Вы находитесь на странице: 1из 15

Forma dos ossos: Ossos do esqueleto so classificados de acordo com sua forma em quatro categorias principais: ossos longos,

ossos curtos, ossos planos e ossos irregulares.

Ossos longos: Os ossos longos so aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e funcionam como alavancas. A maioria dos ossos dos membros superior e inferior pertencem a esse tipo (p. ex., mero, rdio, ulna, ossos metacarpais, fmur, t bia, f bula, ossos metatarsais m e falanges!.

Ossos curtos: Os ossos curtos so aqueles cu"a forma aproxima(se aproxima se a de um cubo e so encontrados no pun#o e no torno$elo onde eles transferem for%as de movimentos.

Ossos planos. Os ossos planos so aqueles que apresentam uma superf cie larga para a inser%o de msculos ou prote%o de &rgos sub"acentes (p. ex., ossos do cr'nio, costelas e ossos do c ngulo do membro superior!.

Ossos irregulares. Os ossos irregulares so aqueles que variam de forma e apresentam vrias superf cies para a inser%)es musculares ou para articula%)es (p. ex., as v*rtebras e certos ossos do cr'nio!.

O tecido &sseo pode ser de dois tipos: compactado (denso! esponjoso (reticulado!, e a maioria dos ossos apresenta ambos os tipos. O osso compacto * duro e denso, e * a por%o externa protetora de todos os ossos.

O osso espon"oso, quando est presente situa(se situa se profundamente ao osso compacto e * bastante poroso. A estrutura microsc&pica do do osso espon"oso e do osso compacto ser abordada proximamente.

+m um osso plano do cr'nio, o osso espon"oso est intercalado entre l'minas de osso compacto e * c#amado de dploe.

,m corte do cr'nio expondo o d ploe, uma camada de osso espon"oso interposta interpos entre as duas l'minas de osso compacto forte apesar do peso leve.

-or causa desta camada protetora de tecido &sseo, um golpe na cabe%a pode fraturar a camada de osso compacto externa sem danificar a camada de osso compacta interna e o enc*falo.

+./0,/,0A 1+ ,2 O..O /3-45O

Os ossos longos do esqueleto possuem uma terminologia descritiva pr&pria. +m um osso longo, o corpo do osso, ou difise, consiste em um cilindro &sseo compacto que envolve uma cavidade central c#amada cavidade medular.

,m diagrama de um osso longo (mero! exposto em um corte longitudinal parcial

A cavidade medular * revestida com uma fina camada de tecido con"untivo c#amada c#ama endestio. 6o adulto, a cavidade cont*m medula ssea amarela, assim c#amada por conter grande quantidade de gordura amarela.

+m cada extremidade da difise temos as epfises, constitu das por osso espon"oso envolvido por uma camada de osso compacto.

A medula &ssea vermel#a * encontrada no interior das cavidades porosas do osso espon"oso.

6o adulto, a #ematopoiese (produ%o de c*lulas sangu neas! ocorre na medula &ssea vermel#a, especialmente do esterno, vrtebras e partes do quadril, as epfises proximais pr do fmur e do mero.

A cartilagem articular, que * constitu da por uma fina camada da cartilagem #ialina, recobre cada ep fise e facilita o movimento articular.

+ntre a difise e a ep fise encontra(se encontra a lmina epifisial cartilag nea 7 uma regio de atividade mi&tica que * responsvel pelo crescimento linear do osso. 8uando o crescimento do osso tiver se completado uma linha epifisial substitui a l'mina e ocorre o final e ocorre da ossifica%o entre a ep fise e a difise. ,m peristio de tecido con"untivo denso regular cobre a superf cie do osso, exceto a cartilagem articular! +sta camada altamente vasculari$ada serve como um lugar para fixa%o de tend)es musculares e * responsvel pelo oposi%o ao osso (aumento em largura!. largura O peri&steo est fixo ao osso por fibras perfurantes (de s#arpe9! composta por feixes de fibras colgenas.

A fratura de um osso longo em uma pessoa "ovem pode ser especialmente s*ria se lesar uma l'mina epifisial. .e essa leso no for tratada, ou o no for tratada corretamente, o crescimento longitudinal do osso pode ser suspenso ou redu$ido, resultando em redu%o permanente do membro afetado.

Вам также может понравиться