Вы находитесь на странице: 1из 13

AMIRA AHMAD ABOU HAMIA MATHEUS RODRIGO DE PAULA BARROS OTVIO HENRIQUE DOS REIS JUSTINO VINICIUS DE CASTRO

CELESTRIN

GESTO DE RISCOS ISO 31000

Guaratinguet 2013

INTRODUO

Cada segmento do mercado possui riscos sade, segurana e ao meio ambiente, que devem ser identificados e solucionados de acordo com procedimentos adequados de gest o de riscos! " #$% 31000 permitiu que as organi&a'es incorporassem padr'es e processos de alto n(vel para avaliar e mitigar riscos em todas as suas opera'es! " #$% 31000 oferece princ(pios e diretri&es gen)ricas sobre o gerenciamento de riscos! " norma n o ) destinada a um segmento ou setor espec(fico, podendo ser usada por qualquer organi&a o pblica ou privada, aplicada a qualquer tipo de risco e em diferentes atividades e opera'es, se*a em na quebra da cadeia financeira global, com o meio ambiente em rela o a fome e a gua, estrutura e energia e segurana contra o terrorismo! " #$% 31000 ) a refer+ncia global para sistemas de gerenciamento de riscos e ) considerado por alguns estudiosos como a #$% ,guarda-c.uva, por englobar as outras #$%! /o presente trabal.o buscou-se e0emplificar o uso da #$$% 31000, para solucionar os riscos de acidentes de trabal.os em mquinas de prensagens, manuseadas por operadores de uma empresa fabricante de equipamentos eletr1nicos de pequeno porte locali&ada na regi o sul de 2inas Gerais!

O QUE A ISO 31000?

" #$% 31000 ) uma norma de gest o de riscos com recon.ecimento internacional, n o tem finalidade de certifica o, por)m ) uma ferramenta que pode tra&er maiores diferenciais competitivos para as empresas que utili&arem a seus conceitos! /asceu da necessidade de uma padroni&a o da terminologia e conceitos utili&ados em gest o de risco, evitando que se*a tratada de forma isolada por corpora'es redu&indo e3ou eliminando poss(veis transtornos que poderiam acarretar e impedir os seus ob*etivos! 4ode ser utili&ada por qualquer empresa pblica, privada, associa o, grupo, pois, n o ) espec(fica para nen.um tipo de indstria ou setor! %s princ(pios e as diretri&es contidas na norma podem ser aplicados ao longo da vida de uma organi&a o e a uma ampla gama de atividades, incluindo estrat)gias, decis'es, opera'es, processos, fun'es, pro*etos, produtos, servios e ativos!

2.1 PRINC PIOS A GESTO DE RISCOS CRIA E PROTEGE VALOR

" gest o de riscos contribui para a reali&a o demonstrvel dos ob*etivos e para a mel.oria do desempen.o referente, por e0emplo, segurana e sade das pessoas, segurana, conformidade legal e regulat5ria, aceita o pblica, prote o do meio ambiente, qualidade do produto, ao gerenciamento de pro*etos, efici+ncia nas opera'es, governana e reputa o! A GESTO DE RISCOS PARTE INTEGRANTE DE TODOS OS PROCESSOS ORGANI!ACIONAIS

" gest o de riscos n o ) uma atividade aut1noma separada das principais atividades e processos da organi&a o! " gest o de riscos fa& parte das responsabilidades da administra o e ) parte integrante de todos os processos organi&acionais, incluindo o plane*amento estrat)gico e todos os processos de gest o de pro*etos e gest o de mudanas! A GESTO DE RISCOS PARTE DA TOMADA DE DECIS"ES

" gest o de riscos au0ilia os tomadores de decis'es a fa&er escol.as conscientes, priori&ar a'es e distinguir entre formas alternativas de a o! A GESTO DE INCERTE!AS RISCOS ABORDA E#PLICITAMENTE AS

" gest o de riscos leva em considera o a incerte&a, a nature&a dessa incerte&a, e como ela pode ser tratada!

A GESTO OPORTUNA

DE

RISCOS

SISTEMTICA$

ESTRUTURA

6ma gest o sistemtica, estruturada e oportuna de riscos contribui para a efici+ncia e para os resultados consistentes, comparveis e confiveis! A GESTO DE RISCOS BASEIA%SE NAS MELHORES IN&ORMA"ES DISPON VEIS "s entradas para o processo de gerenciar riscos s o baseadas em fontes de informa o, tais como dados .ist5ricos, e0peri+ncias, retroalimenta o das partes interessadas, observa'es, previs'es, e opini'es de especialistas! A GESTO DE RISCOS &EITA SOB MEDIDA " gest o de riscos est alin.ada com o conte0to interno e e0terno da organi&a o e com o perfil do risco! A GESTO DE RISCOS CONSIDERA &ATORES HUMANOS E CULTURAIS " gest o de riscos recon.ece as capacidades, percep'es e inten'es do pessoal interno e e0terno que podem facilitar ou dificultar a reali&a o dos ob*etivos da organi&a o! A GESTO DE RISCOS TRANSPARENTE E INCLUSIVA

% envolvimento apropriado e oportuno de partes interessadas e, em particular, dos tomadores de decis o em todos os n(veis da organi&a o assegura que a gest o de riscos permanea pertinente e atuali&ada! % envolvimento tamb)m permite que as partes interessadas se*am devidamente representadas e terem suas opini'es levadas em considera o na determina o dos crit)rios de risco! A GESTO DE RISCOS DIN'MICA$ INTERATIVA E CAPA! DE REAGIR A MUDANAS

" gest o de riscos continuamente percebe e reage s mudanas! /a medida em que acontecem eventos e0ternos e internos, o conte0to e o con.ecimento modificam-se, o monitoramento e a anlise cr(tica de riscos s o reali&ados, novos riscos surgem, alguns se modificam e outros desaparecem!

A GESTO DE RISCOS &ACILITA A MELHORIA CONTINUA DA ORGANI!AO

Conv)m que as organi&a'es desenvolvam e implementem estrat)gias para mel.orar a sua maturidade na gest o de riscos *untamente com todos os demais aspectos da sua organi&a o! 2.2 ESTRUTURA

4ossui um con*unto de componentes que fornecem os fundamentos e os arran*os organi&acionais para a concep o, implementa o, monitoramento, anlise cr(tica e mel.oria cont(nua da gest o de riscos atrav)s de toda a organi&a o!

2.3

PROCESSO

"presenta uma aplica o sistemtica de pol(ticas, procedimentos e prticas de gest o para as atividades de comunica o, consulta estabelecimento do conte0to, e na identifica o, anlise, avalia o, tratamento, monitoramento e anlise cr(tica dos riscos!

O PROCESSO DE AVALIAO DE RISCOS EST DIVIDIDO EM( IDENTI&ICAO DOS RISCOS

/esta fase gera-se uma lista constando os poss(veis riscos que possam de alguma forma pre*udicar a reali&a o dos ob*etivos!

ANLISE DE RISCOS

7aseada na lista feita na etapa anterior a organi&a o percebe as poss(veis causas e fontes de risco, suas consequ+ncias positivas e negativas, e tamb)m a probabilidade de que essas consequ+ncias possam ocorrer!

AVALIAO DE RISCOS

"p5s a avalia o dos riscos, definem-se nessa etapa quais riscos precisam de tratamento e a prioridade de tomadas de provid+ncias!

TRATAMENTO DE RISCOS

% tratamento de riscos envolve a sele o de uma ou mais op'es para modificar os riscos e a implementa o dessas op'es! 6ma ve& implementado, o tratamento fornece novos controles ou modifica os e0istentes!

%s planos de a o para tratamento dos riscos que em geral, podem ser8

9edu o da probabilidade de ocorrer: ;vitados, n o reali&ar a atividade: 9emo o da fonte de risco: "umentados, quando eles forem uma oportunidade <risco positivo=: Compartil.ados com terceiros <seguros, por e0emplo=: 9edu o da conseq>+ncia: 9etidos por uma decis o bem consciente e embasada!

MONITORAMENTO E ANLISE CR TICA

" mel.oria cont(nua dever acontecer ao longo do processo de gest o de riscos! "o utili&ar a metodologia os crit)rios de riscos poder o ser alterados, novas ocorr+ncias poder o incrementar as listas de riscos e oportunidades poder o ser consideradas! % conte0to interno e e0terno pode sofrer altera'es e a organi&a o aprender com seus sucessos e fal.as!

REGISTROS DOS PROCESSOS DE GESTO DE RISCO

%s registros fornecem os fundamentos para a mel.oria dos m)todos e ferramentas! "s atividades de gest o de riscos devem ser rastreveis! %u se*a, deve .aver registros, pois esses fornecem os fundamentos para a mel.oria dos m)todos e ferramentas, bem como de todo o processo!

MTODO

DE

PESQUISA

ANLISE

DOS

RESULTADOS

% m)todo de pesquisa do presente trabal.o consistiu em levantamento de dados a partir da /79 #$% 31000, e tamb)m do estudo de alunos da universidade ?ederal de $anta Catarina <6?$C=, em uma empresa do segmento eletromec@nico fabricante de equipamentos eletr1nicos de pequeno porte locali&ada na regi o sul de 2inas Gerais! 4ara o estudo primeiro levantou-se qual o problema <de segurana= tratado pelo estudo dos alunos da 6?$C, em seguida fe&-se a e0emplifica o do uso de dados de refer+ncia da #$% 31000 utili&ados por eles, teis para a elimina o dos agentes nocivos integridade dos funcionrios da empresa estudada!

3.1 PROCESSO DE GESTO DE RISCOS 3.1.1 ESTABELECIMENTO DO CONTE#TO

;mpresa do segmento eletromec@nico, fabricante de equipamentos eletr1nicos de pequeno porte locali&ada na regi o sul de 2inas Gerais! Aentro da empresa, foram observados postos em que os colaboradores desenvolvem atividades relacionadas montagem dos produtos eletromec@nicos em geral! %s postos de trabal.o observados foram o de cravar terminais, prensar as bobinas, cravar as barras de alimenta o e de pr)formar os componentes, nos quais os colaboradores reali&am o trabal.o sentado!

3.1.2 IDENTI&ICAO DE RISCOS ?oi detectado que nestes postos de trabal.o n o .avia prote'es nas mquinas de prensagem! Aesta forma, os colaboradores tin.am livre acesso s partes m5veis das mquinas, enquanto as mesmas estavam em movimento, tra&endo assim um grande risco de acidente de trabal.o! 3.1.3 ANLISE DE RISCOS P)*+) ,- +./0/12) ,- 3./4/. +-.567/6*( ?oi evidenciado que o trabal.o era reali&ado manualmente onde o operador aplicava uma fora com uma das m os em uma alavanca da mquina e a outra m o ficava livre para acessar o dispositivo no qual a pea era prensada! P)*+) ,- +./0/12) ,- 8.-7*/. /* 0)067/*( ?oi evidenciado que o acionamento era feito pelo p) do colaborador, ficando com as m os livres e0postas ao risco de acidentes no dispositivo! P)*+) ,- +./0/12) ,- 8.-7*/. /* 0/../* ,- /165-7+/9:)( ?oi evidenciado que o acionamento era feito pelo p) do colaborador, ficando com as m os livres e0postas ao risco de acidentes no dispositivo! P)*+) ,- +./0/12) ,- 8.;%<).5/. )* 3)58)7-7+-*( ?oi evidenciado que o acionamento ) reali&ado pelo p) do colaborador, ficando com as m os livres e0postas ao risco de acidentes! / o e0istiam prote'es na mquina a fim de se evitar acidentes!

3.1.= AVALIAO DE RISCOS Berificou-se que era preciso eliminar o risco de acidentes de trabal.o nas mquinas de prensagem, para isso foi preciso criar mecanismos acoplados aos equipamentos, que mantivessem as m os do colaborador ocupadas, em posi'es seguras, no momento da reali&a o de suas ocupa'es!

3.1.= TRATAMENTO DE RISCOS

P)*+) ,- +./0/12) ,- 3./4/.( ?oi feita a implanta o de um sistema pneumtico incluindo um comando bimanual onde o operador tem que pressionar dois bot'es simultaneamente para .aver a prensagem, tornando o risco de acidente substancialmente menor!

P)*+) ,- +./0/12) ,- 8.-7*/. /* 0)067/*( ?oi feita a implanta o de um comando bimanual na base da prensa onde o operador tem que pressionar dois bot'es simultaneamente para .aver a prensagem! Aesta forma, o colaborador estar com suas m os ocupadas no acionamento da prensa, redu&indo o risco de acidentes!

P)*+) ,- +./0/12) ,- 8.-7*/. /* 0/../* ,- /165-7+/9:)( ?oi feita a implanta o de um comando bimanual nas laterais da base da prensa! ;ste dispositivo e0ige a utili&a o simult@nea das duas m os do operador para acionamento da mquina, garantindo assim que suas m os n o estar o na rea de riscos no momento da prensagem, tornando o risco de acidente substancialmente menor!

P)*+) ,- +./0/12) ,- 8.;%<).5/.( ?oi feita instala o de um dispositivo de policarbonato impedindo que as m os do operador c.eguem at) o pist o de prensagem do equipamento e a instala o de uma cai0a de prote o no pedal contra acionamento acidental!

3.1.> MONITORAMENTO E ANLISE CR TICA "s mudanas sugeridas foram implantadas e ap5s um per(odo de C0 dias do t)rmino das modifica'es, verificou-se que os colaboradores se sentiam muito mais seguros ao desempen.ar suas obriga'es! " maioria das mquinas de prensas utili&adas no processo de fabrica o n o possu(am prote'es de segurana, nas quais os operadores reali&avam seus trabal.os correndo grandes riscos de acidentes de trabal.o! = CONSIDERA"ES &INAIS

" #$% 31000 apresenta diretri&es para qualquer segmento do mercado, evitar e e0tinguir riscos em suas opera'es! " /79 #$% 31000 de Gest o de 9iscos cita que gest o de riscos contribui para a reali&a o demonstrvel dos ob*etos e a mel.oria do desempen.o referente8 a segurana e sade das pessoas: a conformidade legal e regulamentar: a aceita o pblica: a prote o do meio ambiente: a qualidade do produto: ao gerenciamento de pro*etos: e a efici+ncia nas opera'es! Devando em conta os dados obtidos na norma, aplicamos o processo de verifica o e elimina o de riscos em uma empresa do segmento eletromec@nico, a qual e0pun.a seus funcionrios ao risco de acidentes de trabal.os, ao manusearem diversos tipos de equipamentos de prensagem! ?oi reali&ado uma s)rie de passos contidos na norma,e verificou-se a elimina o dos riscos ao acidentes de trabal.o!

>

RE&ER?NCIAS BIBL OGRA&ICAS

http://www.iiabrasil.org.br/new/2013/downs/guia_pratico/Avaliando_a_adequacao_do_ gerenciamento_de_riscos_usando_a_IS 31000.pd!

http://www.slideshare.net/!decicco/nbr"iso"31000"pro#eto"!inal"seg

7"E#$E" G"DA#/%, Aaniel et al!A4/16/9:) ,- R6*3)* 7/ A+646,/,- ,T./0/12) -5 P.-7*/*!?lorian5polis8 #beroamerican Fournal of #ndustrial
;ngineering,2012,21 p!

Вам также может понравиться