Вы находитесь на странице: 1из 4

02/01/14

Saxofone Wikipdia, a enciclopdia livre

Saxofone
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Saxofone , tambm conhecido popularmente como sax, um instrumento de sopro patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na Frana no sculo XIX. Os saxofones so instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita no a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). A maior parte dos saxofones so em B (como o sax tenor e o soprano) ou em E (como o sax alto e o bartono).

Saxofone

ndice
1 Histria 2 Construo 3 A famlia do saxofone 4 A boquilha 5 A palheta 6 Fabricantes 7 Referncias 8 Ver tambm 9 Ligaes externas

Histria
Ao contrrio da de muitos dos modos de instrumentos tradicionais, que para chegar ao seus formatos atuais foram evoludos de instrumentos mais antigos, dos quais muitas vezes no se conhece o inventor, o saxofone foi um instrumento deliberadamente inventado. Seu inventor foi o belga Antonie Joseph Sax, mais conhecido pela alcunha de Adolphe Sax. Filho de um fabricante de instrumentos musicais, Adolphe Sax aos 25 anos foi morar em Paris, onde comeou a trabalhar no projeto de novos instrumentos. Ao adaptar uma boquilha semelhante do clarinete a um oficleide, Sax teve a ideia de criar o saxofone. A data exata da criao do instrumento foi em 28 de junho de 1840[carece de fontes?]. Ao longo do tempo, diversas modificaes foram feitas, como a chave de registro automtica, introduzida no incio do sculo XX em substituio s duas chaves de registro que deveriam ser alternadas manualmente pelo instrumentista. Entretanto, as caractersticas gerais do instrumento permanecem as mesmas dos
pt.wikipedia.org/wiki/Saxofone

Informaes Classificao Instrumento de sopro Madeiras 422.212-71 Instrumento de palheta simples com chaves. Extenso

Classificao HornbostelSachs

Extenso escrita do saxofone. O registro real varia de acordo com o tipo de saxofone.

Instrumentos relacionados Saxofone sopranino,


1/4

02/01/14

Saxofone Wikipdia, a enciclopdia livre

originais criados por Adolphe Sax.

Construo
O saxofone um instrumento fabricado em metal, geralmente lato, com chaves, numa mecnica semelhante do clarinete e da flauta. composto basicamente por um tubo cnico, com cerca de 26 orifcios que tm as aberturas controladas por cerca de 23 chaves vedadas com sapatilhas feitas de couro e uma boquilha que pode ser de metal ou de resina, na qual se acopla uma palheta de bambu ou de material sinttico.

Saxofone soprano, Saxofone alto, Saxofone tenor, Saxofone bartono, Saxofone baixo, Saxofone contrabaixo.

A famlia do saxofone
A famlia do saxofone extensa. Todos os membros compartilham a mesma digitao e a escrita sempre em clave de sol, variando a transposio de acordo com o registro do instrumento. Dentre os sete instrumentos originalmente produzidos, h: Saxofone sopranino - o membro mais agudo da famlia dos saxofones. afinado em E ou, raramente, em F. Seu corpo reto. Saxofone soprano - o integrante mais agudo do quarteto de saxofones clssico1 . Afinado em B. H tambm sopranos afinados em C, mas so muito raros. O tradicional o de corpo reto, mas h tambm sopranos curvos. Saxofone alto - Um dos tipos mais comuns de saxofone. De registro mdio-agudo, tem a tessitura prxima da viola. afinado em E. Saxofone tenor - Tambm um instrumento muito comum. Tem registro mdio-grave. Afinado em B. H tambm os afinados em C (veja C-melody, logo abaixo). Saxofone bartono - o integrante mais grave do quarteto de saxofones clssico. Afinado em E. comum encontrar bartonos com uma nota a mais para o grave (A grave, que soa C), recurso raramente encontrado em saxofones mais agudos. Saxofone baixo - Muito utilizado em bandas sinfnicas e em grandes conjuntos de saxofones. afinado em B. Tambm pode contar com recurso do A grave (que soa G). Saxofone contrabaixo - o membro mais grave da famlia original do saxofone. afinado em E. O projeto de Adolphe Sax previa um instrumento ainda mais grave que o saxofone contrabaixo, entretanto, esse instrumento no chegou a ser produzido. Alm desses, h outros instrumentos, desenvolvidos posteriormente: Soprillo, instrumento em Si, uma oitava acima do saxofone soprano.
pt.wikipedia.org/wiki/Saxofone 2/4

Saxofone tenor em exposio

Um saxofone bartono

02/01/14

Saxofone Wikipdia, a enciclopdia livre

Soprano em C (no transpositor). Soprano semi-curvo (reto, com todel curvo e campnula virada para a frente, comumente conhecido como saxello) Alto em F, tambm conhecido como mezzo-soprano. Tenor em C (transpositor oitava) Bartono em F. Baixo em C (transpositor 15). Contrabaixo, em F. Tubax - Instrumento alemo desenvolvido a partir do saxofone, mas com calibre mais fino, o que facilita a emisso dos graves. H verses em E (mesma extenso do saxofone contrabaixo) e em Si (chamado de subcontrabaixo).

A boquilha
A boquilha a pea que se encaixa na extremidade mais fina do saxofone e na qual fixada a palheta. Seu funcionamento semelhante ao de um apito, que gera as vibraes que iro percorrer o corpo do instrumento. As boquilhas podem ser fabricadas em diversos materiais: massa plstica, metais, acrlico, madeira, vidro e at mesmo osso, contudo as de massa plstica e de metais so as mais utilizadas. O formato das boquilhas tambm pode variar, tanto externamente quanto internamente. Alteraes nos formatos implicam alteraes significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha da boquilha uma deciso muito pessoal para cada saxofonista. No existe um padro entre as fbricas e cada fabricante produz, geralmente, boquilhas com vrias aberturas.
Duas boquilhas para sax tenor.

Grosso modo, duas medidas internas so definidas: a altura da abertura e a sua profundidade. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais estridente ser o som produzido, j o contrrio resulta num som abafado e pequeno[carece de fontes?].

A palheta
A palheta est para o saxofone assim como a corda est para os instrumentos de corda. Ela a responsvel pela emisso do som pelo instrumento. Ao soprarmos a boquilha, gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som. As palhetas so fabricadas com madeira, geralmente cana ou bambu, porm existe palhetas sintticas, como a Fibracell, feita de um material de fibra e a Lgere e Bari, confeccionada em acrlico. Existem numeraes para determinar o nvel de dureza e de resistncia envergadura de uma palheta, mas esta numerao no padronizada, varia de fabricante para fabricante. Quanto mais dura a palheta, maior o esforo para a emisso da nota, contudo menor o esforo para manter o controle da afinao[carece de fontes?]. 2

Fabricantes
Os mais conhecidos fabricantes de saxofones no mundo so Buffet Crampon, Julius Keilwerth, Leblanc (Vito), Jupiter (Habro), Selmer , Conn, Cannonball, King, Buescher, Martin, Yamaha, e Yanagisawa. J dentre os fabricantes de boquilhas esto Selmer, Claude Lackey, Rico, Dukoff, Yanagisawa, Meyer, ARB, Otto Link,
pt.wikipedia.org/wiki/Saxofone 3/4

02/01/14

Saxofone Wikipdia, a enciclopdia livre

Meyer, Beechler, Bari e Vandoren. Os principais fabricantes de palhetas so Vandoren, Rico, Fibracell, Platicver e Gonzales. Um dos fabricantes de saxofones mais respeitados pelos saxofonistas a companhia francesa Selmer Company, que conquistou a preferncia de grandes saxofonistas como John Coltrane - que celebrizou o tenor modelo Mark VI - e Coleman Hawkins. Tambm h modelos famosos, como os da Conn: New Wonder, Lady Face, NAked LAdy; da King: Super20 e King Zephyr; da Buescher: Big B e Top Hat and Cane. Dos fabricantes orientais, o destaques so Yanagisawa e Yamaha. Atualmente, diversos fabricantes chineses, como Eagle e Dolphin fabricam saxofones de qualidade inferior aos demais e que tem um tempo de vida muito curto, alm disso, sua qualidade sonora pode variar muito de um exemplar para outro e tambm ao longo do tempo.

Palhetas para sax alto e sax tenor, respectivamente

Referncias

1. Quarteto de Saxofones fabricados por Adolphe Sax (http://orgs.usd.edu/nmm/cutler6.html) 2. [1] (http://www.vandoren.fr/po/anchesaxo.html)

Ver tambm
Lista de saxofonistas Saxofonistas do Brasil Saxofonistas estadunidenses Lista de instrumentos de sopro

Ligaes externas
Tabela de digitao para saxofone (http://www.intensidademusical.com.br/sax) Site gratuito de cifras meldicas para Saxofone (http://www.ciframelodica.com.br/) Etapas de Fabricao de uma Palheta (http://www.plander.com/vandoren1.html) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Saxofone&oldid=36436828" Categoria: Instrumentos de palheta simples Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 04h58min de 18 de julho de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

pt.wikipedia.org/wiki/Saxofone

4/4

Вам также может понравиться