Вы находитесь на странице: 1из 7

TERMO DE REFERNCIA PARA A ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA/RIMA) - TR 006/NNP

1 - DIRETRIZ GERAL
Para o licenciamento de aes e atividades modificadoras do meio ambiente, a legislao prev a elaborao de documentos tcnicos especficos, a ser elaborados pelo empreendedor conforme o tipo de atividade a ser licenciada. O estudo de Impacto Ambiental-EIA e seu respectivo Relatrio de Impacto Ambiental RIMA, so exigidos para as atividades listadas nas Resolues CONAMA N 001/1986, N 011/1986, N 006/1987, N 009/1990 e outras definidas na legislao vigente. Para a realizao de EIA/RIMA, o empreendimento deve contratar equipe multidisciplinar habilitada e independente, a qual ser responsvel tecnicamente pelos resultados do estudo (Art. 17, da Resoluo CONAMA n 001/1986). A equipe deve assinar o estudo, ficando responsvel administrativa, civil ou criminalmente pelas informaes e dados apresentados.

2 OBJETIVOS
O presente termo tem como objetivo fornecer informaes e diretrizes mnimas necessrias elaborao de proposta para execuo de servios tcnicos especializados para a elaborao de EIA/RIMA.

3 ROTEIRO PARA A ELABORAO DO EIA/RIMA


Com base no diagnstico ambiental, devero ser detalhadas as medidas que visem mitigao/recuperao dos Impactos Ambientais ocasionados pelo empreendimento, na rea de influncia direta (AID) e rea de influncia indireta (AII) e tambm, os planos e programas de gerenciamento e monitoramento ambiental do empreendimento.

3.1 INFORMAES GERAIS


Nome do empreendimento; Endereo completo; Identificao da empresa responsvel pelo EIA/RIMA. - Nome/Razo Social; - Endereo; - CNPJ; - Nome do responsvel tcnico; Histrico do empreendimento; Tipo de atividade e o porte do empreendimento;

Sntese dos objetivos do empreendimento, sua justificativa e a anlise de custo-benefcio; Indicao, em mapas, de Unidades de Conservao e outros espaos territoriais especialmente protegidos (como reas verdes, reas de preservao permanente e outras), existentes na rea de influncia do empreendimento.

3.2 DESCRIO DO EMPREENDIMENTO


Apresentar a descrio do empreendimento nas fases de planejamento, de implantao, de operao e, se for o caso, de desativao. Quando a implantao for em etapas, ou quando previstas expanses, as informaes devero ser detalhadas para cada uma delas. Apresentar a previso das etapas em cronograma detalhado da implantao do empreendimento. Apresentar a localizao geogrfica proposta para o empreendimento, demonstrada em mapas ou croquis, incluindo as vias de acesso, existentes e projetadas, e a bacia hidrogrfica, seu posicionamento frente diviso poltica-administrativa a marcos geogrficos e a outros pontos de referncia relevantes. As plantas devero ser apresentadas em meio impresso e digital, com coordenadas geogrficas e cursos de nvel plotadas de metro em metro.

3.3 REA DE INFLUNCIA


Apresentar os limites da rea geogrfica a ser afetada direta ou indiretamente pelos impactos, denominada rea de influncia do projeto. A rea de influncia dever conter as reas de incidncia dos impactos, abrangendo os distintos contornos para as diversas variveis enfocadas. necessrio justificar os limites geogrficos das reas de influncia direta e indireta, e incidncia dos impactos, acompanhada de mapeamento, em escala adequada.

3.4. DISCUSSAO DAS ALTERNATIVAS


Apresentao de alternativas tecnolgicas e locacionais, inclusive de traado para o

empreendimento, confrontando os impactos de sua realizao com a alternativa zero, ou seja, de sua no implantao e comparando a cada uma das alternativas apresentadas quanto aos impactos ambientais.

3.5 DIAGNSTICO AMBIENTAL


Devero ser apresentadas descries e anlises dos fatores ambientais e suas interaes, caracterizando a situao ambiental das reas de influncia direta ou indireta, antes da implantao do empreendimento. Diagnstico Ambiental para os meios fsico, bitico e antrpico.

3.5.1 Meio Fsico


Os itens a serem abordados sero aqueles necessrios para a caracterizao do meio fsico, de acordo com o tipo e o porte do empreendimento e segundo as caractersticas da regio. Entre os aspectos cuja considerao ou detalhamento podem ser necessrios, incluem-se: 3.5.1.1 Caracterizao do clima e condies meteorolgicas da rea potencialmente atingida pelo empreendimento que pode incluir o perfil do vento; temperatura; umidade do ar e ndices pluviomtricos. 3.5.1.2 Caracterizao da qualidade do ar na regio, atravs das concentraes de referncia de poluentes atmosfricos. 3.5.1.3 Caracterizao dos nveis de rudo na regio: ndices de rudo e mapeamento dos pontos de medio. 3.5.1.4 Caracterizao geomorfolgica: levantamento geolgico da rea do empreendimento a nvel de detalhe constando de estratigrafia e caracterizao litolgica com indicao da mineralogia e composio geoqumica das rochas; caracterizao e classificao das formas de relevo, quanto sua gnese (presena ou propenso eroso acelerada e assoreamento, reas sujeitas a inundao ou eroso elica). 3.5.1.5 - Hidrologia superficial caracterizao hidrogrfica com parmetros hidrolgicos calculados atravs de sries histricas de dados. Apresentar mapa em escala 1.50.000, da bacia hidrogrfica, incluindo-se todos os corpos d'gua (rios, lagos e reservatrios), existentes na rea afetada pelo empreendimento, distanciando-se os possveis mananciais de abastecimento. 3.5.1.6 Hidrogeologia: caracterizao dos aquferos, quanto s condies de escoamento; profundidade dos nveis hidrostticos, com indicao em mapa da localizao dos pontos de sondagem, permeabilidade mdia das camadas saturadas; caractersticas fsico-qumicas da rea fretica. 3.5.1.7 Qualidade das guas: caracterizao da qualidade das guas, bem como os mtodos utilizados para a sua determinao. Caracterizao fsico-qumica e bacteriolgica de referncia dos recursos hdricos superficiais e subterrneos.

3.5.2 Meio Bitico

Dever ser apresentada a caracterizao dos ecossistemas da rea que pode ser atingida, direta ou indiretamente, pelo empreendimento, utilizando-se a metodologia e a periodicidade compatveis a esse ecossistema. 3.5.2.1 Flora - Descrio e mapeamento atualizados das formaes vegetais da rea de influncia; - Levantamento fitossociolgico das diversas formaes vegetais identificadas; - Inventrio da biomassa lenhosa (estimativa de volume/espcies), indicando porte, densidade. 3.5.2.2 Fauna - Descrio e caracterizao da fauna (vertebrados e invertebrados); - Inventrio das espcies da entomofauna, da mastofauna, avifauna, ressaltando aquelas que so raras, ameaadas de extino, de valor econmico e de interesse epidemiolgico; - Descrio das interrelaes fauna-flora, fauna-fauna na rea considerada.

3.5.3 MEIO SCIO-ECONMICO (MEIO ANTRPICO)


- Repercusso do empreendimento sobre a scio-economia regional; - Impactos advindo do empreendimento sobre os patrimnios artsticos, histricos, culturais, arqueolgicos, paleontolgicos e outros de importncia para a comunidade; - Interao entre o empreendimento e a comunidade durante as fases de construo e operao do empreendimento; - Caracterizar a scio-economia da regio, abordando: atividade econmica e populao envolvida; nmero de empregos diretos e indiretos gerados pelo empreendimento. - Se necessrio, dever ser solicitado termo de referencia do IPHAN quanto identificao e salvamento de stios arqueolgicos existentes na rea do empreendimento.

3.6 IMPACTOS AMBIENTAIS


Identificar, mensurar e avaliar os impactos ambientais significativos nas fases de instalao, operao e desativao do empreendimento, indicando o mtodo cientifico utilizado para discutir os impactos ambientais, que devem ser apresentados em texto e em tabela. Os impactos para efeito de anlise, podem ser considerados como diretos ou indiretos; temporrios ou permanentes; positivos ou negativos; imediatos, mdio e longo prazo; reversveis e irreversveis; locais, regionais e estratgicos. Identificar os aspectos cumulativos e sinrgicos dos impactos ambientais, em comparao aos projetos e programas governamentais ou privados, existentes ou propostos na rea de influencia direta do empreendimento.

3.7 MEDIDAS MITIGADORAS


Devero ser explicitadas as medidas que visam minimizar os impactos negativos, identificados no item anterior. Essas medidas devero ser apresentadas e classificadas quanto: - sua natureza:preventiva ou corretiva; - fase do empreendimento em que devero ser adotados: planejamento, implantao, operao e desativao; - ao fator ambiental a que se destina: meio fsico, bitico ou scio-econmico; - ao prazo de permanncia de sua aplicao: curto, mdio ou longo; - responsabilidade por sua implementao: empreendedor, poder pblico ou outros; - avaliao de custos das medidas mitigadoras: devero ser mencionados os impactos negativos que no possam ser evitados ou mitigados. Nos casos de empreendimentos que exijam recuperao das reas degradadas, devero ser considerados os seguintes aspectos: - Identificao e mapeamento das diferentes reas a serem recuperadas; - Definio no uso da rea, justificando a escolha (reabilitao social) da rea; - Definio das etapas e mtodos de recuperao, levando em considerao o uso da rea e os seguintes itens: estabilidade de aterros e escavaes; solo; hidrologia; recomposio topogrfica e paisagstica; revegetao; definio do cronograma. Para as atividades de minerao, os trabalhos de reabilitao/recomposio devem abranger as reas de lavra, de deposio de estril, de rejeitas, de emprstimo, de tratamento de minrio e de apoio.

3.8 MEDIDAS COMPENSATORIAS


No caso dos impactos negativos que no possam ser mitigados ou evitados, dever apresentar rol de medidas mitigadoras com cronograma de execuo e sua relao a cada impacto especifico.

3.9 PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO

Apresentar os programas de monitoramento da qualidade ambiental nas fases de planejamento, implantao, operao e desativao do empreendimento, bem como das medidas mitigadoras dos impactos e da execuo do plano de recuperao de reas degradadas. Devero ser indicados e justificados os parmetros selecionados para esse monitoramento, bem como os mtodos a serem empregados e a periodicidade de amostragem de cada parmetro, segundo os diversos fatores ambientais. O plano de monitoramento dever prev a elaborao de relatrio(s), devidamente ilustrado(s) com fotografias datadas, contendo a definio da(s) periodicidade(s) adequada(s) para sua(s) apresentao (es). Dever constar cdigo de conduta aos trabalhadores da obra, caso necessrio, para evitar atividades lesivas ao meio ambiente durante a fase de implantao.

4 CONCLUSO
Devero ser apresentadas as concluses do EIA, elaborada pela equipe multidisciplinar, sobre a viabilidade ambiental do empreendimento, comparado a alternativa zero (de sua no realizao) e outras alternativas tecnolgicas e locacionais para o projeto.

5 ELABORAO DO RIMA
O RIMA refletir as concluses do EIA. As informaes tcnicas devem ser nele expressas em linguagem acessvel ao pblico geral, ilustradas por mapas em escalas adequadas, quadros, grficos ou outras tcnicas de comunicao visual, de modo que se possam entender claramente as possveis conseqncias ambientais do projeto e de sua alternativas, comparando as vantagens e desvantagens de cada uma delas. O RIMA dever conter basicamente: os objetivos e justificativas do projeto, sua relao e sua compatibilidade com as polticas setoriais, planos e programas governamentais, em desenvolvimento e/ou implementao; a descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais, especificando, para cada uma delas na fase de construo e operao a rea de influncia, as matrias-primas e mode-obra, as fontes de energia, as emisses e resduos, as perdas de energia, os empregos diretos e indiretos a serem gerados, a relao custo-benefcio do nus e benefcios sociais/ambientais do projeto e da rea de influncia; a sntese dos resultados dos estudos sobre o diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto; a descrio dos impactos ambientais analisados, considerando o projeto, as suas alternativas, os horizontes de tempo de incidncia dos impactos e indicando os mtodos, tcnicas e critrios adotados para sua identificao, quantificao e interpretao;

a caracterizao da qualidade ambiental futura da rea de influncia, comparando as diferentes situaes de adoo do projeto e de suas alternativas, bem como a hiptese de sua no realizao; a descrio do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relao aos impactos negativos, mencionando aqueles que no puderam ser evitados e o grau de alterao esperado e suas respectivas medidas compensatrias; programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos; recomendao quanto alternativa mais favorvel (concluses e comentrios de ordem geral); O RIMA dever indicar a composio da equipe autora dos trabalhos, devendo conter, alm do nome de cada profissional, seu cargo, nmero de registro na respectiva entidade de classe e indicao dos itens de sua responsabilidade tcnica.

Вам также может понравиться