Вы находитесь на странице: 1из 8

LEI N 5.

250, DE 29 DE JULHO DE 1985

Dispe sobre as promoes de Praas da Polcia Militar do Par e d outras providncias.

A ASSEMBL !A LE"!SLA#!$A D% ES#AD% D% PA&' estatui e eu sanciono a se(uinte Lei)

CAPTULO I GENERALIDADES

Art. 1 * As promoes de Praas da Polcia Militar do Par +arse*,o de acordo com as disposies estabelecidas nesta Lei- tendo em vista atender .s necessidades das %r(ani/aes Policiais Militares- . sele,o de valores pro+issionais e (arantir o acesso (radual e sucessivo na 0ierar1uia da Polcia Militar.

Art. 2 * A promo,o 2 um ato administrativo- e o plane3amento para a carreira Policial*Militar dos (raduados dever asse(urar um +lu4o re(ular e e1uilibrado.

Art. 3 * As promoes de Praas ser,o e+etuadas atrav2s de ato do 5omandante "eral da Polcia Militare4ceto as promoes por ato de bravura- 1ue ser,o reali/adas atrav2s de ato do "overnador do Estado.

CAPTULO II DOS CRIT!RIOS DE PRO"O#$O

Art. % * As promoes- dentro das va(as e4istentes em cada 6uadro 76PM" e 6BM"8 ser,o e+etuadas visando dar 3usto valor . capacidade pro+issional e .s 0abilitaes especiais dos (raduados- obedecendo*se aos se(uintes crit2rios) 98 Anti(:idade; <8 Merecimento; =8 Por ato de bravura- e >8 ?Post*mortem?. @ 9A * Eventualmente- a praa poder ser promovida por ato de bravura e ?post*mortem?; @ <A * As promoes por ato de bravura- independer,o da e4istncia de va(as- podendo- ainda- serem e+etuada ?post*mortem?; @ =A * E4istindo 3usta causa- poder 0aver promo,o em ressarcimento de preteri,o; @ >A * As promoes provenientes de aprova,o em concurso ou curso- s,o consideradas como pelo crit2rio de merecimento.

CAPTULO III DAS CONDI#&ES '(SICAS

Art. 5 * Por 1ual1uer dos crit2rios- ressalvados os de ato de bravura e ?post*mortem?- s,o condies imprescindveis para a promo,o . (radua,o superior) 98 #er concludo- com aproveitamento- at2 a data prevista para encerramento das alteraes- o curso ou concurso 1ue 0abilita ao desempen0o dos car(os ou +unes prBprios da (radua,o superior; <8 #er completado- at2 a data da promo,o- os re1uisitos de interstcio estabelecido nesta Lei;

=8 #er sido includo no 6uadro de Acesso 76A8 de sua respectiva 6PM" ou 6BM"; >8 Estar classi+icado- no mnimo- no comportamento ?Bom?; C8 #er sido 3ul(ado AP#% em inspe,o de saDde; E8 #er sido aprovado no #este de Aptid,o Fsica; G8 #er sido aprovado no e4ame de Aptid,o Pro+issional- nos casos de promoes a <A Sar(ento ou a Subtenente; H8 #er completado os se(uintes tempos de servio arre(imentado) a8 9A Sar(ento I9 7um8 ano; b8 <A Sar(ento I< 7dois8 anos; c8 =A Sar(ento I> 71uatro8 anos. Par(ra+o Jnico * Ser computado como servio arre(imentado- para +ins de in(resso em 6uadro de Acesso- o tempo passado em) a8 Knidade %peracionais 7PM e BM8; b8 Lr(,o de Apoio de Ensino e Material; c8 Funes t2cnicas de suas especialidades- pelos (raduados de 6PMP especialistas ou t2cnicos- em 1ual1uer %r(ani/a,o Policial*Militar.

Art. ) * Mos di+erentes 6uadros e4istentes na PMPA- ser,o computadas para +ins de promo,o- as va(as decorrentes de) 98 Promoes .s (raduaes imediatas; <8 Aumento de e+etivo; =8 A(re(aes; >8 Passa(em . inatividade; C8 Licenciamento do servio ativo; E8 Mudanas de 6PM" ou 6BM"- e G8 Falecimentos.

Art. * * As promoes a Subtenentes- 9A Sar(ento e <A Sar(ento- ser,o e+etuadas nas datas de <9 de abril e <C de setembro de cada ano- para va(as abertas e computadas at2 os dias 9I de 3aneiro e 9C de 3un0orespectivamente. @ 9A * As promoes a =A Sar(ento e a 5abo ocorrer,o ao t2rmino do respectivo curso ou concursoobservando*se neste Dltimo caso- o 1ue estabelece o arti(o 9= da Lei. @ <A * As promoes por ato de bravura e ?post*mortem? poder,o ser e+etivadas em observNncia .s datas +i4adas no caput deste arti(o. @ =A * Mo caso de +alecimento da praa- a promo,o por ato de bravura e4clui a promo,o ?Post*Mortem?1ue resultaria das conse1:ncias do ato de bravura.

Art. 8 * &essalvados os casos previstos nos itens = e > do arti(o >A desta Lei- nen0um soldado poder ser promovido a 5abo e nen0um 5abo poder ser promovido . (radua,o imediata- sem 1ue 0a3a sido aprovado em curso de +orma,o ou concurso.

Art. 9 * %s Subtenentes e Sar(entos- de 1ual1uer 6uadro- ser,o obri(atoriamente relacionados em Almana1ue anual- por ordem de (radua,o e de anti(:idade. Par(ra+o Jnico * %s =A Sar(entos ser,o includos no Almana1ue- na ordem decrescente de classi+ica,o +inal obtida em curso de +orma,o ou concurso.

Art. 10 * &essalvados os casos de promoes com base nos itens = e > do arti(o >A desta Lei- as demais promoes ser,o e+etuadas para preenc0imento de va(as- dentro de cada 6uadro- obedecendo*se as se(uintes propores e crit2rios em rela,o ao nDmero de va(as) 9 * A 5abo e a =A Sar(ento) mediante aprova,o e ordem de classi+ica,o intelectual obtida na conclus,o em curso de +orma,o ou concurso- se(undo a nature/a de cada 6uadro; < * A <A Sar(ento) I< 7duas8 por anti(:idade e I9 7uma8 por merecimento; = * A 9A Sar(ento) I9 7uma8 por anti(:idade e I9 7uma8 por merecimento; > * % Subtenente) I9 7uma8 por anti(:idade e I< 7duas8 por merecimento. @ 9A * A distribui,o das va(as pelos crit2rios de promo,o resultar da aplica,o das propores determinadas neste arti(o- sobre o total das va(as e4istentes nas (raduaes a 1ue se re+erem. @ <A * Oavendo resto na divis,o do nDmero de va(as e4istentes pelos crit2rios de anti(:idade e merecimento- em decorrncia- da aplica,o deste arti(o- ser o mesmo repartido pelos I< 7dois8 crit2rios se +or par ou distribudo para cada um deles- alternadamente- se +or mpar.

Art. 11 * Para os casos de promo,o a =A Sar(ento- por concurso- o tempo de permanncia como Soldadobem como na (radua,o de 5abo- 2 de I< 7dois8 anos.

Art. 12 * % (raduado a(re(ado 1uando no desempen0o de car(o ou +un,o militar- Policial*Militar ou de nature/a Policial*Militar- concorrer . promo,o por 1ual1uer dos crit2rios estabelecidos nesta Lei. Par(ra+o Jnico * % (raduado a(re(ado 1uando no desempen0o de car(o ou +un,o de nature/a civil somente concorrer . promo,o- pelo crit2rio de anti(:idade.

Art. 13 * Mos casos de aprova,o em concurso e a (radua,o inicial se3a de 5abo ou =A Sar(ento- os 5abos- Soldados e 5ivis 0abilitados somente ser,o promovidos apBs conclurem com aproveitamentoest(io obri(atBrio de I= 7trs8 meses de dura,o.

CAPTULO I+ DOS ,UADROS DE ACESSO

Art. 1% * Para a promo,o pelos princpios da anti(:idade e de merecimento- 2 indispensvel 1ue o (raduado este3a includo no 6uadro de Acesso correspondente. Par(ra+o Jnico * As disposies deste arti(o n,o se aplicam para os casos de promoes .s (raduaes de 5abo e de =A Sar(ento.

Art. 15 * %s 6uadros de Acesso por anti(:idade e por merecimento ser,o or(ani/ados em nDmeros de (raduados i(ual a I= 7trs8 ve/es o nDmero total de va(as a preenc0er na 1uali+ica,o- recrutado dentre a1ueles 1ue atendam aos re1uisitos estabelecidos no arti(o CA desta Lei- em cada 6PM" ou 6BM" numerados e relacionados) 9 * Mo 6AA * Ma ordem de precedncia 0ierr1uica estabelecida no Almana1ue de pessoal da PMPA- de Subtenentes e Sar(entos- Dltima edi,o. < * Mo 6AM * Ma ordem decrescente de pontos apurados na Fic0a de Promo,o.

Art. 1) * Em cada 6uadro de Acesso 7Anti(:idade e Merecimento8- dever constar um nDmero de candidatos 0abilitados . promo,o e1uivalente ao nDmero de va(as e4istentes. @ 9A * %s 6uadros de Acesso ser,o or(ani/ados I< 7duas8 ve/es por ano- na primeira 1uin/ena dos meses

de maro e a(osto respectivamente- para as promoes de abril e setembro. @ <A * 5onstar no 6uadro de Acesso para promo,o por merecimento- a soma (eral dos pontos obtidos pelos candidatos 1ue dele +a/em parte.

Art. 1* * #odo candidato 0abilitado e includo em 6uadro de Acesso por merecimento e n,o promovido- ter direito a sua inclus,o no prB4imo 6uadro- desde 1ue ven0a atender aos re1uisitos estabelecidos no arti(o CA desta Lei.

Art. 18 * M,o ser includo em 6uadro de Acesso- o (raduado 1ue) 9 * Dei4e de satis+a/er .s condies bsicas estabelecidas no arti(o CA desta Lei; < * +or condenado em processo criminal em primeira instNncia- at2 a decis,o da instNncia ou #ribunal Superior. 7reda,o dada pela Lei nA G.9IE- de 9< de +evereiro de <IIH8 = * $en0a atin(ir at2 a data da promo,o- a idade limite para permanncia no servio ativo; > * Este3a respondendo a 5onsel0o de Disciplina; C * #en0a so+rido pena restritiva de liberdade- por sentena passado em 3ul(ado- durante o perodo correspondente . pena- mesmo 1uando bene+iciado por livramento condicional; E * Este3a no e4erccio de car(o ou +un,o estran0a . polcia Militar- ressalvado o prescrito no @ CA do arti(o P= da 5onstitui,o Federal; G * Este3a em (o/o de licena para tratamento de assuntos de interesse particular; H * Se3a considerado desertor; P * #en0a sido 3ul(ado incapa/ de+initivamente para o servio Policial*Militar- e 9I * Se3a considerado desaparecido ou e4traviado. 99 * +or preso preventivamente ou em +la(rante delito- en1uanto a pris,o n,o +or revo(ada. 7!tem acrescido pela Lei nA G.9IE- de 9< de +evereiro de <IIH8

Art. 19 * Ser e4cludo do 6uadro de Acesso o (raduado 1ue) 9 * #en0a sido nele includo indevidamente; < * $ier a +alecer; = * $ier a ser promovido- inclusive por ato de bravura ou em ressarcimento de preteri,o; > * Passar para a inatividade ou ser licenciado do servio ativo- e C * $en0a a incidir em 1ual1uer das situaes descrita no arti(o anterior.

Art. 20 * Ser e4cludo do 6uadro de Acesso por Merecimento- 3 or(ani/ado- ou dele n,o poder constar- o (raduado 1ue a(re(ar ou estiver a(re(ado) a8 Por motivo de (o/o de licena para tratamento de saDde de pessoas da +amlia- por pra/o superior a IE 7seis8 meses contnuos; b8 Em virtude de encontra*se no e4erccio de car(o ou +un,o pDblica civil temporria- n,o eletivo- inclusive na administra,o indireta- e c8 Por ter passado . disposi,o de Lr(,o do "overno Federal- de #erritBrio ou Distrito Federal- para e4ercer car(o ou +un,o de nature/a civil. Par(ra+o Jnico * Para ser includo ou reincludo no 6uadro de Acesso por Merecimento- deve o (raduado abran(ido pelas disposies deste arti(o- reverter ao servio ativo- no Nmbito da 5orpora,o- ou a ele retornar- pelo menos =I 7trinta8 dias antes do pra/o previsto para a prepara,o do 6uadro de Acesso.

Art. 21 * A incapacidade +sica temporria- veri+icada em inspe,o de saDde- n,o impede o in(resso do (raduado em 6uadro de Acesso. Par(ra+o Jnico * Mo caso de incapacidade +sica de+initiva ou de incapacidade temporria por pra/o superior a I< 7dois8 anos- a Praa ser re+ormada con+orme dispuser o Estatuto dos Policiais*Militares do Estado do Par.

Art. 22 * % (raduado 1ue se 3ul(ar pre3udicado- em conse1:ncia de composi,o de 6uadro de Acesso- em seu direito . promo,o poder impetrar recurso ao 5omandante "eral- nos pra/os estabelecidos no Estatuto dos Policiais*Militares da PMPA.

CAPTULO + DA ANTIG-IDADE, DOS INTERSTCIOS E DAS ,UALI.ICA#&ES POLICIAIS "ILITARES

Art. 23 * A anti(:idade e o interstcio dos (raduados para e+eito de promo,o- s,o contados a partir da data em 1ue +oram promovidos . (radua,o 1ue ocupam- obedecida a coloca,o no Almana1ue e +eitos os descontos se(uintes) 9 * #empo de licena para tratamento de assuntos de interesse particular; < * #empo de servio em 1ual1uer car(os ou +un,o pDblica- n,o privativa de militar ou Policial*Militar- para a promo,o por merecimento; = * #empo de pris,o- por tempo passada em 3ul(ado; > * #empo de priva,o do e4erccio do car(o ou +un,o- em +ace de sentena 3udicial- e C * #empo de pris,o disciplinar- sem +a/er servio.

Art. 2% * Para a conta(em de anti(:idade e de interstcio- tomarse*,o por base o primeiro dia Dtil dos meses de maro e de a(osto- para os 6uadros de Acessos a serem or(ani/ados nas primeiras 1uin/enas da1ueles meses.

Art. 25 * Para +ins de inclus,o em 6uadro de Acesso- a praa dever ter completado- na atual (radua,oos se(uintes interstcios) 9 * 9A Sar(ento................................. I= 7trs8 anos; < * <A Sar(ento................................. I= 7trs8 anos; = * =A Sar(ento................................. IE 7seis8 anos.

Art. 2) * As 6uali+icaes Policiais*Militares- (erais e particulares- das praas da PMPA- s,o a1uelas aprovadas pelo Decreto Estadual nA P.PP=- de I= de +evereiro de 9PGG. Par(ra+o Jnico * Ma aplica,o desta Lei ser,o respeitada as normas aprovadas pelo Decreto Estadual re+erido neste arti(o.

CAPTULO +I DO PROCESSA"ENTO DAS PRO"O#&ES

Art. 2** % Lr(,o encarre(ado das providncias de prepara,o das promoes- 2 a 5omiss,o de Promoes de Praas 75PP8 da PMPA- a 1ual e4erce a +un,o de elemento re(ulador e principal +ator da +orma,o 0armQnica e e+iciente dos 6uadros de Praas.

Art. 28 * Para o preparo das promoes- os 5omandantes de Knidade- Sub*Knidade !solada ou 50e+es de Servio- remeter,o . 5omiss,o de Promo,o de Praa- at2 <H de +evereiro e =I de 3ul0o- respectivamenteas in+ormaes relativas aos candidatos- observando o 1uantitativo de elementos previsto no arti(o 9C desta Lei.

Art. 29 * %s documentos bsicos para o processamento das promoes de praas- a serem apreciados pela 5omiss,o de Promo,o de Praas- s,o os se(uintes) ! * Atas de inspe,o de saDde- do teste de aptid,o Fsica e do #este de Aptid,o Pro+issional- 1uando +or o caso; !! * Fol0as de Alteraes; !!! * Fic0a de 5onceito; !$ * Fic0a de Apura,o de #empo de Servio; $ * Fic0a de Promo,o. @ 9A * %s documentos a 1ue se re+ere os incisos !- !!- !!! e !$ deste arti(o- ser,o remetidos diretamente . 5omiss,o de Promo,o de Praas- nos pra/os previstos no arti(o <H desta Lei. @ <A * As Fol0as de Alteraes e a Fic0a de 5onceito- ser,o elaboradas pela Knidade em 1ue serve o (raduado; sendo o 5%M5E!#% da Praa emitido pelo 5omandante- Diretor ou 50e+e- ouvido sempre o 5omandante imediato do candidato. @ =A * %s documentos a 1ue se re+erem os incisos !$ e $ deste arti(o- ser,o elaborados- respectivamentepela Diretoria de Pessoal 7ou 50e+ia da 9a. Se,o do EM8 e pela 5omiss,o de Promo,o de Praas.

Art. 30 * %s resultados da inspe,o de saDde e do #este de Aptid,o Fsica dos candidatos- ser,o encamin0ados . 5omiss,o de Promo,o de Praas- >H 71uarenta e oito8 0oras apBs a reali/a,o dos mesmos.

Art. 31 * A a+eri,o do merecimento para +ins de promo,o a Subtenente- 9A Sar(ento e <A Sar(ento- ser reali/ada com base nas in+ormaes contidas na documenta,o do candidato- discriminadas no arti(o <P desta Lei.

Art. 32 * A promo,o por anti(:idade ou por merecimento- cabe ao (raduado 1ue ten0a atin(ido o primeiro lu(ar no 6uadro de Acesso respectivo- satis+eitas as e4i(ncias constantes nesta Lei.

Art. 33 * % processamento das promoes obedecer- normalmente- a se(uinte se1:ncia) 9 * Fi4a,o de limites para remessa de documenta,o das praas- a ser apreciada para posterior in(resso nos 6uadros de Acesso; < * Fi4a,o dos limites 1uantitativos de anti(:idade- para in(resso das praas nos 6uadros de Acesso por anti(:idade e por merecimento; = * !nspe,o de saDde e #este de Aptid,o Fsica e Aptid,o Pro+issional das praas includas nos limites re+eridos no item anterior; > * %r(ani/a,o dos 6uadros de Acesso; C * &emessa dos 6uadros de Acesso ao 5omandante "eral; E * Publica,o dos 6uadros de Acesso; G * Apura,o das va(as a preenc0er; H * &emessa ao 5omandante "eral- das propostas para promoes;

P * Promoes. Par(ra+o Jnico * % processamento das promoes obedecer ao 5alendrio constante do Ane4o 9 desta Lei- no 1ual tamb2m se especi+icam atribuies e responsabilidades.

CAPTULO +II DA CO"ISS$O DE PRO"O#$O DE PRA#AS

Art. 3% * A 5omiss,o de Promo,o de Praas 2 constituda dos se(uintes membros) * P&ES!DEM#E) * 50e+e do Estado*Maior "eral; * MEMB&% MA#%) * Diretor de Pessoal 7ou 50e+e da 9a. Se,o EM"8 * MEMB&%S) I9 7um8 %+icial Superior e 9 7um8 %+icial !ntermedirio; * SE5&E#'&!%) I9 7um8 9A #enente. @ 9A * 5om e4ce,o do Presidente e do Membro Mato- os demais componentes da 5omiss,o de Promo,o de Praas ser,o nomeados pelo 5omandante "eral- por indica,o do 50e+e de Estado*Maior "eral e substitudos anualmente- na primeira 1uin/ena de 3aneiro. @ <A * R e4ce,o do Membro Mato e do Presidente da 5PP- n,o poder,o +uncionar na 5omiss,o de Promo,o de Praas- os membros 1ue ten0am como candidatos aos 6uadros de Acesso- parentes at2 o >A 71uarto8 (rau inclusive- e os a+ins na mesma situa,o.

Art. 35 * 5ompete . 5omiss,o de Promo,o de Praas) 9 * Analisar- estudar e dar parecer nos processos relativos a promo,o de praas; < * %r(ani/ar os 6uadros de Acesso para promo,o de praas pelos crit2rios de Anti(:idade e de Merecimento- de acordo com normas estabelecidas nesta Lei; = * Propor ao 5omandante "eral sempre 1ue necessrio- a reali/a,o de curso ou concurso para 5abos e =A Sar(entos- com +im espec+ico de preenc0imento de va(as e4istentes nos 6uadros da PMPA; > * Au4iliar o 5omandante "eral- procedendo todos os atos necessrios ao +iel cumprimento desta Lei.

Art. 3) * Ao Presidente da 5omiss,o de Promo,o de Praas- incumbem particularmente) 9 * Fi4ar as datas de reunies ordinrias- assim como convocar as reunies e4traordinrias; < * Propor ao 5omandante "eral- por indica,o- a nomea,o dos membros de secretrio da 5omiss,o de Promo,o de Praa; = * Diri(ir os trabal0os da 5omiss,o de Promo,o de Praas; > * Desi(nar- por escala- os relatores de processos- e4cluda da1uela- o Secretrio da 5PP; C * Encamin0ar ao 5omandante "eral- os 6uadros de Acesso- at2 =I 7trinta8 dias antes das datas de promoes; E * #omar todas as medidas necessrias para +ins do +iel cumprimento das atribuies da 5omiss,o de Promo,o de Praas- previstas nesta Lei e demais le(islaes correlatas.

Art. 3* * 5ompete aos membros da 5omiss,o de Promo,o de Praas) 9 * #omar parte nas reunies da 5omiss,o- ordinrias e e4traordinrias- pro+erindo votos sobre as mat2rias discutidas; < * &elatar os processos distribudos; = * Au4iliar o Presidente da 5omiss,o em todos os assuntos de interesse da 5omiss,o de Promo,o de Praas.

Art. 38 * As decises da 5omiss,o de Promo,o de Praas ser,o tomadas atrav2s de vota,o e pelo crit2rio de maioria simples de votos. @ 9A As decises da 5omiss,o de Promo,o de Praas somente poder,o ser tomadas atrav2s de cotos da metade mais um de seus membros. @ <A * Para +ins de desempate nas votaes- o Presidente da 5omiss,o dever utili/ar o voto de 1ualidade. @ =A * % Secretrio da 5omiss,o n,o tem direito a voto.

Art. 39 * 5ompete ao Secretrio da 5omiss,o de Promo,o de Praas) 9 * Secretariar as sesses- lavrando atas de todos os trabal0os reali/ados; < * %r(ani/ar a escala de distribui,o de processos; = * Despac0ar com o Presidente- todos os assuntos de interesse da 5omiss,o; > * Preparar todas as correspondncias da 5omiss,o e submet*la . despac0o do Presidente ou . assinatura dos demais membros; C * #omar todas as medidas necessrias para o preparo e estudo das promoes de Praas; E * %r(ani/ar e manter em dia toda a documenta,o da 5omiss,o de Promo,o de Praas.

CAPTULO +III DAS DISPOSI#&ES .INAIS

Art. %0 * As promoes de praas mDsicos ser,o reali/adas de acordo com o disposto em re(ulamento espec+ico- obedecidas as prescries constantes desta Lei.

Art. %1 * Fica asse(urada .s praas- nos termos de disposies e re(ulamento anteriores- o direito 3 ad1uirido relativo . promo,o.

Art. %2 * %s casos omissos nesta Lei ser,o decididos pelo 5omandante "eral- com assessoramento dado pela 5omiss,o de Promo,o de Praas e 5omiss,o de Sustia.

Art. %3 * Esta Lei entrar em vi(or na data de sua publica,o- sendo revo(adas as disposies em contrrio e +icando o Poder E4ecutivo autori/ado a re(ulament*la no pra/o de EI 7sessenta8 dias.

PAL'5!% D% "%$E&M% D% ES#AD% D% PA&'- <P de 3ul0o de 9PHC.

SADE& F%M#EMELLE BA&BALO% "%$E&MAD%& D% ES#AD% !#A!& S' DA S!L$A SE5&E#'&!% DE ES#AD% DE SKS#!TA ALD% DA 5%S#A E S!L$A SE5&E#'&!% DE ES#AD% DE ADM!M!S#&ATU% L L!% &A!LS%M D!AS DE AL5VM#A&A SE5&E#'&!% DE ES#AD% DE SE"K&AMTA PJBL!5A

Вам также может понравиться