Вы находитесь на странице: 1из 5

Campanha Fique Sabendo

A campanha Fique Sabendo apresenta-se como uma resposta governamental a epidemia Do HIV, concretizando o disposto no art. 6 da CR que alca a Saude como direito Social fundamental, cabendo ao Estado o dever de implementar programas, projetos e acoes capazes de prover condicoes efetivas para a fruicao deste direito pelos cidadaos, como nos informa o art. 196 da Constituicao.

Uma politica publica, intimamente articulada com os deveres impostos constitucionalmente, como todas deveriam ser, representam, por certo, efetivacao de direitos de cidadania, porem devem ser analisadas pelas lentes do discurso dos Direitos Humanos, uma vez que sua operacionalizacao, pode, potencialmente, implicar em praticas de violacao de direitos que deveriam ser protegidos.

A campanha Fique Sabendo, ao menos em sua forma, esta enderecada a dois destinatarios que necessitam interpretar seus comandos de formas distintas, porem interdependentemente. Os primeiros sao os usuarios dos servicos de saude, o que significa o conjunto da populacao. Os segundos sao os servicos e os seus profissionais que compoem a Rede de Saude.

No tocante aos usuarios, eh dispensavel a afirmacao de que a campanha Fique Sabendo se traduz em uma acao de fundamental importancia, tendo em vista o carater estrategico do diagnostico precoce para o manejo do caso clinico, em caso de teste positivo para o Hiv. Da mesma forma, representa uma ferramenta importante para o controle da epidemia, pois evidencia-se, por meio de estudos, que o tratamento adequado pode ser um aliado importante para a reducao Do risco de transmissao Do virus.

Alem disto, tem-se o componente emocional que nao pode deixar de estar em perspectiva. A ciencia do diagnostico, seja ele positivo ou negativo, no geral, traz para o sujeito o alivio de uma angustia relacionada a duvida quanto a sua sorologia. Nao sao raros os relatos de pacientes que falam do sofrimento experimentado a partir do vislumbre da possibilidade de transmissao involuntaria Do Hiv e da oportunidade de rever comportamentos do momento da testagem em diante.

Embora a testagem e o Processo de diagnostico ja estivessem disponiveis aos cidadaos de forma organizada em servicos especializados, como CTR ou CTA, o seu acesso nem sempre foi facilitado, talvez

pelo carater de segredo que revestia a epidemia, especialmente nas decadas de 80 e 90 do seculo passado.

Ve-se, portanto, os imensos beneficios que a campanha Fique Sabendo trouxe para os usuarios, que passaram a ter um canal de acesso a partir da publicizacao do teste anti-Hiv como um direito de todos, inclusive com a disponibilizacao de informacoes sobre locais de realizacao do exame.

Todavia, mais do que a informacao sobre locais de relaizacao de testes, a campanha contribuiu para reduzir resistencias associadas a ideia persistente de que o risco da Aids estava circunscrito a determinados grupos sociais. Ao democratizar o acesso, o Fique Sabendo ofertou novas possibilidades de posicionamento do sujeito freente a epidemia.

Por seu turno, os servicos de Saude tiveram que se reorganizarem para suportar a nova demanda e, talvez, neste ponto a campanha Fique Sabendo mostre seu lado mais fragil.

Se ao usuario o comando enderecado seja "voce pode fazer o teste, pois ele eh um direito", para os servicos o principal comando era "voce deve ofertar o teste". Entre o poder fazer, uma faculdade a ser fruida, ou nao, pelo cidadao, e o deve, obrigacao imposta aos servicos e as equipes de saude, existe um diferenca abissal que nem sempre eh observada a contento.

Nota-se uma certa confusao que faz com que profissionais da area da saude incluam a oferta do teste anti-Hiv dentre os demais testes de rotina, como se, por ser direito, o pacientes devesse usufrui-lo, independente de seu desejo ou necessidade. Assim, corre-se o risco de uma banalizacao do Processo diagnostico, indo na contra-mao de conquistas importantes, como o direito do paciente ser informado corretamente sobre a conduta clinica a qual ser submetida e anuir a ela, criticamente. (exemplo do hemograma e do teste pre Natal).

Nesta perspectiva assombra-nos o fantasma da compulsoriedade, nao em seu sentido literal, mas aquele relacionado a ausencia de autonomia e liberdade, elementos fundamentais para a tomada de decisoes pelo sujeito, inclusiva aquelas relativas a sua vida e Saude.

Associado a isto, tem-se presente a ameaca da descaracterizacao do processo diagnostico que, ao longo do tempo, se mostrou um momento estrategico nao apenas para a revelacao da sorologia do usuario, mas, sobretudo, para inauguracao de um espaco de reflexao sobre praticas e atitudes frente a epidemia.

Vimos com isto o teste sendo ofertado em praca publica, em eventos de massa, distanciados do setting que, a principio, de mostra local mais adequado para a producao dos efeitos pretendidos pela testagem.

Revestido pelo manto do direito que deve ser fruido por todos, o teste se inscreve na vida do sujeito como mais um procedimento bio-medico, aparerentemente livre de desdobramentos e consequencias.

Talvez nao fosse de todo mal se a epidemia do Hiv tivesse sido socialmente reconfigurada, perdendo com o passar dos anos a sua aura estigmatzante. Todavia, nao foi isto o que se observou, ainda que profundas alteracoes possam ser identificadas na historia da doenca. Mesmo com as inumeras possibilidades terapeuticas que fizeram com que a Aids se desvinculasse de sua imediata representacao de letalidade, o temor diante da infeccao pelo Hiiv persiste, principalmente por aqueles que possuem o que se convencionou chamar de risco acrescido.

Nao eh a toa que temos um numero bastante aquem das expectativas quando do empreendimento de acoes vinculadas a campanha Fique Sabendo em Paradas do Orgulho LGBT pelo Brasil afora.

Nos demais eventos de grande concentracao de publico temos a procura de pessoas que entram na fila da testagem sem a menor nocao do que se trata, o que, aparentemente, tambem nao chega a ser um grande problema. Porem nao sao excepcionais os casos em que as equipes de Saude se deparam com situacoes de dificil manejo provocadas pela surpresa de um teste positivo.

Diversos trabalhos ja foram produzidos a respeito e comprovam o que a experiencia na clinica aponta cotidianamente. O diagnostico anti-Hiv, sem lastro em uma discussao consistente capaz de ressignificar a epidemia na vida do sujeito, pode implicar em reacoes de negacao da realidade e fragilidade na adesao ao tratamento.

Ademais, mesmo as pessoas que nao apresentam comportamentos de maior risco ou que seja menos vulneraveis a infeccao pelo Hiv, carecem de informacoes adequadas para a conservacao de praticas mais

seguras ou, ainda, de desmitificacao de outras que reforcam o preconceito e animam atitudes discriminatorias.

Por outro lado, mostra-se fantasiosa a ideia de que, seja como for, o proposito da Prevencao foi alcancado, o que se aplica tanto a Prevencao primaria quanto a secundaria.

Nos casos da Prevencao da transmissao materno-infantil, por exemolo, sem que a Mulher tenha conseguido se apropriar de seu proprio diagnostico nao sera estranho a desconsideracao das prescricoes medicas e o abandono do tratamento e do pre-natal. Ainda que se pense em outras tecnicas para a diminuicao do risco de transmissao para o recem-nascido e se tenha sucesso, como a administracao de drogas durante o parto, cesarea e evitacao do leite materno, sempre ficara o rastro de violacoes de Direitos nesta historia.

O mesmo pode-se dizer quanto a expectativa de intervencao na cadeia de transmissao do Hiv a partir da ciencia da sorologia pelo sujeito. Os consultorios estao recheados de casos emblematicos de comportamentos de negacao subjetiva da infeccao pelo virua da Aids que culminaram em novas infeccoes, mesmo que sem a identificacao do elementos doloso, ao menos aos olhos das ciencias Psi.

Por mais que nao se admitam e mesmo que nem seja de fato o mote Central da campanha

O argumento de que a operacionalizacao da campanha Fique Sabendo por meio de acoes que garantam maior acesso a locais de testes em razao das dificuldades encontradas por alguns segmentos da sociedade em acessar os servicos de saude nao prosperam, ao menos, nao necessariamente, pois age-se sobre o sintoma e esquece-se de suas causas. Uma pessoas que nao tem garantida a sua acessibilidade aos servicos de saude, seja Pela distancia fisica que se coloca como impeditiva, seja por questoes como preconceito, discriminacao, por exemplo, nao tera tais barreiras removidas simplesmente porque seu teste foi positivo para o Hiv e, mesmo que naquele caso se tenha conseguido tal proeza, cabe ao Poder Publico, pensar e propor estrategias eficazes para minorar tais problemas.

A capacitacao de equipes para acolher a demanda a partir do aconselhamento pre e pos teste se mostra fundamental, porem temos visto que tais capacitacoes vem se operando na logica quantitativa, deixando, muitas vezes, a margem a questao da qualidade e resolutividade.

Por mais que possa parecer temerario o processo de descentralizacao do Fique Sabendo nos servicos de saude da forma que ele vem se dando, nota-se que uma campanha deste porte demanda capilaridade encontrada na Rede de Saude estabelecida pelo SUS.

O que parece ser a solucao nos surge como um grande desafio a ser enfrentado. Depois de varios anos desconectado com o SUS, os programas de Aids colocaram em marcha projetos de aproximacao com o Sistema, o que vem se dando de forma lenta e, muitas vezes, conflituosa. Introduzir a questao da Aids e todas as suas interfaces eh uma tarefa complexa que nao se enfrenta apenas com capacitacoes formais.

Para que de fato uma campanha como Fique Sabendo, efetivamente, produza os seus efeitos, se faz necessario estabelecer um dialogo com as praticas ja estabelecidas no SUS, em especial as acoes de atencao basica, em especial aproveitando as acoes educativas possiveis de serem desenvolvidas nas consultas clinicas realizadas nas UBS e PSF.

Assim, talvez, mais de que ficar sabendo da sorologia o mote da campanha seja tome consciencia Do direito de se ter direito, inclusive, o direito de ficar sabendo de sua sorologia e onde e como se tratar de forma digna.

Вам также может понравиться