escritural O desenvolvimento do sistema bancrio levou ao aparecimento de outros mtodos para efetuar pagamentos como os cheques ou de ordens de pagamento. Ou seja o pagamento feito por um simples jogo de Escrita nos Bancos. E assim estamos perante uma nova forma de moeda escritural, em que o saldo credor de uma conta bancria passa para outrem, sem efetiva movimentao de moeda no sentido material. O cheque tem vindo a perder utilidade devido s novas tecnologias da informao e comunicao, pois foi criada uma moeda digital na qual pode fazer circular milhes volta do Mundo mediante um simples toque no teclado de um computador. Por isso se fala da: Moeda eletrnica: Esta resulta da utilizao de cartes que permitem o levantamento de dinheiro a qualquer hora e em diferentes locais. Estes cartes podem ser de dbito e de crdito e permitem realizar vrias operaes tais como: obter estratos de conta; fazer depsitos e pagamentos, etc. so um suporte de moeda escritural. Moeda informtica: trata-se de outra forma de movimentar a moeda escritural, executa pagamentos pelo computador ao banco de que o agente econmico cliente. So essencialmente as empresas que utilizam este processo, no entanto o nmero de particulares que comunicam com o seu banco por esta via tem vindo a aumentar. Conclui-se que houve uma progressiva desmaterializao da moeda ao longo da sua evoluo. A moeda no acaba na moeda de papel, pois esta desaparece com a moeda bancria (circulao de um depsito no tem qualquer realidade material, no tem existncia fsica). A desmaterializao da moeda apresenta hoje formas muito sofisticadas. Agora, mais do que moedas ou notas, dinheiro informao eletrnica, um registo computacional. A utilizao generalizada de cartes de dbito e de crdito contribui para o lugar privilegiado que hoje em dia a moeda escritural ocupa no conjunto dos meios de pagamento.

Manuela Natrio Francisco Tom 28

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

3.2- CONCEITO DE MOEDA Moeda algo que sirva como meio de troca, algo que seja amplamente aceite como meio de pagamento. (Samuelson & Nordhaus, 1988). Podemos definir a moeda como sendo um bem de natureza instrumental que essencialmente se caracteriza pela sua aceitabilidade, trocabilidade e disponibilidade, e cuja posse, em consequncia, confere o direito de saque indeterminado na pessoa, no objeto, no tempo e no espao social onde circula, sobre a produo global de bens e servios (Andrade, 1998) Daqui podemos dizer que apresenta trs caractersticas prprias: Aceitabilidade Trocabilidade Disponibilidade 3.3 - FUNES DA MOEDA A moeda desempenha diversas funes, que justificam a sua existncia: Meio de troca: A moeda o instrumento intermedirio das trocas de aceitao geral, para ser recebido em contrapartida da cesso de um bem e entregue na aquisio de outro bem, afastando os inconvenientes associados troca direta. Isto significa que a moeda serve para solver dbitos e um meio de pagamento de aceitabilidade geral. Unidade de conta: A Moeda, atravs dos preos dos bens permite avaliar o valor dos bens se forma genrica e simples, isto permite contabilizar ou exprimir numericamente os ativos e os passivos, os haveres e as dvidas. A moeda serve de termo de comparao dos valores que so trocados e produzidos e na avaliao do valor de um bem ou do PNB.

Manuela Natrio Francisco Tom 29

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Meio de Pagamento A moeda serve para liquidar dividas e extinguir posies Credoras/Devedoras. Reserva de valor: A moeda pode ser utilizada como uma acumulao de poder aquisitivo, a usar no futuro. Assim, tem subjacente o pressuposto de que um encaixe monetrio pode ser utilizado no futuro, isto porque pode no haver sincronia entre os fluxos da despesa e das receitas, por motivos de precauo ou de natureza psicolgica. A moeda no o nico ativo a desempenhar esta funo; o ouro, as aes, as obras de arte e mesmo os imveis tambm so reservas de valor. A grande diferena entre a moeda e as outras reservas de valor est na sua mobilizao imediata do poder de compra (maior liquidez), enquanto os outros ativos tm de ser transformados em moeda antes de serem trocados por outro bem. Em perodos de alta inflao a moeda deixa de ser utilizada como reserva de valor, pois perde poder de compra. A estabilidade do valor da moeda depende da estabilidade dos preos. Com o passar do tempo, a moeda passou a ser um instrumento de poltica econmica: Meio de uma poltica monetria Meio de financiamento pblico e privado 3.4- OS AGREGADOS MONETRIOS Partindo da definio de moeda. possvel classificar os diversos tipos de moeda de acordo com a satisfao dos requisitos de suas principais funes e relaciona-la com sua liquidez. Alguns agregados mais comuns so: M1 (narrow definition of money): O agregado M1 foi definido como a moeda em circulao mais depsitos ordem. o agregado mais lquido, constitudo pelos meios de pagamento com liquidez imediata. M2 (broader definition of money). O M2 inclui o M1 mais depsitos a prazo fixo at dois anos e depsitos com pr-aviso at trs meses.

Manuela Natrio Francisco Tom 30

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

O M3 inclui o M2 mais acordos de reporte, aes e unidades de participao em fundos do mercado monetrio, bem como ttulos de dvida com prazo at dois anos. A Teoria Quantitativa da Moeda resulta da abordagem de fenmenos monetrios feita por Fisher (1911) atravs da clebre equao das trocas. Esta equao permite determinar a regra de formao dos preos. Esta teoria defende que o nvel geral dos preos surge relacionado diretamente com a quantidade de Moeda em circulao e pela velocidade de circulao. A teoria quantitativa da moeda foi formulada por David Hume (17111776) no sculo XVIII, pertencendo s teorias clssicas, explica a inflao como sendo um fenmeno exclusivamente monetrio. A razo entre a quantidade de moeda, vulgarmente designada de dinheiro, e as transaes anuais do sistema (em que a inversa a velocidade de circulao de moeda) depende da estrutura econmica, dos hbitos de consumo e poupana da populao, do nmero de populao de habitantes por distribuio geogrfica, da frequncia com que se pagam salrio e dos impostos. Considerando que esses fatores so constantes (ceteris paribus), a curto prazo, o nvel de preos surge como diretamente proporcional ao fluxo de dinheiro e inversamente proporcional ao volume fsico da produo. A teoria quantitativa da moeda dada pela equao: MV=PQ M Moeda, varivel exgena V Velocidade de circulao da moeda (constante a curto prazo) P Nvel de preos Q Nvel de produto (constante a curto prazo) Existem duas variveis constantes na frmula fundamental das trocas => V e Q (a velocidade de circulao considerada constante, depende de fatores institucionais) donde os preos surgem relacionados diretamente com a quantidade de Moeda.

Manuela Natrio Francisco Tom 31

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

3.5 - O SISTEMA MONETRIO E FINANCEIRO O Sistema Financeiro composto por um conjunto de instituio que asseguram, essencialmente, a canalizao da poupana para o investimento. Assim, estas instituies (denominadas, geralmente, instituies financeira1) desempenham um papel intermedirio entre os agentes econmicos pessoas, famlias, empresas, outras instituies, Estado que, num dado momento, se podem assumir como aforradores e, noutros momentos, como investidores. Na ausncia destas instituies, os agentes econmicos que necessitassem de crdito teriam de o obter diretamente junto dos aforradores. Hoje em dia, e como deve calcular, devido ao volume e complexidade das transaes financeiras, a sua realizao passa sobretudo por estas instituies, pelo que as funes que desempenham tm uma grande relevncia. Analisemos, de um modo geral, os setores que constituem o sistema econmico. Primeiramente surgem-nos os setores: Interno; Externo.

O setor interno abrange os agentes econmicos residentes que operam entre si no mesmo espao econmico e monetrio nacional. O setor externo abarca os setores: Financeiro; No Financeiro.

1 A legislao que, desde 1 de janeiro de 1993, regula o nosso sistema Financeiro chama empresas financeiras ao conjunto das instituies de crdito e sociedades financeiras, pelo que este conceito ser utilizado preferencialmente.

Manuela Natrio Francisco Tom 32

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Pode definir-se o primeiro como tendo capacidade para criar moeda e/ou estabelecer uma intermediao entre a poupana e o investimento. O setor no financeiro integra os aforradores e utilizadores de crdito, ou seja, a clientela em geral. O Setor Financeiro divide-se depois em: Monetrio; No monetrio. Pblico; Produtivo; Particulares (Familiar)

O Setor no financeiro decompe-se em;

No setor monetrio encontramos as instituies de crdito que criam moeda ou meios de pagamento, nomeadamente com base em recursos alheios multiplicados atravs de crdito concedido. O no monetrio constitudo pelas empresas financeiras que, no recebendo depsitos, concedem financiamentos, intermeando fundos prprios e recursos obtidos de emprstimos. A capacidade de criar moeda um dos fatores de distino entre o setor monetrio e no monetrio. Como se pode observar, o setor de financiamento um dos grandes setores da economia. Experimente, agora, traar uma linha no seu Quadro que delimite o Sistema Financeiro. Como v, possvel identific-lo! Algumas concluses se podem extrair de modo imediato, como por exemplo: Faz parte do setor interno da Economia; E composto pelos setores monetrio e no monetrio.

Manuela Natrio Francisco Tom 33

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Figura 1 - O SISTEMA FINANCEIRO NO QUADRO DA SECTORIZAO DA ECONOMIA

3 nvel
2 nvel 1 nvel

Ministrio Das Finanas Autoridades Monetrias Instituies De Crdito Sociedades Financeiras Banco Central

Monetrio Financeiro No Monetrio Setor Pblico Setor Produtivo

Setor Interno Economia No Financeiro

Administrao central Administrao local Segurana Social Empresas pblicas (no financeiras) Outras empresas (no financeiras

Setor Externo

Particulares/ Famlias

Alm desta funo de intermediao, as instituies financeiras exercem atividades especficas distintas, que as caracterizam. So, pois, estas atividades expressamente previstas nos diplomas que regem o Sistema Financeiro Portugus que esto na base da classificao das instituies ou empresas financeiras. Um destes diplomas, denominado Regime Geral das Instituies de Crdito e Sociedades Financeiras D. -L. 298/92 de 31 de dezembro, vai servir de base ao nosso estudo. Por vezes tambm designado por Lei - Quadro do Sistema Financeiro ou Lei Bancria.

Manuela Natrio Francisco Tom 34

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Em primeiro lugar importa referir que esta instituio viu o seu poder e autonomia reforados, nomeadamente, a partir do momento em que passou a ser responsvel pela autorizao para a constituio de novas instituies de crdito2(IC). Mas, analisemos melhor cada uma das principais funes do Banco Central. O Banco de Portugal, como banco central da Repblica Portuguesa, faz parte integrante do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) - (Art. 3./1 LOBP3). Como tal, prossegue os objetivos e participa no desempenho das atribuies cometidas ao SEBC e est sujeito ao disposto nos Estatutos do SEBC e do Banco Central Europeu (BCE), atuando em conformidade com as orientaes e instrues que o BCE lhe dirija ao abrigo dos mesmos estatutos. (Art. 3./2). Nos termos do artigo 105.-A, n. 1, do Tratado que institui a Unio Europeia, o Banco de Portugal emite notas com curso legal e poder liberatrio, sendo o BCE que tem o direito exclusivo de autorizar a emisso de notas de banco em euros. O BP tambm pe em circulao as moedas metlicas, sem prejuzo da aprovao pelo BCE do volume da respetiva emisso. Compete, igualmente, ao Banco Central Nacional, sem prejuzo dos condicionalismos decorrentes da sua participao no SEBC, entre outras funes: Gerir as disponibilidades externas do pas; Agir como intermedirio nas relaes monetrias internacionais do Estado; Aconselhar o Governo nos domnios econ6rnico e financeiro; Regular, fiscalizar e promover o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos; Orientar e fiscalizar os mercados monetrio e cambial, no mbito da sua participao no SEBC. Neste campo, cabe ao Banco Central, de acordo com as normas do BCE, designadamente, adotar providncias genricas ou intervir, sempre que necessrio, ao nvel do comportamento das taxas de juro e de cmbio, tendo em vista garantir os objetivos da poltica monetria e cambial;

2 3

Poder anteriormente exercido pelo Ministrio das Finanas, sob parecer do Banco de Portugal. Lei Orgnica do Banco de Portugal.

Manuela Natrio Francisco Tom 35

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Realizar a superviso das IC, das SF e de outras entidades que lhe estejam legalmente sujeitas. A fim de alcanar os objetivos e de desempenhar as atribuies do SEBC, o BP pode, ainda, efetuar operaes tpicas de banco central como, por exemplo: Redescontar e descontar Letras e Livranas e outros ttulos anlogos; Aceitar, do Estado, depsitos vista; Aceitar depsitos vista ou a prazo das IC, SF e outras IF; Abonar juros por depsitos vista ou a prazo.

Existem, por outro lado, um conjunto de operaes que se encontram vedadas ao BP, entre as quais salientamos: A concesso de descobertos ou de qualquer outra forma de crdito ao Estado e servios ou organismos dele dependente, salvo raras excees previstas na lei; A participao no capital, como scio de responsabilidade ilimitada, de IC, SF ou quaisquer outras sociedades. Mas afinal quem so o SEBC e o BCE? De uma forma abreviada podemos dizer-lhe que o SEBC foi a forma institucional encontrada para fazer face ao facto de cada Estado membro possuir um banco central e uma poltica monetria prpria, realidade incompatvel com a concretizao da Unio Monetria Europeia, que pressupe, precisamente, uma poltica monetria nica. Por outras palavras, a responsabilidade pela poltica monetria passou dos Bancos Centrais Nacionais para o SEBC/BCE, que anuncia e executa operaes da poltica nica em euros. Optou-se, assim, por uma estrutura tipo federal- o SEBC formado pelos vrios Bancos Centrais Nacionais e pelo BCE.

Manuela Natrio Francisco Tom 36

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

O tratado da Unio Europeia estipula que o objetivo principal do SEBC manter a estabilidade dos preos, sem prejuzo do apoio s polticas econmicas gerais da UE, tendo em vista contribuir para a realizao dos objetivos da Comunidade. Por curiosidade, informamos que o Governador de Banco de Portugal membro do conselho e do Conselho Geral do BCE. J as Outras Instituies de Crdito (O.I.M), so empresas cuja atividade consiste em receber do pblico depsitos ou outros fundos reembolsveis, a fim de os aplicar por conta prpria, mediante a concesso de crdito4. De um modo geral, pode dizer-se que as instituies financeiras tm como funo principal servir de intermedirio entre os diferentes agentes econmicos aforradores e investidores. Para desempenharem essa funo utilizam um conjunto de instrumentos e de mecanismos apropriados que levam em conta as diferenas de volume de capital, prazo e risco (aes: longo prazo e alto risco, certificados de depsito: curto prazo e baixo risco). Isto faz com que tentem criar condies para que todos os aforradores encontrem no Mercado formas de investimento que os satisfaam, sejam quais forem os volumes que pretendem aplicar, os prazos por que querem investir ou riscos que esto dispostos a correr. Utilizando um critrio mais restrito, podemos tambm dizer que, por um lado, os bancos captam poupanas - efetuam operaes passivas - e, por outro, concedem crdito operaes ativas. Estas so as duas traves mestras da sua atuao que se traduzem, afinal, na intermediao financeira. Mas, para completar, teremos ainda que considerar a funo desempenhada pelos servios. Esquematizando, temos:

Art. 2" do RGICSF (Regime Geral das Instituies de Crdito e Sociedades Financeiras)

Manuela Natrio Francisco Tom 37

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
Figura 2: Principais Operaes das O.I.M.

2010

BANCOS

OPERAES PASSIVAS Depsitos dos clientes; Emprstimos obrigacionistas Outros. PRESTAO DE SERVIOS

OPERAES ATIVAS Abertura de Crdito; Garantias; Descontos; Descobertos; Outros.

Guarda de Valores; Homebanking; Cobrana de conta alheia; Aluguer de cofres; Outros.

EXERCCIOS DE DEMONSTRAO Num dado pas conhecemos o valor da massa monetria mais alargada que de 1 000 000 Euros. Sabemos ainda que C = 0,6 D.O. , D.P. = 0,9 D.O. , as Reservas totais dos Bancos de Segunda Ordem so de 100 000 Euros e os depsitos totais esto cobertos por 10% de reservas legais. Nestas circunstncias, determine: a) O limite mximo de expanso de crdito nesta economia para satisfazer uma procura de crdito de 250 000 Euros. Resoluo: a) M = 1000 000 C = 0,6. DO DP = 0,9. DO RIoim = 100 000

b) A necessidade de refinanciamento junto do Banco Central, por parte dos bancos de segunda ordem,

Manuela Natrio Francisco Tom 38

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
RO = 10% = 0,1 M2 = C + DO + DP = 1000 000 = 0,6 DO + 1 DO + 0,9 DO = 1000 000 = 2,5 DO = DO = 1000 000 / 2,5 = DO = 400 000 C= C

2010

C + DO + DP = C = C M2 = C = 0,6 DO 1000 000 = C = 0,6. ( 400 000) 1000 000 = C = 0,24 DT = DO + DP = 400 000 + 0,9 DO = 400 000 + 0,9. (400 000) = 760 000 RO = RO = 0,1 = RO = RO = 76 000 DT K= 1 760 000 = K = 1 = K = 3,16

C + (1 C). RO M = K.REX

0, 24 + (1- 0, 24). 0,1

Manuela Natrio Francisco Tom 39

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
= 3,16. 24 000 = 75 840 Clculo Auxiliar: RT = RO + REX = 100 000 = 76 000 + REX = REX = 24 000 b) Crdito oferecido ( Cs) = 75 840 Como: Cb <Cd Credito procurado (CD) = 250 000

2010

Implica um refinanciamento por parte do Banco Central para satisfao do crdito. Necessita de refinanciamento = Cd Cb = 250 000 75 840 = 55113,9 K 3,16

Manuela Natrio Francisco Tom 40

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Captulo IV Problemas Conjunturais versus Polticas Econmicas: Modelo Clssico e Modelo Keynesiano
Objetivos: Pretende-se que o aluno conhea os principais problemas conjunturais e as diferentes polticas econmicas, segundo as diferentes paradigmas ideolgicos dos Liberais aos mais Intervencionistas. Competncias: Identificar os modelos subjacentes s polticas econmicas. Reconhecer os instrumentos de poltica econmica. Avaliar as consequncias das medidas de poltica econmica sobre a conjuntura de um pas. Saber fazer uma anlise critica e fundamentada da conjuntura economica que determinado pas atravessa.

Manuela Natrio Francisco Tom 41

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
4.1. PROBLEMAS CONJUNTURAIS VERSUS POLTICAS ECONMICAS O QUE CONJUNTURA ECONMICA?

2010

a situao econmica que um dado pais atravessa num dado momento e analisada atravs de um conjunto de indicadores econmicos. O QUE SO OS INDICADORES SCIOECONOMICOS? So dados e/ou informaes sinalizadoras ou apontadoras do comportamento (individual ou integrado) das diferentes variveis e fenmenos componentes de um sistema econmico de um pas, regio ou estado. So fundamentais tanto para propiciar uma melhor compreenso da situao presente e o delineamento das tendncias de curto prazo da economia, quanto para subsidiar o processo de tomada de decises estratgicas dos agentes pblicos (governo) e privados (empresas e consumidores). QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DESTES INDICADORES? avaliar as empresas; decidir projetos de investimento, avaliar a poltica econmica do governo; fazer comparaes internacionais; fazer previses; QUAIS OS PRINCIPAIS INDICADORES SCIO-ECONOMICOS UTILIZADOS EM PORTUGAL NA ANALISE DA CONJUNTURA? - (Produto Interno Bruto) o principal indicador da situao econmica. Mede o valor total de bens e servios produzidos na economia de um pas em um determinado perodo. calculado de acordo com as compras do consumidor e do governo, investimentos privados, e o valor total das exportaes ao que se retira o valor das importaes. - Divida Pblica - dvida governamental ou dvida pblica o termo usado para descrever o endividamento de um governo de um dado pas tambm chamada por vezes de dvida nacional.

Manuela Natrio Francisco Tom 42

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

- Taxa de inflao - pode ser entendida como o aumento generalizado e permanente dos nveis de preos do sistema econmico. - Exportaes de bens e servios - Representa o valor das vendas e outras remessas de bens e servios de propriedade para o exterior, realizadas por agentes econmicos residentes do pas, a preos de embarque, excluindo o pagamento de fretes, seguros, impostos e taxas. - Importaes de bens e servios - Representa o valor das compras e outros ingressos de mercadorias e servios procedentes do exterior do pas. - Saldo da balana comercial - mede a diferena entre o valor das importaes e exportaes de um pas durante um perodo determinado. -Taxa de desemprego - o nmero dos trabalhadores desempregados divididos pela fora de trabalho total. - Consumo Privado - o consumo que feito pelas famlias, enquanto agentes econmicos, na compra dos bens e dos servios que precisam para satisfazer as suas necessidades (alimentao, vesturio, habitao, divertimentos, etc.). - Consumo Pblico - o consumo do Estado realizado em consumos que so necessrios sua atividade e funo social (educao, sade, segurana, investimento pblico, proteo social, etc). 4.2. O QUE SE ENTENDE POR POLTICAS ECONMICAS? 4.2.1 O conceito de polticas econmicas Segundo Branco (2007), polticas econmicas so um grupo de decises coerentes tomadas pelo governo que, utilizando instrumentos econmicos, procuram atingir determinados objetivos a longo prazo. J Eleto e Dezordi (2002) defendem que funo do governo zelar pelos interesses e pelo bem-estar da comunidade em geral. Sendo assim, o setor pblico, que um agente econmico de peso, procura atuar sobre determinadas variveis e atravs destas alcanar determinados fins tidos como positivos para a populao.

Manuela Natrio Francisco Tom 43

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Podemos dizer que a anlise de polticas econmicas est no campo da macroeconomia uma vez que pretendem afetar a economia como um todo. Finalidades -> Objetivos - > Instrumentos -> Resultados Figura1: Esquema geral das polticas econmicas 4.2.2 Polticas conjunturais e polticas estruturais Polticas conjunturais: Tm como objetivo manter ou restabelecer o equilbrio econmico-financeiro a curto prazo. Polticas estruturais: Tm como objetivo modificar as estruturas da economia a longo prazo. Pretende adotar, preparar, orientar e impulsionar as modificaes estruturais para seguir com a evoluo econmica. Assim, Polticas Conjunturais Durao Objetivo Efeitos Curto Prazo Manuteno dos equilbrios Quantitativo Polticas Estruturais Longo Prazo Adaptao das estruturas Qualitativo

4.2.3. Os grandes objetivos das polticas econmicas Jan Tinbergen (1963) distingue quatro grandes objetivos do setor pblico: 1- O crescimento da produo: O estado deve prever ou facilitar o acesso a bens e servios essenciais tais como educao, sade, defesa, segurana, transporte e justia. Deste modo evita-se a desertificao.

Manuela Natrio Francisco Tom 44

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

2- Emprego cheio de fatores de Produo (Estabilizador): No interessa somente a taxa de desemprego pois as empresas no sabiam produzir de maneira duradoura com uma fraca taxa de uso das suas capacidades de produo. O estado deve estar atendo a inflao, taxa de desemprego e nvel de produo. 3- Estabilidade dos preos (regulador): O estado deve atuar de forma reguladora sob a atividade econmicas de modo a que consiga o controle de alguns preos, monoplios e aes que prejudiquem o consumidor. 4- O equilbrio externo (redistribuio): As polticas econmicas devem atingir e beneficiar os mais necessitados. A igualdade social deve ser uma prioridade do estado. A estes quatro objetivos, Xavier Greffe (1988) junta a estabilidade da taxa de cmbio. 4.3 - INSTRUMENTOS TRADICIONAIS DAS POLTICAS ECONMICAS 4.3.1 Polticas monetrias As polticas monetrias tm como objetivo controlar a oferta de moeda na economia. A lgica da poltica monetria consiste em controlar a oferta da moeda (liquidez) para determinar a taxa de juros de referncia de mercado (Cleto e Dezordi, 2002). Ou seja, o banco central de um pas eleva a taxa de juros diminuindo a oferta monetria e reduz a taxa de juro aumentando a oferta monetria. 4.3.2 Polticas oramentais Polticas oramentais ou, polticas fiscais, so o principal instrumento de poltica econmica do setor pblico. Consiste na elaborao e organizao do oramento de estado que define as receitas e gastos pblicos gastos num determinado perodo de tempo.

Manuela Natrio Francisco Tom 45

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
4.4 - A ESCOLHA DE POLTICAS CONJUNTURAIS 4.4.1 Polticas de estabilizao

2010

As polticas de estabilizao visam reduzir a velocidade da atividade econmica com vista a lutar contra a inflao. 4.4.2 Polticas de aumento Tm como objetivo aumentar a atividade econmica e o crescimento de produo. Com isto consegue-se um aumento dos lucros fiscais e uma diminuio dos custos de produo. 4.5. POLTICAS CONJUNTURAIS NA EUROPA Cabe ao Banco Central Europeu decidir as polticas monetrias a adotar enquanto que as polticas oramentais so da responsabilidade do estado. 4.5.1. A definio delicada dos objetivos das polticas monetrias Como j foi referido anteriormente, o Banco Central Europeu (BCE) tem como misso a estabilidade de preos. Neste sentido, o conselho do BCE adotou a seguinte definio: a estabilidade de preos ser definida como a aumento anual do ndice de preos no consumidor harmonizado para a rea euro inferior a 2% que amplamente compatvel com a maioria das definies atuais adotadas pelos bancos centrais nacionais da zona euro. A curva d A. W. Phillips publicada em 1958 mostra uma relao inversamente proporcional entre a taxa de desemprego e o nvel de inflao. O autor utilizou dados de inflao e desemprego do Reino Unido no perodo de 1861 a 1957. Esta curva pretende mostrar que quando a taxa de inflao aumenta, a taxa de desemprego diminui e viceversa. (ver cap. II sobre Inflao).

Manuela Natrio Francisco Tom 46

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

No entanto, possvel existem dois tipos de casualidades. Primeiro, a diminuio da taxa de desemprego dirigiria a uma elevao dos salrios no mercado de trabalho, logo um aumento de preos de forma a recuperar os lucros. Ou seja, a inflao teria origem no aumento dos salrios. Segundo, quando a inflao aumentasse, a taxa de desemprego diminua. Ou seja, qualquer poltica econmica deveria escolher entre o desemprego em detrimento da inflao, e a inflao as custas do desemprego. 4.5.2. Qual a poltica de cmbio para o euro? Aqui pe-se o problema do valor do euro: Euro forte ou euro fraco? Uma poltica de depreciao do euro conduzir a um aumento dos preos das importaes e por conseguinte, uma baixa do volume de importaes. Alm disso, a baixa do preo das exportaes pode permitir aumentar os volumes exportados. Ou seja, a depreciao conduzir teoricamente a um aumento de competitividade de preo, mas com riscos inflacionistas. Uma poltica de apreciao/valorizao do euro causar a uma baixa de preos das importaes e por conseguinte um aumento de importaes, em detrimento das produes nacionais. Por outro lado, a valorizao do euro aumenta o preo das exportaes, o que trava os volumes exportados. Ou seja, a valorizao do euro permite conter a inflao mas baixa a competitividade de preo. De acordo com a condio de Marshall-Lerner, ou do teorema das elasticidades crticas, a soma das elasticidades competitividade preo das importaes e das exportaes dever ser superior unidade.

Manuela Natrio Francisco Tom 47

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

4.6- POLTICAS ORAMENTAIS NACIONAIS OU POLTICAS ORAMENTAIS COMUNITRIAS? 4.6.1. Das margens de manobra reduzidas para as polticas oramentais nacionais Os estados tm de manter o dfice oramental abaixo de 3% do PIB. Quando isso no acontece o estado obrigado a tomar medidas para descer o dfice e caso o estado no tome as medidas necessrias esto previstas sanes a aplicar a esse estado. necessrio este rigor pois o aumento da dvida pblica de um estado e o pedido de capitais pode provocar um aumento das taxas de juro a longo prazo dos mercados financeiros, ou ainda uma elevao das taxas de juro a curto prazo decidida pelo BCE a fim de prevenir a inflao. Todos os pases da zona euro so prejudicados pelo aumento das taxas de juro pois trava a atividade econmica devido ao fracasso oramental de um s. 4.6.2. O oramento europeu: papel especfico, meios limitados O oramento europeu sustentado pela contribuio dos estados, por o imposto de alfndega das importaes de pases terceiros e por uma parte dos lucros de TVA. Porm, estes lucros so modestos uma vez que s representam 1,27% do PDB europeu. Estes recursos so destinados ao financiamento de duas grandes polticas a longo prazo: As polticas agrcolas e as aes estruturais. 4.6.3. Polticas oramentais para a Europa Para tornar mais eficaz o instrumento oramental dos pases europeus h duas solues possveis: o federalismo oramental ou a coordenao das polticas oramentais nacionais. O federalismo oramental tem por base constituir um oramento comunitrio suficiente para fazer face aos choques assimtricos que os pases europeus sofrem. A coordenao das polticas oramentais nacionais tm por finalidade assegurar a coerncia destas. Trata-se de uma coordenao informal. Uma vez que qualquer dfice oramental

Manuela Natrio Francisco Tom 48

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

nacional, suscetvel de ser financiado por emprstimo, poder aumentar as taxas de juro de todos os outros pases, necessrio definir os melhores meios para resolver as dificuldades conjunturais de uns, sem prejudicar os outros.

4.7. AS POLTICAS ESTRUTURAIS NA EUROPA 4.7.1 A poltica agrcola comum O objetivo das polticas agrcolas (PAC) desenvolver a produtividade da agricultura e dar incremento ao progresso tcnico. Desta forma assegura-se o desenvolvimento da produo agrcola e a utilizao tima dos fatores de produo, designadamente da mo de obra, assegurando deste modo um nvel de vida equitativo populao agrcola, nomeadamente pelo aumento do rendimento. A PAC tem tambm como objetivo estabilizar os mercados, garantir a segurana dos abastecimentos e assegurar preos razoveis nos fornecimentos aos consumidores. 4.7.2 A liberalizao dos mercados pblicos A construo europeia baseia-se numa lgica de reduo dos setores pblicos nacionais reconhecendo que os monoplios pblicos no correspondem aos ideais dos tratados de Roma, e da Unio Europeia. Em consequncia, diferentes diretivas da comisso europeia vo conduzir ao desmantelamento desses mesmos monoplios no domnio das telecomunicaes, da eletricidade, dos transportes de caminhos de ferro e dos Correios. Contudo para proteo dos consumidores, a comisso forou as empresas dos servios postais e das telecomunicaes a assegurar um servio universal, ou seja, uma obrigao mnima de servio pblico. 4.7.3 A poltica da concorrncia A Comisso Europeia desempenha igualmente um papel importante atravs da sua poltica da concorrncia. Assim, a Direo-Geral da concorrncia supervisiona praticas comerciais desleais. Quer se trate de acordos entre os concorrentes ou de acordos verticais (entre produtores e distribuidores), a Comisso tem a possibilidade de intervir se as regras do jogo

Manuela Natrio Francisco Tom 49

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

concorrencial no forem respeitadas. Do mesmo modo, as prticas discriminatrias (recusas de venda, tarifa diferenciada de acordo com a categoria de compradores) so igualmente o alvo das autoridades europeias. Desde 1989, a Comisso europeia supervisiona igualmente os movimentos de concentrao. Os acordos entre as empresas permite-lhes ocuparem uma posio dominante estando assim condenados. Este poder de interveno exerce-se para com os grupos estrangeiros cujo peso julgado excessivo sobre um dos mercados europeus. Mas esta poltica da concorrncia, visando limitar os fenmenos de concentrao, no vem sem desvantagens num contexto de mundializao, nomeadamente se as fuses das empresas flurem sobre posies dominantes sobre certos mercados europeus, em que a competitividade das sociedades europeias no mercado mundial pode ficar comprometida. 4.7.4 As polticas estruturais nacionais O enquadramento dos mecanismos de mercado Os mecanismos de mercado sero futuramente enquadrados pelas polticas estruturais atravs da liberalizao e da desregulamentao. Trata-se de desnacionalizar, de privatizar e de restabelecer o jogo da concorrncia condenando os abusos de posio dominante. A ao do Estado centra-se essencialmente a montante dos mercados para levar a economia evoluo, intervindo na ajuda investigao e desenvolvimento, na formao, na inovao e na melhoria da atrao do territrio para os investidores estrangeiros. A ajuda inovao A inovao surge como uma causa determinante e essencial da competitividade das naes. Contudo, os mecanismos de mercado no permitem, de maneira eficaz, a sua emergncia, sendo que o mesmo caracterizado como um bem pblico e pode ser financiado por um s agente econmico. Nesta lgica, nenhuma empresa tomaria o risco do financiamento e preferiria adotar um comportamento de passageiro clandestino, isto , tirar proveito dos financiamentos em investigao, desenvolvidos e operados por outros. Tambm, as polticas estruturais devem apoiar financeiramente a investigao industrial e favorecer a sua divulgao no conjunto da economia. Alm disso, as polticas estruturais atuais

Manuela Natrio Francisco Tom 50

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

reabilitam o conceito protecionista de indstria nascente", atravs da noo de indstria estratgica. Uma indstria qualificada de estratgica se fonte de externalidades positivas, nomeadamente no domnio tecnolgico, como aquilo que frequentemente o caso nas indstrias do armamento, da construo aeronutica e do espao. Neste sentido, convm protege-lo da concorrncia internacional por polticas de apoio inovao. No entanto, num contexto de mundializao das empresas, a ajuda inovao nem sempre beneficia as empresas implantadas no territrio nacional, deste modo a divergncia que se observa entre a competitividade nacional e a das empresas torna os efeitos aleatrios de um financiamento pblico sobre os seus nascimentos. Podemos concluir que os objetivos da poltica econmica so geralmente incompatveis e os instrumentos utilizados so insuficientes em relao aos objetivos inicialmente delineados. A existncia de numerosos constrangimentos dificulta a atuao destes, reduzindo consideravelmente as margens de manobra das polticas. Para confrontar este problema as polticas industriais submetem estruturas da economia evoluo dos mercados a fim de criar uma competitividade econmica da estrutural nacional.

4.8. OS MODELOS ECONMICOS

4.8.1 - Conceito O sistema econmico pode ser representado por modelos que integram os seus principais elementos, inter-relaes e estrutura. Atualmente entende-se por modelo econmico toda a representao simblica, quantificada ou puramente conceptual, das relaes entre duas ou mais variveis caractersticas de um dado conjunto. Assim um modelo econmico uma representao simplificada da realidade. A Primeira escola de economia cientfica foi chamada ESCOLA FISIOCRATA. Os fisiocratas consideram que toda a riqueza provm de atividades ligadas ao setor primrio, a

Manuela Natrio Francisco Tom 51

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

agricultura. A indstria apenas diversifica o produto e o comrcio distribui. Eram contra o intervencionismo na economia Num contexto influenciado pela Revoluo Industrial, surge a ESCOLA CLSSICA, defendendo a Ordem econmica atravs do liberalismo e caracterizando-se: - Pela procura no equilbrio do mercado (oferta e procura), - Pela no interveno do estado na atividade econmica; - E pela satisfao das necessidades humanas atravs da diviso do trabalho. Esta escola defende que o desenvolvimento econmico, passa pelo incentivo da concorrncia que assente no mercado e nas leis de mercado. Afirmava que a livre concorrncia levaria a sociedade perfeio e equilbrio uma vez que a procura do lucro mximo pelas empresas promove o bem-estar da comunidade em geral e a afetao racional dos recursos. A origem da abordagem clssica teve um contributo imprescindvel com a obra A Riqueza das Naes de Adam Smith, publicado em 1776 e com a introduo do conceito de mo invisvel. A validade desta teoria depende de uma hiptese chave: no h rigidez em nenhum mercado como por exemplo um salrio mnimo. Os preos e salrios ajustam-se rapidamente para que a oferta e procura estejam em equilbrio em todos os mercados. Outra hiptese que quando os indivduos perseguem seus prprios interesses a economia tende para uma alocao eficiente dos recursos. Esta abordagem teve fortes implicaes em poltica econmica: o governo deveria ter um papel limitado na economia, e as polticas governamentais sero ineficientes para atingir os resultados desejados, como por exemplo tentar eliminar o desemprego.

Manuela Natrio Francisco Tom 52

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

As principais crticas s obras de Adam Smith (1776) residem no facto de sustentar a ideia do homem movido pelo egosmo e pelos seus interesses pessoais. Da Escola clssica h ainda a referir os contributos de Thomas Malthus (1798), que defendia que o excesso de crescimento populacional era a causa de todos os problemas da sociedade: A populao cresce em progresso geomtrica; enquanto os alimentos crescem em progresso aritmtica. O autor foi criticado por subestimar o ritmo e o impacto do progresso tecnolgico na atividade produtiva. De referir que John Stuart Mill (1874), tambm includo na escola clssica, introduziu na economia preocupaes de justia social. Quanto a David Ricardo (1817), mudou, de modo subtil, a anlise clssica da teoria do valor, mostrou as interligaes entre expanso econmica e distribuio de renda e tratou dos problemas do comrcio internacional e defendeu o mercado livre ou livrecambismo. Jean Baptist Say (1803), subordinou o problema das trocas diretamente produo a oferta cria a procura equivalente, pois os rendimentos criados pelo processo produtivo sero fortemente gastos na compra desta mesma produo. De Say a Adam Smith, a escola clssica foi alvo de fortes crticas, nomeadamente: Para Say, no h distino entre trabalho produtivo e trabalho no produtivo; enquanto para Adam Smith o trabalho produtivo era aquele que era executado com vista fabricao de um objeto material. Nesta temtica Say (1803) defende: "todos aqueles que fornecem uma verdadeira utilidade em troca dos seus salrios so produtivos. De Keynes (1936) s Teorias Clssicas: - O trabalhador prefere sempre trabalhar a no trabalhar; - Est interessado sobretudo em manter os seus salrios nominais: - Est sujeito ao fenmeno que chamou de iluso monetria.

Manuela Natrio Francisco Tom 53

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
NA TEORIA NEOCLSSICA O homem racional e portanto equilibra os seus ganhos e os seus custos. A principal preocupao era:

2010

O funcionamento de mercado e como chegar ao pleno emprego dos fatores de produo, baseada no pensamento liberal. Em 1936, com o livro A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda de Keynes, marca uma nova etapa da teoria econmica. Antes disso, a macroeconomia era chamada de Teoria dos Ciclos e no conseguiu explicar coerentemente a Grande Depresso de 1929. As altas taxas de desemprego por vrios anos eram inconsistentes com a teoria clssica e a mo invisvel mostrou-se completamente ineficaz. A Teoria Geral de Keynes ofereceu uma justificao coerente para a interveno governamental e para o nvel persistentemente elevado de desemprego. Para keynes, o capitalismo devia sofrer reformas significativas, pois era incompatvel com a manuteno do pleno emprego e da estabilidade econmica. 4.8.2 - O modelo Keynesiano Keynes assumiu que os preos e os salrios se ajustavam lentamente, o que significava que os mercados poderiam estar fora do equilbrio e abaixo do pleno emprego por muito tempo. Por Ex: o desemprego persistente porque os salrios e os preos no se ajustam numa velocidade suficiente para igualar o nmero de pessoas que querem trabalhar com o nmero de pessoas que as firmas querem empregar. Os principais contributos de Keynes foram: 1- Introduo de elementos bsicos da macroeconomia moderna: Multiplicador do rendimento Preferncia pela liquidez (papel da poltica monetria) Importncia das expectativas para o consumo e o investimento

Manuela Natrio Francisco Tom 54

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
2- A situao de pleno emprego era uma situao rara na economia;

2010

3- A moeda tem uma funo especulativa dependendo a sua procura tambm da taxa de juro; 4- A taxa de juro tem natureza monetria e no um fator determinante da poupana; 5- O fator determinante de poupana o rendimento e no a taxa de juro; 6- Quando o rendimento aumenta, a poupana aumenta tambm. As principais implicaes polticas do modelo keynesiano foram: Utilizar a poltica fiscal para tirar a economia da recesso. Ao aumentar os gastos pblicos em bens e servios, aumenta o produto diretamente e contribui para que as firmas contratassem mais, o que elevaria a rendimento disponvel e o consumo dos novos trabalhadores, aumento das receitas do estado que implicaria numa nova fonte de aumento de procura. Esta teoria foi fortemente criticado por: - As polticas econmicas keynesianas contriburem para o aumento da inflao; - Estabelecer uma lei nica de consumo, ignorando as diferenas procuras das classes sociais. - Por defender a Interveno do Estado, o deficit oramental e o endividamento pblico Ao incentivar: - O aumento do monstro do estado; - A boa remunerao de seus gestores. Biografia de JOHN MAYNARD KEYNES (1883-1946) - Economista ingls; - Professor em Cambridge desde 1908; - Delegado financeiro Conferncia de Paz de 1919; - Prope a criao do Fundo Monetrio Internacional de que viria a ser o primeiro governador; - Distancia-se das receitas da escola clssica, considerando que o desemprego s pode ser combatido pela interveno do Estado;

Manuela Natrio Francisco Tom 55

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

Defende a necessidade dos investimentos pblicos, de grandes trabalhos de obras pblicas e sistema de incentivos exportao; - Tenta, contudo, distanciar-se do chamado socialismo de Estado, advogando a descentralizao das decises; - Rejeita o laissez faire, defendendo o controlo estadual do aforro e do investimento, em nome da justia social e da estabilidade; As principais obras de Keynes so: - As Consequncias Econmicas da Paz (1929), - Tratado da Moeda (1930) - A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda (1936)
EXERCCIOS DE DEMONSTRAO

1 -Considere uma economia caracterizada por:

Y = 2 N ,..................................0 N 50 Y = 4 N 0,02 N 2 50.......... N > 50


N s = 100( W ) P

S = 20 + 100 i I = 50 200 i M = 200 P=1 a) Represente graficamente a funo produo e a produtividade marginal do trabalho. b) Determine analtica e graficamente os nveis de emprego, do produto e a taxa de salrio de equilbrio. c) Mostre como se efetua a repartio do produto em termos analticos e grficos. d) Que situao se observa no mercado de trabalho, se o salrio real (W/P) for fixado em 0,9 u.m. , e no caso de ser de 0,8 u.m. ? Justifique, explicitando os pressupostos implcitos no modelo clssico. e) Supondo que no se alteram os hbitos de pagamento da economia, determine as consequncias do aumento da oferta de moeda para 300 u.m., sobre: i) os nveis de preos e salrios; ii) os nveis de produto e de emprego.

Manuela Natrio Francisco Tom 56

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
Resoluo a) Estudo da funo: (2N) = 2
(4N 0,02 N 2 - 50) = 4 0,04 N (4N 0,02 N 2 - 50) = 0,04 4 0,04 N = 0 N = 100 ( um mximo)

2010

N 0 10 30 50 75 100 150

y 0 20 60 100 137,5 150 100

Funo produo
y 160 140 120 100 80 60 40 20 0 0 10 30 50 75 100 150 N

Pmg = y N 0 10 30 50 75 100 150 Pmg 2 2 2 2 1 0 -2 Pmg N Funo produtividade marginal do Trabalho 2,5 2 1,5 1 0,5 0 -0,5 -1 -1,5 -2 -2,5 N 10 30 50 75 100 150

Manuela Natrio Francisco Tom 57

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

b) N S = 100 (W/P)
Pmg N = W/P Condio de equilbrio da empresa

4 0,04N = W/P -0,04N = W/P 4

N = 4 W/P N = 100 25 W/PFuno procura de trabalho


0,04
S D Equilbrio no mercado de trabalho: N = N

100 W/P = 100 25 W/P 100 W/P + 25 W/P = 100


125 W/P = 100 W/P = 0,8

Substituindo na funo procura: N = 100 W/P = 100 0,8 = 80 Substituindo na funo produo: y = 4N 0,02 N 2 - 50 = 142
W/P 0 1 2 Ns 0 100 200

c)
S = I 20 + 100 i = 50 200 i 300 i = 30 i = 0,1 S = 20 + 100 0,1 = 30 I = 50 200 0,1 = 30

Manuela Natrio Francisco Tom 58

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I
Y = C + S 142 = C + 30 C = 112
d) W/P Oferta de Trabalho Ns 70 80 90 Procura de Trabalho Nd 82,5 80 70,5 Situao de mercado Nd>Ns equilbrio Nd<Ns

2010

0,7 0,8 0,9

e) Mercado Monetrio
M= 200-P=1 Y=142 Antes: M= K*Y*P 200= K (142) *1 200=K*142 K= 200/142 K= 1,408 Depois: 300= 1,408* (142) *P P= 300/ 199,936 P= 1,5 Ns=100 (W/P) M = k Y P 200 = K 142 1 k = 1,408 300 = 1,408 142 P P = 1,5 Aumento dos preos em 50%. W/P = 0,8 W/1 = 0,8 W = 1 W/1,5 = 0,8 W = 1,2 O salrio nominal aumentou 50%. M=300

Manuela Natrio Francisco Tom 59

INSTITUTO POLITCNICO DA GUARDA


Texto de Apoio de Fundamentos de Economia I

2010

5. BIBLIOGRAFIA on-line http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/economia/2.pdf http://www2.eeg.uminho.pt/economia/nipe/index_pt.htm http://www.iseg.utl.pt/disciplinas/mestrados/dci/dcipedcap1.htm http://gemf.fe.uc.pt/workingpapers/pdf/1998/gemf98_2.pdf http://www.bportugal.pt/euro/emudocs/rel_anual_ime_p/cap1/politicas.pdf Muller, J. et al, conomie - Manuel & applications, Dunod, 2004, pp. 203-218. Cleto, C. et al, Economia empresarial Publicaes, UNIFAE Amaral, Joo Ferreira, Poltica Econmica, Cosmos, Lisboa, 1996 Branco, Andr, AS POLTICAS ECONMICAS, INSTITUTO POLITCNICO DE COIMBRA, INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL, JUNHO DE 2007 BIBLIOGRAFIA

Andrade, J. S. (1998). Introduo Economia. Coimbra: Ed. Minerva. BCE (2005). A estabilidade de preos importante porqu?, BCE. Cardoso, M Manuela & Reis, Vitor (1997). Introduo Economia. Cleto, Carlos Ilton & Dezordi, Lucas Lautert (2002). Polticas Econmicas, in Mendes, J.T (coord.) Economia Empresarial, Coleo Gesto Empresarial. Fisher, Irving (1911). The Purchasing Power of Money, its Determination and Relation to Credit, Interest and Crises [1911] New York: Macmillan, 1922. New and Revised Edition. Hume, D., Essays: Moral, Political and Literary, E.F. Miller, ed. (Indianapolis, Ind.: Liberty Classics, 1985). Lipsey, R.G. & Steiner, P.O. (1969). Economics. 2nd ed. New York, Harper & Row. Malthus, Thomas (1798). An Essay on the Principle of Population. 1st ed. 1798, online at the Library of Economics and Liberty, online at the Library of Economics and Liberty http://www.econlib.org/library/Malthus/malPop.html; 6th ed. 1826. Mill, John Stuart(1874). A System of Logic. New York: Harper & Brothers,. Ricardo, David (1817) Principles of Political Economy and Taxation London: John Murray 1820. Samuelson, Paul A. (1975). Introduo Anlise Econmica. 8 ed. Rio de Janeiro, Agir, 1975. 2 v. Samuleson, P. & Nordhaus, W. (2005). Economia. 18 ed. Lisboa: McGraw-Hill. Say, Jean-Baptiste (1803). Trait d'conomie Politique (2 volumes - 1803).

Manuela Natrio Francisco Tom 60

Вам также может понравиться