Вы находитесь на странице: 1из 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN

PROJETO FINAL DA DISCIPLINA DE DEMANDAS DA INFORMAO FASE 1

CURITIBA 2011

ALINE MOREIRA CAROLINA ROSSATO LUIZ HENRIQUE KELLER


MARIA AUGUSTA MELANI

PROJETO FINAL DA DISCIPLINA DE DEMANDAS DA INFORMAO FASE 1

Trabalho apresentado disciplina de Demandas da Informao do curso Gesto da Informao. Professora: Vera Chagas

CURITIBA 2011

INTRODUO

O trabalho apresentado busca solucionar um problema ou demanda de informao, identificado a partir de entrevista com um pesquisador mestrando da UFPR. Com os conhecimentos obtidos na disciplina de Demandas da Informao, aplicou-se a teoria sobre o usurio, suas necessidades, o processo de busca e uso da informao, as demandas, as estratgias de busca, identificao da situao e dos bloqueios que permeiam o pesquisador, considerando no s aspectos situacionais mas tambm emocionais, cognitivos e fsicos, a fim de identificar suas reais necessidades e montar um plano ou estratgia de busca ideal para solucionar a demanda do pesquisador. O reconhecimento das necessidades, a compreenso do vazio e dos objetivos nem sempre esto claros para o pesquisador pois ele est envolvido emocionalmente, cognitivamente e fisicamente com o problema em todas as suas dimenses. Um profissional pode auxiliar a objetivar\otimizar a pesquisa a partir de entrevistas direcionadas, e posterior analise das respostas, identificando ento as reais necessidades, as melhores estratgias pois assim os resultados mais relevantes conseqentemente viro.

1.1 Objetivos Gerais: Analisar e atender uma demanda de informao proveniente de um pesquisador, mestrando da UFPR.

1.2 Objetivos Especficos: A partir da anlise da necessidade do pesquisador, elaborar uma estratgia de busca e selecionar bases de dados em potencial para a pesquisa, alm do levantamento bibliogrfico.

DADOS DO PESQUISADOR E DA PESQUISA Nome: Francisco Daniel de Oliveira Costa Orientando de Mestrado da UFPR Idade: 27 Formao: Gesto da Informao - 2010 Instituio: UFPR Orientador: Profa. Dra. Deborah Ribeiro Carvalho Objetivo da pesquisa: Elaborar Dissertao de Mestrado rea de atuao: Cincia da Informao Tipos de pesquisa que desenvolve: Pesquisas bibliogrficas cientficas Necessidades de informao: Obter teorias que atendam a proposta da Dissertao Justifique a demanda solicitada: Desenvolver a Dissertao para a concluso do Mestrado Objetivo provisrio da dissertao: Apresentar elementos de metodologias de gesto de contedo corporativo (GCC) compatveis com o ambiente delimitado, de forma a contribuir com um modelo de gesto da informao no processo de gesto acadmica no mbito dos programas de ps-graduao stricto sensu da Universidade Federal do Paran. A anlise do pesquisador foi realizada por questionrio via e-mail, no dia 28/11/2011 no perodo da tarde. (anexo) PROBLEMA - DEMANDA: Encontrar os termos/palavras-chave no contexto correto e selecionar o base de dados na hora da pesquisa, pois nem sempre ele sabe em qual das bases em questo procurar.

Bases de dados utilizada pelo pesquisador: Scielo, Portal de Peridico da Capes, BRAPCI, Google Scholar, Biblioteca de Teses e Dissertaes do Ibict. A bases de dados indicadas a pesquisa, uma vez que o tema da pesquisa estreitamente relacionado com a gesto da informao e a cincia da informao so as bases mais relevantes da rea:

ESTRATGIA DE BUSCA: Para a elaborao de uma estratgia de busca, o usurio deve deixar claro o problema, palavras-chave e termos que no se encaixam, pois estes tambm so importantes para a recuperao apenas dos resultados desejados. Com esses dados organizados, o pesquisador poder executar a busca, seguindo algumas etapas:

1 Etapa: Discusso do tpico geral da pesquisa : Nesta etapa o pesquisador precisa entender como os resultados sero aplicados, para direcionamento da busca. 2 Etapa: Conhecimentos bsicos sobre os instrumentos de busca: O conhecimento pelo pesquisador dos instrumentos que sero utilizados na recuperao de informaes e auxiliares como tesauros e palavras-chave. 3 Etapa: Formulao provisria da estratgia de busca: Aps a busca estar bem definida, a informao mais complexa, aquela que requer a interseo de, pelo menos, dois conjuntos de termos, desejvel. Ointermedirio tem que ajudar o pesquisador a agrupar termos similares em um s conjunto e, sucessivamente, pode agrupar outros termos similares em outros conjuntos at alcanar a resposta solicitada. 4 Etapa: Compreenso da lgica dos conjuntos de termos: O intermedirio deve ajudar o usurio a compreender as propriedades bsicas da teoria dos conjuntos tal como usada nas estratgias de busca por computadores. O uso da interseo de mais de dois conjuntos de termos deve ser evitado, porque, embora os resultados possam ser bem precisos, eles so muito limitados e podem provocar uma possvel excluso de informaes relevantes. 5 Etapa: Interdisciplinaridade: Os intermedirios que executam a busca nos sistemas precisam conhecer sobre os campos de pesquisa correlatos e como us-los para responder a questes que demandam buscas interdisciplinares. Freqentemente o pesquisador no est familiarizado com os campos de pesquisa relacionados; cabe, portanto, ao intermedirio propor a expanso da busca para estes outros campos, aumentando, conseqentemente, as possibilidades de documentos de interesse virem a ser recuperados. 6 Etapa: Eliminao de termos indesejados: Caso o pesquisador no esteja interessado em citaes sobre um determinado conceito, o intermedirio pode eliminar do resultado final todas as citaes que tiverem o termo citado. Mas existem problemas com este enfoque. Ocasionalmente, ambos os termos ocorrero na mesma citao. Nesse caso, o solicitante deve ser avisado sobre esses possveis problemas. Com o solicitante, o intermedirio examinar a necessidade de excluso de termos afins com o tema pesquisado. Os termos

indesejados sero excludos do resultado da busca depois de se ver o impacto dessa excluso no resultado total da busca. A deciso para excluir termos nem sempre fcil e, visualmente, depende da especificao do tpico. 7 Etapa: Especificao dos parmetros relevantes para a execuo da busca: Todos os parmetros relevantes devem ser considerados para se determinarem os limites da busca. Recursos financeiros, quais as limitaes de perodo, bases de dados que melhor se encaixam na rea. Alguns procedimentos tcnicos permitem refinar e completar a equao da pesquisa, que se relacionam com os recursos da linguagem de busca da base e/ou do banco de dados e ainda com a especificidade do tema da pesquisa, a saber: ponderao ou atribuio de pesos nos descritores; a vinculao com outros termos e as restries e/ou limitaes por idioma, ano de publicao e outras. tempo de conexo com a base/banco e o do intermedirio tm um custo, e, por esse motivo, estar conectado pelo menor tempo possvel em cada base de dados vai assegurar a utilizao de mais bases de dados que podem ser acessadas pelo mesmo valor. Alm disso, recursos como o uso da truncagem do termo permitem a utilizao da raiz da palavra para recuperar todas as possibilidades.

CONSIDERAES PARCIAIS Foi observado que o pesquisador em questo j utilizava as bases de dados mais indicadas para os assuntos relacionados cincia e gesto da informao. No entanto, no aplicada uma estratgia de busca, que poderia solucionar o problema da demanda encontrada, pois se definido melhor o problema e os termos e com o conhecimento da base de dados seria mais fcil selecionar aquela mais adequado e pesquisar outros tipos de termos ( que pode ser mais complexo) para melhor direcionamento ao contexto correto.

PERGUNTAS 1) Qual sua necessidade de informao, o problema que voc precisa resolver? Apresentar elementos de metodologias de gesto de contedo corporativo (GCC) compatveis com o ambiente delimitado, de forma a contribuir com um modelo de gesto da informao no processo de gesto acadmica no mbito dos programas de ps-graduao stricto sensu da Universidade Federal do Paran. 2) Sua motivao foi emocional ou racional? Escolhi dar continuidade a minha formao e fazer o mestrado na minha rea, e fazer a dissestao exigencia para a concluso do mestrado. Assim, minha motivao foi racional e emocional pois adoro o que estudo e quero fazer pq acredito nessa rea. 3) Voc o cliente final, que ir usar a informao, ou voc tem um fregus? O cliente aqui seriam os professores, orientadores e a sociendade, pois por mais que o trabalho seja meu, a universidade pblica paga pela sociedade e os frutos e resultados do meu trabalho aqui poder ser usada 4) Qual o prazo para entrega? Dois anos 5) Como seu ambiente quanto ao: a) Grupo de pessoas: Principalmente os professores e os demais mestrandos, bom clima de relacionamento b) Dimenses do problema: Universidade Federal do Paran. c) Ambiente de trabalho: Casa e universidade

6) Quais so os pressupostos para a soluo dos problemas? A existncia da compatibilidade de ambientes corporativos com a universidade de forma a aplicar metodologias de gesto de contedo corporativo (GCC) 7) Quando identificou essa necessidade/desejo? Quando precisei escolher um tema para a dissertao. O Tema Gesto de Contedo /corporativo , na minha opinio, interessante e pouco explorado quanto a aplicao em diferentes organizaes

8) Voc se sente pressionado? O prazo para entrega razovel? No. Estou confortvel com o tema e os prazos. 9) Voc se sente estimulado a buscar essa informao? Sim, pois foi uma deciso minha e s estudos do tema so interessantes. 10) Voc busca artigos exclusivamente cientficos? Sim. E estudos de caso. 11) Voc est interessado em artigos em quais idiomas? Portugus e Ingls. 12) Voc procura artigos mais antigos, recentes ou de algum perodo de tempo especfico? No. Tudo o que foi escrito a respeito do meu tema me interessa 13) Voc tem acesso gratuito nas bases que pesquisa? Eu no pago pois acesso pela UFPR, mas algumas bases so pagas. 14) Suas leituras trazem cada vez mais clareza ou so confusas, divergentes? So objetivas, pouco complicadas. Apenas a forma de estruturar o pensamente de alguns autores que atrapalha. 15) Voc tem utilizado o que localizou at o momento? Sim. Descarto apenas os trabalhos que fogem da linha que pesquiso 16) Voc sabe onde encontrar o que precisa? Sim. No conheo todas as bases e artigos existentes com meu tema, mas procuro nas mais importantes e confiveis. 17) Voc se desmotivou alguma vez? Vrias. Mas nada srio. Apenas cansao. 18) Existe excesso ou ausncia de literatura? Explique? A Gesto de Contedo Corporativo no antiga nem to disseminada, mas existe literatura suficiente.

19) Que tipo de ajuda voc espera receber? Direcionamento, foco na pesquisa em si. Uma forma de olhar de fora, o que ajuda muito a me contextualizar, e a selecionar os melhores contedos. 20) Com o trabalho pretende obter apoio, confirmao, criar idias ou adquirir capacidade? 21) Um pouco de tudo. Acredito que seja possvel aplicar na Federal boa parte das tcnicas na prtica e obter os benefcios que a GCC oferece.

mONITORAMENTO DE FONTES - SO CONFIVEIS?

quais so seus critrios para seleo e diferenciao de fontes 1 Facilidade de uso, 2 Reduo de rudos, 3 Qualidade, 4 Adaptabilidade, 5 Economia de tempo, 6 Economia de custo. ?

necessidade ou desejo? 1 Visceral 2 Consciente 3 Formalizado 4 - Adaptado ?

Explique em breves palavras como voc entrou nessa situao, se deparou com essa necessidade? Quando, onde e como? (passo a passo - linha do tempo)

partiu dele, e no pago para fazer

Apresentar elementos de metodologias de gesto de contedo corporativo (GCC) compatveis com o ambiente delimitado, de forma a contribuir com um modelo de gesto da informao no processo de gesto acadmica no mbito dos programas de ps-graduao stricto sensu da Universidade Federal do Paran.

Вам также может понравиться