Вы находитесь на странице: 1из 19

A teoria do smbolo de Paul Tillich e a ps-modernidade: aproximaes e tenses

Guilherme Estevam Emlio1

ReSUMO Pretende-se abordar a teoria dos smbolos de Paul Tillich e suas implicaes hermenuticas na linguagem, na cultura, na histria e no ser humano. Aps isso, tentar-se- comparar poucos aspectos disso com a ps-modernidade, principalmente em relao impossibilidade da linguagem de exprimir o verdadeiro e o sagrado em contraste concepo de smbolo de Tillich. Palavras-chave: smbolo, Paul Tillich, ps-modernidade.

Paul Tillichs theory of symbol and its implications in postmodern thought


ABStraCt The aim of this paper is to discuss Paul Tillichs theory of symbols and its hermeneutic implications to language, culture, history and the human being. After that, there will be an attempt to compare a few of its aspects with postmodernism, chiefly in relation to the impossibility of language to express the real and the sacred in contrast with Tillichs conception of symbol. Keywords: symbol, Paul Tillich, postmodernism.

Mestrando em Cincias da Religio na Universidade Metodista de So Paulo.


Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

38

Guilherme Estevam Emlio

Introduo O questionamento do princpio ontoteolgico da origem, credenciada pela metafsica ocidental como fundamento matricial de toda a vida, lanou o homem moderno numa grande crise existencial, e a lgica da identidade e da presena foi abalada pela ps-modernidade. Nesse contexto em que a ps-modernidade filosfica se destaca e questiona os fundamentos da razo e da linguagem, qual a significncia e o diferencial que a arte e a teologia podem trazer para as novas formas de compreenso filosficas do sculo XXI? Jaci Maraschin entende que a religiosidade do sculo XXI caracterizada por seu aspecto mstico e esttico. Assim, o aspecto no-semntico do smbolo se destaca, pois mostra os limites da filosofia moderna na sua relao com o simblico e o sagrado2. A linguagem mitolgica, em sua dimenso simblica, nos abre novos horizontes impossveis para a linguagem tcnico-cientficaindustrial e se apresenta como possibilidade de invadir o campo do no-dizvel. Paul Tillich considera a linguagem fundamental para a cultura e o ser humano. Em meio cultura, a linguagem simblica busca explicitar a importncia da religio e a possibilidade de expresso de preocu pao ltima. Aquilo que toca o homem incondicionalmente precisa ser expresso por meio de smbolos (...) apenas a linguagem simblica consegue expressar o incondicional3. Pretende-se abordar a teoria dos smbolos de Paul Tillich e suas implicaes hermenuticas na linguagem, na cultura, na histria e no ser humano. Aps isso, tentar-se- comparar poucos aspectos disso com a ps-modernidade, principalmente em relao impossibilidade da linguagem de exprimir o verdadeiro e o sagrado em contraste concepo de smbolo de Tillich.

MARASCHIN, Jaci. Em busca de nova humanidade. In: Tempo e Presena, Maro/abril de 1999. p. 09 3 TILLICH, Paul. Dinmica da f. Trad. Walter O. Schlupp. 3. ed. So Leopoldo, RS: Sinodal, 1985, p.30
2

Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

A teoria do smbolo de Paul Tillich e a ps-modernidade

39

1. Conceito de ps-modernidade O conceito de ps-modernidade traz consigo diversos campos de conhecimento e opinies. Uns dizem que significa o avano da cultura da sociedade capitalista, outros dizem que uma espcie de modismo, promoo publicitria e espetculo vazio parte de uma lenta transformao cultural emergente nas sociedades ocidentais4.
A cosmoviso moderna buscava associar a verdade racionalidade e fazia da razo e da argumentao lgica os nicos rbitros da credibilidade humana. O esprito ps-moderno, ao contrrio, questiona o conceito de verdade universal - descoberta e comprovada, graas aos esforos racionais - e d lugar a outras formas de apreenso da verdade, que j no nica, conquanto ligada inevitavelmente aos diferentes contextos socioculturais.

Em relao arquitetura, Charles Jencks data o final da modernidade e passagem para a ps-modernidade no dia 15 de Julho de 1972, quando o projeto de desenvolvimento de habitao Pruitt-Igoe foi dinamitado como um ambiente inabitvel para as pessoas abrigadas de baixa renda5. Na filosofia, a mescla de um pragmatismo americano revivido com a onda ps-marxista e ps-estruturalista que abalou Paris depois de 1968 produziu o que Bernstein (1985, 25) chama de raiva do humanismo e do legado do Iluminismo. Isso desembocou numa vigorosa denncia da razo abstrata e numa profunda averso a todo projeto que buscasse a emancipao humana universal pela mobilizao das foras da tecnologia, da cincia e da razo. At o Papa Joo Paulo II chegou a tomar partido do que ele conhecia como ps-moderno. Rocco Buttiglione afirma que a ausncia de ataques do Papa em relao ao marxismo e ao secularismo liberal ocorreu porque o Papa acreditava que essas filosofias j haviam perdido seu atrativo e seu tempo havia passado. Figuras ilustres como o Papa Joo Paulo II e o
HARVEY, David. Condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. Traduo de Adail Ubirajara Sobral, Maria Stela Gonalves. So Paulo: Loyola, 2004.p.45 5 HARVEY, 2004, p.45.
4

Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

40

Guilherme Estevam Emlio

Prncipe de Gales j recorriam retrica e argumentao ps-modernas. Isso indica que a ps-modernidade j estava causando mudana na estrutura do sentimento nos anos 80.6 A crise moral do nosso tempo uma crise do pensamento iluminista7, diz Harvey, porque, embora o homem possa ter emancipado da comunidade e da tradio da Idade Mdia em que sua liberdade era submersa, sua afirmao do eu sem Deus no final negou a si mesmo, j que, na ausncia da verdade de Deus, a razo foi deixada sem nenhuma meta espiritual e moral. Harvey sugere que o projeto teolgico ps-moderno reafirmar a verdade de Deus sem abandonar os poderes da razo8. A questo que fica a seguinte:
A ps-modernidade representa uma ruptura radical com a modernidade ou apenas uma revolta no interior dela contra outra forma de modernidade? (...) Ter ela um potencial revolucionrio em virtude de sua oposio a todas as formas de metanarrativa (incluindo o marxismo, o freudismo e todas as modalidades da razo iluminista) e da sua estreita ateno a outros mundos e outras vozes que h muito estavam silenciados (mulheres, gays, negros, povos colonizados com sua histria prpria)?9

Modernidade e ps-modernidade Hassan estabelece uma srie de oposies estilsticas para capturar as maneiras pelas quais a ps-modernidade se sustenta. Em sua tabela de comparaes, Hassan tenta mostrar aspectos da passagem da modernidade ps-modernidade. Por exemplo: Romantismo/simbolismo da modernidade se tornam parafsica e dadasmo na ps-modernidade; forma (conjuntiva e fechada) se torna antiforma (disjuntiva e aberta); assim como h transformaes dualistas em questes como: projeto e acaso; hierarquia e anarquia; domnio/logos e exaustido/silncio; obra de arte/obra acabada e processo/performance; distncia e participao;

HARVEY, 2004, p.47. HARVEY, 2004, p.47. 8 HARVEY, 2004, p.46. 9 HARVEY, 2004, p.47.
6 7

Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

A teoria do smbolo de Paul Tillich e a ps-modernidade

41

criao/totalizao/sntese e descriao/desconstruo/anttese; gnero/ fronteira e texto/intertexto; semntica e retrica; paradigma e sintagma; metfora e metonmia; significado e significante; metafsica e ironia. Ele acredita que esses processos da modernidade foram transformados na ps-moderndade10. Com base na tabela de Hassen, David Harvey busca examinar questes preponderantes sobre a ps-modernidade. Ele inicia com o que diz parecer ser o fato mais espantoso sobre a ps-modernidade. Define isso como: sua total aceitao do efmero, do fragmentrio, do descontnuo e do catico que formavam uma metade do conceito baudelairiano de modernidade11. Segundo Harvey, a ps-modernidade responde a isso no tentando transcender, opor-se ou definir elementos imutveis que poderiam estar contidos ali, mas nadando nas fragmentrias e caticas correntes da mudana, como se isso fosse tudo o que existisse. Foucault um exemplo disso. Ele nos instrui a desenvolver a ao, o pensamento e os desejos atravs da proliferao, da justaposio e da disjuno e a proferir o que positivo e mltiplo, a diferena uniformidade, os fluxos s unidades, os arranjos mveis aos sistemas; acreditar que o que produtivo no sedentrio, mas nmade12. Foucault e Lyotard buscam contrapor qualquer noo de que possa haver uma metalinguagem, uma metanarrativa ou uma metateoria mediante as quais todas as coisas possam ser conectadas ou representadas. As verdades eternas e universais, se que existem, no podem ser especificadas. Eles condenam as metanarrativas (amplos esquemas interpretativos como os produzidos por Marx ou Freud) como totalizantes, e insistem na pluralidade de formaes de poder-discurso (Foucault) ou de jogos de linguagem (Lyotard). Lyotard define a ps-modernidade simplesmente como incredulidade diante das metanarrativas13.

Hassan, I. The culture of postmodernism. Theory, culture and Society, n2, 1985, p.119-132. 11 HARVEY, 2004, p.49. 12 HARVEY, 2004, p.49 13 HARVEY, 2004, p.50.
10

Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

42

Guilherme Estevam Emlio

Huyssens enfatiza a abertura da ps-modernidade compreenso da diferena e da alteridade, bem como o potencial libertador que ela oferece a todo um conjunto de novos movimentos sociais (mulheres, gays, negros, ecologistas, autonomistas regionais etc.)14. Foucault consideraria essa idia de pluralismos de mundos como algo que coexiste na fico ps-moderna. Seu conceito de heterotopia, que significa coexistncia, num espao impossvel, de um grande nmero de mundo possveis fragmentrios, ou ento, espaos incomensurveis que so justapostos ou superpostos uns aos outros, 15 poderia ser uma imagem adequada para descrever essa fico. Aceitar a fragmentao, o pluralismo e a autenticidade de outras vozes e mundos traz um problema de comunicao e dos meios de exercer o poder atravs do comando. Em relao linguagem e comunicao, os ps-modernistas tendem a aceitar uma teoria diferente. Enquanto os modernistas pressupunham uma rgida e identificvel relao entre o significado (men sagem) e o significante (meio), o pensamento ps-estruturalista os v separando-se e reunindo-se continuamente em novas combinaes. O desconstrucionismo de Derrida surgiu como um poderoso estmulo para os modos de pensamento ps-moderno. Esse desconstrucionismo se caracteriza mais como um modo de pensar e de ler textos do que uma posio filosfica.
Escritores que criam textos ou usam palavras o fazem com base em todos os outros textos e palavras que depararam, e os leitores lidam com eles do mesmo jeito. A vida cultural , pois, vista como uma srie de textos em interseco com outros textos, produzindo mais textos (incluindo o do critrio literrio, que visa produzir outra obra literria em que os tex tos sob considerao entram em interseco livre com outros textos que possam ter afetado o seu pensamento). Esse entrelaamento intertextual tem vida prpria; o que quer que escrevamos transmite sentidos que no estavam ou possivelmente no podiam estar na nossa inteno, e as nossas palavras no podem transmitir o que queremos dizer. vo tentar dominar um texto, porque o perptuo entretecer de textos e sentidos est fora do nosso controle; a linguagem opera atravs de ns.
14 15

HARVEY, 2004, p.52. HARVEY, 2004, p.52.


Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

A teoria do smbolo de Paul Tillich e a ps-modernidade

43

Reconhecendo isso, o impulso desconstrucionista procurar, dentro de um texto por outro, dissolver um texto e outro ou embutir um texto em outro. Segundo Derrida, a colagem/montagem pode ser vista como modalidade primria do discurso ps-moderno. A heterogeneidade disso (na pintura, na escritura ou at na arquitetura) nos estimula, como receptores do texto ou imagem, a produzir uma significao que no poderia ser unvoca nem estvel16. Produtores e consumidores de textos (artefatos culturais) participam da produo de significaes e sentidos17. Minimizar a autoridade do produtor cultural pode possibilitar, segundo idias ps-modernas, a participao popular de determinaes democrticas de valores culturais. O problema disso poderia ser uma certa incoerncia ou vulnerabilidade manipulao do mercado de massa.
De todo modo, o produtor cultural s cria matrias-primas (fragmentos e elementos), deixando aberta aos consumidores a recombinao desses elementos da maneira que eles quiserem. O efeito quebrar (desconstruir) o poder do autor de impor significados ou de oferecer uma narrativa contnua.18

Derrida insiste na idia de que cada elemento citado quebra a continuidade ou linearidade do discurso e leva necessariamente a uma dupla leitura: a do fragmento percebido com relao ao seu texto de origem; a do fragmento incorporado a um novo todo, a uma totalidade distinta. A continuidade s dada no que chama de vestgio do fragmento em sua passagem entre a produo e o consumo. O efeito disso o questionamento de todas as iluses de sistemas fixos de representao19. Em relao poesia, Derrida entende que ela est sempre no desvio porque dramatiza a ao num momento em que se reatualiza um acontecimento original ligado natureza metafsica da linguagem.
18 19
16 17

HARVEY, 2004, p.55. HARVEY, 2004, p.55. HARVEY, 2004, p.55. Foster, 1983, 142 apud HARVEY, 2004, p.55.
Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

44

Guilherme Estevam Emlio

Mas o poema real coloca em ato, uma espcie de performativo impuro, ou seja, um performativo sem performativo, que se faz, desfazendo seu prprio ato. desta forma que a literatura diz melhor sua relao com o real, um real que se renova com a perda, visto que a verdade seria justamente a perda da verdade. Assim, o sentido das coisas usurpado de uma outra coisa, visto que elas no possuem uma primitiva pureza ortodoxa. A verdade , portanto, fabricada metaforicamente pelo sujeito. A apreenso de objetos , por isso, sempre metafrica20.

Dbora Cristina, ao falar sobre o desconstrucionismo de Derrida e a escrita, encerra seu artigo tentando apresentar o que seria uma das maiores preocupaes de Derrida: Des(a)fiar a trama da linguagem uma tarefa qual Derrida ir dedicar-se com afinco, propondo uma nova maneira de se encarar as relaes do homem com a linguagem, sobretudo no que tange s suas manifestaes mais elaboradas (e talvez, por isso, perigosas), a exemplo do discurso filosfico e do literrio21. Paul Tillich e a teoria do smbolo Linguagem e smbolo Tillich no pe a linguagem na base da anlise da cultura com o propsito de apresentar uma filosofia da linguagem. Porm a coloca no incio da discusso da auto-criao da vida sob a dimenso do esprito, porque a considera fundamental para todas as funes culturais. Na linguagem a comunicao se desenvolve participando de um universo de sentidos. O poder de comunicao do ser humano deve-se ao fato dele ter um mundo em correlao com um eu completamente desenvolvido. Isto o liberta da vinculao situao concreta, isto , ao aqui e agora especficos de seu ambiente. Em tudo o que concreto ele experimenta o mundo, em tudo o que particular ele experimenta algo universal. O ser humano possui linguagem porque possui um

20

21

SILVA, 2003, p.888. SILVA, Dbora C.S. Desconstrucionismo de Derrida e a escritura: nas dobras do ser e do no ser. Revista Estudos Goinia, v.30, n.4, 2003, p.888.

Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

A teoria do smbolo de Paul Tillich e a ps-modernidade

45

mundo, possui um mundo porque possui linguagem. 22. Ambos esto vinculados. A linguagem permite que o ser humano possua seu prprio mundo da forma que interpreta. Tanto a linguagem potica quanto a religiosa necessita e vive de smbolos. Os smbolos poticos mostram em imagens sensoriais uma dimenso do ser que no pode ser mostrada de outra forma, embora os tais sejam compostos de objetos da experincia cotidiana e sua expresso lingstica. A linguagem metodolgica e conceitual, por sua vez, est presente em todas as outras formas de linguagem, por isso acaba sendo confundida com elas. Essa linguagem finaliza e reduz todas as funes da auto-criatividade cultural do ser humano quando responde de forma direta pergunta pela verdade. Isso vale especialmente para a funo cognitiva e a linguagem criada por ela. Ela foi confundida com todas as outras porque, em parte, est presente nelas de forma pr-cientfica, e tambm porque d uma resposta direta pergunta que se formula em todas as funes da auto-criatividade cultural do ser humano a pergunta pela verdade23. A interpretao da linguagem antecipa estruturas e tenses da criatividade cultural. O encontro com a realidade sobre o qual se baseia uma lngua difere do encontro com a realidade em qualquer outra lngua. Mas exatamente este encontro em sua totalidade e em sua profundidade a substncia da auto-criao cultural da vida24. Os smbolos religiosos Em seu livro A Dinmica da F , especificamente na parte sobre os smbolos, Tillich inicia dizendo que aquilo que toca o homem incondicionalmente precisa ser expresso por meio de smbolos25, diz tambm que apenas a linguagem simblica consegue expressar o incondicional26. Dessa forma, fica estabelecida uma relao direta dos smbolos com o que ele considera preocupao religiosa. Tillich
TILLICH, 2005, p.518 TILLICH, 2005, p.520 24 TILLICH, 2005, p.520 25 TILLICH, 1985, p.30
22 23

Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

46

Guilherme Estevam Emlio

destaca seis caractersticas especficas dos smbolos. So elas: indi car algo que se encontra fora deles; participar da realidade que eles apontam; capacidade de levar-nos realidades inacessveis (como por ex. a arte e a poesia); abrir dimenses e estruturas da nossa alma que correspondem s dimenses e estruturas da realidade (ex. a msica); a impossibilidade de serem inventados arbitrariamente devido a sua provenincia do inconsciente individual ou coletivo e tambm devido forma deles sobreviverem somente quando radicam no inconsciente do nosso prprio ser; o surgimento e desaparecimento deles no tempo determinado eles no morrem por causa da crtica, mas quando no mais encontram repercusso nas comunhes que foram expressos27. Para Tillich o smbolo no apenas um sinal objetivo que indica um caminho aos que o visualizam. O smbolo como sinal, tambm in dica uma realidade fora dele mesmo; mas, diferente do sinal, o smbolo participa dessa realidade28. A grande diferena entre o smbolo e o sinal que o carter do sinal restrito, limita-se ao campo objetivo, enquanto o smbolo traz consigo elementos objetivos e subjetivos. Mesmo que ambos possuem caracterstica essencial comum indicao de algo que se encontra fora deles o smbolo faz parte daquilo que ele indica, como por exemplo, uma bandeira que participa do poder e do prestgio de uma nao pela qual levantada29. J o sinal, por sua vez, aponta para uma realidade externa, ligada no to intimamente como um smbolo o sinal vermelho, por exemplo, indica uma lei para um carro parar; os carros param porque h uma conveno que relaciona o sinal vermelho com o parar do carro, porm, ambos no se identificam diretamente.
preciso enfatizar especialmente a percepo de que smbolo e signo so distintos: enquanto o signo no tem uma relao necessria com aquilo que aponta, o smbolo participa na realidade daquilo que representa. O signo pode ser mudado arbitrariamente segundo s exigncias do momento. Mas o smbolo cresce e morre de acordo com a correlao entre aquilo que simbolizado e as pessoas que o recebem como smbolo.30 28 29 30
26 27

TILLICH, 1985, p.30 TILLICH, 1985, p.31-32 TILLICH, 1985, p.31 TILLICH, 1985, p.31. TILLICH, 2005, p.244.
Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

A teoria do smbolo de Paul Tillich e a ps-modernidade

47

Tillich diz ainda que o smbolo que aponta para o divino, s pode ser um smbolo verdadeiro se participa no poder do divino para o qual aponta31. Os smbolos, a arte e a preocupao suprema Seja l como designamos nossa preocupao suprema (...) as nossas afirmaes sempre tm significado simblico; e os smbolos ento usados mostram para alm de si mesmos e tm participao naquilo que eles designam32.
Toda arte cria smbolos para uma dimenso da realidade que no nos acessvel de outro modo (...) Um grande drama no nos d apenas uma nova intuio no mundo dos homens, mas tambm nos revela profundezas ocultas do nosso prprio ser (...) Existem aspectos dentro de ns mesmos, dos quais apenas nos podemos conscientizar atravs de smbolos. Assim tambm melodias e ritmos de msica podem se transformar em smbolos33.

Atravs de um smbolo, sempre ser acessada uma dimenso da realidade ou do esprito humano que, de outra maneira, no se posse acessar. O smbolo no uma linguagem que se possa manusear de forma consciente e rgida, pois provm do inconsciente individual ou coletivo34. A relao dos smbolos religiosos com a cultura est ligada principalmente questo da idolatria. Mesmo no tendo carter expressamente religioso, alguns smbolos so expressos na cultura de modo idoltrico, isto , desviando o foco da preocupao ltima a questes preliminares quando a nao a preocupao incondicional de uma pessoa, ento o nome da nao se torna para ele um nome santo e nao so dadas qualidades divinas que muito excedem a natureza e o propsito de uma nao 35. O fato de tais conceitos da vida
33 34 35
31 32

TILLICH, 2005, p.244. TILLICH, 1985, p.34. TILLICH, 1985, p.31. TILLICH, 1985, p.31. TILLICH, 1985, p.32.
Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

48

Guilherme Estevam Emlio

poderem ser elevados a smbolos tem sua raiz na prpria natureza do incondicional e da f36. Em Nveis de Relao entre Religio e Arte , religio significa ser tocado pelas questes ltimas, ter levantado a pergunta acerca do ser ou no ser em relao ao significado da prpria existncia, tendo smbolos pelos quais a questo respondida37. Para Tillich, esse seria o mais amplo e mais bsico conceito de religio. Os smbolos atuam tambm como elementos intermedirios nas respostas teolgicas s perguntas existenciais e principais elementos que distingue o religioso do no-religioso. Quando h religies tambm h, necessariamente, a presena de smbolos. A preocupao religiosa expressa atravs de smbolos tambm pode ser vista como algo que caracteriza a cultura. o olhar teolgico sobre a cultura dever ser, sobretudo, um olhar sensvel aos smbolos pelos quais esta cultura comunica aquilo que a toca incondicionalmente38. Tillich tambm diz que os smbolos surgem e desaparecem como seres vivos, sugerindo que os smbolos surgem quando a poca for prpria deles (num determinado tempo), e desaparecem quando esse tempo tiver ultrapassado, ou seja, quando j no encontram tamanha repercusso no grupo ao qual servia de expresso39. A linguagem simblica acessa uma dimenso antropolgica e psicolgica profunda do ser humano, uma dimenso em que o centro da pessoa se expe em imagens que exprimem o inexprimvel 40. Essa expresso a nica capaz de interpretar a experincia do religioso, do sagrado e da realidade ltima, permitindo acesso s mais profundas realizaes do esprito. Hermann Brandt, ao comentar sobre essa questo do smbolo, explicita que: aquilo que caracteriza as palavras de Tillich sobre Deus, e sua concepo de religio, igualmente decisivo para sua teoria sobre o smbolo: o smbolo institui a crtica contra. si prprio. Atravs do

TILLICH,1985, p.32. TILLICH, 2006, p.33. 38 MUELLER, 2005, p.128. 39 TILLICH, 1985, p.32. 40 MUELLER, 2005, p.129.
36 37

Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

A teoria do smbolo de Paul Tillich e a ps-modernidade

49

que representa, ele deve sempre deixar-se questionar41. O smbolo que institui sua prpria negao pe-nos diante de sentidos que possuem um carter revolucionrio. Revelao e smbolo Uma revelao remove o vu de algo que est oculto de forma especial e extraordinria. Esse carter oculto geralmente chamado de mistrio. A revelao da a conhecer algo, porm, trata-se de um evento que contradiz a atitude de cognio comum 42, pois o que essencialmente misterioso no pode perder seu carter de mistrio, mesmo quando revelado43. O smbolo se vale disto, atravs dele a realidade misteriosa do fundamento e o abismo de nossa existncia expressa e tambm oculta; ele revela e esconde ao mesmo tempo; a prpria realidade do mistrio se torna uma questo de experincia44. Segundo Tillich, o mistrio que se revela , antes de mais nada, nossa preocupao ltima, porque o fundamento de nosso ser. O carter revelatrio do smbolo depende da correlao entre objetividade e subjetividade. Correlao entre aquilo que simbolizado e as pessoas que o recebem como smbolo45. A revelao a manifestao daquilo que nos diz respeito de forma ltima. O mistrio revelado nossa preocupao ltima, porque o fundamento de nosso ser. (...) S o mistrio que de preocupao ltima para ns aparece na revelao46. Para Tillich, a revelao no o conhecimento da natureza e da histria, dos indivduos, do passado ou futuro, de coisas e acontecimentos ocultos. Essas coisas no so materiais da revelao, mas objeto de observaes, que deve ser submetido aos testes de verificao dos mtodos acadmicos para serem aceitos ou rejeitados47.

BRANDT apud MUELLER, 2005, p.130. TILLICH, 2005, p.121. 43 TILLICH, 2005, p.122. 44 TILLICH, 2005, p.122. 45 TILLICH, 2005, p.245. 46 TILLICH, 2005, p.123. 47 TILLICH, 2005. p.123.
41 42

Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

50

Guilherme Estevam Emlio

Essa revelao se apodera de um indivduo ou de um grupo. Ela tem carter subjetivo e objetivo. Quando algum se sente tomado pela manifestao do mistrio, mostra o carter subjetivo da revelao; j quando algo ocorre por causa do mistrio da revelao ter se apoderado de algum, j est manifesto o lado objetivo da revelao. O smbolo da queda Para Tillich, o smbolo da queda um captulo decisivo da tradio crist. O tal est associado ao relato bblico da queda de Ado, mas seu significado transcende o mito da queda e adquire significao antropolgica universal48. A teologia deve representar a queda como um smbolo para a situao humana em todos os tempos e no como o relato de um evento que aconteceu num passado distante. Para a compreenso do smbolo da queda Tillich prefere usar a expresso transio da essncia para a existncia49. Essa compreenso eliminaria o elemento do e evento real no tempo e apontaria somente para um significado que ainda conteria o elemento temporal diferente de um fato passado. A importncia desse smbolo explicitada na Teologia Sistemtica de Paul Tillich de forma a criticar o idealismo e o naturalismo. O smbolo de Deus Tillich considera que o smbolo fundamental para aquilo que nos toca incondicionalmente Deus, e esse smbolo est presente em todo ato de crer, mesmo quando esse ato inclui a negao de Deus. Isso significa que a palavra Deus, para Tillich, pode ser considerado um smbolo para o que toca o ser humano incondicionalmente. A partir dessa palavra possvel expressar, at mesmo, o atesmo. Aquele que nega a Deus com paixo incondicional, afirma a Deus, porque ele manifesta algo incondicional50.

TILLICH, 2005, p.324. TILLICH, 2005, p.324. 50 TILLICH, 1985, p.33.


48 49

Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

A teoria do smbolo de Paul Tillich e a ps-modernidade

51

Smbolo e mito Para Tillich so mitolgicos relatos como o do paraso, da queda de Ado, do dilvio, da sada do Egito, do nascimento virginal do Messias, seus mltiplos milagres, sua ressurreio e ascenso bem como sua esperada volta como juiz do cosmo. Em suma, todas as narrativas em que se descreve atuao divina entre os homens so entendidas como mitolgicas em sua essncia51, e esto sujeitas ao processo de demitizao. Entretanto, at mesmo a idia de demitizao deve ser rejeitada se tal conceito significar o expurgo dos smbolos e dos mitos. Tillich entende que possvel substituir um mito por outro, mas seria impossvel desligar o pensamento mtico da vida do esprito humano, pois o mito a associao de smbolos que exprimem o que nos toca incondicionalmente. A crtica radical ao mito uma reao ao fato de que a forma de interpretao dos mitos primitiva resiste a toda tentativa de entender o mito como mito, pois teme todo ato de demitologizao e acha que um mito quebrado perde sua verdade e sua capacidade de persuaso. A oposio demitizao se d, principalmente, quando os smbolos e mitos so entendidos literalmente52. A teoria do smbolo de Tillich e a ps-modernidade Harvey pergunta se a ps-modernidade pode ser vista como uma tentativa de suprimir os grandes sistemas que impedem a expresso livre de idias ou se ela somente deixa mais vulnervel os indivduos desse sculo para maior avano do capitalismo. Em se tratando de liberdade de expresso ou de idias, a psmodernidade pode ser um clamor contra as estruturas de poder e um grande passo contra as cadeias da linguagem, do discurso, dos sistemas e das instituies. Ela tira o eixo do sujeito e sistemas e redimensiona isso para a pluralidade. Stuart Hall v a ps-modernidade como grandes descentramentos da identidade e do sujeito. Pe tambm como um desses descentramentos o impacto do feminismo, como crtica terica e movimento social. Esses movimentos se opunham tanto poltica liberal
51 52

TILLICH, 1985, p.36. TILLICH, 1985, p.37.


Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

52

Guilherme Estevam Emlio

capitalista do Ocidente quanto poltica estalinista do Oriente. Alm disso, afirmavam as dimenses subjetivas e objetivas da poltica53. Para Stuart Hall a ps-modernidade acontece quando o sujeito do iluminismo visto como tendo uma identidade fixa e estvel foi descentrado, resultando em identidades abertas, fragmentadas e inacabadas. O poder reside no discurso, nas instituies, nas filosofias metafsicas e em toda tentativa humana de estabelecer parmetros universais, entende Foucault e Lyotard. Desestruturar esse poder pode ser um passo para a liberdade? O conceito de smbolo em Paul Tillich participa dessa realidade de desconstruo ou demitificao, porm, ao mesmo tempo, impede que juntamente com isso seja destruda toda possibilidade de expresso de preocupaes ltimas do ser humano. Tais preocupaes no se limitam ao aspecto formal e objetivo de definio da linguagem tcnica, mas transcende o texto e remete quilo que incondicionado, ou seja, penetra categorias implcitas no ser que so intraduzveis e injustificveis. Para Tillich, o problema principal da linguagem metodolgica e conceitual que ela finaliza e reduz todas as funes da auto-criatividade cultural do ser humano quando responde diretamente pergunta pela verdade. Tillich entende que a resposta sempre simblica. Como vi mos acima, o smbolo no uma linguagem que se possa manusear de forma consciente, pois provm do inconsciente individual ou coletivo e passa a existir somente quando se radica no inconsciente do nosso prprio ser54. Isso significa que o smbolo no se pe como um conceito intacto, mas como algo que est sujeito mudana de acordo com preocupaes que fundamentam grupos. Em Tillich, a questo do sentido do ser respondida. Isso pode ser visto como oposio ps-modernidade. Porm essa resposta no categrica ou tcnica, mas simblica, de modo que o ser expressa e interpreta um smbolo de acordo com suas preocupaes ltimas, e, a partir dos smbolos, consegue transcender a realidade objetiva.
HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Traduo de Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p.43. 54 TILLICH, 1985, p.31.
53

Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

A teoria do smbolo de Paul Tillich e a ps-modernidade

53

Logicamente, por se tratar do seu contexto cristo, Tillich expe alguns smbolos cristos como fundamentais para a transformao da sociedade, da histria e do ser, por ex.: O Reino de Deus, a Vida Eterna, a Presena Espiritual, a cura. Em suas correlaes, Tillich tambm no se omite em escolher os elementos que considera certos para estabelecer sua apologtica de perguntas existenciais e respostas simblicas. Assim, a leitura ps-moderna poderia criticar Tillich devido carga de significados que ele preserva ao usar termos tradicionalmente cristos como respostas plenas s perguntas existenciais, alm de afirmar categoricamente que esses termos se tratam de smbolos, ampliando assim a carga de significaes com o acrscimo da questo subjetiva e psicolgica. Claudio Carvalhaes tenta estabelecer uma ponte entre a teoria do smbolo de Tillich e a ps-modernidade:
O simbolismo de Tillich assim como a desmitologizao de Bultmann tornam-se sementes para novas teologias. Mesmo que sua ontologia declare que a nica afirmao no simblica de Deus que Deus ser-emsi,seu discurso teolgico infere a linguagem simblica para referir-se a Deus. Como possvel falar sobre o infinito usando-se uma linguagem finita, com expresses finitas, por meios finitos? por causa dessa impossibilidade que Tillich enfatiza o uso da linguagem simblica55.

Carvalhaes encerra seu artigo com as seguintes consideraes: As teologias ps-modernas precisaram de telogos como Bultmann e Tillich a fim de resgatar a linguagem das correntes aprisionadoras da determinao e da razo tcnicista e cientificista. Essa concepo de Paul Tillich sobre os smbolos aproxima-se da tentativa ps-moderna de libertar o indivduo da resposta direta pergunta pela verdade, descentralizando o foco do sujeito cartesiano e da lgica moderna. Tambm como crtica resposta no simblica pergunta pelo ser. Contudo, Tillich no deixa o sujeito se perder na busca pelo sentido dessa pergunta e do emaranhado de conceitos
55

MARASCHIN, Jaci. Em busca de nova humanidade. in Tempo e Presena, Maro/abril de 1999. p. 09


Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

54

Guilherme Estevam Emlio

que poderiam desfocar a prpria pergunta, antes, encontra respostas existenciais na figura dos smbolos. Nesse caso, as ambigidades da vida acontecem, mas podem ser superadas por smbolos teolgicos que remetem diretamente ao incondicionado. Poder-se-ia dizer que Tillich faz uma sntese de elementos intitulado como existencialistas e essencialistas e acaba centralizando o sujeito e suas sensaes a partir dessa concepo de smbolos. Nesse ponto ele se distancia da ps-modernidade que optaria por descentralizar o sujeito e se ater s simples anttese e desconstrues, ao invs da sntese. De qualquer forma, Tillich pode nos levar at mesmo ao questionamen to da ps-modernidade. Podemos perguntar: Ser que a tentativa de desconstruo no seria uma anttese das teses modernas que estaria tentando provocar no mundo atual uma espcie de sntese ou mesmo novo estgio no momento que valoriza o silncio e a desconstruo? No seria a ps-modernidade apenas mais um processo de sntese e at mesmo a tentativa de impor o pluralismo, o niilismo, desvalorizando o prprio pluralismo (que poderia se manifestar especialmente quando diversos grupos assumem diversas posturas) em sua tentativa de estimular, desconstruir ou mesmo descrever a pluralidade e o fragmentrio? Alguma pessoa ou grupo que se intitula ps-moderno no estaria correndo o risco de reduzir a pluralidade e a fragmentariedade s suas prprias desconstrues, leituras ou formas de escrever? Se assumir uma posio, mesmo que seja moderna, medieval ou antiga, no reflete o contexto da ps-modernidade, ento a ps-modernidade poderia se limitar a uma sntese auto-contraditria cuja preocupao simplesmente se sobressair e inovar idias (algo caracterstico da prpria modernidade) e pouco se difere dos grandes sistemas da modernidade. Contudo, a ps-modernidade, por seu carter plural, est sempre sujeita a desconstrues e reconstrues a partir de diferentes eixos. Nesse caso, as consideraes de Tillich em relao aos smbolos, mesmo no estando no sculo XIX, tambm traz importantes valores e questionamentos ps-modernidade. Jaci Maraschin j dizia que a religiosidade do sculo XXI caracterizada por seu aspecto mstico e esttico, e o aspecto no-semntico do smbolo se destaca, pois mostra os limites da filosofia moderna na sua relao com o simblico e o sagrado56. Alm disso, a linguagem simblica tambm pode questionar a
Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

A teoria do smbolo de Paul Tillich e a ps-modernidade

55

ps-modernidade, pois abre novos horizontes para alm da linguagem conceitual, e ainda se apresenta como possibilidade de invadir o campo do no-dizvel. Em outras palavras, a crtica ps-moderna no fecha a possibilidade de teologia e outras formas de expresses simblicas, antes, desconstri e reconstri valores cujas direes tentam ir alm da dogmatizao da metafsica. Referncias
HARVEY, David. Condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. Traduo de Adail Ubirajara Sobral, Maria Stela Gonalves. So Paulo: Loyola, 2004. 349p. HASSAN, I. The culture of postmodernism. Theory, culture and Society, n2, 1985, p.119-132. LYOTARD, Jean-Francois. A condio ps-moderna. Traduo de Ricardo Correa Barbosa. 7. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2002. 131 p. MARASCHIN, Jaci. Em busca de nova humanidade. In: Tempo e Presena, Maro/abril de 1999. MUELLER, Enio; BEIMS, Robert. Fronteiras e interfaces: o pensamento de Paul Tillich em perspectiva interdisciplinar. So Leopoldo: Sinodal, 2005. 196p. MONDIN, Battista. Os Grandes Telogos do Sculo Vinte. Trad. Jos Fernandes. 2.ed. So Paulo: Editora Teolgica, 2003. SILVA, Dbora C.S. Desconstrucionismo de Derrida e a escritura: nas dobras do ser e do no ser. Revista Estudos Goinia, v.30, n.4, p.865-889. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Traduo de Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. 102p. TILLICH, Paul. Dinmica da f. Trad. Walter O. Schlupp. 3. ed. So Leopoldo, RS: Sinodal, 1985. 87p. TILLICH, Paul. Historia do pensamento cristao . Trad. Jaci Correia Maras chin. So Paulo: ASTE - Associao de Seminrios Teolgicos Evanglicos, 1998. 265p. TILLICH, Paul. Teologia sistemtica: trs volumes em um. Trad. Getulio Bertelli, Geraldo Korndorfer. 5. ed. So Leopoldo, RS: Sinodal, 2005.

Revista Eletrnica Correlatio n. 16 - Dezembro de 2009

Вам также может понравиться